• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Engenharia - Câmpus de Ilha Solteira PROTOCOLO DE PROCEDIMENTOS DE EPIS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Engenharia - Câmpus de Ilha Solteira PROTOCOLO DE PROCEDIMENTOS DE EPIS"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

OBJETIVO

Estabelecer procedimentos para a Gestão de Equipamentos de Proteção Individual – EPIs – para os segmentos institucionais (alunos, servidores técnico-administrativos e docentes) e empresas terceirizadas.

CAMPO DE APLICAÇÃO

Este Protocolo aplica-se em todas as áreas e dependências da Faculdade de Engenharia, Câmpus de Ilha Solteira, que tenham preconizado o controle de riscos por Equipamentos de Proteção Individual.

SIGLAS E DEFINIÇÕES

EPI - EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL: dispositivo utilizado para a proteção pessoal do trabalhador exposto a riscos ambientais e ocupacionais. Ele é recomendado quando as medidas de proteção coletiva, que devem ter preferência, não forem tecnicamente viáveis. Sua finalidade é neutralizar ou atenuar os riscos nos trabalhadores expostos. Os EPIs constam do Anexo I da Norma Regulamentadora NR-6.

DECLARAÇÃO DE RECEBIMENTO DE EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL E RESPONSABILIDADE DE USO E GUARDA: documento institucional expedido pela chefia imediata que tem a finalidade de manter o devido registro da entrega do EPI aos trabalhadores, comprovando o cumprimento das obrigações da Universidade no fornecimento aos empregados de forma gratuita dos EPIs adequados ao risco, em perfeito estado de conservação e funcionamento.

CA – CERTIFICADO DE APROVAÇÃO: documento emitido pelo MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO - MTE, para cada EPI, expedido para garantir a qualidade e funcionalidade de um determinado equipamento de proteção individual.

POP - Procedimento Operacional Padrão - Documento formal para consulta com descrição sucinta e objetiva das fases operacionais de uma atividade, do uso de equipamento ou materiais.

PRU - Programa de Reestruturação Unidade.

VALIDADE: data inscrita em rótulo no produto que indica sua capacidade funcional conforme características próprias, como prevê o Código de Defesa do Consumidor.

(2)

contratada por este Câmpus, visando a correta orientação da proteção individual mais adequada a cada função e atividade.

RELEVÂNCIA

A utilização do EPI é de fundamental importância para o controle dos riscos ambientais e ocupacionais na saúde humana.

RESPONSABILIDADES DA UNIVERSIDADE

A UNESP, enquanto instituição pública que possuí em seu quadro funcional trabalhadores, obriga-se a fornecer aos empregados os EPIs.

A UNESP, enquanto instituição educacional, obriga-se a informar ao seu corpo discente sobre a aquisição dos EPIs como material didático.

CABE À FEIS ATRAVÉS DA DIREÇÃO

➢ Fazer cumprir, no âmbito de sua competência, as exigências legais e normativas relacionadas à compra, manutenção de estoque mínimo, fornecimento, capacitação, conservação, fiscalização, descarte e supervisão do uso obrigatório dos EPIs;

➢ Dar as condições necessárias para atuação dos profissionais de segurança para o atendimento das diretrizes do presente documento;

➢ Fazer gestão junto a Coordenadoria de Saúde e Segurança do Trabalhador e Sustentabilidade Ambiental – COSTSA - PRAD - Reitoria - para efetivação de medidas necessárias para a viabilização do Protocolo de Procedimentos de EPIs da FEIS.

CABE À SEÇÃO TÉCNICA DE MATERIAIS

➢ Adquirir EPI adequado ao risco de cada função e atividade, conforme especificação técnica fornecida no pedido e em conformidade com o Manual de EPIs da COSTSA, nas datas previstas pelo calendário anual de compras aprovado pela CPAd, anualmente;

➢ Solicitar ao fornecedor contratado cópia autenticada do “CA – Certificado de Aprovação”, que deverá acompanhar os EPIs no momento da entrega dos produtos, de forma impressa para serem arquivados no respectivo de processo de compra;

➢ Entregar os EPIs a cada Unidade Administrativa, com anterior inspeção dos itens pelo profissional de segurança do trabalho, fazendo guarda do registro de inspeção no processo de compra dos EPIs;

(3)

➢Exigir do fornecedor manual impresso ou digital de instruções de cada EPI.

