• Nenhum resultado encontrado

EditaldoMestradoemComunicação2010

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EditaldoMestradoemComunicação2010"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

MESTRADO ACADÊMICO EM CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO

EDITAL DE SELEÇÃO - TURMA 2010

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia do Instituto de Letras e Comunicação da Universidade Federal do Pará (PPGCOM-UFPA) torna público que estarão abertas as inscrições para o Processo Seletivo para a Turma de 2010 do Curso de Mestrado Acadêmico em Ciências da Comunicação.

1 DO MESTRADO

Recomendado pela CAPES em 2010, na 116ª Reunião do CTC, o programa tem como proposta geral promover a análise do campo midiático a partir dos seus produtos e sua relação com as práticas culturais e sociais contemporâneas, fomentando a investigação dos processos culturais em suas peculiaridades na Amazônia. Para tanto, o curso se estrutura em torno de duas linhas de pesquisa: Mídia e Cultura na Amazônia e Estratégias de Comunicação Midiática na Amazônia.

2 DAS INSCRIÇÕES

2.1 Poderão inscrever-se para o processo de seleção ao Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia, os portadores de diploma de graduação de nível superior em Comunicação ou áreas afins, reconhecido na forma da lei.

2.2 Documentos necessários para a inscrição dos candidatos: 2.2.1 Formulário de inscrição (Anexo 1) devidamente preenchido.

2.2.2 Diploma ou declaração de concluinte de curso de graduação de nível superior (original e cópia) fornecida por instituição reconhecida pelo MEC, de acordo com o Regimento Geral da Pós-Graduação da UFPA e Resolução nº 3.870 CONSEPE de 1º de julho de 2009. O diploma de curso superior obtido no exterior deve estar devidamente revalidado no Brasil. Pede-se original e cópia de cada documento, conforme Resolução nº 3.210 CONSEPE de 26 de outubro de 2004. Caso a inscrição seja por correspondência, dispensa-se o original e exige-se fotocópia autenticada.

2.2.3 Histórico Escolar da Graduação (original e cópia). Caso a inscrição seja por correspondência, dispensa-se o original e exige-se fotocópia autenticada.

2.2.4 Documentos de identificação: documento de Identidade (ou documento equivalente), CPF, Título de Eleitor e comprovante(s) de comparecimento à última eleição e, para homens, o Certificado de Reservista. Pede-se original e cópia de cada documento. Caso a inscrição seja por correspondência, dispensa-se o original e exige-se fotocópia autenticada.

2.2.5 Duas (02) fotografias 3 x 4 recentes.

2.2.6 Currículo LATTES/CNPq em 3 (três) vias, sendo uma delas com cópias dos documentos comprobatórios devidamente autenticados por certificação em cartório ou pela apresentação dos originais junto à Secretaria do Programa, no ato da inscrição.

2.2.6.1 Os documentos comprobatórios deverão estar organizados e numerados de acordo com a ordem do currículo LATTES/CNPq.

2.2.7 Anteprojeto de Pesquisa, em 3 (três) vias, abordando tema referente a uma das linhas de pesquisa do programa. A elaboração do Anteprojeto deve seguir o roteiro do Anexo 2.

(2)

MESTRADO ACADÊMICO EM CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO

contendo breve resumo da Monografia de Graduação e/ou Especialização (se for o caso, máximo de duas laudas).

2.2.9 Tais documentos ficarão à disposição dos candidatos, para devolução, no período de 20/08/2010 a 20/09/2010, na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia.

2.2.10 Comprovante de aprovação em Prova de Proficiência em Língua Estrangeira, conforme subitem 7.3.6 deste Edital.

2.2.11 Comprovante de pagamento da taxa de inscrição de R$ 80,00 (oitenta reais), recolhida por meio de depósito no Banco do Brasil S/A na conta corrente C/C Nº 99.472-3 Ag. 3702-8 CÓDIGO

IDENTIFICADOR: 106.260-3. Em nenhuma hipótese será feita devolução da taxa de inscrição. 2.3 Poderá requerer isenção da taxa de inscrição, em conformidade com o Decreto n.º 6.593, de 2.10.2008, o candidato que estiver inscrito no CadÚnico (Cadastro Único para Programas So-ciais do Governo Federal) e for membro de família de baixa renda, nos termos do Decreto n.º 6.135, de 26.06.2007.

