• Nenhum resultado encontrado

Vem sobre nós, ó Espírito de Deus Conchal/SP - Diocese de Limeira - 07 de Junho de 2014

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Vem sobre nós, ó Espírito de Deus Conchal/SP - Diocese de Limeira - 07 de Junho de 2014"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Mi

M

is

ss

sa

a

d

d

a

a

Vi

V

ig

íl

li

ia

a

d

d

e

e

Pe

P

e

n

n

t

t

e

e

c

c

o

o

st

s

te

es

s

“Vem sobre nós, ó Espírito de Deus”

Conchal/SP - Diocese de Limeira - 07 de Junho de 2014

RITOS INICIAIS

Animador: Boa Noite a todos! Em vigília de prece, acolhemos o dia em que o mistério pascal atingiu a sua plenitude no dom do Espírito derrama-do sobre a Igreja nascente. Damos graças ao Pai porque o Espírito revelou a todos os povos o mistério escondido nos séculos e reuniu todas as raças na alegria da salvação. Somos hoje reves-tidos da força do Espírito para sermos testemunhas do Cristo ressuscitado. Celebramos a páscoa de Jesus Cristo que se manifesta em todas as pessoas e grupos que vivem profundamente a aliança com Deus e que se abrem à força do seu Espírito.

1. Mantra

Vem Divino Espírito!

1. Vem, Espírito Santo, irradia sua luz, suave maravilhosa, em nossos cora-ções, vem, Divino Espírito.

2. Vem, Espírito Santo, faz em nós tua morada, nossa vida ilumina, permanece para sempre...

3. Vem, Espírito Santo, Pai bondoso dos pobres, alivia noss’alma, tu o Con-solador...

4. Vem, Espírito Santo, fonte de nova vida, dá-nos sabedoria e teu discerni-mento...

5. Vem, Espírito Santo, és descanso e refúgio, tu que enxugas as lágrimas, vem trazer tua paz...

6. Vem, Espírito Santo, vem nos purifi-car, tira os nossos pecados: reconcilia-ção!

7. Vem, Espírito Santo, vem tirar nosso medo, dá coragem e força e firmeza na fé...

8. Vem, Espírito Santo, o teu fogo acende, em nossos corações: alegria e fervor...

9. Vem, Espírito Santo, vem todos teus dons, o amor que não passa, Santo Animador..

2. Acolhida e Convite ao louvor Animador: É com alegria, meus ir-mãos, que vimos chegar este dia de pentecostes, onde a santa Igreja res-plende aos olhos dos fiéis e inflama seus corações. Pois celebramos este dia em que nosso Senhor Jesus Cristo, depois de sua ressurreição e da glória da sua ascensão, enviou o Espírito Santo. Se, após o dilúvio, a impiedade

da humanidade edificou uma alta torre contra o Senhor, merecendo a família humana ser dividida por línguas diver-sas, a humilde piedade dos discípulos reconduziu para Deus os povos diver-sos. Assim, o que a discórdia tinha dispersado, a caridade juntou. E os membros espalhados de uma única família foram agrupados entre si e com o Cristo, sendo fundidos pelo fogo do amor na unidade deste corpo santíssi-mo. Vocês, meus irmãos, membros do corpo de Cristo, germes da unidade, filhos da paz, passem este dia na ale-gria, celebrem-no com tranquilidade. Pois o que tinha sido anunciado nestes dias em que veio o Espírito Santo, isto deverá acontecer. É assim que, hoje, a própria unidade fala todas as línguas através de todas as nações.

3. Memória das Igrejas

Sete velas são preparadas para serem acesas (a partir do círio) como memória das Igrejas.

Animador: Nesta festa de todas as Igrejas, demos graças a Deus pelo testemunho de cada uma das Igrejas cristãs.

Leitor 1:(acendendo a primeira vela)

Ó Deus, verdade e beleza plena, nós te bendizemos pelo testemunho dos irmãos e irmãs da Igreja Ortodoxa, seu sentido de mistério e beleza, sua cons-ciência de participação na tua vida divina e da ação do teu Espírito. Todos: Nós te damos graças, nosso Deus!

Leitor 2: (acendendo a segunda vela)

Ó Deus, Palavra viva e eficaz, nós te bendizemos pelo testemunho dos irmãos e irmãs das Igrejas de Tradição Luterana, pelo valor que dão às Escri-turas e ao sacerdócio comum de todos batizados.

