• Nenhum resultado encontrado

Planejamento Educação. vivendo valores. Educação, vivendo valores

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Planejamento Educação. vivendo valores. Educação, vivendo valores"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Educação, vivendo valores

2016

(2)

Por um Mundo Melhor!

(3)

JUSTIFICATIVA

EDUCAÇÃO, VIVENDO VALORES

É de conhecimento geral que, apesar de todos os esforços dedicados ao trabalho de valores humanos na educação, o tema ainda precisa de mais atenção e compreensão. Desenvolver esta prática em prol da formação do indivíduo, reconhecendo o bem comum, em âmbito local, nacional, regional e global, é responsabilidade de todos nós.

Dentro de um contexto social em que o desrespeito distancia o cidadão de uma vida saudável, harmoniosa e feliz, a educação em valores no ensino se faz cada vez mais necessária. Vivemos em constante processo de transformação e, nesse processo, o fortalecimento das virtudes humanas é imprescindível às escolhas, para não seguirmos por caminhos que nos afastem de nossos verdadeiros ideais. Ao compreender que todo indivíduo, organização, família, escola e comunidade têm um papel vital a desempenhar, precisamos contribuir para a transformação dessa realidade.

Numa sociedade justa, respeitadora, honesta, pacífica etc. Os direitos se tornam práticas naturais, fazendo parte da própria cultura. Partindo do princípio de que são os nossos valores que nos conduzem, tal reforço e empenho contribuirão positivamente para a formação dos alunos no meio escolar e, posteriormente, na profissão, como cidadãos conscientes, responsáveis, úteis à sociedade e, principalmente, felizes. Precisamos utilizar-nos de metodologias que enfoquem valores como: honestidade, altruísmo, solidariedade, respeito, justiça, amor, humildade, gratidão, responsabilidade e assertividade.

Perceber o mundo dessa maneira significa compreender cada elemento como participante de uma totalidade, que é viva, ou seja, precisamos entender a realidade de um ponto de vista integrativo. A escola também absorve trabalho humano, recursos naturais, dinheiro, convicções ideológicas e filosóficas.

Processa todas essas “entradas” e devolve, como “saídas”, não só o conhecimento aos alunos, mas também valores, regras de conduta, benefícios comunitários.

O despertar para esta prática exige a constante participação do corpo docente, dos alunos, das famílias e da comunidade, criando conexão e/ou constituindo vínculos, como característica central. Ao mesmo tempo, estabelecendo competências e habilidades para dialogar e administrar conflitos. Contudo para isso, é preciso ampliar as oportunidades de aprendizagem que envolvem as experiências práticas, pois oferecer a todos a possibilidade de participar é o mesmo que dizer: “Vocês são capazes de tomar decisões acertadas, vocês são dignos de confiança.” Ao se tornarem protagonistas de ações, educadores, alunos e famílias veem seus vínculos com o mundo, com o meio ambiente, fortalecer-se.

Sabemos que é indiscutível a importância desta educação; no entanto, num mundo globalizado, precisamos promover essa temática em dimensões globais. Somos parte de um todo e viver em harmonia com a Natureza é ter compromisso e responsabilidade tanto com as gerações atuais e com todos os seres vivos, como também com as futuras gerações.

Neste campo, temos muitos desafios a enfrentar, mas contribuir para a formação e desenvolvimento do indivíduo e da sociedade, reconhecendo que a paz é a plenitude criada por relações corretas consigo mesmo, com outras pessoas e culturas, com outras vidas, com a Terra, com o meio ambiente e com a totalidade maior da qual somos parte, é responsabilidade de todos nós.

...Amo aqueles que plantam árvores sabendo que não se assentarão à sua sombra.

Plantam árvores para dar sombra e frutos àqueles que ainda não nasceram.

(RUBEM ALVES, 2008: 119)

(4)

OBJETIVO GERAL

Desenvolver valores e ações que promovam a progressão individual e coletiva em relação ao respeito à vida, à justiça, à solidariedade e à harmonia social e ambiental. Contribuir para a formação do indivíduo que atua na construção de um mundo melhor.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Apresentar ao aluno que, ao despertar o amor que existe no indivíduo, inicia-se o processo de transformação da realidade social, desenvolvendo o prazer do trabalho em conjunto, entendendo o ato de cooperar como uma prática fundamental para o bem comum;

• Entender a responsabilidade como a habilidade de tomar decisões acertadas e de responder pelos próprios atos em relação à sociedade e ao meio ambiente;

• Desenvolver atitudes de respeito pelo eu, pelos outros e pela Natureza, estimulando a prática do altruísmo e ações de gentileza com o próximo e com o mundo, levando o aluno a perceber que, na união, é necessário compartilhar e realizar ações para a felicidade de todos;

• Cultivar a amizade e a honestidade, aperfeiçoando relações harmônicas.

