• Nenhum resultado encontrado

Goiás recebe primeiro lote de vacinas da Pfizer

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Goiás recebe primeiro lote de vacinas da Pfizer"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

JORNAL GOYAZ twitter.com/jornalgoyaz facebook/jornalgoyaz

Leitor/Assine

62 3092-4782

recicle o seu Papel reciclável redacao@goyaz.com.br contato@goyaz.com.br

Internet

G

Vacinação em idosos

e trabalhadores da

Saúde segue nesta

terça

Aparecida entra no cenário verde;

saiba o que muda no

escalonamento regional

Goiânia segue vacinando idosos e trabalhado-res da Saúde contra a Covid-19 nesta terça-feira (4/5), das 8h às 17h. Continua sendo aplicada a primeira dose em idosos a partir de 60 anos e em trabalhadores da Saúde a partir de 18 anos, além do reforço da Astrazeneca em profissio-nais da Saúde. Pág.07

G

O

Y

A

Z

Pág.04 Pág.08

São 17.550 unidades. Carregamento chega nesta terça-feira (04/05), à 0h10, no Aeroporto

Internacional de Goiânia. Toda remessa será para primeira dose. Lote será encaminhado para

Central Estadual de Rede de Frio, onde será recebido pelo governador Ronaldo Caiado, que

concederá entrevista coletiva à imprensa no local

A CAPITAL

APARECIDA

Estado também recebe a maior

remessa de vacinas da

AstraZeneca destinada

para 1ª dose

Unidades são do consórcio Oxford/AstraZeneca, produzidas pela Fiocruz. Governador espera

terminar imunização de idosos com 60 anos ou mais e avançar na proteção de pessoas com

comorbidades, deficiência permanente, grávidas e puérperas

Goiás recebe primeiro

lote de vacinas da Pfizer

Aparecida entrou desde domingo (02) no cenário verde de isolamento social intermitente. Agora, seguindo o escalonamento regional das atividades eco-nômicas, os comércios não essenciais fecham uma vez por semana, con-forme a macrozona em que se encontram. A cada dia, de segunda a sexta-feira, fecham duas das dez macrozonas da cidade. Festas, eventos e shows com música ao vivo continuam suspensos. A decisão pela adoção do cenário verde, de risco baixo, foi tomada em reunião do Comitê de Prevenção e Enfrentamento a Covid-19 realizada no último dia 27 de abril.

(2)

A

RTIGOS

GOYAZ

terÇa-Feira, 04 de Maio 2021

Naturalmente, dia após dia, as pá-ginas e minutos dos veículos de im-prensa são preenchidos com questões econômicas sensíveis ao futuro do país. São pautas que demandam aten-ção e seriedade dos agentes públicos e também dos meios de comunicação que se dispõem a fazer uma cobertura sobre tais assuntos. Questões como a privatização de empresas estatais, o orçamento anual da União, reformas que mexem fortemente com os direi-tos de classes desfavorecidas — neste momento, mais de 14 milhões de pes-soas estão desempregadas — em nome de um suposto equilíbrio eco-nômico…Considerando que estamos sendo governados por um grupo que quer flertar com o liberalismo, mesmo com seus vícios de controle absoluto sobre tudo, o espectro das reformas e privatizações sempre ronda o noticiá-rio.

A questão a ser discutida é: de que maneira esses assuntos tão sensíveis são apresentados para o público? Mesmo com o baque que é a atuação nas redes sociais das forças políticas reacionárias, que não dependem mais da imprensa para divulgarem seus projetos de destruição, a mídia ainda cumpre um importante papel no de-bate público ao, entre muitas aspas, se posicionar de maneira sensata e pon-derada sobre tais pautas. Aí é que mora o perigo: a mansidão da voz de um banqueiro entrevistado pelo Jor-nal NacioJor-nal contrasta muito com o tom tosco e grosseiro de quem ocupa a cadeira presidencial hoje em dia, mas ambos defendem o mesmo jeito de acabar com empresas públicas de importância imensurável para o país, como os Correios.

Ora, todo mundo que já procurou sabe que existem economistas expe-rientes e qualificados que podem tra-zer reflexões sensatas e fundadas sobre o desastre que seria a venda de uma das maiores empresas de logís-tica do mundo, baseadas inclusive em precedentes bem nacionais. Porém, os jornais hegemônicos insistem em contrapor os economistas liberais, que falam sobre a quebra de um mo-nopólio de encomendas que absoluta-mente não existe, com lideranças sindicais. Não entenda errado, as lide-ranças sindicais são importantíssimas e certamente cumprem seu papel na defesa dos Correios, mas o que fica na cabeça de muitas pessoas é um debate de ideias onde uma pessoa inteligente e engravatada defende o futuro da economia nacional e velocidade na chegada das suas comprinhas virtuais está contra alguém supostamente preocupado em garantir sua estabili-dade de servidor público e outros di-reitos vistos como privilégio por pessoas que tiveram seus direitos ar-rancados e foram instruídas a achar isso normal.

Nova ferramenta de reconhecimento

facial pretende reduzir racismo

algo-rítmico

O número de prisões de pessoas negras reconhecidas por crimes que não cometeram expõe a fragilidade de ferramentas utlizadas para o reco-nhecimento facial. Um cenário que já foi exposto em números pelo Ga-binete de Assessoria Jurídica às Orga-nizações Populares (GAJOP-PE) em parceria com universidades de todo o Brasil, que juntos, apresentaram um relatório da Rede de Observató-rios da Segurança no final de 2019. De acordo com os dados, 90% de pessoas detidas por reconhecimento facial eram negras. De lá para cá, inú-meros casos de prisões por engano foram descobertos, o que deu noto-riedade ao ‘racismo algorítmico’ em niível nacional. Como forma de aper-feiçoamento da Inteligência Artifi-cial, uma empresa de tecnologia desenvolveu um aplicativo brasileiro com nível de precisão de 99,84% para faces de pessoas pretas. Já em outras soluções de reconhecimento facial do mercado, esse índice varia de 75,8% a 87,5%.

Chamado de “KeyApp”, a ferra-menta foi desenvolvida pela startup carioca CyberLabs, empresa focada em Inteligência Artificial que usa da tecnologia intitulada NVIDIA Enter-prise para aprimorar modelos de re-conhecimento com ampla exatidão para todas as raças. Fruto de mais de três anos de pesquisas e desenvolvi-mento, o aplicativo consegue detec-tar e diferenciar um conjunto abrangente de cor de pele, traços, formato dos olhos e outras caracte-rísticas que permitissem distinguir brancos, pretos, indígenas e asiáti-cos. Para Marcelo Sales, fundador e presidente da startup responsável, a funcionalidade combate o cada vez mais comum “racismo algorítmico”, caso em que uma aplicação reco-nhece rostos mais claros, mas não consegue interpretar atributos de rostos mais escuros. “Nossa missão é oferecer uma tecnologia compatível com a diversidade e miscigenação da população brasileira. A diversidade da nossa população reflete direta-mente na abrangência do nosso banco de dados”, destaca Sales. De início, a empresa começou com um nível de precisão de 90,89% para faces de pessoas pretas. De acordo com a startup, o ganho de de-sempenho só foi possível graças à ca-pacidade da tecnologia da NVIDIA de acelerar o processo de treina-mento da Inteligência Artificial. Dessa forma, se a tecnologia preci-sava de 2 a 3 semanas para processar uma certa quantidade de informa-ções, passou a levar apenas 7 dias para desempenhar a mesma tarefa.

Hoje, a tecnologia já está implemen-tada no Centro de Operações Rio (COR), no Rio de Janeiro, e na Santa Casa de Itajubá, em Minas Gerais. Instalado em portas de entrada e passagens, o aplicativo funciona como uma ferramenta de controle de acesso, capaz de monitorar a circula-ção de pessoas sem contato físico. Para utilizá-lo, o usuário deve baixar, gratuitamente, na AppStore (sistema operacional iOS) ou Google Play (para dispositivos com sistema An-droid), preencher seus dados e fazer o reconhecimento facial em segun-dos.

‘Combate ao racismo é um dos desa-fios da segurança pública’

O Brasil está próximo de chegar a marca de 100 mil mortes por Covid-19, o novo coronavírus. São Paulo é o estado mais atingido, com mais de 24 mil mortes até o início de agosto. A doença, que tem causado um pânico global, não é a única a matar no estado paulista. Nos primeiros três meses da pandemia, o número de mortes em ações policiais aumen-tou consideravelmente na compara-ção com o mesmo período do ano passado, com 262 óbitos entre março e maio.

