• Nenhum resultado encontrado

CRESCIMENTO E PRODUÇÃO DO GERGELIM IRRIGADO EM FUNÇÃO DA ADUBAÇÃO POTÁSSICA E NITROGENADA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CRESCIMENTO E PRODUÇÃO DO GERGELIM IRRIGADO EM FUNÇÃO DA ADUBAÇÃO POTÁSSICA E NITROGENADA"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

1

Doutorando (a) em Engenharia Agrícola, Área de concentração: Irrigação e Drenagem, Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, End.: Av. Aprígio Veloso, 882, Bodocongó, CEP: 58109-970, Campina Grande, PB. Tel.: (83) 2101-1312. E-mail: flaviocostapb@yahoo.com.br; djlf_deni@yahoo.com.br.

2

Mestrando em Engenharia Agrícola, Unidade Acadêmica de Engenharia Agrícola (UAEA), Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, Campina Grande - PB.

3

CRESCIMENTO E PRODUÇÃO DO GERGELIM

IRRIGADO EM FUNÇÃO DA ADUBAÇÃO

POTÁSSICA E NITROGENADA

F. da S. Costa1; A. H. S. Gomes2; D. J. L. Ferreira1; L. H. G. Chaves3; I. D. Magalhães4; P. F. Pinto Sobrinho5

RESUMO: O manejo adequado da irrigação e da adubação na Região Semiárida do Nordeste pode atingir consideráveis produções da cultura do gergelim. Nesse contexto, objetivou-se avaliar a produção e o crescimento vegetativo do gergelim mediante aplicação de níveis de nitrogênio e potássio. A pesquisa foi conduzida entre 29 de julho a 05 de novembro de 2011, em casa de vegetação localizada no setor experimental da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), onde se utilizou a cultivar BRS Seda. O delineamento experimental foi inteiramente casualisado em esquema fatorial 4 x 4, sendo quatro níveis de nitrogênio (40, 50, 60 e 70 t h -1) e quatro níveis de potássio (20, 40, 60 e 80 t h -1), com três repetições. A adubação com potássio de forma isolada e interagindo com o nitrogênio não promoveu efeito significativo sobre as variáveis de crescimento e de produção. As variáveis: altura de Planta (APL), número de cápsulas por planta e peso de 100 sementes foram influenciadas significativamente pelos níveis de nitrogênio, no entanto, o efeito sobre essas variáveis não afetou de forma significativa a produção total da planta.

PALAVRAS-CHAVE: BRS Seda, ambiente protegido, níveis.

GROWTH AND YIELD OF THE SESAME IRRIGATED

ACCORDING TO FERTILIZATION

POTASSIUM AND NITROGEN

SUMMARY: Proper management of irrigation and of fertilization in the semiarid region of Northeast can achieve considerable crop yields of sesame. In this context, the objective was to evaluate production and the vegetative growth of sesame by applying levels of nitrogen and potassium. The survey was conducted between July 29 to November 5, 2011, in a greenhouse located in the experimental sector at the Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), where was used the cultivate BRS Seda. The experimental design was completely randomized

(2)

in factorial scheme 4 x 4, being four levels of nitrogen (40, 50, 60 and 70 t h-1) and four levels of potassium (20, 40, 60 and 80 t h-1) with three replications. The fertilization with potassium of isolated form and interacting with the nitrogen did not promoted significant effect on the variables of growth and production. The variables: plant height (APL), number of capsules per plant and 100 seed weight were significantly influenced by nitrogen levels, however, the effect on these variables did not affect of form significantly the total production of the plant.

KEYWORDS: BRS Seda, protected environment, levels

INTRODUÇÃO

O gergelim (Sesamum indicum. L) é considerado uma planta de clima tropical e subtropical, podendo ser cultivado em quase todos os países de clima quente (Epstein, 2000). Entretanto, a região semiárida do Nordeste devido a suas características físico-ambientais como alta evapotranspiração, solos de baixa produtividade, entre outros aspectos, apresenta limitações de produção agrícola. Além disso, o manejo inadequado do solo, pode conduzir a áreas salinizadas, degradação do solo e perda da biodiversidade da região. Portanto, com o manejo adequado da irrigação e da adubação nessas áreas pode-se conseguir aumento das produções das culturas.

O potássio (K) é o nutriente mais requerido pelo gergelim, sendo que a planta absorve pequenas quantidades na fase inicial de cultivo e potencializa sua absorção a partir dos 35 dias após a emergência até o final do ciclo da cultura (Arriel et al., 2006). De acordo com Rosolem (1997), manejar de forma adequada a adubação potássica torna-se imprescindível para alcançar altos rendimentos produtivos e econômicos das culturas, já que o excesso de aplicação do nutriente pode acarretar em lixiviações do insumo e a falta pode empobrecer o solo cultivado reduzindo a produção da planta.

O nitrogênio (N) é o segundo nutriente mais exigido pelo gergelim, ficando atrás apenas do K, sendo que, do início do ciclo até o trigésimo dia o N não é muito exigido, mas a partir desta data, os requerimentos da planta por este nutriente crescem rapidamente, alcançando a demanda máxima aos 74 dias após a germinação (Arriel et. al., 2006). O nitrogênio é o mineral que mais limita o crescimento das culturas se aplicado de forma inadequada, já que faz parte de numerosos compostos essenciais à planta, sendo a vasta maioria representada pelas proteínas (90% ou mais); desta forma, o suprimento de N dentro dos limites adequados promove aumento no crescimento e vigor da planta, enquanto a deficiência resulta em plantas menores e pálidas (Below, 2002).

