• Nenhum resultado encontrado

ROSH HASHANÁ, O ANO NOVO JUDAICO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ROSH HASHANÁ, O ANO NOVO JUDAICO"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

ROSH HASHANÁ, O ANO NOVO JUDAICO O mês de Tishrei é o sétimo no calendário judaico, isto pode parecer estranho, pois Rosh Hashaná (Cabeça do Ano, tradução literal), o Novo Ano, é no primeiro e segundo dia de Tishrei. A razão é que a Torá fez o mês de Nissan o primeiro do ano, segundo os rabinos, para enfatizar a importância histórica na libertação do Egito, e que assinalou o nascimento de nossa nação. De acordo com a tradição judaica, Adam (Adão) e Chava foram criados no primeiro dia de Tishrei, que foi o sexto dia da Criação do Mundo, e é a partir deste mês que o ciclo anual se inicia. Por isso, Rosh Hashaná é celebrado nesta época.

(2)

Rosh Hashaná (em hebraico

הנשה שאר

, literalmente "cabeça do ano") é o nome dado ao ano novo no judaísmo. Dentro da tradição rabínica, o Rosh Hashaná ocorre no primeiro dia do mês de Tishrei. Há doze meses no calendário judaico bem como há doze Tribos em Israel.

Cada mês do ano judaico tem sua Tribo representada. O mês de Tishrei é o mês da tribo de Dan que é bastante simbólico, pois quando Dan nasceu, sua mãe Lea teria dito: "Deus julgou-me e

também atendeu à minha voz". Dan e Din (Yom HaDin

ou seja, o Dia do Julgamento) ambas as expressões são oriundas da mesma raiz, simbolizando que Tishrei é a época do julgamento divino e do perdão.

A comemoração é efetuada durante os dois primeiros dias de Tishrei conforme o costume pós-exílico para se garantir a comemoração no dia correto nas comunidades da Diáspora.

A celebração começa ao anoitecer na véspera com o toque do shofar. É costume se comer certos alimentos representativos durante Rosh Hashaná, como maçãs com mel e açúcar para representar um ano doce.

(3)

POR QUE REZAMOS?

A prece é um mandamento de D'us. Ele ordenou que dirigíssemos nossas preces a Ele tão-somente. Em tempos de atribulação devemos nos voltar para D'us em busca de ajuda; em tempos de bem-estar devemos expressar nossa gratidão; e quando tudo vai bem conosco, devemos ainda orar a D'us, todos os dias, para que Ele continue a nos mostrar Sua benevolência e nos conceda nossas necessidades.

A ESCADA

Nossos sábios declaram que a escada que o patriarca Yaacov (Jacó) viu em sonho, com anjos de D'us "subindo e descendo por ela", era também o símbolo da oração. Uma escada que "se apoiava na Terra e alcançava o Céu", significa que D'us mostrou a Yaacov que a prece é como uma escada que liga a Terra ao Céu, o ser humano a D'us.

As significativas palavras da prece e as boas resoluções que evoca são transformadas em anjos que sobem a D'us que, por Sua vez, envia anjos com bênçãos de volta. É por isto que Yaacov viu no seu sonho anjos que "subiam e desciam", embora fosse de esperar que anjos descessem primeiro para depois subir.

(4)

A palavra hebraica tefilá deriva do verbo palel (julgar). Usamos o verbo reflexivo lehitpalel (orar) que significa também se auto-julgar. Assim, a hora da prece também é a hora do auto-julgamento e da autoavaliação. O nível mais alto na "escada" da prece é alcançado quando ficamos tão inspirados a ponto de não desejar mais nada a não ser o sentimento de ligação com D'us. Neste nível, tefilá se relaciona ao verbo usado na Mishná (codificação da Lei Oral), tofel, (ligar, juntar).

Nossa alma é uma parte da Divindade e por isso almeja ser reunida e reabsorvida pela Divindade, assim como uma pequena chama é absorvida quando colocada perto de uma chama maior. Podemos não nos dar conta deste desejo de ligação, mas não obstante ele existe.

Na verdade, a alma é "a vela de D'us". A chama de uma vela é inquieta e tenta subir, como que procurasse se arrancar do pavio e do corpo da vela, pois tal é a natureza do fogo: forcejar para o alto. A alma também se dirige para o alto como a chama de uma vela. Tal é a sua natureza, quer estejamos cientes disto ou não.

