• Nenhum resultado encontrado

FACULDADE DE EDUCAÇÃO SANTA TEREZINHA - FEST DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FACULDADE DE EDUCAÇÃO SANTA TEREZINHA - FEST DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

FACULDADE DE EDUCAÇÃO SANTA TEREZINHA - FEST

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS

RELATÓRIO PESQUISA COM USUÁRIOS DE ÔNIBUS COLETIVO NA

CIDADE DE IMPERATRIZ – MA

(2)

__________________________________________________________

FACULDADE DE EDUCAÇÃO SANTA TEREZINHA – FEST

DIRETORA GERAL

Roza Maria Soares da Silva

DIRETOR ADMINISTRATIVO E FINANCEIRO Manoel Ferreira da Silva

VICE-DIRETOR

Kleber Alberto Lopes de Sousa DIRETORA ACADÊMICA

Conceição de Maria Botelho Martins

COORDENADOR CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS Fernando Reis Babilônia

COORDENADOR DO NÚCLEO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO Francisco Lima Soares

COORDENAÇÃO DA PESQUISA Claudio Marcos deSousa Moraes ELABORAÇÃO DA PESQUISA Aderson de Sousa Santos Neto Claudio Marcos deSousa Moraes Fernando Reis Babilônia

Janúncio Olimpio Cavalcante Neto Nelson Lima Pessoa

(3)

COLABORAÇÃO

ACADÊMICOS DO CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS

1º Período

Alexandre Almeida da Silva Antonio Josue Meneses Andrade Bruna Samiele Rodrigues e Silva Gustavo Nobrega de Oliveira Ivando Costa Silva

Julianne Moreira Ribeiro Keiliane Souza Moura Leilane Oliveira Santos Mariana Barros Balena Paula de Castro Soares Roseane Carneiro Bezerra 2º Período

Bruna Oliveira de Holanda Caio Lee Sousa Conceição Claudianna dos Santos Louzeiro Jessyka de Sousa Pereira

Jose de Ribamar Coelho da Silva Nathalia de Sousa Silva

Ravane da Silva Gonçalves Richard Ferreira Santiago Rita de Cassea Silva Lima 3º Período

Antonio Francisco Soares da Silva Danilo Pereira Leite

Dayane de Sousa Carvalho Nascimento Karla Tamara Silva Duarte

Maria Keila da Conceição Alves Oseas Costa Lima

Tarcilla Danyelly Vieira da Costa

4º Período

Reinaldo Ferreira Borges Silvânia Silva de Oliveira

Thercio Vinicius dos Santos Oliveira 5º Período

Elenice Rodrigues da Silva Francisca Ferreira da Silva Gabriella da Silva e Silva Leidiane da Silva Neponucena Revanne Carla da Paz Ramalho Rogerio Ramos Chaves

Zacarias Santos de Lima Junior 7º Período

Aksandra Lima da Costa Ana Karla Guimarães da Silva Ashley Adrielle Santos de Souza Glawdes Pereira Galvão

Juliana Barros Balena Marcia Sousa Barros

Marcos Saulo Rodrigues Alves Paulo Jadison Araujo Gomes Regiaria da Silva Araujo Renata de Andrade Carvalho Rosinete Pereira Ferreira

INFORMAÇÕES

Coordenação do Curso de Ciências Econômicas – FEST Rua Perimetral Castelo Branco, 116 – Pq. Anhanguera - Imperatriz – MA

(4)

__________________________________________________________

Metodologia

A presente pesquisa de opinião pública sobre transportes coletivos urbanos da cidade de Imperatriz foi realizada no dia 14 de março do corrente ano, no qual foram coletados dados que pudessem expressar as opiniões dos usuários de ônibus coletivos desta cidade.

