• Nenhum resultado encontrado

Layout. Music VINI SANTOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Layout. Music VINI SANTOS"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)
(2)

Criei este pequeno e-book para que você possa entrar em um ambiente de imersão no estilo do jazz. Vamos fazer um esquenta e conhecer um pouco sobre os tipos de jazz e um pouco da inserção da guitarra no jazz!

Eu sempre fui fascinado por esse estilo, estudei vários estilos e confesso que esse é um dos meus preferidos e tenho me dedicado um pouco mais ao jazz ultimamente. Gosto também de Fusion, Rock Progressivo mas como disse a pouco o jazz tem sido o estilo que me traz brilho nos olhos.

Espero que você aproveite esse e-book que escrevi com todo carinho para que você possa se familiarizar ainda mais na guitarra jazz ok, abraço e boa leitura!

Diagramação e Desenvolvimento:

Music

Layout

@musiclayout Professor e Diretor

Guitar Licks Escola on-line e Espaço Guitar Licks.

VINI SANTOS

(3)

A guitarra tem um papel interessante neste estilo, ela foi

se desenvolvendo ao longo dos anos e hoje tem

mui-to assunmui-to no que se refere a guitarra jazz. Centenas

de métodos foram criados e ainda são desenvolvidos e

sempre trazem uma inovação.

O Jazz vem sendo transformado a cada década, se

analisarmos historicamente este estilo percebemos que

a tecnologia, mudanças sociais, culturais e raciais

mol-daram e continuam moldando o estilo.

(4)

Temos diversos “sub estilos” dentro do estilo do jazz como

o Jazz Antigo: metade da década de 30, Swing: década

de 30 até o final dos anos 40.

No jazz Swing ocorreu as explosões das Big Bands. Be Bop:

Início dos anos 40 até década de 50, esse período foi bem

virtuoso para a guitarra, tanto é que até hoje o Be Bop é

um dos estilos mais complicados que existe na guitarra

jazz. Cool Jazz, West Coast e Hard Bop também são da

década de 50, Free Jazz década de 60.

Com a evolução tecnológica tanto de equipamentos

e experimentos de fusão de estilos começamos na

décadade 70 com o Electric Jazz, e a mistura de outros

estilos é dado o nome de Fusion, Jazz Contemporâneo

ou Vanguarda. Com o avanço da música eletrônica nos

anos 90 temos o Acid Jazz, Nu Jazz.

O estilo continua sofrendo alterações até hoje e cada

vez ficando mais interessante. Cada vez que ouço novos

guitarristas que vem postando vídeos na internet sempre

trazem novidades não só em timbres e equipamentos mas

também no jeito de tocar e técnicas que são inovadas

sempre, acho isso incrível.

Evolução do Estilo

(5)

No jazz temos que estar atentos a alguns aspectos que são fundamentais para todos os guitarristas, e devemos

considerar importantes como:

Ser original é fundamental para se ter sucesso, um dos casos de guitarristas da nova geração que considero muito original e inovador sem perder a essência do jazz é Kurt Rosenwilkell. Ele tem uma sonoridade e trabalho incrível.

Guitarristas de jazz tem que andar lado a lado com essa palavra, ser criativo é mais que fundamental pois o improviso vai ser o carro chefe do negócio.

Você precisará ter uma sonoridade única e conhecer as técnicas que regem o estilo da guitarra jazz. Muitos tem medo do estilo por não utilizar tantos pedais de efeitos como drives e distorções, mas é nisso que os guitarristas se destacam pois é necessário muita técnica para extrair ótimas sonoridades.

É necessário enxergar a música de uma maneira diferente de outros estilos, tem que visualizar muito a questão de como são as composições e ter o poder de transformar uma obra única os arranjos que forem tocados.

Originalidade

Criatividade

Sonoridade e Técnica

(6)

A guitarra foi inserida bem depois, os instrumentos que

protagonizaram este estilo foram o piano, trompete

e saxofone. Seus improvisos são até hoje incríveis e

a guitarra por muitas vezes seguia as mesmas linhas

de improviso, até que hoje ela ganhou destaque e

protagoniza parte deste mercado.

