• Nenhum resultado encontrado

ESAF - ESPÍRITO SANTO FUNDOS DE INVESTIMENTO MOBILIÁRIO, S.A.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ESAF - ESPÍRITO SANTO FUNDOS DE INVESTIMENTO MOBILIÁRIO, S.A."

Copied!
32
0
0

Texto

(1)

RELATÓRIO SEMESTRAL

30 de Junho de 2007

Fundo

Espírito Santo Acções América

ESAF - ESPÍRITO SANTO FUNDOS DE

INVESTIMENTO MOBILIÁRIO, S.A.

(2)

FUNDO DE INVESTIMENTO MOBILIÁRIO ESPÍRITO SANTO ACÇÕES AMÉRICA FUNDO DE ACÇÕES INTERNACIONAL

O Fundo de Investimento Espírito Santo Acções América iniciou a sua actividade em 26 de Julho de 1999, tendo atingido em 30 de Junho de 2007 um valor de carteira de 10.260.109 Euros.

Este Fundo, gerido pela ESAF - Espírito Santo Fundos de Investimento Mobiliário, S.A., é comercializado pelo Banco Espírito Santo S.A., pela Sociedade Gestora e outras entidades colocadoras.

POLÍTICA DE INVESTIMENTO

O Espírito Santo Acções América é um Fundo de Investimento Mobiliário Aberto, que investe principalmente em acções de empresas que apresentem as melhores perspectivas de crescimento económico e sejam predominantemente cotadas nas Bolsas de Valores dos Estados Unidos da América, não obstante poder investir noutras bolsas de valores previstas no regulamento de gestão.

PERFIL DO INVESTIDOR

O fundo adequa-se a investidores cujo objectivo é o crescimento ambicioso do capital numa perspectiva de longo prazo, estando dispostos a suportar o risco elevado de variação dos preços inerente às aplicações em acções.

O período mínimo recomendado neste fundo é de 3 anos.

RISCO ASSOCIADO AO INVESTIMENTO

O risco de um fundo de investimento varia de acordo com o risco implícito nos activos de base que constituem a carteira de investimentos do fundo, sendo os de maior expressão o risco de variação de preço. Não havendo cobertura sistemática da taxa de câmbio como forma de aproveitar possíveis valorizações de moeda, o fundo fica exposto ao risco cambial dos activos que não são denominados em euros.

(3)

EVOLUÇÃO DA ACTIVIDADE DO FUNDO

O valor da unidade de participação em 30 de Junho de 2007 era de 9,2499 Euros, a que corresponde uma valorização anualizada desde o início do Fundo de -0,98% líquida de impostos e comissões de gestão e depositário.

O mercado accionista americano valorizou-se no primeiro semestre deste ano cerca de 6% (considerando o índice S&P500). O fundo E.S. Acções América tem acompanhado o comportamento do mercado.

O ano começou com uma certa indefinição de tendência, mas positivo. Tal reflectia as incertezas existentes para o ano de 2007 relativamente ao nível do crescimento económico dos EUA, ao nível da inflação (se está controlada ou sensível a factores associados à utilização da capacidade instalada, como os custos de mão de obra, entre outros), e ao nível das taxas de juro e à actuação da Reserva Federal, (ambos dependentes da demonstração dos sinais concretos da economia e seus indicadores).

A divulgação positiva de alguns dados macroeconómicos assim como dos resultados das empresas relativos ao quarto trimestre confirmaram e em alguns casos superaram ligeiramente as estimativas, contribuíram favoravelmente para o comportamento do mercado. As empresas confirmaram as perspectivas para 2007 de taxas de crescimento das vendas e resultados e anunciaram aumentos dos montantes de dividendos a serem pagos ou planos de compra de acções próprias. A continuação do movimento de fusões e aquisições também teve um impacto positivo nos mercados.

O fundo seguiu a sua política de investimento baseada na selecção de empresas que se caracterizam por apresentarem taxas de crescimento sustentado ao longo do tempo e acima da média do mercado e cujo valor ainda não está reflectido na valorização do título. A carteira de investimentos inicial estava exposta a sectores como o retalho, consumo não ciclo, serviços financeiros, media, turismo e lazer, farmacêutico, tecnologia e industrial. Constituiu também uma posição em opções (put spread) com o objectivo de proteger o fundo de um ambiente menos favorável de mercado, que veio a ocorrer na parte final do mês de Fevereiro e que durou até meados de Março. Esta correcção foi iniciada por notícias sobre uma possível introdução de um imposto sobre mais valias na bolsa chinesa reservada aos

(4)

investidores locais. Dos Estados Unidos a divulgação de uma queda nas encomendas de bens duradouros com maior amplitude do que o esperado e a deterioração da qualidade do crédito hipotecário sobretudo ao nível das chamadas

sub-prime mortgages, provocaram um aumento de incerteza e da aversão ao risco

por parte dos agentes económicos. Os investidores passaram a considerar para a economia americana um cenário de recessão e uma deterioração da conjuntura global. Neste período o fundo manteve a sua estratégia de investimento, não se justificando uma alteração das nossas expectativas que têm por base um cenário de abrandamento da economia com inflação controlada. No entanto, foram realizadas algumas alterações ao asset allocation: diminuição da exposição ao sector de retalho e ao aumento do sector de consumo não cíclico; aumento também do investimento ao sector financeiro na componente de cartões de crédito por troca do sector tecnológico.

Nas duas últimas semanas de Março as cotações recuperaram grande parte das perdas registadas, iniciando uma tendência positiva do mercado quebrada em Junho. Os indicadores divulgados para a economia americana continuam a suportar um cenário de abrandamento económico controlado. Neste período o FMI publicou o relatórios – o World Economic Outlook - onde se estima que a economia mundial deverá manter um crescimento forte em 2007 e 2008 e que a desaceleração da economia americana será compensada por fortes crescimentos em outras áreas económicas, em particular na Ásia Emergente, na América Latina, no Médio Oriente e mesmo na Europa. A divulgação dos resultados trimestrais das empresas americanas cotadas confirmaram e superaram as estimativas dos analistas o que justifica o movimento de subida. A solidez dos balanços na globalidade das empresas e a geração de cash flow positivos e elevados tem originado anúncios de pagamento de dividendos extraordinários, de programas de compra de acções próprias e de movimentos de aquisições e fusões. Estes factores deram sustentabilidade ao comportamento positivo dos mercados accionistas.

Em Abril o fundo implementou um novo processo de selecção dos títulos com o qual pretende, com um aumento de diversificação, ter um asset allocation composto por um maior equilíbrio de empresas de crescimento, valorização, qualidade e potencial de revisão em alta de resultados, assim como por um conjunto de empresas americanas que estão expostas ao ciclo global de infra-estruturas e ao crescimento económico fora dos EUA. Com o objectivo de proteger a carteira de investimentos

(5)

de um ambiente de mercado menos favorável, o fundo constituiu uma posição em opções (put spread).

Em Junho, o mercado accionista americano teve um comportamento negativo com aumento de volatilidade. Os últimos dados macroeconómicos divulgados para a economia americana suportam que se está perante um mid-cycle slowdown. Este cenário de maior optimismo em relação ao crescimento implicou uma subida das taxas de juro de longo prazo acima dos 5%. O risco do comportamento do mercado habitacional americano e o seu potencial impacto sobre os mercados financeiros, provocou um aumento do prémio de risco exigido traduzindo numa maior aversão ao risco por parte dos investidores.

Neste contexto, o fundo E.S. Acções América alterou o seu asset allocation, aumentando a sua exposição ao sector de Energia, Seguros e Tecnologia por contrapartida da diminuição de investimento nos sectores Farmacêutico e Retalho. Manteve a exposição a empresas americanas expostas ao ciclo global de infraestruturas e ao crescimento económico fora dos EUA assim como a sua posição em opções (put spread).

