• Nenhum resultado encontrado

5º Congresso de Pesquisa e Iniciação Científica. 3º Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "5º Congresso de Pesquisa e Iniciação Científica. 3º Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

5º Congresso de Pesquisa e Iniciação Científica

3º Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e

Inovação

Inovação e Tecnologia: Ações para um novo mundo

O Centro Universitário do Distrito Federal (UDF), por meio do Programa Institucional de Bolsas para Iniciação Científica, Iniciação Tecnológica e Inovação (PIBIC/PIBIT-UDF), tem a honra de convidá-lo(a) para o 5º Congresso de Pesquisa, Iniciação Científica e para o 3º Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, que se realizará nos dias 29 e 30 de outubro de 2015 no UDF, Brasília - DF.

Posteriormente, os detalhes do evento e a programação serão divulgados e estarão disponíveis no site do UDF (www.udf.edu.br) e no site do PIBIC/PIBITI-UDF (http://ic.udf.edu.br/).

1. Apresentação

O Congresso de Pesquisa e Iniciação Científica do UDF é um evento anual, realizado periodicamente, no qual os estudantes de graduação e pesquisadores de nossa Instituição e de outras Instituições de Ensino Superior (IES) podem compartilhar de um momento de vivência, visando à troca de experiências por meio de organização e sistematização do conhecimento produzido com a pesquisa científica.

O Programa Institucional de Bolsas para Iniciação Científica, Iniciação Tecnológica e Inovação do UDF (PIBIC/PIBITI-UDF), é essencial para dotar nossos alunos de um repertório pessoal que os qualifique e os impulsione a participar plenamente do contexto social em que vivem, contribuindo democraticamente para a promoção do desenvolvimento integral do ser humano ao longo da vida.

A inserção do aluno de graduação em projetos de pesquisa se torna um instrumento valioso para aperfeiçoar qualidades desejadas em um profissional de nível superior, bem como para estimular e iniciar a formação dos que possuem aptidões naturais e interesses específicos para a pesquisa. Contribuindo, ainda, com a formação de recursos humanos qualificados para o desenvolvimento da pesquisa no país.

(2)

É com grande satisfação que realizamos o 5º Congresso de Pesquisa e Iniciação

Científica e 3º Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação

do UDF e, desde já, agradecemos o interesse pela participação e esperamos que a comunidade acadêmica possa usufruir os dias do evento de forma proveitosa, para o crescimento pessoal e das áreas envolvidas.

2. Áreas Temáticas

Este ano, o tema do nosso congresso será: Inovação e Tecnologia: Ações para

um novo mundo. Este tema nasce de uma profunda reflexão sobre os desafios

contemporâneos da sociedade. Neste sentido, a ciência, em seu berço acadêmico, não pode perder sua essência vanguardista e tão pouco limitar-se aos espaços físicos de uma sala de aula ou laboratório. Assim, o encontro da “pesquisa” com diversos “objetos de estudo”, seja na área das exatas, saúde ou humanidades, buscará naturalmente o caminho da inovação. A crise econômica no Brasil, a corrida contra o avanço do vírus ebola na África e o avanço das doenças crônicodegenerativas no mundo, além dos milhares de refugiados de guerra na Europa, entre outros, fazem parte de uma extensa lista de desafios contemporâneos que nos leva a uma reflexão: o mundo precisa de novas soluções para antigos problemas.

Além de trabalhos relacionados especificamente ao tema do Congresso, incentivamos os participantes a apresentarem suas respectivas pesquisas dentro das seguintes Grandes Áreas (Baseada nas Grandes Áreas do Conhecimento do CNPq):

1. Exatas: Matemática, Probabilidade e Estatística, Ciência da Computação, Astronomia, Física, Química, Geociências e Oceanografia;

2. Ciências Humanas: Filosofia, Sociologia, Antropologia, Arqueologia, História, Geografia, Psicologia, Educação, Ciência Política e Relações Internacionais; 3. Ciências da Saúde / vida: Medicina, Odontologia, Farmácia, Enfermagem,

Nutrição, Saúde Coletiva, Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Educação Física;

4. Ciências Sociais Aplicadas: Direito, Administração, Economia, Arquitetura e Urbanismo, Planejamento Urbano e Regional, Demografia, Ciências da Informação, Museologia, Comunicação, Serviço Social, Economia Doméstica, Desenho Industrial, Turismo;

5. Ciências Biológicas: Biologia Geral, Genética, Botânica, Zoologia, Ecologia, Morfologia, Fisiologia, Bioquímica, Biofísica, Farmacologia, Imunologia, Microbiologia, Parasitologia;

(3)

6. Engenharias: Engenharia Civil, Engenharia de Minas, Engenharia de Materiais e Metalúrgica, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia Sanitária, Engenharia de Produção, Engenharia Nuclear, Engenharia de Transportes, Engenharia Naval e Oceânica, Engenharia Aeroespacial, Engenharia Biomédica.

