• Nenhum resultado encontrado

Curso Marketing Político Digital. Por Leandro Rehem. Módulo VI. O que é Marketing?

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Curso Marketing Político Digital. Por Leandro Rehem. Módulo VI. O que é Marketing?"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Curso Marketing Político Digital Por Leandro Rehem

Módulo VI

O que é Email Marketing?

E-mail marketing é a ação de enviar uma mensagem para um grupo de pessoas por uso de e-mail. A comunicação de e-mail procurando ajuda para construir a lealdade do usuário da web, a confiança em um líder, ou mesmo o simples reconhecimento da presença desse líder. Em marketing político empregamos todo o conhecimento do campo para promover uma causa, um partido, ou uma liderança. E-mail marketing é uma maneira eficiente para ficar conectado com seu público e ao mesmo tempo promover a sua causa. Como funciona?

Com e-mail marketing você pode facilmente e rapidamente chegar ao público-alvo de modo simples e barato. Com uma ferramenta de e-mail marketing eficaz, você pode manter uma lista de e-mail que foi segmentada com muitos indicadores, como endereços, classificados pelo tempo de inclusão na sua lista, preferências dos eleitores, e outros critérios importantes. As menssagens são então criadas e enviadas especificamente para membros da sua lista, resultando num e-mail personalizado, com detalhadas informações que atendam às expectativas do seu público-alvo. Isso ajuda a promover confiança e lealdade para a sua causa. Personalização cria uma conexão emocional com o seu destinatário, com uma sensação de familiaridade e confiança com as suas publicações. Uma mensagem genérica não lhe dará a mesma resposta e resultados.

(2)

Por que funciona?

Existe cada vez mais opções para se enviar uma mensagem, mas, esses canais que estão nas redes sociais e aplicativos encontram-se no meio de muita informação, que funcionam como ruídos. São canais mais óbvios e por isso mais abertos, menos seletivos. Assim, a caixa de entrada funciona como um lugar especial, seu escritório online. O grande filtro para acessar ao usuário é o assunto.

As pessoas leem e-mails na privacidade de sua caixa de entrada. É muit diferente de uma timeline. Eles podem fazer perguntas diretamente em privado com confiança que você receberá diretamente a resposta sem intermediários. Você ficaria surpreso com tantas pessoas que não querem fazer perguntas nos fóruns online abertos onde todos podem ler. Trabalhando com e-mails aos poucos, você pode desenvolver confiança num relacionamento e espalhar sua palavra.

CRIANDO LISTAS DE E-MAIL Passos para criar uma lista: Escolha um Serviço de E-mail.

Algumas ferramentas dão uma parte gratuita que você pode utilizar para conhecer e se familiarizar, antes de decidir escolher uma delas. Assim, você faz testes com números de envios reduzidos e alguns serviços, já que a maior parte não é aberta gratuitamente.

Seja aceito.

O e-mail é privado, e esse recurso é semelhante à sacralidade dos correios. É como entrar na casa de uma pessoa, nunca sem permissão. Você deve, através das redes sociais ou sites de buscas, oferecer algo graciosamente. Pode ser um vídeo, e-book, infográfico, etc, ou mesmo um boletim de notícias. O importante é ter um propósito claro ao pedir um endereço. Aí é

(3)

onde um forte apelo à ação (CTA) entra em jogo. Você deve colocar a CTA (call to action) bem localizada, pedindo para que as pessoas registrem seus emails, para você enviar atualizações de conteúdo ou outras ações.

Mantendo os assinantes.

Para você ser bem aceito é necessário que mantenha atualizações prometidas, com conteúdo confiável e relevante. Quando você envia por ferramentas de e-marketing geralmente pode acompanhar a taxa de abertura. Esse feedback vai lhe mostrar como está indo seu relacionamento. Se o número é baixo, isso significa que as pessoas começaram a apagar após o recebimento, o que significa que você precisa para trabalhar mais em fornecer o valor.

Segmentação.

Divida a sua lista de e-mail em grupos mais específicos, por localização, faixa etária, grau de instrução, etc. Inclua nesse item quem abriu sempre, quem não abriu, etc.

Atualizar as listas existentes.

Se você já tem uma lista de e-mail no catálogo de endereços que você usa com freqüência, você pode enviar um e-mail dizendo: "Eu estou fazendo a mudança para um serviço de newsletter. Se você quiser continuar recebendo minhas atualizações, você não precisa fazer nada. Mas se você preferir não permanecer na minha lista de e-mail, por favor responda a deixe-me saber. "

CAMPANHAS DE E-MAIL MARKETING

Existem vários exemplos de campanhas de e-marketing, começando com um de boas-vindas, agradecendo ao novo contato por sua assinatura. Cartas de boas vindas não só podem dar informações valiosas, mas também podem solicitar informações chave sobre o sua nova conversão, ajudando você a

(4)

colocar a pessoa nas categorias corretas. Veja algumas dicas como você pode construir de maneira prática e simples suas campanhas:

Anuncie eventos e envie conteúdos.

Anúncios sobre conteúdos, um boletim de notícias a respeito de sua causa, convite para evento e muito mais. Cada e-mail que você envia deve ter informações sobre a campanha na parte inferior, dando a potenciais apoiadores a oportunidade de aprender mais sobre seu ativismo, bem como 'opt-in' (confirmação para receber e-mails futuros).

Use ferramentas.

A ajuda de software de e-mail marketing é uma forma eficaz para não só alcançar suas personas, mas também para ficar conectado com a sua base de apoio. Através do uso eficiente de e-mail marketing, você pode reter os seguidores atuais, ao mesmo tempo que consegue novas adesões.

Use para pesquisa.