No cômputo geral do semestre os sectores que mais valorizaram foram os relacionados com o preço do petróleo, que desde o início do ano já subiu 21%, para níveis acima dos 70 USD/Barril, ou com o ciclo económico. Assim os sectores de Energia e Materiais subiram mais de 15%. Ainda referência para os sectores Serviços de Telecomunicações, Industrial e Tecnologia que apresentaram valorizações acima do índice de mercado (6% considerando o S&P500). O sector Financeiro foi o único que desvalorizou no período.

(6)

Evolução da Cotação (em Euros) ES Acções Am érica 7.7 8.1 8.5 8.9 9.3 J un-0 6 Ju l-0 6 Au g -0 6 Se p -0 6 Oct -0 6 No v -0 6 De c -0 6 J an-0 7 F eb-0 7 M a r-0 7 A p r-0 7 Ma y -0 7 J un-0 7 Rendibilidades (*)

A rendibilidade do fundo a 30 de Junho de 2007 apresenta-se da seguinte forma:

Ano de 2000 -27,24% Ano de 2001 -14,66% Ano de 2002 -29,85% Ano de 2003 13,87% Ano de 2004 17,04% Ano de 2005 6,07% Ano de 2006 3,48% Últimos 12 meses 13,60% Desde início -0,98% Risco Histórico (*) (*) - Notas:

(a) As Rendibilidades divulgadas representam dados passados, não constituindo garantia de rendibilidade futura, porque o valor das unidades de participação pode aumentar ou diminuir em função do nível de risco que varia entre 1 (risco mínimo) e 6 (risco máximo).

(b) Estas rendibilidades têm como base os valores das unidades de participação calculados no último dia do ano e/ou semestre, conforme aplicável. As rendibilidades divulgadas pela ESAF nas brochuras publicitárias têm como base os valores das unidades de participação divulgadas no último dia útil do ano e/ou semestre. Estas rendibilidades apenas seriam obtidas se o investimento tiver sido efectuado durante o período de referência indicado.

(c) – As rendibilidades apresentadas não são líquidas de eventuais comissões de subscrição e resgate, aplicando-se as comissões em vigor na altura da subscrição e/ou resgate, sendo as comissões actuais e máximas as seguintes:

Comissão de Subscrição - 0%

Comissão de Resgate - 1,5% (até 90 dias, inclusive); 1% (de 91 até 180 dias, inclusive); 0,5% (de 181 até 360 dias, inclusive); 0% (a partir de 361 dias)

Ano de 2000 6 Ano de 2004 4

Ano de 2001 6 Ano de 2005 4

Ano de 2002 5 Ano de 2006 4

(7)

(d) – Os prospectos respectivos ao Fundo encontram-se disponíveis nos locais e meios de comercialização.

Composição da carteira de aplicações em 30 de Junho de 2007

A composição discriminada da carteira de valores, em 30 de Junho de 2007, pode ser consultada em anexo.

UTILIZAÇÃO DE INSTRUMENTOS FINANCEIROS DERIVADOS

1. Operações sobre o Mercado Accionista

Como instrumento de gestão, foram sendo efectuadas ao longo do semestre operações de futuros de sobre o índice S&P500 e outros.

A exposição a estes instrumentos, em posições longas, tem um limite legal máximo que é monitorizado em permanência. Posições curtas estão limitadas aos valores mobiliários sujeitos a cobertura de risco de preço.

Em resultado das operações acima descritas, o Fundo registou um ganho de 49.487 Euros. Em operações de cobertura de risco há a natural contrapartida na evolução dos preços dos activos detidos.

5,2% 27,6% 2,2% 18,7% 8,2% 7,8% 6,9% 6,8% 4,9% 3,6% 3,3% 2,4% 2,4% 0% 5% 10% 15% 20% 25% 30% 35% 40% Liquidez Industrial Outros Sectores Energia Seguros Serviços financeiros Futuros e Warrants Distribuição Recursos Básicos Farmacêuticas Tecnologia Transportes Consumo não cíclico

(8)

2. Cobertura Cambial - Forward e Futuros

Tratando-se de um Fundo denominado em Euros, houve a preocupação de, sempre que as perspectivas do mercado o justificava, efectuar a cobertura cambial, total ou parcial, dos títulos detidos pelo Fundo denominados em outras moedas, nomeadamente em Dólares dos EUA e/ou Libra Inglesa, utilizando para o efeito os contratos de forward e futuros, seguindo o principio da macrocobertura.

Assim, em todas as operações de cobertura de risco cambial, os ganhos ou perdas nos contratos de forward e futuros têm a respectiva contrapartida positiva ou negativa em valores aproximadamente iguais dado tratar-se de macrocobertura, resultante da evolução dos preços dos activos subjacentes à cobertura cambial.

As perdas líquidas resultantes da exposição cambial, incluindo as operações de cobertura acima descritas, foram de 204.859 Euros.

(9)

Fundo de Investimento : ES-Accoes America Composição da Carteira em 2007-06-30 Av. Álvares Cabral, 41, 1250-015, LISBOA

ESAF - Fundos Mobiliários

Valor Total Juro Corrido Preço Unit. Mda Preço Unit. Quantidade

Designação (EUR) (EUR) (EUR)

A. COMPOSIÇÃO DISCRIMINADA CARTEIRA DE APLICAÇÕES DOS FUNDOS INVEST. MOBILIÁRIO

1 - VALORES MOBILIÁRIOS COTADOS

1.5 - Merc.Cot.Ofic. de B.V. de Estados não EU 9 808 675

1.5.4 - Acções

JOHNSON CONTROLS 750 116.30 USD 86.12 64 587

ALLEGHENY TECH 800 105.90 USD 78.42 62 732

AMERICAN STANDAR 1 460 59.00 USD 43.69 63 784

GRANITE CONSTR 830 64.89 USD 48.05 39 881

JACOBS ENGIN GRP 935 57.44 USD 42.53 39 768

PERINI CORP 900 61.07 USD 45.22 40 698

SHERWIN-WILLIAMS 1 300 67.56 USD 50.03 65 034

FRANKLIN RES INC 1 700 133.42 USD 98.79 167 948

CIT GROUP INC 1 530 55.86 USD 41.36 63 285

GOLDMAN SACHS GP 395 217.76 USD 161.24 63 691

MOODY'S CORP 1 400 62.68 USD 46.41 64 977

MORGAN STANLEY 1 000 84.28 USD 62.41 62 407

ARCHER-DANIELS 2 600 33.36 USD 24.70 64 225

AETNA INC 1 700 49.73 USD 36.82 62 600

COVENTRY HEALTH 1 430 58.10 USD 43.02 61 520

WELLPOINT INC 1 050 79.73 USD 59.04 61 989

BOEING CO 2 900 96.13 USD 71.18 206 425

COOPER INDS-A 1 480 57.03 USD 42.23 62 499

DONALDSON CO INC 1 510 35.84 USD 26.54 40 073

EATON CORP 920 93.11 USD 68.94 63 429

CVS CORP 2 400 36.86 USD 27.29 65 505

WALGREEN CO 1 900 43.69 USD 32.35 61 467

URS CORP 1 110 48.90 USD 36.21 40 192

ITT CORP 4 010 68.31 USD 50.58 202 831

ALCOA INC 2 200 40.68 USD 30.12 66 269

TRANSOCEAN SEDCO FRX 800 106.75 USD 79.04 63 236

UNITEDHEALTH GROUP 1 630 51.64 USD 38.24 62 327

SCHLUMBERGER LTD 1 950 87.01 USD 64.43 125 635

EXXON MOBIL CORP 1 050 84.81 USD 62.80 65 939

GENWORTH FIN CL A 2 500 34.73 USD 25.72 64 291

WW GRAINGER INC 900 93.16 USD 68.98 62 084

DEERE & CO 700 121.16 USD 89.71 62 800

CHEVRONTEXACO CORP 1 050 84.89 USD 62.86 66 001

CATERPILLAR INC 5 200 78.69 USD 58.27 302 990

FREEPORT-MCMORAN 2 900 83.49 USD 61.82 179 282

KOHLS CORP 1 180 71.42 USD 52.88 62 403

PEABODY ENERGY CORP 1 900 48.63 USD 36.01 68 417

BAKER HUGHES INC 3 200 84.89 USD 62.86 201 146

WRIGLEY WR JR CL-B 906 54.62 USD 40.44 36 643

LOCKHEED MARTIN CORP 890 94.79 USD 70.19 62 468

UNITED TECHNOLOGIES 2 400 71.21 USD 52.73 126 549

HALLIBURTON COMP 2 500 34.80 USD 25.77 64 421

(10)

