• Nenhum resultado encontrado

Análise quantitativa de mastócitos e de granulócitos eosinófilos no miocárdio de ratos wistar cronicamente infectados pelo Trypanosoma cruzi. Contribuição ao conhecimento da fibrose miocárdia.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2017

Share "Análise quantitativa de mastócitos e de granulócitos eosinófilos no miocárdio de ratos wistar cronicamente infectados pelo Trypanosoma cruzi. Contribuição ao conhecimento da fibrose miocárdia."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

R e v i s t a d a S o c i e d a d e B r a s i l e i r a d e M e d i c i n a T r o p i c a l 2 5 ( l ) : 4 5 - 5 0 , j a n - m a r , 1 9 9 2

A N Á L I S E Q U A N T IT A T IV A D E M A S T Ó C IT O S E D E

G R A N U L Ó C IT O S E O S IN Ó F IL O S N O M IO C Á R D IO D E

R A T O S W IS T A R C R O N IC A M E N T E IN F E C T A D O S P E L O

T R Y P A N O S O M A C R U Z 1 . C O N T R IB U IÇ Ã O A O

C O N H E C IM E N T O D A F IB R O S E M IO C Á R D IA

M aria da Conceição Nascimento Pinheiro, Paulo Sérgio Siebra Beraldo, Luiz

Fernando Junqueira Júnior, Edison Reis Lopes e Edm undo Chapadeiro

F o i f e i t o o e s t u d o q u a n ti ta t iv o d e m a s tó c i to s e d e g r a n u l ó c i t o s e o s i n ó f il o s n o m i o c á r d i o d e 4 0 r a t o s a lb i n o s W istar. T r in ta a n im a is e n c o n tr a v a m - s e n a f a s e t a r d i a d a in f e c ç ã o (8 o ' m ê s ) p r o d u z i d a p e l a s c e p a s S ã o F e lip e , Y e C o lo m b ia n a d o T ryp an osom a cru zi, e a p r e s e n t a v a m g r a u s v a r i á v e i s d e m i o c a r d i t e c r ô n i c a ; 1 0 r a t o s s e r v i r a m c o m o c o n tr o le s . M i o c a r d i t e c r ô n i c a f i b r o s a n t e ( f ib r o s e ) o c o r r e u e m 4 0 % d o s a n im a is in f e c ta d o s e d e t e c t o u - s e a u m e n to d o n ú m e r o d e m a s t ó c i t o s n o s a n im a is , c h a g á s i c o s , o q u a l s e a s s o c i o u à in f e c ç ã o m a s n ã o à f i b r o s e m i o c á r d i c a . N ã o s e c o n s t a to u a u m e n to d o n ú m e r o d e e o s in ó f ilo s .

P a la v r a s - c h a v e s : D o e n ç a d e C h a g a s . F ib r o s e m i o c á r d i c a . M a s t ó c i t o s . G r a n u ló c i to s e o s in ó f ilo s .

Tem -se atribuído à fibrose m iocárdica papel im portante na insuficiência cardíaca da doença de C hagas, a qual resultaria de um a contínua produção de colágeno no foco inflam atório4 9. D e modo sim ilar adm item alguns9 25 que a fibrose das m usculares próprias do tubo digestivo poderia ser tam b ém um dos fa to re s p a to g e n é tic o s do m egaesôfago e do megacólon observados na mesma doença.

N a tr ip a n o s o m ía s e c r u z i, h u m a n a e experim ental, tanto no coração comb no esôfago, tem sido relatado aumento do núm ero de mastócitos, ligado ou não ao processo inflam atório121221 23 25. Quanto à participação dos eosinófilos, em bora não e x is tin d o e s tu d o s q u a n tita tiv o s , tra b a lh o s identificam sua presença tanto no coração como no esôfago de chagásicos crônicos18 1° u 13 14151617

21 22 24 25 _

C onstata-se, p o rtan to , não estar clara a participação dos m astócitos e dos eosinófilos na fibrose que acom panha a m iocardite e a inflam ação da m usculatura do tubo digestivo na doença de

T ra b a lh o d o C u rs o d e P ó s-G ra d u a ç ã o e m P a to lo g ia H u m an a da F a c u ld a d e d e M e d ic in a d o T riâ n g u lo M in e iro , U b e ra b a , M G e d o D e p a rta m e n to d e C lín ic a M é d ic a d a F a c u ld a d e de C iê n c ia s d a S a ú d e d a U n iv e rsid a d e d e B rasília, B rasília, D F . Endereço para correspondência: P r o f . E d m u n d o C h a p a d e iro , D e p to . d e P a to lo g ia , M e d ic in a L eg al e D e o n to lo g ia M é d ic a / F M T M , A v . G e tú lio G u a ritá 130, 3 8 0 2 5 -0 5 0 U b e ra b a , M G . R e c e b id o p a ra p u b lic a ç ã o e m 0 3 /0 9 /9 1 .

