• Nenhum resultado encontrado

9. ano #dia3. Semana 4

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "9. ano #dia3. Semana 4"

Copied!
24
0
0

Texto

(1)

9˚. ano

#dia3

(2)

Querida Família

Estamos passando por um momento delicado, o qual

envolve a saúde de todos, sem exceção.

Por isso, a contribuição de cada um é muito importante

para que voltemos às nossas atividades normais na escola.

Tendo em vista que os estudantes ficarão em casa por um

certo tempo, elaboramos algumas sugestões para inspirá-los

na nova rotina.

Entendemos que manter uma rotina criativa ajudará,

e muito, no retorno das atividades em sala de aula

posteriormente.

(3)

Geografia

4

Língua Portuguesa

15

Matemática

22

(4)

. ano

Geografia

Para se mexer:

Agora vamos estudar a Europa um pouco mais

detalhadamente, cada uma das suas regiões. Para

começarmos, estudaremos sobre a Europa Ocidental.

Europa Ocidental

A Europa Ocidental é uma das regiões mais desenvolvidas do planeta e concentra o maior desenvolvimento tecnológico, econômico e turístico do continente. A delimi-tação específica dessa região depende dos critérios usados para a divisão da Europa, mas geralmente fazem parte 25 dos 50 países presentes no continente.

O território da Europa Ocidental pode ser definido de duas formas: historicamen-te ou geograficamenhistoricamen-te. A definição geográfica, feita pela ONU, inclui Alemanha, Áus-tria, Bélgica, França, Liechtenstein, Luxemburgo, Mônaco, Países Baixos (Holanda) e Suíça. Já a separação político-histórica do continente europeu engloba toda a parte oeste da região, pois esses foram os países capitalistas durante a Guerra Fria.

(5)

quente que da Europa Oriental, mas bastante variado. São quatro regiões cli-máticas: continental fresco, clima tem-perado, clima de montanha e o clima mediterrâneo.

Clima continental fresco

A maior parte da Europa Ocidental possui esse clima, mas, dependendo das regiões, terá pequenas variações. É caracterizado por invernos de baixas temperaturas, com dias nevosos, verões muito quentes e de chuvas moderadas na maior parte do ano. Os países com essas características são França, Alema-nha, Itália e regiões centrais da Espanha.

Clima temperado

É comum em lugares muito úmi-dos, como o Reino Unido, parte norte da Bélgica, Alemanha, França, Espa-nha, Portugal, sul da Noruega e Suécia.

Clima de montanha

Como o nome diz, é restrito às áreas montanhosas da Europa Ocidental, parte sudeste da França, norte da Itália, Suíça e Áustria. As principais caracte-rísticas desse clima são os invernos com neve, devido às baixas temperaturas, e verões mais frescos.

Clima mediterrâneo

É praticamente exclusivo dos países banhados pelo Mar Mediterrâneo. Ele é típico da costa sul de Portugal, Espa-nha, França e toda a costa Itália. Den-tre os climas europeus, esse é o menos frio no inverno e seus verões são muito quentes e secos.

População da Europa Ocidental A população da Europa é bem divi-dida entre seus territórios. Ao total, o

Holanda, que, apesar de serem países com pouca extensão territorial, são os mais densos da Europa. Eles são os que possuem mais pessoas por km², segui-dos do Reino Unido e Suíça. Já os países mais populosos da Europa Ocidental estão a Alemanha, França, Reino Unido, Itália e Espanha.

Além dos mais populosos, a região abriga também os menores países da Europa: Vaticano, Mônaco, San Marino e Liechtenstein. Ainda que a população não seja pequena na maioria dos países, a taxa de natalidade já é das menores do mundo.

O Chipre, apesar de geograficamente posicionado mais a leste, por questões históricas, é considerado como parte da Europa Ocidental, sendo o país com a menor taxa de natalidade do mundo.

(6)

grande quantidade de portos, foi uma das primeiras regiões do mundo a ini-ciar as navegações a longas distâncias. Assim, com o tempo, algumas regiões se destacaram no desenvolvimento econômico.