Segundo a Corregedoria da Polícia Militar, 76 pessoas foram as-sassinadas por policiais em março, 116 em abril e 71 em maio. Em abril de 2019, foram 76 mortos, e em maio, 67, totalizando 143 óbitos, 44 a menos que nos dois meses de 2020. “A maior contradição da segu-rança pública é o racismo. A gente vive em uma sociedade racista e que nega o racismo, o que se percebe é que se não houver uma pressão dos movimentos sociais, essa questão não é discutida”, destaca Katiara Oli-veira, da Rede de Proteção e Resis-tência contra o Genocídio.

De acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), o nú-mero de mortos por policiais em ser-viço somente em abril é o maior em um mês desde 2006, quando diversos confrontos com o Primeiro Co-mando da Capital (PCC) deixaram 137 mortos.

O órgão responsável por fiscalizar os abusos policiais no estado paulista é a Ouvidoria da Polícia, formada por 17 integrantes que atuam com inde-pendência dentro da estrutura da Se-cretaria de Segurança Pública (SSP). Esses profissionais são responsáveis por administrar queixas sobre o tra-balho de 84 mil policiais militares e 12.900 policiais civis em todas as 645 cidades do Estado. A média é de 15 mil registros por ano.

CHRISTIANO AFONSO C. PEREIRA

Presidente

LUIZ AFONSO C. PEREIRA

diretor de redação / Jornalista responsável FenaJ:  nº 1602/go

VIRGINIA DOS SANTOS

Financeiro

MAURÍCIO BORGES

departamento contábil

LUIZ FERNANDO RODOVALHO

Vendas & Marketing

LEANDRO GONDIM

WebMaster

NATHAN NAZARENO

ilustrador & chargista

ANTÔNIO COSTA editoria Brasília - dF atendiMento ao Leitor (62) 3092-4782 GUSTAVO MACHADO Diagramação / Arte

O Parque Mutirama foi inau-gurado oficialmente em 15 de novembro de 1969, que com-pletou seu cinquentenário em 2019, o nome é a junção das pa-lavras mutirão e autorama. Quando os brinquedos chega-ram fochega-ram exibidos em toda a cidade, numa carreata baru-lhenta com muitos foguetes, enfeitados por faixas infor-mando a novidade, os brinque-dos importabrinque-dos brinque-dos Estabrinque-dos Unidos e da Alemanha.

Iris Rezende marcou para o dia 24 de outubro de 1969 no aniversário de Goiânia, que não foi inaugurado dentro das festi-vidades, Iris foi cassado no dia 17 de outubro de 1969 pelo re-gime militar com base no AI-5, nos dias 20 e 21 de outubro de 1969, Iris ainda despachava na prefeitura, já que o regime mili-tar ainda não havia indicado um substituto, comandou pes-soalmente as obras da Praça do Avião e do Parque Mutirama, já praticamente prontos para a inauguração, antes por volta do dia 12/10/1969, decidiu organi-zar uma grande avaliação do parque, cada funcionário levou seus filhos e outras crianças ca-rentes, esta foi a grande festa de inauguração que Iris Rezende pode participar, tentou brecha jurídica para inaugurar oficial-mente o Mutirama mas no dia 22 Leonino Di Ramos Caiado assumiu como interventor, e encabeçou a cerimônia oficial de inauguração, no chuvoso 15 de novembro de 1969, Iris foi convidado por Leonino (os dois eram amigos) para participar da inauguração, mas recusou o convite, por não haver clima político para sua participação no evento, Caiado fez questão de ressaltar que a obra que en-tregava não era sua, mas “do go-verno anterior", como relataram os jornais do dia se-guinte!

O Mutirama localizado no centro de Goiânia, mais preci-samente entre as entre as Aveni-das Independência, Araguaia e Contorno, mistura-se à própria história da capital é um dos mais representativos parques públicos temáticos do Brasil e um dos principais pontos turís-ticos de Goiânia.

O parque conta com mais de 32 atrações, incluindo as tradi-cionais roda-gigante, monta-nha-russa, trenzinho e autorama. Um lugar ideal e gra-tuito para diversão com a famí-lia.

Devido o decreto suspen-dendo as atividades não essen-ciais por causa da COVID-19, o Parque Mutirama permanece fechado desde 01 de março de 2021, até novo decreto autori-zando a reabertura.

enVie seu artigo

de oPiniÃo

GOYAZ

eXPediente Fundado em 1884 por Felix de Bulhões de Leopoldo de Bulhõesano 135 - o centenÁrio de goiÁs

goYaZ.coM.Br As cartas devem ser enviadas por email contato@goyaz.com.br - Deve conter nome completo, endereço, número de CPF e telefone

Fale conosco goiânia do Passado

A grande mídia e

o silenciamento

das vozes

dissonantes

envie seu artigo com foto, nome e cPF para contato@goyaz.com.br

GOYAZ COMUNICAÇÕES, LTDA CNPJ: 27.641.498/0001 -28 RUA 1.130 QD 236 LOTE 19 SETOR MARISTA

TEL: (62) 3092-4782

Joao PauLo MaLLMann

Mutirão +

Autorama =

Mutirama

(3)

JUNTE-SE A NÓS PELA DERRUBADA DOS VETOS DE NÚMEROS 13.16

E 13.27, LANÇADOS NO PARÁGRAFO PRIMEIRO DO ARTIGO 54,

BEM COMO SOB O § 2º DO ARTIGO 175 DA LEI Nº 14.133/2021.

13.16 E 13.27

TRANSPARÊNCIA

NAS LICITAÇÕES

O BRASIL QUER TRANSPARÊNCIA NAS LICITAÇÕES

A licitação pública deve ser transparente para que o

cidadão possa ter acesso às informações nos jornais

de sua cidade. A nova Lei de Licitações 14.133/21,

que estabelece esse processo, corre sério risco.

O veto feito pelo presidente na lei suspendeu a

obrigatoriedade da publicação dos editais de

licitação nos jornais, o que prejudica a transparência

dos gastos governamentais.

A ampla publicidade a respeito das contratações

governamentais evita fraudes, superfaturamento e

direcionamento em contratos e privilégios.

PELA DERRUBADA DOS VETOS

NAS LICIT

TRANSP

A

S LICIT

TA

AR

ANSP

PA

AÇÕES

ARÊNCIA

13.16 E 13.27

PELA DERRUBAD

13.16 E 13.27

A DOS

PELA DERRUBAD

AÇÕES

13.16 E 13.27

VETOS

A DOS VETOS

obriga

o f

et

O v

tabelec

que es

de sua cidade

cidadão pos

A licitação pública de

oriedade da publicação dos editais de

e na lei suspendeu a

esident

o pelo pr

eit

o f

so

es

oc

se pr

e es

tabelec

ei de Licitaç

a L

v

. A no

de sua cidade

so às inf

es

er ac

sa t

cidadão pos

e ser tr

v

A licitação pública de

oriedade da publicação dos editais de

e na lei suspendeu a

.

o

e sério risc

orr

, c

so

21,

/

133

ões 14.

ei de Licitaç

ões nos jornais

ormaç

so às inf

a que o

e par

ent

anspar

e ser tr

ões nos jornais

a que o

ecionament

dir

ernamentais e

v

go

A ampla publicidade a r

t

dos gas

licitação nos jornais, o que pr

oriedade da publicação dos editais de

t

obriga

os e privilégios.

t

a

ontr

o em c

ecionament

audes, superf

vita fr

ernamentais e

espeit

A ampla publicidade a r

ernamentais.

v

os go

t

licitação nos jornais, o que pr

oriedade da publicação dos editais de

os e privilégios.

o e

ament

tur

a

audes, superf

ões

taç

a

ontr

o das c

espeit

ência

anspar

ejudica a tr

licitação nos jornais, o que pr

oriedade da publicação dos editais de

o e

ência

OMO SOB O § 2º DO ARTIGO 17

BEM C

ADO

, LANÇ

7

7, LANÇ

E 13.2

S PELA DERRUBAD

JUNTE-SE A NÓ

O BRASIL QUER

5 D

OMO SOB O § 2º DO ARTIGO 17

AFO PRIMEIRO DO ARTIGO 54,

GR

Á

AR

S NO P

PAR

ADO

S VET

A DO

PELA DERRUBAD

DA DO

ARÊNC

TRANSP

PARÊNCIA NAS LICIT

O BRASIL QUER

21.

20

/

/2

133

A LEI Nº 14.

D

DA LEI Nº 14.

AFO PRIMEIRO DO ARTIGO 54,

16

S 13.

S DE NÚMERO

O

S VET

AÇÕ

CIA NAS LICIT

TA

16

(4)

São 19 postos, entre drive thru e pedestres, disponibilizados para atendimento das 8h às 17h

Vacinação em idosos

e trabalhadores da Saúde

segue nesta terça (4/5)

A

GOYAZ

TERÇA-FEIRA, 04 DE MAIO 2021 Estação Ferroviária

CAPITAL

oiânia segue vacinando ido-sos e trabalha-dores da Saúde contra a Covid-19 nesta terça-feira (4/5), das 8h às 17h. Con-tinua sendo aplicada a primeira dose em idosos a partir de 60 anos e em trabalhadores da Saúde a partir de 18 anos, além do reforço da Astrazeneca em profissionais da Saúde.