Chagas.

A finalidade deste trabalho é investigar a presença e o papel dos m astócitos e granulócitos eosinófilos, na fibrose m iocárdica, do rato chagásico crônico.

M A TER IA L E M ÉTO D O S

Consta de corações de 40 ratos albinos W istar, 30 na fase tardia (por volta de 8 meses) de infecção chagásica, produzida por via intraperitonial pelas cepas Y, São Felipe (12SF) e C olom biana (Col) do T r y p a n o s o m a c r u z i e 10 não infectados (grupo controle). Os ratos infectados foram divididos em 3 grupos de 10 anim ais, inoculados com baixo, médio e alto inoculo correspondendo, respectivam ente a 2000-3000, 4000-5000 e 6000 parasitas/g de peso corporal. F oi a seguinte a distribuição dos anim ais segundo a cepa e a intensidade do inóculo:

Inóculo C ep a Y C ep a 12S F C ep a C o l

baixo 3 3 3

m édio 5 4 7

alto 2 3

-T otal d e an im ais 10 10 10

Os anim ais do grupo controle possuíam as

(2)

P in h e iro M C N , B e ra ld o PSS, Ju n q u eira J ú n io r LF, L o p e s ER, C h a p a d eiro E. A n á lise q u a n tita tiv a d e m a stó c ito s e d e g ra n u ló c ito s e osin ó filo s n o m io c á rd io d e ra to s W istar cro n ica m en te in fecta d o s p e lo T rypanosoma cruzi. C o n tribu içã o a o c o n h e cim e n to d a f ib r o s e m io c á rd ic a. R ev ista d a S o cie d a d e B ra sile ira d e M e d ic in a T ro p ic a l 2 5 :4 5 -5 0 , ja n - m a r, 1 992.

peso dos infectados. Tanto os ratos controles como os infectados foram sacrificados na mesma época.

O coração de cada animal foi retirado durante a necropsia, e após análise m acroscópica, cortando em duas m etades; a seguir o m aterial foi fixado em form ol neutro a 10% e incluído em parafina. De

cada bloco foram obtidos quatro cortes de 5-7fxm de

espessura, próxim os entre si, que foram corados p e la h e m a to x ilin a -e o s in a (p a ra a n á lis e do com prom etim ento geral do m iocárdio), pelo Giemsa m odificado para tecido (visando a identificação e contagem de m astócitos e de eosinófilos) e pelos m étodos de A zan-H eidenhain e Sirius-red (para estudo da fibrose).

A contagem das células e a análise da fibrose foram realizadas em 10 campos m icroscópicos consecutivos de 200X na parede livre do terço m édio do ventrículo esquerdo de cada corte, correspondendo a um a área de 8mm2.

Os dados num éricos foram subm etidos à análise estatística através dos testes do qui-quadrado, M ann- W hitney e pela estatística de K ruskal-W allis7. Para fins de conclusão, em term os estatísticos, adotou-se o nível de significância de 0,05.

RESU LTA D O S

D os 30 anim ais infectados, 26 (86,66% ) apresentaram m iocardite crônica (Figuras 1 e 2) caracterizada por infiltrado de células mononucleares (m acrófagos e linfócitos) e fenômenos degenerativo- necróticos das fibrocélulas; fibrose ocorreu apenas em 12 dos 26 anim ais com m iocardite e foi identificada como áreas irregulares de neoform ação conjuntiva localizada no endo e perim ísio, coradas em azul pelo m étodo de A zan-H eidenhain e birrefringentes, alaranjadas, nas preparações coradas pelo Sirius-red, observadas à polarização. Três anim ais infectados com os diferentes inóculos da cepa 12SF e u m com baixo inóculo da cepa Y não desenvolveram m iocardite. Consideraram -se três tipos de fibroses: 1. focal, quando a área ou a soma das áreas coradas em azul alcançava até 25 % do cam po exam inado (Figura 3); 2. zonal, quando a som a dessas áreas com preendia 25 a 50 % (Figura 4) do campo m iocárdico; 3. difusa, quando as áreas coradas em azul ultrapassavam 50% dos campos exam inados (Figura 5).