Antigamente as guitarras eram inseridas nas big bands

de jazz e as cordas eram de aço totalmente lisas, e como

hoje

tinham aquelas aberturas em “f” igual

de violinos e baixos acústicos.

Outra evolução que tivemos foi o

“cutaway” aquela abertura na parte

debaixo do corpo que fez muita

diferença e facilitou a tocabilidade

dos guitarristas nas regiões agudas.

Os guitarristas de jazz antigos eram

responsáveis por manter o ritmo, e

isso era tudo o que eles faziam,

no máximo faziam pequenos

solos em blocos (acordes

com linhas melódicas). A

guitarra foi ignorada como

solista até o final da década

de 30, isso porque não havia

amplificação para ela, até

a chegada dos captadores.

Inserção da Guitarra

No Jazz ao longo dos Anos

(7)

Grandes Nomes

da Guitarra Jazz

Falar de nomes importantes no jazz é muito complicado pois cada um deles teve sua contribuição no decorrer de décadas. Dois guitarristas que posso citar aqui é Eddie Lang (1902 – 1933) e Lonnie Johnson (1899

– 1970).

Eles eram bem diferentes em seus estilos, Lonnie era mais blues, quanto ao Eddie era mais voltado para a música europeia pois teve uma formação de violão clássico, era muito técnico em sua execução, foi mais influente que Lonnie Johnson.

Um outro nome importante é Freddie Green, tocava na bigband de. Freddie foi mais conhecido pela parte rítmica pois tocava sem amplificação e tinha uma interação total com ao bateria. Dizem que se ele deixasse de tocar sentiríamos falta dele.

No inpicio dos anos 40 a guitarra deixa de ser um instrumento de acompanhamento e começa a ganhar espaço como instrumento

solista pelas mãos dos guitarristas Charlir Cristian e Django Reinhardt. Charlie foi um dos primeiros a explorar os solos da guitarra elétrica com

mais intensidade, embora tenha morrido muito novo com 26 anos, teve seus 3 anos de glória mas influenciou muitas pessoas e abriu um novo tempo na guitarra.

Django também foi muito influente assim como Charlie Cristian, ele

era um cigano-belga, radicado na França. Foi um guitarrista virtuoso de sua geração, seus improvisos eram extremamente incríveis, e até hoje é aclamado por suas músicas. Ele misturou a música cigana com o jazz, e claro que o estilo gypsy jazz não é para qualquer um.

Busque no youtube as músicas e gravações destes guitarristas citados acima e que vão ser citados neste e-book. Hoje com a tecnologia temos muito conteúdo disponível na internet.

(8)

Temos muitos nomes que poderia citar aqui neste e-book que quase não teria fim mas alguns dos bop como Tal Farlow e Barney Kessel foram grandes nomes que iniciaram seu sucesso no inicio de 50 e permaneceram ativos até a década de 80 .

Para mim um dos mais influentes é Wes Montgomery da década de 50, tinha uma sonoridade incrível, ele explorou muito as oitavas, utilizava o polegar, o que deixava seu som mais macio e redondo. Tinha uma técnica única e tocando tudo com o polegar. Suas linhas melódicas de improviso eram únicas, foi muito influenciado por Charlie Cristian. Um pouco mais tarde temos guitarristas que vieram do jazz com uma influência mais do gospel e do Soul como Herb Ellis, Pat Martino e

George Benson.

Dois guitarristas que chamam muito a atenção por terem estilos um tanto peculiares são Jim Hall por seu incrível bom gosto e notas bem colocadas e Joe Pass, depois de django um dos grandes virtuosos do jazz do século 20. Suas harmonias em chord melody são simplesmente extasiantes e demais.

Temos guitarristas modernos com uma sonoridade um tanto mais interessantes como John Abercrombie, Larry Coryell, Bill Frissel, Lee

Retnouer e John Mclaughlin. É claro qu esses são nomes que eu

conheço, tem muitos mais nomes de grandes guitarristas de jazz modernos que são demais.