Todos: Nós te damos graças, nosso Deus!

Leitor 3:(acendendo a terceira vela)

Ó Deus, que nos escolhestes deste a criação do mundo para sermos san-tos, nós te bendizemos pelo testemu-nho dos irmãos e irmãs das Igrejas de Tradição Calvinista, especialmente por sua confiança total no teu amor que tudo conduz.

Todos: Nós te damos graças, nosso Deus!

Leitor 4:(acendendo a quarta)

Ó Deus, comunhão de amor, nós te bendizemos pelo testemunho das Igrejas de Tradição Anglicana e pela busca da igualdade em cada comuni-dade.

Todos: Nós te damos graças, nosso Deus!

Leitor 5:(acendendo a quinta vela)

Ó Deus, fonte de vida, nós te bendize-mos pelo testemunho dos irmãos e irmãs das Igrejas de Tradição Batis-ta, especialmente pela radicalida-de com que assumem a vivência do batismo.

Todos: Nós te damos graças, nosso Deus!

Leitor 6: (acendendo a sexta vela)

Ó Deus, força de compaixão, nós te bendizemos pelo testemunho dos irmãos e irmãs das Igrejas Pentecos-tais, a experiência que fazem do teu Espírito e do teu amor que cura nossas feridas.

Todos: Nós te damos graças, nosso Deus!

Leitor 7:(acendendo a sétima)

Ó Deus, pastor de nossas vidas, nós te bendizemos pelo testemunho dos irmãos e irmãs da Igreja Católica, seu sentido de unidade e a fé em teus sacramentos.

Todos: Nós te damos graças, nosso Deus!

4. Oração Coleta

Presidente: OREMOS: Concede-nos, Deus de bondade, que brilhe sobre nós o esplendor da tua claridade e o fulgor de tua luz confirme, com o dom do Espírito Santo, aqueles que renasce-ram por tua graça. Por Cristo, nosso Senhor. Todos: Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

5. Exortação

Presidente: Introduzidos na Vigília de Pentecostes, irmãos e irmãs caríssi-mos, a exemplo dos Apóstolos e discí-pulos que, com Maria, a Mãe de Jesus, perseveravam na oração, aguardando o Espírito prometido pelo Senhor, ouçamos, de ânimo sereno, a Palavra de Deus. Meditemos sobre as grandes coisas que Deus realizou em favor de seu povo e rezemos, para que o Espíri-to SanEspíri-to, enviado pelo Pai como

(2)

primí-cias aos que creem leve à plenitude a sua obra neste mundo.

6. Primeira Leitura (Gn 11,1-9) Leitura do Livro do Gênesis.

1Toda a terra tinha uma só linguagem e servia-se das mesmas palavras. 2E aconteceu que, partindo do oriente, os homens acharam uma planície na terra de Senaar, e ali se estabeleceram. 3E disseram uns aos outros: 'Vamos, façamos tijolos e cozamo-los ao fogo'. Usaram tijolos em vez de pedra, e betume em lugar de argamassa. 4E disseram: 'Vamos, façamos para nós uma cidade e uma torre cujo cimo atinja o céu. Assim, ficaremos famosos, e não seremos dispersos por toda a face da terra'. 5Então o Senhor desceu para ver a cidade e a torre que os homens estavam construindo. 6E o Senhor disse: 'Eis que eles são um só povo e falam uma só língua. E isto é apenas o começo de seus empreendimentos. Agora, nada os impedirá de fazer o que se propuserem. 7Desçamos e confun-damos a sua língua, de modo que não se entendam uns aos outros'. 8E o Senhor os dispersou daquele lugar por toda a superfície da terra, e eles cessa-ram de construir a cidade. 9Por isso, foi chamada Babel, porque foi lá que o Senhor confundiu a linguagem de todo o mundo, e de lá dispersou os homens por toda a terra. Palavra do Senhor. 7. Salmo Responsorial Sl 32

Feliz o povo que o Senhor escolheu por sua herança!

1.10O Senhor desfaz os planos das nações * e os projetos que os povos se propõem. 11Mas os desígnios do Se-nhor são para sempre, + e os pensa-mentos que ele traz no coração, * de geração em geração, vão perdurar. R. 2. 12Feliz o povo cujo Deus é o Se-nhor, * e a nação que escolheu por sua herança! 13Dos altos céus o Senhor olha e observa; * ele se inclina para olhar todos os homens. R.