Conform e indicado na Tabela 1, o núm ero m édio de m astócitos encontrado no m iocárdio dos grupos de anim ais infectados com diferentes cepas do T r y p a n o s o m a c r u z i, foi significativam ente maior (3 a 5 vezes) que no grupo controle (Figuras 6A e B). C om parando-se as médias nos três grupos infectados entre si, através da estatística de K ruskal- W allis (H = 3,682; gl = 2; p = 0,158638), não se pode rejeitar a hipótese de igualdade; contudo não se deve deixar de lado a m agnitude do poder estatístico desta decisão (erro B > 90 %), devido ao pequeno núm ero de observações.

T a b e la 1 - M é d i a e d e s v i o - p a d r ã o d o n ú m e r o d e

m a s t ó c i t o s n o m i o c á r d i o v e n tr ic u la r

e s q u e r d o d o s r a t o s , s e g u n d o a s c e p a s d e T. cruzi.

Grupos M édia D esvio-padrão

Controle 6,50 4,04

Y 21,00 11,57

12SF 18,90 7,91

COL 29,10 14,08

Estatística de Kruskal-Wallis = 21,196 p = 0,00096

E ntre os corações estudados, a fibrose ocorreu em 12 (40% ) dos ratos infectados e em 10% dos controles, com o indica a Tabela 2. N a Tabela 3,

T abela 2 - F ibrose no m io c á rd io v e n tric u la r e sq u e rd o d e

ra to s c o n tro le s e in fec ta d os p e lo T. cruzi.

Fibrose

Grupos Sim Não Total

N° % N° % N° %

Controle 1 10,0 9 90,0 10 100,0

Chagásico 12 40,0 18 60,0 30 100,0

Total 13 32,5 27 67,5 40 100,0

(3)

P i n h e i r o M C N , B e r a l d o P S S , J u n q u e ir a J ú n io r L F , L o p e s E R , C h a p a d e ir o E . A n á li s e q u a n ti ta t iv a d e m a s t ó c i t o s e d e g r a n u l ó c i t o s e o s i n ó f il o s n o m i o c á r d i o d e r a t o s W is ta r c r o n i c a m e n t e in f e c ta d o s p e l o T ryp an osom a cru zi. C o n tr i b u iç ã o a o c o n h e c im e n to d a f i b r o s e m i o c á r d i c a . R e v i s t a d a S o c i e d a d e B r a s i le i r a d e M e d i c in a T r o p i c a l 2 5 : 4 5 - 5 0 , j a n - m a r , 1 9 9 2 .

F ig u r a 1 - R a to c h a g á s i c o . M i o c a r d i t e c r ô n i c a c o m n in h o d e a m a s ti g o ta s d o T . cru zi ( s e ta ) n o in t e r i o r d e m i o c é lu l a s . H E 4 0 0 x .

F ig u r a 2 - R a to c h a g á s i c o . M i o c a r d i t e c r ô n i c a f i b r o s a n t e c o m in te n s o in f iltr a d o m o n o n u c l e a r . H E 4 0 0 x . F ig u r a 3 - R a t o c h a g á s i c o . M i o c a r d i t e c r ô n i c a c o m f i b r ö s e f o c a l . T r ic r ô m i c o d e H e i d e n h a in lO O x . F ig u r a 4 - R a t o c h a g á s i c o . M i o c a r d i t e c r ô n i c a c o m f i b r ö s e z o n a l . T r ic r ô m i c o d e H e i d e n h a in lO O x . F ig u r a 5 - R a t o c h a g á s i c o . M i o c a r d i t e c r ô n i c a c o m á r e a d e f i b r ö s e d if u s a . T r ic ô m ic o d e H e i d e n h a in lO O x . F ig u r a s 6 A e 6 B - M a s t ó c i t o s ( s e ta s ) n o m i o c á r d i o d e r a t o s n ã o c h a g á s i c o (6 A ) e c h a g á s i c o c r ô n i c o (6 B ). O b s e r v a r

(4)

P in h e i r o M C N , B e r a l d o P S S , J u n q u e ir a J ú n i o r L F , L o p e s E R , C h a p a d e ir o E . A n á li s e q u a n t i t a t i v a d e m a s t ó c i t o s e d e g r a n u l ó c i t o s e o s i n ó f il o s n o m i o c á r d i o d e r a t o s W is ta r c r o n i c a m e n t e in f e c ta d o s p e l o T rypan osom a cru zi. C o n tr i b u iç ã o a o c o n h e c im e n to d a f i b r o s e m i o c á r d i c a . R e v is t a d a S o c i e d a d e B r a s i le i r a d e M e d i c in a T r o p i c a l 2 5 : 4 5 - 5 0 , j a n - m a r , 1 9 9 2 .

