• Nenhum resultado encontrado

[ GUIA ] GESTÃO FINANCEIRA PARA EMPREENDEDORES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "[ GUIA ] GESTÃO FINANCEIRA PARA EMPREENDEDORES"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

[ GUIA ]

GESTÃO

FINANCEIRA

PARA

EMPREENDEDORES

D e s c u b r a c o m o m a n t e r o c a p i t a l d a e m p r e s a s o b c o n t r o l e p a r a f a z e r o n e g ó c i o c r e s c e r .

(2)

O

sucesso de uma empresa está intimamente ligado a qualidade da gestão de todos os seus setores. Mas existe um, em particular, que funciona como um motor para todos os outros: o setor financeiro.

Se você parar para analisar, vai perceber que todos os setores de uma empresa dependem do departamento financeiro. É nele que se verifica a capacidade da empresa de honrar os compromissos e mais: onde os lucros serão aplicados. Assim, uma boa gestão financeira é que vai definir os rumos do negócio e determinar a capacidade de crescimento da empresa. Neste guia, você vai descobrir como fazer um bom controle financeiro e como manter o capital da empresa em dia para levar o seu negócio ao sucesso.

Uma boa

gestão

financeira é

que vai definir

os rumos do

negócio e a

capacidade de

crescimento da

empresa.

(3)

O QUE É

GESTÃO FINANCEIRA

E QUAL A SUA IMPORTÂNCIA

A gestão financeira atua na administração dos recursos da empresa através de ações de planejamento, organização, captação e investimentos. Por isso, seguramente podemos dizer que uma boa gestão financeira garante a saúde do negocio - e também a sua tranquilidade.

Quando a empresa possui um controle financeiro eficaz, consegue definir a margem de lucro ideal para seus produtos e serviços, equilibrar despesas, avaliar o saldo de receitas e ainda criar um planejamento adequado para os próximos investimentos.

Através de uma gestão financeira adequada, você descobre como foi o ano passado e pode prever como será o futuro em relação ao capital da empresa. Além disso, consegue identificar se houveram falhas ou despesas desnecessárias e toma medidas para resolver problemas o mais rápido possível. Uma boa gestão financeira também permite que você defina, com precisão, se vale a pena remanejar investimentos em aplicações para obter lucros maiores.

O planejamento estratégico do negócio depende da análise de dados econômicos, os quais indicam os melhores caminhos de sobrevivência e expansão em um mercado cada vez mais competitivo. E este ‘mapa’ só pode ser analisado se a empresa tiver um controle financeiro organizado e eficaz.

(4)

DECISÕES DA GESTÃO FINANCEIRA

QUE INFLUENCIAM O NEGÓCIO

O principal atributo da gestão financeira é alavancar o patrimônio da empresa, a partir da contribuição para a tomada de decisões levando-se em conta informações concretas e detalhadas. Em geral, as decisões que passam pela gestão

financeira englobam 4 pontos básicos, que são:

1. Onde (ou no que) investir; 2. Qual o valor do investimento;

3. Qual será a fonte de recursos que financiará o investimento; 4. Como será feita a distribuição dos resultados.

(5)

1. Onde investir

Escolher onde ou no que investir deve ser o primeiro passo de uma gestão financeira eficiente. Para isto, é preciso que você avalie as opções disponíveis e descubra qual a que combina mais com o seu negócio, sem esquecer de verificar se isto vai trazer um bom retorno. Dentre os investimentos disponíveis, geralmente estão:

Infraestrutura da empresa;

Compra de matéria-prima e/ou estoque;

Criação e lançamento de um novo projeto, produto ou serviço; Construção de uma nova unidade ou sede própria;

Investimentos em pessoas, como cursos e treinamentos;

Investimentos em melhoria de processos, de controles e de gestão; Aplicações de dinheiro disponível me caixa;

2. Quanto investir

Nesta etapa, é preciso avaliar o valor que a empresa dispõe para investir e verificar o retorno da operação tanto em termos de quantia, quanto em termos de tempo.

Se a empresa não tem todo o valor necessário para o investimento, logo surge a terceira etapa: onde e como será feita a captação de recursos.

(6)

3. Onde captar recursos para investir

No geral, existem duas formas de captar recursos para investimento. A primeira delas é o capital social (capital próprio) e, a segunda, é buscar a quantia necessária junto a credores (capital de terceiros), onde estão as instituições financeiras ou investidores. Também é possível compor os recursos para investimento mesclando as duas fontes.

