• Nenhum resultado encontrado

Côrtes

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2020

Share "Côrtes"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

C ô r t e s

INSTALAÇÕES

As instalações das Côrtes Espanholas são belas e confortáveis, podendo-se considerar, m esmo, luxuosas. M as nada apresentam de original.

As Côrtes funcionam n o ‘'Palácio das Côrtes Espanholas” , ed ifício de dois pavim entos, de construção antiga, contando grande núm ero de salas.

O Plenário é de form a semicircular, em anfiteatro de inclinação m o­ d erada. A M esa da Presidência fica à altura das bancadas mais altas. D e cada lado dela existem lugares pera os m em bros d o G o v e rn o . Os jornalistas não têm entrada no recin to. F icam numa parte das galerias. Estas constam de uma só fileira, na qual se separam pcrtes para m em bros do C orpo D ip lo ­ m ático e altas autoridades. O acesso às galerias não é fá cil.

Os taquígrafos trabalham em mesa grande, situada no m eio do recinto A tribuna é pequena e fica na parte correspondente ao m eio da mesa presi­ dencial .

Existem lugares para tod cs os Procuradores (q u e presentem ente são 5 1 0 ).. C eda Procurador tem o seu lugar m a rcad o. Os assentos são bancos d o com prim ento da fila da bancada correspondente, forrados de v e lu d o .

O sistema de am pliação de v o z consta de 3 m icrofones coloca d os na m esa. N a tribuna vêem -se três. Nas bancadas não existem m icrofones nem alto-falantes. A parte destinada aos jornalistas os tem .

As instalações da Presidência constam d e : sala de espera, sala de tra­ balhos, sala dos auxiliares.

Os quatro Secretários trabalham numa só sala, de instalação m odesta. Os Procuradores só dispõem de uma sala privativa. Os V ice-Presidentes d ó têm um G abin ete. H á um salão de conferências, um G abinete de trabalho para os M inistros, com a sala de espera correspondente.

A B iblioteca ocupa um só salão, de cêrca de 15 m etros de com prim ento por 5 de largura, ten do uma mesa grande ao centro (c o m lugares para 12 pessoas) e mais 4 mesas pequenas. As estantes são dispostes ju n to às paredes em tôda a altura destas.

As Com issões dispõem de 3 a 6 salas, de instalação m o d e sta . Nas mesmas instalações funcionam várias Com issões (u m grupo: Com issões de Agricultura, E ducação, G ovêrn o e T rabalh o; outro, Indústria e C om ércio e Justiça) .

As instalações sanitárias são escassas e m odestas.

H á um bar, tam bém m odestam ente instalado. N ão há restaurante, bar­ beiro, nem salas tíe ban h o.

(2)

A Taquigrafia ocupa três salas. Êsse serviço está d ividido em apanha- tnen^o, revisão e red a çã o.

N um corredor vê-se um a bela galeria de retratos de antigos Presidentes das C ôrtes.

Os serviços auxiliares nada oferecem de peculiar, quanto às instalações. As salas de trabalho são pequenas, ocupadas por lim itado núm ero de fun­ cionários .

FUNCIONAMENTO

As disposições regimentais que disciplinam os trabalhos das Côrtes Espanholas estao contidas no “ R eglam ento Provisional de las Côrtes Es- panolas” , bahiado p elo Chefe de E stado em 5 de janeiro de 1946 e altere do pelas Côrtes em virtude de resolução aprovada na sessão plenária de 15 d e julho de 1946.

DOS M EM ER OS DAS CÔRTES

Os Procuradores têm o dever de assistir às sessões d o Plenário e das Com issões para que forem co n v o ca d o s. A falta de com perecim ento, não iustiíicada, a 5 sessões de Plenário, ou a 10 das Comissões, im porta renúncia a o m andato.

P od em emitir livrem ente suas opiniões, sujeitando-se à autoridade do Presidente das Côrtes, à da Com issão respectiva e às normas d o R egim ento.

P od em dirigir solicitações e pedir inform ações aos M inistros sôbre matérias da com petência d ê ste s. Êsses pedidos e solicitações, que devem ser justificados, são pela Presidência transmitidos ao M inistro com petente, o qual p ode respondê-los por m eio de ofício à Presidência, ou oralmente, por si ou por delegado, em Plenário ou nas Comissões, d even d o a substituição em Plenário ser por Procure d o r. T e m o G ovêrn o o direito de negar resposta a tais pedidos ou im pedir a sua publicação, quando o exijam os interêsses do E stad o. P od e estabelecer prazo para a resposta.

Os pedidos de autorização para processar m em bros das Côrtes são resolvidos p elo Presidente destas no prazo de dez dies, ouvida a Com issão Perm anente adiante descrita.