REVISTA PLANETA AZUL

Em formato de história em quadrinhos, a Revista Planeta Azul é publicada em oito edições, correspondentes aos meses do ano letivo.

Cada edição é composta de histórias verídicas, vividas pelos alunos em sala de aula, em suas famílias e/ou na sociedade e adaptadas aos personagens da Turma do Planeta Azul.

As narrativas abordam temas como: cidadania; preservação do meio ambiente; formação do caráter altruísta; bondade; cortesia; respeito;

limpeza e organização; alimentação saudável; arte etc.

As experiências chegam à redação da revista por meio de centenas de

cartas enviadas aos personagens bem como são obtidas por intermédio

de acompanhamento e/ou visitas às escolas. Aquelas que se encaixam

dentro da proposta anual, são transformadas em roteiros e produzidas

em novas histórias publicadas, nas respectivas edições. Por esta razão,

é importante que o professor fique atento à prática de boas ações dos

alunos e, dentro do possível, os estimule na elaboração do roteiro da

história. Este exercício favorece os estímulos cognitivos, o raciocínio

lógico-operatório, a estrutura do pensamento, o ensino-aprendizagem,

bem como auxilia no desenvolvimento da linguagem oral e escrita, na

compreensão de texto, no vocabulário, no interesse pela leitura, entre outros.

(5)

EXEMPLO DE UM ROTEIRO ELABORADO A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DE UM ALUNO Um aluno da cidade de Pinhais/PR contou que estava aguardando o início da aula, no pátio com os amigos, quando percebeu que a professora chegava à escola, carregando a bolsa, com as duas mãos ocupadas com livros, cadernos etc.

Logo o aluno se pôs a recebê-la cordialmente, ofereceu-se para carregar o material, acompanhou-a até a sala de aula e, com respeito e amizade, seguiram conversando pelos corredores da escola.

Agora, ele e outros amigos praticam esta boa ação com frequência, esperando ansiosos pela chegada da professora.

Motivados pela professora, os alunos da turma elaboraram o roteiro abaixo:

CENA TEXTO

Dourado, do lado de dentro do portão da escola, esperan- do ansioso a Profª Bela chegar.

Profª Bela já está do outro lado da calçada, com a bolsa no ombro e alguns cadernos e livros nos braços.

Profª Bela no portão e, Dourado ajudando-a, pegando os

materiais de suas mãos. Dourado: Bom-dia, professora! Vou ajudá-la!

Os dois caminham para a sala de aula, e Dourado, está carregando o material da professora.

Na sala de aula, o material já está sobre a mesa da profes- sora, e bolsa, na cadeira. Miniarranjo floral sobre a mesa.

Profª Bela dando um forte abraço no Dourado, em agra- decimento.

Profª Bela: Obrigada!!!

E assim, finalmente, ficou a produção de arte da história:

(6)

A história possibilitou algumas reflexões. Assim, indicamos como sugestões de atividades e abordagens com os alunos, os seguintes exemplos:

Trabalhar o respeito para com o professor e a atitude de servir, pois, através dos nossos mestres, aprendemos e compartilhamos experiências e conhecimentos;

• Despertar o sentimento de gratidão em relação ao professor, compreendendo, também, pontos importantes sobre hierarquia. Reflexões como: O que seríamos sem os nossos professores?

O que seria de cada uma nas mais diversas profissões sem eles? O que podemos fazer para recebê- los bem? Manter-se atentos para ouvi-los? Recebê-los em sala de aula? Na porta da escola? Ajudá- los? Reflita...

• Preparação, carinho, gratidão e respeito em relação à chegada do professor;

• Atenção também às pessoas ao nosso redor e o compromisso de que precisamos ter com tudo o que envolve o universo escolar, materiais, móveis etc;

• Alguns valores: responsabilidade; respeito; cuidado; solidariedade; percepção; gratidão;

carinho; companheirismo; felicidade e amizade.

• Temas transversais: ética e pluralidade cultural.

(7)

CERTIFICADO DE RECONHECIMENTO

Para homenagear os alunos que são protagonistas com suas experiências nas histórias publicadas em edições da Revista Planeta Azul, a Fundação Mokiti Okada concede um Certificado de Reconhecimento,

pelo exemplo de conduta em favor da construção de um mundo melhor:

TEMAS DAS EDIÇÕES 2015

(8)

EDIÇÃO MÊS TEMA OBJETIVO

155 Março Cooperação

• Perceber que a cooperação é uma forma positiva de agir, e que se dá em pensamentos, palavras e atos, despertando o prazer da integração e da verdadeira prática do bem ao enxergar as necessidades do outro e do grupo.

156 Abril Altruísmo

• Apresentar os benefícios desta prática de forma clara, compreendendo que, se todos mantiverem atitudes de altruísmo, muitas outras qualidades surgirão bem como realizações grandiosas, motivadas pela gentileza.