O atendimento é distribuído entre 19 postos, entre drive thru e pedestres, conforme o grupo. Trabalhadores da Saúde devem agendar seu atendimento pelo aplicativo Prefeitura 24 horas. Idosos a partir de 60 anos têm atendimento por demanda es-pontânea, isto é, sem necessi-dade de agendamento, em dois drives thru e oito postos para pedestres. Para vacinar, o pa-ciente deve levar CPF, identi-dade e comprovante de endereço, a fim de registrar a dose aplicada junto ao Ministé-rio da Saúde.

Trabalhadores da Saúde com 18 anos ou mais que estejam vinculados a instituições de saúde também recebem a pri-meira dose amanhã no Shop-ping Cerrado, somente para pedestres. A vacinação é apli-cada conforme critérios do Ofí-cio 57/2021/SVS/MS. O atendimento ao grupo obedece agendamento pelo aplicativo Prefeitura 24 horas. A documen-tação exigida inclui, além de CPF, RG e comprovante de ende-reço, o comprovante de vínculo empregatício.

Por fim, profissionais da Saúde que já tenham tomado a primeira dose da vacina Astra-Zeneca recebem o reforço no Espaço Sinta-se Bem da Uni-med, também exclusivo para pedestres. Também é obrigató-rio o agendamento no app Pre-feitura 24 horas e, para ser vacinado, estar munido de

do-cumentação pessoal (RG e CPF) e comprovante da primeira dose.

Nesta terça-feira, não haverá aplicação da segunda dose em idosos por não haver apraza-mento, isto é, intervalo entre primeira dose e reforço para a data.

CONFIRA OS POSTOS DE VA-CINAÇÃO PARA CADA GRUPO NESTA TERÇA-FEIRA (04/5)

Postos modalidade drive-thru para idosos:

• Shopping Passeio das Águas Endereço: Av. Perimetral Norte, 8303 - Fazenda Caveiras, Goiâ-nia. Acesso exclusivo pela en-trada da Av. Perimetral.

• Estádio Serra Dourada

Endereço: Av. Fued José Sebba, 1170, Jardim Goiás

Postos modalidade pedestre para idosos:

•Área I da PUC Goiás

Endereço: Rua 235, n. 722- St. Leste Universitário

•Sesc Faiçalville

Endereço: Avenida Ipanema, Qd. 234/236, n. 1600 - St. Faical-ville

• Escola Municipal Francisco Matias

Endereço: R. Carlos Gomes Parque Anhanguera, Goiânia -GO

• Escola Municipal Lions Clube Bandeirante

Endereço: Praça da Bandeira, 200, Quadra 30, Bairro Goiá, Goiânia-GO

• Escola Municipal Coronel José Viana

Endereço: Rua CM7 - St. Cân-dida de Morais, Goiânia - GO • Escola Municipal Santa Helena Endereço: Av. Curitiba, 400 - Vila Paraíso, Goiânia

• Escola Municipal Pedro Costa de Medeiros

Endereço: Rua Caiapônia, 240 -Jardim Guanabara I, Goiânia • Escola Rotary Goiânia Oeste Endereço: Rua C-118, n. 389, Qd. 238, Lt.19, Jardim América, Goiânia – GO

Postos de atendimento primeira dose para profissionais da saúde:

• Centro de Saúde da Família (CSF) Guanabara I

Endereço: R. Porto Alegre, 44 -Jardim Guanabara, Goiânia - GO • Centro de Saúde da Família (CSF) Santa Rita

Endereço: Rua SR 1, 290 - Par-que Santa Rita, Goiânia - GO • Centro de Saúde da Família (CSF) Recanto das Minas Gerais Endereço: Rua Siena, s/n - St. Recanto das Minas Gerais, Goiâ-nia - GO

• Centro de Saúde da Família (CSF) Cidade Jardim

Endereço: Praça Abel Coimbra, 350 Cidade Jardim, Goiânia -GO

• Centro de Saúde da Família (CSF) São Francisco

Endereço: Av. das Palmeiras, Bairro - s/n - São Francisco, Goiânia - GO

• Centro de Saúde da Família (CSF) Ville de France

Endereço: R. Píres Figueiredo, s/n - Res. Ville de France, Goiâ-nia - GO

• Centro de Saúde da Família (CSF) Novo Planalto

Endereço: R. Amadeus - Res. Mansões Paraíso, Goiânia – GO

Postos de atendimento para primeira dose da Astrazeneca para profissionais da Saúde (pe-destre)

• Shopping Cerrado

Endereço: Av. Anhanguera, 10.790 - St. Aeroviário, Goiânia – GO

Postos de atendimento para se-gunda dose da Astrazeneca para profissionais da Saúde (pedes-tre)

• Espaço Sinta-se Bem Unimed Endereço: Rua 15-A, 212 - Lt. 7, 8 e 9/19, 20 e 21 Q. Z - St. Aero-porto, Goiânia – GO

Luciana Gomides, editoria de Saúde

G

A Prefeitura de Goiânia dis-cute com a Universidade Fe-deral de Goiás( UFG) parcerias para modernizar a Comurg. O presidente da companhia, Alex Gama, e o reitor da UFG, Edward Madu-reira, se reuniram na última semana para discutir ações conjuntas, como capacitação de mão-de-obra, automação e melhorias no gerencia-mento de todos os setores, além da implantação de um novo sistema de intranet na Comurg.

"O nosso objetivo é imple-mentar estágios, graduações e pesquisas científicas em di-versas áreas dentro das pre-missas traçadas pelo prefeito Rogério Cruz de humanizar e modernizar a Companhia", afirmou o Alex Gama.

Segundo ele, as ações en-focam o resgate da

identi-dade do órgão,

responsabilidade social e sustentabilidade, além de melhoria da qualidade do trabalho desenvolvido pelos servidores.

Outra questão discutida foi o

Aterro Sanitário da capital. Para o presidente da Compa-nhia, é imprescindível tratar assuntos como a correta des-tinação e manejo consciente dos resíduos, mão-de-obra qualificada, separação do material oriundo das coope-rativas de reciclagem, trata-mento do chorume e o investimento em pesquisas sobre fontes de energias al-ternativas, como o biogás e o processo de pirólise, utili-zando o lixo como matéria principal.

“Nosso trabalho é um grande desafio. Queremos viabilidade, tecnologia, transparência de ações e ges-tão profissional voltada para a melhoria da cidade como um todo, apresentando resul-tados positivos condizentes à sustentabilidade e responsa-bilidade sócio-ambiental”, salientou Alex Gama.

Márcia Tormim, da editoria de Urbanização

Foto: João Araújo

Prefeitura busca parceria da UFG

para modernizar Comurg

(5)

FATOR IRIS

No contexto atual, está claro que o governador Ro-naldo Caiado(DEM) tem o MDB como aliado preferen-cial para a disputa à reelei-ção em 2022. Uma grande vantagem o democrata já tem: o apoio explícito e de-clarado do ex-prefeito Iris Rezende. Curiosa foi a forma como o experiente líder ex-plicitou sua posição.

O decano comunicou ao prefeito de Aparecida de GoiâniaGustavo Mendanha, e ao presidente regional do partido, Daniel Vilela, que estará com Caiado na dis-puta pela reeleição, no que vem.

CALMA LÁ

Ou seja, Iris Rezende sim-plesmente disse às duas principais lideranças jovens do MDB que eles terão de

esperar a vez, porque agora continua sendo o momento de Caiado. Se Mendanha e Daniel vão entender ou fazer de conta que não entende-ram é outra história. É sa-bido que ambos têm pretensão de sair candidato ao governo. Iris apenas falou aos dois com outras pala-vras: no ano que vem não, não contem comigo! VICE

Se o grupo de Daniel Vi-lela no MDB, do qual Gus-tavo Mendanha faz parte, tinha ou tem ilusão de colo-car o MDB com candidatura própria em 2022, é melhor que repense várias vezes sobre isso. Talvez o melhor seja trabalhar pela vice de Caiado, assegurando espaço privilegiado, porque certa-mente Caiado vai renunciar antes de terminar o man-dato, abrindo brecha para que seu vice, seja quem for, assuma e trabalhe pela ree-leição. Para o grupo danie-lista, boa jogada, definitivamente, é não “pei-tar” Iris, que tem sim moral para indicar um vice para Caiado, se ficar estabelecido um clima de confronto. MOLEZA

Fazer parte da chapa do governador Ronaldo Caiado no ano que vem é o sonho de 10 entre 10 políticos da si-tuação. Com aprovação po-pular bastante significativa, dificilmente o democrata não conseguirá a reeleição.

