• Nenhum resultado encontrado

Itinerário da viagem. EUA e Canadá, 23 Dias Ao seu gosto de carro O Grande Percurso Americano

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Itinerário da viagem. EUA e Canadá, 23 Dias Ao seu gosto de carro O Grande Percurso Americano"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

EUA e Canadá: O Grande Percurso Americano

EUA e Canadá, 23 Dias · Ao seu gosto de carro

O Grande Percurso Americano

Esta viagem de pouco mais de três semanas levá-lo-á pela estrada da costa leste à costa oeste americana. Comece a sua aventura em Nova Iorque, a cidade global por excelência, que o apaixonará. Continue para Washington DC, a capital dos Estados Unidos, e visite o National Mall. Daí, siga para a região dos Grandes Lagos e visite as Cataratas do Niágara, Detroit e Chicago. Rumamos a oeste e atravessamos os rios Mississippi e Missouri até chegarmos ao Monte Rushmore, a montanha onde estão esculpidos os retratos de quatro presidentes americanos. Visitaremos lugares famosos do Velho Oeste, como Deadwood ou Cody. Iremos a parques nacionais, como o de Yellowstone, e ao Grand Canyon.

Visitaremos Las Vegas, a cidade do jogo, e conduziremos através do deserto até à Califórnia, para nos maravilharmos com as suas costas e com as cidades de Los Angeles e São Francisco.

Datas de Partida_ Partidas de abril 2022 Até fevereiro 2023 desde_ Lisboa, Porto

NATUREZA AVENTURA LUA DE MEL URBANITA

Itinerário da viagem

DIA 1 · CIDADE DE ORIGEM - NOVA IORQUE

Saída do voo da cidade de origem até Nova Iorque. Chegada e recolha do carro alugado. Depois, conduziremos até ao hotel. Aproveite a oportunidade para desfrutar da noite vibrante da cidade. Recomendamos um jantar e tomar uma bebida no Soho ou Tribeca. Alojamento em Nova Iorque.

(2)

DIA 2 · NOVA IORQUE

Dia livre para visitar a cidade de Nova Iorque. A cidade de Nova Iorque está dividida em cinco partes: Manhattan é a área mais turística, e depois vêm Brooklyn, Bronx, Queens e Staten Island. Os colonos compraram Manhattan aos índios nativos pelo equivalente a 24 dólares. Desde então, a cidade foi-se expandindo, tornando-se uma referência comercial em todo o mundo e um centro financeiro global. Nova Iorque é uma das cidades mais apaixonantes do mundo. A imigração transformou-a numa autêntica cidade global, onde centenas de nacionalidades se misturam e se falam mais de 800 idiomas. Além disso, a taxa de criminalidade caiu substancialmente durante o mandato do

presidente da câmara Rudolph Giuliani, e Manhattan é hoje uma área mais do que segura para o turismo. Para o turista, as oportunidades são infinitas, mas há algumas visitas típicas e essenciais que cada visitante deve levar como lembrança. O Empire Estate Building e o seu miradouro, a que poderá aceder para ter uma visão panorâmica de toda a cidade. O Central Park é o pulmão da cidade e um parque para se desligar da agitação. Times Square é uma área comercial e de entretenimento que se tornou um ícone da cidade com a sua publicidade luminosa. A Quinta Avenida é considerada como uma das ruas mais famosas e mais caras do mundo pela sua opulência e boutiques de luxo. Wall Street, com os seus arranha-céus, é o coração das finanças na cidade e vale a pena visitar. Um passeio ao longo da ponte de Brooklyn e da High Line, bem como uma visita à Estátua da Liberdade, é algo que não pode perder.

Quanto a museus, o MOMA, o Guggenheim e o Metropolitan são fundamentais. Se gosta de basquetebol, tente obter um bilhete para um jogo dos New Iorque Knicks. Se preferir um musical, vá à Broadway. A oferta em Nova Iorque é interminável. Escolha o que mais desejar de acordo com o seu gosto. Alojamento em Nova Iorque.

DIA 3 · NOVA IORQUE - FILADÉLFIA - WASHINGTON DC

Filadélfia é uma cidade com uma enorme importância para o povo americano. Foi capital dos Estados Unidos e o seu papel na democracia foi fundamental quando o país deu os seus primeiros passos. O seu centro histórico ainda está em boas condições e vale a pena vê-lo. Visita imprescindível é o Parque Histórico Nacional da Independência (Nota.

Este local permanece aberto todos os dias das 11h30 às 21h00, com preços preço entre 22 e 30 dólares. Não incluído). Neste local, poderemos ver o "Independe Hall", a simbólica torre do "Liberty Bell", o Primeiro e o Segundo Banco dos Estados Unidos e o museu de Benjamin Franklin. Na mesma parte antiga da cidade, pode ir a um

restaurante local. Se preferir, poderá experimentar o "cheesestake" típico, uma sanduíche com tiras de carne e queijo fundido. Um dos melhores lugares para o provar é o Jim's, um lugar americano autêntico. É possível que tenha de esperar na fila, contudo, a espera valerá a pena. Rumamos a para Washington DC. Alojamento em Washington DC.