Esta é também uma das razões por que um judeu balança o corpo involuntariamente quando reza, pois a prece é o meio pelo qual nos ligamos a D'us, com uma profunda ligação de "espírito para espírito" e, ao fazer isto, a alma como que se eleva para o alto para se reunir com D'us.

(5)

SUGESTÕES DE SABORES PARA ROSH HASHANÁ

SALADA VERDE E AMARELA Ingredientes:

1 maço de rúcula higienizada e picada 1 manga, cortada em cubinhos

½ copo de nozes picadas. ½ copo de passas.

Sal e azeite de oliva, a gosto. Preparo:

(6)

PEITO DE FRANGO COM GERGELIM Ingredientes:

1kg de filé de peito de frango 2 ovos

Óleo para fritar 1 cebola

1 colher (sopa) de mel

1 xícara de geleia de damasco 1 colher (sopa) mostarda Suco de limão

200g de gergelim Preparo:

Corte os filés em tiras. Passe no ovo e em seguida, na farinha de rosca. Frite em óleo quente e reserve numa tigela. Refogue a cebola em cubos. Adicione o mel, a geleia, a mostarda e o limão. Cozinhe por 5 minutos. Regue o frango. Salpique com o gergelim. Asse em forno quente por 10 minutos.

KUGUEL DE BATATA Ingredientes:

6 batatas médias cortadas em cubos 1 cebola grande picada

3 ovos

1 ½ colher (chá) de sal

¼ colher (chá) de fermento em pó ¼ xícara de óleo

1/3 xícara de farinha de trigo Preparo:

(7)

HONIG LEIKERR (BOLO DE MEL) Ingredientes: 2 ovos 1 copo de mel 1/4 copo de óleo 1 copo de açucar

2 copos de farinha de trigo 1/2 copo de café forte e frio

1 colher (sobremesa) de bicarbonato Preparo:

Bater na batedeira o mel, açúcar, ovos, café, óleo, até que a massa fique cremosa. Desligar para misturar a farinha com o bicarbonato.

Forno previamente aquecido. Forma untada e polvilhada. Se quiser, misture na massa uma caixinha de passas e um punhado de nozes picadas.

TORTA DE MAÇÃ

Ingredientes da massa 300g de farinha de trigo 180g de margarina

6 colheres (sopa) de água gelada 1 pitada de sal

Ingredientes do Recheio 100g de margarina

100g de açúcar

10 maçãs descascadas e cortadas ao meio Preparo da massa

(8)

Preparo do Recheio

Derreta a margarina e o açúcar e despeje na forma. Por cima coloque as maçãs com a ponta para baixo, sem tocarem nas paredes da forma.

Abra a massa bem fina entre duas folhas de plástico enfarinhadas um pouco maiores do que a forma. Tire o plástico e estique a massa sobre as maçãs, deixando cair o restante por dentro das paredes da forma. Asse a 180º por 40 minutos. Desenforme, virando sobre uma travessa. Sirva quente.

Ensino Fundamental I

(9)

Le Shaná Tova Ticatevú

Referências

Documentos relacionados

Antes de mostrarmos a rela¸ c˜ ao entre regularidade de uma curva e existˆ encia de reparametriza¸c˜ oes por comprimento de arco dessa curva, notemos uma propriedade sim- ples

Que seja Tua vontade, nosso Deus e Deus de nossos pais, que sejam desterrados os nossos inimigos, nossos adversários e todos os que buscam nosso mal.. Há quem use a cabeça de

Por outro lado, quando se fala em pequenas e médias empresas, onde o número de funcionários é maior, é mais bem dividida e o uso da Intranet se torna

thread corrente em estado de espera até que outra thread chame os métodos notify ou notifyAll liberando o

É o nome usado para descrever empresas que prestam serviços financeiros, tendo na tecnologia seu grande diferencial — muitas delas, inclusive, não têm agências para atender

Nesta visão algumas características positivas de nosso zoneamento já consolidadas são reforçadas, como os eixos estruturais, a distribuição da infraestrutura,

 De acordo com a Súmula 416 do STJ, caso haja a perda da qualidade de segurado à época do óbito, mesmo assim, será devida a pensão por morte ao dependentes, desde que o

´e aquele pelo qual a filosofia alem˜a traduziu, depois de Kant, o latim existentia, mas Heidegger deu-lhe um sentido muito particu- lar, j´a que designa na sua filosofia