• Nenhum resultado encontrado

UNIP – Universidade Paulista Disciplina..:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "UNIP – Universidade Paulista Disciplina..:"

Copied!
1
0
0

Texto

(1)

UNIP – Universidade Paulista

Disciplina..: Aplicações em Ling Programação Orientada à Objetos Professor..: Leandro C. Fernandes

.:: Lista de Exercícios #2 ::.

1) Suponha que tenhamos uma base de dados ACCESS que armazenará todas as tabelas de uma aplicação.

Descreva como deve ser feita a configuração do OBDC no computador host para que possamos utilizar essa base em uma aplicação Java que empregue JDBC?

2) Supondo a existência de um banco de dados ACCESS identificado pelo alias ACME e que contém uma tabela chamada produtos – composta pelos campos: codigo (inteiro), descricao (string) e quantidade (inteiro) – faça:

a) Desenvolva uma interface utilizando swing para coletar as informações de um produto qualquer que sejam fornecidas pelo usuário da aplicação.

b) Desenvolva um método que estabeleça uma conexão com esta base de dados e insira um novo produto na tabela produtos, de acordo com os parâmetros cod, desc e qtde informados como argumentos para esse método.

c) Desenvolva um método que pesquise e recupere as informações de um produto através do código informado como parâmetro.

3) Qual a diferença entre uma aplicação que utilize JDBC e uma que empregue DAO? Quando devemos utilizar um ou outra (argumente sobre prós e contras)?

4) Quais seriam as alterações necessárias a aplicação proposta no exercício 2 para que atendêssemos aos padrões propostos no modelo Factory Method?

5) Modifique o item b do exercício 2 para que opere com base em um objeto (bean) do tipo produto e não por parâmetros que representem os campos individualmente.

6) Implemente uma classe para a conexão com uma base de dados proposta no exercício 2, que seja capaz de retornar sempre a conexão ativa (caso ela já tenha sido estabelecida).

7) Implemente uma classe que represente uma abstração da tabela produtos, provendo como métodos as principais operações pertinentes a típica interação com uma base de dados qualquer.

8) Qual a diferença entre uma aplicação que utilize DAO, quer seja implementando Factory Method ou Abstract Factory, e uma que empregue Hibernate? Quando devemos utilizar um ou outra (argumente sobre prós e contras)?

9) Quais são os passos necessários ao desenvolvimento de qualquer aplicação Java que empregue o Hibernate como elemento para persistência de dados?

10)O que são configurados pelos arquivos XML e Properties no Hibernate?

11) Quais seriam as alterações necessárias a aplicação proposta no exercício 2 para que se adaptasse ao uso do Hibernate?

Referências

Documentos relacionados

(f) À luz da(s) maneira(s) por você considerada(s) para se caracterizar a cientificidade, pode-se considerar a ciência como uma forma de conhecimento que seja superior, em

Disciplina.: Linguagens Formais Professor..:

Disciplina.: Linguagens Formais Professor..:

Disciplina.: Aspectos Teóricos em Computação Professor..:

Disciplina.: Aspectos Teóricos em Computação Professor..: Leandro C. 2) Demonstre que mesmo em uma linguagem L infinita, todas as suas cadeias possuem comprimento finito..

Classificamos uma linguagem L’ e como Linguagem Recursivamente Enumerável (LRE) se houver uma Mq.T. 5) Qual a diferença fundamental entre um problema verificável em

Disciplina.: Aspectos Teóricos em Computação Professor..: Leandro C. 1) Quais das conjecturas abaixo são verdadeiras? Justifique sua resposta demonstrando de modo

Disciplina.: Laboratório de Programação Estruturada. 1) Elabore uma sub-rotina para calcular o máximo divisor comum entre dois números. 2) Escreva um programa em C# que,