• Nenhum resultado encontrado

Apoio às Reivindicações da Inspiração do Antigo Testamento

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Apoio às Reivindicações da Inspiração do Antigo Testamento"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Apoio às Reivindicações da Inspiração do

Antigo Testamento

O

N

OVO

T

ESTAMENTO SE

R

EFERE AO

A

NTIGO

T

ESTAMENTO COMO UM

T

ODO

“A

L

EI

Embora o termo Lei fosse muitas vezes reservados para os cinco primeiros livros do cânon hebraico como uma forma abreviada da expressão "a lei de Moisés,” às vezes era usada para se referir ao Antigo Testamento como um todo. Na verdade, o uso da palavra para que os que não sejam os escritos Mosaicos demonstram que eles também foram considerados como tendo autoridade igual com os escritos do grande legislador.

Mateus 5:18 usa “Lei” em referência paralela à "Lei ou os Profetas” (v.17).

Mateus 5:18

Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til jamais passará da lei, sem que tudo seja cumprido.

Mateus 5:17

Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim abrogar, mas cumprir.

Em João 10:34, Jesus diz aos judeus “Não está escrito na vossa lei?” pouco antes de citar o Salmo 82:6.

João 10:34 (NASB)

Respondeu-lhes Jesus: Não está escrito na vossa lei: Eu disse: Sois deuses?

Salmo 82:6

Eu disse: Vós sois deuses, e todos vós filhos do Altíssimo.

Similarmente, João 12:34 usa “a Lei”; João 15:25, “sua Lei”; “vossa Lei” aparece em João 18:31; e Atos 25:8 refere-se a“a Lei dos judeus.”

João 12:34

Respondeu-lhe a multidão: Nós temos ouvido da lei, que o Cristo permanece para sempre; e como dizes tu que convém que o Filho do homem seja levantado? Quem é esse Filho do homem?

João 15:25

Mas é para que se cumpra a palavra que está escrita na sua lei: Odiaram-me sem causa.

(2)

João 18:31

Disse-lhes, pois, Pilatos: Levai-o vós, e julgai-o segundo a vossa lei. Disseram-lhe então os judeus: A nós não nos é lícito matar pessoa alguma.

Atos 25:8

Mas ele, em sua defesa, disse: Eu não pequei em coisa alguma contra a lei dos judeus, nem contra o templo, nem contra César.

As Epístolas de Paulo fazem amplo uso do termo, como ele aplica aos gentios, que “não têm lei” (Romanos 2:14),

Romanos 2:14

Porque, quando os gentios, que não têm lei, fazem naturalmente as coisas que são da lei, não tendo eles lei, para si mesmos são lei;

Fala das "obras da lei" (Romanos 3:20),

Romanos 3:20

Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado.

“a justiça que é pela lei” (Romanos 10:5)

Romanos 10:5

Ora, Moisés descreve a justiça que é pela lei, dizendo: O homem que fizer estas coisas viverá por elas.

E cita Isaías 28:11–12,

Assim por lábios gaguejantes, e por outra língua, falará a este povo. Ao qual disse: Este é o descanso, dai descanso ao cansado; e este é o refrigério; porém não quiseram ouvir.

Após a introdução “Está escrito na Lei” (1 Coríntios14:21).

Está escrito na lei: Por gente de outras línguas, e por outros lábios, falarei a este povo; e ainda assim me não ouvirão, diz o Senhor.

Hebreus 10:28 refere-se a "Lei de Moisés".

Quebrantando alguém a lei de Moisés, morre sem misericórdia, só pela palavra de duas ou três testemunhas.

Assim, por extensão, o termo a Lei, que originalmente designava os livros dados por Deus a Moisés, vieram a ser aplicados para o restante do Antigo Testamento por ambos, os judeus e os escritores do Novo Testamento. Por isso, todo o Antigo Testamento foi diversas vezes chamado pelos títulos de autoridade “a Lei,” “a ,” e “a Lei de Deus” (cf. Romanos 7:22).

