• Nenhum resultado encontrado

NCE/12/01171 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "NCE/12/01171 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

NCE/12/01171 — Relatório preliminar da CAE

- Novo ciclo de estudos

Caracterização do pedido

Perguntas A.1 a A.10

A.1. Instituição de Ensino Superior / Entidade Instituidora: Instituto Politécnico De Leiria

A.1.a. Outra(s) Instituição(ões) de Ensino Superior / Entidade(s) Instituidora(s):

A.2. Unidade(s) orgânica(s) (faculdade, escola, Instituto, etc.): Escola Superior De Artes E Design Das Caldas Da Rainha A.3. Ciclo de estudos:

Design de Produto – Cerâmica e Vidro A.4. Grau:

Licenciado

A.5. Área científica predominante do ciclo de estudos: Design de Produto

A.6.1 Classificação da área principal do ciclo de estudos (3 algarismos), de acordo com a Portaria n.º 256/2005, de 16 de Março (CNAEF):

214

A.6.2 Classificação da área secundária do ciclo de estudos (3 algarismos), de acordo com a Portaria n.º 256/2005, de 16 de Março (CNAEF), se aplicável:

<sem resposta>

A.6.3 Classificação de outra área secundária do ciclo de estudos (3 algarismos), de acordo com a Portaria n.º 256/2005, de 16 de Março (CNAEF), se aplicável:

<sem resposta>

A.7. Número de créditos ECTS necessário à obtenção do grau: 180

A.8. Duração do ciclo de estudos (art.º 3 DL-74/2006, de 26 de Março): 6 semestres

A.9. Número de vagas proposto: 25

A.10. Condições de acesso e ingresso:

Os candidatos devem realizar apenas uma das provas elencadas (03) Desenho

(12) História da Cultura e Artes (18) Português

Relatório da CAE - Novo Ciclo de Estudos

1. Instrução do pedido

1.1.1. Deliberações dos órgãos que legal e estatutariamente foram ouvidos no processo de criação do ciclo de estudos:

(2)

1.1.2. Explicitação das evidências que fundamentam a classificação de cumprimento assinalada: Foram anexados ao relatório documentos que indicam a aprovação deste curso pelo Conselho Técnico-científico da ESAD.CR, pelo Conselho Pedagógico da ESAD.CR e pelo Conselho Académico do Instituto Politécnico de Leiria.

1.2.1. Docente(s) responsável(eis) pela coordenação da implementação do ciclo de estudos: Foi indicado e tem o perfil adequado

1.2.2. Explicitação das evidências que fundamentam a classificação de cumprimento assinalada: A coordenação é assegurada por uma doutora na área de design com experiência de consultoria na área da cerâmica.

2. Condições de acesso e ingresso, estrutura curricular e plano de estudos.

2.1.1. Condições de acesso e ingresso:

Existem, são adequadas e cumprem os requisitos legais

2.1.2. Explicitação das evidências que fundamentam as classificações de cumprimento assinalada: É apenas indicado que os candidatos devem realizar uma das provas: (03) Desenho, (12) História da Cultura e Artes ou (18) Português. Subentende-se que se cumprem os requisitos legais, mas não é explícito no documento.

2.2.1. Estrutura Curricular e Plano de Estudos:

Existem, são adequados e cumprem os requisitos legais

2.2.2. Explicitação das evidências que fundamentam as classificações de cumprimento assinalada: A estrutura e o plano de curso cumprem os requisitos legais (180 ECTS em 6 semestres). Design de Produto, enquanto principal área cientifica dos dois ramos do curso corresponde a 43% ou 48% dos ECTS (consoante o ramo Projeto Final ou o ramo Projeto Integrado em Empresa), Tecnologia do Produção a 21% e Desenho 13%. Não é perceptível se a área “Qualquer Área Científica” para os ECTS opcionais se situa dentro das enumeradas na lista apresentada ou se refere a uma oferta mais abrangente.