2.3.1 O candidato pleiteante à isenção da taxa de inscrição deverá informar o NIS (Número de Identificação Social) atribuído pelo CadÚnico.

2.3.2 O candidato pleiteante à isenção da taxa deve encaminhar carta à coordenação do Progra-ma registrando sua solicitação, devidamente acompanhada das inforProgra-mações indicadas aciProgra-ma. A solicitação deverá ser protocolada na Secretaria do Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia até o dia 07/06/2010.

2.3.3 Será desconsiderada solicitação de isenção de taxa do candidato que omitir informações e/ou torná-las inverídicas, fraudar e/ou falsificar informação.

2.3.4 O resultado das isenções deferidas será divulgado até o dia 14/06/2010, na Secretaria do Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia.

2.3.5 O candidato que pleitear isenção da taxa de inscrição e não obtiver a concessão do benefí -cio, se desejar participar do processo seletivo, deverá efetivar sua inscrição efetuando o recolhi-mento da taxa na conta corrente especificada neste Edital.

3 DAS FORMAS PARA INSCRIÇÃO

As inscrições poderão ser efetivadas:

3.1 Pessoalmente pelo candidato, na Secretaria do Programa.

Endereço: Cidade Universitária José da Silveira Netto- Campus Guamá Rua Augusto Corrêa, n. 1

Instituto de Letras e Comunicação-ILC CEP: 66075-110 – Belém-Pará-Brasil Horário: 9h às 13h – 14h30 às 18h

3.2 Por seu procurador legal (procuração particular com assinatura autenticada em cartório). 3.3 Por meio de remessa pelos Correios (SEDEX ou similar) endereçada conforme modelo a seguir: Destinatário: Profa. Dra. Maria Ataide Malcher – Coordenadora do PPGCOM-UFPA

Endereço: Cidade Universitária José da Silveira Netto- Campus Guamá Rua Augusto Corrêa, n. 1

(3)

MESTRADO ACADÊMICO EM CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO

Instituto de Letras e Comunicação-ILC CEP: 66075-110 – Belém-Pará-Brasil.

3.3.1 Neste último caso, serão consideradas as correspondências postadas até o último dia de inscrição, sendo esta opção válida somente para os candidatos que residam fora da Região Metropolitana de Belém.

3.3.2 Não serão aceitas inscrições via Internet ou fax ou fora do prazo determinado. 3.4 Haverá análise prévia dos pedidos de inscrição e somente serão deferidos:

a) Os que atenderem aos critérios estabelecidos neste Edital;

b) Os que apresentarem anteprojetos adequados às linhas de pesquisa do Programa.

4 DO PROCESSO DE SELEÇÃO

4.1. Participarão do processo de seleção somente os candidatos cuja inscrição foi homologada. 4.2. A seleção dos candidatos será feita pela Comissão do Processo Seletivo aprovada pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e homologada pela Congregação do ILC.

4.3. Para a execução do processo seletivo, o Colegiado do Programa constituiu Comissão do Proces-so Seletivo composta por 4 (quatro) membros efetivos dentre os integrantes do corpo docente do Programa, de acordo com as normas internas definidas pelo Colegiado do Programa. A configuração da Comissão do Processo Seletivo fica assim constituída:

- Prof. Dr. Manuel José Sena Dutra (membro efetivo) - Profa. Dra. Maria Ataide Malcher (membro efetivo)

- Profa. Dra. Netília Silva dos Anjos Seixas (membro efetivo) - Prof. Dr. Otacílio Amaral Filho (membro efetivo)

4.4. Serão ofertadas oito (8) vagas, vinculadas às linhas de pesquisa do Programa, sendo: - Quatro (4) vagas na linha de pesquisa Mídia e Cultura na Amazônia e

- Quatro (4) vagas na linha de pesquisa Estratégias de Comunicação Midiática na Amazônia.