DIA 4 · WASHINGTON DC

Prepare-se para passar um dia completo na capital dos Estados Unidos. Recomenda-se vivamente uma visita ao National Mall, um parque onde se situam o edifício do Capitólio, o Monumento a Washington e o Lincoln Memorial. O Monumento a Washington é o edifício mais alto do parque e um dos mais emblemáticos da cidade. Se não tem medo de alturas, poderá subir por um elevador para contemplar uma vista magnífica da capital. O Capitólio (aberto todos os dias das 8h30 às 16h30, entrada grátis) acolhe o Congresso e o Senado. Por outro lado, o Lincoln Memorial marca o final (ou o início) do National Mall. Foi aí que Martin Luther king Jr. fez o seu famoso discurso "I have a dream". Ao longo do National Mall, existem vários memoriais (à Guerra da Coreia, aos Veteranos do Vietname e à Segunda Guerra Mundial), bem como museus famosos. Uma vez que só tem um dia em Washington DC, terá de escolher

minuciosamente quais os museus mais interessantes para si. Há uma grande quantidade de oferta cultural e entre os museus mais proeminentes estão o do Holocausto, o de História Natural, de História Americana, etc. Durante o percurso encontra-se igualmente o palácio Smithsonian, um edifício vermelho icónico. Junto ao National Mall, poderá encontrar a Casa Branca, onde reside o presidente dos Estados Unidos. (Nota. Há excursões gratuitas entre as 7h30 e as 11h30. Se desejar visitar a Casa Branca, faça a sua reserva com antecedência. Não incluído). Durante a tarde, pode pôr-se ao volante e dar uma escapada a Georgetown, que fica a apenas alguns quilómetros de distância. Encontrará as magníficas ruas comerciais de Wisconsin e Georgetown, para além de inúmeras ruas empedradas cheias de história e da prestigiosa Universidade de Georgetown. Na U Street, terá a possibilidade de jantar e de tomar um copo ao som de vários tipos de música num dos vários pubs da rua. Foi nesta rua que Duke Ellington e Ella Fitzgerald se deram a conhecer no mundo do jazz. Alojamento em Washington DC.

(3)

DIA 5 · WASHINGTON DC - GETTYSBURG - CATARATAS DO NIÁGARA

Hoje, a rota é muito longa e é conveniente levantar cedo. Partida para Gettysburg. Esta pequena cidade de apenas 8000 habitantes é bem conhecida por uma das batalhas que marcaram o curso da guerra. Foi a batalha com o maior número de baixas e uma vitória crucial para o Exército da União. Nenhuma excursão à guerra civil estaria completa sem uma viagem a Gettysburg, onde pode explorar por sua conta ou apanhar um dos muitos autocarros de turismo.

Uma visita obrigatória e gratuita é ir ao Parque Nacional Militar, um local que consegue despertar consciências. Little Round Top é outra das grandes recomendações, uma paragem com vistas majestosas da cidade, de onde é possível ter uma ideia perfeita do campo de batalha. Após a visita, siga para Buffalo e atravesse a fronteira canadiana até às Cataratas do Niágara. Alojamento na zona das Cataratas do Niágara.

DIA 6 · NIÁGARA - GRANDES LAGOS - DETROIT

De manhã, poderá visitar as Cataratas do Niágara. Prepare a sua câmara, porque é um espetáculo inigualável. As Cataratas do Niágara, localizadas na fronteira do Canadá com os Estados Unidos, formam um grupo de quedas de água que proporcionam um espetáculo de água natural. As vistas são melhores do lado canadiano e é por isso que é o preferido pelos turistas. Se quiser ver as cataratas a partir dos rápidos que ficam abaixo, há excursões organizadas em barcos por pouco menos de 20 dólares. À tarde, voltamos para os Estados Unidos. Estamos imersos no território dos Grandes Lagos, uma confluência de cinco lagos que oferece grande variedade de praias, cidades turísticas e belas paisagens. A região é rodeada por grandes cidades como Toronto, Detroit ou Chicago. O nosso destino de hoje é Detroit, "a cidade do motor". Detroit foi uma importante cidade industrial, devido à relevância da indústria do automóvel. Grandes empresas como a General Motors, a Ford e a Chrysler prosperaram aí. Com a chegada da sociedade pós-industrial, a economia passou da produção de bens para a realização de serviços. A revolução tecnológica abriu caminho para uma nova economia baseada em informação e conhecimento. Cidades

tradicionalmente industriais como Detroit não souberam adaptar-se aos novos tempos, entrando em decadência e sofrendo altos níveis de desemprego, pobreza e criminalidade. Para trás ficaram os bons tempos em que a indústria automóvel era próspera e a etiqueta discográfica Motown colocou a cidade no cenário musical americano. Detroit perdeu dois terços da sua população. Atualmente, existem mais de 80 000 edifícios abandonados que atraem a atenção dos turistas. Os edifícios mais fotografados são a Michigan Central Station e a Packard Auto Plant. Há duas coisas que não pode perder em Detroit: o Detroit Institute of Arts (entrada 8 dólares, verificar horários com

antecedência) e a sua obra-prima, "Detroit Industry", de Diego Rivera; e caminhar ou andar de bicicleta ao longo da frente do rio, com o "skyline" de Detroit em fundo. Para almoçar, recomendamos o Eastern Market, cheio de lojas que vendem produtos locais e cafés. Alojamento em Detroit.

DIA 7 · DETROIT - CHICAGO

Conduzirá até ao Lago Michigan e a Chicago. Restar-lhe-á algum tempo para começar a conhecer Chicago. Chicago tem museus de elevada qualidade, para além de inúmeros cafés, restaurantes, bares e discotecas, onde pode desfrutar de jazz e blues. Não pode sair de Chicago sem experimentar uma das suas lendárias pizzas de massa alta.

E, se tiver tempo, visite o lendário bar de Al Capone, o "Green Mill", ideal para ouvir jazz e tomar uma bebida.

Alojamento em Chicago.

