• Nenhum resultado encontrado

Relatório estágio profissional

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório estágio profissional"

Copied!
27
0
0

Texto

(1)

Faculdade de Ciências Médicas

MESTRADO INTEGRADO EM MEDICINA

R

ELATÓRIO

F

INAL DE

E

STÁGIO

J

OÃO

P

EDRO

D

IAS

F

ERREIRA

R

EIS ALUNO N.º 2009214|6.º ANO

(2)

Onde quer que a arte da Medicina seja amada, há também um amor à Humanidade. Hipócrates

(3)

Índice

1. Introdução ... 3

2. Corpo de Trabalho ... 4

2.1. Estágios Profissionalizantes ... 4

2.1.1. Estágio Parcelar de Cirurgia ... 4

2.1.2. Estágio Parcelar de Medicina Interna... 4

2.1.3. Estágio Parcelar de Saúde Mental ... 5

2.1.4. Estágio Parcelar de Medicina Geral e Familiar ... 5

2.1.5. Estágio Parcelar de Pediatria ... 6

2.1.6. Estágio Parcelar de Obstetrícia e Ginecologia ... 6

2.2. Estágio Opcional (Endocrinologia) ... 7

2.3. Preparação para a Prática Clinica ... 7

3. Atividades Extracurriculares ... 8

4. Reflexão Crítica ... 8

(4)

1. Introdução

O 6º ano do Mestrado Integrado em Medicina (MIM) da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa (FCM-UNL) constitui a etapa final na formação pré-graduada do estudante de Medicina, correspondendo a um ano profissionalizante que engloba as principais áreas de ensino e investigação médica, uma unidade curricular opcional, uma unidade curricular de integração de conhecimentos (Preparação para a Prática Clínica) e uma prova de discussão de um relatório final de estágio.

Com base nos objetivos definidos no Regulamento do MIM da FCM-UNL (Regulamento n.º 389/2014) e nas minhas expectativas pessoais, defini como objetivos: a sedimentação dos conhecimentos adquiridos previamente; o aperfeiçoamento das competências necessárias ao exercício da Medicina, desde o raciocínio clínico à execução de procedimentos diagnósticos e terapêuticos; a integração nas atividades de cada serviço onde são realizados os estágios parcelares; o desenvolvimento de um grau de autonomia que permita encarar com confiança as etapas seguintes da formação médica; o desenvolvimento de competências sociais e humanas, com destaque para a relação médico-doente e a comunicação interpessoal com colegas e outros profissionais de saúde; e o desenvolvimento de competências na área da investigação clínica.

O presente relatório tem por objetivo descrever as atividades por mim desenvolvidas durante o 6º ano do MIM da FCM-UNL (ano letivo 2014/2015). Encontra-se dividido em 3 secções: Introdução, onde será explicitado o conteúdo do relatório e seus objetivos; Corpo de Trabalho, onde serão descritas as atividades desenvolvidas em cada um dos estágios parcelares; Reflexão Crítica Final, onde será analisado o cumprimento dos objetivos propostos e o desempenho durante os estágios parcelares. Constam ainda do relatório dois anexos: o Anexo I, no qual se apresenta a informação relevante estruturada de cada estágio; e o Anexo II, onde constam os comprovativos das atividades extracurriculares desenvolvidas.

(5)