Uma equipe de acadêmicos do Curso de Ciências Econômicas da Faculdade de Educação Santa Terezinha - FEST estiveram nos principais pontos de ônibus desta cidade coletando dados que foram tabulados e mensurados através de gráficos com percentuais. A amostra é a parte do universo de pesquisa que se toma para fazer a pesquisa. A amostra foi composta de 560 usuários de transporte coletivo urbano da cidade de Imperatriz - MA.

Atualmente a população de Imperatriz - Ma é composta de 247.553 habitantes, deste universo utilizou-se um erro tolerável de 4,22%, fazendo com que a pesquisa tenha um nível de confiança de 95,78%. A partir destes valores chegou-se a amostra citada. A amostra foi composta somente de pessoas que utilizam ônibus coletivo urbano da cidade de Imperatriz.

A pesquisa foi aplicada em três horários que são considerados de maior contingente de usuários de ônibus da cidade de Imperatriz - Ma, ou seja: de 7 às 8 horas da manha, de 12 às 13 horas da tarde e das 17 às 18 horas.

(5)

GRÁFICO 1: Com que frequência você utiliza os serviços de transporte coletivo urbano?

FONTE: Departamento de Economia/FEST/2013

É possível verificar no gráfico 1 que a maioria (mais precisamente 63%) dos usuários entrevistados utilizam diariamente os serviços de transporte coletivo urbano em Imperatriz. Ao acrescentarmos à análise os 19% referentes aos que utilizam três ou mais vezes por semana teremos que 82% dos entrevistados utilizam desse meio pelo menos três vezes por semana, o que reforça a ideia de dependência dessa modalidade de transporte.

(6)

__________________________________________________________

GRÁFICO 2: As empresas de ônibus coletivo urbano de imperatriz - Ma cumprem o horário corretamente?

FONTE: Departamento de Economia/FEST/2013

Os entrevistamos demonstraram, em sua ampla maioria (84%), sendo possível verificar por meio do Gráfico 2, não estarem satisfeitos quanto ao cumprimento dos horários dos ônibus na cidade. Apenas 16% dos entrevistados informaram que as empresas de ônibus coletivo cumprem corretamente os horários quanto à passagem dos ônibus nos horários estipulados e nas paradas obrigatórias.

(7)

GRÁFICO 3: Qual o tempo de atraso?

FONTE: Departamento de Economia/FEST/2013

Complementando o Gráfico 2 onde eram questionados sobre o cumprimento dos horários pelas empresas quanto à passagem dos ônibus, o Gráfico 3 interpela os 84% que responderam que as empresas não cumprem os horários sobre o tempo de atraso médio dos ônibus. 84% dos entrevistados que responderam não ao cumprimentos dos horários pelas empresas, 42% informaram que o atraso médio dos ônibus na cidade é de pelo menos 1 hora, o que reforça a ideia de insatisfação quanto aos serviços prestados. Vale salientar também que apenas 5% afirmaram que o tempo de atraso é, em média, 10 minutos; através dessa informação podemos chegar à conclusão de que 95% dos atrasos são superiores a 10 minutos.

(8)

__________________________________________________________

GRÁFICO 4: Com que frequência as empresas as empresas de ônibus coletivo urbano de Imperatriz apresentam problemas mecânicos?

FONTE: Departamento de Economia/FEST/2013

O Gráfico 4 nos apresenta uma informação relevável quanto aos problemas apresentados pelos ônibus. É possível verificar que a ampla maioria dos entrevistados (80%) informaram que os ônibus apresentam problemas mecânicos com frequência, enquanto que apenas 4% apontam que nunca presenciaram nenhum problema mecânico no ônibus que utilizavam.

Poderíamos atribuir este alto índice percentual a dois fatores a priori: o primeiro fator seria a má conservação da malha asfáltica da cidade e região e o segundo fator seria a falta de manutenção, principalmente a manutenção preventiva dos ônibus, o que amenizaria e tenderia a diminuir esse expressivo indicador de problemas mecânicos.

(9)

GRÁFICO 5: Como você avalia a limpeza?