Então, surfar na onda posi-tiva é o que todos e qualquer um querem. E aí começa o um jogo meio bruto nos bas-tidores, mesmo que o mo-mento seja apenas de especulação. Fato é que, quem aparecer primeiro, corre o risco de ser “quei-mado” por fogo amigo. SENSATO

Ronaldo Caiado, mesmo com a adversidade da pan-demia, tem se saído bem no combate ao coronavírus. Médico, portanto com co-nhecimento técnico-cientí-fico, ele mostra sensatez ao falar dos problemas sanitá-rios, sem negacionismo, e ao mesmo tempo enaltece o valor do trabalho da área de saúde no combate ao vírus. Tudo isso conta ponto na avaliação do eleitor. ASFALTO

Já foi dito na coluna que o governo estadual está abrindo frentes de obras ro-doviárias e deve investir R$ 1 bilhão em pavimentação e recuperação da malha asfál-tica, construção de pontes e outras ações, até o final deste ano. Não adianta, mesmo que o marketing diga que os governos agora devem investir em promover mais cidadania, as obras físi-cas é que chamam a aten-ção. A explicação é lógica: um Estado tão grande como Goiás está sempre care-cendo de infraestrutura. Não que a cidadania seja menos

importante, claro. ARROJO

O projeto é arrojado. Ro-naldo Caiado quer entregar mil quilômetros de rodovias reformadas até julho. As equipes já estão trabalhando nos trechos definidos para receberem as benfeitorias, em dezenas de municípios. Os recursos são provenien-tes do Tesouro do Estado e de convênios com o governo federal por intermédio de vários órgãos.

TESTE

Não há dúvida de que o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), terá de por em teste sua habilidade política para acomodar as diversas forças que fazem parte de sua gestão. A busca por cargos, os interesses de vereadores e do comando de partidos aliados e até de sua própria sigla estão fazendo um jogo de “puxa-estica” tre-mendo. Cruz terá de admi-nistrar melindres sem perder o foco na gestão. Convenha-mos, não é tarefa pequena. TCM

Certo, o Projeto de Emenda à Constituição (PEC) que prevê a extinção do Tribunal de Con-tas dos Municípios (TCM) está em tramitação na Assembleia Legislativa. Seu autor, depu-tado Henrique Arantes (MDB), conseguiu o número de assi-naturas necessárias e a matéria está pronta para análise na

Co-missão de Constituição, Justiça e Redação. Mas não se pense que conselheiros e a burocra-cia da corte vão “morrer” quie-tinhos. Eles se mexem para barrar o projeto. E na própria Assembleia há deputados fran-camente contra. A verdade é que são muitas vantagens para que os beneficiários não rea-jam diante do risco de

perdê-l a s .

NINHO EM FOGO

Os tucanos estão em polvo-rosa no quadro nacional. João Doria (SP) lançou sua pré-can-didatura à Presidência antes mesmo de se eleger governa-dor. Pensou que iria navegar sozinho no partido, mais eis que surge o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, menos espalhafatoso, e con-quista simpatia de uma ala considerável. O problema é que ambos patinam nas pes-quisas.

E outra ala tucana ainda acena com o senador Tasso Je-reissati (CE) como uma terceira via no partido. E tem quem fale em Arthur Virgílio, ex-prefeito de Manaus, e um tipo assim eterno candidato a ser candi-dato. O resultado é que os tu-canos se veem com nomes demais. E aí, se as conversas de bastidores não resolverem, o jeito será partir pras prévias, que podem ser traumáticas. O deputado federal Aécio Neves entrou firme nas articulações e ele é muito forte no partido. Doria quer definição do nome logo. Outros querem adiar as prévias para o ano que vem. Aécio e Doria se detestam..

(6)

Unidades são do consórcio

Ox-ford/AstraZeneca, produzidas

pela Fiocruz. Governador espera

terminar imunização de idosos

com 60 anos ou mais e avançar

na proteção de pessoas com

co-morbidades, deficiência

perma-nente, grávidas e puérperas

O Governo de Goiás recebeu, ontem, segunda-feira (03/05), mais 211 mil doses de vacinas para avançar no combate à Covid-19. A remessa, a 17ª re-passada pelo Ministério da Saúde (MS), contém a maior quantidade de imunizantes já encaminhada pela pasta ao Es-tado, destinada à primeira dose. As unidades são todas do con-sórcio Oxford/AstraZeneca, pro-duzidas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A meta é termi-nar imunização de idosos com 60 anos ou mais e avançar na proteção de pessoas com co-morbidades, deficiência perma-nente, grávidas e puérperas, destaca o governador Ronaldo Caiado. Ele esteve na Central Es-tadual de Rede de Frio, no Jar-dim Santo Antônio, em Goiânia, ao lado do secretário Ismael Ale-xandrino.

As doses serão repassadas ainda nesta segunda-feira às 18 Regionais da Saúde espalhadas pelo Estado, para que sejam dis-tribuídas aos 246 municípios goianos. “Temos um declínio no número de solicitações de leitos

de UTI, já que avançamos bas-tante em toda faixa etária até próximo dos 60 anos de idade”, diz o governador. “Vemos, agora, jovens acometidos com mais frequência. Solicitamos a todos que mantenham o uso de más-cara, higienização das mãos e o afastamento. Isso é fundamen-tal”, enfatiza.

O Estado recebe ainda, na madrugada desta terça-feira (04/05), a primeira leva de imu-nizantes da Pfizer/BioNTech, terceira vacina a ter o uso apro-vado no Brasil. Serão 17.550 doses encaminhadas aos goia-nos, todas também para a apli-cação inicial. A previsão de chegada dos imunizantes no Aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia, é 0h10. Eles serão utili-zados integralmente na capital, por conta da necessidade de ar-mazenamento especial em bai-xas temperaturas. “Se Deus quiser, eu acredito que vamos evoluir rapidamente com a vaci-nação, e temos tudo para ter um prognóstico até o final do ano extremamente favorável”, diz o governador.

No último sábado (1º/05), outras 11.800 doses da Corona-vac, produzida pelo laboratório Sinovac em parceria com o Ins-tituto Butantan, desembarca-ram em Goiás. A remessa será destinada à aplicação da se-gunda dose. Com isso, grupos prioritários como idosos, traba-lhadores da área da saúde e das forças de segurança, salvamento e armadas terão a imunização completa encaminhada.

“Todas as vacinas passaram por um crivo rigoroso, por

tes-tes. Todas têm seu grau de segu-rança comprovada. Nós precisa-mos vacinar o mais breve possível”, lembra o secretário de Estado de Saúde, Ismael Alexan-drino.

Goiás já recebeu, até o mo-mento, 1.826.480 doses, sendo 1.211.280 da Coronavac e 615.200 da AstraZeneca. Levan-tamento realizado pela SES-GO mostra que, até às 15h do dia 1° de maio, referente à primeira dose, 920.204 pessoas foram imunizadas. Já da segunda dose, são 467.101 vacinas aplicadas. Os dados são preliminares.

ATUALIZAÇÃO

O governo estadual solicita aos municípios que atualizem as informações sobre as vacinas aplicadas, conforme pacto con-cretizado na Comissão Interges-tores Bipartite (CIB). As informações devem ser admi-nistradas, de forma obrigatória, no módulo Covid-19 do Sistema de Informação do Programa Na-cional de Imunizações (SI-PNI Covid-19).

“Nós precisamos pedir em-penho especial dos prefeitos, se-cretários de Saúde de todos os municípios, para que concluam o relatório até 60 anos para que possam receber as outras doses que serão direcionadas a pes-soas com comorbidades”, diz o governador. “É fundamental que cada município assuma a res-ponsabilidade de fazer o relató-rio final para que possamos passar para a segunda etapa, de acordo com o Plano Nacional de Imunização”, conclui.