5 FASES DE SELEÇÃO

1ª fase – Inscrição e homologação das inscrições;

2ª fase – Avaliação do Anteprojeto de Pesquisa (eliminatória e classificatória); 3ª fase – Avaliação do Currículo LATTES (eliminatória e classificatória); 4ª fase – Prova de Proficiência em Língua Estrangeira (eliminatória); 5ª fase – Prova Escrita (eliminatória e classificatória);

(4)

MESTRADO ACADÊMICO EM CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO 6 DO CALENDÁRIO

CALENDÁRIO PROCESSO SELETIVO PPGCOM-UFPA-2010

Fases Descrição das fases Datas /Períodos

Inscrição ao processo seletivo 28/05 a 23/06

Divulgação das inscrições homologadas 25/06/10

Avaliação do Anteprojeto de Pesquisa (eliminatória e classificatória)

29/06 a 05/07

Divulgação dos anteprojetos aprovados 06/07/10

Avaliação do currículo LATTES (eliminatória e classificatória)

09 a 12/07

Divulgação do resultado da avaliação do currículo 12/07/10

Prova de Proficiência em Língua Estrangeira (eliminatória)

15/07/10 Divulgação dos aprovados na Prova de Proficiência 20/07/10

Prova Escrita (eliminatória e classificatória) 23/07/10

Divulgação dos aprovados na Prova Escrita 27/07/10

Entrevista e Defesa do Projeto (classificatória) 30/07 a 03/08

Divulgação do resultado da Entrevista e Defesa do Projeto

04/08/10

Divulgação da relação dos aprovados 06/08

Período de matrícula 09 a 13/08

6.1 As provas e entrevistas serão realizadas no Prédio do Instituto de Letras e Comunicação, localizado no Setor Básico do Campus Universitário Prof. José da Silveira Netto, Guamá, Av. Augusto Corrêa, nº 01, Belém, PA – CEP 66.075-110.

7 DOS CRITÉRIOS DE ANÁLISE

7.1 Anteprojeto de Pesquisa

7.1.1 Os anteprojetos serão avaliados pelos membros da Comissão do Processo Seletivo. Serão considerados os seguintes itens:

a) tema adequado às linhas de pesquisa do Programa; b) relevância do problema;

c) capacidade de argumentação; e d) viabilidade de execução.

(5)

MESTRADO ACADÊMICO EM CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO

7.1.2 As citações e a bibliografia devem seguir as normas da ABNT.

7.1.3 O critério fundamental para a aceitação dos anteprojetos de pesquisa é que os candidatos definam precisamente um enfoque vinculado a uma das duas Linhas de Pesquisa (Mídia e Cultura

na Amazônia e Estratégias de Comunicação Midiática na Amazônia), nas formas definidas pelas

ementas dessas linhas. Recomenda-se que os candidatos observem os currículos Lattes do corpo docente para garantir coerência na construção de seus anteprojetos de pesquisa.

7.1.4 Os itens “a” e “b” do subitem 7.1.1 devem demonstrar a afinidade do anteprojeto de pesquisa do candidato com o Programa de Pós-Graduação, considerando-se a formação-base do candidato, a sua trajetória acadêmica e a proposta de pesquisa.

7.1.5 O candidato não aprovado nesta fase será eliminado da seleção. 7. 2 Avaliação do Currículo Lattes.

7.2.1. A avaliação do currículo levará em conta as seguintes produções do candidato: a) publicação em periódicos científicos;

b) publicação de livros científicos;

c) publicação de capítulos de livros científicos; d) apresentação de trabalhos científicos; e) textos completos em anais de congressos; e f) atividades técnicas e artísticas.

7.2.1.1Só serão consideradas as produções pertinentes à área de Comunicação ou áreas afins. 7.2.2 O candidato não aprovado nesta fase será eliminado da seleção.

7.3 Proficiência em uma Língua Estrangeira (Inglês, Francês ou Espanhol e, para candidato estrangeiro, em Português).

7.3.1 O candidato ao processo de seleção do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia deverá demonstrar habilidade de compreensão de texto relacionado à área de con-centração de estudos deste edital na qual estiver inscrito. Para esta finalidade, o candidato deve-rá submeter-se-á à Prova de Proficiência em Língua Estrangeira como indicado neste Edital.