FONTE: Departamento de Economia/FEST/2013

Em relação á higienização e limpeza dos veículos (Ver Gráfico 5), somados os que consideram boa ou ótima, apenas 5% ( sendo 1% apontaram Ótima e 4% Boa) consideraram estar satisfeitos quando o ponto informado se refere à limpeza. Os que classificaram como Regular, Ruim ou Péssimo, teremos um percentual de 95%. Vale destacar o alto índice dos que consideraram péssima a limpeza dos veículos, que dos entrevistados, quase metade (48% mais precisamente) informaram estar extremamente insatisfeitos quanto ao questionamento proposto.

(10)

__________________________________________________________

GRÁFICO 6: Como você avalia o atendimento dos motoristas e cobradores com relação aos usuários?

FONTE: Departamento de Economia/FEST/2013

Através do Gráfico 6 podemos visualizar a avaliação do atendimento dos funcionários que lidam diretamente com os passageiros das empresas de ônibus (motoristas e cobradores), atendimento este prestados durante o serviço. É possível observar que 30% dos entrevistados consideraram Bom ou Ótimo o atendimento, enquanto que a mediana dos dados esteve concentrada na classificação Regular (38%). Os que classificaram como Ruim ou Péssimo somam 27%. Com base nessas informações, visualizamos que no quesito atendimento, os entrevistados são bem divididos nas classificações propostas, não sendo possível assim ressaltar uma total satisfação ou insatisfação por parte dos usuários.

(11)

GRÁFICO 7: Os ônibus são adaptados para o transporte de cadeirantes?

FONTE: Departamento de Economia/FEST/2013

Quando o questionamento é quanto à adaptação dos ônibus para os cadeirantes (Ver Gráfico 7), observou-se que 85% dos entrevistados informaram que os veículos não são adaptados ao público usuários de cadeiras de rodas, o que reforça a ideia de que os transportes públicos oferecem pouca acessibilidade. Apenas 15% informaram que os veículos que utlizam possuem essa adaptação.

(12)

__________________________________________________________

GRÁFICO 8: Você presenciou algum desrespeito aos direitos dos idosos pelas empresas de ônibus coletivo urbano?

FONTE: Departamento de Economia/FEST/2013

Este item deseja saber se os usuários dos serviços de porte coletivo urbano de Imperatriz já presenciaram algum desrespeito com o direito dos idosos, e o resultado apresentado indica que 65% dos entrevistados já presenciaram algum tipo de desrespeito, enquanto 34% não presenciaram e, apenas 1% não sabiam ou não quiseram responder. Pelo resultado deste item, observa-se que as empresas prestadoras de serviço de transportes públicos da cidade de Imperatriz - MA desrespeitam os idosos usuários deste tipo de serviço.

(13)

GRÁFICO 9: Com relação ao valor da tarifa cobrada pelas empresas de ônibus coletivo urbano, você considera?

FONTE: Departamento de Economia/FEST/2013

Quanto ao valor da tarifa o resultado da pesquisa ficou bem distribuído, não apresentado nenhum item que tenha se destacado diante dos demais: 31% acharam o valor cobrado pela tarifa de transporte público regular, enquanto os itens bom, ruim e péssimo representaram 22%. Demonstrando desta forma que os usuários consideram o valor da cobrança alto, mas não majoritariamente.

(14)

__________________________________________________________

GRÁFICO 10: Você entende que a quantidade dos ônibus disponibilizados pelas empresas de transporte coletivo urbano são suficientes para atender as necessidades dos usuários?

FONTE: Departamento de Economia/FEST/2013

Esta questão que se refere ao tamanho da frota disponível ao público apresentou um resultado de 94% dos entrevistados responderem que o tamanho da frota está aquém do desejado, enquanto que apenas 6% responderam que sim. Desta forma, de acordo, com a pesquisa a frota está com um número de baixo de ônibus em relação aos anseios da população.