O

GOYAZ

TERÇA-FEIRA, 04 DE MAIO 2021

CORA CORALINA

ESTADO

Goiás vai receber primeiro

lote de vacinas da Pfizer

São 17.550 unidades. Carregamento chega nesta terça-feira (04/05), à 0h10, no Aeroporto Internacional de Goiânia. Toda

remessa será para primeira dose. Lote será encaminhado para Central Estadual de Rede de Frio, onde será recebido pelo

governador Ronaldo Caiado, que concederá entrevista coletiva à imprensa no local

EX-COLUNISTA DOGOYAZ

Governador Ronaldo Caiado, ao lado do secretário de Estado de Saúde, Ismael Alexandrino, recebe o maior lote de imunizan-tes contra Covid-19 destinado à primeira dose: “Se Deus quiser, eu acredito que vamos evoluir rapidamente com a vacinação, e temos tudo para ter um prognóstico até o final do ano extrema-mente favorável”

Goiás recebe a maior remessa de vacinas

destinada para 1ª dose

O Governo de Goiás recebe a 18ª remessa de vacinas contra a Covid-19, com-posta por 17.550 doses do i m u n i z a n t e , nesta terça-feira (04/05). O quantitativo tem chegada pre-vista para à 00h10 no Aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia. De lá, as doses seguem para a Central Estadual de Rede de Frio, também na capital, onde serão recebidas pelo governa-dor Ronaldo Caiado, que con-cede coletiva à imprensa. Este é o primeiro lote das vaci-nas fabricadas pela Pfizer/Bio-NTech. Toda a remessa será utilizada para aplicação da pri-meira dose. Com esse carrega-mento, Goiás totaliza 240.350 doses recebidas desde o último sábado (1º/05). A expectativa é concluir a vacinação do grupo de idosos acima dos 60 anos de idade, trabalhadores da saúde, forças de segurança e salva-mento e forças armadas, avan-çando, assim, para os grupos de pessoas com comorbidades.

O

“Temos um declínio no número de solicitações de leitos de UTI, já

que avançamos bastante em toda faixa etária até próximo dos 60

anos de idade”, diz o governador. “Vemos, agora, jovens acometidos

com mais frequência. Solicitamos a todos que mantenham o uso

de máscara, higienização das mãos e o afastamento. Isso é

funda-mental”, enfatiza.

(7)

BRASIL VENEZUELA PERU EQUADOR COLÔMBIA ARGÉLIA TUNÍSIA LÍBIA EGITO ARÁBIA SAUDITA IRAQUE TURQUIA IRÃ TURCOMENISTÃO LAOS UZBEQUISTÃO QUIRGUISTÃO CAZAQUISTÃO MONGÓLIA AFEGANISTÃO PAQUISTÃO ÍNDIA NEPAL BUTÃO MYANMAR TAILÂNDIA CAMBOJA Vietnã FILIPINAS JAPÃO HONG KONG TAIWAN COREIA DO SUL COREIA DO NORTE MALÁSIA Papua-Nova Guiné FIJI INDONÉSIA CHINA RÚSSIA AUSTRÁLIA NOVA ZELÂNDIA SÍRIA MALI MAURITÂNIA PORTUGAL ESPANHA FRANÇA ALEMANHA REINO UNIDO IRLANDA ISLÂNDIA UCRÂNIA POLÔNIA GRÉCIA ROMÊNIA REP. TCHECAESLOVÁQUIA BIELORRÚSSIA LITUÂNIA LETÔNIA ESTÔNIA FINLÂNDIA SUÉCIA NORUEGA HUNGRIA MONTENEGRO ESLOVÊNIA ÁUSTRIA CROÁCIA BÓSNIA ALBÂNIAKOSOVO BULGÁRIA SÉRVIA MOLDÁVIA HOLANDA DINAMARCA BÉLGICA SUÍÇA LUXEMBURGO ANDORRA ITÁLIA SAARA OCIDENTAL MARROCOS SENEGAL CABO VERDE GÂMBIA

GUINÉ-BISSAU BURKINAFASO BENIN TOGO NIGÉRIA CHADE REPÚBLICA CENTRO-AFRICANA REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DO CONGO CONGO GABÃO GUINÉ EQUATORIAL CAMARÕES SUDÃO ETIÓPIA QUÊNIA ANGOLA NAMÍBIA Botsuana ZÂMBIA ZIMBABWE MOÇAMBIQUE MALAWI MADAGASCAR Seicheles MALDIVAS SRI LANKA BRUNEI SINGAPURA TIMOR-LESTE TIMOR Bangladesh Suazilândia LESOTO ÁFRICA DO SUL TANZÂNIA UGANDA RUANDA BURUNDI ERITREIA DJIBOUTI KuWAIT CATAR EAU OMÃ GEÓRGIA LÍBANO CHIPRE NORTE DO CHIPRE ISRAEL PALESTINA JORDÂNIA ARMÊNIA IÊMEN SOMÁLIA SUDÃO DO SUL NÍGER GANA COSTA DO MARFIM LIBÉRIA SERRA LEOA GUINÉ ESTADOS UNIDOS GROENLÂNDIA CANADÁ GUATEMALA EL SALVADOR COSTA RICA PANAMÁ HONDURAS NICARÁGUA BELIZE PARAGUAI BOLÍVIA CHILE ARGENTINA URUGUAI MÉXICO CUBA JAMAICA HAITI REP. DOMINICANA TRINDADE E TOBAGO SURINAME GUIANA FRANCESA GUIANA

Numa época de tantas mentiras, o jornalismo nunca foi tão importante.

O Brasil acaba de cair perigosamente no ranking da liberdade de imprensa:

somos o 111º país na lista de 2021*. Agora estamos na zona vermelha,

onde a situação de trabalho dos jornalistas é considerada mais difícil.

Mas o jornalismo brasileiro vai continuar cumprindo sua missão de buscar

a verdade. Porque seu direito à informação é sagrado. E a imprensa existe

para mostrar a verdade a você e ao país.

3 de maio. Dia Mundial da Liberdade de Imprensa.

*FONTE: Repórteres Sem Fronteiras.

situação boa

111º

Brasil

1º noruega 9º portugal 18º uruguai 25º austrália 44º Estados unidos 122º afeganistão 137º tailândia 148º venezuela 173º cuba 177º china 105º Kuwait Situação grave

A Terra é plana.

A vacina implanta

um chip.

O Brasil vai bem

na liberdade de

imprensa.

(8)

A

GOYAZ

TERÇA-FEIRA, 04 DE MAIO 2021

NÁPOLIS

Paróquia Sant’Ana

HOJE

Em pleno lockdown,

Anápolis registra alta na

geração de empregos

Mesmo com toda a adversi-dade de 24 dias de paralisação devido a segunda onda de COVID, o Anápolis registrou ex-pressiva alta no número de em-pregos criados em março de 2021, segundo dados do Cadas-tro Geral de Empregados e De-sempregados, o Caged do

Ministério da Economia.

Foram 3.957 contratações e 3.223 demissões, resultando em 734 novos postos de trabalho no município. Esse resultado posi-tivo foi puxado pelo setor de Serviços que, sozinho, gerou 566 vagas. A Indústria também con-tribuiu para o resultado com a criação de 226 vagas, já o Agro-negócio teve pequena contri-buição, gerando 3 novas vagas. Os outros setores amargaram o prejuízo do lockdown. O Comér-cio teve redução de -32 vagas e a

Construção Civil perdeu -29 postos de trabalho.

Apesar dessas perdas, Aná-polis ficou em segundo lugar na geração de empregos em Goiás, atrás apenas de Cristalina, que

gerou 942 novas vagas devido ao período de colheita, principal-mente da soja (889 vagas apenas no setor de Agronegócio). Apa-recida de Goiânia registrou 517 novas vagas e a capital Goiânia perdeu -592 vagas em março.

No acumulado do primeiro trimestre, Anápolis registra 2.906 novas vagas, um aumento de 68%, se compararmos com as vagas geradas no primeiro tri-mestre de 2020.

CAGED é a sigla para Cadas-tro Geral de Empregados e De-sempregados (CAGED), é o dispositivo legal utilizado pelo Ministério do Trabalho e Em-prego para acompanhar a situa-ção da mão de obra formal no Brasil, a fim de levantar dados de geração de emprego e de-semprego no país.

O CAGED foi instituído pela

Lei nº 4.923, de 23 de dezembro de 1965, tornando obrigatória a comunicação por parte das em-presas do registro de admissões e dispensa de colaboradores re-gidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Além disso, os dados oriun-dos do CAGED são utilizaoriun-dos com objetivo de conferência de vínculo trabalhista para fins de concessão de seguro desem-prego. O CAGED serve de base para estudos e pesquisas ligados ao mercado de trabalho, sendo de utilidade também para a con-ferência de dados sobre as situa-ções empregatícias e programas sociais vinculados. Os dados co-letados pelo cadastro geral sub-sidiam tomadas de ações governamentais.

Número de imunizados

dobrou no último mês em

Anápolis

O ritmo de vacinação contra a Covid-19 acelerou no Brasil, em Goiás e em Anápolis. A quantidade de pessoas imuniza-das nos últimos trinta dias do-brou, fazendo com que a Campanha de Vacinação avance a passos largos.

No dia 30 de março a pri-meira dose da vacina tinha sido aplicada em 16.258.743 (7,68%) no país, 453.949 (6,38) em Goiás e 32.067 em Anápolis. Hoje (30), um mês depois, esses números aumentaram para 31.208.111 (14,74%), 874.785 (12,30%) em Goiás e 60.039 pessoas em Aná-polis.

