• Nenhum resultado encontrado

Aula 46 LICITAÇÃO. Qualquer interessado pode participar. A habilitação é depois do edital.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Aula 46 LICITAÇÃO. Qualquer interessado pode participar. A habilitação é depois do edital."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

gi

na

1

Curso/Disciplina: Direito Administrativo.

Aula: Modalidades de licitação.

Professor (a): Luiz Jungstedt

Monitor (a): Lívia Cardoso Leite

Aula 46

LICITAÇÃO - Modalidades de licitação

Concorrência:

Qualquer interessado pode participar. A habilitação é depois do edital.

Lei nº 8666/93, art. 22, §1º - Concorrência é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto.

Os habilitados vão para a fase de julgamento.

AUDIÊNCIA PÚBLICA (casos do art. 39) >>> EDITAL >>> HABILITAÇÃO >>> JULGAMENTO >>> HOMOLOGAÇÃO >>> ADJUDICAÇÃO

Concorrência é modalidade para contratações de grande porte. Por isso podem ser precedidas de audiência pública. Quando há obrigação de antes da publicação do edital ser feita audiência pública? Não é sempre.

Lei nº 8666/93, art. 39 - Sempre que o valor estimado para uma licitação ou para um conjunto de licitações simultâneas ou sucessivas for superior a 100 (cem) vezes o limite previsto no art. 23, inciso I, alínea "c" desta Lei, o processo licitatório será iniciado, obrigatoriamente, com uma audiência pública concedida pela autoridade responsável com antecedência mínima de 15 (quinze) dias úteis da data prevista para a publicação do edital, e divulgada, com a antecedência mínima de 10 (dez) dias úteis de sua realização, pelos mesmos meios previstos para a publicidade da licitação, à qual terão acesso e direito a todas as informações pertinentes e a se manifestar todos os interessados.

Parágrafo único. Para os fins deste artigo, consideram-se licitações simultâneas aquelas com objetos similares e com realização prevista para intervalos não superiores a trinta dias e licitações sucessivas aquelas em que, também com objetos similares, o edital subsequente tenha uma data anterior a cento e vinte dias após o término do contrato resultante da licitação antecedente.

(2)

gi

na

2

O 1º ato da licitação, nesse caso, não será o edital, mas a audiência pública.

Lei nº 8666/93, art. 43 - A licitação será processada e julgada com observância dos seguintes procedimentos:

I - abertura dos envelopes contendo a documentação relativa à habilitação dos concorrentes, e sua apreciação;

II - devolução dos envelopes fechados aos concorrentes inabilitados, contendo as respectivas propostas, desde que não tenha havido recurso ou após sua denegação;

III - abertura dos envelopes contendo as propostas dos concorrentes habilitados, desde que transcorrido o prazo sem interposição de recurso, ou tenha havido desistência expressa, ou após o julgamento dos recursos interpostos;

IV - verificação da conformidade de cada proposta com os requisitos do edital e, conforme o caso, com os preços correntes no mercado ou fixados por órgão oficial competente, ou ainda com os constantes do sistema de registro de preços, os quais deverão ser devidamente registrados na ata de julgamento, promovendo-se a desclassificação das propostas desconformes ou incompatíveis;

V - julgamento e classificação das propostas de acordo com os critérios de avaliação constantes do edital;

VI - deliberação da autoridade competente quanto à homologação e adjudicação do objeto da licitação. §1º A abertura dos envelopes contendo a documentação para habilitação e as propostas será realizada sempre em ato público previamente designado, do qual se lavrará ata circunstanciada, assinada pelos licitantes presentes e pela Comissão.

§2º Todos os documentos e propostas serão rubricados pelos licitantes presentes e pela Comissão. §3º É facultada à Comissão ou autoridade superior, em qualquer fase da licitação, a promoção de diligência destinada a esclarecer ou a complementar a instrução do processo, vedada a inclusão posterior de documento ou informação que deveria constar originariamente da proposta.

