• Nenhum resultado encontrado

QUÍMICA-2009 UFBA - 2ª 2ª FASE QUÍMICA 01.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "QUÍMICA-2009 UFBA - 2ª 2ª FASE QUÍMICA 01."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Q U ÍM IC A

QUÍMICA-2009

01.

A pressão de vapor é uma das propriedades mais importantes dos líquidos. Dela depende a manutenção do ciclo da água no planeta, a umidade do ar que se respira e a regulação da temperatura do corpo. A pressão máxima de vapor de um líquido é a pressão exercida por seus vapores, quando estão em equilíbrio dinâmico com esse líquido, e depende, dentre outros fatores, da temperatura e da força das interações entre suas moléculas.

Quando um líquido entra em ebulição, a pressão de seus vapores torna-se igual à pressão externa, que, em um recipiente aberto, é igual à pressão atmosférica. O gráfico mostra a relação entre a pressão de vapor de alguns líquidos com a temperatura.

De acordo com essas considerações e com base na análise do gráfico apresentado,

• identifique o líquido que evapora com maior velocidade a 40ºC, ao nível do mar, e aquele que possui interações mais fortes entre suas moléculas.

________________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________________

• justifique o fato de os alimentos demorarem mais para serem cozidos — em recipientes abertos, contendo uma determinada massa de água em ebulição — em localidades de grandes altitudes, quando comparado ao cozimento desses mesmos alimentos, nas mesmas condições, entretanto, ao nível do mar.

________________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________________ 02. I. Au(s) + CN-(aq) + H

2O(l) + O2(aq)  [Au(CN)2]

- (aq) + OH-(aq) II. [Au(CN)2]-(aq) + Zn(s)  [Zn(CN)

4]

(2)

Q

U

ÍM

IC

A

No início do mês de junho de 2008, um vazamento na barragem de rejeitos — contendo cianeto de sódio, NaCN, de uma empresa mineradora — atingiu o rio Itapicuruzinho que abastece a cidade de Jacobina, no noroeste da Bahia. A contaminação se restringiu às águas superficiais de ecossistemas que servem como fonte de abastecimento urbano, entretanto, com a expansão das atividades da mineradora, poderia atingir os lençóis freáticos.

O íon cianeto, CN(aq), encontrado nos efluentes de empresas de extração de ouro, combina-se com outras espécies químicas, formando complexos tóxicos, além de compostos mais simples, a exemplo de HCN(aq) que pode passar facilmente à condição de gás com a diminuição do pH do meio e a elevação da temperatura. O confinamento de rejeitos de usinas mineradoras de ouro em barragens é uma técnica econômica, que utiliza a degradação natural de efluentes como parte integrante do processo hidrometalúrgico de extração de ouro da terra ou da lama do leito de alguns rios.

Nesse processo, o ouro é dissolvido numa solução de cianeto de sódio, e recuperado posteriormente, utilizando-se zinco, como evidenciam, resumidamente, as equações químicas não balanceadas I e II, representadas acima.

Levando-se em consideração essas informações,

• escreva a equação química que representa o sistema em equilíbrio formado pela reação entre o íon cianeto e a água e justifique o aumento da concentração de HCN(aq), em virtude da diminuição do pH dos efluentes. ________________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________________ • determine a porcentagem de ouro que foi separado completamente de uma tonelada de terra por meio de uma solução contendo 250g de cianeto de sódio e calcule a massa, em gramas, de zinco necessária à redução do ouro existente em solução, sob a forma do íon complexo [Au(CN)2] (aq).

________________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________________ 03.

Em um processo clássico de análise química quantitativa, mede-se o volume de uma solução de concentração conhecida, que reage com a solução da amostra em análise. A partir desse volume, pode-se calcular a quantidade de soluto existente na solução da amostra.