Fundo de Investimento : ES-Accoes America Composição da Carteira em 2007-06-30 Av. Álvares Cabral, 41, 1250-015, LISBOA

ESAF - Fundos Mobiliários

Valor Total Juro Corrido Preço Unit. Mda Preço Unit. Quantidade

Designação (EUR) (EUR) (EUR)

HESS CORP 1 500 58.68 USD 43.45 65 176

LEGG MASON INC 850 99.06 USD 73.35 62 348

MURPHY OIL CORP 1 500 59.86 USD 44.32 66 486

NABORS INDUSTRIES 2 500 33.89 USD 25.09 62 736

NORFOLK SOUTHERN 1 613 52.91 USD 39.18 63 194

OCCIDENTAL PETROLEUM 1 500 58.67 USD 43.44 65 165

ROWAN COMPANIES 2 100 41.35 USD 30.62 64 303

RAYTHEON COMPANY 1 600 53.92 USD 39.93 63 882

VULCAN MATERIALS 750 116.08 USD 85.95 64 465

UNITED STATES STEEL 800 109.42 USD 81.02 64 817

XTO ENERGY INC 1 400 60.60 USD 44.87 62 821

ABERCROMBIE & FITCH 1 180 73.30 USD 54.28 64 046

J.C. PENNEY CO INC 1 200 72.47 USD 53.66 64 394

MARATHON OIL CORP 1 380 60.75 USD 44.98 62 077

PRINCIPAL FINL 1 473 58.72 USD 43.48 64 046

PRUDENTL FINL 900 97.94 USD 72.52 65 269

NATIONAL OILWELL VAR 850 105.76 USD 78.31 66 565

METLIFE INC 1 303 64.78 USD 47.97 62 502

MCKESSON CORP 1 400 59.83 USD 44.30 62 023

STAPLES INC 3 540 23.84 USD 17.65 62 491

GOODRICH CORP 4 790 59.88 USD 44.34 212 384

FEDEX CORP 1 500 110.72 USD 81.98 122 977

ILLINOIS TOOL WO 1 550 53.73 USD 39.79 61 667

DARDEN RESTAURAN 2 000 44.03 USD 32.60 65 205

VALERO ENERGY 1 169 74.28 USD 55.00 64 297

TORCHMARK CORP 1 270 67.42 USD 49.92 63 401

STANLEY WORKS 1 400 61.56 USD 45.58 63 816

SMITH INTL INC 1 500 59.68 USD 44.19 66 287

TEREX CORP 1 020 82.36 USD 60.98 62 205

HARTFORD FINL SV 836 98.87 USD 73.21 61 203

LOWE'S COS INC 2 700 30.85 USD 22.84 61 677

LOEWS CORP 1 700 51.42 USD 38.07 64 727

PARKER HANNIFIN 900 98.64 USD 73.04 65 736

AFLAC INC 4 331 51.79 USD 38.35 166 088

NOBLE CORP 900 98.45 USD 72.90 65 609

KROGER CO 3 000 28.21 USD 20.89 62 666

SCHWAB(CHARLES) CORP 4 200 20.66 USD 15.30 64 252

JP MORGAN CHASE & CO 1 730 48.93 USD 36.23 62 680

AMERIPRISE FINANTIAL 1 320 64.32 USD 47.63 62 867

STANDARD&POORS DEP 6 500 150.97 USD 111.79 726 623

BJ SERVICES COMPANY 3 000 28.76 USD 21.30 63 887

BURLINGTON NORTHERN 1 000 85.45 USD 63.27 63 273

CHESAPEAKE ENERGY 2 400 35.02 USD 25.93 62 235

CONSOL ENERGY INC 1 800 46.50 USD 34.43 61 977

CONOCOPHILLIPS 1 100 78.35 USD 58.02 63 817

DEVON ENERGY CORP 1 100 79.01 USD 58.50 64 355

EOG RESOURCES INC 1 200 74.55 USD 55.20 66 242

(11)

Fundo de Investimento : ES-Accoes America Composição da Carteira em 2007-06-30 Av. Álvares Cabral, 41, 1250-015, LISBOA

ESAF - Fundos Mobiliários

Valor Total Juro Corrido Preço Unit. Mda Preço Unit. Quantidade

Designação (EUR) (EUR) (EUR)

ENSCO INTERNATIONAL 1 400 62.24 USD 46.09 64 521

LEHMAN BROTHERS HOLD 1 150 74.49 USD 55.16 63 431

MERRILL LYNCH & CO 1 000 84.42 USD 62.51 62 510

AMERICAN INTER GROUP 3 230 70.26 USD 52.03 168 041

APACHE CORP 1 050 82.52 USD 61.10 64 158

HUMANA INC 1 400 61.08 USD 45.23 63 319

LINCOLN NATIONAL 1 200 71.48 USD 52.93 63 514

PRECISION CASTPARTS 720 121.77 USD 90.17 64 920

SUNOCO INC 1 100 80.42 USD 59.55 65 503

CUMMINS INC 2 900 101.20 USD 74.94 217 312

L-3 COMMUNICATIONS 870 97.94 USD 72.52 63 094

GENERAL DYNAMICS 1 090 79.13 USD 58.59 63 866

NORTHROP GRUMMAN 1 100 78.18 USD 57.89 63 679

WAL-MART STORES INC 1 800 48.20 USD 35.69 64 243

NORDSTROM INC 1 700 51.35 USD 38.02 64 639

PPG INDUSTRIES INC 1 160 76.91 USD 56.95 66 061

TEXTRON INC 2 000 111.09 USD 82.26 164 517

TEXAS INSTRUMENTS 6 100 38.00 USD 28.14 171 640

HEWLETT-PACKARD CO. 5 000 44.92 USD 33.26 166 309

FLUOR CORP 4 022 112.20 USD 83.08 334 149

NIKE INC 4 175 58.39 USD 43.24 180 510

9 805 343

1.5.9 - Opções

Put SPX 1420 Jul 07 -9 300.00 USD 222.14 -1 999

Put SPX 1475 Jul 07 9 800.00 USD 592.37 5 331

3 332 9 808 675 7 - LIQUIDEZ 7.1 - À vista 341 298 7.1.2 - Depósitos à ordem DO 0007-BES/LX 2.7813% CAD 1 79 DO 0007-BES/LX 2.7472% EUR 165 98 244 DO BES/ALTURA 3.3650% EUR 10 DO BESUSD-BES/L 3.4560% USD 40 51 165

DO BES/ALTURA MARGE 0.0000% USD 120 233

DO BES/ALTURA 4.9700% USD 71 567

341 298 341 298 9 - OUTROS VALORES A REGULARIZAR

9.1 - Valores Activos 235 866

9.2 - Valores Passivos -125 730

110 136

B. VALOR LÍQUIDO GLOBAL DO FUNDO 10 260 109

C. RESPONSABILIDADES EXTRAPATRIMONIAIS

(12)