T a b e la 3 - D i s t r i b u i ç ã o d a f i b r o s e , e m d o z e r a t o s , d e a c o r d o c o m a c e p a e a i n t e n s i d a d e d o in o c u lo . C ep as

Inoculo Y 12-S F C O L N ú m ero

N ° % N ° % N ° % T otal

M éd io 4 6 6 ,6 6 1 5 0 ,0 0 4 1 0 0 ,0 0 9

A lto 2 3 3 ,3 3 1 5 0 ,0 0 - - 3

T otal 6 1 0 0 ,0 0 2 1 0 0 ,0 0 4 1 0 0 ,0 0 12

constata-se que os 12 anim ais que apresentaram fibrose receberam alto e m édio inoculo e que 6 deles haviam sido inoculados com a cepa Y, 2 com a 12SF e 4 com a C o l. E m nenhum rato infectado com baixo inoculo desenvolveu-se fibrose miocárdica.

A Tabela 4, m ostra que a m édia e o desvio- padrão do núm ero de m astócitos nos anim ais infectados que apresentaram fibrose foram próximos daqueles sem fibrose. D e acordo com o teste de M ann-W hitney = 0,004 p = 0,9427, não houve diferença significativa entre essas médias.

T a b e la 4 - M é d i a e d e s v i o p a d r ã o d o n ú m e ro d e m a s t ó c i t o s n o s a n im a is in f e c ta d o s c o m

e s e m f i b r o s e m io c á r d ic a .

Fibrose M édia Desvio-padrâo

Sim 22,33 11,21

N ão 22,88 12,55

E sta tística d e M ann-W hitney = 0 ,0 0 4 p = 0 ,9 4 2 7

A pesquisa dos eosinófilos revelou-se negativa no m iocárdio dos dez corações controles e positiva em sete dos trinta corações dos anim ais infectados. N estes últim os, o núm ero de células variou de 1 a 4 . Os dados não perm item análise estatística.

DISCUSSÃ O

N ossas observações sugerem que o aum ento do núm ero dos m astócitos no m iocárdio dos ratos chagásicos p o r nós estudados, está associado

fundamentalmente à infecção pelo T r y p a n o s o m a

c ru z i e não à m iocardite crônica fibrosante. A técnica histológica que em pregam os não identifica m astócitos degranulados, mas é válida p ara casos em que se constata aum ento do núm ero destas células.

Pelo fato de não term os observado relação entre a fibrose m iocárdica e o aum ento do núm ero de m astócitos poder-se-ia questionar se o aum ento do núm ero destas células é realm ente um dos fatores responsáveis pelo caráter fibrosante da lesão m iocárdica e pela fibrose das m usculares do esôfago e/ou intestino no hom em , com o alguns sugerem 2 21 25. Deve-se, entretanto, realçar a diversidade das condições hum anas e experim entais e a existência de outras Variáveis (como p o r exem plo tipos de cepas, intensidade do inoculo, etc.) entre os diversos trabalhos citados.

D os anim ais infectados, 40% desenvolveram fibrose m iocárdica e é im portante realçar que esta só foi constatada nos anim ais infectados com m édio e alto inóculos, não ocorrendo em nenhum dos nove que receberam baixo inoculo, independentem ente da cepa inoculada. P or outro lado, 60 % dos anim ais infectados com a cepa Y desenvolveram fibrose, a qual ocorreu em som ente 40 % dos ratos infectados com a cepa Col e em 20 % daqueles inoculados com a cepa 12SF. D iante do pequeno núm ero de casos, não foi possível análise estatística. E ntretanto, os dados dispostos na Tabela 3 sugerem que a m aioria dos casos com fibrose está relacionada ao inoculo médio e à cepa Y. Não temos elem entos para explicar a fibrose m iocárdica observada em um dos animais controle.