Com esse propósito, uma amostra de 1,50g de iodo impuro é dissolvida em um volume suficiente de uma solução de iodeto de potássio e, em seguida, adiciona-se água, até que o volume da solução atinja 250mL. Dessa solução, são retirados 25mL que reagem, em determinadas condições, com 5,0mL de solução aquosa de tiossulfato de sódio 0,2mol.L-1, de acordo com a equação química representada.

I

2

(aq) + 2Na

2

S

2

O

3

(aq) 2NaI(aq) + Na

2

S

4

O

6

(aq)

(3)

Q

U

ÍM

IC

A Considerando essas informações, a equação química e desprezando o erro incidente sobre a determinação quantitativa, calcule a porcentagem de iodo, I2, presente na amostra de iodo impuro.

________________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________________ 04.

Atualmente, os propelentes usados em aerossóis substituíram, em parte, os clorofluormetanos, responsáveis pela redução da blindagem de ozônio, O3(g), na estratosfera. Os clorofluorcarbonos absorvem radiações de elevada energia e liberam átomos de cloro, Cl(g), que provocam reações em cadeia e reduzem a concentração de ozônio na alta atmosfera, como evidenciam, resumidamente, as equações termoquímicas II e III.

Os átomos de oxigênio, O•(g), que participam da reação química representada em III têm origem na dissociação de moléculas de O2(g) causada pela absorção de radiações de alta energia.

Considerando essas informações e as equações termoquímicas II e III, determine — aplicando a Lei de Hess — a variação de entalpia da reação química representada em I.

________________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________________ 05. I. O3(g) + O(g) 

2O2(g) II. O3(g) + Cl(g) 

ClO(g) + O2(g) Ho120kJ III. ClO(g) + O(g)

Cl(g) + O2(g) Ho270kJ

No dia 25 de novembro de 2007, uma parte da arquibancada do Estádio Otávio Mangabeira, a Fonte Nova, cedeu sob impacto de torcedores, durante uma comemoração, provocando grande tragédia. Uma das causas do acidente foi o desgaste,

(4)

Q

U

ÍM

IC

A

Diariamente, a corrosão ocasiona estragos, muitas vezes invisíveis, em milhões de construções, navios, veículos automotivos, dentre outros. No mundo, calcula-se que 20% do ferro produzido destina-se à reposição daquele que foi enferrujado. A corrosão do ferro é um processo eletroquímico complexo, em que ocorre a formação de diversos compostos e a participação de impurezas existentes no material. Considerando-se os dados constantes da tabela representada acima, é possível compreender, de forma simplificada, esse processo.

A partir da análise dessas considerações, com base nos dados da tabela e admitindo que a ferrugem é constituída apenas por hidróxido de ferro (III),

• determine a ddp da pilha formada entre o ferro e o oxigênio e identifique se a corrosão do ferro é um processo espontâneo.

________________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________________ • mencione dois fatores eletroquímicos que condicionaram a corrosão da estrutura de ferro do concreto armado do Estádio Otávio Mangabeira e apresente uma explicação que justifique a aceleração desse processo na presença de substâncias ácidas, a exemplo do CO2 e SO2, em meio aquoso.

________________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________________

06.

A melanina, cujo monômero está representado pela fórmula estrutural, é um polímero complexo responsável pela pigmentação da pele. Esse polímero pode ser formado por meio da oxidação sucessiva da tirosina, em um processo bioquímico que ocorre nos melanócitos. A tonalidade da pele de um indivíduo depende da quantidade de melanina que o organismo é capaz de produzir.

A partir dessas informações,

• indique os grupos funcionais — presentes na estrutura química — que dão origem a íons H3O+(aq) quando esse monômero está na presença de água e justifique a sua resposta.

________________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________________

• identifique o grupo funcional — representado na estrutura química — que reage com um ácido, HX(aq), e fundamente sua resposta.

________________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________________ manômero de melanina

(5)

Q

U

ÍM

IC

A

Massa de ouro ex traído:

NaCN de mol 2,0 Au de mol 1,0 . NaCN de mol 5,10 . Au de mol 197g  502g.