7.3.2 A prova terá como objeto, texto na língua estrangeira, relacionado à área de estudos deste mestrado. Serão observados os seguintes critérios:

a) Habilidades gerais na utilização das estratégias de abordagem textual b) Capacidade de identificar e localizar as informações solicitadas

c) Capacidade de interpretação do texto em LE para solução das questões apresentadas d) Capacidade de versar e traduzir trechos da leitura

7.3.3. A Prova de Proficiência terá duração máxima de duas (02) horas e não será permitida consulta a qualquer publicação impressa ou digital.

7.3.4 A Prova de Proficiência será avaliada na escala de 0 (zero) a 10 (dez) pontos e terá caráter eliminatório.

7.3.5 Será eliminado no concurso o candidato que faltar à Prova de Proficiência ou obtiver nota inferior a sete (7,0)

7.3.6 Estarão isentos da realização da Prova de Proficiência os candidatos que apresentarem, no ato da inscrição, original e cópia de uma das certificações ou situações indicadas abaixo:

(6)

MESTRADO ACADÊMICO EM CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO

a) Exame de Proficiência em Línguas Estrangeiras (Profile) da Faculdade de Letras Estrangeiras Modernas da UFPA – documento comprobatório exigido: declaração de aprovação devidamente datada e assinada dentro da validade (dois anos);

b) Certificação Cambridge – Firts Certificate , CAE (Cambridge Advanced Examination), CPE (Cambridge Proficiency Examination) – documento comprobatório exigido: Certificado da Universidade de Cambridge;

c) Certificação da Universidade de Michigam (ECPE) – documento comprobatório exigido: Certificado da Universidade de Michigan;

d) Certificação do Test of English as a Foreign Language (TOEFL), dentro do prazo de validade de dois (02) anos, na qual o candidato tenha alcançado no mínimo 60 pontos na modalidade iBT e 497 pontos na modalidade Paper Based – documento comprobatório exigido: Registro de Score emitido pelo ETS;

e) Certificação Ielts, dentro do prazo de validade de dois (02) anos, na qual o candidato tenha alcançado 4,5 pontos – documento comprobatório exigido: Comprovação de Score emitido pelo IELTS, BRITISH COUNCIL ou UNIVERSITY OF CAMBRIDGE;

f)

DELF (Diplôme d´Etude en Langue Française) A2;

g)

Dele (Diplomas de Español como Lengua Extranjera) Inicial;

h) Conceito EXCELENTE na atividade curricular LÍNGUA ESTRANGEIRA INSTRUMENTAL (Inglês, Francês, Espanhol ou Português, para candidato estrangeiro); i) CELPE (Certificado de Língua Portuguesa), para candidato estrangeiro.

7.3.6.1 Para inscrição por correspondência, dispensa-se o original e exige-se fotocópia autenticada dos documentos comprobatórios indicados no subitem 7.3.6.

7.3.7 Somente serão aceitas as certificações referentes às línguas estrangeiras Inglês, Francês ou Espanhol e para candidato estrangeiro a certificação em língua Portuguesa.

7.3.8 O candidato não aprovado nesta fase será eliminado da seleção.

7.3.9 O resultado da Prova de Proficiência realizada por este Programa tem como único propósito a comprovação de habilitação do candidato para este Mestrado especificamente, por conseguinte, não serão emitidas declarações sobre os resultados para utilização com outros fins.

7.4 Prova Escrita

7.4.1 A Prova Escrita dissertativa versará sobre temas específicos com base na bibliografia indicada neste Edital. Serão observados os seguintes critérios:

a) conhecimento do tema proposto;

b) conteúdo pertinente às questões apresentadas; c) sistematização e coerência dos argumentos; d) correção de linguagem e clareza de expressão.

7.4.2. A Prova terá duração máxima de 4 (quatro) horas e não será permitida consulta a qualquer publicação impressa ou digital.

7.4.3 A Prova Escrita será avaliada na escala de 0 (zero) a 10 (dez) pontos e terá caráter eliminatório e classificatório.