4. Distribuição dos resultados

Quando a empresa capta os recursos para investimento, a gestão financeira deve planejar onde e como será feita a distribuição dos resultados. Ou seja, além de colocar o plano de investimento em ação, é preciso calcular outras despesas ou compromissos que tem ligação direta com a operação e devem ser incluídas no valor do aporte, tais como:

Impostos e juros a serem pagos aos credores; Distribuição de lucro entre os sócios;

Separação de uma parte da quantia para despesas imprevistas; Novos investimentos.

Uma gestão financeira eficiente deve estar preparada para atender a estes 4 tópicos e, se este ainda não é seu caso, está na hora de começar a se planejar.

(7)

PROJETANDO O

FLUXO

FINANCEIRO

DA SUA EMPRESA

Se você quer fazer planos para o médio e longo prazo, primeiro precisa organizar

a gestão financeira da sua empresa. Isto inclui analisar o histórico de

faturamento e de despesas para descobrir se o seu negócio terá condições de honrar os compromissos num futuro próximo.

Se você tem acesso a todas as informações atualizadas a respeito da movimentação do capital da empresa, fica mais simples projetar o fluxo

financeiro a curto prazo. Veja, a seguir, como projetar o fluxo financeiro do seu negócio de forma simples e direta.

(8)

Comece pelo saldo atual

Para fazer a projeção do fluxo financeiro, primeiro é preciso saber quanto a empresa tem em caixa, ou seja, o seu saldo atual. Determine um prazo mínimo de 3 ou 6 meses para fazer a projeção.

Primeiro lance o saldo atual e, em seguida, todas as receitas que a empresa tem a receber no período, assim como as despesas. Se, por algum motivo, não for possível saber o valor exato de cada uma delas no momento, lance os valores aproximados levando em conta os fluxos anteriores.

O próximo passo é calcular o saldo que você terá à disposição neste período, como se fosse um ‘mapa’ do futuro próximo. Esta é a sua projeção do fluxo de caixa a curto prazo.

Analise a projeção do fluxo de caixa

A partir da análise dos dados da projeção do fluxo de caixa da sua empresa, vai ser possível você saber se a tendência para os próximos meses é de sobra de dinheiro. Se for assim, poderá começar a planejar novos investimentos. Mas, se a tendência é o aperto financeiro, você terá tempo de sobra para agir e cortar gastos, criar novas estratégias de vendas, negociar com credores e realocar investimentos.

(9)

ANÁLISE DE INDICADORES

E DEMONSTRATIVO DE RESULTADOS

A análise de indicadores é fundamental para uma boa gestão financeira, pois é através deles que você obtém uma visão ampla e detalhada sobre o seu negócio. Além disso, consegue detectar falhas e despesas desnecessárias , planejar os

investimentos futuros e ainda tornar a sua empresa mais competitiva - e

mais lucrativa.

Se você quisesse saber agora, neste momento, quais foram os resultados do último mês, semestre ou ano para conferir se o sua empresa gerou lucro ou prejuízo, onde

buscaria estes dados?

(10)

Demonstrativo de Resultados

O Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE) é um relatório de extrema importância a ser analisado sempre que você quiser avaliar a saúde financeira de sua empresa. Trata-se de um resumo de todas as operações financeiras da sua autoescola em determinados períodos.

Por conter informações bastante detalhadas, o Demonstrativo de Resultados do Exercício fornece dados fundamentais para que você saiba se o negócio está dando lucro ou prejuízo, avaliando a realidade da sua autoescola em períodos pré-determinados. Também é possível conferir projeções de custos e de crescimento, além de conhecer em detalhes as taxas e impostos pagos em cada exercício.

O DRE é extremamente importante para avaliar até mesmo o desempenho e a eficiência da gestão de sua empresa em obter resultados positivos para o negocio. E, se os resultados forem negativos, você consegue descobrir onde estão os erros para ajustar os próximos passos.

Quer saber se a gestão de sua empresa está no rumo certo? Consulte as informações do seu Demonstrativo de Resultados do Exercício.

(11)

DICAS PARA UMA

GESTÃO

FINANCEIRA EFICIENTE

Para uma gestão financeira eficiente, que garanta competitividade, lucratividade e confiabilidade da empresa perante o mercado, é preciso seguir alguns métodos. Entretanto, o mais importante de todos é avaliar os resultados econômicos da sua empresa mensalmente.

Agindo assim, você estará sempre pronto para agir no momento certo, evitando surpresas pelo caminho e o melhor: encontrando as oportunidades de crescimento e investimento assim que elas surgirem.