3. 14Ele contempla do lugar onde reside * e vê a todos os que habitam sobre a terra. 15Ele formou o coração de cada um * e por todos os seus atos se interessa. R.

Presidente: OREMOS: Ó Deus todo-poderoso, que a vossa Igreja seja sempre aquele povo santo, reunido na unidade do Pai, do Filho e do Espírito Santo, que manifeste ao mundo o mistério da vossa santidade e unidade, levando as pessoas à perfeição do

vosso amor. Por Cristo, nosso Senhor. Todos: Amém!

8. Segunda Leitura (Ex 19,3-8.16-20) Leitura do Livro do Êxodo

Naqueles dias, Moisés subiu à presen-ça de Deus. O Senhor chamou-o da montanha e disse-lhe: «Assim falarás à casa de Jacob, isto dirás aos filhos de Israel: ‘Vistes o que Eu fiz ao Egipto, como vos transportei sobre asas de águia e vos trouxe até Mim. Agora, se ouvirdes a minha voz, se guardardes a minha aliança, sereis minha proprieda-de especial entre todos os povos. Porque toda a terra Me pertence; mas vós sereis para Mim um reino de sa-cerdotes, uma nação santa’. Tais são as palavras que dirás aos filhos de Israel». Moisés voltou, convocou os anciãos do povo e expôs-lhes todas estas palavras, como o Senhor lhe tinha ordenado. Todo o povo respon-deu numa só voz: «Faremos tudo o que o Senhor mandou». Ao amanhecer do terceiro dia, houve trovões e relâmpa-gos; uma espessa nuvem cobria a montanha, e ouviu-se um fortíssimo som de trombeta. No acampamento, todo o povo estremeceu. Palavra do Senhor

09. Salmo Responsorial Dn 3 A vós louvor, honra e glória eterna-mente!

1. Sede bendito, Senhor Deus de nos-sos pais.

2. Sede bendito, nome santo e glorioso. 3. No templo santo onde refulge a vossa glória.

4. E em vosso trono de poder vitorioso. 5. Sede bendito, que sondais as pro-fundezas

6. E superior aos querubins vos assen-tais.

7. Sede bendito no celeste firmamento. Presidente: OREMOS: Ó Deus, entre clarões de fogo, destes na montanha do Sinai a antiga lei a Moisés e hoje manifestastes a nova aliança no fogo do Espírito Santo. Concedei que arda-mos sempre pelo mesmo Espírito que, de modo admirável, infundistes os vossos Apóstolos, e o novo Israel, congregado de todos os povos, acolha com alegria o mandamento supremo do vosso amor. Por Cristo, nosso Senhor. Todos: Amém!

10. Terceira Leitura (Ez 37,1-14) Leitura do Livro do Profeta Ezequiel Naqueles dias, 1a mão do Senhor

pairou sobre mim e o Senhor levou-me pelo seu espírito e colocou-me no meio

de um vale que estava coberto de ossos. 2Fez-me andar à volta deles em

todos os sentidos: os ossos eram em grande número, na superfície do vale, e estavam completamente ressequi-dos. 3Disse-me o Senhor: «Filho do

homem, poderão reviver estes ossos?» Eu respondi: «Senhor Deus, Vós o sabeis».4Disse-me então: «Profetiza

acerca destes ossos e diz-lhes: Ossos ressequidos, escutai a palavra do Senhor. 5Eis o que diz o Senhor Deus a

estes ossos: Vou introduzir em vós o espírito e revivereis. Hei-de cobrir-vos de nervos, encher-vos de carne e revestir-vos de pele. 6Infundirei em vós

o espírito e revivereis. Então sabereis que Eu sou o Senhor».7Eu profetizei,

segundo a ordem recebida. Quando eu estava a profetizar, ouvi um rumor e vi um movimento entre os ossos que se aproximavam uns dos outros. 8Vi que

se tinham coberto de nervos, que a carne crescera e a pele os revestia; mas não havia espírito neles. 9

Disse-me o Senhor: «Profetiza ao espírito, profetiza, filho do homem, e diz ao espírito: Eis o que diz o Senhor Deus: Vem dos quatro ventos, ó espírito, e sopra sobre estes mortos, para que tornem a viver». 10Eu profetizei, como o