7.4.4 Será eliminado do processo seletivo o candidato que faltar à Prova Escrita ou obtiver nota inferior a 7 (sete).

(7)

MESTRADO ACADÊMICO EM CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO

7.5 Entrevista e Defesa do Projeto 7.5.1 Nesta fase a avaliação considerará:

a) a argumentação exposta na Prova Escrita;

b) a capacidade de argumentação do problema proposto no Anteprojeto;

c) a trajetória acadêmica apresentada no currículo Lattes em relação ao que se propõe no projeto para o Mestrado.

7.5.2 As entrevistas serão realizadas por ordem alfabética dos candidatos.

7.6 O candidato reprovado em qualquer uma das fases eliminatórias será excluído do processo de seleção.

8 DOS CRITÉRIOS DE AFERIÇÃO DA AVALIAÇÃO

8.1 Para fins de avaliação nas atividades do processo seletivo, a Comissão do Processo Seletivo nortear-se-á pelo Art. 55 da Resolução nº. 3.870/2009-UFPA (Regimento Geral dos Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu), Regimento Geral da UFPA (disponível em <http://www.ufpa.br) e pelo Regimento do Programa, disponível na Secretaria do Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia.

8.2 Será considerado aprovado em cada fase do processo seletivo o candidato que obtiver nota mínima 7 (sete), inserida no intervalo correspondente ao conceito Bom, no intervalo de 0 (zero) a 10 (dez).

8.3 Os candidatos serão classificados em ordem decrescente do total de pontos, de acordo com a média alcançada a partir da seguinte equação: Anteprojeto (peso 2)+Currículo Lattes (peso 1)+Prova Escrita (peso 3)+Entrevista com Defesa do Projeto (peso 2) ÷ 8 = NOTA FINAL.

8.4 Os candidatos serão classificados em ordem decrescente do total de pontos, de acordo com a linha de pesquisa escolhida.

8.5 Dentre os aprovados, serão classificados os candidatos que estiverem compreendidos dentro do limite das vagas existentes em cada linha de pesquisa.

9 DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE

9.1 Na hipótese de igualdade de nota final, terá preferência o candidato com idade igual ou superior a 60 anos, conforme o Parágrafo Único, do Artigo 27, da Lei n° 10.741, de 01 de outubro de 2003. Persistindo o empate, constituem-se, sucessivamente, critérios de desempate para definição da classificação final:

a) maior pontuação total na Prova Escrita; b) maior pontuação na análise do Anteprojeto; c) maior pontuação na análise do Currículo Lattes;

e) idade maior (para candidatos que ainda não completaram 60 anos).

9.2 Persistindo o empate, a escolha será feita a partir da realização de sorteio pela Comissão do Processo Seletivo, com a presença dos candidatos empatados e da Coordenação do Programa.

(8)

MESTRADO ACADÊMICO EM CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO 10 DOS RESULTADOS E DOS RECURSOS

10.1 Os resultados de cada uma das fases serão afixados no mural do Instituto de Letras e Comunicação.

10.2 Será admitido recurso aos resultados.

10.2.1 Os recursos poderão ser interpostos e protocolado na Secretaria do Programa no prazo máximo de 48 horas, contados a partir da data da divulgação do resultado de cada fase.

10.2.2 O recurso deverá ser formalizado e devidamente fundamentado, mediante modelos de requerimentos específicos – Formulário de Recurso e Justificativa de Recurso –, disponíveis no

Anexo 4deste Edital.

10.2.3 O recurso deverá ser individual, devidamente fundamentado, estar digitado ou datilografado com as seguintes informações essenciais: nome da fase do processo de seleção para ingresso ao Mestrado Comunicação, Cultura e Amazônia, nome do candidato, número do documento de Identidade, número do CPF, endereço, número de telefone, linha de pesquisa a que está concorrendo, número de inscrição e assinatura do candidato e exposição do questionamento.

10.2.4 O candidato deverá ser claro, consistente e objetivo em seu pleito. Recurso inconsistente ou intempestivo será liminarmente indeferido.

10.2.5 Admitir-se-á um único recurso por candidato, para cada fase específica.

10.2.6 Não serão aceitos recursos interpostos por fax, telegrama, correio eletrônico ou outro meio que não seja o estabelecido neste Item 10.