3. Estrutura da Programação

O 5º Congresso de Pesquisa e Iniciação Científica e o 3º Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do UDF terá a seguinte estrutura de programação:

1. Conferência de Abertura – Apresentação Cultural 2. Apresentação de Pôsteres

3. Apresentações Orais 4. Mesas Temáticas 5. Palestras

6. Oficinas

Deve-se frisar que a programação detalhada do evento será divulgada posteriormente, no final de Setembro de 2015.

4. Público Alvo

Poderão participar do 5º Congresso de Pesquisa e Iniciação Científica e 3º

Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, os(as)

alunos(as) de graduação e de Pós-Graduação, professores e pesquisadores do UDF e membros da comunidade externa (Pesquisadores e Instituições de Ensino Superior).

5. Inscrições

5.1. Inscrição para Participação no Evento

As inscrições para participação no evento serão efetuadas por meio do site do evento a partir do dia 12/10 (doze de outubro) até o dia 23/10 (vinte e três de outubro).

5.2. Inscrição para Apresentação de Trabalho

Aqueles interessados em apresentar Pôster ou Apresentação Oral deverão fazer sua inscrição e enviar os resumos de 17/08 (dezessete de agosto) até o dia 17/9 (dezessete de setembro), por meio do site do evento.

6. Modalidades de Apresentação de Trabalho

A inserção do(a) aluno(a) de graduação em projetos de pesquisa e em eventos científicos é instrumento valioso para aperfeiçoar as qualidades desejadas em um

(4)

profissional de nível superior. Nesse sentido, os(as) alunos(as) poderão apresentar em duas modalidades:

1. Pôsteres: O pôster é um meio de comunicação visual, constituindo-se em uma fonte de informação do trabalho realizado, complementada por sua apresentação oral. O pôster, portanto, é um método visual e objetivo para expor um trabalho realizado e divulgar a pesquisa implementada.

2. Apresentações Orais: apresentação e sustentação oral da pesquisa realizada perante banca de avaliadores.

OBSERVAÇÕES

 O número de inscrições é limitado.

 Serão admitidos somente 02 (dois) trabalhos por participante, incluindo todas as modalidades de apresentação de trabalho no evento.

7. Normas e Orientações para Apresentações de Trabalhos 7.1. Pôster

Fazer download do modelo no site. Não serão aceitos pôsteres fora do formato estabelecido. O tempo de exposição será estabelecido de acordo com a presença dos responsáveis, dos avaliadores e da interação com o público participante. O pôster deverá ser fixado no suporte fornecido pelo UDF.

O pôster deverá ser produzido levando em consideração os seguintes aspectos técnicos, os quais serão utilizados como critérios pelo corpo de avaliadores:

 Adequação e atualidade da bibliografia utilizada;

 Adequação da metodologia utilizada em relação ao tema e objetivos do trabalho;

 Adequação da análise implementada e harmonia com a metodologia empregada;

 Resultados e conclusões pertinentes com o escopo da pesquisa

 Adequação dos recursos da linguagem científica utilizada no pôster e na apresentação oral do mesmo, considerando a articulação de ideias com clareza e objetividade;

 Problema de pesquisa e relevância do mesmo para a área de conhecimento;  Capacidade de argumentação do(a) aluno(a) na exposição oral do pôster;  Adequação da linguagem escrita e visual do pôster.