CABE ÀS UNIDADES ADMNISTRATIVAS

➢ Armazenar os EPIs de forma correta para mantença de suas propriedades; ➢ Fornecer aos servidores os EPIs em perfeito estado de conservação;

➢ Arquivar cópia do “CA – Certificado de Aprovação” quando do recebimento desses equipamentos;

➢ Adotar mecanismos de controle visando a manutenção de estoque mínimo necessário a continuidade do fornecimento do EPI, atentando-se às datas de validade dos produtos: ➢ Parágrafo Ú nico: A UNESP só pode adquirir EPIS com CA válido na data de compra. Todavia, mesmo expirado o CA, estando o EPI com data de validade vigente, o produto não apresenta impedimento de uso, conforme Nota Técnica 146/2015.

CABE ÀS EMPRESAS TERCEIRIZADAS

➢ Cumprir integralmente os requisitos estabelecidos no Protocolo de Saúde e Segurança das Empresas Prestadoras de Serviços da FEIS.

CABE AOS GESTORES

➢ Reconhecer os riscos no ambiente de trabalho através de treinamentos, assessorias e contatos por profissionais da COSTSA e da CIPA;

➢ Identificar, ter o conhecimento e manter o registro do EPI específico para cada risco das atividades sob sua responsabilidade;

➢ Conhecer os procedimentos estabelecidos pela Unidade para obtenção de EPIs e cumprir suas prerrogativas;

➢ Verificar no seu ambiente de trabalho a eficácia dos EPIs;

➢ Facilitar a promoção de ações pontuais para conscientização e supervisão do uso obrigatório junto aos seus subordinados;

➢ Fiscalizar a correta guarda e higienização;

➢ Zelar pelo uso responsável dos EPIs, evitando desperdício dos produtos;

➢ Consultar, de forma formal, os profissionais de segurança em caso de dúvidas referentes aos EPIs;

➢ Emitir, no ato da entrega dos equipamentos, a Declaração de Recebimento de Equipamento de Proteção Individual e de Responsabilidade de Uso e Guarda.

(4)

de Responsabilidade de Uso e Guarda deve respeitar o modelo disponível no site do PRU (Vide http://www.feis.unesp.br/#!/instituicao/administracao/dtadm/saude/programa-5s/modelos-de-sinalizacao-de-laboratorios/recibo-de-epis/), quando as Unidades Administrativas não disporem do software utilizado pela COSTSA, ou quando o mesmo, por algum motivo, não funcionar. A Declaração de Recebimento de EPI no formato do arquivo aqui proposto não desobriga os Gestores de emitir o recibo no software da COSTSA, nos casos determinados pela mesma. O formato aqui apresentado tem o objetivo de suprir as Unidades Administrativas que não estão inseridas no software ou que tenham problemas pontuais em sua utilização. A Declaração de Recebimento de Equipamento de Proteção Individual e de Responsabilidade de Uso e Guarda, incluindo as emitidas pelo software, deverão conter todos os dados solicitados em relação aos EPIs, devidamente preenchidos de forma legível e assinados em duas vias:

1 - Uma das vias será encaminhada para a Seção Técnica de Desenvolvimento e Administração de Recursos Humanos, junto com a lista de presença mensal do servidor no início do mês subsequente à sua concessão;

2 - A segunda via será arquivada na Unidade Administrativa para controle interno da disponibilização, compra, data de concessão, trocas por vencimento do produto, dentre outras medidas, até que o Câmpus tenha um Programa Informatizado de Gerenciamento de EPIs.

➢ Assegurar que a emissão da Declaração de Recebimento de Equipamento de Proteção Individual e de Responsabilidade de Uso e Guarda seja feita imediatamente no ato de entrega do EPI ao servidor.

➢ Reunir com seus subordinados, pelo menos uma vez no ano, em conjunto com os profissionais de segurança do trabalho, para realizar a avaliação da eficácia dos EPIs em sua área de trabalho;

➢ Promover, como ação obrigatória, a participação de todos nos treinamentos relativos aos EPIs promovidos pela Unidade ou pela Universidade, informando os faltantes com devida justificativa ao Gabinete do Diretor para as devidas providências;

(5)

fornecimento dos mesmos, checando a data de validade dos produtos e a integridade de suas características;

➢ Assegurar o correto descarte dos EPIs usados em local apropriado, em conformidade com a capacitação recebida;

➢ Descartar os EPIs quando houver vencimento do seu prazo de validade;

➢ Proibir qualquer tipo de adaptação ou alteração nas propriedades originais dos EPIs; ➢ Providenciar a elaboração dos procedimentos operacionais padrão – POP nos quesitos de higienização e descarte dos EPIS de sua Unidade Administrativa, em conformidade com as instruções do fabricante e dar ampla visibilidade, em até 120 dias, da aprovação do presente Protocolo;

➢ Realizar advertência verbal, por escrito e tomar demais medidas, na conformidade da legislação e do ESUNESP, quanto ao não uso dos EPIs pelos servidores.