2. Corpo de Trabalho

2.1. Estágios Profissionalizantes

2.1.1. Estágio Parcelar de Cirurgia: Sob a regência do Professor Doutor Rui Maio, realizei o estágio de Cirurgia, no Hospital Beatriz Ângelo. O estágio, com duração de 8 semanas (15/9/2014 - 7/11/2014), encontrava-se dividido em 4 semanas de Cirurgia Geral, 2 semanas de especialidade opcional, 1 semana de frequência do Serviço de Urgência e 1 semana de sessões teórico-práticas. Durante o estágio de Cirurgia Geral, acompanhei a minha tutora, Dr.ª Rita Roque nas diversas atividades desenvolvidas ao nível da enfermaria de Cirurgia, consulta externa, bloco operatório e serviço de urgência. Tive oportunidade de observar diversos doentes nos períodos pré e pós-operatórios, através da colheita de história clínica e exame objetivo, do seguimento diário em enfermaria, da requisição de exames complementares de diagnóstico e da elaboração da proposta terapêutica. Também participei no bloco operatório como primeiro e segundo ajudante e, na pequena cirurgia do serviço de urgência, tive a possibilidade de realizar alguns procedimentos médicos e cirúrgicos básicos, como a limpeza, desinfeção, sutura e penso de feridas simples e drenagem de abcessos. Durante o estágio, frequentei a valência opcional de Gastrenterologia, onde participei ativamente na consulta externa e na observação de exames de diagnóstico e terapêuticos. Assisti ainda a diversas sessões teórico-práticas ministradas por assistentes da cadeira e apresentei um caso clínico intitulado Doença de von Hippel-Lindau: Poderá uma equipa superar um gene?, sobre uma doente com esta síndrome, a quem fora diagnosticado um tumor neuroendócrino pancreático, o qual foi distinguido como melhor apresentação, aguardando publicação na revista de casos clínicos do hospital.

2.1.2. Estágio Parcelar de Medicina Interna: O estágio teve a duração de 8 semanas (10/11/2014-16/1/2015) e foi realizado no Serviço de Medicina 1.2 do Hospital de São José, sob a tutela do Dr. Luís Dias. O estágio assumiu um caráter essencialmente prático,

(6)

tendo participado de forma autónoma no trabalho de Enfermaria, sendo responsável por cerca de 3 a 4 doentes na Enfermaria, observando-os diariamente, redigindo o diário clínico, propondo métodos de diagnóstico e terapêutica e elaborando a respetiva nota de alta. Participei nas visitas semanais aos doentes da Enfermaria, assisti às reuniões diárias de passagem da Urgência Interna, às sessões semanais do Journal Club, de discussão de ECG e de Neurorradiologia. Acompanhei ainda uma vez por semana, o meu tutor na consulta externa e no serviço de urgência, onde tive oportunidade de observar doentes de forma autónoma e de realizar alguns procedimentos práticos, como punções arteriais e venosas. Por último, apresentei um trabalho de revisão sobre Endocardite Infeciosa.

2.1.3. Estágio Parcelar de Saúde Mental: Sob a regência do Dr. Miguel Xavier, realizei o estágio de Saúde Mental, com a duração de 4 semanas (26/1/2015-20/2/2015), no Hospital de Dia do Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca, onde acompanhei a atividade do Dr. João Melo. A minha atividade neste estágio foi maioritariamente observacional, tendo acompanhando um conjunto de doentes em regime de internamento parcial e participado nas diversas atividades de psicoterapia de grupo desenvolvidas. Este estágio foi fundamental para a desmistificação da doença psiquiátrica, tendo-me permitido contactar com a clínica e abordagem terapêutica de um variado leque de patologias. Frequentei também as aulas teórico-práticas, lecionadas pelo regente, onde foi explorada a atuação perante situações clínicas frequentes em serviço de urgência, envolvendo doença psiquiátrica. Apresentei um trabalho de revisão relativo ao tema Psicoterapia.

2.1.4. Estágio Parcelar de Medicina Geral e Familiar: Optei por realizar as 4 semanas de estágio na Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados da Alameda, sob a tutela da Dr.ª Ana Lourenço (23/2/2015-20/3/2015). Neste estágio, adquiri contacto com a realidade do Sistema de Cuidados de Saúde Primários, tendo sido fundamental para relembrar a importância dos diversos níveis de prevenção em saúde, da abordagem biopsicossocial centrada na pessoa, bem como, o papel fundamental do médico de família na gestão dos

(7)

diversos problemas do utente. Participei ativamente nas consultas de Adultos, Saúde Infantil, Saúde Materna, Planeamento Familiar e Domiciliárias, o que me permitiu contactar com as patologias mais prevalentes a nível nacional. Tomei conhecimento das diferentes normas da Direcção-Geral de Saúde e das suas atualizações mais recentes e redigi ainda o Diário de Exercício Orientado, discutido em prova oral no último dia de Estágio.