10.2.7 A interposição dos recursos não cessa o regular andamento do cronograma da Seleção. 10.2.8 Caso haja procedência de recurso interposto dentro das especificações, poderá, eventualmente, alterar-se a classificação inicial obtida pelo candidato para uma classificação superior ou inferior ou, ainda, poderá acarretar a desclassificação do candidato que não obtiver nota mínima exigida para aprovação.

10.2.9 Após a análise de todos os recursos interpostos, os mesmos serão disponibilizados aos candidatos, na Secretaria do Programa.

10.2.10 Serão conhecidos, mas indeferidos, os recursos inconsistentes, sem fundamentação ou que expressem mero inconformismo do candidato.

10.2.11 Em nenhuma hipótese serão aceitos pedidos de revisão de recursos e recurso de recurso. 10.2.12 A Comissão do Processo Seletivo constitui a última instância para recurso, sendo soberana em suas decisões, razão pela qual não caberão recursos adicionais.

11 LINHAS DE PESQUISA

11.1 Mídia e Cultura na Amazônia: Estuda os processos interpretativos da mídia, na inter-relação com as identidades culturais, as redes sociais, a memória e o imaginário, que se efetivam no contexto da realidade amazônica.

11.2 Estratégias de Comunicação Midiática na Amazônia: Estuda os processos midiáticos como

constituição de sentido. Pesquisa as diversas instâncias e formas desses processos como estratégias comunicativas, da produção à recepção, observando suas particularidades na Amazônia.

12 DURAÇÃO DO CURSO

(9)

MESTRADO ACADÊMICO EM CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO 13 DISPOSIÇÕES GERAIS

13.1 O candidato deverá comparecer às provas munido de Carteira de Identidade ou outro documento equivalente com foto.

13.2 O não comparecimento em quaisquer das etapas da seleção implicará a eliminação do candidato.

13.3 Estará impossibilitado de realizar a prova o candidato que comparecer ao local de realização (da prova) após o horário estabelecido.

13.4 A divulgação dos resultados contemplará apenas os nomes dos candidatos aprovados em cada etapa, relacionados em ordem alfabética.

13.5 Não havendo o preenchimento das vagas, o Colegiado poderá abrir novo Edital de Seleção especificamente para completar as vagas ociosas.

13.6 Junto com o resultado final do processo seletivo serão divulgados o local, a data, o horário e os documentos necessários para realização da matrícula dos candidatos classificados.

13.7 Os casos omissos serão avaliados em primeira instância e resolvidos pela Comissão do Processo Seletivo e, em segunda instância, pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia.

13.8 Em caso de desistência de algum candidato aprovado, no ato da matrícula, será convocado imediatamente o candidato aprovado (e não classificado) subsequente, na mesma linha de pesquisa do candidato desistente.

13.9 O curso funcionará em tempo integral, podendo haver atividades pelo turno da manhã, tarde e noite.

14 BIBLIOGRAFIA

A bibliografia básica para a Prova Escrita compreenderá os seguintes títulos: ARAÚJO, Inesita. A reconversão do olhar. São Leopoldo: Ed. UNISINOS, 2000.

COSTA, Luciana Miranda. Comunicação & meio ambiente: a análise das campanhas de prevenção a incêndios florestais na Amazônia. 1. Ed. Belém: Ed.da UFPA/NAEA, 2006.

DUTRA, Manuel Sena. A natureza da mídia: os discursos da TV sobre a Amazônia a biodiversidade e os povos da floresta. São Paulo: Anablume, 2009.

(10)

MESTRADO ACADÊMICO EM CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO

FAUSTO NETO, Antonio et al (Org.) Midiatização e processos sociais na América Latina. São Paulo: Paulus, 2008.

PAES LOUREIRO, João de Jesus. Cultura amazônica: uma poética do imaginário. São Paulo: Escrituras, 2003.

MARTÍN-BARBERO, Jesus. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1997.

15 QUADRO DOCENTE DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO CULTURA E AMAZÔNIA

Docente Linha de pesquisa Área de Atuação

FÁBIO FONSECA CASTRO Mídia e Cultura na

Amazônia

Mídia, identidades culturais e sociais. Mídia, redes sociais e sociabilidades.