(4)

DIA 8 · CHICAGO

O centro da cidade é o bairro de The Loop. Aqui se encontra o Millenium Park, com as suas esculturas opulentas e gigantescas. Não se esqueça de tirar uma fotografia junto ao Cloud Gate ou à Crown Fountain. E prepare-se para continuar a tirar fotografias! Chicago é uma daquelas cidades que nos mantêm de boca aberta aonde quer que vamos. Poucas sensações podem ser mais agradáveis do que ouvir a música ao ar livre sob a estrutura do Jay Pritzker Pavillion. Além disso, em The Loop também encontrará uma enorme oferta cultural e alguns dos mais famosos arranha-céus da cidade. Daqui também se pode ter acesso ao Navy Pier, uma ótima maneira de começar o dia. Abre às 10h00 e apresenta uma das melhores vistas do Lago Michigan e alguns dos melhores planos para a cidade, se for com crianças. A Roda Gigante e o museu das crianças são sempre uma aposta segura. A partir daqui, terá acesso a alguns dos barcos que oferecem um agradável passeio pelo Lago Michigan. (Nota. Excursão não incluída). Para ver a cidade de outra perspetiva, nada melhor do que subir até ao topo, especificamente à Torre Willis (anteriormente conhecida como Sears Tower), a mais de 400 metros de altura. Poderá apreciar a modernidade de uma das cidades mais interessantes nos Estados Unidos. Daqui verá a Michigan Avenue, a Chicago "Golden Mile".

Quando descer, pode ir até lá. Estarão à sua espera as lojas mais exclusivas, uma ampla oferta gastronómica e a atmosfera mais exclusiva. Este bairro também é o local ideal para admirar a arquitetura da cidade. Não é preciso ser um erudito na matéria para desfrutar do percurso pela South Michigan Avenue ou pela State Street. Ao sul de The Loop, os amantes da arte têm encontro marcado com os melhores museus da cidade. Os nossos favoritos são o The Art Institute of Chicago, onde o tempo parece deter-se entre as suas valiosas obras de arte, e o Museu de Ciências Naturais, onde pode conhecer T-Rex Sue. Não se esqueça de perguntar por ela! (Nota. Para entrar nos museus e poupar-se às filas para as principais atrações da cidade, muitos viajantes optam por comprar o CityPass. Faça as contas para ver se compensa, mas pense que poupará muito tempo, evitando-lhe horas de espera que poderá investir em visitas a outros lugares da cidade). Para terminar o dia, nada melhor do que passear pelo Lincoln Park, ao norte da cidade. As suas principais atrações são o Zoo e a represa de Caldwell Lily Pool. À noite, desfrute do ambiente dos famosos clubes de jazz da cidade. Alojamento em Chicago.

DIA 9 · CHICAGO - DUBUQUE/RIO MISSISSIPI - IOWA FALLS - SIOUX CITY

Tem pela frente a mais longa jornada desta viagem. Conduzirá através do Estado de Iowa e observará as típicas quintas, searas de milho e terras agrícolas até chegar a Dubuque, junto ao rio Mississippi. Além das vistas

maravilhosas desta cidade, pode visitar o Mississippi River Museum & Aquarium, que analisa a história e destaca a importância do rio, além de ter vários aquários representativos da vida selvagem do rio. A segunda paragem que recomendamos é em Iowa Falls, onde se destaca a Metropolitan Opera House, construída em 1899 e dedicada a peças teatrais, óperas e, mais tarde, filmes cinematográficos. Continue a sua viagem até chegar à cidade de Sioux City, nas margens do rio Missouri, habitada no passado pelos índios Yankton Sioux. Existem umas vistas fantásticas do rio a partir do Sargeant Floyd Monument, levantado em honra de Charles Floyd, o único homem que morreu na expedição cartográfica de Louis e Clark pelo oeste americano e que foi enterrado em Sioux City. Alojamento em Sioux City.

DIA 10 · SIOUX CITY - BADLANDS - MONTE RUSHMORE - DEADWOOD

Hoje temos outro longo caminho pela frente. Partimos para o Badlands National Park, assim chamado pelos nativos americanos devido às suas formas bizarras. O parque parece formado por ondas secas cobertas a tons muito chamativos. O ideal é apanhar a Highway 240 Badlands Loop Road, que atravessa o parque a norte. Esta é a estrada mais popular para turistas e oferece uma paisagem impressionante. Alternativamente, pode apanhar a Highway 44 para uma vista panorâmica do parque na sua parte sul. Rumamos a Black Hills, onde se situa o Monte Rushmore. O Monte Rushmore é um dos monumentos mais emblemáticos dos Estados Unidos, pelas suas esculturas num lado da montanha. As esculturas retratam os rostos de quatro presidentes americanos. No final da nossa viagem de hoje chegaremos a Deadwood. Deadwood já não é a cidade sem lei e cheia de garimpeiros e foragidos do século XIX. Os tiroteios do passado ainda são representados por atores e a história sangrenta deste local pode ser vista no Museu Adams (verifique os horários com antecedência, entrada grátis). Os fãs da série de TV ""Deadwood"" podem ir ao cemitério de Mount Moriah para ver os túmulos das famosas personagens dessa época, Calamity Jane e Wild Bill Hickok, sepultados ao lado um do outro. Um prato típico da região é o Chislic, cubos de carne com guarnição.

Alojamento em Deadwood.

(5)

DIA 11 · DEADWOOD - BIGHORN MOUNTAINS - CODY

Entramos no estado de Wyoming para observar as montanhas Bighorn. A região oferece muita vida selvagem, florestas de coníferas, lagos, trilhos para caminhadas e zonas de recreio para as famílias. Uma das ultramaratonas mais importantes do país acontece aqui. Os índios Sioux, Crow e Cheyenne consideravam estas montanhas sagradas. Depois de passar as Montanhas Bighorn, rumará a Cody. Esta cidade representa a essência do Oeste Selvagem. O seu nome é devido, de facto, ao seu fundador William Buffalo Bill Cody, o famoso showman que organizava espetáculos de rua com temática do Velho Oeste. Um lugar que se deve visitar em Cody é o Buffalo Bill Center of West (verifique os horários antecipadamente, entradas a 19 dólares) que reúne vários museus sobre o Western. Mostra materiais e artefactos pertencentes aos espetáculos de Buffalo Bill. Antes de partir, tem de experimentar a típica comida de cowboy The Cody Cattle Company. Cody servirá como ponto de partida para visitar Yellowstone. Alojamento em Cody.