A função elementar do pôster é fornecer as informações básicas e relevantes da pesquisa, portanto, prima-se pela clareza e objetividade da redação, e pela simplicidade da exposição visual. Nesse sentido, a estrutura do pôster deve conter no mínimo os itens abaixo:

(5)

Título e Filiação

 Logo do UDF  Nome do UDF

 Grande área em que a pesquisa foi realizada  Título do Trabalho

 Nome do Pesquisador (*Caso seja Bolsista de Iniciação científica, colocar a sigla IC e o nome do curso)

 Nome do Orientador

 Nome e Departamento do Orientador  Agência Financiadora (Se tiver)

Introdução

 Contextualização de pesquisa  Relevância do tema de trabalho  Objetivos da pesquisa

Método

 Procedimentos empregados  Instrumentos utilizados  Critérios de análise utilizado

 Marcos Teóricos e abordagens utilizadas

Resultados obtidos  Apresentar os principais resultados (podem ser utilizados

gráficos e tabelas como recursos visuais)  A discussão dos resultados deve ser sucinta

Considerações Finais e Conclusão

 Respondem aos objetivos da pesquisa.

 Deve ser apresentada de maneira breve (pode ser exposta em forma de itens)

 Deve destacar a repercussão e consequência da pesquisa, considerando o tema e a área do conhecimento

Referências  Inserir as referências bibliográficas e fontes utilizadas na

pesquisa

Portanto, o pôster deve ter uma redação clara e objetiva e uma disposição visual organizada, não poluída e de fácil análise. A escolha das letras e da arte visual deve permitir que o público e os avaliadores possam ler o pôster a 1 ou 2 metros de distância.

O tamanho recomendado para o pôster é:  Largura: 90 cm.

 Altura: 100 a 120 cm.

OBS: É obrigatório que o pôster seja confeccionado com cordão para pendurar. O mesmo pode ser feito em lona ou papel.

7.1.1 Apresentação do Pôster

A apresentação oral do pôster pelo(a) aluno(a) tem tempo máximo de 10 minutos. Em seguida, os avaliadores têm 10 minutos para comentar e debater com o(a) aluno(a) a respeito do pôster e seu conteúdo. Orienta-se que o(a) aluno(a) permaneça próximo ao

(6)

seu pôster durante todo o período previsto para a apresentação, assim possíveis dúvidas e questões sobre o trabalho poderão ser respondidas.

Recomenda-se também que o(a) aluno(a) se certifique quanto ao formato exigido do pôster e envie com antecedência para a gráfica imprimir, de modo a evitar imprevistos.

7.2. Apresentações Orais

As apresentações orais são exposições e sustentações orais feitas pelo(a) aluno(a), tendo como finalidade desenvolver no corpo discente a capacidade de comunicação científica e defesa em público, porquanto essa competência será exigida do(a) aluno(a) em sua carreira profissional.

Dessa forma, a apresentação oral é o exercício pelo qual o(a) aluno(a) expõe sua pesquisa realizada, defende seus resultados e conclusões e sustenta, perante os avaliadores, sua posição científica.

O(a) aluno(a) dispõe de um tempo máximo de 15 minutos para apresentar sua pesquisa. Seguidamente, os avaliadores possuem 15 para debater a pesquisa.

Nesse contexto, o(a) aluno(a), em sua apresentação oral, deverá expor e comentar, com clareza, discurso científico e objetividade, os tópicos abaixo:

Introdução

 breve apresentação sobre o(a) aluno(a), expondo seu nome, curso e semestre;

 breve comentário a respeito da temática da pesquisa e onde que ela se insere na grande área de conhecimento

Contextualização comentar a respeito das lacunas e principais questões

relacionadas ao tema em pauta

Problema de pesquisa

explicar qual a pergunta a ser respondida na pesquisa ou qual o desafio a ser solucionado

Hipótese quando aplicável, em função da natureza da pesquisa, explicar

qual a hipótese que foi testada

Objetivos expor e explicar os objetivos geral e específicos da pesquisa, e

sua relação com o problema de pesquisa e a hipótese

Metodologia

expor qual foi o método empregado para executar os objetivos e responder ao problema de pesquisa, considerando abordagens, técnicas e teorias aplicadas

Resultados obtidos apontar e explicar quais os resultados obtidos nas fases da

pesquisa

Conclusão

expor a repercussão e as consequências da pesquisa, a verificação da hipótese (quando aplicável) e a resposta ao problema de pesquisa

O(a) aluno(a) deverá, em sua apresentação oral, utilizar o recurso de Data Show (Power Point) para expor seus de dados.

