• Nenhum resultado encontrado

ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA

Q1. (CESPE / MPS / 2010) A racionalização do trabalho, segundo Taylor, era vista como um meio de aumentar a eficiência da produção, evitando desperdício e promovendo prosperidade entre patrões e empregados, sendo esses os primados da administração científica.

...de acordo com o visto na parte teórica. Tenha atenção aos quesitos EFICIÊNCIA, RACIONALIZAÇÃO DO TRABALHO, PROSPERIDADE.

A assertiva está certa.

Q2. (CESPE / TCU / 2008) A abordagem proposta por Taylor defendia que fossem priorizados na administração o empirismo e a prática, dando ênfase, desse modo, ao pragmatismo da ponta da linha e ao conhecimento já existente nos trabalhadores.

Taylor defendia a priorização de métodos cientificamente comprovados com vistas ao incremento da produtividade do operário, em detrimento do empirismo, da improvisação e de um conhecimento prévio dos trabalhadores.

A questão está errada.

Q3. (CESPE / TRE – MS / 2013) Uma organização que se estruture de modo a privilegiar a ênfase nas tarefas, na descrição clara dos processos, na previsibilidade, na premiação de empregados mediante remuneração variável, sem atentar muito para aspectos de autorrealização dos colaboradores, de meritocracia ou características do ambiente, alinha-se aos princípios da teoria da administração denominada:

a) Relações humanas. b) Contingencial. c) Burocrática. d) Sistêmica.

e) Administração Científica.

Trata-se, como vimos, da Administração Científica. Resposta: E.

(2)

Q4. (CESPE / TRT 17ª Região / 2009) Segundo Taylor, o trabalho de cada operário é planejado pela direção.

Para Taylor, o método mais eficiente de trabalho, baseado em métodos racionais científicos, é determinado pela gerência, haja vista o operário não ter a capacidade analítica científica de seu trabalho.

Assim:

Gerência → planejamento + supervisão Operário → execução

A assertiva está certa.

Q5. (CESPE / ABIN / 2010) De acordo com a abordagem taylorista, a análise de cargos está intimamente relacionada à produtividade do trabalhador, que é medida exclusivamente em termos quantitativos.

Preliminarmente, cabe distinguir desenho e análise de cargo:

DESENHO DE CARGO ANÁLISE DE CARGO

Relação de suas atribuições, responsabilidades, as atividades a serem desempenhadas. Preocupação com aspectos intrínsecos do cargo.

Identificação dos requisitos (competências) que o ocupante deve possuir para bem desempenhar o cargo, bem como as condições de exercício. A análise é feita a partir do desenho, e lida com aspectos extrínsecos do cargo.

Para Taylor, a análise de cargo dá-se com vistas a incrementar a produtividade do trabalhador. Essa produtividade é medida em termos do estudo de tempos e movimentos:

• tempo médio (padrão) para a execução de uma tarefa; • taxa de minimização da fadiga do trabalhador.

A assertiva está correta.

Q6. (CESPE / TRT 17ª Região / 2013) O movimento da administração científica originado com as experiências de Frederick W. Taylor e Henri Fayol objetivou proporcionar fundamentação científica às atividades administrativas, substituindo a especialização e o profissionalismo.

(3)

Há dois erros na assertiva:

• A Administração Científica não contempla as experiências e as iniciativas de Henry Fayol. À Fayol, associa-se a Teoria Clássica;

• A Administração Científica objetiva substituir a improvisação e o empirismo pela especialização, profissionalismo e por ações embasadas em métodos científicos.

A questão está errada.

Q7. (CESPE / SUFRAMA / 2014) A premissa da administração científica de que a melhoria da eficiência do trabalhador provoca melhoria em toda a organização baseou-se no modelo de eficiência industrial apresentado por Taylor, que foi, por sua vez, influenciado cientificamente pelo modelo termodinâmico de eficiência de uma máquina térmica proposto por Carnot.