DIA 12 · CODY - YELLOWSTONE

Partida para Yellowstone. É importante que fique rapidamente com a ideia de que o Parque Natural é mesmo muito grande. Imagine só! O parque abrange mais de 8000 quilómetros quadrados. (Nota. Entre maio e outubro, pode-se circular livremente de carro pelo Parque. No resto do ano não é possível). O que verá aqui é a maior concentração de geiseres do mundo e uma fauna e flora muito ricas. Atravessará enormes florestas, com manadas de bisontes, com ursos, lobos, alces, pumas, wapitis, linces... e mais uma longa lista de animais selvagens. É muito comum ver à solta bisontes que atravessam a estrada, por isso vá com cuidado, seja respeitador, não se apresse e pense que eles estavam aqui primeiro, assim, tenha paciência e desfrute do momento. Alojamento em Yellowstone.

DIA 13 · YELLOWSTONE - GRAND TETON - SALT LAKE CITY

Hoje temos outro longo caminho. Depois de deixar Yellowstone para trás, rumamos ao Parque Nacional Grand Teton, na margem do rio Snake, e desfrutamos de uma paisagem excecional. Continuaremos o caminho até Salt Lake City.

Assim que puser os pés em Salt Lake City, verá que é pura harmonia. É uma cidade deliciosa, respeitadora e muito agradável. Pode começar por visitar Temple Square, o centro da cidade. É a praça do templo porque acolhe um dos mais importantes templos mórmon da capital do Estado de Utah. Mas oferece muito mais opções. Também pode visitar o Teatro Broadway Off, um lugar onde se podem ver algumas das produções mais interessantes do país. Se viajar com crianças, hoje é o seu dia. Adorarão as visitas ao zoológico, ao Clark Planetarium e ao Museu das crianças. O Museu de Belas Artes também é uma opção atraente, embora original possa ser visitar o Centro Family Search, um lugar para encontrar as suas raízes e construir a sua árvore genealógica. Ouviu bem: pode encontrar os seus antepassados ​​a partir de um edifício em Utah! Após esta experiência, com certeza precisará de um passeio.

Propomos-lhe os jardins Gilgal - com as suas esculturas ao ar livre -, os jardins de Red Butte e o Liberty Park, que acolhe um aviário muito original. Se o tempo estiver quente, pode levar fato de banho e toalha e ir ao Great Salt Lake, onde poderá nadar sem muito esforço, graças à salinidade da água e onde pode até partir para navegar à vela do porto desportivo. Outra área interessante da cidade é a zona olímpica, que acolheu os Jogos Olímpicos de Inverno em 2002. Mas se você gosta de desporto, saberá que o Utah é uma potência nos desportos americanos. Os Utah Jazz, no basquetebol, os Utah Grizzlies no hóquei e os Salt Lake Bees no beisebol são as suas equipas. Qualquer partida é um espetáculo e se a sua passagem através da cidade coincidir com uma delas, certamente desfrutará não só do jogo, mas de todo o ambiente circundante. Para terminar a noite, não há melhor lugar na cidade do que o City Center. Boa atmosfera, bares e restaurantes para acabar o dia. Se se decidir por esta opção, procure o City Creek Center e siga a multidão. Prepare a máquina fotográfica! Alojamento em Salt Lake City.

(6)

DIA 14 · SALT LAKE CITY - PARQUE NACIONAL BRYCE CANYON

Rumamos ao Bryce Canyon. As chaminés das fadas esperam por si! Os hoodoos são rochas que, por causa da erosão, foram ganhando uma forma única. Além disso, o seu colorido é espetacular, como se pintadas

intencionalmente por um artista que só procura o deleite do quem vê. É incrível! Uma vez passado o Centro de Visitantes, tem várias opções: pode explorar qualquer um dos trilhos marcados e assinalados, que costumam ser passeios de duas horas, somando ida e volta. Um dos mais famosos é o Navajo Loop Trail, que parte de Sunset Point e vai até o leste. Pode também visitar qualquer um dos catorze miradouros que existem no parque para contemplar e fotografar os hoodoos. Outros lugares especiais em Bryce Canyon são a Natural Bridge, o Bryce Amphitheater e o Thor Hammer, o martelo de Tor. Será fácil identificá-los rapidamente assim que os vir. E não se esqueça também de desfrutar do pôr-do-sol a partir de um dos miradouros, porque é um espetáculo inesquecível. A luz dos últimos raios de sol a iluminar as chaminés das fadas provoca efeitos visuais indescritíveis. Não se preocupe por acabar tarde, porque hoje passará a noite aqui, muito perto do canyon, em Bryce. Deste modo, poderá levantar-se cedo e assistir ao nascer do sol do miradouro que preferir. Tudo o que viver nestes dias serão experiências únicas que contrastarão fortemente com o seu próximo destino: Las Vegas. Alojamento no Parque Nacional Bryce Canyon.

DIA 15 · PARQUE NACIONAL BRYCE CANYON - LAGO POWELL - GRAND CANYON - FLAGSTAFF

Rumamos a Page. Page é uma cidade que é usada como base para a visita aos canyons dos arredores. Como curiosidade, pode ir ao Lago Powell, o lago artificial que banha a localidade e ajuda a gerar a eletricidade consumida na região. O Grand Canyon, uma das principais maravilhas naturais do mundo, espera por si. Depois de atravessar a entrada leste com o seu carro, sentir-se-á em comunhão com a natureza. É tudo tão impressionante que, por vezes, chega a ser esmagador. A definição de "canyon" é uma erosão de um rio sobre um terreno ao longo de milénios. Aqui, essa definição fica aquém. O rio Colorado criou uma obra de arte ao modelar o terreno, como um oleiro que cria a sua obra para a apreciação do público. Chegará a Grand Canyon Village. (Nota. Entrada não incluída. Recomendamos que faça cálculos, para saber se compensa comprar o passe anual para todos os Parques Nacionais, não porque vá voltar, mas porque, possivelmente, se fizer três visitas, poderá compensar). Daqui só tem de se deixar levar de miradouro para miradouro. Na verdade, pode deixar o carro estacionado no Centro de Visitantes e, deixar-se levar, literalmente, por um dos autocarros gratuitos que percorrem os lugares mais interessantes da área. Fica ao seu critério. Não desfrutará da liberdade que lhe dá ir no seu próprio carro, mas poderá descansar e evitar perder nenhum lugar especial, uma vez que existem espaços que são abertos apenas para estes autocarros. Tem várias rotas diferentes, por isso não se esqueça de escolher a que mais o seduzir. No entanto, esta não é a única forma de conhecer o Grand Canyon. Cada vez mais são aqueles que preferem fazer um passeio de helicóptero para ver este milagre da natureza em todo o seu esplendor. Obviamente, a cada oportunidade que surja, aproveite e terá uma recordação inesquecível.