3. Descrição e Fundamentação dos Objectivos do Ciclo de Estudos

3.1. Dos objectivos do ciclo de estudos

3.1.1. Foram formulados objectivos gerais para o ciclo de estudos: Sim

3.1.2. Foram definidos objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências) a desenvolver pelos estudantes:

Sim

3.1.3. Os objectivos definidos são coerentes com a missão e a estratégia da Instituição: Sim

3.1.4. Explicitação das evidências que fundamentem as classificações de cumprimento assinaladas em 3.1.1, 3.1.2 e 3.1.3.:

Os objectivos estão bem estabelecidos, apontando para o desenvolvimento de competências no âmbito do Design de Produto com uma especialização no âmbito dos artefactos cerâmicos e em vidro, mas com um conceito suficientemente largo sobre as áreas produtivas onde estes materiais podem ter aplicação.

Propõe-se um perfil de competências compatíveis com este tipo de grau e pertinente do ponto de vista das empresas portuguesas.

(3)

industrial da região onde se situa, mas não só, podem beneficiar de designers com este perfil.

3.1.5. Pontos Fortes: N/A

3.1.6. Recomendações de melhoria: N/A

3.2. Adequação ao projecto educativo, científico e cultural da instituição

3.2.1. A Instituição definiu um projecto educativo, científico e cultural próprio: Sim

3.2.2. Os objectivos gerais definidos para o ciclo de estudos são compatíveis com o projecto educativo, científico e cultural da Instituição:

Sim

3.2.3. Explicitação das evidências que fundamentem as classificações de cumprimento assinaladas em 3.2.1 e 3.2.2.:

A relação entre o projecto educativo e o ciclo de estudos está bem objectivada e é coerente. Dada a missão da instituição e a sua tradição dentro do ensino superior nesta área pode fazer convergir recursos num programa relevante para a região e para o país.

3.2.4. Pontos Fortes:

A convergência do ciclo proposto com o tecido industrial da região. 3.2.5. Recomendações de melhoria:

N/A

3.3. Da organização do ciclo de estudos

3.3.1. Os conteúdos programáticos de cada unidade curricular são coerentes com os respectivos objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências):

Sim

3.3.2. As metodologias de ensino (avaliação incluída) de cada unidade curricular são coerentes com os respectivos objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências):

Sim

3.3.3. Explicitação das evidências que fundamentem as classificações de cumprimento assinaladas em 3.3.1 e 3.3.2.:

O fluxo de tópicos teóricos e teórico-práticos parece bem correlacionado, com os objectivos do curso e com o conjunto de competências a adquirir pelos estudantes. As disciplinas de projeto têm a importância requerida num curso deste tipo e as restantes disciplinas parecem assegurar a ponte desejável entre a dimensão prática e um conjunto de tópicos teóricos indispensáveis. A divisão em dois ramos, num dos quais se privilegia a prática de projeto mais diretamente ligada ao ambiente empresarial parece uma boa opção.

As metodologias de ensino e avaliação propostas para as várias disciplinas estão adequadas às tipologias de programas apresentados.

Não são indicados os docentes responsáveis para as disciplinas de “Estudos de Arte e Design I” e “Projeto Integrado”. O facto de este último caso se reportar a uma disciplina com tipologia de estágio não parece invalidar a necessidade de um responsável.

3.3.4. Pontos Fortes: N/A

3.3.5. Recomendações de melhoria:

Nas disciplinas das “Estudos de Arte e Design I” e “Projeto Integrado” deveriam ser explicitados os seus responsáveis. Seria, também, interessante perceber melhor a tipologia das disciplinas a

(4)

científico competente.

Tornar os conteúdos da UC de História e Teoria do Design mais abrangentes em relação ao espaço temporal das matérias leccionadas, abordando temas do Design da segunda metade do século XX. Clarificar os conteúdos da UC de Desenho de Projeto bem como de Projeto de Design do Produto IV.

4. Recursos docentes

4.1. O corpo docente cumpre os requisitos legais: Sim

4.2. A maioria dos docentes tem ligação estável à Instituição por um período superior a três anos. A Instituição mostra uma boa dinâmica de formação do seu pessoal docente:

Sim

4.3. Existe um procedimento de avaliação do desempenho do pessoal docente, de forma a garantir a necessária competência científica e pedagógica e a sua actualização:

Sim

4.4. Explicitação das evidências que fundamentem as classificações de cumprimento assinalada em 4.1., 4.2. e 4.3:

A resposta da instituição promotora indica que 97,4% dos docentes estão em tempo integral com uma ligação à escola por um período superior a 3 anos.