Fundo de Investimento : ES-Accoes America Composição da Carteira em 2007-06-30 Av. Álvares Cabral, 41, 1250-015, LISBOA

ESAF - Fundos Mobiliários

Valor Total Juro Corrido Preço Unit. Mda Preço Unit. Quantidade

Designação (EUR) (EUR) (EUR)

10 - OPERAÇÕES CAMBIAIS

10.1.1 - Em mercado regulamentado 10.1.1.1 - Futuros

EURO FX CUR FT Set07 75 1.36 USD 1.00 9 409 015

12 - OPERAÇÕES SOBRE COTAÇÕES

12.1.1 - Em mercado regulamentado 12.1.1.1 - Futuros

S&P500 IMIN FT Set07 3 1 523.50 USD 1 128.10 169 215

1 109 215.04

D. NÚMERO DE UNIDADES DE PARTICIPAÇÃO EM CIRCULAÇÃO

Pág. 4 de 4

12.1.1.2– Opções

Put SPX 1420 Jul 07 -9 300.00 USD 222.14 1 001 862 Put SPX 1475 Jul 07 9 800.00 USD 592.37 9 996 1 011 858

(13)

(Valores em Euros) Balanço

ACTIVO CAPITAL E PASSIVO

Código Designação Ano Anterior Código Designação

Notas Bruto Mv mv/P Líquido Líquido NOTAS

CARTEIRA DE TÍTULOS CAPITAL DO OIC

21 Obrigações - - - 61 Unidades de Participação 1

22 Acções 3 9.466.003 401.294 61.954 9.805.343 17.085.443 62 Variações patrimoniais 1

23 Outros Títulos de Capital - - - 64 Resultados Transitados 1

24 Unidades de Participação - - - 65 Resultados Distribuídos

25 Direitos 3 5.731 2.266 4.665 3.332

-26 Outros Instrumentos de Dívida - - - - 66 Resultado Líquido do Exercício 1

TOTAL DA CARTEIRA DE TÍTULOS 9.471.734 403.560 66.619 9.808.675 17.085.443 TOTAL DO CAPITAL DO OIC

OUTROS ACTIVOS 48 PROVISÕES ACUMULADAS

31 Outros Activos - - - 481 Provisões para Encargos

TOTAL DE OUTROS ACTIVOS - - - TOTAL DE PROVISÕES ACUMULADAS

TERCEIROS TERCEIROS

411+...+419 Contas de devedores 3.771.232 - - 3.771.232 668.207 421 Resgates a Pagar aos Participantes TOTAL DE TERCEIROS 3.771.232 - - 3.771.232 668.207 422 Rendimentos a Pagar aos Participantes

DISPONIBILIDADES 423 Comissões a Pagar

11 Caixa - - - 424+...+429 Outras Contas de Credores

12 Depósitos à Ordem 3 220.858 220.858 215.413 43+12 Empréstimos Obtidos

13 Depósitos a prazo e com pré-aviso - - - TOTAL DOS VALORES A PAGAR

14 Certificados de Depósito - -

-18 Outros Meios Monetários - -

TOTAL DAS DISPONIBILIDADES 220.858 220.858 215.413

ACRÉSCIMOS E DIFERIMENTOS ACRÉSCIMOS E DIFERIMENTOS

51 Acréscimo de Proveitos 206 206 32 55 Acréscimos de Custos

52 Despesas com custo Diferido - - - 56 Receitas com proveito diferido

58 Outros Acréscimos e Diferimentos 45.370 45.370 9.553 58 Outros acréscimos e diferimentos

59 Contas Transitórias Activas - - - 59 Contas Transitórias Passivas

TOTAL DE ACRÉSCIMOS E DIFERIMENTOS ACTIVOS 45.576 45.576 9.585 TOTAL DE ACRÉSCIMOS E DIFERIMENTOS PASSIVOS

TOTAL DO ACTIVO 13.509.400 403.560 66.619 13.846.341 17.978.648 TOTAL DO CAPITAL E PASSIVO

Número total de unidades de participação em circulação 1.109.215 2.166.509 Valor unitário da unidade de participação Abreviaturas: MV - Mais Valias; mv - Menos Valias; Provisões; N - Número; € - Euros

A Administração

Ano

Data: 30 de Junho de 2007

Ano Ano Anterior

9,2499 8,1426 O Técnico de Contas 415 674 13.846.341 17.998.648 - -- 65 415 609 - -3.554.302 120.317 - -3.585.817 356.985 11.487 195.287 -20.028 -41.381 333.214 ( 1.134.141) 10.260.109 17.640.989 11.092.150 21.665.090 7.612.636 6.459.899 ( 8.777.891) ( 9.349.859) -

(14)

-(Valores em Euros) CONTAS EXTRAPATRIMONIAIS

Direitos Sobre Terceiros Responsabilidades Perante Terceiros

Código Designação Código Designação

Notas Notas

OPERAÇÕES CAMBIAIS OPERAÇÕES CAMBIAIS

911 À vista - 117.925 911 À vista - 117.989

912 A prazo (Forwards cambiais) - - 912 A prazo (Forwards cambiais) -

-913 Swaps cambiais - - 913 Swaps cambiais -

-914 Opções - - 914 Opções -

-915 Futuros 11 9.409.015 16.804.157 915 Futuros -

-TOTAL 9.409.015 16.922.082 TOTAL - 117.989

OPERAÇÕES SOBRE COTAÇÕES OPERAÇÕES SOBRE COTAÇÕES

934 Opções 13 1.011.859 - 934 Opções

935 Futuros 13 169.215 - 935 Futuros -

-TOTAL 1.181.074 - TOTAL -

-TOTAL DOS DIREITOS 10.590.089 16.922.082 TOTAL DAS RESPONSABILIDADES - 117.989

99 CONTAS DE CONTRAPARTIDA ( 10.590.089) ( 16.922.082) 99 CONTAS DE CONTRAPARTIDA - ( 117.989)

Data: 30 de Junho de 2007

O Técnico de Contas A Administração

(15)

(Valores em Euros) Demonstração dos Resultados

Codigo Designação Notas Codigo Designação Notas

CUSTOS E PERDAS CORRENTES PROVEITOS E GANHOS CORRENTES

Juros e Custos Equiparados Juros e Proveitos Equiparados

712+713 Da Carteira de titulos e Outros Activos 812+813 Da Carteira de Titulos e Outros Activos

711+714+717+718 De Operações Correntes 811+814+817+818 De Operações Correntes

Comissões e Taxas

722+723 Da Carteira de Titulos e Outros Activos Rendimentos de Títulos e Outros Activos 724+...+728 Outras, de Operações Correntes 822+...+824/5 Da Carteira de Títulos e Outros Activos

729 De Operações Extrapatrimoniais 829 De operações extrapatrimoniais

Perdas em Operações Financeiras Ganhos em Operações Financeiras

732+733 Na Carteira de Titulos e Outros Activos 832+833 Na Carteira de Títulos e Outros Activos

731+738 Outras, de Operações Correntes 831+838 Outras, de Operações Correntes

739 Em Operações Extrapatrimoniais 839 Em Operações extrapatrimoniais

Impostos Reposição e Anulação de Provisões

7411+7421 Impostos Sobre o Rendimento 851 Provisões para encargos

7412+7422 Impostos Indirectos 7418+7428 Outros Impostos

87 Outros Proveitos e Ganhos Correntes 75 Provisões do Exercício

751 Provisões para Encargos TOTAL PROVEITOS E GANHOS CORRENTES (B)

77 Outros Custos e Perdas Correntes

TOTAL CUSTOS E PERDAS CORRENTES (A) PROVEITOS E GANHOS EVENTUAIS

881 Recuperação de Incobráveis 882 Ganhos Extraordinários

CUSTOS E PERDAS EVENTUAIS 883 Ganhos Imputáveis a Exercicios Anteriores

783 Perdas Imputáveis a Exercicios Anteriores 888 Outros Proveitos e Ganhos Eventuais

788 Outros Custos e Perdas Eventuais TOTAL PROVEITOS E GANHOS EVENTUAIS (D)

TOTAL CUSTOS E PERDAS EVENTUAIS (C)