2.1.5. Estágio Parcelar de Pediatria: O estágio teve a duração de 4 semanas (23-27/3/2015 e 6-24/4/2015) e decorreu sob a orientação da Dr.ª Sara Nóbrega no Hospital Dona Estefânia, nomeadamente na Unidade de Cuidados Especiais Respiratórios e Nutricionais (UCERN). Nesta Unidade, tive oportunidade de acompanhar a prestação de cuidados especializados e multidisciplinares a doentes com múltiplas comorbilidades, decorrentes muitas vezes de patologia genética/ hereditária. De forma autónoma, mas com a supervisão necessária, acompanhei diariamente a evolução clínica de diversos doentes internados, sendo que a grande diversidade de patologia, a elevada morbilidade associada e o contacto com situações sociais bastante delicadas, contribuíram para a minha formação científica e para o meu crescimento como pessoa e futuro profissional de saúde. Tive também oportunidade de contactar com a valência de Gastrenterologia Pediátrica, área de especialização da minha tutora, tendo frequentado a consulta externa e o bloco de exames. Foi-me possibilitada ainda a frequência do serviço de urgência ao longo de uma semana, na companhia do Dr. António Campos. Participei ainda nas reuniões de serviço diárias e nas sessões clínicas semanais.

Frequentei ainda as consultas de Imunoalergologia, onde pude observar a realização de testes alérgicos cutâneos. Por fim, realizei a apresentação de um caso clínico de Síndrome

de DRESS.

2.1.6. Estágio Parcelar de Obstetrícia e Ginecologia: Durante 4 semanas (27/4/2015-22/5/2015), e sob regência da Professora Doutora Teresa Ventura, realizei o estágio de Obstetrícia e Ginecologia na Maternidade Dr. Alfredo da Costa (MAC), sob tutela da Dr.ª

(8)

Inês Antunes e do Dr. Bruno Carrilho, encontrando-se o estágio subdividido em duas semanas dedicadas à Obstetrícia e duas à Ginecologia. No âmbito da Ginecologia, assisti à consulta da especialidade, à consulta de planeamento familiar, à realização de ecografias, colposcopias, histeroscopias e estive presente no bloco operatório em diversas ocasiões. No contexto da Obstetrícia, tive oportunidade de acompanhar a evolução clínica de diversas grávidas no internamento de Medicina Materno-Fetal, tendo assistido também à consulta de gravidez de alto risco, a ecografias de diagnóstico pré-natal e cesarianas eletivas. Também frequentei o serviço de urgência, uma vez por semana. Apresentei ainda uma revisão teórica sobre o tema Lúpus Eritematoso Sistémico na Gravidez.

2.2. Estágio Opcional (Endocrinologia): Durante duas semanas (25/5/2015-5/6/2015), e sob regência do Professor Doutor José Alves, realizei o estágio opcional no Serviço de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo do Hospital de Curry Cabral, sob orientação do Dr. Fernando Fonseca. Tomei esta opção de forma a colmatar algumas lacunas a nível teórico relativas a patologia do foro endocrinológico, pelo facto de não ter tido oportunidade de frequentar a cadeira em anos anteriores. Para além disso, foi uma oportunidade de atualizar o meu conhecimento em determinadas áreas, nomeadamente no que se refere aos fatores a ter em conta na prescrição de determinado antidiabético oral, às ações dos novos antidiabéticos e aos princípios teóricos da insulinoterapia. Ao longo do estágio, frequentei diversas consultas, das quais destaco Endocrinologia Geral, Diabetes e Bomba Infusora de Insulina, tendo ainda participado nas reuniões de Serviço e em diversas reuniões multidisciplinares de decisão cirúrgica.