Os Procuradores percebem a gratificação, a que não podem renunciar e ou e não p ode sei retida, de mil pesetas m ensais. Os que residam fora de M adri têm direito a mais cinqüenta pesetas por sessão a que forem co n v o ­ cados e com parecerem , d o Plenário ou das C om issões. T ê m trânsito grátis nas estradas de ferro d o G o v ê rn o . Os das ilhas Baleares, de M elila e Ceuta têm transporte grátis nas vias de com un icação marítima com a península. Os das Canárias podem transportar-se por via aérea, por conta das verbas das C ôrtes.

DA M ESA

A M esa das Côrtes consta d e :

1 Presidente;

2 Vice-Presidentes;

(3)

O Presidente presta juram ento perante o Chefe de E stad o.

A lém das atribuições com uns aos Presidentes das casas legislativas, tem as d e :

presidir, quando o desejar, as reuniões das Comissões;

reduzir ou aumentar os prazos estipulados no R egim ento quando, a seu ver, a im portância ou a extensão d o projeto ou proposição o exija;

suspender, de acôrd o com o G overno, as sessões e trabalhos das Côrtes; criar Com issões Especiais;

designar os m em bros para as Comissões em geral, exceto a Com issão Perm anente e a Com issão E special.

A substituição do Presidente, em seus im pedim entos, cabe exclusiva­ mente aos V ice-P resid en tes.

Os Secretários não têm atribuições definidas expressamente para cada u m . Cabem-lhes, de m odo geral funções idênticas à dos secretários das casas d o Congresso do B rasil.

DAS COMISSÕES

As Com issões existentes são em núm ero de 16, a saber:

l.a) Com issão Perm anente;

2 a ) Com issão Especial (para deliberar sôbre se qualquer assunto

subm etido às C ôrtes e não revestido da form a de p rojeto ou proposição de lei, deva ter êsse tratam en to);

3.a) C om issão das Leis Fundamentais;

4.a) Com issão dos Tratados;

5.a) Com issão d o G ovêrn o; 6 a) Com issão da Justiça;

7 a ) Com issão da D efesa N acional;

8 a) Com issão da Fazenda;

9 a) C om issão d o Orçam ento;

10.a ) Com issão da E du cação N acional; 11.a ) C om issão da Indústria e C om ércio; 1 2 a) C om issão de Obras Públicas; 1 3 a) Com issão de Agricultura; 1 4 a) Com issão do T rabalho;

1 5 a ) Com issão da Adm inistração Interna; 1 6 a) Com issão de R egim ento (d o e stilo).

O Presidente pode, de acôrd o com o G ovêrno, criar as Com issões Es­ peciais que julgar necessárias.

As C om issões só deliberam com a presença de maioria absoluta de seus m e m b ro s .

A Com issão Perm anente é constituída: de 2 m em bros d o G ovêrn o;

d e 2 m em bros da Junta Política; de 2 m em bros d o C onselho N acional; de 2 Procuradores de Sindicatos; d e 1 Procurador das C ooperativas;

(4)

d e 1 de livre nom eação;

d o Presidente d o Tribunal Suprem o de J.ustiça; d o Presidente d o Conselho de E stado;

de 1 Secretário das C ôrtes.

A Com issão Especial com põe-se dos seguintes m em bros: d o Presidente das Côrtes;

de um M inistro designado p elo G overn o; de um M em b ro da Junta Política;

de um P rocurador das Côrtes com título de bacharel; d o Presidente d o Conselho de E stado;

d o Presidente d o T ribu n al Suprem o de Justiça. A C om issão de Adm inistração Interna com põe-se: d o Presidente;

dos V ice-Presidentes; e dos Secretários;

A Com issão de R egim en to é com posta de:

cin co Procuradores, inclusive o 1.° Secretário que lhe exerce a Presi- dêncie.

As dem ais Com issões não têm núm ero fixo de m em b ros. Cabe ao Presidente designar para elas os Procuradores que entender necessários.

São atribuições da C om issão Perm anente:

a ) pronunciar-se prèviam ente sôbre se devem ser tom adas em consi­ deração as propostas de lei oferecidas nas próprias Côrtes;

b ) opinar, após audiência d o acusado, sôbre a concessão ou d en eg a çã » de autorização para o processam ento dos Procuradores;

c ) auxiliar o Presidente dss Côrtes no despacho dos assuntos de urgência durante os períodos de férias;

d ) pronunciar-se, m ediante consulta d o Presidente das Côrtes, sôbre a

conveniência de n ovo parecer de qualquer C om issão sôbre matéria já por ela estu da da .