Paragrafo Único: atentar que mesmo a advertência verbal deverá ter devido registro no Caderno de Evidências, Item Ações Administrativas.

(Vide http://www.feis.unesp.br/#!/instituicao/administracao/dtadm/saude/programa-5s/modelos-de-sinalizacao-de-laboratorios/caderno-de-evidencias/).

CABE À CIPA

➢ Acompanhar os trabalhos das Unidades Administrativas visando a fiscalização das prerrogativas deste documento;

➢ Promover Campanhas de Prevenção de Acidente que trabalhem a relevância dos EPIs por risco na SIPAT;

➢ Propor ações e medidas ao Dirigente da Unidade e relatar por escrito fatos de não conformidades verificadas dentro do Câmpus.

CABE AOS SERVIDORES

➢ Usar o EPI designado para cada atividade;

➢ Usar apenas o EPI para a finalidade ao qual se destina;

➢ Responsabilizar-se por sua guarda, conservação e higienização, nos locais designados para essa finalidade;

➢ Comunicar a Chefia Imediata qualquer alteração que o torne impróprio ao uso;

(6)

➢ Participar dos treinamentos relativos aos EPIs promovidos pela Universidade ou pela Unidade;

➢ Realizar a devolução dos EPIs na ocasião da demissão, aposentadoria, nos períodos prolongados de afastamento ou no vencimento do prazo de validade dos equipamentos, para baixa na Declaração de Recebimento de EPIs;

➢ Não fazer adaptações de qualquer natureza no EPI.

CABE AOS DOCENTES

➢ Promover capacitação aos alunos no âmbito de sua competência quanto às formas de uso dos EPIs, de acordo com as especificidades de cada ambiente de ensino e de pesquisa;

➢ Manter registro específico disponível de comprovação do treinamento dos alunos, em conformidade com o Programa de Reestruturação da Unidade;

➢ Disponibilizar as características de cada EPI por atividade aos alunos, esclarecendo serem os EPIs material didático e de uso obrigatório;

➢ Fiscalizar a utilização e o uso correto pelos alunos dos EPIs nos ambientes didáticos e de pesquisa de sua responsabilidade;

➢ Impedir o acesso às atividades de ensino e pesquisa pelos alunos sem a devida proteção.

CABE AOS PROFISSIONAIS ASSISTENTE DE SUPORTE ACADÊMICO

➢ Instruir os alunos na utilização dos EPIs nos laboratórios de sua responsabilidade, auxiliando a prática cotidiana dos procedimentos de segurança;

➢ Deixar disponível os POPs de higienização para os alunos; ➢ Exigir, na ausência do docente, o uso de EPIs nos laboratórios;

➢ Impedir o acesso às atividades de ensino e pesquisa pelos alunos que não estiverem devidamente protegidos.

CABE À SEÇÃO TÉCNICA DE DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS

Arquivar, no processo de Contratação do Servidor, a Declaração de Recebimento de Equipamento de Proteção Individual e Responsabilidade de Uso e Guarda enviados pelas chefias.

(7)

CABE À SEÇÃO TÉCNICA DE SAÚDE

➢ Realizar ações, em conjunto com os setores, de conscientização e informação sobre o uso, descarte, higienização e guarda, nas tarefas e ambientes não cobertos pela COSTSA, em parceria com as CIPAs;

➢ Propor medidas institucionais para o assunto no âmbito de sua competência, em especial à prevenção de acidentes, doenças e promoção da saúde;

➢ Manter registro das ações realizadas e efetuar sua guarda como evidência institucional; ➢ Dar suporte à Seção Técnica de Materiais no que for possível para atendimento dos requisitos de segurança;

➢ Providenciar a comprovação documental em cada processo de acidente de trabalho ou doença ocupacional com declaração de concessão do EPI, comprovante de capacitação do uso, orientações do setor, dentre outras informações relevantes que assegurem o cumprimento das responsabilidades da Universidade perante a questão.