As maiores potências econômicas localizam-se a oeste do continente. São elas: França, Alemanha e Itália. Por isso, a região ocidental é mais economica-mente ativa e representa a maior taxa de transações comerciais do continen-te, principalmente com Estados Unidos e Japão. O comércio também ocorre de

maneira bastante forte dentro do pró-prio continente, incentivado pela União Europeia.

Após a Revolução Industrial, a Eu-ropa teve seu desenvolvimento ainda mais alavancado, inclusive o da Euro-pa Ocidental, que é um dos maiores polos de pesquisa e economia da terra. Concentrou-se em boa parte do seu ter-ritório a produção de eletrônicos, auto-móveis, aeronaves e energia nuclear do continente.

Também não podemos deixar de fa-lar sobre a rica agricultura da Europa

Ocidental, um pouco inferior a outros continentes, mas, ainda assim, abas-tece boa parte de seu território. Já os recursos naturais do continente, como petróleo, carvão e ferro, concentram--se na Europa Oriental. Hoje, as maiores exportações da Europa derivam manu-faturados, automóveis, embarcações e químicos.

A moeda usada, tanto pela Europa Ocidental, quanto por sua vizinha, é o Euro, que é uma das moedas mais for-tes do mundo.

(7)

Alemanha

A economia alemã, a quinta maior do mundo em termos de paridade de poder aquisitivo e a maior da Europa, é um dos principais exportadores mun-diais de máquinas, veículos, produtos químicos e equipamentos domésticos. Tal como os seus vizinhos da Europa Ocidental, a Alemanha enfrenta signi-ficativos desafios demográficos para o crescimento sustentado em longo pra-zo. Baixas taxas de fertilidade e declí-nio de imigração aumentam a pressão sobre o sistema nacional de assistência

social, o que provoca tensas discussões acerca de questões relacionadas aos valores de contribuição da força de tra-balho ativa, bem como a idade mínima para aposentadoria.

Após o desastre nuclear ocorrido em março de 2011, na cidade japonesa de Fukushima, Angela Merkel anunciou, em maio de 2011, que oito dos 17 rea-tores nucleares do país seriam fechadas de modo imediato e, consecutivamente, todas as outras instalações finalizariam suas atividades em até no máximo 2022. Hoje a Alemanha busca a passos largos substituir a energia nuclear por fontes

renováveis. Antes do encerramento dos oito reatores, a energia nuclear era res-ponsável por 23% do abastecimento de toda a energia consumida no país.

As exportações do país são destina-das em grande parte aos seus vizinhos europeus. Os principais compradores dos produtos alemães em 2011 foram: França (10%); Países Baixos (7%); Rei-no Unido (7%); Itália (6%); Áustria (6%) e Estados Unidos (6%). O Brasil obteve o 21º. lugar entre os principais destinos das vendas do país, participando com 1% do total (MRE-DPR, 2012).

Logo a seguir você encontra algumas características de alguns dos principais

países da Europa Ocidental.

(8)

França

A França ou República Francesa é um país localizado no continente euro-peu. A nação possui uma população de aproximadamente 62,6 milhões de ha-bitantes distribuídos em um território que ocupa 551 500 km².

A França está entre os países mais ricos e desenvolvidos do mundo. Na Europa, ocupa o terceiro lugar entre as economias do continente, superada somente pela Alemanha e pelo Reino Unido. No âmbito global, é a sexta eco-nomia, superada por Estados Unidos, Japão, Alemanha, República Popular da China e Reino Unido.

A capital, Paris, exerce um importante papel na Europa, inclusive é uma das mais populosas do continente. Além disso, é considerada uma cidade global, ou seja, uma das mais importantes do mundo.

A economia francesa é uma das mais fortalecidas do mundo, seu parque in-dustrial é bastante diversificado, atua na fabricação de automóveis, aviões, peças, produtos químicos e alimentos. Além da indústria de tecnologia de pon-ta, que fabrica produtos de informáti-ca e suprimentos, artigos eletrônicos e armamentos.