66 Resultado Líquido do Período (se>0) 66 Resultado Líquido do Periodo (se<0)

TOTAL TOTAL

(8x2/3/4/5)-(7x2/3)-(7411+7421) Resultado da Carteira de Titulos e Outros Activos D-C Resultados Eventuais

8x9-7x9 Resultado das Operações Extrapatrimoniais B+D-A-C+7411+7421 Resultados Antes de Imposto sobre o rendimento

B-A Resultados Correntes B+D-A-C-63 Resultado Liquido do Periodo

A Administração

Ano Anterior

PROVEITOS E GANHOS

Data: 30 de Junho de 2007

Ano Ano Anterior

CUSTOS E PERDAS Ano 106.221 701 2.138.958 332.463 ( 1.135.403) 333.214 ( 1.134.141) ( 157.496) ( 274.045) 434.951 ( 1.000.799) 624.730 ( 654.941) 751 1.262 6.483.674 10.151.317 6.483.674 10.151.317 333.214 - - 1.134.141 40 917 917 40 -- 1.668 1.302 1.668 1.302 6.149.543 10.151.277 - 1.865 1.805 - - 6.482.006 9.015.874 - 73 103 101.737 133.342 5.569.599 4.256.773 3.326.670 - - 2.124 2.587 74.102 47.291 O Técnico de Contas 3.557.117 3.919.641 2.294.330 5.841.057 144.714 217.288 34.849 - 292 605 12.173 12.683 -

(16)

-(Valores em Euros)

OPERAÇÕES SOBRE AS UNIDADES DO OIC

Recebimentos

Subscrição de unidades de participação 1.201.849 5.511.734 1.201.849

5.511.734 Pagamentos

Resgates de unidades de participação 10.430.883 4.101.643 10.430.883

4.101.643

Fluxo das operações sobre as unidades do OIC (9.229.034) 1.410.091

OPERAÇÕES DA CARTEIRA DE TÍTULOS E OUTROS ACTIVOS

Recebimentos

Venda de tíulos e outros activos 27.133.102 8.230.624 Rendimento de títulos e outros activos 77.015 89.622 Juros e proveitos similares recebidos - -Outros recebimentos relacionados com a carteira -

-27.210.117

8.320.246 Pagamentos

Compra de títulos e outros activos 18.289.200 10.132.010 Juros e custos similares pagos - -Comissões de Bolsa suportadas 886 870 Comissões de corretagem 42.379 33.926 Outras taxas e comissões 2.019 1.751

18.334.484

10.168.557

Fluxo das operações da carteira de títulos e outros activos 8.875.633 (1.848.311)

OPERAÇÕES A PRAZO E DE DIVISAS

Recebimentos

Operações cambiais 12.195.228 7.974.663 Margem inicial em contratos de futuros e opções 195.594 132.974 Outros recebimentos operações prazo e de divisas 2.108.515 5.065.523

14.499.337

13.173.160 Pagamentos

Operações cambiais 11.969.708 8.085.053 Margem inicial em contratos de futuros e opções 110.422 128.019 Outros pagamentos operações a prazo e de divisas 1.965.615 4.239.361

14.045.745

12.452.433

Fluxo das operações a prazo e das divisas 453.592 720.727

OPERAÇÕES GESTÃO CORRENTE

Recebimentos

Juros de depósitos bancários 13.029 12.917 Juros de certificados de depósito - -Outros recebimentos correntes - 700

13.029

13.617 Pagamentos

Comissão de gestão 156.931 192.189 Comissão de depósito 4.198 24.670 Juros devedores de depósitos bancários 972 432 Impostos e Taxas 156.605 25.501 Taxa de Supervisão 1.049 1.548 Taxa de Auditoria 968

-320.723

244.340

Fluxos das operações de gestão corrente (307.694) (230.723)

Saldo dos fluxos de caixa do período (207.503) 51.787

Efeitos das Diferenças de Câmbio (4.402) (3.548)

Disponibilidades no início do período 432.763 167.174

Disponibilidades no fim do período 220.858 215.413 O Técnico de Contas A Administração

Demonstração dos Fluxos de Caixa

DISCRIMINAÇÃO DOS FLUXOS

Ano Ano Anterior

(17)

ANEXO

E.S. ACÇÕES AMÉRICA

(18)

FUNDO DE INVESTIMENTO MOBILIÁRIO

ESPÍRITO SANTO ACÇÕES AMÉRICA – FUNDO DE ACÇÕES

ANEXO ÀS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS DO EXERCÍCIO FINDO EM 30 DE JUNHO DE 2007 (Montantes expressos em euros)

INTRODUÇÃO

O Espírito Santo Acções América – fundo de acções, adiante designado por Fundo, é um Fundo de Investimento Mobiliário Aberto, gerido pela ESAF – Espírito Santo Fundos de Investimento Mobiliário, S.A. Foi constituído por tempo indeterminado, tendo iniciado a sua actividade em 26 de Julho de 1999.

Na prossecução dos objectivos do Fundo enquanto Fundo de Acções, o Fundo investirá em acções, bem como noutros valores que nelas sejam convertíveis ou que tenham inerente o direito à sua subscrição. O investimento do Fundo tenderá a estar predominantemente em acções do mercado americano seguindo uma perspectiva sectorial.

O Fundo não efectuará operações de cobertura de risco cambial dos valores expressos em divisas que não o Euro. Poderá no entanto realizar tais operações, se a visão de gestão relativamente à evolução dos mercados cambiais assim o justificar.

O Fundo poderá recorrer a produtos derivados, com o objectivo de incrementar a sua rentabilidade, limitando a utilização destes produtos a uma exposição máxima dos activos subjacentes correspondente a 10% do valor líquido global do Fundo. O presente anexo obedece, em estrutura, ao disposto no Regulamento nº16/2003 da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) de 26 de Janeiro de 2004, que estabelece o Plano Contabilístico dos Organismos de Investimento Colectivo (OIC).

As notas cujos números não são indicados neste anexo não têm aplicação por inexistência ou irrelevância dos valores a reportar, com excepção da Nota 4 cuja divulgação se encontra apresentada nas Bases de Apresentação e Principais Políticas Contabilísticas.

(19)

BASES DE APRESENTAÇÃO E PRINCIPAIS POLÍTICAS CONTABILÍSTICAS

(a) Bases de apresentação

As demonstrações financeiras foram preparadas e estão apresentadas com base nos registos contabilísticos do Fundo, mantidos de acordo com o Plano Contabilístico dos Organismos de Investimento Colectivo, emitido pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, e regulamentação complementar emitida por esta entidade, na sequência das competências que lhe foram atribuídas pelo Decreto-Lei nº 276/94, de 2 de Novembro com as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei nº 323/99 de 13 de Agosto.

As demonstrações financeiras e o respectivo anexo que fazem parte integrante do presente Relatório sobre a actividade anual do Fundo apresentam diferenças nos arredondamentos em diversos valores. Esta situação prende-se com o facto de o sistema de informação - SGC - efectuar a truncagem dos cêntimos de euro. Assim, as demonstrações financeiras quando comparadas podem apresentar diferenças não significativas.

(b) Especialização dos exercícios

O Fundo respeita, na preparação das suas contas, o princípio contabilístico da especialização diária dos custos e proveitos.

