• Nenhum resultado encontrado

PGR na Indústria da Construção Civil

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "PGR na Indústria da Construção Civil"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

PGR na Indústria da Construção

Civil

(2)

PGR na Indústria da Construção Civil PGR na Indústria da Construção Civil

Com a nova redação da NR-18, acarretará a substituição do Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Industria da Construção Civil - PCMAT pelo

Programa de Gerenciamento de Riscos – PGR.

O Programa de Gerenciamento de Riscos – PGR consiste na parte integrante do conjunto mais amplo das iniciativas da organização no âmbito do gerenciamento de riscos ocupacionais.

O PGR – Programa de Gerenciamento de Risco, é um conjunto de procedimentos, técnicas de gestão, métodos de avaliação, registros e controles de monitoramento e avaliação de riscos que devem ser seguidos e adotados pela empresa com o objetivo de prevenção de acidentes de trabalho nos canteiros de obras, contemplando

(3)

PGR na Indústria da Construção Civil PGR na Indústria da Construção Civil

É um documento que demonstra o conjunto de ações e todos os procedimentos necessários para que meios de prevenção sejam implantados dentro de uma obra.

As ações de prevenção ou melhorias propostas no PGR devem ser implantadas, monitoradas e documentadas pela organização.

A execução do plano de trabalho proposto no PGR é fundamental para reduzir e evitar acidentes de trabalho e, consequentemente, reduzir os custos ou tributos do FAP.

Conforme o subitem 18.4.1 da nova redação da NR-18, é obrigatório a elaboração e implementação do PGR nos canteiros de obras, contemplando os riscos

ocupacionais e suas respectivas medidas de prevenção.

(4)

PGR na Indústria da Construção Civil PGR na Indústria da Construção Civil

A nova redação da NR-18 estabelece que o PCMAT existente antes da entrada em vigor da NR-18, ou seja, antes de 12 de fevereiro de 2021, terá validade até a

conclusão da obra.

O Programa de Gerenciamento de Riscos – PGR deve ser constituído pelo Gerenciamento de Riscos Ocupacionais – GRO.

No âmbito da nova NR-18, o GRO deve ser implementado pelas organizações, por canteiros de obras, em suas atividades. Assim como, o PGR deve estar atualizado de acordo com a etapa em que se encontra o canteiro de obras.

(5)

Etapas do GRO Etapas do GRO

O Gerenciamento de Riscos Ocupacionais – GRO é constituído pelas seguintes etapas:

Identificação dos perigos – Consiste na identificação e descrição dos perigos que possam afetar a saúde e segurança no trabalho;

Avaliação dos riscos ocupacionais – Consiste na avaliação dos riscos

ocupacionais referente aos perigos identificados em seu (s) estabelecimento(s), de forma a manter informações para adoção de medidas de prevenção;

Controle dos riscos – Consiste na adoção medidas de prevenção para eliminar, reduzir ou controlar os riscos.

(6)

Documentos do PGR Documentos do PGR

De acordo ao subitem 1.5.7.1 da NR-01, o PGR deve conter, no mínimo, os seguintes documentos:

Inventário de riscos;

e Plano de ação.

No plano de ação deve especificar as medidas de prevenção, o cronograma das medidas de prevenção, as formas de acompanhamento e aferição de resultados.

Os documentos integrantes do PGR são constituídos mediante a implementação das etapas do GRO, conforme o fluxograma a seguir:

(7)

Documentos do PGR Documentos do PGR

GRO

Identificação dos Perigos

 

Avaliação dos Riscos

 

Controle dos Riscos

 

Preparação para Emergências

 

PGR

Inventário de Riscos

 

Avaliação dos Riscos

 

(8)

Qual profissional pode fazer o PGR?

Qual profissional pode fazer o PGR?

“18.4.2 O PGR deve ser elaborado por profissional legalmente habilitado em segurança do trabalho e implementado sob responsabilidade da organização. ” Segundo o glossário da própria NR-18, o profissional legalmente habilitado é o trabalhador previamente qualificado e com registro no competente conselho de classe.

Dessa forma, conclui-se que o profissional legalmente habilitado e responsável pela elaboração e assinatura do Programa de Gerenciamento de Riscos – PGR é o

engenheiro de segurança do trabalho.

(9)

Qual profissional pode fazer o PGR?

Qual profissional pode fazer o PGR?

Exceção: O subitem 18.4.2.1 da NR-18 apresenta uma seguinte condição:

“18.4.2.1 Em canteiros de obras com até 7 m (sete metros) de altura e com, no máximo, 10 (dez) trabalhadores, o PGR pode ser elaborado por profissional qualificado em segurança do trabalho e implementado sob responsabilidade da organização. ”

Segundo o glossário da NR-18, o profissional qualificado é o trabalhador que comprove a conclusão de curso específico na sua área de atuação, reconhecido pelo sistema oficial de ensino.

Portanto, nas condições descritas no subitem 18.4.2.1 da NR-18, o PGR poderá ser elaborado pelo técnico de segurança do trabalho ou tecnólogo de segurança do trabalho, além do engenheiro de segurança do trabalho.

(10)

Documentos do PGR na Construção Civil Documentos do PGR na Construção Civil

Mesmo não sendo fácil é extremamente necessário elaborar e implantar medidas de prevenção nos canteiros de obras para reduzir a exposição do trabalhador e é para isso que existe o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR).

O setor da construção civil é um dos que mais registra acidentes de trabalho, dos quais muitos registram afastamentos e mortes, tornando a prevenção de acidentes neste setor algo de extrema importância.

Tendo que abordar todas as fases, o documento tem vigência do início ao fim da obra, geralmente sendo realizado apenas antes do início da construção, portanto, é muito importante atualizá-lo sempre que houver alguma mudança em relação aos planos iniciais.