A França é o país de origem de várias empresas multinacionais, entre as quais podemos citar: Accor, Air France, Air Liquide, Alcatel, Alstom, Areva, Aventis, Axa, BNP Paribas, Bouygues, Carrefour, Champion, Citroem, Danone, EDF, ELF, FNAC, France Telecom, Leroy Merlin, Michelin, Peugeot, Renault, Saint- Go-bain, Suez, Thales, Thomson, entre outras.

Além do setor industrial francês, outra importante fonte de receita é o

turismo. Anualmente, a França recebe cerca de 70 milhões de turistas, que “in-jetam” bilhões de dólares na economia.

Entre os inúmeros produtos de ex-portação estão os vinhos e os perfumes franceses, que são famosos em todo o mundo.

Na agricultura, o país se destaca na produção de trigo, batata doce, milho, cevada, uva, batata, frutas, aveia, gi-rassol, hortaliças, beterraba, tabacos e vinhos. Na pecuária, as principais cria-ções são de bovinos, suínos, ovinos, ca-prinos, além dos pescados, como baca-lhau, badejo e sardinha.

No extrativismo mineral, o país se destaca na produção de carvão, ferro, sais de potássio, bauxita, zinco, chum-bo, ouro, petróleo, gás natural, gipsita e aço.

(9)

Reino Unido

Localizado na Europa Ocidental, o Reino Unido é formado pelas nações da ilha da Grã-Bretanha (Inglaterra, Escócia e País de Gales), a província da Irlanda do Norte (situada na ilha da Irlanda), a Ilha de Man e as Ilhas do Canal. Seu território é banhado pelo Oceano Atlântico, Mar do Nor-te e Mar da Irlanda. A InglaNor-terra é a nação mais importante, visto que é a mais habitada e apresenta grande

representatividade geopolítica e eco-nômica no cenário mundial.

Berço da Revolução Industrial, o Reino Unido iniciou suas ativida-des nesse setor da economia com a produção de aço e têxtil. Atualmen-te, o país se destaca pela grande di-versidade nas atividades industriais, abrigando um moderno parque in-dustrial com construtoras de auto-móveis, aviões e aerobarcos. Outros aspectos importantes são os centros financeiros, comerciais, portuário,

turismo, além das indústrias têxteis, química e petroquímica.

Terceira maior economia da União Europeia, o Reino Unido não substituiu a libra esterlina pelo euro (moeda oficial do bloco econômico). O país apresenta uma das maiores economias do planeta, sendo, inclu-sive, integrante do seleto Grupo dos Oito (G-8), que é formado pelas sete nações mais ricas e industrializadas do mundo, além da Rússia.

(10)

Áustria

A Áustria é um país localizado no continente europeu e mais de 75% de seu território é tomado pela Cordilheira dos Alpes. Localizada na porção central do continente europeu, a Áustria é um país que não possui saída para o mar. Seu território limita-se com a Alema-nha (a noroeste), República Tcheca (ao norte), Hungria (a leste), Eslováquia (a nordeste), Eslovênia (ao sul), Itália (a su-doeste), Suíça e Liechtenstein (a oeste).

O país possui 8.363.882 habitantes, a densidade demográfica é de 99,7 ha-bitantes por quilômetro quadrado. Se-guindo uma tendência mundial, princi-palmente entre os países desenvolvidos, a taxa anual de crescimento da popu-lação austríaca é baixa: 0,3% ao ano. A maioria da população reside em áreas urbanas (67%), a população rural cor-responde a 33% do total.

A economia nacional tem se fortale-cido a cada ano, principalmente após a adesão à União Europeia, em 1995,

tornando o euro a moeda oficial. O se-tor industrial é bem desenvolvido e ba-seia-se na produção de equipamentos eletroeletrônicos, produtos químicos, alimentícios, bebidas, veículos moto-rizados, instrumentos ópticos, têxteis, entre outros. Entre as principais in-dústrias austríacas estão: Red Bull e Wolford.