(3)

“Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus;”

“A

L

EI E OS

P

ROFETAS

Outra do que a palavra Escrituras, a designação mais comum do Antigo Testamento é “a Lei e os Profetas.” Esta é a que Jesus mencionou em duas ocasiões durante o Seu Sermão da Montanha.

Mateus 5:17

Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim abrogar, mas cumprir.

Mateus 7:12

Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas.

Às vezes, o paralelo “Moisés e os Profetas” era usado(cf. Lucas 16:29, 31; Lucas 24:27; Atos 26:22).

Lucas 16:29

Disse-lhe Abraão: Têm Moisés e os profetas; ouçam-nos.

Lucas 16:31

Porém, Abraão lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite.

Atos 26:22

Mas, alcançando socorro de Deus, ainda até ao dia de hoje permaneço dando testemunho tanto a pequenos como a grandes, não dizendo nada mais do que o que os profetas e Moisés disseram que devia acontecer,

A amplitude canônica do título é revelada em Lucas 6:16, que afirma , “A lei e os profetas duraram até João.”

[CHAVE]

Em outras palavras, a Lei e os Profetas incluíram a revelação escrita de Deus para toda a época de João Batista. Além disso, "A Lei e os Profetas", que eram lidos nas sinagogas.

Atos 13:15

E, depois da lição da lei e dos profetas, lhes mandaram dizer os principais da sinagoga: Homens irmãos, se tendes alguma palavra de consolação para o povo, falai.

Paulo, em sua defesa perante Félix, afirmou que ele adorava “o Deus de nossos pais, crendo tudo quanto está escrito na lei e nos profetas” (Atos 24:14).

(4)

Atos 24:14

Mas confesso-te isto que, conforme aquele caminho que chamam seita, assim sirvo ao Deus de nossos pais, crendo tudo quanto está escrito na lei e nos profetas.

O apóstolo indicou que ele acreditava e praticou toda a revelação de Deus para Israel até a época de Cristo, e na frase“a Lei e os Profetas” descreve a totalidade da revelação.

“A

P

ALAVRA DE

D

EUS

Outra expressão que reflete a totalidade e autoridade das Escrituras do Antigo Testamento é a "palavra de Deus". Ela é usada várias vezes no Novo Testamento.

Em Marcos 7:13 Jesus acusou os fariseus de anularem“a Palavra de Deus” pela

vossa tradição.

Marcos 7:13

Invalidando assim a palavra de Deus pela vossa tradição, que vós ordenastes. E muitas coisas fazeis semelhantes a estas.

João 10:35 usa “a palavra de Deus” em paralelo com o “Escritura,” que "não pode ser anulada.”

João10:35

Pois, se a lei chamou deuses àqueles a quem a palavra de Deus foi dirigida, e a Escritura não pode ser anulada,

Referindo-se ao Antigo Testamento, Paulo diz, “Não que a palavra de Deus haja faltado” (Romanos 9:6).

Romanos 9:6

Não que a palavra de Deus haja faltado, porque nem todos os que são de Israel são israelitas;

Existem inúmeras outras referências do Novo Testamento para “a palavra de Deus,” a maioria das quais não são positivamente identificáveis com o Antigo Testamento.

No entanto, muitas referências podem ser aplicadas para a presente discussão. Em 2 Coríntios 4:2” Paulo lembra aos cristãos a não falsificarem a palavra de Deus

2 Corinthians 4:2

Antes, rejeitamos as coisas que por vergonha se ocultam, não andando com astúcia nem falsificando a palavra de Deus; e assim nos

(5)

O escritor de Hebreus afirma que “a palavra de Deus é viva e eficaz” (Hebreus 4:12)

Hebreus 4:12

Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.

Apocalipse 1:2 João diz:“que testificou da palavra de Deus, e do testemunho de Jesus Cristo.”

Apocalipse 1:2

O qual testificou da palavra de Deus, e do testemunho de Jesus Cristo, e de tudo o que tem visto.

“O

S

O

RÁCULOS DE

D

EUS

Intimamente ligada com as descrições anteriores do Antigo Testamento é a expressão "os oráculos de Deus.” Romanos 3:2 indica que os judeus foram“confiados os oráculos de Deus.”