Senhor me ordenara, e o espírito en-trou naqueles mortos; eles voltaram à vida e puseram-se de pé: era um exér-cito muito numeroso. 11Então o Senhor

disse-me: «Filho do homem, estes ossos são toda a casa de Israel. Eles afirmaram: ‘Os nossos ossos estão ressequidos, desvaneceu-se a nossa esperança, estamos perdidos’. 12Por

isso, profetiza e diz-lhes: Assim fala o Senhor Deus: Abrirei os vossos túmu-los e deles vos farei ressuscitar, meu povo, para vos reconduzir à terra de Israel. 13Haveis de reconhecer que Eu

sou o Senhor, quando Eu abrir os vossos túmulos e deles vos fizer res-suscitar, meu povo. 14Infundirei em vós

o meu espírito e revivereis. Hei-de fixar-vos na fixar-vossa terra e reconhecereis que Eu, o Senhor, digo e faço. Palavra do Senhor.

11. Salmo Responsorial Sl 106 Dai graças ao Senhor, porque Ele é bom! "Eterna é a sua misericórdia!" 1. A casa de Israel agora o diga: "Eter-na é a sua misericórdia!" A casa de Aarão agora o diga: "Eterna é a sua misericórdia!" Os que temem o Senhor agora o digam: "Eterna é a sua miseri-córdia!"

(3)

2. "A pedra que os pedreiros rejeitaram Tornou-se agora pedra angular. Pelo Senhor é que foi feito tudo isso: Que maravilhas ele fez a nossos olhos! Este é o dia que o Senhor fez para nós, Alegremo-nos e nele exultemos! 3. Ó Senhor, dai-nos a vossa salva-ção, Ó Senhor, dai-nos também pros-peridade!" Bendito seja, em nome do Senhor, Aquele que em seus átrios vai entrando! Desta casa do Senhor vos bendizemos. Que o Senhor e nosso Deus nos ilumine!

Presidente: OREMOS: Ó Deus, que nos fizestes renascer pela palavra da vida, infundi em nós o vosso Espírito Santo, para que, caminhando na uni-dade da fé, mereçamos chegar, reves-tidos de glória, à ressurreição definitiva. Por Cristo, nosso Senhor.

Todos: Amém!

12. Quarta Leitura (Jl 3,1-5) Leitura da Profecia de Joel

Eis o que diz o Senhor: Derramarei o meu espírito sobre todo o ser vivo: vossos filhos e filhas profetizarão, os vossos anciãos terão sonhos e os vossos jovens terão visões; também sobre os meus servos e servas derra-marei, naqueles dias, o meu espírito. Realizarei prodígios no céu e na terra: sangue, fogo e colunas de fumo. O sol converter-se-á em trevas e a lua em sangue, antes de vir o dia do Senhor, dia grande e terrível. Mas todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo, porque no monte de Sião e em Jerusalém estará, como o Senhor disse, o resto dos que forem salvos; e entre os sobreviventes estarão aqueles que o Senhor tiver chamado. Palavra do Senhor.

13. Salmo Responsorial Sl 103 Enviai o vosso espírito Senhor, e da terra toda face renovai!

1. Bendize, ó minha alma ao senhor! Ó meu Deus e meu senhor como sois grande de majestade e esplendor vos revestis e de luz vos envolvei como num manto!

2. Quão numerosas ó senhor são vos-sas obras e que sabedoria em todas elas! encheu-se a terra com as vossas criaturas, bendize, ó minha alma ao senhor!

3. Todos eles, ó Senhor, de vós espe-ram que ao seu tempo vós lhes deis o alimento, vós lhes dais o que comer e eles recolhem vós abris a vossa mão e eles se fartam.

4. Se tirais o seu respiro eles perecem e voltam para o pó de onde vieram enviais o vosso espirito e renascem e da terra toda face renovais.

Presidente: OREMOS: Senhor, realizai em nós a vossa promessa, para que a vinda do Espírito Santo nos transforme em testemunhas do Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo diante do mundo. Por Cristo, nosso Senhor. Todos: Amém

14. Hino de Louvor(Cantado) (por conta da equipe de canto)

Presidente: OREMOS: Deus eterno e todo-poderoso, quisestes que o misté-rio pascal se completasse durante cinquenta dias, até a vinda do Espírito Santo. Fazei que todas as nações dispersas pela terra, na diversidade de suas línguas, se unam no louvor do vosso nome. Por nosso Senhor, Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Todos: Amém!