Assim, os custos e os proveitos são contabilizados no exercício a que dizem respeito, independentemente da data do seu pagamento ou recebimento.

(c) Aplicações em títulos

Os títulos são registados pelo respectivo valor de aquisição sendo valorizados, de acordo com as regras estabelecidas no prospecto completo do Fundo, que têm por base o disposto no Regulamento nº 16/99 da CMVM, com as alterações introduzidas pelo Regulamento nº 4/2000, 26/2002 e 3/2002, conforme se segue:

• Títulos cotados

A Sociedade gestora considerará como momento de referência, para efeitos do cálculo diário do valor da unidade de participação, a composição da carteira do fundo às dezassete horas de Lisboa.

No âmbito do legalmente estabelecido, e para a valorização dos activos que integram o fundo, a Sociedade Gestora considerará o seguinte:

1.) Os valores mobiliários, os instrumentos derivados e os restantes instrumentos cotados numa Bolsa de Valores ou admitidos à negociação num mercado regulamentado ou especializado, serão avaliados ao preço disponível no momento de referência ou ao preço de fecho desses mercados se a sessão tiver encerrado antes das dezassete horas de Lisboa. Se um activo estiver cotado em mais de uma Bolsa ou mercado, o preço a considerar será o efectuado na Bolsa ou mercado

(20)

regulamentado mais representativos para esse activo, em termos de maior liquidez, frequência e regularidade de transacções;

2.) Relativamente aos activos dos mercados do Continente Americano, a valorização será efectuada considerando as transacções efectuadas até à véspera do cálculo da unidade de participação;

3.) Para a valorização de Obrigações cotadas ou admitidas à negociação num mercado regulamentado ou especializado, será considerado o preço disponível no momento de referência do dia a que respeita a valorização. Caso não exista preço disponível, será considerada a última oferta de compra difundida através dos meios de informação especializados, como sejam o Bloomberg, a Reuters e outros, e na indisponibilidade desta, a presumível oferta de compra fornecida por entidades financeiras de reconhecida credibilidade no mercado em que os activos em causa se enquadram. Na indisponibilidade de uma oferta de compra, será considerado o valor resultante da aplicação de modelos teóricos que a Sociedade Gestora considere mais apropriados atendendo às características do título, nomeadamente o modelo dos cash-flows descontados. Exceptua-se o caso das obrigações com maturidade inferior a seis meses as quais serão valorizadas ao valor de amortização, tendo no entanto em atenção o risco de crédito associado à emissão. • Títulos não cotados

1.) Para a valorização de Acções não cotadas em Bolsa de Valores nem admitidas à negociação num mercado regulamentado será considerado o presumível valor de realização, utilizando para tal o modelo de análise “Discounted Cash-flows”, pela metodologia “Free Cashflow to Firm”;

2.) Para a valorização das Obrigações não cotadas nem admitidas à negociação em mercado regulamentado ou especializado, será considerado o presumível valor de realização fornecido por entidades financeiras de reconhecida credibilidade no mercado em que os activos em causa se enquadram. Na indisponibilidade deste, será considerado o valor resultante da aplicação de modelos teóricos que a Sociedade Gestora considere mais apropriados atendendo às características do título, nomeadamente o modelo dos cash-flows descontados. Exceptua-se o caso das obrigações com maturidade inferior a seis meses as quais serão valorizadas ao valor de amortização, tendo no entanto em atenção o risco de crédito associado à emissão;

3.) Para a valorização das unidades de participação dos fundos de investimento que compõem a carteira, será considerado o valor conhecido e diariamente divulgado pela respectiva Sociedade Gestora no dia de valorização do fundo, e disponível no momento de referência;

4.) Para a valorização de instrumentos representativos de dívida de curto prazo, na falta de preços de mercado, será efectuada a respectiva valorização com base no reconhecimento diário do juro inerente à operação;

5.) Relativamente a valores cotados admitidos à negociação numa Bolsa de Valores ou transaccionados em mercados regulamentados, que não sejam transaccionados nos 30 dias que antecedem a respectiva valorização, serão utilizados os critérios de valorização definidos para os valores não cotados.

(21)

As mais e menos valias apuradas são registadas nas rubricas de mais e menos valias no activo a acrescer e a deduzir, respectivamente, ao valor bruto da carteira de títulos por contrapartida de resultados.

Os juros decorridos dos títulos em carteira são registados em proveitos a receber na rubrica de Contas de regularização do activo por contrapartida de resultados.

Os valores relativos a operações de compra e venda de títulos realizadas, mas cuja liquidação ainda não ocorreu à data do balanço, encontram-se registados na rubrica Outras contas de regularização, do passivo e do activo, respectivamente.

(d) Operações em moeda estrangeira

Os activos e passivos expressos em moeda estrangeira são convertidos para Euros com base nos câmbios indicativos à vista divulgados pelo Banco de Portugal. As diferenças de câmbio assim apuradas são registadas em resultados.

A reavaliação da posição cambial a prazo registada em perdas e ganhos em operações financeiras é efectuada tendo por base o método do estorno, procedimento este que, embora não afecte o apuramento do resultado líquido do período, origina a subavaliação dos saldos acumulados daquelas rubricas por montante cuja quantificação não é praticável.

(e) Valorização das unidades de participação

O valor da unidade de participação é calculado diariamente nos dias úteis e determina-se pela divisão do valor líquido global do Fundo pelo número de unidades de participação em circulação. O valor líquido global do Fundo é apurado deduzindo à soma dos valores que o integram o montante de comissões e encargos até ao momento da valorização da carteira.

Para efeitos da determinação dos preços aplicáveis à valorização dos activos que integram o Fundo e determinação da composição da carteira do mesmo a Sociedade Gestora considerará o cálculo do valor da unidade de participação às dezassete horas de Lisboa.

O valor da unidade de participação, para efeitos de subscrição, será o conhecido e divulgado no dia útil seguinte àquele a que o pedido de subscrição se refere. O pedido de subscrição é realizado a preço desconhecido.

O valor da unidade de participação para efeitos de resgate será o conhecido e divulgado no dia útil seguinte aquele a que o pedido de resgate se refere. O pedido de resgate é realizado a preço desconhecido.

(f) Comissão de gestão e de depositário

Pelo exercício da sua actividade, a Sociedade Gestora recebe do Fundo uma comissão anual de 2,2% (dois virgula dois por cento), calculada diariamente sobre o valor do património líquido do Fundo e cobrada mensalmente.

(22)

Pelo exercício das suas funções, a entidade depositária recebe do Fundo uma comissão anual de 0,05% (zero vírgula zero cinco por cento), calculada diariamente sobre o valor do património líquido do Fundo, depois de deduzida a comissão de gestão, e cobrada trimestralmente.

(g) Taxa de supervisão

O Fundo está sujeito a uma taxa de supervisão no valor de 0,0133‰ (com um mínimo de 100 Euros e um máximo de 10.000 Euros). Esta taxa, calculada sobre o valor líquido global do Fundo no final de cada mês, deverá ser entregue mensalmente à CMVM.

(h) Contratos de futuros

Os contratos de futuros realizados para efeitos de cobertura de risco de variações cambiais, são reavaliados diariamente com base nos valores de mercado divulgados, sendo as eventuais flutuações registadas nas rubricas de ganhos em operações financeiras ou perdas em operações financeiras, conforme aplicável, da demonstração dos resultados.

A margem inicial encontra-se registada na rubrica de Outros devedores, assim como os eventuais ajustamentos resultantes das variações das cotações dos contratos.