Os m em bros da C om issão Perm anente podem tom ar parte, com direito de voto, nas reuniões das dem ais C om issões.

Cada C om issão tem um Presidente nom eado p elo Presidente das Côrtes e um Secretário designado p elo seu Presidente.

N enhum a C om issão poderá deliberar sôbre assunto de outra, a não ser por solicitação desta, para aprecie r questão conexa, m ediante prévia autori­ zação d o Presidente das C ôrtes.

As Côrtes são tam bém consultadas sôbre assuntos não corp orificados em projetos de le i.

Se, no seu estudo nas Côrtes, vierem êsses assuntos a ser o b je to d e lei, os projetos dêles resultantes têm, igualmente, tratam ento d e projetos d o G o v ê r n o .

P od em tom ar parte nes reuniões das Com issões, com direito de palavra, mas não de v o to :

(5)

os Subsecretários de Estado;

os Subsecretários da Falange Espanhola Tradicionalista e da J.O.N.S.; os Diretores Gerais e D elegados N acionais.

As Comissões, por interm édio d o Presidente das Côrtes, p odem solicitar dos Departam entos M inisteriais a assistência de um D elegado do M inistro, para auxiliá-las nos seus trabalhos.

Os relatores das Com issões são escolhidos pelos respectivos Presidentes. Cabem -lhes as mesmas funções a.-ribuídas aos relatores nas casas legislativas em gerei.

DOS PROJETO S E PROPOSIÇÕES DE LEI

Nas Côrtes Espanholas, com o em outros Parlam entos, distinguem-se os p rojetos de lei das proposições de lei. Os primeiros são os oferecidos pelo G o v ê rn o . Os últim os pelos Procuradores.

R e ce b id o d o G ovêrn o um p rojeto de lei, êle é imediatam ente publicado no “B oletim Oficial de las Côrtes” e encam inhado à Com issão com petente. É designado o relator que dêle deverá ocupar-se. Abre-se então o prjazo de quinze dias para a apresentação, pelos Procuradores, de em endas. T erm inado èsse prazo, o R elator em ite seu parecer sôbre a matéria dentro de oito dias. O parecer, com as emendas, é entregue ao Presidente da Comissão, que o encaminha ao Presidente das C ôrtes. Êste, de acôrd o com o G ovêrno, marca a data em que a m atéria figurará na O rdem do D ia da C om issão. T rês dias antes da reunião plenária da Comissão, o perecer d o relator fica à disposição dos Procuradores signatários das emendas, na Secretaria das C ôrtes. Aberta a reunião plenária da Comissão, o Secretário procede à leitura d o parecer e das emendas rejeitadas. Em seguida é dada a palavra aos signatários dessas emendas, por 30 minutos, para sustentá-las, no caso de se referirem à totali­ dade d o projeto, e por 30 se disserem respeito aos artigos. O 1.° signatário p ode transferir a qualquer dos demais signatários o direito de fazer uso da palavra nessa op ortu n idade. Se o m esm o Procurador tiver de sustentar várias emendas, deverá fazê-lo em conjunto, no prazo m áxim o de trinta minutos, salvo deliberação em contrário do Presidente da C om issão. Term inada a defesa das emendas, o debate prossegue, mas som ente entre os m em bros da C om issão. E ncerrado o debate, são tom ados os v o to s . D en tro de cin co dias deve ser redigido o parecer definitivo da Comissão, o qual é encam inhado ao Presidente das C ôrtes. Os m em bros da Com issão que tiverem discordado da orientação vencedora poderão oferecer por escrito os seus v o to s .

Se o Presidente das Côrtes achar que a matéria não está suficientem ente estudada e com isso con cordar a Comissão Perm anente, p ode devolvê-la à Comissão, para n ovo estu do.

Quando, em virtude de m odificações aprovadas pela Comissão, haja alteração substancial no projeto, êste passa a ser considerado daí por diante proposição de lei, ob ed ecen d o ao rito destas.

O G ovêrn o poderá retirar os projetos de lei, em qualquer fase, até o m om en to de serem subm etidos ao Plenário das C ôrtes.

(6)

As proposições de lei, de iniciativa dos Procuradores, devem ter no Jí.ín im o 50 assinaturas. Apresentadas à M esa, são encam inhadas à Comissão Perm anente, a fim de decidir sôbre se devem , ou não, ser tom adas em con ­ sideração. Caso sejam tidas co m o m erecedoras dêsse tratamento, são enviadas è. Comissão técnica com peten te. D aí por diante o seu curso se ajusta ao dos projetos de iniciativa d o G ov êrn o.