Outra das opções é fazer trekking por alguns dos trilhos que estão sinalizados para esse efeito. Mas informe-se bem do tempo médio de cada percurso porque costumam ser trajetos a realizar em mais de um dia. Para fechar o dia para ir, nada melhor do que assistir ao pôr-do-sol de frente para oeste e desfrutando de uma verdadeira festa para o olhar.

Lembre-se de que está a vivir momentos únicos e que, se as nuvens permitirem, poderá contemplar um dos melhores pores-do-sol do mundo. A cidade de Flagstaff possui um pequeno centro histórico e a própria cidade em si ainda conserva memórias do seu passado como estação ferroviária. Atualmente, é um destino para os viajantes que desejam visitar o Grand Canyon ou a Floresta Nacional de Tonto. Para o jantar, dirija-se ao Restaurante Brix, um restaurante onde servem comida sazonal. Alojamento em Flagstaff.

(7)

DIA 16 · FLAGSTAFF - SELIGMAN - LAS VEGAS

Após uma breve paragem em Seligman, uma pequena cidade típica da antiga "Route 66", conduzirá até Las Vegas, a capital mundial da diversão. À chegada à cidade, pode começar por percorrer a rua principal, a Strip. Cruzar-se-á com centenas de despedidas de solteiro que tentam emular os protagonistas do filme "The Hangover" e dezenas de angariadores a distribuir panfletos. Vá com calma, porque aqui as distâncias são muito longas e demorará algum tempo a percorrer o que tiver marcado no mapa. Um mapa onde cabe o mundo inteiro, já que andar por esta rua o levará à Torre Eiffel, à Estátua da Liberdade, aos canais de Veneza e às pirâmides egípcias. Pode entrar em todos os hotéis que quiser. Todos os grandes valem a pena, então passe o tempo necessário neles porque são autênticas obras de arte. Antes de voltar para o hotel, também pode assistir ao espetáculo aquático do casino Bellagio. Litros e litros de água dançando ao som da música com um jogo de luzes e cores que vai deixá-lo sem palavras. Este

espetáculo do Bellagio não é o único gratuito. Alguns dos maiores hotéis também os têm. Quando regressar ao hotel, poderá tentar a sua sorte no casino ou nas máquinas slots. Já verificou que quase tudo é gratuito aqui, mas no final acaba gastando ainda mais do que o previsto. É normal, não se preocupe. É difícil lutar contra uma cidade que é pensada por e para o dinheiro. Existem centros comerciais e lojas temáticas onde a entrada é gratuita, mas estão concebidos para o atrair e incentivar o uso dos seus cartões de crédito. Além disso, passará tantas horas em locais fechados com iluminação a imitar a luz do dia que verá que o tempo passa muito mais rápido aqui. É possível que olhe para o relógio e tenham passado mais duas horas do que imaginava. Tranquilize-se, isso também é normal.

Antes de almoçar, pode tirar a fotografia tradicional junto ao letreiro à entrada da cidade. É uma foto típica, mas vai ser fantástico poder mostrá-la quando chegar a casa. Pode passar o entardecer na roda gigante de Las Vegas. É gigantesca e permitir-lhe-á ver a cidade a partir de um ponto mais alto. Mesmo que não goste deste tipo de atrações, é algo que recomendamos vivamente. Se gosta de adrenalina, não hesite em andar na montanha russa do Hotel Nova Iorque. Quando começar a anoitecer, visite Freemont. Com um ou outro casino decadente, esta zona mantém uma atmosfera autêntica que o deixará rendido. Como vai saber de antemão em que dia estará em Las Vegas,

recomendamos que consulte os espetáculos previstos para esse dia na cidade. Grandes companhias como o "Cirque du Soleil" ou estrelas da música conhecidas mundialmente costumam passar algumas temporadas a trabalhar na cidade. Se consultar esta informação atempadamente, poderá conseguir grandes descontos no preço dos bilhetes.

Aqueles que pretendem "dar o nó" estão com sorte. Pode casar-se vestido de Marilyn ou de Elvis a qualquer hora.

Pode fazê-lo quando quiser, embora não se saiba, feliz ou infelizmente, se a cerimónia tem alguma validade legal.

Alojamento em Las Vegas.

DIA 17 · LAS VEGAS - DESERTO DE MOJAVE - LOS ANGELES

Prepare-se para uma viagem bastante longa (cerca de 400 quilómetros). Esta rota foi testemunha da filmagem de vários filmes, como a primeira parte de "Star Wars", "Arma mortífera" ou "Kill Bill 2". A cidade de Las Vegas encontra- se situada no Deserto de Mojave.Por isso, para conseguir sair da cidade, terá de atravessar este deserto por uma autoestrada com retas longuíssimas. É toda uma experiência! Conduziremos para o norte do deserto para entrarmos no Death Valley, um vale desértico conhecido por ser um dos lugares mais quentes do mundo. No caminho,

deixaremos para trás pequenas localidades como Baker, Yermo e Barstow, e algumas aldeias fantasma que antes eram dedicadas à extração mineira. Não há praticamente nenhum vestígio da "Route 66" durante toda esta jornada.