(23)

NOTA 1 - ACTIVIDADE DO OIC

As variações registadas no valor líquido global e unitário do OIC no primeiro semestre de 2007, podem ser constatadas pela análise do quadro abaixo indicado:

Descrição No início Subscrições Resgates Distribuição de resultados Outros Resultados do período No fim Valor base 21.444.836 1.341.739 11.694.425 11.092.150

Diferença para valor base 6.483.068 (139.890) (1.269.458) 7.612.636

Resultados distribuídos - - -

-Resultados acumulados (9.349.858) - 571.967 (8.777.891)

Resultados do período 571.967 (571.967) 333.214 333.214

SOMA 19.150.013 1.201.849 10.424.967 - - 333.214 10.260.109

Nº de unidades de participação 2.144.484 134.174 1.169.442 1.109.215

Valor da unidade de participação 8,9299 8,9574 8,9145 9,2499

A evolução do valor líquido global e unitário do OIC registada no primeiro semestre apresentada, como segue:

Ano

Val. Liq. Global

Fundo Valor UP Nº de U.Ps em Circulação 2007 Jan 13.514.709 8,8825 1.521.500 Fev 13.006.305 8,7331 1.489.305 Mar 12.451.931 8,6553 1.438.655 Abr 10.445.404 9,1045 1.147.276 Mai 10.275.395 9,3419 1.099.931 Jun 10.260.109 9,2499 1.109.215

(24)

O número de participantes por escalão é em 30 de Junho de 2007 é o que abaixo se apresenta: Escalões Número Ups ≥ 25% 1 10% ≤ Ups < 25% -5% ≤ Ups < 10% 1 2% ≤ Ups < 5% 1 0,5% ≤ Ups < 2% 14 UPs < 0,5% 709

NOTA 3 - INVENTÁRIO DA CARTEIRA DE TÍTULOS

À data de 30 de Junho de 2007, a carteira de títulos apresentava a seguinte composição:

(25)

INVENTÁRIO DA CARTEIRA

Em 30 de Junho de 2007

ES -Acções América (Valores em Euro)

Preço de

Aquisição ValiasMais Valor daCarteira

Descrição dos Títulos Menos Valias CorridosJuros SOMA

1 - VALORES MOBILIÁRIOS COTADOS 1.5 – Mercado de bolsa de Estados não membros EU

1.5.4 - Acções 53 691 64 587 - 64 587 JOHNSON CONTROLS 10 896 66 320 62 732 - 62 732 ALLEGHENY TECH (3 587) 57 280 63 784 - 63 784 AMERICAN STANDAR 6 504 35 098 39 881 - 39 881 GRANITE CONSTR 4 782 33 885 39 768 - 39 768 JACOBS ENGIN GRP 5 883 26 214 40 698 - 40 698 PERINI CORP 14 484 62 762 65 034 - 65 034 SHERWIN-WILLIAMS 2 271 161 851 167 948 - 167 948 FRANKLIN RES INC 6 098

60 698 63 285 - 63 285 CIT GROUP INC 2 587

61 120 63 691 - 63 691 GOLDMAN SACHS GP 2 571 64 698 64 977 - 64 977 MOODY'S CORP 279 59 733 62 407 - 62 407 MORGAN STANLEY 2 674 72 293 64 225 - 64 225 ARCHER-DANIELS (8 068) 56 808 62 600 - 62 600 AETNA INC 5 792 62 200 61 520 - 61 520 COVENTRY HEALTH (680) 62 568 61 989 - 61 989 WELLPOINT INC (579) 202 966 206 425 - 206 425 BOEING CO 3 459 50 207 62 499 - 62 499 COOPER INDS-A 12 292 39 031 40 073 - 40 073 DONALDSON CO INC 1 042 58 112 63 429 - 63 429 EATON CORP 5 317 63 847 65 505 - 65 505 CVS CORP 1 657 65 280 61 467 - 61 467 WALGREEN CO (3 813) 35 648 40 192 - 40 192 URS CORP 4 544 183 077 202 831 - 202 831 ITT CORP 19 754 62 997 66 269 - 66 269 ALCOA INC 3 272 63 279 63 236 - 63 236 TRANSOCEAN SEDCO FRX (43) 65 941 62 327 - 62 327 UNITEDHEALTH GROUP (3 614) 109 437 125 635 - 125 635 SCHLUMBERGER LTD 16 197 65 048 65 939 - 65 939 EXXON MOBIL CORP 890

64 047 64 291 - 64 291 GENWORTH FIN CL A 244 51 742 62 084 - 62 084 WW GRAINGER INC 10 341 60 278 62 800 - 62 800 DEERE & CO 2 522 63 205 66 001 - 66 001 CHEVRONTEXACO CORP 2 796 304 331 302 990 - 302 990 CATERPILLAR INC (1 341) 175 599 179 282 - 179 282 FREEPORT-MCMORAN 3 684 67 888 62 403 - 62 403 KOHLS CORP (5 485) 65 435 68 417 - 68 417 PEABODY ENERGY CORP 2 982

197 293 201 146 - 201 146 BAKER HUGHES INC 3 853

(26)

INVENTÁRIO DA CARTEIRA

Em 30 de Junho de 2007

ES -Acções América (Valores em Euro)

Preço de

Aquisição ValiasMais Valor daCarteira

Descrição dos Títulos Menos Valias CorridosJuros SOMA 33 648 36 643 - 36 643 WRIGLEY WR JR CL-B 2 995

64 674 62 468 - 62 468 LOCKHEED MARTIN CORP (2 206)

121 807 126 549 - 126 549 UNITED TECHNOLOGIES 4 741 64 219 64 421 - 64 421 HALLIBURTON COMP 202 61 943 65 176 - 65 176 HESS CORP 3 232 62 540 62 348 - 62 348 LEGG MASON INC (192)

64 166 66 486 - 66 486 MURPHY OIL CORP 2 320

63 031 62 736 - 62 736 NABORS INDUSTRIES (295) 62 797 63 194 - 63 194 NORFOLK SOUTHERN 397 62 995 65 165 - 65 165 OCCIDENTAL PETROLEUM 2 170 63 210 64 303 - 64 303 ROWAN COMPANIES 1 093 63 802 63 882 - 63 882 RAYTHEON COMPANY 80 64 111 64 465 - 64 465 VULCAN MATERIALS 354 63 843 64 817 - 64 817 UNITED STATES STEEL 975

62 330 62 821 - 62 821 XTO ENERGY INC 491

69 320 64 046 - 64 046 ABERCROMBIE & FITCH (5 274)

70 251 64 394 - 64 394 J.C. PENNEY CO INC (5 857)

64 085 62 077 - 62 077 MARATHON OIL CORP (2 008)

62 909 64 046 - 64 046 PRINCIPAL FINL 1 137

61 282 65 269 - 65 269 PRUDENTL FINL 3 987

65 557 66 565 - 66 565 NATIONAL OILWELL VAR 1 008

62 430 62 502 - 62 502 METLIFE INC 71 64 234 62 023 - 62 023 MCKESSON CORP (2 211) 69 704 62 491 - 62 491 STAPLES INC (7 213) 191 170 212 384 - 212 384 GOODRICH CORP 21 215 120 589 122 977 - 122 977 FEDEX CORP 2 388 60 495 61 667 - 61 667 ILLINOIS TOOL WO 1 172 61 392 65 205 - 65 205 DARDEN RESTAURAN 3 814 58 104 64 297 - 64 297 VALERO ENERGY 6 193 61 325 63 401 - 63 401 TORCHMARK CORP 2 076 63 165 63 816 - 63 816 STANLEY WORKS 651 55 342 66 287 - 66 287 SMITH INTL INC 10 945

54 473 62 205 - 62 205 TEREX CORP 7 732

60 090 61 203 - 61 203 HARTFORD FINL SV 1 113

62 326 61 677 - 61 677 LOWE'S COS INC (649)