Com elevado padrão de vida, o Índi-ce de Desenvolvimento (IDH) do país é o 25º. do ranking mundial, com média de 0,851.

(11)

Suíça

Com território montanhoso, a Suíça ocupa a porção central do continente europeu e possui fronteiras com Itália (ao sul), França (a oeste), Alemanha (ao norte), Áustria e Liechtenstein (a leste). O país abriga grande contingente po-pulacional oriundo da França, Itália e Alemanha, fato que proporcionou a ofi-cialização do idioma dessas nações em área suíça.

A população nacional é de 7,5 mi-lhões de habitantes, sendo a densidade

demográfica de 183,2 habitantes por quilômetro quadrado. Zurique é a cida-de mais populosa: 347.517 habitantes.

O país oferece elevado padrão de vida. Conforme dados divulgados em 2010 pela ONU, o Índice de Desenvolvi-mento Humano (IDH) suíço, com mé-dia de 0,874, é o 13º. maior do mundo. A expectativa de vida é a terceira maior do planeta (81,4 anos), inferior ape-nas à do Japão (82,4 anos) e da Islândia (81,6 anos). Somente 1% dos habitantes com idade superior a 15 anos não são

alfabetizados.

A economia nacional é impulsionada pela produção de relógios, que são co-nhecidos mundialmente pela qualida-de. Outros segmentos importantes do setor industrial são o químico, mecâ-nico e metalúrgico. Outro destaque da Suíça é o papel financeiro internacional que o país desempenha, sendo o princi-pal centro bancário do mundo. O turis-mo é desenvolvido principalmente nas estações de esqui localizadas na cordi-lheira dos Alpes.

(12)

Benelux

É conhecido pela sigla Benelux o acordo de cooperação intergoverna-mental firmado entre a Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo. A sigla Benelux é a junção das primeiras letras dos nomes de cada país (Bélgica, Holanda (Nether-land) e Luxembrugo).

A principal meta desta união é facili-tar e aumenfacili-tar o comércio de mercado-rias entre os seus membros, reduzindo impostos e taxas de comércio exterior,

além de diminuir a burocracia. Os idio-mas oficiais utilizados pelo grupo são o holandês, o francês e o alemão.

Localizados a noroeste da Europa, os três países e sua união seriam ain-da responsáveis pelo embrião ain-da atual União Europeia (UE), ao juntarem-se com Alemanha Ocidental, França e Itá-lia para formarem a Comunidade Euro-peia do Carvão e do Aço (CECA), criada em 1951.

Já durante a Segunda Guerra Mundial

os governos da Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo concordaram em cooperar mais estreitamente, resultando em um acordo firmado em Londres, em 1944, para a criação do Benelux, que foi cons-tituído inicialmente como uma união aduaneira. Os três parceiros deram logo os primeiros passos para a integração europeia, e, em 1958, a união aduaneira deu lugar a um tratado que instituía a União Econômica Benelux, que impli-cava em um alargamento e aprofunda-mento da cooperação econômica.

(13)

Agora, estudado o conteúdo, abaixo segue uma tabela com informações que você

encontra na página 11 do volume 2 do seu livro de Geografia. A partir dos dados

abaixo, e utilizando seus conhecimentos matemáticos, escolha 5 (cinco) constantes

na tabela e construa, para cada um deles, um gráfico pizza com a participação

de cada um dos setores (Agricultura, Indústria e Serviços) em suas atividades

econômicas.

(14)

Para ir além:

Para aprender um pouco mais sobre a Europa, assista a um documentário

acessando o link abaixo.

(15)

. ano

Língua Portuguesa

Vol. 2 – Capítulo 5

Olá!

Para darmos continuidade aos estudos, vale recordar o

que vimos ontem.

(16)

Vamos aprofundar um pouco mais nossos conhecimentos sobre

INTERTEXTUALIDADE?

INTER = prefixo que significa ENTRE; faz referência à noção de relação.