Apenas na localidade de Oro Grande, terra de antigas minas de ouro, e em Victorville, ainda restam alguns vestígios desta lendária estrada. Na cidade, pode visitar o California Route 66 Museum (aberto das 10h00 às 16h00, exceto às terças e quartas-feiras), dedicado à popular estrada. Partida de Victorville com destino a Los Angeles. Alojamento em Los Angeles.

(8)

DIA 18 · LOS ANGELES

Los Angeles é a maior cidade da Califórnia e uma das metrópoles mais importantes da América. Inclui a capital da província, bem como as cidades de Long Beach, Santa Mónica, West Hollywood, Beverly Hills e Malibu. Tudo lhe parecerá familiar e começará a assimilar que chegou a uma cidade que já conhece dos filmes. O edifício da câmara municipal, por exemplo, é um dos locais mais famosos de Los Angeles por ter sido o local onde, entre outros, se filmou a sede do jornal "Daily Planet", onde trabalhava o Super-Homem. Muito perto daqui encontram-se a catedral e o Walt Disney Concert Hall, um edifício espetacular. A apenas cinco minutos de distância daqui, encontrará dois dos bairros mais emblemáticos de Los Angeles: Chinatown e Little Tokyo. Estes permitirão que passe num abrir e fechar de olhos dos EUA para a China e para o Japão. Pode percorrer a pé o passeio da fama e procurar a estrela em honra da sua atriz ou do seu ator favorito, mas mantenha os olhos bem abertos, porque tem muitas probabilidades de se cruzar com ele ou ela em carne e osso ao longo do dia. A partir daqui, pode seguir até Beverly Hills. Mas antes de chegar ao bairro mais luxuoso da cidade, pode parar na Sunset Strip para fazer algumas compras, já que fica em caminho. Se é fã de "Pretty Woman", muito perto daqui, em 9500 Wilshire Blvd, encontra-se o hotel onde Julia Roberts e Richard Gere partilharam um quarto. Alojamento em Los Angeles.

DIA 19 · LOS ANGELES - MALIBU - SANTA BÁRBARA - PISMO BEACH

Hoje vamos passar por Malibu, onde residem muitos americanos famosos e há praias magníficas. Rumamos a Santa Bárbara, conhecida como a "Riviera da Califórnia" graças às suas belas praias e às águas abrigadas que

proporcionam um ambiente ideal para nadar, para passeios de barco ou para banhos de sol. Aprecie o ambiente encantador da cidade, enquanto vai em direção ao Palácio da Justiça. É uma visita muito interessante, tanto pela arquitetura como pelas vistas da cidade. Na hora do almoço, o melhor lugar para degustar marisco excecional, fresco e a bom preço é na doca de Stearns. Partida para Pismo Beach, que tem praias fantásticas e é um local ideal para ver a migração de aves. Aproveite a oportunidade para descansar e apreciar a paisagem. Alojamento em Pismo Beach.

DIA 20 · PISMO BEACH - CARMEL - MONTEREY - SÃO FRANCISCO

Conduza até Carmel, uma pequena cidade costeira conhecida pelas suas praias, natureza e pela Missão de San Carlos Borromeo de Carmelo, uma paróquia católica do século XVIII. Partida para a bela e pitoresca Monterey. Ao chegar, siga para Cannery Row, no centro da cidade.Aqui, poderá comer algo e passear pela principal rua comercial de Monterey. Partida para São Francisco, capital cultural do oeste americano que possui as mais belas baías do mundo. Pode iniciar a visita a partir do centro financeiro e fotografar o edifício da Pirâmide Transamerica de todos os ângulos. Desse local, pode caminhar até ao porto e começar a visita dos 'piers'. São 40 e o mais interessante é o 39, onde uma colónia de leões marinhos se instalou para apanhar sol com centenas de turistas à espera de qualquer mudança de posição para tirar fotografias. Os barcos saem dos molhes em direção a Alcatraz, uma das excursões mais famosas da cidade. Quer embarque ou não, nas redondezas do 'pier' 39 fica um dos bairros mais animados da cidade: o Fisherman's Wharf. É o antigo bairro de pescadores que foi convertido e agora é uma atração para moradores e turistas que procuram um bom ambiente e diversão. Pode almoçar por aqui e dedicar a tarde a três bairros: o bairro hippie de Haight-Ashbury, o de Castro e o de Misión. Os três são muito diferentes uns dos outros, mas irá apaixonar-se por cada um. Para terminar bem o dia, pode ver a mudança das linhas dos elétricos nas paragens de Hyde ou Powell e pode descer de automóvel pela Lombard Street, uma das ruas mais íngremes do mundo. Irá cruzar-se com Ferraris, mansões e celebridades, pelo que deve conduzir com calma e fique atento às vertigens! Durante todo o dia poderá desfrutar de paisagens fabulosas, excelentes restaurantes e uma atmosfera chique e genuína que transformou a cidade num dos enclaves mais fascinantes do planeta. Alojamento em São Francisco.

(9)