Porcentagem de ouro extraído de 1,0 ton de terra:

g 10 . 1,0 100 . 502g 6 = 0,05%.

Cálculo da massa de zinco necessária à redução do ouro existente em solução sob a forma do íon complexo [Au(CN)2]-.

Massa molar de zinco: 65,4g.mol—1.

Massa de zinco necessária à redução do ouro:

g 83 ouro de 1 -mol . 197,0g . 2 ouro de 502g . zinco de mol . 65,4g -1  . 03.

Cálculo da concentração de iodo puro, I2, na solução da amostra.

Equação química: I2(aq) + 2Na2S2O3(aq) 2NaI(aq) + Na2S4O6(aq)

Quantidade de matéria de iodo puro, I2, existente em 25mL de solução da amostra em análise:

Quantidade de matéria de tiossulfato de sódio existente em 5,0mL de solução 0,2mol.L-1 desse sal:

1000mL mol 0,2

. 5mL = 1,0 . 10-3 mol.

De acordo com a equação química, a relação entre os coeficientes estequiométricos do iodo, I2, e do tiossulfato de sódio é 1:2, e, consequentemente, a quantidade de iodo em 25mL de solução é a metade da quantidade de matéria de tiossulfato em 5,0mL, ou seja, 5,0.10-4 mol.

Quantidade de matéria de I2 existente em 250mL de solução da amostra é 25mL I de mol 10 . 5,0 2 -4 . 250mL = 5,0 . 10-3 mol.

Massa de iodo existente na amostra de 1,50g: 5,0.10"3 mol de I2.254gmol-1 I

2 = 1,27g

Porcentagem de iodo puro na amostra:

1,50g 1,27g

. 100 85%.

04.

Cálculo da variação de entalpia, 0 I H

 , da reação representada pela equação química I.

01.

Com base no gráfico, pode-se concluir que o líquido que evapora com maior velocidade é o sulfeto de carbono, porque apresenta maior pressão de vapor a 40ºC, e o que possui interações mais fortes entre suas moléculas é a água que tem maior ponto de ebulição.

A quantidade de calor, para aum entar a temperatura da água até a ebulição, necessária ao cozim ento de alim entos é m enor nas localidades de grandes altitudes em razão da baixa pressão atmosférica. Nessas condições, a temperatura de ebulição da água é menor e, conseqüentemente, a velocidade das reações químicas, que ocorrem durante o cozimento, é reduzida com o aumento do tempo.

02.

A equação química que representa o sistema em

equilíbrio é CN—(aq) + H

2O(l)  HCN(aq) + OH—(aq). Com a diminuição do pH dos efluentes há diminuição da concentração de íons OH—(aq), e, conseqüentemente, aumento da concentração de HCN(aq).

Cálculo da porcentagem de ouro, que foi separado completamente de uma tonelada de terra, por meio de uma solução aquosa contendo 250g de cianeto de sódio, NaCN(aq).

Equações químicas I e II balanceadas: I. 4Au(s) + 8CN—(aq) + 2H2O() + O

2(aq)  4[Au(CN)2]—(aq) + 4OH(aq)

II. 2[Au(CN)2] —(aq) + Zn(s)  [Zn(CN)4]2—(aq) + 2Au(s)

No balanceamento das equações químicas I e II levou-se em consideração que o número de elétrons envolvido na oxidação e na redução são iguais, e que o total de carga elétrica dos íons no primeiro membro é igual ao de carga elétrica no segundo membro dessas equações.

Considerando que a razão entre os coeficientes estequimétricos do ouro e do cianeto de sódio, na equação química I balanceada, é 4:8 ou 1:2, e a razão entre os coeficientes estequiométricos do zinco e do ouro, na equação química II balanceada, é 1:2, pode-se determinar a massa de ouro e a massa de zinco requeridas no processo.