16. Quinta Leitura (Rm 8,22-27) Leitura da Epístola do apóstolo São Paulo aos Romanos

Irmãos: Nós sabemos que toda a cria-tura geme ainda agora e sofre as dores da maternidade. E não só ela, mas também nós, que possuímos as primí-cias do Espírito, gememos interiormen-te, esperando a adopção filial e a liber-tação do nosso corpo. É em esperança que estamos salvos, pois ver o que se espera não é esperança: quem espera o que já vê? Mas esperar o que não vemos é esperá-lo com perseverança. Também o Espírito Santo vem em auxílio da nossa fraqueza, porque não sabemos o que pedir nas nossas ora-ções; mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inefáveis. E Aquele que vê no íntimo dos corações conhece as aspirações do Espírito, pois é em conformidade com Deus que o Espírito intercede pelos cristãos. Pala-vra do Senhor

17. Aclamação ao Evangelho Aleluia, aleluia, aleluia! (bis)

Vinde, Espírito Divino e enchei com vossos dons os corações dos fiéis; e acendei neles o amor como um fogo abrasador.

18. Evangelho (Jo 7,37-39)

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João.

No último dia, o mais solene da festa, Jesus estava de pé e exclamou: Se alguém tem sede, venha a Mim e beba: do coração daquele que acredita em

Mim correrão rios de água viva. Refe-ria-se ao Espírito que haviam de rece-ber os que acreditassem n’Ele. O Espí-rito ainda não viera, porque Jesus ainda não tinha sido glorificado. Palavra da Salvação.

19. Homilia

24. Memória da confirmação

Em algumas celebrações do papa no Vaticano, por ocasião da festa de pentecostes, introduziu-se com bom introduziu-sentido litúrgico uma memória da confirmação. Não se trata de uma renovação da confirmação, já que esta não se pode renovar, nem tampouco de uma renovação das promes-sas batismais, já que esta é própria da vigília pascal. A memória, sem dúvida, com a “bênção do óleo” e o “compromisso da unidade”, pode ajudar os cristãos a recuperarem o sentido e a consciência deste sacramento, pentecostes pessoal de cada batizado com o dom do Espírito, chamado a dar testemunho de comunhão eclesi-al.

25. Bênção do óleo

Presidente: Ó Deus da vida, que fir-maste, no dia de hoje, uma aliança conosco, derramando em nossos cora-ções o fogo do teu amor, abençoa este óleo, para que, ungidos no cor-po, vejamos a consagração do nosso batismo. Por Cristo, nosso Senhor. Todos: Amém.

26. Compromisso pela unidade Presidente: Confiados na graça de Deus, vocês prometem, pessoal e comunitariamente, acolher todas as pessoas como irmãs e irmãos e fazer de nossa comunidade o espaço de comunhão e o sinal da unidade que Deus quer para a humanidade? Todos: Prometemos.

Presidente: Vocês se comprometem a orar permanentemente pela unidade dos cristãos e pelo diálogo e comunhão entre todas as religiões e culturas, em vista da construção da paz na terra e da defesa de toda a criação?

Todos: Prometemos.

Presidente: Vocês se comprometem a jamais favorecer à divisão dos cristãos e a atuar contra quaisquer formas de exclusão no mundo e nas Igrejas? Todos: Prometemos.

Presidente: Vocês prometem buscar a unidade no serviço da justiça no campo e na cidade, na solidariedade a todas as pessoas oprimidas e excluídas deste mundo?

Todos: Prometemos.

Presidente: Deus, fonte de amor, confirme em nós o que ele mesmo inspirou e nos dê a graça de realizar este compromisso, em nome de Jesus Cristo, nosso Senhor. Todos: Amém.

(4)

Neste momento, os ministros e ministras tomam o óleo que foi abençoado e ungem a assembleia. Enquanto isso se canta.

A) Incendeia minha alma

Espírito Santo, vinde/ falar em mim!/ Espírito Santo, vinde/ orar em mim!/ (bis) Vinde curar, vinde libertar nossos corações de toda opressão/ Vinde transformar, vem incendiar traz fogo do céu nesse lugar.

Incendeia minha alma! Incendeia minha alma! Incendeia minha alma, Senhor!

B) Quero mergulhar nas profundezas 1. Quero mergulhar nas profundezas do Espírito de Deus. E descobrir suas riquezas em meu coração (bis).