BASE LEGAL

➢ Decreto Lei 5.452, de 01/05/43, Aprova a CLT - Art. 166 e 167 da Seção IV – Do Equipamento de Proteção Individual – Título II, Capítulo V da CLT;

➢ Norma regulamentadora nº 6 – EPI, regulamentada pela Portaria SSMT/MTb de nº 3.214, de 08 de Junho de 1978;

➢ Norma Técnica MTE nº146/2015;

➢ Portarias SIT nº 25, de 15/10/01, nº 99, de 19/40/94, nº 108, de 10/12/2004, nº 194, de 22/12/06, nº 37, de 16/01/08, nº 145, de 28/01/10 e nº 189, de 22/07/10;

➢ Nota Técnica COREG nº 9, de de 16/10/02; ➢ Nota Técnica nº 241, de 2010;

➢ Procedimento Institucional de Gestão em EPI - versão 01/2016, COSTSA – RUNESP, disponível: http://www.unesp.br/portal#!/costsa_ses/curso-de-gestao-de-epi/

(8)

DECLARAÇÃO DE RECEBIMENTO DE EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO

INDIVIDUAL E RESPONSABILIDADE DE USO E GUARDA

I- Identificação:

Servidor: Função/Cargo:

Setor/Seção/Departamento: Matrícula:

Data de Nascimento: Data de Admissão: RG: CPF:

II- Declaração:

Declaro para todos os efeitos previstos na legislação, haver recebido gratuitamente, conforme escrito na NR-06 e nos itens 9.3.5.4 e 9.3.5.5 da NR-9 (PPRA), após treinamentos realizados por esta Unidade Universitária, sobre orientação de uso adequado, aplicação, guarda, conservação, substituição e requisitos de higiene, o(s) Equipamento(s) de Proteção Individual abaixo descrito(s) e designado(s) como EPI(s), os quais obrigo-me a usá-lo(s) sistematicamente em meu trabalho, mediante ainda, os termos seguintes:

a) O EPI será usado unicamente para a finalidade a que se destina e qualquer alteração que o torne parcial ou totalmente danificado, será por mim comunicado ao meu superior; b) Declaro que me responsabilizo pela guarda e conservação dos EPI que me foram confiados, e que, na impossibilidade de seu uso, deverei comunicar a chefia imediatamente, para as providências que se fizerem necessárias, e os devolverei após o vencimento de duração estipulada;

c) Estou ciente e de pleno acordo que danificá-los propositadamente, extraviá-los e não devolvê-los à chefia para substituição, me torna sujeito as sanções disciplinares previstas na legislação pertinente ao assunto;

d) Reconheço expressamente que sua não utilização configura em FALTA GRAVE conforme o ESUNESP, Artigos 167 e 169, Capítulo II do Estatuto do Funcionário Público Estadual (Lei 10.261) e Artigo 482 da CLT, representando ato de indisciplina e insubordinação.

(9)

e) Tomei ciência e estou de acordo com os termos da declaração acima.

Data:____/____/______ _____________________________________

III- Informações dos EPI Data

Entrega

Referências

Documentos relacionados

Além de serem gravados no cartão, os dados são transmitidos através de um módulo de rádio frequência transmissor para um receptor do modelo, onde há um outro PIC capaz de

São muitos os problemas ambientais causados pelo crescimento urbano, o poder público não acompanha esse crescimento com investimentos em obras de infraestrutura, são ocupados

Foram desenvolvidas duas formulações, uma utilizando um adoçante natural (stévia) e outra utilizando um adoçante artificial (sucralose) e foram realizadas análises

־ Uma relação de herança surge quando um objecto também é uma instância de uma outra classe mais geral (exemplo: “automóvel é um veículo”). ־ É sempre possível

• Os municípios provavelmente não utilizam a análise dos dados para orientar o planejamento de suas ações;. • Há grande potencialidade na análise dos micro dados do Sisvan

Figura A.164 – Custos de Exploração por metro cúbico de água faturada em função do número médio de trabalhadores para EG de gestão direta por grau de fiabilidade dos dados.

se a uma forma de comunicação que engloba vários meios para transmitir uma mensagem (Ribeiro, 2004). As aplicações multimédia interactivas ultrapassaram a sua utilização em contexto

The arithmetic game is available both in single player, and in multiplayer version, the later version being based on collaborative features, and the single