157 Maio Responsabilidade • Reconhecer que a paz é uma conquista diária por meio de nossas ações e que, através do altruísmo, procurando fazer feliz seu seme- lhante, é possível colher felicidade, amizade e respeito.

158 junho Amor

• Melhorar o relacionamento do grupo em si, estimulando uma visão positiva com relação à vida, aos alunos, à família, à escola, ao professor. Favorecer o sentimento de amor entre todos e desenvolver a autoestima e a participação efetiva nas diversas atividades propostas.

159 Agosto Respeito

• Aumentar a prática deste valor nos relacionamentos da escola, es- tendendo-se à família e à sociedade, oferecendo meios para uma reflexão mais abrangente sobre este valor. Incentivar atitudes mais profundas de respeito à vida, à Natureza e às pessoas, bem como o autorrespeito.

160 Setembro Amizade

• Oferecer meios para auxiliar a prática da amizade entre os alunos, mantendo o grupo em harmonia com os ideais e objetivos propos- tos desde o início do ano letivo e exercitando a prática da honesti- dade nas relações..

161 Outubro Felicidade

• Compreender a felicidade numa perspectiva de consciência cons- trutiva e pacífica com relação ao mundo e ao próximo, promovendo experimentos que propiciem a todos o contato com sua paz interior e êxito nas relações familiares e da sociedade em geral, através de pensamentos, palavras e ações positivos.

162 Novembro União

• Desenvolver a prática de que “a união faz a força”, compreendendo que a união é como uma corrente que se torna mais forte, quando possui muitos elos. Encorajar os alunos a se perceber como per- tencentes a uma grande família, que é a humanidade, estimulando atitudes de ajuda e companheirismo.

PONTO DE APOIO

1

(9)

O Ponto de Apoio é produzido para os educadores. Nele, sugerimos atividades e reflexões a serem desenvolvidas na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, para cada uma das histórias publicadas nas Revistas da Turma do Planeta Azul.

ATIVIDADES PERMANENTES

São propostas de atividades que possibilitam colaborar para a formação do aluno, no que se refere ao aspecto social, afetivo, cognitivo e emocional. Contemplando o sentido

da verdadeira educação compreendida pelo Projeto Planeta Azul, como sendo aquela que desenvolve o autoconhecimento, o cuidado para com o outro e a responsabilidade pela preservação da natureza. (As atividades permanentes também são sugeridas ao longo do ano nos Pontos de Apoio).

CAMPANHA DO OBRIGADO

2

A Campanha do Obrigado é o primeiro exercício da prática de altruísmo que o aluno passa a realizar e tem como objetivos despertar a importância de se fazer boas

ações e ajudar o próximo, e indicar que receber “obrigado”

é ainda mais valioso do que dizer “obrigado”.

A leitura das histórias da Revista Planeta Azul, ao incentivar a prática de boas ações e de agradecimento, possibilita desenvolver na criança a iniciativa, a vontade própria, a espontaneidade e a criatividade, promovendo a transformação do comportamento e o aproveitamento em sala de aula.

• IKEBANA (ARRANJOS FLORAIS)

1 Para download acesse: www.planetaazul.com.br > PARA OS PROFESSORES.

2 Para download do Manual da Campanha do Obrigado acesse: www.planetaazul.com.br> PARA OS PROFESSORES.

(10)

Para Mokiti Okada, a missão da flor é alegrar a vida com sua beleza e, com isso, elevar o indivíduo por meio do Belo, pois a flor é a expressão máxima de beleza na natureza.

Assim, sugerimos a preparação de arranjos florais por alunos e professores. Essa ati- vidade visa desenvolver a sensibilidade e o equilíbrio ne-

cessário à boa convivência. Enquanto preparam arranjos florais, alunos e professores são levados a refletir sobre a beleza das flores e a missão que elas possuem em nossas vidas. Para Mokiti Okada (2002:43):

“Se chegarmos ao ponto de existirem flores onde quer que haja pessoas, a força para tornar ameno este mundo, será bem grande.”

Mokiti Okada

• HORTA

O trabalho da horta conscientiza o aluno da qualidade dos produtos consumidos no dia a dia e apresenta uma possibilidade mais saudável para cultivá-los, através do método da agricultura natural.

Essa proposta propicia o contato com elementos da Natureza e desperta na crian- ça o desejo de cuidar e preservar a vida. Mesmo sem espaço na escola para ela- boração da horta em canteiros, é possível realizar essa atividade em oficinas que serão sugeridas e orientadas ao longo do ano letivo.

• COZINHA EXPERIMENTAL

Tem por finalidade enriquecer os conteúdos e os conceitos trabalhados a partir do preparo de alimentos.