É tão lindo, tão simples. Brisa leve tão suave doce Espírito Santo de Deus... Tão suave, Brisa Leve, Doce Espírito de Deus...

27. Procissão das oferendas

(Canto n-786 – Pag.179)

1. Espírito criador! Com o pai fazeis fecundo o solo imenso do mundo pra nos dar trigo e flor. Bendito sois noite e dia por tão grande doação fonte sem fim de alegria são matérias pro nosso pão.

2. Espírito criador! Foi dom de vossa bondade encher-nos de habilidade, pro trabalho senhor. Com o pai vós sois bendito, porque dais à nossa mão com poder que é quase infinito, continuar a criação.

28. Apresentação das Oferendas 29. Oração sobre as oferendas Presidente: OREMOS: Infundi, Ó Deus, a bênção do vosso Espírito nas oferendas aqui presentes para que se acenda em vossa Igreja aquela carida-de que revela ao mundo o mistério da salvação. Por Cristo, nosso Senhor. Todos: Amém!

LITURGIA EUCARÍSTICA

Animador: É o Espírito Santo que transforma as oferendas do Pão e do Vinho em Corpo e Sangue de Cristo, alimento para nossa vida.

30. Prefácio (Prefácio Pentecostes)

31. Oração Eucarística II 32. Santo (cantado)

(por conta da equipe de canto)

33. Pai Nosso

Presidente: Todo o nosso louvor chegue a ti, ó Pai, em nome de Jesus, por quem oramos com as palavras que ele mesmo nos ensinou:

Todos: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o te nome, venha o teu Reino, seja feita a tua vontade, assim

na terra como nos céus. O pão nosso de cada dia dá-nos hoje, perdoa-nos as nossas ofensas, assim como nós per-doamos a quem nos tem ofendido e não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal, pois teu é o Reino, o Poder e a Glória para sempre. Amém. 34. Abraço da Paz

35. Fração do Pão

36. Procissão da Comunhão

(Canto n-206 – Pag. 60)

1- Senhor vem dar-nos sabedoria que faz ter tudo como Deus quis. E assim faremos da Eucaristia o grande meio de ser feliz.

Dá-nos, Senhor, esses dons, essa luz, e nós veremos que pão é Jesus! 2- Dá-nos, Senhor, o entendimento que tudo ajuda a compreender. Para nós vermos como é alimento o pão e o vinho que Deus quer ser.

3- Senhor, vem dar-nos divina ciência que, como o eterno, faz ver sem véus. Tu vês por fora, Deus vê a essência pensas que é pão, mas é nosso Deus. 37. Pós Comunhão

38. Oração depois da Comunhão Presidente: OREMOS: Aproveite-nos, Ó Deus, a comunhão nesta eucaristia, para que vivamos sempre inflamados por aquele Espírito que derramastes sobre os vossos apóstolos. Por Cristo, nosso Senhor. Todos: Amém!

RITOS FINAIS

Animador: O Espírito de Deus sopra onde e quando quiser e nós devemos estar vigilantes para recebê-lo quando se manifestar. Mas nossa vontade é que Ele se faça sempre presente em nosso meio.

39. Recepção da bandeira do Divino

Entra a bandeira do Divino: uma porta-bandeira com veste adequada faz o contorno da fogueira, dando às pessoas a possibilidade de beijar a bandeira, enquanto se canta: À medida que o canto vai terminando:

Um dia, meus olhos ainda hão de ver/ Na luz do olhar do amanhecer/ Sorrir o dia de graça/ Poesias, brindando essa manhã feliz/ Do mal cortado na raiz/ Do jeito que o mestre sonhava.

O não chorar/ E o não sofrer se alastrando/ No céu da vida, o amor brilhando/ A paz reinando em santa paz. (bis)

Em cada palma de mão, cada palmo de chão/ Semente de felicidade/ O fim de toda a opressão, o cantar com emoção/ Raiou a liberdade./ Chegou o áureo tempo de justiça/ Ao esplendor, do preservar a natureza/ Respeito a todos os artistas/ A porta aberta ao irmão/ De

qualquer chão, de qualquer raça/ O povo todo em louvação/ Por esse dia de graça. (bis)

A bandeira segue para a direção do Norte)

Animador: Voltemos nosso corpo e estendamos nossa mão em direção ao Norte, onde vivem em grande parte as nações ricas. Peçamos por todos os povos que ali vivem. (Pausa)

Presidente: Enigma dos séculos, que deixas aos humanos a responsabilida-de da história, dá a luz da consciência e a voz da solidariedade aos povos que habitam o lado norte do mundo. Apres-sa o dia em que não se ouvirão mais os gritos de guerra, em que as armas serão transformadas em instrumentos de trabalho e espaços de lazer. Firma em teu amor todas as iniciativas por uma cultura de paz, agora e sempre. Todos: Amém.