Confira, a seguir, algumas dicas valiosas para uma boa gestão financeira.

(12)

1. Crie um plano de contas

O primeiro passo para uma boa gestão financeira é criar o plano de contas da empresa. Assim, fica fácil organizar as receitas e despesas, organizar o orçamento e planejar investimentos no decorrer do ano. Lembre-se de separar as despesas em fixas e variáveis. Desta forma saberá definir onde economizar ou cortar despesas quando necessário, sem prejudicar as operações.

2. Prepare os indicadores de desempenho

Os indicadores de desempenho estratégico devem conter informações a respeito de vendas, giro de estoque e nível de endividamento do negócio e devem ser analisados uma vez por mês. Já os indicadores de desempenho operacional contém informações a respeito dos resultados com as atividades diárias, tais como: vendas, fluxo de caixa e taxas de conversão.

Comparando estes dois tipos de indicadores, é possível descobrir como o negócio está indo e traçar estratégias concretas, baseadas em fatos reais.

3. Fluxo de caixa sob controle

As contas diárias da empresa devem ser analisadas através do controle do fluxo de caixa. Só assim é possível saber o quanto de capital de giro será necessário ou estará disponível para quitar as contas do mês.

(13)

4. Planeje as operações financeiras

Quando a empresa não consegue conciliar as despesas com as receitas, acaba recorrendo a antecipação de recebíveis ou empréstimos de última hora para cobrir as contas. O problema é que estes tipos de operação tem taxas de juros muito altas, o que pode acabar comprometendo o orçamento num futuro próximo. Assim, a melhor prática é o planejamento financeiro.

Usando o seu plano de contas, o fluxo de caixa e os indicadores de desempenho, você pode se preparar com antecedência para um possível ‘aperto’ no caixa e procurar soluções que não onerem demais a empresa.

DICAS DE GESTÃO FINANCEIRA

A melhor prática é o

planejamento financeiro.

(14)

A gestão financeira só pode ser eficiente se tiver, ao seu dispor, informações atualizadas e confiáveis. Por isso, as planilhas e o antigo caderno de anotações hoje dão lugar a sistemas de gestão empresarial que facilitam a tomada de decisões com agilidade.

Mas, para isto, você precisa de um software que garanta facilidade de acesso, segurança, confiabilidade e rapidez, como o SBgestor.

Com o SBgestor você controla as vendas, o financeiro, o seu estoque, emite notas fiscais, imprime relatórios completos e conta com uma equipe de suporte online pronta para sanar dúvidas ou resolver questões em minutos.

Desenvolvido pela SBsistemas, o software SBgestor foi feito sob medida para atender o ritmo do empreendedor atual, que não pode perder tempo e precisa agarrar as oportunidades no momento em que elas surgem.

O QUE O

SOFTWARE DE

GESTÃO

PODE FAZER PELO SEU

(15)

Conte Conosco, Simplifique e Fique

Tranquilo!

CONCLUSÃO

Agora que você já sabe como funciona uma boa gestão financeira e a sua importância para o sucesso do negócio como um todo, esperamos ter contribuído para que você comece a criar e analisar seus indicadores, planejando o futuro da sua empresa com muito mais confiança e obtendo

resultados positivos.

Grande abraço e até a próxima!

Referências

Documentos relacionados

O planejamento fatorial foi aplicado satisfatoriamente para a otimização dos parâmetros da técnica de voltametria linear de redisso- lução anódica no desenvolvimento

(Henriettea e Henriettella (Melastomataceae; Miconieae) no Rio de Janeiro, Brasil) É apresentado o tratamento taxonômico dos gêneros Henriettea e Henriettella na flora do estado do

O candidato poderá obter informações e orientações sobre o Simulado Virtual, tais como Editais, processo de inscrição, horário de prova, gabaritos, ranking e resultados

Edição para o Coral Reverendo James William Koger da Catedral Metodista de

o34eto es'ec-9ico de estdo, elas ser/o reto0adas na discss/o do contedo da Didática descrito 'or 'ro9essores

Os biosorventes testados em sistema estático e dinâmico para os dois óleos (diesel e biodiesel) foram: a paina, a flor da taboa, o aguapé inteiro, a taboa inteira e a turfa,

Fonte: IDC, 2015 (Inquérito a 467 organizações portuguesas que possuem alguma presença na Internet)..

Dentre estas, três cepas, isoladas da matéria-prima e do concentrado de maçã, foram identificadas como Neosartorya fischeri; uma cepa isolada da matéria-prima foi identificada