DIA 21 · SÃO FRANCISCO - SAUSALITO - SONOMA - NAPA - SÃO FRANCISCO

Hoje continuaremos a explorar os encantos de São Francisco. Deve ter-lhe sentido a falta ontem e aqui a tem hoje: a ponte Golden Gate. Pode ser atravessada a pé, de bicicleta ou de carro. Sugerimos que o faça com o carro, porque assim poderá deslocar-se para o que há do outro lado da ponte. Já terá visto a ponte dezenas de vezes no cinema, mas ainda assim ficará impressionado. Para informação, mede 1970 metros de vão suspenso, tem três faixas em cada sentido e dois pilares de 227 metros de altura. É a única maneira de sair de São Francisco por norte, onde se encontra a nossa próxima paragem. Sausalito é uma cidade pequena, mas encantadora, e a sua atração são as mais de 400 casas flutuantes com que conta. As vistas daqui são incríveis, por isso estacione o carro e passeie por onde quiser. Um pouco mais a norte de Sausalito fica Point Reyes National Seashore, que oferece um espetáculo único: o avistamento das baleias que migram para o Alasca, a maior colónia de focas em toda a costa da Califórnia e a presença de elefantes marinhos, um dos animais mais difíceis de ver em liberdade. Se é amante de um bom vinho e do enoturismo, recomendamos que siga a Rota. Uma hora a norte de Sausalito - pela 101 e 121 - ficam Sonoma e Napa, com quilómetros e quilómetros de vinhedos californianos que aguardam ansiosamente a sua visita. Há adegas que organizam degustações e passeios pelas suas instalações. Recomendamos que escolha as que deseja antes de ir, porque poderá de ter de reservar lugar com antecedência. De volta a São Francisco, pode contornar a cidade e regressar pelas Universidades de Berkeley e Oakland. Berkeley é o berço dos hippies, das T-shirts com mensagens e dos fumadores de marijuana que vêm defendendo o amor livre desde os anos 60. Há lugares para praticar ioga à vontade, mercados ecológicos... A visita à universidade é obrigatória, tal como em Oakland, a apenas 10 minutos pela Martin Luther King Junior Avenue. Oakland, mais do que hippie, poderia ser descrita como "hipster". É uma cidade moderna e muito divertida. O facto de ter rendas muito mais baixas do que São Francisco levou a que alguns dos melhores cozinheiros se mudassem para aqui. Portanto, se há lugar para comer bem, é em Oakland. A primeira paragem pode ser Jack London Square. Dar-se-á conta de que o ambiente vivo e boémio da cidade se reflete perfeitamente aqui. Vendo o mar e a baía de São Francisco, desfrutará de um bom copo de vinho californiano, que tem vindo a atingir o auge na última década. Pode terminar a sua visita percorrendo a velha Oakland, de herança vitoriana, de ambiente mais descontraído e aberto, onde verá os habitantes locais a partilhar a mesa e a refeição em jantares de vizinhos, ou bibliotecas sem fins lucrativos. Dependendo de a que ponto Oakland o fascinou, terá tempo para ver o entardecer no farol de Point Bonita, no Parque Marin Headlands. Se chegar a tempo e quiser, pense que terá a oportunidade de voltar a atravessar a ponte Golden Gate. Outra opção é subir as montanhas Twin Peaks, para contemplar vistas únicas sobre a cidade, e depois descer para jantar em São Francisco. Alojamento em São

Francisco.

DIA 22 · SÃO FRANCISCO - CIDADE DE ORIGEM

Apresentação no aeroporto com tempo suficiente de antecedência para devolver o carro alugado e voo de regresso à cidade de origem. Noite a bordo.

DIA 23 · CIDADE DE ORIGEM

Chegada. Fim da viagem e dos nossos serviços.

A sua viagem inclui

A sua viagem inclui

Voo de ida e volta.

Estadia no hotel seleccionado em Nova Iorque.

Regime seleccionado em Nova Iorque.

Estadia no hotel seleccionado em Washington DC.

Regime seleccionado em Washington DC.

Estadia no hotel seleccionado em Cataratas Do Niágara.

Regime seleccionado em Cataratas Do Niágara.

Estadia no hotel seleccionado em Detroit.

Regime seleccionado em Detroit.

Estadia no hotel seleccionado em Chicago.

Regime seleccionado em Chicago.

Estadia no hotel seleccionado em Sioux City.

Regime seleccionado em Sioux City.

(10)

Nova Iorque Filadélfia Washington DC

Gettysburg Cataratas Do Niágara Detroit

Chicago Dubuque Iowa Falls

Estadia no hotel seleccionado em Deadwood.

Regime seleccionado em Deadwood.

Estadia no hotel seleccionado em Cody.

Regime seleccionado em Cody.

Estadia no hotel seleccionado em Yellowstone National Park.

Regime seleccionado em Yellowstone National Park.

Estadia no hotel seleccionado em Salt Lake City.

Regime seleccionado em Salt Lake City.

Estadia no hotel seleccionado em Parque Nacional Bryce Canyon.

Regime seleccionado em Parque Nacional Bryce Canyon.

Estadia no hotel seleccionado em Flagstaff.

Regime seleccionado em Flagstaff.

Estadia no hotel seleccionado em Las Vegas.

Regime seleccionado em Las Vegas.

Estadia no hotel seleccionado em Los Angeles.

Regime seleccionado em Los Angeles.

Estadia no hotel seleccionado em Pismo Beach.

Regime seleccionado em Pismo Beach.

Estadia no hotel seleccionado em São Francisco.

Regime seleccionado em São Francisco.

Aluguer de carro.

Seguro de viagem.

Valor do complemento de coleta e devolução do veículo em agência diferenciada.

Destinos Visitados

A sua viagem não inclui

Resort fee Nova Iorque

Autorização Electrónica (ESTA/ETA) para entrar em EUA.

Autorização Electrónica (ESTA/ETA) para entrar em Canadá.

Resort fee Las Vegas

Possibilidade de pagamento de portagens.

(11)

Sioux City Badlands National Park Deadwood

Cody Yellowstone National Park

Grand Teton Salt Lake City

Parque Nacional Bryce Canyon Grand Canyon

Flagstaff Seligman

Las Vegas Mojave

(12)

Los Angeles Malibu

Santa Bárbara Pismo Beach

Carmel Valley Monterey

São Francisco Sausalito

Sonoma Napa

(13)

- As gorjetas em EUA são uma prática comum.

- Geralmente em EUA o alojamento em quartos triplos está dividido em duas camas de casal ou numa cama de casal e uma cama de solteiro, e o alojamento quádruplo em duas camas de casal.