As massas molares do cianeto de sódio e do ouro são, respectivamente, 49,0g.mol-1 e 197,0g.mol-1. Quantidade de matéria de cianeto de sódio:

g 0 , 250 = 5,10 mol.

GABARITO

(6)

Q

U

ÍM

IC

A

A reação do íon hidróxido, OH-(aq), formado na reação catódica da pilha com o próton liberado por substâncias ácidas como o CO2 e SO2, em meio aquoso, provoca aumento da velocidade da reação catódica e, consequentemente, a aceleração do processo de corrosão do ferro.

06.

Os grupos funcionais que reagem com a água, dando origem a íons H3O+(aq), são –OH e –COOH, sendo que o grupo –OH apresenta essa propriedade em razão de estar ligado a anel aromático e ao carbono do grupo carboxílico.

O grupo funcional é um receptor de próton que reage com ácidos em razão da disponibilidade do par de elétrons não ligante no átomo de nitrogênio. A variação de entalpia 0

I H

 da reação, representada em I, é a soma algébrica dos valores de entalpia das reações representadas em II e III, de acordo com a Lei de Hess.

05.

Cálculo da diferença de potencial da pilha formada por ferro e o oxigênio.

Semi-equações das reações que ocorrem no ânodo e no cátodo da pilha, respectivamente.

Fe(s)  Fe3+(aq) + 3e

-2 1

O2(g) + H2O() + 2e- 2OH-(aq)

Cálculo da ddp da pilha: Eº = Eº (espécie química reduzida) - Eº (espécie química oxidada)

DEº = +0,40 V - (-0,04V) = + 0,44V

Como a ddp da pilha é maior que zero, se conclui que o processo de corrosão do ferro é espontâneo. Fatores eletroquímicos que condicionaram a corrosão da estrutura de ferro do concreto armado do Estádio Otávio Mangabeira.

Multiplicando-se, respectivamente, por dois e por três as semi-equações que ocorrem no ânodo e no cátodo da pilha, e somando-se, tem-se a equação global.

2Fe(s)  2Fe3+(aq) + 6e

2 3 O2(g) + 3H2O() + 6e-  6OH-(aq) 2Fe(s) + 2 3

O2(g) + 3H2O() 2Fe3+(aq) + 6OH -(aq)

A partir da análise dessa equação química pode-se concluir que a presença de oxigênio juntamente com a umidade ou a infiltração de água, no concreto armado, condicionou a corrosão do ferro.

Referências

Documentos relacionados

• Os principais hscos identificados surgern saivaguardados no PPCG, quer pelas soiuçOes propostas, quer pelas recomendaçOes pam o pianeamento e gestão definidas no Reiatorio

O líquido A apresenta maior temperatura de ebulição do que o líquido A, uma vez que segundo a figura, esse apresenta menor pressão de vapor e portanto, nas

Mas existem estudos, como alguns citados acima e há ainda outros, contudo pensou-se aqui refletir esse conjunto que compõe a literatura de expressão alemã no Brasil ou

pressão de vapor do líquido. A pressão de vapor do líquido em solução é maior que a do líquido puro. A pressão de vapor do líquido não varia após a dissolução

A coleção de Echinodermata depositada no Laboratório de Invertebrados Marinhos (LABIMAR) possui atualmente representantes das cinco classes desse filo, contando com 663

O método elaborado por ANDRADE (1999) se mostrou muito útil na detecção e entendimento da ocorrência das perdas de concreto usinado nos canteiros de obras. Este fato pode

possível descarregar os fumos e vapores do cozimento para o externo, se pode utilizar a coifa na versão filtrante montando um filtro de carvão activado (*), os fumos e

No ano de 1974 a Arquidiocese de Lucca, na Itália, como fruto de diferentes encontros entre Dom Moacyr e Dom Giuliano Agresti (Arcebispo de Lucca), e sensível às