(15)

GRÁFICO 11: Como você classifica o estado de conservação dos ônibus destinados ao transporte dos usuários?

FONTE: Departamento de Economia/FEST/2013

Em relação ao estado de conservação dos ônibus a pesquisa informa que 56% dos entrevistados responderam que o estado é péssimo, 26% ruim, 14% regular, 3% bom e 1% não souberam responde ou não soubera. Este item demonstra destacadamente na pesquisa que a frota, de acordo com os usuários, não apresenta um bom estado de conservação.

(16)

__________________________________________________________

GRÁFICO 12: Qual nota você daria para os serviços prestados pelas empresas de transporte coletivo urbano de Imperatriz?

FONTE: Departamento de Economia/FEST/2013

O último item, que trata da qualidade da prestação de serviço por parte das empresas de transporte urbano de Imperatriz - MA, destacou-se o item com nota igual a 0 (zero), com 28% das respostas. É importante observar que para 83% dos usuários a nota não ultrapassa 5 (cinco). Demonstrando desta forma, conforme a visão dos usuários, o baixo nível da qualidade dos serviços prestados pelas empresas.

(17)

Resultados em síntese

Conforme destacado na pesquisa, há uma grande dependência da população de Imperatriz no que se refere ao transporte coletivo urbano, cerca de 63% dos entrevistados usam diariamente o serviço e 82% usam pelo menos três vezes por semana.

Um outro importante ponto levantado pela pesquisa está relacionado à pontualidade das empresas prestadoras do serviço de transportes coletivo urbano, sendo que para 84% dos entrevistados as empresas não cumprem o horário. Sendo que para 95% dos entrevistados o atraso é superior a trinta minutos.

Foi possível observar também que para 80% dos entrevistados os veículos apresentam problemas mecânicos com frequência, assim como para 70% a limpeza dos veículos é considerada ruim ou péssima. Observamos também que para 85% dos entrevistados as empresas de transporte urbano de Imperatriz – MA não possuem veículos adaptados para o transporte de cadeirantes.

Com relação à quantidade de veículos disponibilizados pelas empresas para atender aos usuários, foi possível observar que para 94% dos entrevistados a quantidade é insuficiente. E quando perguntados sobre o estado de conservação destes veículos que estão transitando, 82% dos entrevistados disseram que o estado de conservação é ruim e péssimo.

E por fim, foi perguntado aos usuários do transporte coletivo urbano de Imperatriz – MA que nota dariam às empresas que oferecem o serviço atualmente. Diante desta pergunta 83% não deram uma nota superior a cinco, onde destaca-se o percentual de 28% para nota zero.

Referências

Documentos relacionados

Com o presente projeto de investimento denominado "Nexxpro Speed (Qualificação) - Reforço do Posicionamento Competitivo Internacional", a empresa pretende

Para tanto, é necessário que a Atenção Básica tenha alta resolutividade, com capacidade clínica e de cuidado e incorporação de tecnologias leves, leve duras e duras (diagnósticas

auditivos têm mencionado a ocorrência de zumbido nos aparelhos auditivos quando usam telefones celulares, indicando que o telefone celular e o aparelho auditivo podem não

Na segunda fase do método e, com base nos resultados avaliados, uma nova pesquisa foi desenvolvida e aplicada a 230 funcionários operacionais no mês de Maio/2018,

Em 1979, o Centro Nacional de Referências Culturais, sob a denominação de Fundação Pró-Memória, se fundiu com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional,

*No mesmo dia, saindo da sala do segundo ano, fomos a sala do primeiro ano, quando entramos os alunos já estavam em sala, depois de nos acomodarmos a professora pediu que

Os Oficiais de Registro Civil das Pessoas Na- turais do Estado de São Paulo também têm competência para os atos notariais de reconhecimento de firma, autenticação de cópia

The effect of prophylactic percutaneous endoscopic gastrostomy (PEG) tube placement on swallowing and swallow-related outcomes in patients undergoing radiotherapy for head