Não cabem aqui digressões mais aprofundadas no âmbito da termodinâmica. Basta sabermos que Carnot pesquisou o modo de tornar mais eficiente o rendimento de uma máquina térmica. Nesse sentido, “Taylor inspira-se também no conceito da termodinâmica de N. Carnot, do qual retirou sua principal ideia da eficiência industrial com base na individualização da produtividade de cada trabalhador” (BAUER, 2008).

No mesmo sentido, pronuncia-se Chiavenato (2004):

“O modelo científico inspirador do taylorismo foi a termodinâmica de N. Carnot, de onde Taylor extraiu a ideia da maximização da eficiência industrial com base na maximização da eficiência de cada uma das tarefas elementares: a melhoria da eficiência de cada operário conduz à melhoria em toda a empresa” (CHIAVENATO, 2004).

A questão está certa.

Q8. (CESPE / ICMBIO / 2014) O fundador da Ford Motor Co., Henry Ford, introduziu o sistema de produção em massa por meio da padronização de máquinas e equipamentos, da mão de obra e das matérias primas e, consequentemente, dos produtos. A fim de atingir esses objetivos, Ford adotou os seguintes três princípios básicos: princípio do controle, princípio de economicidade e o princípio de produtividade.

(4)

A questão está errada, conforme vimos na parte teórica. Apenas para facilitar a memorização: as iniciais dos princípios de Ford formam a palavra “Pie”, que significa “torta”, na língua inglesa.

Q9. (CESPE / TCE – RO / 2013) As ideias e princípios propostos por Winslow Taylor, que liderou o movimento da administração científica, não são empregados atualmente, devido à evolução das relações de trabalho, aos avanços tecnológicos e aos novos modelos de gestão.

Sobre a permanêcia da aplicabilidade da ótica taylorista, vejamos o seguinte excerto da obra de Chiavenato (2004):

“Salienta Drucker que ‘hoje em dia é moda menosprezar Taylor [...], mas ele foi o primeiro homem que [...] não aceitou o trabalho como favas contadas, mas o examinou e o estudou a fundo. A maneira como abordou o trabalho continua sendo a fundação básica. [Taylor] partiu de objetivos sociais, e não da engenharia ou do lucro. O que inspirou Taylor foi o desejo de libertar o trabalhador do encargo d trabalho excessivo e romper a Lei de Ferro dos Salários [...] que condenava o trabalhador à insegurança econômica e a resignar-se com a miséria. A esperança de Taylor [...] era tornar possível ao trabalhador uma vida digna por meio de uma produtividade maior do seu trabalho.

Por outro lado, na França, Fayol tentou uma estrutura de organização e desenvolveu a primeira abordagem racional de organização de empresa. É a partir do trabalho desses dois engenheiros que se iniciou a ‘moda da Administração’, isto é, o ‘boom’ administrativo após a Primeira Guerra Mundial. E, no decorrer de todo o complexo emaranhado histórico das teorias administrativas, a abordagem clássica nunca foi totalmente removida. E ressurge ampliada, revista e melhorada com a Teoria Neoclássica, tão amplamente conhecida em nossas instituições [...]” (CHIAVENATO, 2004).

(5)

TEORIA CLÁSSICA

Q10. (CESPE / TJ – AL / 2012) Como proposto por Henry Fayol, o princípio geral da administração que estabelece a necessidade de especialização de empregados, desde a alta hierarquia até os trabalhadores operários, como forma de aprimorar a eficiência da produção e, consequentemente, aumentar a produtividade, é o princípio da:

a) ordem. b) equidade.

c) divisão do trabalho. d) unidade de comando. e) disciplina.

Como vimos, o enunciado faz referência ao princípio administrativo da disciplina, assim concebido por Fayol.

Resposta: C.

Q11. (CESPE / EBC / 2011) Divisão do trabalho, autoridade e responsabilidade, disciplina, hierarquia e unidade de comando e de direção são consideradas características da teoria de Taylor.

Tais características são inerentes à Teoria Clássica, de Fayol. A questão está errada.

Q12. (CESPE / TCE – PA / 2016) Dar tratamento com benevolência e justiça às pessoas, sem dispensar a energia e o rigor necessários, é uma tendência difundida desde a escola clássica de Fayol.