(5)

P in h e i r o M C N , B e r a l d o P S S , J u n q u e ir a J ú n io r L F , L o p e s E R , C h a p a d e ir o E . A n á li s e q u a n ti ta t iv a d e m a s t ó c i t o s e d e g r a n u l ó c i t o s e o s i n ó f il o s n o m i o c á r d i o d e r a t o s W is ta r c r o n i c a m e n t e in f e c ta d o s p e l o T ryp an osom a cru zi. C o n tr i b u iç ã o a o c o n h e c im e n to d a f i b r o s e m i o c á r d i c a . R e v i s t a d a S o c i e d a d e B r a s i l e i r a d e M e d i c i n a T r o p i c a l 2 5 : 4 5 - 5 0 , j a n - m a r , 1 9 9 2 .

tripanossom íase cruzi foi relatado em modelos experim entais em outras sedes que não o m iocárdio. M enezes e A lcântara12 descreveram nas áreas de reinoculação, na pele de cam undongos, m aior quantidade de mastócitos e admitem ser a inflamação produzida pelo inóculo a responsável pelo fenômeno. T rabalhando com cam undongos, cronicam ente infectados com a cepa “ A B C ” do T r y p a n o s o m a

c r u z i, T afurieB rener23 também constataram intenso

aum ento do núm ero de m astócitos, especialmente na m u scu lar do in te stin o . T afu ri e R aso25, confirm aram ocorrer m astocitose na doença de Chagas experim ental e lançaram a hipótese de que estaria relacionada com a gênese da fibrilopoiese. Entretanto, na fase aguda da infecção de ratos W istar, inoculados com as m esm as cepas do T r y p a n o s o m a c r u z i por nós utilizadas no presente estudo, C hapadeiro e cols5 se referem à falta ou escassez de m astócitos, em contraste com sua abundância nos anim ais controles.

C om relação aos granulócitos eosinófilos no m iocárdio não nos foi possível tirar conclusões, tendo em vista o núm ero pouco expressivo daquelas células nos ratos chagásicos e de não terem sido detectadas nos controles.

E m c o n c lu s ã o , são n e c e s s á ria s n o v a s investigações para procurar esclarecer o papel dos m astócitos e dos eosinófilos na gênese da fibrose m iocárdica da doença de Chagas, entre outras

razões, pelo fato de que nas inflam ações em geral, tem -se atribuído aos m astócitos3 6 18 20 e ao g ra n u ló c ito s e o s in ó f ilo s 19 p a r tic ip a ç ã o n a colanogênese do fenômeno produtivo reparativo.

SUM M ARY

W e d i d m a s t c e l l a n d e o s i n o p h i l g r a n u l o c y t e c o u n ts in th e m y o c a r d iu m o f f o r t y c h r o n i c c h a g a s i c W is ta r a lb i n o r a ts . W e u s e d 1 0 c o n t r o l s r a t s a n d 3 0 a n im a ls w it h la t e s t a g e ( 8 ^ m o n th ) in f e c tio n o f S ã o F e li p e , Y a n d C o lo m b ia n T ryp an osom a cru zi s t r a i n s , w ith v a r i a b l e d e g r e e o f c h r o n ic m y o c a r d it is . W e f o u n d c h r o n i c f i b r o s i n g m y o c a r d i t i s ( f ib r o s is ) in 4 0 % o f th e i n f e c te d a n im a ls . It w a s d e t e c t e d i n c r e a s e d m a s t c e l l c o u n t in th e c h a g a s i c r a t s a s s o c i a t e d w ith in f e c tio n a n d n o t r e l a t e d w it h m y o c a r d i a l f i b r o s i s . T h e r e w a s n o in c r e a s e in th e e o s i n o p h il c o u n ts .

K e y - w o r d s : C h a g a s ’d i s e a s e . M y o c a r d i a l f i b r o s i s . M a s t c e ll. E o s in o p h i l g r a n u l o c y te .

A G RA D ECIM EN TO S

Ao Prof. Euclides Ayres de Castilho e Raimundo Cam urça de M enezes pela orientação e execução da análise estatística.

REFERÊN CIA S BIBLIOGRÁFICAS

1. A d ad SJ. C ontrib uição ao estudo da anatom ia

p a to ló g ic a e da p a to g ê n e s e d o m e g a e s ô fa g o ch a g á sico . T e se d e M estrado, F acu ld ad ed e M edicina d o T riâ n gu lo M in eiro , U beraba, 19B9.