O aumento no número de imunizados é resultado de me-didas adotadas para acelerar a vacinação como, por exemplo, aplicar todas as doses destina-das ao município, sem reservar

imunizantes para a segunda dose. Como consequência, temos um grande número de pessoas que já poderiam rece-ber a segunda dose da vacina, especialmente a Coronavac, mas estão aguardando a che-gada de uma nova remessa, ainda sem previsão para os pró-ximos dias.

A campanha de imunização contra a Covid-19 em Anápolis tem se destacado pela veloci-dade que ela acontece desde o início da vacinação, ainda no mês de janeiro. A cidade foi a primeira do Estado a vacinar e segue na vanguarda desta guerra para salvar vidas.

Vereadores visitam escola

e área onde será construída

nova unidade de ensino

Na manhã da última quinta-feira (29.abr), os vereadores Do-mingos Paula (PV) e João da Luz (DEM), visitaram a Escola Mu-nicipal Walmir Bastos Ribeiro, localizada na avenida L2 no Bairro Jardim Europa.

No local eles conversaram com a secretária municipal de Educação Eerizânia Freitas, com a coordenadora geral da unidade de ensino, Iara Alcân-tara e com o engenheiro da se-cretaria, Renato Carvalho.

“Essa escola precisa ser am-pliada para atender a demanda de vagas região. Temos outro problema também. Aqui na Walmir Bastos têm alunos que moram no Residencial Ander e precisam atravessar a BR-153 para acessar a unidade. Tem re-gistro de morte e de atropela-mento de crianças. Mas vamos resolver esse problema com a

construção de uma nova uni-dade no Residencial Ander”, disse Domingos Paula.

João da Luz comemorou o anúncio de ampliação da Wal-mir Bastos. “Tem uma área grande ao fundo da escola. Hoje a unidade atende crianças do 1º ao 5º ano, e tem capacidade para aumentar o número de vagas que é necessário. Aqui tem alunos do Jardim Europa, Jundiaí e ainda dos bairros do outro lado da BR-153”, pon-tuou.

A coordenadora da Escola Walmir Bastos ficou satisfeita com a conversa e disse que além da ampliação, é preciso ainda melhorar a acessibilidade do colégio. “Conseguimos avançar, mas precisamos me-lhorar nossa estrutura para tra-zer conforto e segurança para comunidade escolar”, disse.

Após a visita na unidade de ensino, os vereadores foram vi-sitar a área onde será cons-truída uma nova escola no Residencial Ander. A secretária de Educação disse que no local serão disponibilizadas 12 salas de aula para alunos do Infantil 4, 5 e do 1º ao 5º ano. “Capaci-dade para acolher 610 crianças”, informou.

Ao lado da nova escola já está sendo construída uma praça para atender a população dos bairros adjacentes. “Esta-mos acompanhando a execu-ção desse projeto junto a Prefeitura. Agradeço ao prefeito Roberto a Eerizânia pela aten-ção. Essa nova escola vai rece-ber alunos do Jardim Palmares, do Ander, Tropical. É um sonho dos moradores e dos pais que não precisarão atravessar a ro-dovia para deixar os filhos na Walmir Bastos”, terminou Do-mingos Paula.

@thalesbaguiar

(9)

Todos os idosos e profissionais de saúde, segurança e salvamento que ainda não se vacinaram com a primeira dose devem

procurar os drive-thrus da Cidade Administrativa e do Centro de Especialidades, das 8 às 18h. Não há necessidade de

agendamento

Aparecida de Goiânia realiza

hoje, 4 de maio, Dia D de

vacinação contra a covid-19

A

GOYAZ

TERça-FEIRa, 04 dE maIo 2021

IGREJA MATRIZ

PARECIDA

Secretaria Muni-cipal de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS) realiza, nesta terça-feira, 4 de maio, das 8h às 18h, o Dia D da Vacinação Contra a Covid-19 para idosos acima de 60 anos, profissionais de saúde e das forças de segurança e salva-mento que ainda não foram vacinados. As imunizações serão feitas nos drive-thrus da Cidade Administrativa Luiz Alberto Maguito Vilela, no setor Solar Central Park, e do Centro de Especialidades, no Jardim Boa Esperança, sem necessidade de agenda-mento. Para receber o imuni-zante é necessário apresentar documento de identidade, CPF e comprovante de

ende-reço. Profissionais devem apresentar ainda compro-vante de vínculo empregatí-cio, atestando a atuação. “Com essa mobilização do Dia D esperamos concluir 100% desses grupos prioritá-rios. Por isso, conclamamos a todos esses que ainda não se vacinaram que não percam essa oportunidade. Aparecida já tem 14% da população va-cinada com ao menos uma dose e queremos aumentar essa proporção para ampliar-mos a proteção a todos no município”, afirma a coorde-nadora de Imunização Re-nata Cordeiro.

O secretário de Saúde Alessandro Magalhães re-força o chamamento feito pela coordenadora: “É funda-mental que todos que estão nos grupos prioritários se

va-cinem quando chegar a sua vez. Só podemos retomar gra-dativamente a normalidade com a população imunizada e todos devem contribuir fa-zendo a sua parte. A vacina é a principal forma de deter a pandemia, aliada ao distan-ciamento social, ao uso de máscaras, à ventilação dos ambientes e à higiene das mãos”.

Balanço

Segundo dados da SMS, metade dos idosos vacinados em Aparecida já recebeu a 2ª dose do imunizante contra a covid-19 até o último dia 27 de abril. Dos 41.937 morado-res de 60 anos ou mais imuni-zados com a 1ª dose, 21.355 deles (50,9%) receberam a dose de reforço. A SMS

escla-rece, ainda, que 98% desse montante aplicado até o dia 27 já foi registrado no sistema da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Das 83.032 doses aplicadas pela Secreta-ria de Saúde de Aparecida, 54.297 foram como 1ª dose (35.632 Coronavac/Butantan e 17.510 AstraZeneca/Fio-cruz) e 28.735, como 2ª dose (28.447 Coronavac/Butantan e 288 AstraZeneca/Fiocruz). Já conforme o gênero, em Aparecida já foram aplicadas 48.132 doses em indivíduos do sexo feminino e 33.537 no sexo masculino.

Neste período e no grupo prioritário dos idosos, foram imunizados na cidade, entre 1ª e 2ª dose: 13.527 pessoas de 60 a 64 anos; 15.741 idosos de 65 a 69 anos; 15.317 indiví-duos de 70 a 74 anos; 8.277

moradores de 75 a 79 anos; e uma população (totalmente coberta) de 9.205 pessoas de 80 anos ou mais. Foram imu-nizados ainda 1.225 idosos institucionalizados (esse grupo também foi totalmente vacinado). A SMS vacinou também 18.407 profissionais da saúde, 994 profissionais de salvamento e segurança e 339 trabalhadores do Sistema Pri-sional.

Idosos acamados

A vacinação de idosos aca-mados acima de 60 anos ocorre por agendamento. É preciso marcar a data e o ho-rário pelo telefone (62) 3545-5868.

A

de Goiânia

Por: Rafael Freitas

Apesar da alteração, Secretaria

Municipal de Saúde ressalta que

a prevenção à Covid segue com

os mesmos protocolos: uso de

máscara e álcool em gel é

indis-pensável

Aparecida entrou neste

domingo (02) no cenário verde de isolamento social intermitente. Agora, se-guindo o escalonamento re-gional das atividades econômicas, os comércios não essenciais fecham uma vez por semana, conforme a macrozona em que se encon-tram. A cada dia, de segunda a sexta-feira, fecham duas das dez macrozonas da

ci-dade. Festas, eventos e shows com música ao vivo conti-nuam suspensos.

A decisão pela adoção do cenário verde, de risco baixo, foi tomada em reunião do Comitê de Prevenção e En-frentamento a Covid-19 rea-lizada no último dia 27 de abril. No sábado (1º/05), Aparecida completou 60 dias de isolamento social

intermi-tente.

Apesar da progressão para o cenário verde, a chefe de Apoio Institucional da Secre-taria Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS), Débora de Almeida Franco, alerta que não é hora de a po-pulação baixar a guarda. “Isso não significa que a população pode relaxar e deixar de fazer o controle do

distanciamento social, do uso de máscara. É funda-mental que a população con-tinue adotando os cuidados, fazendo controle do distan-ciamento social, e que o co-mércio siga cumprindo as portarias específicas para o seu funcionamento”, orienta a gestora.

Aparecida entra no cenário verde; saiba o que muda no escalonamento

regional

(10)

iagens do Bra-sil para a Eu-ropa devem ficar de fora das novas re-gras de reaber-tura para turistas, anun-ciadas nesta segunda-feira (3) pela Comissão Europeia (Executivo da UE).