Um dos maiores benefícios de ter endereços de e-mail de seguidores é o potencial de pesquisa. Você não precisa confiar no instinto para tudo. Configure para pedir aos apoiadores para enviar seus comentários. Você também pode coletar dados demográficos sobre eles através destes inquéritos.

Aguarde os frutos.

Suas mensagens de e-mail podem fornecer informações úteis e aprofundar as suas relações com as pessoas. A medida que elas passem a confiar no seu conteúdo, você provavelmente vai ver um aumento correspondente nas conversões.

(5)

Personalizar o conteúdo.

O melhor que você pode personalizar suas mensagens de marketing por e-mail para pessoas específicas. A chave está na lista do e-e-mail segmentos - grupos de assinantes que têm uma determinada característica em comum.

Limpeza mensal.

Assinantes que já não abrem suas mensagens está desperdiçando seu tempo e dinheiro. É importante você dá uma limpada mensal. Você pode usar a função de busca em seu programa de gerenciamento de e-mail para identificar os assinantes que não abriram uma mensagem em um determinado período de tempo, tal como nos últimos dois meses, e que foram adicionados à sua lista. Mantendo a sua lista limpa ajudará a garantir que é tão eficaz quanto possível.

COMO MONTAR UM E-MAIL

Dicas para escrever sua mensagem: Assunto

Você está enviando uma das centenas de e-mails de marketing que seu destinatário é bombardeado todos os dias, e eles não têm tempo para abrir todos. Pense nisso ao escrever sua mensagem, portanto o assunto deve ser o mais atraente possível. Faça o texto do assunto ao mesmo tempo útil e divertido. A dica é simples, misture expressões que você possa ouvir na rua com o tema da mensagem. Por exemplo, segurança. Tá ficando perigoso, nossa cidade pode ser uma ilha de segurança, ou, Loucura não pensar em melhorar a segurança.

Faça um resumo

Componha um resumo claro e conciso, no início do seu e-mail, apenas pontos chave.

(6)

Faça conteúdo escaneável

Sempre deixe o texto acessível de ser copiado e colado, pois algumas pessoas fazem isso reservando o texto para ser ligo posteriormente, aumentando as chances de sua mensagem ser lida.

Divida em pequenos parágrafos

Vale para qualquer texto na internet. Use sentenças curtas e parágrafos bem pequenos. Esse estilo fragmentado de texto é típico de e-mail, você pode ver na sua caixa de entrada vários exemplos. Na tela, as pessoas não leem grandes blocos de textos. Não alongue explicações, nem repita o já mencionado.

Repetição de CTA

As pessoas não gostam de repetição, mas, reafirme sua CTA (chamada à ação) pelo menos uma vez. Veja como dividir a mensagem e a chamada à ação de uma maneira clara.

Prova social

Comentários de terceiros sobre seu trabalho social são bons para aumentar a confiança, CTR (taxa de abertura) e engajamento, e melhora a sua reputação.

Finalize bem

Termine o seu e-mail reafirmando sua CTA e lembre-se de incluir uma grande, clara e expressiva ligação para a página relevante em seu site, ou nas redes sociais.

(7)

Acompanhe as métricas

Elas são fundamentais para diagnosticar oportunidades de melhoria. A taxa de abertura pode indicar problemas no horário, assunto ou histórico de envios. A taxa de cliques pode indicar problemas na qualidade do conteúdo ou segmentação da mensagem.

• Taxa de crescimento da lista: percentual de novos emails em relação ao total da lista.

• Taxa de inativação da lista: percentual de emails que param de interagir ou inválidos.

• Taxa de abertura: considerada geralmente quando o destinatário autoriza a exibição de imagens.

• Taxa de cliques: mostra quantos emails foram clicados comparando com quantos foram entregues.

• CTR: resultado da divisão entre clique e abertura.

CONCLUSÃO

Para resumir tudo isso, e-mail funciona muito melhor do que qualquer outra ferramenta de marketing online. Grandes políticos no mundo afora já aprenderam isso há muito tempo, e é por isso que gastam muito dinheiro em campanhas de mídia social para levar as pessoas a se inscreverem para as suas listas de e-mail. Eles entendem que o e-mail é o melhor investimento a longo prazo. Sabem principalmente que as pessoas vão continuar a abrir sua mensagem, a um custo muito baixo, por um longo período de tempo. Portanto, não dispense esse canal especial e direto entre você e o seu futuro eleitor.

Vamos nos falando.

*proibida  a  publicação  desse  material.  |  www.marketingpolíticodigital.com LEANDRO REHEM | LeWay

Referências

Documentos relacionados

Ou talvez você tenha apenas reservado um tempo para se sentar e refletir sobre a Mensagem, para chegar um pouco mais perto daquilo que satsang significa para você, para mergulhar

Este trabalho se propõe a investigar as relações entre o jornalismo, a literatura e o cinema por meio da análise da obra O que é isso, companheiro?, de Fernando Gabeira (1979) e a sua

Reunir com os alunos e outros colegas para socialização dos registros, avaliação e novos encaminhamentos que contribuam para o sucesso do

 De acordo com a Súmula 416 do STJ, caso haja a perda da qualidade de segurado à época do óbito, mesmo assim, será devida a pensão por morte ao dependentes, desde que o

Constituído como uma entidade sem fins lucrativos, o InternetLab atua como ponto de articulação entre acadêmicos e representantes dos setores público, privado e da sociedade

Em um sentido social, político, equivale dizer que os que são oprimidos, os que são excluídos, enfim, violados - em uma perspectiva dos direitos humanos que visam a dignidade

Como profissional de marketing digital, você precisa da permissão de um consumidor, cliente ou visitante do site para enviar a eles qualquer forma de comunicação que

Atingir o público nos pontos de venda e em horários de espera ou lazer, momentos em que estão mais sensíveis e receptivos as informações que recebem e são.. influenciados em