(A bandeira segue para o Sul)

Animador: Voltemos nosso corpo e estendamos nossa mão em direção ao Sul, onde vivem muitas nações pobres. Peçamos a paz para todos os povos que ali vivem. (Pausa)

Presidente: Ó Deus, utopia de todos os povos, solidariedade universal! Tu que sacodes os resignados e alimentas a utopia dos rebeldes, olha para os povos desta parte do mundo que lutam por liberdade e autonomia. Ajuda-nos a criar contigo um mundo de homens e mulheres livres, para sempre. Todos: Amém.

(A bandeira segue para o Leste)

Animador: Voltemos nosso corpo e estendamos nossa mão em direção ao Leste, onde nasce o sol. O oriente é imagem do autor da vida. Peçamos a paz para todos os povos que ali vivem.

(Pausa)

Presidente: Sol de nossas vidas, energia original, Deus de toda luz! Bendito sejas por todos os caminhos místicos do oriente! Bendito sejas por Jesus, que veio do oriente trazendo a tua salvação e cumprindo tua promessa de paz. Que haja paz no oriente, nós te pedimos em nome de Jesus, nosso Senhor. Todos: Amém.

(A bandeira segue para o Oeste)

Animador: Voltemos nosso corpo e estendamos nossa mão em direção ao Oeste, onde o sol se põe. Simboliza o fim de uma jornada, de um século, de um milênio, tempo de deixar e de re-começar. Voltando nossos corações para o lado ocidental do mundo, peça-mos a paz para todos os povos que ali vivem.

(5)

(Pausa)

Presidente: Ó Deus, força de vida, autor sempre jovem de todos os sécu-los, nós te damos graças pelo tempo que nos dás para viver, porque nos permites trabalhar e descansar, gastar e renovar nossas forças. Caminha conosco neste nosso caminhar, que o teu Espírito nos anime e nos transforme em pessoas de paz, agora e sempre. Todos: Amém.

40. Bênção Solene

A bandeira fica bem na frente da assembléia.

Animador: E, agora, inclinemos nossa cabeça e nosso coração e invoquemos a bênção de Deus sobre nós, nossas famílias e amigos, as pessoas com quem dividimos o trabalho e partilha-mos a mesma missão.

Presidente: Deus de ternura, estreita a fraternidade universal até que possa-mos nos sentir na mesma busca, na mesma aventura, na mesma casa, a grande família, o mundo todo e todos os seres, para sempre. Todos: Amém. Presidente: Abençoe-vos o Deus Comunhão todo amoroso + o Pai, o Filho, o Espírito Santo. Todos: Amém! 41. Despedida

Presidente: Vem, ó Espírito de Deus com o fogo do vosso Amor abrasar o nosso coração. Vão em Paz, vivam LIVRES e que o Espírito do Ressusci-tado vos guie.

Referências

Documentos relacionados

Ensinar e Aprender com TICs Comunicação Informação Aprender Ensinar Utilização de bases de dados e informações Construção de conteúdo Comunicação e interação E-mails

Sim Não Sabe Professor de Informática Professores Alunos Diretoria ou gestores da escola Secretaria de Educação Empresa Privada Outro:

1. Para efeitos do Programa, são elegíveis as empresas que tenham evidenciado no final de 2019 um volume de negócios até 250 000,00 €, ano completo ou no caso de empresas criadas

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

Caso a resposta seja SIM, complete a demonstrações afetivas observadas de acordo com a intensidade, utilizando os seguintes códigos A=abraços, PA=palavras amáveis, EP= expressões

Para a determinação do índice de concen- tração e desigualdade do mercado de celulose estadunidense foram obtidas séries anuais, en- globando o período de 2001 a 2012, dos valores

CAN YOU FEEL THE LOVE TONIGHT ELTON JOHN. CAN’T STOP LOVING YOU

Diferentemente dos restaurantes japoneses no exterior, que normalmente servem uma grande variedade de tipos de comida japonesa, os restaurantes do Japão geralmente se especializam