2.3. Preparação para a Prática Clinica: No decorrer do 1º semestre, frequentei a Unidade Curricular de Preparação para a Prática Clínica, regida pelo Professor Doutor Roberto Palma dos Reis. Esta Unidade Curricular consiste num conjunto de sessões teórico-práticas, em que determinado sinal ou sintoma é abordado de forma multidisciplinar, com o intuito de fomentar o raciocínio clínico e dar ferramentas para

(9)

tomada de decisões referentes ao pedido de exames complementares de diagnóstico e abordagem terapêutica. As sessões assumiam um carácter essencialmente integrador dos conhecimentos adquiridos ao longo dos anos de curso, promovendo a participação dos alunos. No final, procedeu-se à realização de um exame escrito.

3. Atividades Extracurriculares: Durante o sexto ano, tive a oportunidade de participar em diversas atividades extracurriculares, que funcionaram essencialmente como um complemento cientifico aos conhecimentos teórico-práticos que adquiri ao longo dos estágios profissionalizantes do 6º Ano e às Unidades Curriculares de anos anteriores. Assim, destaco a elaboração de um Case Report relativo à apresentação realizada no estágio de Cirurgia - Doença de von Hippel-Lindau: Poderá uma equipa superar um gene? - (aguarda publicação na revista de Casos Clínicos do Hospital Beatriz Ângelo), participação na conferência IMED 6.0 e no workshop Intravenous Fluid Therapy e a frequência de diversos congressos/ cursos relativos a áreas de interesse pessoal. Em anexo encontra-se uma descrição mais pormenorizada de cada uma das atividades.

4. Reflexão Crítica

Como mencionei anteriormente, o principal objetivo do 6º ano do MIM, enquanto ano profissionalizante, passa por assegurar uma maior autonomia e responsabilidade aos futuros médicos, no sentido de os preparar para alguns dos desafios do exercício profissional da Medicina e de promover a aplicação prática dos conhecimentos teóricos aprendidos nas Unidades Curriculares de anos anteriores. Tendo em conta os objetivos por mim propostos no início deste ano, baseados nos específicos de cada UC e nos presentes no Regulamento do MIM da FCM-UNL, considero que cumpri maioritariamente as minhas expectativas. Para tal, contribuiu o facto do 6º ano estar estruturado de forma a permitir o contacto com as grandes áreas de ensino em Medicina, possibilitando uma formação abrangente e transversal, de carácter verdadeiramente profissionalizante, na

(10)

medida em que torna o aluno num elemento ativo na prestação de cuidados de saúde ao doente. No entanto, tal também implica uma atitude proactiva e interessada do aluno. Nos locais de estágio tentei integrar-me nas equipas onde estive inserido, propondo-me a acompanhar e desempenhar todas as atividades que me fossem propostas, de modo a enriquecer a minha formação e a potenciar as minhas capacidades.

Todos os estágios foram momentos de aperfeiçoamento do meu raciocínio diagnóstico, pela colheita de história clínica e sua discussão, ou através do acompanhamento de doentes internados, assistindo/ participando na marcha diagnóstica e terapêutica. Esta situação teve o seu expoente máximo no estágio de Medicina, onde me senti, pela primeira vez neste curso, integrado e tratado como um elemento do grupo de trabalho e não apenas como um aluno de permanência temporária. A confiança depositada, a autonomia proporcionada e a responsabilidade exigida foram determinantes para a minha preparação e constituíram um estímulo para aprofundar conhecimentos teóricos, de forma a melhor corresponder àquilo que era esperado de mim e ao melhor acompanhamento dos doentes. A frequência do SU foi também muito benéfica, tendo me permitido o treino de capacidades muito específicas, tais como a anamnese e raciocínio clínico orientados para o diagnóstico/ exclusão de patologia aguda urgente.