§4º O disposto neste artigo aplica-se à concorrência e, no que couber, ao concurso, ao leilão, à tomada de preços e ao convite.

§5º Ultrapassada a fase de habilitação dos concorrentes (incisos I e II) e abertas as propostas (inciso III), não cabe desclassificá-los por motivo relacionado com a habilitação, salvo em razão de fatos supervenientes ou só conhecidos após o julgamento.

§6º Após a fase de habilitação, não cabe desistência de proposta, salvo por motivo justo decorrente de fato superveniente e aceito pela Comissão.

Essa é a sequência tradicional. O pregão mudou isso.

Obs: para participar de licitações na União, tem de cadastrar a empresa no SICAF – Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores. A lei não exige isso. Um ato administrativo normativo não pode alterá-la. Logo, pode-se ir a juízo e conseguir uma liminar para participar de concorrência na União sem estar cadastrado, eis que a Lei nº 8666/93 não pede isso.

Obs: nota de empenho é um documento emitido no dia da assinatura do contrato. Para o licitante é interessante. A nota de empenho diz que há dinheiro e que ele está reservado para aquele

(3)

gi

na

3

contrato. Sem inscrição no SICAF ela não pode ser emitida. O Decreto nº 3722/2001 também diz isso, mas ele não deveria poder alterar a lei, que autoriza a concorrência para qualquer interessado.

Cada ente tem seu cadastro.

Tomada de preços:

É para contratações de médio porte. Os participantes têm de ser cadastrados. A habilitação é antes do edital.

Lei nº 8666/93, art. 22, §2º - Tomada de preços é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação.

O licitante disponibiliza a documentação para um registro cadastral, emitindo-se para ele um certificado de registro cadastral – CRC. Quando aberta uma Tomada de Preços, depois do edital não terá de ser feita habilitação, pois o candidato já terá sido habilitado. A habilitação é antecipada para o registro

cadastral, antes do edital.

Lei nº 8666/93, art. 34 - Para os fins desta Lei, os órgãos e entidades da Administração Pública que realizem frequentemente licitações manterão registros cadastrais para efeito de habilitação, na forma regulamentar, válidos por, no máximo, um ano.

§1º O registro cadastral deverá ser amplamente divulgado e deverá estar permanentemente aberto aos interessados, obrigando-se a unidade por ele responsável a proceder, no mínimo anualmente, através da imprensa oficial e de jornal diário, a chamamento público para a atualização dos registros existentes e para o ingresso de novos interessados.

§2º É facultado às unidades administrativas utilizarem-se de registros cadastrais de outros órgãos ou entidades da Administração Pública.

A habilitação é para 1 ano inteiro. Os dados têm de ser atualizados anualmente.

A habilitação é antecipada para antes mesmo do edital, sendo feita através do registro cadastral.

Obs: existem documentos que têm validade menor que 1 ano:

- CND – certidão negativa de débito perante o INSS. Há exigência constitucional. Tem validade de 180 dias. Os licitantes têm de trocar a vencida pela nova no cadastro ou aparecer na Tomada de Preços e apresentar a atual.

CF, art. 195, §3º - A pessoa jurídica em débito com o sistema da seguridade social, como estabelecido em lei, não poderá contratar com o Poder Público nem dele receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios.

(4)

gi

na

4

- CRF (ou CRS – certificado de regularidade social) – certificado de regularidade perante o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, perante a Caixa Econômica Federal. Validade de 30 dias.

- CNDT – certidão negativa de débito trabalhista, emitida pela Justiça do Trabalho. Vale por 180 dias. Isso evita responsabilidade subsidiária do Governo nas ações dos terceirizados.

Os 2 primeiros são para regularidade fiscal e a última para regularidade trabalhista.

Obs: exigência de qualificação técnica. Difícil obter CRC para isso porque não tem como saber todas as exigências que serão feitas nas licitações ao longo do ano. Muito comum que essa aferição seja feita na fase de habilitação mesmo. O CRC substitui a grande maioria dos documentos, mas não todos.