INTERTEXTO

RELAÇÃO ENTRE TEXTOS

Você conseguiu perceber a relação

INTERTEXTUAL nos textos indicados ontem,

quando sugerimos quatro sites: um de filme,

outro de música e dois de textos verbais escritos?

Todos estabeleciam relação dialógica (de diálogo)

com o conto CHAPEUZINHO VERMELHO.

(17)

Esse diálogo entre textos, chamado de INTERTEXTUALIDADE, acontece por meio

de PARÁFRASE ou de PARÓDIA.

(18)

PARÁFRASE: é, basicamente, um reconto da história original. Não há

alteração do enredo, apenas são usadas outras palavras, outra linguagem para

contá-la.

PARÓDIA: quando uma história original é utilizada como base para a

(19)

No seu livro didático, você encontra explicações complementares, exemplos e

exercícios sobre PARÁFRASE e PARÓDIA. Eles estão na página 5, 6 e 7.

Vale a pena conferir!

(20)

. ano

Matemática

Para se mexer:

Estudado o triângulo retângulo e as relações métricas

e razões trigonométricas a ele associados, estudaremos

agora outras formas geométricas. Iniciemos conhecendo

melhor sobre os polígonos regulares, para depois os

estudarmos associados a círculo e circunferência.

Vamos lá?

Acesse este link https://alunosonline.uol.com.br/

(21)

Acesse o link abaixo e assista a um vídeo de aula para compreender melhor o

conteúdo.

https://www.youtube.com/watch?v=lT3BKSR3pmE

Agora vamos fazer uns exercícios para perceber nossa real compreensão

a respeito dos polígonos regulares? Vamos continuar da forma como vimos

trabalhando. Você resolve as questões e só depois confere o gabarito.

(22)

QUESTÃO 1

A soma dos ângulos internos de um polígono regular é 2.880°. Logo, a medida do ângulo interno

desse polígono é

a)

152°.

b)

160°.

c)

174°.

d)

192°.

QUESTÃO 2

Um retângulo cuja diferença entre os lados é igual a 7 cm possui área de 60 cm². Qual é o valor da

diagonal deste retângulo?

a)

7 cm.

b)

13 cm.

c)

15 cm.

(23)

QUESTÃO 3

A figura abaixo representa um hexágono regular ABCDEF:

Se a medida do segmento OA é 4, então a área do hexágono ABCDEF é:

a)

12√3

b)

24√3

c)

26√3

d)

30√3

(24)

Para ir além:

Acesse o link abaixo e assista a um vídeo onde podemos observar o uso dos

polígonos regulares no nosso dia a dia. O que acha de buscar à sua volta o que você

verá no vídeo? Vamos lá?

Referências

Documentos relacionados

A Campanha apenas é válida para as lojas on-line das Insígnias Aderentes e consoante os termos e condições definidos por cada uma, devendo os Participantes

Os dados são sobre viagens para os seguintes mercados: Europa (Áustria, Bélgica, França, Alemanha, Grécia, Irlanda, Itália, Holanda, Espanha, Suíça e Reino Unido), América

"Design Thinking é uma abordagem para a inovação centrada no ser humano que utiliza o kit de ferramentas do design para integrar as necessidades das pessoas, as possibilidades da

Fundamentos de Redes de Computadores Fundamentos de Telecomunicações e Comunicação de Dados Telefonia Básica Cabeamento estruturado Redes WAN Configuração de Roteadores e

6.3 A Comissão Julgadora poderá solicitar dos gestores das unidades gestoras de RPPS que se inscreverem a apresentação de documentos ou informações adicionais

Os cursos vocacionais de nível secundário destinam-se a jovens que concluíram o 3.º ciclo do ensino básico ou equivalente, completaram 16 anos de idade ou que,

Pela análise genômica, 14 genes para novas proteínas de membrana externa foram identificados (omp 1-14), dentre os quais, omp2, 3 e 6 não são transcritos.. Esses genes

O processo Bristle Blasting® é uma inovação que remove a corrosão e gera um perfil de aderência utilizando uma ferramenta de cerdas rotativas..