Na cozinha, além de serem desenvolvidos conceitos de todas as disciplinas, como frações, quantidades, pesos, medidas, valor nutricional, cores, formas geométricas e diversidade cultural, são desenvolvidos

valores e atitudes quanto à higiene, desperdício, reaproveitamento, entre outros.

Os ingredientes de cada receita podem ser divididos pelas crianças do grupo,

favorecendo o desenvolvimento da responsabilidade e do comprometimento com

a realização da atividade. Sugestões de receitas mais saudáveis serão indicadas ao

longo do ano letivo.

(11)

Ao contrário do que se pensa, o relaxamento não traz em si a ideia de “acalmar” o aluno e, dessa forma, fazê-lo “ficar apenas mais tranquilo.” O motivo principal é aproximar o máximo possível a frequência cerebral, por meio de exercícios de respiração, e “preparar” o cérebro para receber o conhecimento a ser transmitido durante o dia.

O relaxamento pode ser realizado com uma música baixinha, em que o professor orienta o aluno a perceber sua respiração, fazendo movimentos de alongamento do corpo; também pode promover “viagens imaginárias”, envolvendo lugares paradisíacos, cores, sons...

• LIVRO DA APRENDIZAGEM

Esta atividade consiste na abertura de um caderno para registro diário de uma aprendizagem ou acontecimento relevante no dia de trabalho da turma.

O próprio grupo decide o mecanismo de produção, que pode ser uma dissertação, um desenho, uma técnica de artes ou qualquer forma de expressão e comunicação que revelem a emoção e o sentimento dispensados durante a realização da atividade. Cabe ao grupo ainda definir o critério de seleção do aluno que fará o registro do dia (sorteio, ordem alfabética etc.) bem como selecionar, dentre as atividades propostas, a que será impressa no material. O material produzido será riquíssimo para seleção de argumentos (experiências vivenciadas pelos alunos) para futuras publicações na Revista Planeta Azul.

• PENSAMENTO DA SEMANA

Trata-se de um pensamento ou de uma mensagem que determinem a prática da semana proporcionando

a reflexão dos alunos sobre os valores e a postura positiva que devemos

desenvolver para com o outro e perante a vida. O pensamento ou mensagem

podem ser lidos diariamente (no início da aula). Durante a semana, a turma

realiza um trabalho que contextualize o pensamento em questão, envolvendo o

conteúdo programático da série.

(12)

• MÚSICAS DO PROJETO

3

Por meio das músicas do projeto, os alunos resgatam valores às vezes já esquecidos.

Os ritmos são variados, as letras e as melodias mudam o sentimen- to das crianças e, como consequência, as atitudes. As músicas são disponibilizadas gratuitamente para download em nosso site.

3 CD disponível para download gratuito em www.planetaazul.com.br > DOWNLOADS.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

JORNADA DE AMOR À TERRA: ÉTICA E EDUCAÇÃO EM VALORES UNIVERSAIS / LAURA GORRESIO ROIZMAN, ELCI FERREIRA.

CONFLITOS NA ESCOLA - MODOS DE TRANSFORMAR: DICAS PARA REFLETIR E EXEMPLOS DE COMO LIDAR/ CLAUDIA CECCON ... [ ET AL.]; APRESENTAÇÃO RUBEM ALVES; ILUSTRAÇÕES CLAUDIUS CECCON. – SÃO PAULO: CECIP : IMPRENSA OFICIAL DO ESTADO DE SÃO PAULO, 2009. 208 P.: IL.

NOUSIAINEN, S., 2008. CINCO MINUTOS DE VALORES HUMANOS PARA A ESCOLA. EDIÇÕES CAMINHOS DE HARMONIA. FORTALEZA, CE – BRASIL. DISPONÍVEL EM WWW.CINCOMINUTOS.ORG. ACESSO EM 20/11/2015.

OSTRA FELIZ NÃO FAZ PÉROLA / RUBEM ALVES / SÃO PAULO: EDITORA PLANETA DO BRASIL, 2008

Referências

Documentos relacionados

Promovido pelo Sindifisco Nacio- nal em parceria com o Mosap (Mo- vimento Nacional de Aposentados e Pensionistas), o Encontro ocorreu no dia 20 de março, data em que também

Como já afirmamos, o acompanhamento realizado pelas tutorias é nosso cartão de visitas, nossa atividade em que o objeto social do Gauss se manifesta de forma mais

Siguiendo esta línea de reflexión, en este estudio se encontró que el grupo de brasileñas y colombianas quienes cuentan con mejores ni- veles educativos que las peruanas tienen

A motivação para o desenvolvimento deste trabalho, referente à exposição ocupacional do frentista ao benzeno, decorreu da percepção de que os postos de

Segundos os dados analisados, os artigos sobre Contabilidade e Mercado de Capital, Educação e Pesquisa Contábil, Contabilidade Gerencial e Contabilidade Socioambiental

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,