Romanos 3:2

Muita, em toda a maneira, porque, primeiramente, as palavras de Deus lhe foram confiadas.

Hebreus 5:12, refere-se ao Antigo Testamento por esta introdução, em que afirma a necessidade de “que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus(oráculos)”, antes que os leitores pudessem ir a perfeição em Cristo. Nestas referências do Antigo Testamento como um todo é visto como a voz de Deus, a oração divina.

Hebreus 5:12

Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite, e não de sólido mantimento.

“D

E

A

BEL A

Z

ACARIAS

Em certa ocasião, Jesus ainda usou outra frase que inclua a totalidade do Antigo Testamento, quando acusou os judeus de culpa do “todo o sangue justo, que foi derramado sobre a terra, desde o sangue de Abel, o justo, até ao sangue de Zacarias” (Mateus 23:35; cf. Gênesis 4:8; 2 Crônicas 24:20–22). Por causa da morte de Abel que foi no início da história do Antigo Testamento e Zacarias no final, a frase “de Abel a Zacarias” é um pouco parecida com a expressão “de Gênesis aApocalipse.”

(6)

Matteus 23:35

Para que sobre vós caia todo o sangue justo, que foi derramado sobre a terra, desde o sangue de Abel, o justo, até ao sangue de Zacarias, filho de Baraquias, que matastes entre o santuário e o altar.

Gênesis 4:8

E falou Caim com o seu irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no campo, se levantou Caim contra o seu irmão Abel, e o matou.

2 Crônicas 24:20-22

E o Espírito de Deus revestiu a Zacarias, filho do sacerdote Joiada, o qual se pôs em pé acima do povo, e lhes disse: Assim diz Deus: Por que transgredis os mandamentos do Senhor, de modo que não possais prosperar? Porque deixastes ao Senhor, também ele vos deixará. E eles conspiraram contra ele, e o apedrejaram por mandado do rei, no pátio da casa do Senhor.

Assim o rei Joás não se lembrou da beneficência que Joiada, pai de Zacarias, lhe fizera; porém matou-lhe o filho, o qual, morrendo, disse: O Senhor o verá, e o requererá.

Discussão prévia (Seção # 1) indicou que o cânon hebraico continha vinte e dois (ou vinte e quatro) livros na época do Novo Testamento. Jesus e os apóstolos se referem a essa coleção de livros de vários títulos, todos os quais são resumidos a simples fórmula "a inspirada Palavra de Deus." Os termos que eles usaram para identificar o Antigo Testamento como guia dada e autorizada por Deus para a humanidade, mostra que todo o cânon hebraico foi considerado por eles a própria Palavra de Deus.

Referências

Documentos relacionados

Aos sete dias do mês de janeiro do ano 2002, o Perito Dr. OSCAR LUIZ DE LIMA E CIRNE NETO, designado pelo MM Juiz de Direito da x.ª Vara Cível da Comarca do São Gonçalo, para proceder

Curvas de rarefação (Coleman) estimadas para amostragens de espécies de morcegos em três ambientes separadamente (A) e agrupados (B), no Parque Estadual da Ilha do Cardoso,

Com base no trabalho desenvolvido, o Laboratório Antidoping do Jockey Club Brasileiro (LAD/JCB) passou a ter acesso a um método validado para detecção da substância cafeína, à

Este trabalho objetivou com auxílio da fotointerpretação e da análise multivariada analisar os parâmetros dimensionais da rede de drenagem através de 12 microbacias de 3 a ordem

• Quando o navegador não tem suporte ao Javascript, para que conteúdo não seja exibido na forma textual, o script deve vir entre as tags de comentário do HTML. <script Language

(2019) Pretendemos continuar a estudar esses dados com a coordenação de área de matemática da Secretaria Municipal de Educação e, estender a pesquisa aos estudantes do Ensino Médio

As variáveis peso, estatura e circunferência da cintura apresentaram valores médios superiores aos homens em relação as mulheres, sendo o inverso observado para índice

Quando contratados, conforme valores dispostos no Anexo I, converter dados para uso pelos aplicativos, instalar os aplicativos objeto deste contrato, treinar os servidores