Há também guitarristas da nova geração que herdaram a tradiçãodo estilo mais antigo como Mark Whitfield, Russel Malone e um dos principais, John Pizzarelli.

Não podemos nos esquecer das mulheres guitarristas que contribuiram na história do jazz! Vou citar duas que gosto muito, Mimi Fox e Emily

Remler. São maravilhosas mesmo, em sonoridades, composições,

gosto muito do trabalho delas.

Vou deixar uma lista que um de meus professores fez para que eu conhecesse um pouco mais e abrisse minha mente para novos caminhos sonoros. É um pouco extensa mas você pode ir procurando e ouvindo aos poucos, para mim valeu muito a pena ouvir e estudar sobre eles, espero que esse e-book te ajude também a ampliar seu vocabulário sonoro, até a próxima.

(9)

Lista de

Guitarristas

Eddie Lang Lonnie Johnson Bernard Addinson Dick McDounough Carl Kress Django Reinhardt Ted Bunn

Fredie GreenOscar Moore Billy Bauer

George Van Eps Jimmy Raney Chuk Wayne Jhonny Smith George Barnes Tal Farlow Herb Ellis Hank Garland Eddie Condon Barry Galbraith Howard Roberts Barney Kessel Derek Bailey Buck Pizzarelli Charlie Bird Wess Montgomery Grant Green Jim Hall Kenny Burrel Joe Pass Melvin Sparks George Benson Mark Whitfield Russel Malone John Pizzarelli Átila Zoller Cristian Escudé Birele Lagrene Philip Catherine Sid Jacobs Jimmy Bruno Stanley Jordan John Abercrombie Larry Coryell Terje Rypdel John McLaughlin Ralph Tower Al DiMeola Pat Martino Steve Khan Bill Frisell Pat Metheny John Scofield Dave Hill Lee Ritenour Larry Carlton Norman Brown Allan Holdsworth Charlie Hunter David Richman Scott Henderson Mike Stern Kurt Rosenwinkle Rodney Jones Ronny Jordan Phil Upchurch Kevin Eubanks Michael Hedges Adrian Leg Tuck Andress Less Paul Mike Godrick Ted Grenne Marc Antony Bill Connors Mike Miller Steve Cardenas Freddie Clark Frank Gambale Wayne Krants Robben Ford Tommy Bolin Guiarristas de Jazz no estilo

Referências

Documentos relacionados

E) CRIE NO SEU CADERNO UM TÍTULO PARA ESSA HISTÓRIA EM QUADRINHOS.. 3- QUE TAL JUNTAR AS SÍLABAS ABAIXO PARA FORMAR O NOME DE CINCO SUGESTÕES DE PRESENTE PARA O DIA

Está sempre ligada a um verbo da oração principal, sem auxílio de preposição, indicando o alvo sobre o qual recai a ação desse verbo. .. Ex: Quero

Assim, com o aprofundamento e a apreciação das perspectivas educacionais, esta estratégia não apenas vai contribuir para uma estruturação inter-pessoal

Em nosso espaço de coworking, localizado no Brooklin, você encontrá uma variedade de pensadores inovadores, focados em seus trabalhos e em metas para alcançar o sucesso.. Com

Todos os dados coletados serão excluídos de nossos servidores quando você assim requisitar ou quando estes não forem mais necessários ou relevantes para oferecermos

Varr edura TCP Window ( cont inuação) ACK- win manipulado Não Responde ACK- win manipulado ICMP Tipo 3 Firewall Negando Firewall Rejeitando Scanner de Porta... Var r edur a FI N/

A compreensão da música como fato musical associado a contextos específicos nos permitiria então compreendê-la, não a partir de uma questão genérica do tipo o que é música, ou

Concluindo assim que, crianças que possuem a gagueira do desenvolvimento, têm o processo de fala mais lento em comparação a crianças que possuem total fluência,