Ao longo deste ano, apercebi-me do potencial terapêutico da relação médico-doente, adaptada às particularidades socioculturais de cada um, tendo tido oportunidade de desenvolver estratégias de comunicação e empatia com os doentes. Para além disso, no estágio de Medicina Geral e Familiar, contactei com situações dramáticas do ponto de vista social e humano, que me fizeram crescer enquanto pessoa. Permitiu-me ainda tomar contacto com os principais problemas de Saúde da população portuguesa e com a elevada prevalência de patologia psiquiátrica e problemas socioeconómicos da mesma, bem como, com a forma como estas situações condicionam o acesso aos cuidados de Saúde e a adesão à terapêutica e assim, o estado de Saúde da população.

(11)

Outro dos objetivos que estabeleci era a realização de procedimentos técnicos. Os estágios de Medicina e de Cirurgia permitiram-me não só o treino de gasometria arterial, punção venosa periférica e paracentese a nível de enfermaria, mas também o treino de várias técnicas em contexto de Serviço de Urgência como a abordagem de feridas simples e abcessos na sala de pequena cirurgia.

Outro aspeto positivo deste ano foi a possibilidade de adaptação do currículo de forma colmatar as lacunas teóricas de cada um, pela realização de um estágio opcional. Gostaria também de realçar a pertinência da cadeira de Preparação para a Prática Clínica, uma vez que se trata de uma disciplina dirigida para o treino do raciocínio clínico e funciona como um importante complemento ao estudo da Prova Nacional de Seriação.

Relativamente a aspetos negativos, gostaria de salientar a disparidade no que diz respeito à carga horária e aos métodos de avaliação, entre diferentes locais de estágio, e inclusivamente no mesmo local de estágio entre diferentes tutores, bem como, o carácter essencialmente observacional de alguns estágios, nomeadamente Obstetrícia e Ginecologia e Saúde Mental. Lamento o não investimento na área de investigação clínica, quer por falta de incentivo pessoal, quer institucional, uma vez que este objetivo é referido no Regulamento da Faculdade, não tendo sido cumprido.

Desta forma, penso que a maioria dos objetivos deste ano profissionalizante foi cumprida, com exceção da aquisição de capacidades na área da investigação clínica.

Concluo, agradecendo a todos os que fizeram parte deste percurso de 6 anos, nomeadamente aos tutores que me acompanharam este ano, pelas oportunidades formativas que me proporcionaram e aos meus pais pelo seu apoio incondicional e pelo gosto que me incutiram pela Medicina.

(12)

5. Anexos

Anexo I: Sumário dos Estágios Parcelares e Trabalhos Apresentados 2014/2015 Anexo II: Comprovativos de Atividades Extracurriculares:

 Case Report: Doença de von Hippel-Lindau: Poderá uma equipa superar um gene?

- doente com Tumor Neuroendócrino Pancreático no contexto doença de von

Hippel-Lindau (aguarda publicação na Revista de Casos Clínicos do Hospital Beatriz Ângelo)

 Certificado de CEMEF - Serviço de Medicina 2.3 do HSAC - CHLC (Verão de 2014)  Certificado de Participação na iMed Conference 6.0 e de participação no workshop

Intravenous Fluid Therapy (Outubro 2014)

 Certificado de presença no Curso de Formação Profissional Desafios na

Autoimunidade - Hospital Beatriz Ângelo (Outubro de 2014)

 Certificado de presença nas 27.as

Jornadas de Cardiologia do Hospital Egas Moniz

(Outubro de 2014)

 Certificado de presença no 2º Congresso Nacional de Medicina do Grupo Espírito

Santo Saúde (Novembro de 2014)

 Declaração de presença na Ação de Formação Sedação e Analgesia - Núcleo de Formação da VMER de S. José (Novembro de 2014)

 Certificado de presença no 32º Encontro Nacional de Medicina Geral e Familiar (Março de 2015)

 Certificado de presença no Curso de Drenagem Torácica: dos fundamentos à

prática clínica - Hospital Beatriz Ângelo (Abril de 2015)

 Certificado de presença no 1º Curso de Gastrenterologia Oncológica - IPO Lisboa (Maio de 2015)

(13)

Anexo I: Sumário dos Estágios Parcelares e Trabalhos Apresentados - 2014/2015

Período de Estágio Unidade Curricular

15 de Setembro de 2014 a

7 de Novembro de 2014

Cirurgia

Regente: Professor Doutor Rui Maio Local: Hospital Beatriz Ângelo

Tutor: Dr.ª Rita Roque

Trabalho Apresentado: Doença de von Hippel-Lindau: Poderá uma equipa superar um gene?

