• Nenhum resultado encontrado

7mi De euros por ano é o quanto o aeroporto de Doha pagará pelo aporte ao Bayern de Munique, segundo o jornal L'Equipe.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "7mi De euros por ano é o quanto o aeroporto de Doha pagará pelo aporte ao Bayern de Munique, segundo o jornal L'Equipe."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

O Guaraná Antarctica quer recolher ou reutilizar 100% das garrafas PET vendidas pela empresa. A meta de sus-tentabilidade deverá ser cumprida pela companhia até 2025. E, para comunicar o compromisso, a marca da Ambev re-correu a um de seus embaixadores, o surfista Gabriel Medina.

Em evento realizado no Instituto Ga-briel Medina, também patrocinado

pela empresa, o Guaraná Antarctica reuniu jornalistas e convidados para anunciar a meta e um novo vídeo pu-blicitário, que exaltará a questão da sustentabilidade, com relação direta ao esporte e à natureza.

Para marcar o início da campanha, o Guaraná lançou oito pranchas constru-ídas com garrafas PET recicladas; são 756 embalagens para cada prancha. A

Guaraná ativa Medina por

meta de sustentabilidade

POR DUDA LOPES B O L E T I M

NÚMERO DO DIA

EDIÇÃO • 849 QUINTA-FEIRA, 28 DE SETEMBRO DE 2017

WWW.MAQUINADOESPORTE.COM.BR Guaraná Antarctica convocou jornalistas até o Instituto Gabriel Medina, em Maresias, para divulgar uma nova

campanha com o surfista. Ideia é promover meta de sustentabilidade da empresa, com reciclagem das embalagens PET. 1

7mi

De euros por ano é o quanto o aeroporto de Doha pagará pelo

aporte ao Bayern de Munique, segundo o

jornal L'Equipe.

(2)

WWW.MAQUINADOESPORTE.COM.BR

2

T I M E S C R I A M H O L D I N G N O S E U A

Os investidores Josh Harris e David Blitzer decidiram levar seus negócios para os esportes e criaram a Harris Blitzer Sports & Entertainment. A nova “holding” esportiva vai englobar o Philadelphia 76ers, da NBA, seu afiliado na NBA D-League, o Delaware 87ers, além do New Jersey Devils, da NHL, e seu afiliado, o Binghamton Devils. Ainda faz parte da empresa a equipe de eSports Team Dignitas.

R E A L A C E R TA C O M B E T C A R T

O Real Madrid tem um novo parceiro de apostas esportivas. O time espanhol apresentou o patrocínio da Betcart. A empresa terá propriedades no site oficial, nas redes sociais do time e em placas no Santiago Bernabéu. Tempo e valor de contrato não foram divulgados.

O antigo parceiro do ramo era a Bwin, que no fim da década de 2000 chegou a ser o patrocinador máster da equipe espanhola.

P E N A LT Y L A N Ç A B O L A D O N B B

Em cerimônia realizada na Universidade Mackenzie, em São Paulo, a Liga Nacional de Basquete (LNB) e a Penalty anunciaram uma parceria e lançaram a “Crossover”, bola personalizada que já será utilizada a partir da próxima temporada do NBB, marcada para começar em 4 de novembro.

Desenvolvida junto aos clubes e aos atletas, a bola é confeccionada com um tipo resistente de microfibra. ideia é que Medina use o novo instrumento para rodar a

mensa-gem sustentável pelo mundo. Ela, claro, não será usada profis-sionalmente pelo surfista.

Outro produto lançado na quarta-feira (27) é uma camiseta que também utiliza materiais reciclados de produtos. Nesse caso, foi

feita uma parceria com a Rip Curl, que patrocina Gabriel Medina e seu instituto, para fazer a coleção. A venda será feita no site da marca de roupas.

Em conversa com a Máquina do Esporte, o vice-presidente de marketing do Guaraná Antarctica, Fernando Soares, explicou como o conceito de sustentabilidade, com a campanha com Ga-briel Medina, será inserido na comunicação da marca.

“A sustentabilidade vai ser mais um braço da comunicação do Guaraná Antarctica. Nós vamos ter um ano importante, com Copa do Mundo, com bastante coisa para explorar. E esse será um dos temas que nós iremos falar”, comentou.

Dessa maneira, o esporte deverá estar especialmente presente na comunicação da marca nos próximos meses. Nas últimas se-manas, o Guaraná apresentou outro Gabriel para fazer parte do time de embaixadores da marca, o atacante da seleção brasileira Gabriel Jesus. O anúncio do atleta foi feito por meio de uma parceria com o grupo Desimpedidos. Além de Medina, a marca deverá ativar a seleção com maior constância a partir de agora.

Por outro lado, as duas partes, futebol e surfe, deverão andar separados na maior parte do tempo. A ideia é que a comunica-ção com o esporte seja distinta, ainda que os chamados “mo-mentos de intersecção” possam existir de forma pontual.

(3)
(4)

Já se tornou um lugar comum no discurso de quem trabalha com o segmento a afirmação de que o ma-rketing esportivo no Brasil não ativa suas propriedades e fica restrito à exposição de marca. A ideia é bem fundamentada no que historicamen-te aconhistoricamen-tece, mas está cada vez mais claro que o cenário tem mudado.

Quem acompanha este Boletim da Máquina do Esporte pode ter re-parado que os três textos principais faziam referências a ativações de pa-trocínio no Brasil na última quarta--feira (27). Foi a Gol, com um game nas redes sociais, o Banco Inter, com

um cartão para os são-paulinos, e a Alcatel, que fez viralizar um vídeo com corintianos surdos na arena.