64 053 64 727 - 64 727 LOEWS CORP 675 58 296 65 736 - 65 736 PARKER HANNIFIN 7 440 162 775 166 088 - 166 088 AFLAC INC 3 313 64 534 65 609 - 65 609 NOBLE CORP 1 075 62 664 62 666 - 62 666 KROGER CO 1 63 671 64 252 - 64 252 SCHWAB(CHARLES) CORP 581

(27)

INVENTÁRIO DA CARTEIRA

Em 30 de Junho de 2007

ES -Acções América (Valores em Euro)

Preço de

Aquisição ValiasMais Valor daCarteira

Descrição dos Títulos Menos Valias CorridosJuros SOMA 63 023 62 680 - 62 680 JP MORGAN CHASE & CO (343)

58 533 62 867 - 62 867 AMERIPRISE FINANTIAL 4 335 695 405 726 623 - 726 623 STANDARD&POORS DEP 31 218 63 471 63 887 - 63 887 BJ SERVICES COMPANY 416 63 491 63 273 - 63 273 BURLINGTON NORTHERN (218) 62 246 62 235 - 62 235 CHESAPEAKE ENERGY (12) 60 094 61 977 - 61 977 CONSOL ENERGY INC 1 883

62 845 63 817 - 63 817 CONOCOPHILLIPS 972

62 916 64 355 - 64 355 DEVON ENERGY CORP 1 439

65 098 66 242 - 66 242 EOG RESOURCES INC 1 144

63 668 64 521 - 64 521 ENSCO INTERNATIONAL 853 61 766 63 431 - 63 431 LEHMAN BROTHERS HOLD 1 665 64 284 62 510 - 62 510 MERRILL LYNCH & CO (1 773)

165 052 168 041 - 168 041 AMERICAN INTER GROUP 2 989

63 736 64 158 - 64 158 APACHE CORP 423 65 106 63 319 - 63 319 HUMANA INC (1 787) 63 124 63 514 - 63 514 LINCOLN NATIONAL 390 62 527 64 920 - 64 920 PRECISION CASTPARTS 2 393 65 269 65 503 - 65 503 SUNOCO INC 234 202 788 217 312 - 217 312 CUMMINS INC 14 524 57 569 63 094 - 63 094 L-3 COMMUNICATIONS 5 524 63 320 63 866 - 63 866 GENERAL DYNAMICS 547 60 217 63 679 - 63 679 NORTHROP GRUMMAN 3 462 64 304 64 243 - 64 243 WAL-MART STORES INC (61)

69 283 64 639 - 64 639 NORDSTROM INC (4 644) 64 084 66 061 - 66 061 PPG INDUSTRIES INC 1 977 161 091 164 517 - 164 517 TEXTRON INC 3 426 170 660 171 640 - 171 640 TEXAS INSTRUMENTS 980 162 489 166 309 - 166 309 HEWLETT-PACKARD CO. 3 820 284 590 334 149 - 334 149 FLUOR CORP 49 559 168 694 180 510 - 180 510 NIKE INC 11 816 9 805 343 -9 805 343 (61 954) 401 294 9 466 003 Sub-Total: 1.5.9 - Opções (4 265) (1 999) - (1 999) Put SPX 1420 Jul 07 2 266 9 996 5 331 - 5 331 Put SPX 1475 Jul 07 (4 665) 3 332 -3 -3-32 (4 665) 2 266 5 731 Sub-Total: Total 9 471 734 403 560 (66 619) 9 808 675 - 9 808 675

(28)

A liquidez do OIC registou no decurso do primeiro semestre de 2007 a seguinte evolução:

Contas Saldo Inicial Aumentos Reduções Saldo Final

Caixa -

-Depósitos à ordem 432.763 220.858

Depósitos a prazo e com pré-aviso - - -

-Certificados de depósito -

-Outras contas de disponibilidades - - -

-Total 432.763 - - 220.858

NOTA 4 - CRITÉRIOS DE VALORIZAÇÃO DOS ACTIVOS

Os critérios utilizados na valorização dos activos integrantes da carteira do OIC já foram mencionados e encontram-se atrás explicitados.

NOTA 11 – EXPOSIÇÃO AO RISCO CAMBIAL

As posições cambias abertas do OIC e os respectivos instrumentos de cobertura utilizados são os que se abaixo se detalham. De salientar, que a posição global, reflecte o montante em moeda diferente do Euro não coberta. Assim:

Moedas Total a Prazo

Compra Venda Compra Venda Compra Venda

CAD 112 - - - 112

USD 13.824.203 - - (12.706.875) - (12.706.875) - - 1.117.328

Contravalor

em Euros 10.236.438 - - (9.409.015) - (9.409.015) - - 827.423

À Vista

A Prazo Opções Posição Global

Forward Futuros

NOTA 13 – COBERTURA DO RISCO EM CARTEIRA DE ACÇÕES

A volatilidade a que estão sujeitos os investimentos em acções, obriga à realização de operações de cobertura tendo em vista a redução do risco na carteira. A composição da carteira do OIC em 30 de Junho de 2007, bem como as operações extra-patrimoniais realizadas e ainda a posição de risco não coberta, são as que a seguir se decompõem:

ACÇÕES E MONTANTE VALORES SIMILARES (€)

Pos. Compradas Pos. Vendidas Pos. Compradas Pos. Vendidas

ACÇÕES 9.805.343 169.215 - 1.011.859 - 10.986.417

EXTRA-PATRIMONIAIS SALDO

(29)

NOTA 15 – CUSTOS IMPUTADOS AO OIC

Durante o primeiro semestre de 2007 foram imputados diversos custos ao OIC, conforme o detalhe que se apresenta seguidamente.

Custos Valor %VLGF (1) Comissão de Gestão Componente Fixa 139.806 1,0988% Componente Variável - 0,0000% Comissão de Depósito 3.177 0,0250% Taxa de Supervisão 930 0,0073% Custos de Auditoria 1.865 0,0147% Outros Custos - 0,0000% TOTAL 145.778

TAXA GLOBAL DE CUSTOS (TGC) 1,1458%

(1) Média relativa ao período de referência

(Valores em Euro)

NOTA 16 – VALORES COMPARATIVOS

Apesar de efectuadas algumas alterações à estrutura das demonstrações financeiras, com a intenção de proporcionar ao leitor uma maior compreensão das mesmas, as referidas demonstrações são comparáveis em todos os aspectos e conteúdos com os do período anterior.

(30)
(31)
(32)

Referências

Documentos relacionados

Também mantemos minilivrarias próprias em teatros das cidades de São Paulo (Augusta, Bibi Ferreira, Brigadeiro, Espaço Parlapatões, Espaço Pinho de Riga, Fernando Torres, Itália

2.7 A Central Leiloes Ltda atua como intermediária das transações, sendo responsável pela organização e coordenação do evento, não se responsabilizando pelo inadimplemento

2.7 A Central Leiloes Ltda atua como intermediária das transações, sendo responsável pela organização e coordenação do evento, não se responsabilizando pelo inadimplemento do

• Pode utilizar detergente, abrilhantador e sal para máquina de lavar loiça ou utilizar pastilhas combinadas (“3 em 1”, “4 em 1”, “Tudo em 1”, etc.).. Com o programa

Os ácidos biliares podem ser não absorvidos e estimular a secreção colônica (diarreia colerética), contribuindo para a diarreia secretora idiopática, responsável por

sistema descrito acima e uma lente de focalização de comprimento focal f = 38mm um conjunto grande de danos foi feito na superfície do vidro com a variação da energia

To know the challenges that arose from successive enlargements of the number concept as well as the ways for overcoming them To justify procedural methods for number computations

Durante as aulas teremos como base de apoio o osso livro didático, porém, serão apresentados em sala outros recurso que complementem as aulas, tais como