- Conduzir nos EUA: 1.Acelerar pela direita não só é legal, como é o que toda a gente faz e, quanto mais depressa deixar de se sentir intimidado pelas estradas de mais de cinco faixas por sentido de marcha, melhor. 2.É legal (e obrigatório) circular pela direita com o semáforo vermelho, quando houver um sinal que o indique. 3.Em relação ao estacionamento, certifique-se das horas a que é pedido e, se não puder deixar o carro ali, nunca estacione em frente a uma boca de incêndios (apesar de não haver nenhum sinal a proibi-lo expressamente). Se existem marcas pintadas no solo para delimitar os locais de estacionamento, deixe o carro mesmo no meio das mesmas, por enorme que lhe pareça o lugar. Seja especialmente cuidadoso no centro das grandes cidades e não passem nem um minuto da hora de colocar dinheiro do seu parquímetro (tenha atenção antes de pagar, pois existem dias da semana ou horas nos quais não é necessário colocar dinheiro). 4.Cuidado com as portagens. Podem ser indicadas com as palavras toll ou turnpike e costuma estar bloqueadas por uma barreira, pelo que é possível passá-las sem se dar conta e receber a multa umas semanas mais tarde. Não conduza nas vias indicadas como apenas para “Fastrak” e leve dinheiro em numerário, porque algumas portagens só podem ser pagas desta forma. 5.A não ser que queira uma multa e uma conversa incómoda com um agente da Highway Patrol, é melhor não circular a mais de 5 ou 10 milhas acima do máximo de velocidade permitido para a via. Se, apesar de tudo, a Polícia o mandar parar, mantenha as mãos no volante e à vista em todos os momentos e nem pense em mandar piadolas. 6.Aconselhamo-lo a contratar serviços de assistência em viagem e um GPS.

- Consulte a documentação necessária para entrar no país.

- É obrigatório levar passaporte para a visita ao Cemitério de Arlington.

- As gorjetas em Canadá são uma prática comum.

- Geralmente em Canadá o alojamento em quartos triplos está dividido em duas camas de casal ou numa cama de casal e uma cama de solteiro, e o alojamento quádruplo em duas camas de casal.

- Quase todos os Parques Nacionais têm um centro de informação para visitantes com guardas florestais muito amigáveis e amáveis, sempre dispostos a fazer todos os possíveis para que os turistas desfrutem da visita. A maioria dos parques tem rotas, trechos para percorrer a pé, estacionamentos, casas de banho, quiosques, restaurantes, percursos guiados, percursos de mula ou a cavalo e dissertações educativas. O Serviço de Parques Nacionais mantém um importante site que oferece muito boas informações sobre os seus parques: www.nps.gov. É

recomendável comprar o "Passe Anual" - Custo $80 - a partir da visita a dois ou mais parques nacionais (a entrada num parque nacional com automóvel costuma custar cerca de 35$). Este passe é válido durante um ano a partir da data de compra. Nos parques que cobram uma tarifa por veículo, cobre o dono do passe e os passageiros que o acompanham num veículo privado. Nos parques que cobram tarifas por pessoa, cobre o dono do passe e mais três passageiros (crianças menores de 16 anos têm entrada gratuita). Para mais informações sobre os Passes para Parques Nacionais, visite www.nps.gov/fees_passes.htm. Este passe pode ser adquirido na mesma entrada de uma série de parques naturais americanos, concretamente https://store.usgs.gov/s3fs-public/PassIssuanceList.pdf ou pode comprá-lo online através de https://store.usgs.gov/pass. Dentro do percurso típico da costa oeste, existem vários parques míticos, que todos queremos visitar, e que não estão incluídos neste passe, tais como Antelope Canyon e Monument Valley para os quais a entrada se paga em separado.

- As excursões e visitas sugeridas para cada dia são indicativas, podendo o turista personalizar a viagem de acordo com o seu programa, gostos e necessidades.

- O cartão de crédito é considerado uma garantia, pelo que, por vezes, o seu uso é imprescindível para se registar nos hotéis.

- Normalmente os hotéis dispõem de berços para bebés. Caso contrário, terão de dividir cama com um adulto.

- Para a recolha do automóvel de aluguer é necessário um cartão de crédito (não de débito) em nome do titular da reserva, que também deve ser o principal condutor do veículo.

- Deve informar, ao recolher o veículo, que irá atravessar a fronteira. Por vezes, é necessária uma autorização para circular por determinados países ou zonas/estados (como é o caso nos EUA e no Canadá). De acordo com as

condições estipuladas no contrato de aluguer e na empresa contratada, poderá ter de pagar uma taxa extra ao chegar ao destino.

Notas importantes

Referências

Documentos relacionados

"cascata dos deuses". Continue o caminho até à animada aldeia piscatória de Húsavík, situada na costa norte, a sul do circulo polar Ártico. Este é, sem dúvida, o local

Chattanooga provém de uma palavra dos índios nativos, que significa rocha, em referência à Lookout Mouintain, de onde se podem visitar pontos significativos do confronto, incluindo

Outra opção para uma excursão a partir de Cosença é a visita a Scalea, uma pequena localidade com um centro histórico repleto de personalidade, onde se destaca a muralha que protegia

Saída do voo da cidade de origem até São Miguel e recolha do carro alugado.. Começamos por explorar Ponta Delgada, a cidade mais importante

República Checa. Tratam-se dos castelos de Krivoklat, Karlstejn e Konopiste. No meio de uma zona natural, encontra- se o castelo de Krivoklat. Trata-se de uma residência real que

ultrapassava os 15.000 habitantes. Uma das paragens obrigatórias é o Monte dos Monges, reconhecido pela UNESCO como Património Cultural da Humanidade. Dali, é possível ver a linha

Uma hora de caminho será suficiente para chegar a Orlando e começar a desfrutar da capital mundial do lazer, um lugar onde é tão importante passar um bom bocado como organizar bem

inncêndios que atingiram centenas de plantas. Recomendamos que faça uma visita guiada porque o jardim tem muitas histórias para contar, tal como o edifício do Palácio. Por aqui