2 . A lm eid a H O , Pereira F E L , T afuri W L . E studo quantitativo d os m astócitos na ca rd io p a tia ch a g á sica c rô n ica . R ev ista do Instituto d e M ed icin a T ropical d e S ão P aulo 1 7 :5 -9 , 1 9 7 5 .

3 . B e n sle y S H . H isto lo g ic a l studies o f th e reactions o f c e lls and intercelu lar su b stan ces o f lo o s e co n n ectiv e tissu e to th e sp read in g factor o f testicular extracts. A n n a ls o f th e N e w Y ork A ca d em y o f S cien ces 5 1 :8 9 3 -8 9 8 , 1 949.

4 . B o g lio lo L . A s ca u sa s anatôm icas da in su ficiên cia ca rd ía ca na card iop atia (m iocard ite) ch a g á sica crô n ica , estudadas com parativ am ente com as causas

a n a tô m ic a s d a in s u fic iê n c ia c a r d ía c a n o u tra s card iop atias. P arte II. A rq u iv o s B ra sileiro s de C ard io lo gia 2 9 :4 7 9 -4 8 3 , 1 9 7 6 .

5 . C hapadeiro E , B erald o P S S , J esu s P C , O liveira Jr W P , Junqueira Jr L F . L e sõ e s card ía cas em ratos W is ta r in o c u la d o s c o m d if e r e n te s c e p a s d o

T r y p a n o s o m a c r u z i. R ev ista da S o c ie d a d e B rasileira d e M ed icin a T ro p ica l 2 1 :9 5 -1 0 3 , 1 9 8 8 .

6 . F e m e x M . C o n trib u tio n a l’étu d ep h y sio -p a to lo g iq u e d e s m a s to c y te s d a n s le m y o c a r d e . A c tu a lité C ard io lo g ie et A n g io lo g ie 9 :2 6 9 , 1 9 6 0 .

7 . H olla nder M , W o lfe D A . N on p aram etric statistical m ethods. John W iley & S o n s, N e w Y ork , 1 9 7 3 . 8 . Laranja F S , D ia s E , N ó b reg a G , M iranda A .

(6)

P i n h e i r o M C N , B e r a l d o P S S , J u n q u e ir a J ú n io r L F , L o p e s E R , C h a p a d e ir o E . A n á li s e q u a n ti ta t iv a d e m a s t ó c i t o s e d e g r a n u l ó c i t o s e o s i n ó f il o s n o m i o c á r d i o d e r a t o s W is ta r c r o n i c a m e n t e in f e c ta d o s p e l o T ryp an osom a cru zi. C o n tr i b u iç ã o a o c o n h e c im e n to d a f i b r o s e m i o c á r d i c a . R e v i s t a d a S o c i e d a d e B r a s i le i r a d e M e d i c i n a T r o p i c a l 2 5 : 4 5 - 5 0 , j a n - m a r , 1 9 9 2 .

9 . L o p es E R , C hapadeiro E , T afuri W L , Prata A R . P a to lo g ia das p rin cip ais d o en ça s tropicais no B rasil .In : L o p es E R , C hapadeiro E , R aso P, T afu ri W L (ed) B o g lio lo P atologia, 4 a ’ e d içã o , G uanabara K o o g a n , R io d e Janeiro p. 1 0 4 7 -1 1 2 0 , 1987. 1 0. L oren zan a R. C hronic C hagasic m yocard itis. Report

o f a c a se . A m erican Journal o f C linical P ath ology 4 8 :3 9 -4 3 , 1 9 6 7 .

1 1 . M a z z a S , J ö r g M E , F eijo o E J C . Prim er caso crônico d e form a c a rd ía ca d e en ferm id a d d e C h agas d em on strad o en Santiago d el E stero. P ublicació n de la M ision d e E studios d e Patologia R egional Argentina 3 8 :1 -7 5 , 1 938.

12. M e n e z e s H , A lcantara F G . O s m astócitos da p e le de ca m u n d o n g o s in fectad os experim en talm en te com T r y p a n o s o m a c r u z i ■ O H osp ital 6 8 :1 8 7 -1 9 0 , 1965. 13. M ig n o n e C . A lg u n s a sp ectos da anatom ia pato lógica da cardite ch a g á sica crôn ica. T e se d e P rofessor C ated rático, U n iv ersid a d e d e São P aulo, São Paulo, 1 9 5 8 .