O número de professores doutorados ou com um currículo meritório e relevante que têm um contrato a tempo integral é de 14 (10 doutorados e 4 docentes cujo CV foi considerado de mérito relevante por esta CAE), correspondendo a 71,8% dos docentes a tempo integral (DETI) envolvidos na lecionação do curso. Este corpo docente é adequado em número, claramente qualificado e distribui-se pelas áreas científicas de modo equilibrado, ultrapassando os mínimos estabelecidos para as licenciaturas no âmbito do ensino politécnico.

São indicados 8 docentes inscritos em doutoramento, para além da possibilidade da frequência de cursos internos (formação contínua).

Existe um sistema interno de avaliação de desempenho sendo aplicados semestralmente questionários, quer aos alunos, quer aos docentes e ao responsável da equipa docente.

4.5. Pontos fortes:

Considera-se como ponto forte a participação de docentes em várias UI’s avaliadas com Excelente ou Muito Bom por painéis de avaliadores internacionais convocados pela FCT.

4.6. Recomendações de melhoria:

Foram detectados 2 docentes com uma carga lectiva de 21 horas semanais. Sugere-se que seja corrigida a distribuição de serviço docente de modo a evitar cargas lectivas excessivas.

5. Descrição e fundamentação de outros recursos humanos e

materiais

5.1. O ciclo de estudos dispõe de outros recursos humanos indispensáveis ao seu bom funcionamento: Sim

5.2. O ciclo de estudos dispõe das instalações físicas (espaços lectivos, bibliotecas, laboratórios, salas de computadores, etc.) necessárias ao cumprimento dos objectivos:

Sim

5.3. O ciclo de estudos dispõe dos equipamentos didácticos e científicos e dos materiais necessários ao cumprimento dos objectivos:

Sim

5.4. Explicitação das evidências que fundamentem as classificações de cumprimento assinaladas em 5.1, 5.2 e 5.3.:

(5)

Os técnicos, os espaços, os equipamentos e a biblioteca parecem adequados ao desenvolvimento deste ciclo de estudos:

"Tem o apoio de 11 Técnicos Superiores afectos a espaços técnicos especializados designados por Laboratórios e Oficinas" (citado do relatório). Os laboratórios e oficinas são pertinentes para esta tipologia de cursos.

5.5. Pontos fortes:

As várias dimensões aqui analisadas parecem constituir-se, no seu conjunto, como um ponto forte desta Escola.

5.6. Recomendações de melhoria: N/A

6. Actividades de formação e investigação

6.1. Existe(m) centro(s) de investigação reconhecido(s) e com boa avaliação, na área científica do ciclo de estudos:

Sim

6.2. Existem publicações científicas do pessoal docente afecto ao ciclo de estudos, na área predominante do ciclo de estudos, em revistas internacionais com revisão por pares nos últimos cinco anos:

Sim

6.3. Existem actividades científicas, tecnológicas, culturais e artísticas desenvolvidas na área do ciclo de estudos e integradas em projectos e/ou parcerias nacionais e internacionais:

Sim

6.4. Explicitação das evidências que fundamentem as classificações de cumprimento assinaladas em 6.1, 6.2 e 6.3.:

São referidas 5 Unidades de Investigação, todas avaliadas pela FCT desde 2007 com "Excelente" ou "Muito Bom" em que alguns dos docentes participam, sendo uma delas acolhida pela própria

instituição proponente. Os Cv's de alguns docentes demonstram a publicação de artigos científicos e, de outros, uma actividade meritória no âmbito do Projecto em Design e outras actividades artísticas e culturais.

São apresentados projetos e parcerias relevantes no âmbito da área científica principal do curso proposto.