Equidade = o tratamento humano na organização deve ser isonômico e justo, reconhecendo-se o direito de cada um. Tratam-se as pessoas com benevolência e justica, não excluindo a energia e o rigor quando necessários.

(6)

Q13. (CESPE / BACEN / 2013) De acordo com os princípios gerais da administração de Fayol, o administrador de uma organização logística deve utilizar a estrutura matricial, com gerentes funcionais e gerentes de projeto, para conduzir adequadamente as equipes e conseguir entregar, no devido prazo, os diversos produtos e serviços que estão sob a responsabilidade da organização.

Unidade de comando = cada colaborador deve receber ordens de (e se reportar a) apenas um superior, evitando, assim, conflitos.o direito de cada um.

A questão está errada.

Q14. (CESPE / TCE – PA / 2016) O princípio da divisão do trabalho, estabelecido pela escola clássica, consiste na criação de uma unidade de comando e uma unidade de direção para cada equipe de trabalho.

Veja a diferença entre os princípios:

Divisão do trabalho = especialização dos funcionários, desde o topo da hierarquia até os operários da fábrica, favorecendo a eficiência da produção e aumentando a produtividade.

Unidade de comando = cada colaborador deve receber ordens de (e se reportar a apenas um superior, evitando, assim, conflitos.

Unidade de direção = determinado conjunto de operações que visem a um objetivo específico deve receber uma única direção (fonte de poder) e um único plano;

A assertiva está errada.

Q15. (CESPE / TCE – SC / 2016) Tanto na teoria clássica quanto na administração científica, a análise da estrutura organizacional é realizada da direção para a execução (de cima para baixo) e da síntese para a própria análise (do todo para as partes).

• Administração Científica: das partes para o todo, da base para o topo; • Teoria Clássica: do todo para as partes, do topo para a base.

A questão está errada.

(7)

Q16. (ESAF / EPPGG / 2000) A Teoria Clássica da Administração deu ênfase à organização formal enquanto que a Teoria de Relações Humanas introduziu o conceito de organização informal. Assinale a opção que caracteriza corretamente tanto a organização formal quanto a informal.

a) A organização formal caracteriza-se por uma divisão de trabalho definida por equipe, com pessoal multiespecializado, normas claras e hierarquia de autoridade bem definida. Já a organização informal acentua os elementos racionais e planejados do comportamento da organização, estuda as relações de amizade, o agrupamento social dos trabalhadores e a importância da liderança e da comunicação.

b) A organização formal caracteriza-se por uma divisão de trabalho claramente definida, com pessoal especializado, normas e pronunciada hierarquia de autoridade. Já a organização informal acentua os elementos emocionais, não planejados e irracionais do comportamento da organização, estuda as relações de amizade, o agrupamento social dos trabalhadores e a importância da liderança e da comunicação.

c) A organização formal caracteriza-se por uma divisão de trabalho claramente definida, com pessoal multiespecializado, normas e pronunciada hierarquia de autoridade. Já a organização informal acentua os elementos racionais e planejados do comportamento da organização, estuda as relações hierárquicas de autoridade, o agrupamento social dos trabalhadores e a importância da chefia e da comunicação.

d) A organização formal caracteriza-se por uma divisão de trabalho claramente definida, com pessoal especializado, normas flexíveis e autoridade fluida. Já a organização informal acentua os elementos emocionais, não planejados e irracionais do comportamento da organização, estuda as relações hierárquicas, as unidades formais dos trabalhadores e a importância da chefia e da comunicação.

e) A organização formal caracteriza-se por uma divisão de trabalho em equipe, com pessoal especializado, norma claras e hierarquia de autoridade fluida. Já a organização informal acentua os elementos emocionais, não planejados e irracionais do comportamento na organização, estuda as relações de amizade, o agrupamento social dos trabalhadores e a importância da chefia e da comunicação de cima para baixo.