14. M o lin a H A , K ierszen b au m F . A study o f hum an m y ocard ial tissu e in C h a g a s’d isease: D istribution a n d fr e q u e n c y o f in fla m m a to r y c e ll ty p e s . In ternational Journal o fP a ra sito lo g y 1 7 :1 2 9 7 -1 3 0 0 , 1 9 8 7 .

1 5 . M o li n a H A , K i e r s z e n b a u m F .

Im m u n o h isto c h e m ic a l d e te c tio n o f d ep o sits o f e o s in o p h il-d e r iv e d n e u r o to x in and e o sin o p h il p e r o x id a s e in th e m y o ca rd iu m o f patients w ith C h a g a s ’d is e a s e . Im m u n o lo g y 6 4 :7 2 5 -7 3 1 , 1 9 8 8 . 16. M o lin a H A , K ierszen b au m F, Interaction o f hum an

e o sin o p h ils or neutrophils w ith T r y p a n o s o m a c r u z i in v i t r o ca u se s bystan d er cardiac c e ll dam age. Im m u n o lo g y 6 6 :2 8 9 -2 9 5 , 1 989.

17. M o lin a H A , K ierszen b au m F . E osin op h il activation

in a c u te and c h r o n ic m y o c a r d ia l le s io n s and d ep osition o f toxin eo sin o p h il gran u le p rotein s on heart m y o fib ers. Journal o fP a r a s ito lo g y 7 5 :1 2 9 - 1 3 3 , 1989.

18. M orrione T G . T h e form ation o f co lla g e n fibres by th eaction o f heparin an so lu b le co lla g e n . A n electron m icroscop e study. Journal o f E xperim en tal M ed icin e 9 6 :1 0 7 -1 1 6 , 1952.

19. O lsen EG J, Spray CJF. T h e p a th o p h y sio lo g y o f en d om yocard ial fib rosis. A rq u iv o s B ra sileiro s d e C ard iolo gia 3 8 :3 1 9 -3 2 3 , 1 9 8 2 .

2 0 . O rfan os C , Sturttgen G . D a s zerfallastadiu m un d ie fo lgen der m a stzelled eg a m u lleru n g m it b eso n d erer b e r u c k sc h tig e n g d e r m e s e n c h y m a le n rea k tio n . Z eitschrift für Z ellfo rsch u n g und M ik ro sk o p isch e A n atom ie 6 1 :6 2 2 -6 3 2 , 1 9 6 3 .

2 1 . Pereira F E L . E studo quantitativo d o s m astócitos na m usculatura do esô fa g o d e c h a g á sic o s crô n ico s. R evista do Instituto d e M ed icin a T ro p ica l d e São Paulo 1 4 :3 0 -3 2 , 1 972.

2 2 . R om ana C. E n ferm ed ad d e C h agas. L o p es L ib reros, B uenos A ir e s, 1 963.

2 3 . T afu riW L , B ren erZ . L e s õ e s d o s p le x o s d e M e is s n e r e d e A u e r b a c h d o in te stin o d o c a m u n d o n g o a lb in o na f a s e c r ô n ic a d a t r i p a n o s s o m ía s e c r u z i experim enta l. R evista do Instituto d e M ed icin a T rop ical d e São Paulo 9 :1 4 9 -1 5 4 , 1 9 6 7 .

2 4 . T afuri W L , L op es E R , C hapadeiro E , M iziara H L , Santos B G , R aso P. M iocardite ch a g á sica aguda humana: P rovável ag ressã o à c é lu la cardía ca pelo g r a n u ló c ito e o s in ó filo . R e v is ta d a S o c ie d a d e B rasileira d e M ed icin a T rop ical 1 6 :1 2 2 -1 2 4 , 1 983. 2 5 . T afuri W L , R aso P. A natom ia P a to ló g ica . In: Raia

Referências

Documentos relacionados

[r]

De acordo com resultados da pesquisa, para os AAGEs, a visita técnica não é realizada com a presença do AAGE. Quanto ao “ feedback ” ao AAGE sobre a visita técnica realizada

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

Segundo Éric Laurent, a psicose ordinária se caracteriza pela não resposta aos significantes-mestres tradicionais, manifestando o fim do poder do Nome-do-Pai como

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo

volver competências indispensáveis ao exercício profissional da Medicina, nomeadamente, colheita da história clínica e exame físico detalhado, identificação dos

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on