VA proposta encaminhada ao Conselho Europeu —que reúne governos dos países-membros do bloco— vale para a entrada na zona Schengen, de livre trânsito interno na UE —exceto Irlanda—, na No-ruega, na Islândia, na Suíça e em Liechtenstein.

Desde março, viagens não essenciais estão proibidas nessa área. O plano é que elas sejam permitidas a partir de junho a viajantes de locais com "situação epidemioló-gica controlada".

O limite proposto é uma taxa de até 100 novos casos de Covid-19 por 100 mil habi-tantes em 14 dias. No Brasil, segundo os dados mais re-centes do ECDC (centro de controle de doenças euro-peu), a taxa de contágio atual é o quádruplo: 400 novos casos por 100 mil habitantes em 14 dias.

Hoje estão na "zona verde" apenas sete países com taxa de até 25/100 mil. A elevação da barreira deve ampliar esse número para cerca de 40 —entre os quais Reino Unido, México, África do Sul, Indonésia, Arábia Saudita, Japão e Rússia. A lista é revista pelo Conselho a cada duas semanas.

A Comissão também propõe flexibilizar a entrada para todas as pessoas que tiverem tomado as duas doses de uma vacina autorizada pela UE ou pela Organização Mundial da Saúde, ao menos 14 dias antes da chegada ao território europeu.

Até esta semana, a agên-cia europeia (EMA) aprovou os imunizantes da Pfizer/BioNTech, da Mo-derna, de Oxford/AstraZe-neca e da Janssen. Além de ter incluído esses quatro em sua lista emergencial, a OMS está em fase final de avalia-ção das chinesas Sinovac e Si-nopharm —a russa Sputnik V está em análise, mas sem previsão de data para conclu-são.

A proposta deve facilitar a entrada de americanos, uma parcela importante dos turis-tas que visitam a Europa no verão no hemisfério Norte —nos EUA, a taxa de contágio atual é de 259 novos casos por 100 mil habitantes em 14 dias. Poderia também abrir o continente para brasileiros vacinados, mas a dissemina-ção de variantes deve ser um obstáculo: a Comissão pro-pôs um freio de emergência para “limitar ao mínimo es-trito todas as viagens de paí-ses afetados [por variantes preocupantes] durante o tempo necessário para im-plementar as medidas sanitá-rias adequadas”.

As normas propostas serão o mínimo necessário para a entrada na zona Schengen, mas países-mem-bros poderão ainda exigir

re-quisitos como testes PCR ne-gativos e quarentenas, inclu-sive para pessoas já vacinadas.

Em paralelo, a União Eu-ropeia espera lançar até julho o chamado Certificado Digi-tal Verde para cidadãos euro-peus e residentes no bloco, com o objetivo de facilitar o trânsito interno. O aplicativo terá informações sobre vaci-nação, eventual recuperação de Covid-19 e testes

negati-vos para a doença.

O bloco estuda também medidas de segurança para atestar a veracidade dos cer-tificados de vacinação e reco-nhecer vacinas aplicadas em países de fora da União Euro-peia.

Independentemente da decisão do Conselho, que se reúne nesta quarta (5), via-gens continuam permitidas a profissionais de saúde, traba-lhadores agrícolas sazonais,

transportadores, passageiros em trânsito e estudantes, entre outros. Nesses casos, cada país pode impor condi-ções como testes e quarente-nas.

As informações mais re-centes sobre as regras para quem vem de fora da bloco podem ser consultadas no site Re-open UE. (FOLHA-PRES)

V

O limite proposto é uma taxa de até 100 novos casos de Covid-19 por 100 mil habitantes em 14 dias

Brasil deve ficar fora de

reabertura da Europa

para turistas

O

GOYAZ

TERÇA-FEIRA, 04 DE MAIO 2021

CONGRESSO NACIONAL

PAÍS

Por Fernando Krebs

RECOMENDAÇÃO DO MP E DEFENSORIA PÚBLICA OPÕE-SE A PRIORIZAÇÃO DE LÍDERES RELIGIOSOS NA VACINAÇÃO Recomendação conjunta do Ministério Público de Goiás (MP-GO), Ministério Público Federal (MPF) e De-fensoria Pública do Estado (DPE) foi encaminhada nesta quinta-feira (29/4) à Assembleia Legislativa (Alego), para que promova o controle preventivo de cons-titucionalidade do Projeto de Lei nº 175/2021, o qual pro-põe priorizar a imunização de líderes religiosos contra a Covid-19.

O documento aponta a existência de vícios de in-constitucionalidade formal orgânica, por invasão de competência do Poder

Exe-cutivo estadual, e material, por violação ao princípio da isonomia.

O Projeto de Lei nº 175, de 13 de abril de 2021, foi proposto pelo deputado es-tadual Rafael Gouveia e prevê a inclusão dos líderes religiosos que exercem suas atividades eclesiásticas no âmbito estadual nos progra-mas de vacinação efetivados pelo poder público como grupo de risco, como pre-venção de moléstias e contá-gios, com o objetivo de lhes garantir o “bem-estar e o de seus familiares”.

O parecer favorável do re-lator, deputado Virmondes Cruvinel, à matéria foi apro-vado pela Comissão Mista da Alego no último dia 20. Assinam o documento os promotores de Justiça Mar-lene Nunes Freitas Bueno e

Marcus Antônio Ferreira Alves; o procurador da Repú-blica Ailton Benedito de Souza, e o defensor público do Estado Philipe Arapian, coordenador do Núcleo Es-pecializado de Direitos Hu-manos.

TJ/GO DETERMINA A REALIZAÇÃO DE CONCURSO PÚBLICO Visando acelerar a presta-ção jurisdicional, a presidên-cia do TJGO determinou a realização de concurso pú-blico para o provimento de cargos vagos de analista judi-ciário no 1º grau de jurisdi-ção. Os cargos vagos decorreram de exonerações e de aposentadorias nos últi-mos tempos.

O presidente Carlos França, levando autorizou,

em caráter de urgência, a de-flagração do processo de abertura de concurso para o preenchimento de 99 vagas desprovidas do cargo de ana-lista judiciário e para as vagas que surgirem durante o prazo de validade do cer-tame. Foi determinada a re-messa dos autos do procedimento administra-tivo à Comissão de Seleção e Treinamento do Tribunal, para adoção das providên-cias necessárias à realização do concurso.

TJ/GO TEM COMO

PRIORIDADE O AUMENTO DA PRODUTIVIDADE

O TJ/GO tem como meta aumentar a sua produtivi-dade, que já é bem grande. Para tanto, pretende julgar uma quantidade maior de

processos de conhecimento do que os distribuídos no biênio; reduzir em 50% o acervo de processos de exe-cução fiscal distribuído até 2020; digitalizar todos os processos físicos em tramita-ção e reduzir quatro pontos percentuais na taxa de con-gestionamento líquido estão entre as sete metas do Plano de Gestão do Tribunal de Jus-tiça do Estado de Goiás (TJGO) para o biênio 2021-2023.

É importante destacar que um recurso de apelação no TJ/GO leva, em média, apenas três meses para ser julgado. O que é uma ótima média e revela uma grande produtividade, o que faz do TJ goiano um dos tribunais de porte médio mais produ-tivos do país.

¨A democracia é o pior dos governos,

depois de todos os outros. ¨

Autor Desconhecido

@promotorkrebs

Direito e Avesso

Dyellber Araújoé advogado, diretor adjunto da

Escola Superior de Advocacia (ESA-GO), pro-fessor de Direito da UNIFAN e pós-graduação (UNIFAN, FD UFG/ESAGO), Doutorando, Mes-tre e Especialista em ciências jurídico criminais pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Portugal e em Direito Penal Econô-mico Europeu e Internacional pelo Instituto de Direito Penal Econômico e Europeu (IDPEE/FDUC - Portugal). Parecerista de Revis-tas Jurídicas (IBCCRIM e RBDPP). Autor de vá-rios artigos e livros jurídicos no Brasil e no exterior.

Amanda Alvesé advogada

crimi-nalista, especialista em ciências criminais, Vice-presidente da Co-missão da Advocacia Jovem da Subseção de Formosa – Goiás e re-presentante da Associação Brasi-leira de Advogados Criminalistas (ABRACRIM) da região nordeste de Goiás e articulista. Faz parte da nova geração de advogados. Tem se destacado no exercício da advoca-cia por sua dedicação e profissio-nalismo.

(11)

O

GOYAZ

TERÇA-FEIRA, 04 DE MAIO 2021

NOVA YORK - EUA

MUNDO

comitê cientí-fico que asses-sora o governo do Canadá sobre a vacina-ção contra a covid-19 recomendou que o uso da vacina da Johnson & Johnson (J&J) seja reservada a pessoas de 30 anos ou mais.