Até para a concorrência se exige hoje o registro cadastral.

Obs: o art. 22, §2º, da Lei nº 8666/93 admite que o não cadastrado participe da licitação. Houve um entendimento doutrinário de que o prazo previsto no dispositivo é para cadastramento. Essa interpretação foi de Gasparini. Porém, o art. não fala em cadastro, mas apenas em atender as condições para tal. Houve outras posições. A que prevaleceu foi a de Marçal Justen Filho, que disse que não houve pedido de cadastramento. Assim, a Tomada de Preços passou a admitir o não cadastrado participando. A análise da documentação não é para cadastramento, mas para habilitação.

Lei nº 8666/93, art. 22, §9º - Na hipótese do parágrafo 2º deste artigo, a administração somente poderá exigir do licitante não cadastrado os documentos previstos nos arts. 27 a 31, que comprovem habilitação compatível com o objeto da licitação, nos termos do edital.

Com isso, a Tomada de Preços passou a ter habilitações antes e depois do edital. O registro cadastral é uma antecipação da habilitação. Já o não cadastrado é habilitado depois. Assim, passou a se equivaler à Concorrência nesse ponto, quando há não cadastrados. Marçal chamou a Tomada de Preços de Concorrência de Médio Porte.

O inabilitado pode entrar com recurso, que tem efeito suspensivo. Isso era evitado quando só se aceitavam candidatos cadastrados.

Lei nº 8666/93, art. 109 - Dos atos da Administração decorrentes da aplicação desta Lei cabem: I - recurso, no prazo de 5 (cinco) dias úteis a contar da intimação do ato ou da lavratura da ata, nos casos de:

a) habilitação ou inabilitação do licitante; b) julgamento das propostas;

c) anulação ou revogação da licitação;

d) indeferimento do pedido de inscrição em registro cadastral, sua alteração ou cancelamento; e) rescisão do contrato, a que se refere o inciso I do art. 79 desta Lei;

(5)

gi

na

5

§2º - O recurso previsto nas alíneas "a" e "b" do inciso I deste artigo terá efeito suspensivo, podendo a autoridade competente, motivadamente e presentes razões de interesse público, atribuir ao recurso interposto eficácia suspensiva aos demais recursos.

Toda a agilidade da Tomada de Preços foi por água abaixo.

Lei nº 8666/93, art. 43, §1º - Por conta desse dispositivo, o professor entende que o prazo de até 3 dias antes da apresentação de propostas, do art. 22, §2º da mesma lei, é apenas para manifestação de interesse do não cadastrado em participar da licitação, devendo entregar os documentos de habilitação junto com todos os outros na ocasião própria.

Referências

Documentos relacionados

Portanto, é indicada para pacientes que não suportam receber toda a oferta calórica necessária pela via oral ou enteral, para pacientes em risco de desnutrição que necessitem de

mínimo de vigência. Os BENEFICIÁRIOS terão direito à cobertura de exame clínico, de procedimentos diagnósticos, atendimentos de urgência e emergência

O artigo descreve as células satélites musculares, marcadores, quantificação e distribuição, fatores de crescimento e hormônios envolvidos na sua regulação, interação

CONTEÚDO : Estudos sobre os efeitos da miostatina mostraram correlação negativa entre sua expressão e massa muscular, sugerindo que possa estar envolvida na indução de

Edital de Licitação CAIXA de Bens Móveis – Disputa Aberta 3.1 – Os interessados em participar da Licitação CAIXA, sob a modalidade de Disputa ABERTA,

No caso de devolução à origem ou reexpedição de Encomendas Internacionais, o limite máximo de armazenagem a debitar ao expedidor é o definido pela Convenção e

11.1. O CONTRATANTE fiscalizará a execução dos serviços contratados e verificará o cumprimento das especificações técnicas, podendo rejeitá-los, no todo ou em

Assim, o presente trabalho tem como objetivo caracterizar a diversidade de formigas presente em diferentes estratos (hipogéico, epigéico e arbóreo) em três fitofisionomias