6.5. Pontos fortes: N/A

6.6. Recomendações de melhoria: N/A

7. Actividades de desenvolvimento tecnológico, prestação de

serviços à comunidade e formação avançada

7.1. A oferta destas actividades corresponde às necessidades do mercado e à missão e objectivos da Instituição:

Em parte

7.2. Explicitação das evidências que fundamentem a classificação de cumprimento assinalada em 7.1.:

Não são explicitadas, neste ponto do relatório, acções concretas nestes domínios, no entanto as parcerias e projetos com outras entidades regionais e nacionais são indiciadoras de actividades que, como é referido no relatório, estabeleçam uma "relação concretizada através de parcerias, projectos, prestações de serviços e da realização de actividades formativas extracurriculares resultam

(6)

ESAD.CR-IPL na produção e disseminação de conhecimento técnico-científico junto da comunidade envolvente, tal como previsto no conceito e missão do Instituto." (citado do relatório)

7.3. Pontos fortes: N/A

7.4. Recomendações de melhoria:

Sugere-se, neste ponto, alguma enumeração das actividades de desenvolvimento tecnológico, prestação de serviços à comunidade e de formação avançada que consubstanciem a abordagem descrita.

8. Enquadramento na rede do ensino superior público

8.1. Os estudos apresentados (com base em dados do MEE) mostram previsível empregabilidade dos formados por este ciclo de estudos:

Sim

8.2. Os dados de acesso (DGES) mostram o potencial do ciclo de estudos para atrair estudantes: Sim

8.3. O novo ciclo de estudos será oferecido em colaboração com outras Instituições da região que leccionam ciclos de estudos similares:

Não

8.4. Explicitação das evidências que fundamentem as classificações de cumprimento assinaladas em 8.1, 8.2 e 8.3.:

São apresentados dados recolhidos junto da DGES sobre a empregabilidade relativos ao período entre 2000 e 2010, bem como de um relatório do GPEARI de Julho de 2011 que indicam valores na ordem dos 90% para a área do Design.

Por outro lado, e segundo a DGES, em 2010 e 2011 os ciclos de estudo em Design de Produto e Design Industrial tiveram uma procura muito elevada, permitindo a ocupação da totalidade das vagas na 1ª fase. A proximidade ao tecido industrial, da cerâmica e do vidro e o facto de se tratar de um curso de Design de Produto, permitem à Escola proponente ter expectativas de sucesso com este ciclo de estudos.

Não é indicada qualquer parceria com outras instituições da região que leccionem cursos similares. 8.5. Pontos fortes:

N/A

8.6. Recomendações de melhoria: N/A

9. Fundamentação do número total de créditos ECTS do

novo ciclo de estudos

9.1. A atribuição do número total de unidades de crédito e a duração do ciclo de estudos estão justificadas de forma convincente:

Sim

9.2. Existe uma metodologia para o cálculo dos créditos ECTS das unidades curriculares: Sim

9.3. Existe evidência de que a determinação das unidades de crédito foi feita após consulta aos docentes:

Sim

9.4. Explicitação das evidências que fundamentem as classificações de cumprimento assinaladas em 9.1, 9.2 e 9.3.:

(7)

da mesma área de conhecimento e apresentada uma metodologia credível para o cálculo dos ECTS que se baseia na experiência acumulada pela instituição e na intervenção dos docentes envolvidos no desenvolvimento do novo ciclo de estudo

9.5. Pontos fortes: N/A

9.6. Recomendações de melhoria: N/A

10. Comparação com ciclos de estudos de Instituições de

referência no Espaço Europeu de Ensino Superior

10.1. O ciclo de estudos tem duração e estrutura semelhantes a ciclos de estudos de Instituições de referência do Espaço Europeu de Ensino Superior:

Sim

10.2. O ciclo de estudos tem objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências) análogos às de outros ciclos de estudos de Instituições de referência do Espaço Europeu de Ensino Superior:

Sim

10.3. Explicitação das evidências que fundamentem as classificações de cumprimento assinaladas em 10.1 e 10.2.:

A duração e o número de ECTS são comuns nos cursos desta área oferecidos na Europa bem como os objectivos e a estrutura. Nos vários exemplos visitados fica patente o interesse na especialização nesta tipologia de artefactos e também na abordagem prevista para este curso.