Pois hoje o cenário editorial se re-pete. O Guaraná Antárctica usou um ativo no esporte para comunicar um posicionamento corporativo. A Penalty personalizou uma bola para o NBB. E o Bradesco, mesmo com os Jogos Olímpicos do Rio de Janei-ro para trás, permanece firme com o poder social que assegura com o judô, com uma ação realizada em Osasco.

Para somar a essas iniciativas de em-presas, a decisão entre Cruzeiro e Fla-mengo, no Mineirão, apresentou uma

festa de primeiríssimo nível. O jogo de luzes, bandeiras e fogos, promovi-do pelo time mineiro e pela organiza-ção do torneio, não deveu nada aos melhores eventos esportivos.

O próximo passo não será nada simples: mensurar os resultados das ativações para que elas possam se con-cretizar no plano de comunicação de qualquer patrocínio no esporte. Mes-mo que esse não seja um trabalho fácil, é fundamental a percepção do quanto uma ativação pode ser mais efetiva para uma empresa.

Semana dá sopro de otimismo

no mercado de esporte

O P I N I Ã O

IMAGEM DA SEMANA

4

O Bradesco ativou o patrocínio à Confederação Brasileira de Judô com um encontro entre atletas medalhistas e jovens da ADC Esportes, um projeto social para o desenvolvimento de crianças. Na foto, Érika Miranda, bronze no último Mundial, tira selfie com jovens que estiveram no evento.

POR DUDA LOPES

(5)

WWW.MAQUINADOESPORTE.COM.BR

5

Em uma reunião realizada em Bogotá, na Colômbia, nesta quar-ta-feira (27), a Conmebol anun-ciou que, por unanimidade, o consórcio formado pelas empresas IMG & Perform venceu o processo de licitação promovido pela enti-dade para comercialização de tor-neio de clubes entre 2019 e 2022.

Dessa forma, a IMG & Perform será a responsável pela venda e pelo pós-venda de todos os ativos comerciais dos torneios

organiza-dos pela entidade sul-americana (Copa Libertadores, Copa Sul-americana e Recopa Sul-ameri-cana). O valor mínimo garantido é de 1,4 bilhão de dólares.

“Tenho o prazer de anunciar que, como resultado de um processo profissional, com regras claras e múltiplas salvaguardas para ga-rantir sua integridade, bem como a concorrência entre uma série de licitantes, a Conmebol aceitou hoje uma oferta por um mínimo

garan-tido de 1,4 bilhão de dólares para o marketing, entre 2019 e 2022, dos direitos correspondentes aos tor-neios de clubes continentais”, ex-plicou o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez.

Desde agosto, dez empresas lu-tavam pela licitação, cujo processo havia sido aberto em 21 de julho. De acordo com o site da entidade, “o processo de licitação tinha um esquema competitivo, entre uma pluralidade de licitantes, com base em critérios de seleção técnica ob-jetivos e pré-estabelecidos”.

O acerto com a IMG & Perform é mais uma das tentativas de Ale-jandro Domínguez, presidente da Conmebol desde janeiro de 2016, de profissionalizar e tornar trans-parente o futebol sul-americano. Para a escolha do consórcio, houve aconselhamento jurídico da Bri-gard Urrutia, auditoria externa da Ernst & Young, além de um parec-er técnico da consultoria McKin-sey & Company.

POR WAGNER GIANNELLA

Conmebol fecha com IMG &

Perform para torneios de clubes

O diretor de marketing da Adidas, James Gat-to, mais conhecido como Jim, foi preso após uma investigação nos Estados Unidos ter concluído que ele estava envolvido em atos de corrupção na liga norte-americana de basquete universitário, a NCAA. Outras nove pessoas foram detidas.

Segundo a agência de notícias Reuters, Gatto

é acusado de pagar e receber propinas para que atletas de alto rendimento no ensino médio esco-lhessem universidades cujos times fossem patroci-nados pela Adidas. Os subornos girariam entre 13 mil e 150 mil dólares por atleta.

Entre os presos também estão ex-jogadores da NBA, como Chuck Person, além de treinadores.

Referências

Documentos relacionados

A seqüência analítica • Definição do problema • Escolha do método • Amostragem • Pré-tratamento da amostra • Medida • Calibração • Avaliação •

6 Consideraremos que a narrativa de Lewis Carroll oscila ficcionalmente entre o maravilhoso e o fantástico, chegando mesmo a sugerir-se com aspectos do estranho,

Após retirar, da maré observada, o valor da maré teórica, aplicou-se uma linha de tendência aos dados resultantes, a qual representa a variação do nível médio das águas no

O desenvolvimento das interações entre os próprios alunos e entre estes e as professoras, juntamente com o reconhecimento da singularidade dos conhecimentos

2. Identifica as personagens do texto.. Indica o tempo da história. Indica o espaço da história. Classifica as palavras quanto ao número de sílabas. Copia do texto três

1- A vida das comunidades recoletoras era muito difícil, devido ao frio intenso e aos animais ferozes, mas também porque era difícil encontrar comida e lugares onde se abrigarem.. 2-

O presente estudo objetivou testar a influência do guano na diversidade e abundância de invertebrados na caverna Toca da Raposa, município de Simão Dias,

O empregador deverá realizar a avaliação ambiental de poeira de asbesto nos locais de trabalho em intervalos não superiores a seis meses.. Os registros das avaliações deverão