10 de Novembro de 2014 a

16 de Janeiro de 2015

Medicina

Regente: Professor Doutor Fernando Nolasco Local: Hospital São José - Serviço 1.2

Tutor: Dr. Luís Dias

Trabalho Apresentado: Endocardite Infeciosa 26 de Janeiro de 2015

a

20 de Fevereiro de 2015

Saúde Mental

Regente: Professor Doutor Miguel Xavier Local: Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca -

Hospital de Dia do Serviço de Psiquiatria Tutor: Dr. João Carlos Melo Trabalho Apresentado: Psicoterapia 23 de Fevereiro de 2015

a

20 de Março de 2015

Medicina Geral e Familiar

Regente: Professora Doutora Isabel Santos Local: UCSP Alameda

Tutor: Dr.º Ana Isabel Lourenço 23 a 27 de Março de 2015

e

6 a 24 de Abril de 2015

Pediatria

Regente: Professor Doutor Luís Varandas Local: Hospital Dona Estefânia - UCERN | Serviço de

Gastrenterologia Tutor: Dr.ª Sara Nóbrega

Trabalho Apresentado: Síndrome de DRESS - Caso Clínico

27 de Abril de 2015 a

22 de Maio de 2015

Obstetrícia e Ginecologia

Regente: Professora Doutora Teresa Ventura Local: Maternidade Dr. Alfredo da Costa Tutores: Dr.ª Inês Antunes e Dr. Bruno Carrilho Trabalho Apresentado: Lúpus Eritematoso sistémico

na Gravidez 25 de Maio de 2015

a

5 de Junho de 2015

Opcional (Endocrinologia)

Regente: Professor Doutor José Alves Local: Hospital Curry Cabral - Serviço de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo

Tutor: Dr. Fernando Fonseca Setembro de 2014

a Janeiro de 2015

Preparação para a Prática Clínica

Regente: Professor Doutor Roberto Palma dos Reis Local: Faculdade de Ciências Médicas

(14)
(15)
(16)
(17)
(18)
(19)
(20)
(21)
(22)
(23)
(24)
(25)
(26)
(27)

Referências

Documentos relacionados

O objetivo do curso é capacitar profissionais para atuar com assuntos regulatórios em vigilância sanitária de produtos para saúde (produtos médicos e produtos

O objetivo desta avaliação teve caráter relevante na tentativa de relatar a situação da vegetação ciliar no município de Barreiras, disponibilizando assim

No estudo sobre o “Perfil sociodemográfico de cuidadores familiares de pacientes dependentes atendidos por uma unidade de saúde da família no município de São

Starting out from my reflection on the words cor, preto, negro and branco (colour, black, negro, white), highlighting their basic meanings and some of their

O Planejamento em si, subdivide-se em Planejamento Estratégico, Planejamento Tático e o Planejamento Operacional. O Planejamento Tático é o responsável por criar metas e

Resultados globais das análises coprológicas para helmintes e coccídeas nos rebanhos de cabras assilvestradas nos diferentes núcleos... Resultados globais das análises

IV - consolidar o papel das secretarias estaduais de saúde na coordenação da política estadual de saúde; na regulação geral do sistema estadual de saúde e na macro alocação

- Ser inscrito como irregular no ano seguinte (fazer a prova de conhecimentos gerais ou ser dispensado por portaria). 3) As solicitações de dispensa deferidas pela IES deverão