Vejamos os comentários referentes às alternativas:

a) A organização informal não acentua os elementos racionais e planejados do comportamento da organização. A organização informal está ligada aos aspectos espontâneos do comportamento humano. A alternativa está errada.

b) Esta alternativa apresenta sem equívocos as características de organização formal e informal, estando, assim, correta.

(8)

c) O erro desta assertiva é, basicamente, o mesmo do apresentado na alternativa a: a organização informal não acentua os elementos racionais e planejados do comportamento da organização. Alternativa incorreta.

d) Não se deve associar “normas flexíveis” e “autoridade fluida” à organização formal, da mesma forma que as organizações informais não se relacionam com “relações hierárquicas”, ou com “as unidades formais dos trabalhadores e a importância da chefia”. A alternativa está errada.

e) Não se deve associar “autoridade fluida” à organização formal, da mesma forma que as organizações informais não se relacionam com o “agrupamento social dos trabalhadores e a importância da chefia e da comunicação de cima para baixo”. A alternativa está errada.

Resposta: B.

Q17. (FUNIVERSA / Mtur / 2010) Assinale a alternativa que apresenta uma das diferenças entre as teorias clássicas e a das relações humanas:

a) A estrutura da teoria das relações humanas era mecanicista e impessoal.

b) O comportamento da organização, segundo as teorias clássicas, era produto de sentimentos e atitudes.

c) O foco estudado nas teorias clássicas foi o trabalho e as necessidades econômicas dos trabalhadores.

d) A ênfase na segurança pessoal e nas necessidades sociais dos trabalhadores para o alcance das metas organizacionais foi analisada nas teorias clássicas da administração. e) Empregados felizes, qua buscavam produzir mais, foram resultados obtidos nas teorias clássicas da administração.

Seguem os comentários das alternativas:

a) A estrutura da Teoria das Relações Humanas era emocional e pessoal. A alternativa está errada.

b) A questão refere-se à Teoria das Relações Humanas, e não às teorias clássicas. A afirmativa está incorreta.

c) Exatamente isso. Nas teorias clássicas, enxergava-se a recompensa financeira como motivador, bem como a visão do homem era a de um indivíduo racional e preocupado com sua riqueza pessoal (homo economicus). A alternativa está correta.

d) As necessidades sociais somente foram abordadas, de forma pioneira, na Teoria das Relações Humanas. A assertiva está errada.

(9)

e) A assertiva refere-se à Teoria das Relações Humanas, e não às teorias clássicas. Está, assim, errada.

Resposta: C

Q18. (CESPE / TJ – RO / 2012) Com base nas concepções elaboradas pela Escola de Relações Humanas, assinale a opção correta.

a) A estrutura formal da empresa consiste no foco de análise do comportamento humano nas organizações.

b) A liderança informal, bem como suas implicações, não é um elemento que influencia o comportamento das pessoas no ambiente organizacional.

c) O homem é um ser condicionado ao sistema social e às demandas de ordem biológica.

d) Os papéis organizacionais não devem ser explícitos, a fim de não se acentuar as diferenças hierárquicas.

e) A organização é apenas a responsável por estruturar a empresa, não formando um sistema social.

Vejamos os comentários às alternativas:

a e b) o foco de análise da Escola de Relações Humanas (e um de seus achados principais) é a existência e o papel desempenhado pela organização informal, bem como pelas lideranças a ela inerentes. As alternativas estão erradas;

c) de acordo com os preceitos da Escola de Relações Humanas, o comportamento do indivíduo é condicionado não só por sua carga genética, mas também por sua personalidade e pelo sistema social no qual está inserido. A alternativa está correta; d) para a Escola de Relações Humanas, os papéis organizacionais devem ser explícitos, de modo a evitar a incompreensão no que concerne à distribuição de responsabilidade. Isso evita a duplicidade ou a omissão na execução de tarefas, bem como o conflito e a ansiedade dos colaboradores. A aternativa está errada.

e) sistema social pode ser definido como um conjunto potencial de relações entre indivíduos, que se dá em determinado contexto. Logicamente, uma organização é um sistema social típico, com as relações dando-se tanto pelas vias hierárquicas (organização formal) quanto por vias alternativas (organização informal). A alternativa está errada.