JOÃO DE JESUS PAES LOUREIRO

Mídia e Cultura na Amazônia

Estudo do imaginário

amazônico. Estética. Poéticas.

LUCIANA MIRANDA COSTA Estratégias de

Comunicação Midiática na Amazônia

Comunicação e meio ambiente. Divulgação científica. Estudos em rádio.

MANUEL JOSÉ SENA DUTRA Estratégias de

Comunicação Midiática na Amazônia

Análise de produtos da mídia. Interdisciplinaridade, Meio ambiente.

MARIA ATAÍDE MALCHER Estratégias de

Comunicação Midiática na Amazônia Processos midiáticos. Estudos de Televisão. Estudos de Audiovisual. Divulgação científica.

NETÍLIA SILVA DOS ANJOS SEIXAS

Estratégias de

Comunicação Midiática na Amazônia

Comunicação e produção de sentido. História da mídia impressa paraense

OTACÍLIO AMARAL FILHO Mídia e Cultura na

Amazônia

Comunicação e política. Processos midiáticos, linguagem e práticas jornalísticas e publicitárias. Mídia, cultura e espetáculo.

Belém, 27 de maio de 2010 Profa. Dra. Maria Ataide Malcher

(11)

MESTRADO ACADÊMICO EM CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO Anexo 1

Número de Inscrição _____________

Foto 3X4

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO DO PROCESSO SELETIVO – 2010 1. IDENTIFICAÇÃO

Nome

CPF RG Órgão Emissor Data Emissão UF

Título de Eleitor UF Seção Zona

Nacionalidade Visto permanente – período de vigência ( ) Não ( )Sim de: ___/___/___a___/___/___

Serviço Militar

2. CONTATOS Endereço

Bairro CEP Telefone

Residencial ( )

Telefone Celular ( )

e-mail

Cidade UF

Nacionalidade Visto permanente – período de vigência ( ) Não ( )Sim de: ___/___/___a___/___/___ 3. FORMAÇÃO ACADÊMICA

Graduação Ano de início__________

Ano de finalização_______

IES País

Pós-Graduação Ano de início__________

Ano de finalização_______ IES País 4. VÍNCULO EMPREGATÍCIO Sim ( ) Não ( ) Instituição 5. LINHAS DE PESQUISA

( ) Mídia e Cultura na Amazônia ( ) Estratégias de Comunicação Midiática na Amazônia

(12)

MESTRADO ACADÊMICO EM CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO ( ) Inglês

( ) Espanhol

( ) Francês

( ) Português (apenas para candidatos estrangeiros)

( ) Certificação ou proficiência, de acordo com o subitem 7.3.6. Indicar qual:

7. INDICAÇÃO DE ORIENTADOR (1ª opção/2ª opção) 1.

2.

8. DECLARAÇÃO DE CONCORDÂNCIA DO CANDIDATO

Declaro que efetuei minha inscrição para o processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia, Curso de Mestrado Acadêmico em Comunicação, bem como conheço e concordo, para todos os efeitos e consequências de direito, com as normas estabelecidas no edital para a seleção de candidatos ao curso.

Local e data Assinatura do candidato

9. DOCUMENTAÇÃO APRESENTADA NO ATO DA INSCRIÇÃO ( ) Formulário de inscrição devidamente preenchido

( ) Currículo LATTES devidamente comprovado (03 vias, sendo uma delas documentada, segundo orientações do Edital de Seleção Turma 2010 do Programa Comunicação, Cultura e Amazônia)

( ) Duas fotos 3x4 (recentes)

( ) Cópia do Diploma ou declaração de concluinte de curso de graduação de nível superior emitida por instituição reconhecida pelo MEC.