As em endes devem ser escritas e justificadas e podem referir-se à totalidade d o p rojeto ou aos artigos, as que disserem respeito à totalidade devem ser assinadas por 25 Procuradores; as que atingirem sòm e^ce artigos devem ter dez assinaturas. Sôbre cada artigo só poderá ser apresenteda uma

em enda pelos P rocuradores.

As em endas que não reunirem o núm ero regim ental de assinaturas ou forem apresentadas fora d o prazo podem , entretanto, ser exam inedas pelos relatores. N ão d ão direito, entretanto, aos seus signatários de as defenderem no seio da Comissão, a não ser que o respectivo Presidente, por proposta da sua Com issão, o considere necessário, para m elhor esclarecim ento da m a té ra em a p rê ço .

As que contiverem m odificação essencial no projeto são consideradas em endas à totalidade e devolvidas ao 1.° signatário, para que, no p razo im ­ prorrogável de 48 horas, com plete o núm ero de assine turas necessário a fim de que possam ser tom adas em con sideração.

As proposições de lei e as em endas que acarretem aum ento de gastes ou redução de despesas só podem ter andam ento m ediante prévia autorização d o G o v êrn o.

DAS SESSÕES

As sessões d o Plenário só se reúnem por con v oca çã o do Presidente para votar os projetos estudados pelas Com issões sôbre os assuntos especificados na lei de organização da C ôrtes.

A con v oca çã o é publicada no B oletim Oficial das Côrtes e no d o Estado. O Plenário funcionará com qualquer núm ero.

Publicada a con vocação, ficam à disposição d os Procuradores, na Secre­ taria, os pareceres de Com issões que hajam de ser subm etidos ao P le n á r io .

T o m a m lugar à M esa o Presidente, dois Secretários de cada lad o e o O ficial M aior (à d ireita) que reúne as funções de D iretor Geral da Secretaria e de Secretário da Presidência.

A berta a sessão, faz-se a leitura da ata da sessão anterior. E m seguida é lido o expediente (com u n icações d o G ovêrn o, e t c ) . Nessa fase o Plenário tem con h ecim en to dos pareceres em itidos sôbre assuntos não com preendidos nas matérias de sua com petên cia e que devam ser o b je to de le i. Êsses pareceres, entretanto, não são vo ta d o s. Passa-se em seguida aos pareceres sôbre os projetos, constantes da O rdem d o Dia, sôbre os quais o Plenário deva d eliberar. Se os pareceres já tiverem sido publicados no B oletim O ficial das Côrtes e forem m uito extensos, o Presidente p ode dispensar a sua leitura. Se houver votos em separado, o Presidente p ode autorizar a sua lei­

(7)

tura, a qual poderá ser feita pelo prim eito signatário do v o t o . D epois, a Com issão deverá, por seu Presidente ou m em bro que designar, dar conta à Casa dos fundam entos do seu parecei e das emendas por ela não aprovadas. Passa-se depois à votação, que geralmente se faz p elo processo de se conser- vsrem sentados os que aprovam o parecer e levantarem -se os que o rejeitam . Se requerida a votação nom inal faz-se a chamada, na ordem em que estiverem sentados. A o ser cham ado o Procurador responderá “sim ” ou “n ão” . Um dos Secretários anuncia o resultado da votação e o Presidente proclam a a d e cis ã o .

T o d o s os Procuradores são obrigados a vota r. N enhum poderá sair d o eciato até que esteja feita a apuração dos v o to s.

As sessões d o Plenário não são públicas, salvo deliberação em contrário d o Presidente das Côrtes, de acôrdo com o G ov ern o.

Referências

Documentos relacionados

A maneira expositiva das manifestações patológicas evidencia a formação de fissuras devido a movimentação térmica das paredes, Figura 9, que não foram dimensionadas com

“Uma vez realizada uma generalização, somente pode ser descrita como boa ou má, não como certa ou errada, uma vez que as alterações introduzidas na informação têm

Na apresentação dos dados estatísticos, ficou demonstrada à todos os participantes a dimensão da pesquisa, abrangendo o setor produtivo como um todo, enfocando a produção

Na primeira década da existência do Estado de Minas Gerais, a legislação educacional mineira estabeleceu o perfil de professor estadual, imputando como formação

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

A PREFEITURA MUNICIPAL DE AMÉLIA RODRIGUES torna público que abriu Licitação na modalidade Tomada de Preços no 001/2021, Contratação de empresa para realização de pavimentação

Ao chegar próximo dela, Avner inicialmente pede (com gestos, pois em nenhum momento do espetáculo utiliza-se da fala) que sopre o seu dedo. Ao invés de se sentir desconfortável

Com o objetivo de compreender como se efetivou a participação das educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - na criação dos diversos