(10)

TEORIA DA BUROCRACIA

Q19. (CESPE / Banco da Amazônia / 2012) A abordagem estruturalista destaca-se por enfatizar as pessoas nas organizações, bem como os aspectos informais do trabalho.

A ênfase às pessoas e à organização informal é inerente à Escola de Relações Humanas. A abordagem estruturalista tem por foco precípuo a própria estrutura organizacional.

A assertiva está errada.

Q20. (CESPE / SUFRAMA / 2014) O modelo burocrático de organização, em que predominam as rotinas e procedimentos estabelecidos nos cargos, constitui referencial de gestão em que as pessoas fazem o que lhes é imposto e não o que preferem.

“A burocracia é uma organização que estabelece os cargos segundo o princípio hierárquico. A burocracia é uma organização que fixa regras e normas técnicas para o desempenho de cada cargo. Isto significa que para que o desempenho de um cargo seja racional é necessária uma preparação especializada de seu ocupante” (CHIAVENATO, 2004).

A questão está certa.

TEORIA ESTRUTURALISTA

Q18. (CESPE / MTE / 2008) A teoria estruturalista contempla uma abordagem múltipla, envolvendo tanto a organização formal como a organização informal.

...apenas para reforçar o exposto na parte teórica. A assertiva está certa.

Q19. (CESPE / INPI / 2013) A teoria estruturalista das organizações constituiu-se a partir do aprofundamento dos aspectos formais da Escola Clássica, da teoria burocrática de Max Weber e da negação das contribuições da Escola das Relações Humanas.

(11)

A teoria estruturalista não nega contribuições da Escola das Relações Humanas. Traz uma abordagem múltipla, abarcando, além da teoria da burocracia, as teorias da abordagem clássica e a de relações humanas, além de aspectos interorganizacionais.

Para Chiavenato (2004), a Teoria Estruturalista significa um desdobramento da Teoria da Burocracia e uma leve aproximação da Teoria das Relações Humanas, apresentando uma visão crítica da organização formal.

A questão está errada.

Q20. (CESPE / FUNPRESP – EXE / 2016) A teoria estruturalista, voltada ao estudo das organizações formais, surgiu da necessidade de eliminar as distorções e limitações do modelo burocrático.

Segundo Chiavenato (2004), “com o aparecimento, crescimento e proliferação das burocracias, a teoria administrativa - até então introspectiva e voltada apenas para os fenômenos internos da organização - ganhou uma nova dimensão por meio da abordagem estruturalista: além do enfoque intraorganizacional, surgiu o enfoque Interorganizacional”.

Referências

Documentos relacionados

Henry Fayol, precursor importante da teoria clássica da administração, contemporâneo de Frederick Taylor, da teoria Científica, enunciou em seus estudos os 14 Princípios Gerais

Modelos de Organização •  Katz & Kahn 1. Importação de energia – nenhuma estrutura social é autossuficiente; 2. Transformação – processamento dos insumos;

Administração Científica Teoria Clássica Relações Humanas Teoria da Burocracia Teoria Neoclássica Teoria Estruturalista Teoria Comportamental Teoria de Sistemas Teoria

Abordagens da administração - administração científica; teoria clássica; teoria das relações humanas; teoria neoclássica; departamentalização; administração por objetivos;

Paralelo à Administração Cientifica está a chamada Escola da Teoria Clássica, que tem sua ênfase na estrutura organizacional, que segundo Chiavenato (2009), recebeu esse nome devido

Vimos, nesta seção, as principais escolas da administração e seus pressupostos: Escola Clássica, Escola Comportamental, Escola da Administração Científica, Escola da

Então, para a Teoria Clássica, a estrutura organizacional é analisada de cima para baixo (da direção para a execução) e do todo para as partes (da síntese para a análise), ao

Percebe-se também que não existe diferença significativa no recrutamento muscular dos músculos inspiratórios esternocleidomastóideo, escaleno e no comportamento da caixa