(11)

Documentos do PGR na Construção Civil Documentos do PGR na Construção Civil

Outro ponto de extrema importância são as medidas de proteção coletiva, no

documento deve constar todos os desenhos com as unidades de medidas dos EPC’s a serem utilizados, bem como as memórias de cálculos desses equipamentos, entre outras informações adotadas para prevenir acidentes de trabalho e reduzir os níveis de exposição aos riscos do trabalhador.

1.5.3.1.3 O PGR deve contemplar ou estar integrado com planos, programas e outros documentos previstos na legislação de segurança e saúde no trabalho.

Complemento sobre qualquer evidência da época de pandemia ou vírus que cause caos aos trabalhadores, como este ao qual estamos presenciando COVID-19, deve ser contemplado ou estar integrado ao PGR.

(12)

Documentos do PGR na Construção Civil Documentos do PGR na Construção Civil

“18.4.3 O PGR, além de contemplar as exigências previstas na NR-01, deve conter os seguintes documentos:

a) projeto da área de vivência do canteiro de obras e de eventual frente de trabalho, em conformidade com o item 18.5 desta NR, elaborado por profissional legalmente habilitado;

b) projeto elétrico das instalações temporárias, elaborado por profissional legalmente habilitado;

c) projetos dos sistemas de proteção coletiva elaborados por profissional legalmente habilitado;

d) projetos dos Sistemas de Proteção Individual Contra Quedas (SPIQ), quando aplicável, elaborados por profissional legalmente habilitado;

(13)

Documentos do PGR na Construção Civil Documentos do PGR na Construção Civil

Com isso, observa-se que no âmbito da NR-18, o PGR é constituído por muitos outros documentos, o que não significa que todos esses documentos sejam obrigatoriamente elaborados pelo engenheiro de segurança do trabalho.

Não esquecer do item da NR 01 no item 1.5.3.2.1 A organização deve considerar as condições de trabalho, nos termos da NR-17.

Pois, como vimos no subitem 18.4.3 da NR-18, esses outros documentos devem ser elaborados por profissionais legalmente habilitados em suas respectivas áreas, com isso podem ser elaborados por outros profissionais, demolição, escavação entre

outros.

(14)

Documentos do PGR na Construção Civil Documentos do PGR na Construção Civil

Por exemplo:

Conforme disposto na alínea “b” do subitem 18.4.3 da NR-18, o projeto elétrico das instalações temporárias deve ser elaborado por profissional legalmente habilitado, assim deve ser elaborado pelo engenheiro eletricista. No entanto, o responsável pelo PGR será o engenheiro de segurança do trabalho.

Para finalizar o tópico, é importante ressaltar que os projetos citados no subitem 18.4.3 da NR-18, devem constar no Plano de ação do PGR.

No caso do PGR para a construção civil é fundamental para reduzir os acidentes de trabalho, padronizar o processo de avaliação de riscos, efetivar o controle de riscos e

(15)

Empresa contratante e contratada Empresa contratante e contratada

A terceirização na Construção Civil é bastante presente e usada como alternativa para aumentar a produtividade e reduzir os custos nos canteiros de obras.

Especificamente, é uma estratégia que permite a contratação de prestação de serviços entre duas empresas, em que a primeira (construtora) remunera a

terceirizada, que fornece a mão de obra necessária para a realização das atividades no canteiro de obras.

O fato de não criar vínculo com o trabalhador não significa que uma construtora é

eximida da responsabilidade sobre o cumprimento das normas de segurança, higiene e saúde dos trabalhadores terceirizados no canteiro de obras.

(16)

Empresa contratante e contratada Empresa contratante e contratada

Neste caso, as empresas contratantes devem exigir das empresas contratadas o inventário de riscos ocupacionais específicos de suas atividades, o qual deve ser contemplado no PGR do canteiro de obras.

É fundamental que todos os trabalhadores que executam atividades no Canteiro de Obras tenham capacidade, conhecimento e recebam treinamentos adequados as atividades e riscos expostos.

Em relação as empresas contratantes e contratadas, o subitem 18.4.4 da NR-18 diz que:

“18.4.4. As empresas contratadas devem fornecer ao contratante o inventário de riscos ocupacionais específicos de suas atividades, o qual deve ser contemplado no PGR do canteiro de obras. ”

A empresa contratante é responsável pelo PGR, que deve contemplar os riscos ocupacionais de todas as contratadas do canteiro de obras.

Referências

Documentos relacionados

O segundo capítulo apresenta a revisão de literatura, na qual são abordados temas como a construção civil no Brasil, a instalação do canteiro de obras, a segurança e condições

Após análise e comparativo das duas obras, conclui-se que o projeto do módulo para um canteiro de obras sustentável é viável, pois pode ser considerada

Neste trabalho os documentos analisados são relativos à saúde e segurança no trabalho que devem está presente no canteiro de obras, dentre eles o Programa de Controle

a) Transporte/Movimento de materiais ou objetos: É uma situação recorrente no canteiro de obras que necessita de muita atenção, a ocorrência de deslizes de

A organização deve avaliar os riscos ocupacionais relativos aos perigos identificados em seu(s) estabelecimento(s), de forma a manter informações para adoção de medidas

Fonte: Dados da pesquisa (2016). Em todas as obras foi possível verificar a ocorrência de resíduos locados inadequadamente no canteiro de obras. Segundo a ABNT NR –

Sobre as tarefas que possam ser realizadas, amparadas com as medidas preventivas a exposição de agentes e riscos ocupacionais, deve-se constar a descrição

Após análise e comparativo das duas obras, conclui-se que o projeto do módulo para um canteiro de obras sustentável é viável, pois pode ser considerada