O anúncio do Comitê As-sessor Nacional de Imuniza-ção canadense (CCNI) ocorre horas depois de a Di-namarca descartar a vacina da J&J devido a possíveis efeitos colaterais graves, ape-sar da luz verde da agência reguladora europeia e da Or-ganização Mundial da Saúde (OMS) para usá-la.

Em abril, a FDA, órgão re-gulador americano, suspen-deu temporariamente o uso desta vacina depois de casos raros de trombose. A França decidiu administrá-la a pes-soas de 55 anos ou mais, assim como no caso do imu-nizante produzido pela As-traZeneca.

"Em vista dos dados atuais, a CCNI recomenda

oferecer a vacina da Janssen (subsidiária da Johnson & Johnson), assim como a da AstraZeneca, a pessoas de 30 anos ou mais", disse Caro-line Quach, presidente da CCNI, durante coletiva de imprensa.

Esta vacina da Johnson & Johnson pode ser aplicada a quem não tiver contraindi-cações, "se a pessoa preferir se vacinar mais rápido do que esperar uma vacina de RNA mensageiro se os bene-fícios superarem os riscos", esclareceu.

"Nos ensaios clínicos, descobriu-se que a vacina de dose única da Janssen tinha uma eficácia de 67%", disse. Em 5 de março, o Canadá autorizou a vacina de dose única da Johnson & Johnson para pessoas maiores de 18 anos, mas ainda não foi dis-tribuída em todo o país. As províncias e territórios canadenses podem adaptar o limite de idade para a apli-cação do antiviral, depen-dendo em particular de sua disponibilidade da vacina.

O

Canadá recomenda vacina da

Johnson & Johnson apenas para

maiores de 30 anos

Em abril, a FDA, órgão regulador americano, suspendeu temporariamente o uso desta vacina depois de casos raros de

trombose

O presidente dos Estados Uni-dos, Joe Biden, anunciou ontem, segunda-feira (3) que vai aumentar a cota anual de re-fugiados que o país vai admitir para 62,5 mil, depois que sua decisão de manter o mínimo de 15 mil estabelecido pelo go-verno anterior gerou uma onda de críticas.

"Isso corrige um número historicamente baixo estabele-cido pela administração ante-rior de 15.000, que não reflete os valores dos Estados Unidos como uma nação que acolhe e apoia refugiados", disse a Casa Branca em nota.

Biden havia prometido cerca de 60.000, mas em 16 de abril recuou anunciando que estava adiando seu plano e mantendo o mínimo estabelecido pelo presidente republicano Donald Trump, desencadeando fortes críticas de seu próprio lado de-mocrata.

O governo disse que este au-mento sustenta os esforços já em andamento para expandir o sistema com o fim de admitir refugiados e avançar em direção a uma meta de 125.000 no pró-ximo ano fiscal.

De acordo com o decreto, esse número de refugiados “envia uma mensagem impor-tante de que os Estados Unidos continuam a ser um lugar se-guro para algumas das pessoas mais vulneráveis do mundo”.

Este programa de admissão diz respeito apenas a refugiados selecionados por agências de inteligência e segurança dos Es-tados Unidos em acampamen-tos da ONU em todo o mundo para serem reassentados nos Estados Unidos, principalmente entre os mais vulneráveis, como idosos, viúvas ou deficientes.

Biden recua ante críticas e elevará a 62.500 refugiados

admitidos nos EUA

(12)

E

GOYAZ

P LÉ

repórter da Band Mariana Becker revelou que o

pi-loto Fernando

Alonso pediu des-culpas para ela após um 'climão' entre os dois durante uma en-trevista no treino classificatório para o GP de Portugal, no sá-bado. Mari postou o dialogo que teve com o espanhol no Twitter.

- Mari - posso te entrevistar agora? Tá mais calmo?

Fernando - sim, me desculpe por ontem. Eu não estava ou-vindo direito e vc depois me perguntou das condições. Não entendi direito, realmente me desculpa.

Desculpado, vida que segue.

Boa, Fernando! - postou ela com uma foto dos dois na área de entrevistas.Alonso pediu desculpas pelas respostas atra-vessadas dadas para Mari Bec-ker, o que acabou repercutindo na internet brasileira. Mariana tentou falar com o espanhol sobre as dificuldades do cir-cuito de Portimão após o piloto ser eliminado do Q2, tendo que largar na corrida do domingo na 13º colocação, atrás do com-panheiro de equipe Esteban Ocon.

Alonso, de cara fechada, res-pondeu apenas com um 'sim'. Mariana insistiu na questão e Alonso foi sucinto novamente. Mariana, então, disse: 'Ok, se não quer falar, tudo bem'. A re-pórter teve o apoio dos colegas da Band Sérgio Mauricio, Regi-naldo Leme e Felipe Giaffone.

A

Na véspera do duelo deci-sivo pelas semifinais da Champions League, contra o PSG, Pep Guardiola disse que é um privilégio estar nesta fase da competição conti-nental. Em entrevista cole-tiva, o catalão também não quis projetar um adversário e que sua equipe deve fazer sua parte dentro de campo.-Sou privilegiado de viver isso. Privilegiado de estar aqui, de tentar chegar à final. Para a maioria de nós no clube, é a primeira vez (semifinais de Champions). Vamos fazer um bom jogo. O que temos que fazer amanhã é vencer.

De-pois, vemos o que acontece. Chegamos em um bom mo-mento. Disse aos rapazes para não pensarem muito e só focarem em vencer o jogo - disse.O treinador do Man-chester City também afirmou não ter dúvidas sobre a parti-cipação de Kylian Mbappé na partida. O camisa 7 do PSG é dúvida depois de uma lesão na panturrilha.

- Com certeza, estou ansioso por isso. Ele vai jogar. Estou ansioso para ele jogar. Pelo futebol e pelo jogo em si, es-pero que ele possa jogar.

Mentor de Pep Guardiola, o holandês Johan Cruyff (1947-2016) disse certa vez que nunca viu um saco de dinheiro fazer um gol. Era uma metáfora sobre a possibilidade de times mais pobres vencerem os mais ricos. No caso de

Guar-diola à frente do Man-chester City (ING), a frase, se adaptada para uma ótica defensiva, poderia resumir, em parte, as tentativas do treinador de encontrar os defensores ideais e evitar que marquem gols na sua equipe. Desde que chegou ao

clube, em 2016, o téc-nico catalão gastou sacos e mais sacos de dinheiro na contrata-ção de atletas de de-fesa. Um investimento que superou os 500 mi-lhões de euros (R$ 3,2 bilhões na cotação atual) para reforçar a retaguarda.

Mas só agora, após quatro temporadas, o time parece ter atin-gido a solidez tão bus-cada pelo técnico. Dono da melhor de-fesa da Champions League, o City recebe nesta terça-feira (4) o Paris Saint-Germain (FRA), na Inglaterra,

pelo jogo de volta da semifinal da Cham-pions League. Na par-tida de ida, os ingleses venceram por 2 a 1, em Paris.

Se a sua equipe não for vazada, Guardiola garantirá uma vaga na decisão europeia, feito inédito na história do

clube azul de Manches-ter. Além da boa vanta-gem, há a confiança -também inédita- no sistema defensivo do time comandado por Pep, que colaborou para a ótima campanha até aqui no torneio.

SPORTES

TERÇA-FEIRA, 04 DE MAIO 2021

Guardiola se diz 'privilegiado' por chance de final da

Champions e afirma não ter dúvidas que Mbappé jogará

Rival do PSG, City gastou muito até mostrar

defesa sólida na Champions

Após climão, Fernando Alonso pede

desculpas para Mariana Becker:

Referências

Documentos relacionados

3 O presente artigo tem como objetivo expor as melhorias nas praticas e ferramentas de recrutamento e seleção, visando explorar o capital intelectual para

A dissertação se alicerça nas normas do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (anexo A), estruturada em

No que se refere a cadeias alimentares e a transferência de energia entre os níveis tróficos, assinale a opção correta, considerando as cadeias alimentares

Muita gente já tinha escrito (verbo escrever, no Pretérito Mais-Que-Perfeito Composto do Indicativo) ao menino para lhe dizer que gostaria (verbo gostar, no Condicional) de

8- Bruno não percebeu (verbo perceber, no Pretérito Perfeito do Indicativo) o que ela queria (verbo querer, no Pretérito Imperfeito do Indicativo) dizer e, por isso, fez

A Sementinha dormia muito descansada com as suas filhas. Ela aguardava a sua longa viagem pelo mundo. Sempre quisera viajar como um bando de andorinhas. No

5- Bruno não percebeu (verbo perceber, no Pretérito Perfeito do Indicativo) o que ela queria (verbo querer, no Pretérito Imperfeito do Indicativo) dizer e, por isso, fez

Os navegadores foram surpreendidos pela tempestade – oração subordinante Que viajavam para a Índia – oração subordinada adjetiva relativa