(7)

Recomenda-se que o(a) aluno(a) chegue com 15 minutos de antecedência ao local onde vai ocorrer sua apresentação, de modo a ter tempo para transferir sua apresentação do Pen drive para o computador da sala.

A avaliação das apresentações orais primará pela análise do mérito técnico-científico da pesquisa, pelo domínio da linguagem científica aplicável, pela clareza e objetividade da exposição, pela cordialidade e respeito do(a) aluno(a) e pela argumentação científica do(a) mesmo(a).

7.3. Resumos

Os resumos para os Pôsteres e Apresentações Orais deverão ser enviados em

Português e Inglês, seguindo as especificações normativas abaixo (modelo em anexo):

 Título do Evento alinhado à direita;

 Duas linhas abaixo do Título do evento, título do trabalho em caixa alta e em negrito na fonte Arial tamanho 12, centralizado, em espacejamento simples entre linhas;

 Nome(s) do (s) autor (es) por extenso com apenas o último sobrenome em maiúscula na fonte Arial tamanho 10 alinhado(s) à direita e duas linhas abaixo do título.

 Filiação científica do(s) autor (es), logo em seguida ao nome, apenas abreviando o nome da IES;

 Texto de, no mínimo 200 e no máximo 300 palavras, contendo resumo do trabalho, precedido da palavra RESUMO, em caixa alta, duas linhas abaixo do nome do autor.

 O texto deverá ser escrito na fonte Arial tamanho 12 com espaçamento 1,5 entre linhas e com margens justificadas;

 Deverão ser colocadas palavras representativas do conteúdo logo após o resumo na língua do texto, precedidas da expressão Palavras-chave e de dois pontos, separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto.

 No resumo não deve haver imagens, tabelas, figuras, gráficos, planilhas, nem similares.

o Não serão aceitos resumos que fujam às normas especificadas. Observar o modelo em anexo e, futuramente, no link da página do evento.

o Os resumos aprovados serão publicados no Caderno de Anais do Evento, devidamente indexado.

(8)

8. Datas Importantes

Atividades Data Horário

Inscrição para a Apresentação de Pôster ou Apresentação Oral

17 de agosto a

17 de setembro de 2015 --

Inscrições para participação no evento 12 a 23 de outubro de 2015 --

5º Congresso de Pesquisa e Iniciação Científica e 3º Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do UDF

29 e 30 de outubro de 2015 --

Fixação dos Painéis 29 de outubro de 2015 07h30

Avaliação dos Trabalhos pela Comissão

Julgadora– Turno Manhã 30 de outubro de 2015 11h às 12h30

Avaliação dos Trabalhos pela Comissão

Julgadora – Turno Noite 30 de outubro de 2015 20h30 às 22h00

Retirada dos Painéis 30 de outubro de 2015 22h00

Brasília, 01 de setembro de 2015

Prof. Dr. Bernardo Petriz de Assis

Assessor de Pesquisa e Extensão

Dra. Beatriz Maria Eckert-Hoff

(9)

Referências

Documentos relacionados

O objetivo deste trabalho é avaliar a eficiência de diferentes métodos de correção de dados de fluxos turbulentos coletados in situ por torre micrometeorológica instalada

Desse modo, parece importante investigar entre os profissionais suas percepções e considerações com relação ao papel da sociedade e da família na atenção ao sobrepeso e

Comparando os valores apresentados nas tabelas 12, 13 e 14, as intensidades colorísticas que apresentaram uma maior variação foram os das amostras de tecido acrílico tinto com

O paciente em questão apresentava-se com sequela de uma antiga fratura de complexo zigomático e destruição de assoalho de órbita, estando o osso zigomático consolidado

O Projeto tem como objetivo estudos relacionados a Gerenciamento e Engenharia de Sistemas, com estudo específico sobre processos, atividades, técnicas e ferramentas das áreas

A Seguir: Madame of Granite, Nevaeh, Ucantelitshightide, Inhaca Gold, Easy Steel.. Mãe: Scandinavia (Aus), by Snippets

Em busca de uma formação humana e cidadã que precede a qualificação para o exercício da laboralidade e pautada no compromisso de assegurar aos profissionais formados a

20 Ao avaliar o limiar de retirada observaram-se sinais de redução da nocicepção apenas quando o estímulo foi aplicado na superfície plantar, com retorno aos valores basais logo