( ) Cópia do Histórico Escolar da Graduação

( ) Cópia dos documentos de identificação – RG, CPF, Título de Eleitor; para homens, Certificado de Reservista ( ) Anteprojeto de Pesquisa, em 3 (três) vias

( ) Carta do candidato ao Coordenador do Programa

( ) Comprovante do depósito de recolhimento da Taxa de Inscrição ( ) Outros

10. RESPONSÁVEL PELO RECEBIMENTO DA INSCRIÇÃO Nome

Local, Data Assinatura

---SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE LETRAS E COMUNICAÇÃO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO COMUNICAÇÃO, CULTURA E AMAZÔNIA MESTRADO ACADÊMICO EM CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO 11. COMPROVANTE DE INSCRIÇÃO

Inscrição Nº Candidato

Local, Data Assinatura do responsável pela inscrição

(13)

MESTRADO ACADÊMICO EM CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO ROTEIRO PARA A ELABORAÇÃO DO ANTEPROJETO

O corpo do Anteprojeto deverá ter no máximo 10 (dez) páginas, com 3cm nas margens superior e esquerda e 2 cm nas margens inferior e direita, fonte Times New Roman, corpo 12, espaço 1,5 e ser constituído das seguintes seções:

1. IDENTIFICAÇÃO DO ANTEPROJETO

a) Número de inscrição do candidato (fornecido no ato da inscrição e deverá ser a única identificação do candidato)

b) Título do Anteprojeto c) Linha de Pesquisa

d) Resumo com 200 palavras (no máximo) e) Três palavras-chave 2. CORPO DO ANTEPROJETO a) Delimitação do tema b) Problemas de pesquisa c) Justificativa d) Objetivos e) Hipóteses (facultativo) f) Procedimentos metodológicos g) Referências bibliográficas

(14)

MESTRADO ACADÊMICO EM CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO

ANEXO 3 MODELO DE FORMULÁRIO DE RECURSO E JUSTIFICATIVA DE RECURSO

Nome:_______________________________________________________________________________ Inscrição:____________________________________________________________________________ identidade:___________________________________________________________________________ À Comissão de Seleção,

Solicito revisão do:

• ( ) resultado da homologação da inscrição. • ( ) resultado da avaliação do Anteprojeto. • ( ) resultado da avaliação do Currículo Lattes.

• ( ) resultado da avaliação da Prova de Proficiência em:_________________. • ( ) resultado da avaliação da Prova Escrita.

• ( ) resultado da avaliação da Entrevista e da Defesa do Projeto. • ( ) resultado final. Justificativa: _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ ____________________, ______de _________________de _____ ________________________________ Assinatura do candidato INSTRUÇÕES: O candidato deverá:

- digitar ou preencher (com letra legível) o recurso, protocolando-o na Secretaria do Programa. Endereço: Cidade Universitária José da Silveira Netto- Campus Guamá

Rua: Augusto Corrêa, n. 1

Instituto de Letras e Comunicação-ILC CEP: 66075-110 – Belém-Pará-Brasil Horário: 9h às 13h de 14h30 às 18h

- utilizar este modelo de formulário para recurso em cada fase do processo seletivo; - apresentar argumentação lógica e consistente.

Referências

Documentos relacionados

II da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) e da Secretaria de Segurança Presidencial (SPR), como órgãos que são do Gabinete de Segurança Institucional

98,99 Em outras palavras, estas equa- ções são incompatíveis para a predição das energias de interação nos clusters C n H m ∙∙∙HCN∙∙∙HX e não devem ser utilizadas

3)Simulação computacional para a obtenção de propriedades termodinâmicas usando o software Gaussian 09W, prevendo e elucidando os resultados teóricos. 4) Usar a química

Inserido nesse contexto, este trabalho teve como objetivo o reaproveitamento do óleo residual de fritura para obtenção do biodiesel em aula prática de Química

Para obter a revisão da autorização de funcionamento, as empresas de transporte de valores deverão apresentar requerimento dirigido ao Coordenador-Geral de Controle de Segurança

O produto propriamente não queima; acertar medidas de combate ao fogo para fogo nas imediaçñes.. Todos os meios adequados

A partir de &#34;Arraial do Cabo&#34; (1959), de Paulo César Saraceni, e &#34;Aruanda&#34; (1960), de Linduarte Noronha, são estabelecidos os marcos de fundação do novo documentário

Primeiro Observe que algumas palavras do kĩsêdjê alternam entre duas formas enquanto que algumas sempre aparecem na mesma forma... Primeiro Observe que algumas palavras do