10.4. Pontos fortes: N/A

10.5. Recomendações de melhoria: N/A

11. Estágios e períodos de formação em serviço

11.1. Existem locais de estágio e/ou formação em serviço: Sim

11.2. São indicados recursos próprios da Instituição para acompanhar os seus estudantes no período de estágio e/ou formação em serviço:

Sim

11.3. Existem mecanismos para assegurar a qualidade dos estágios e periodos de formação em serviço dos estudantes:

Sim

11.4. São indicados orientadores cooperantes do estágio ou formação em serviço, em número e com qualificações adequadas (para ciclos de estudos de formação de professores):

Não aplicável

11.5. Explicitação das evidências que fundamentem as classificações de cumprimento assinaladas em 11.1 a 11.4.:

São apresentados 28 protocolos estabelecidos com empresas que de disponibilizam a receber os estagiários (ramo Projecto Integrado), bem como um mapa para a distribuição pelas empresas (1 a 3 estudantes / empresa). A ESAD.CR "dispõe de um Gabinete de Apoio ao Estudante, Estágios e

Formação Profissional (GAEEFP) que desempenha as funções administrativas e também de

acompanhamento aos alunos." (citado do relatório) que serão orientados por docentes da Escola e por um orientador cooperante cuja selecção e avaliação é feita de acordo com um normativo protocolado.

(8)

11.6. Pontos fortes:

Considera-se como ponto forte o número de protocolos já estabelecido. 11.7. Recomendações de melhoria:

N/A

12. Conclusões

12.1. Recomendação final:

O ciclo de estudos deve ser acreditado

12.2. Período de acreditação condicional (se aplicável): <sem resposta>

12.3. Condições (se aplicável): N/A

12.4. Fundamentação da recomendação:

A ESAD.CR – IPL é uma instituição credível no âmbito do ensino em design com bastantes anos de experiência.

A estrutura e o plano de curso estão bem elaborados e o corpo docente é próprio (97,4% dos docentes estão em tempo integral), qualificado (71,8% dos docentes, com contratos de tempo integral, envolvidos na lecionação do curso ou são doutorados ou foram considerados por esta comissão como detentores de um CV revelador de mérito relevante para o curso em causa) e com competências nas áreas científicas onde as várias disciplinas se incluem. O corpo docente é adequado em número e estável (97,4% dos docentes colaboram com as Escolas há mais de três anos), sendo de assinalar, não só as participações em várias UI’s avaliadas com Excelente ou Muito Bom por painéis de avaliadores internacionais, convocados pela FCT, como também perfis de elevado mérito na prática profissional.

Os restantes recursos humanos, mas também os materiais, parecem ter uma qualidade assinalável permitindo assegurar um correto funcionamento deste ciclo de estudos.

Referências

Documentos relacionados

Apesar da Associação caminhos de pedra atuar constantemente no intuito de preservar a paisagem cultural o mais íntegra possível, atualmente observa-se que nem a atividade

Técnicas laboratoriais para confecção de próteses total e parcial removível: área chapeável, zonas da área chapeável, modelos anatômicos e funcionais (técnica

No caso dos produtos mais significativos em termos de emissões de GEE, a produção estimada em 2020 foi obtida diretamente com as empresas por meio da Abiquim, que informaram

I para o meio II, como mostra a figura, foi verificada uma mudança na direção de propagação das ondas. A velocidade de propagação da onda sísmica é maior em rochas mais

Explicitação das evidências que fundamentam a classificação de cumprimento assinalada: A docente responsavel pela coordenação do presente ciclo de estudos tem desempenhado a

Os resultados de métodos de análise de sentimentos, principalmente os léxicos, são muito dependentes do contexto aplicado e de alterações em seus dados paramétricos, já que o

A Câmara Municipal deliberou, por unanimidade, aprovar o Plano de Prevenção e Gestão de Resíduos de Construção e Demolição, a incluir no Projecto de Pistas Cicláveis de Vendas

A) a análise histórica não necessita dessas evidências, já que elas eram apenas utilizadas como foco de visitação turística. Pois, o material necessário para a reflexão