Para o adequado manejo da cultura do gergelim devem-se realizar investigações sobre seu requerimento nutricional, procurando-se aplicar as quantidades adequadas de N e K para maximizar o rendimento da planta, dessa forma, reduzindo os custos com os insumos e aumentando a eficiência do uso do nutriente pela cultura.

Objetivou-se com essa pesquisa avaliar o crescimento vegetativo e a produção do gergelim cv. BRS Seda mediante aplicação de níveis de nitrogênio e potássio.

METODOLOGIA

O experimento foi realizado sob condições de casa de vegetação, localizada na Unidade Acadêmica de Engenharia Agrícola do Centro de Tecnologia e Recursos Naturais da

(3)

Universidade Federal de Campina Grande (UAEAg/CTRN/UFCG), Campus I, Campina Grande, PB. As coordenadas geográficas do local são: 7º15’ 18’’ de latitude Sul, 35º 52’ 28” de longitude Oeste e altitude 550 m.

A condução da pesquisa compreendeu um período entre 29 de julho a 05 de novembro de 2011. A cultivar utilizada foi a BRS Seda, produzida pela Embrapa Algodão. As sementes foram postas para germinar em vasos de polietileno com capacidade para 8 kg de solo, e sete dias após sua emergência, selecionou-se uma planta útil por vaso. O solo utilizado foi classificado como franco-arenoso, com textura média. A análise química do solo evidenciou os seguintes atributos: pH em água = 5,78; P assimilável = 4,5 mg kg-1; K = 0,16 cmolc kg

-1 ; Ca = 1,29 cmolc kg -1 ; Mg = 1,02 cmolc kg -1 ; Al = 0,3 cmolc kg -1 ; Na = 0,04 cmolc kg -1 ; H+Al = 1,6 cmolc kg-1; S = 2,51 cmolc kg-1 e CTC = 4,11 cmolc kg-1.

O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualisado (DIC) em esquema fatorial 4 x 4, sendo quatro níveis de nitrogênio (40, 50, 60 e 70 t h-1), quatro níveis de potássio (20, 40, 60 e 80 t h-1) com três repetições, totalizando 48 parcelas. Utilizou-se uréia (45% de N) como fonte nitrogenada e cloreto de potássio como fonte potássica (60% K2O). As adubações

com N e K foram aplicadas na adubação de fundação, dois dias antes da semeadura. Da mesma forma, o fósforo recomendado por Cavalcanti (1992) foi aplicado em fundação.

Durante o período experimental o solo foi mantido com umidade próxima da capacidade de campo, tendo o conteúdo de água do solo sido monitorado por pesagem dos vasos e reposição da água evapotranspirada, quando esta atingia níveis inferiores aos 100 % da água disponível para as plantas.

No momento da colheita avaliou-se: a) a altura da planta (cm) – obtida medindo-se do colo do caule da planta até o ápice da mesma; b) diâmetro do caule (mm) - determinado através de medições localizadas a 1 cm acima do colo da planta utilizando-se um paquímetro; c) número de sementes por cápsula; d) peso de 100 sementes (g) - utilizou-se uma balança semianalítica com precisão de 0,001g; e e) duração do ciclo de cultivo, compreendido entre a emergência e a colheita.

Os dados das variáveis foram submetidos à análise de variância pelo teste F e comparadas por meio de análise de regressão.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

As variáveis de crescimento e de produção não foram influenciadas estatisticamente pela adubação potássica, nem por sua interação com os níveis de nitrogênio (Tabela 1). Diferentemente, os níveis de nitrogênio, isoladamente, promoveram efeito significativo na altura de planta (APL), no número de cápsulas por planta (NCP) e no peso de 100 sementes (PMS). As variáveis: ciclo de cultivo (CCU), número de sementes por cápsula (NSC), diâmetro da haste (DHA) e produção por planta (PRO) não foram influenciados por nenhum dos tratamentos estudados (Tabela 1).

Observa-se na Figura 1 que os dados obtidos na altura da planta (APL) se ajustaram ao modelo quadrático (R2 = 0,9577**), onde foi constatado aumento na APL entre as aplicações de 40 e 44,8 t ha-1 o equivalente a 99,28 e 99,95 cm, respectivamente; e ocorrendo redução a partir desse ponto, com decréscimo de 18,5% quando comparado com o resultado obtido com a quantidade máxima aplicada (70 t ha-1). Diferentemente, Perin et al. (2010) testando níveis de NPK no crescimento do gergelim Trebol em ambiente protegido, com solo de baixa e alta

(4)

fertilidade, não encontraram diferença significativa na altura de planta aplicando níveis de N entre 15 e 65 t ha-1.

Para o peso de 100 sementes (PCS), o máximo resultado obtido (0,264 g) foi proporcionado pelo nível máximo de N estudado, no entanto, apesar de ter ocorrido efeito dos tratamentos sobre essa variável, a diferença entre o máximo e o mínimo rendimento obtido foi de 16,2%, tendo o último sido obtido com a aplicação de 55,6 t ha-1, o qual proporcionou 0,184 g no PCS (Figura 2a). Comportamento semelhante foi identificado para o número de cápsulas por planta (NCP), onde a diferença máxima observada foi de 25,7% entre o valor máximo (15,85 cápsulas) e o mínimo (11,77 cápsulas) obtidos com os níveis de 52,2 e 70 t de N ha-1, respectivamente (Figura 2b). Entretanto, apesar da superioridade do nível de 70 t ha-1 sobre as variáveis PCS e NCP, com relação aos demais tratamentos, não foi suficiente para influenciar estatisticamente na produção final da planta. Concordando com esses resultados, Perin et al. (2010) não obtiveram efeito na produção do gergelim Trebol aplicando níveis de N de até 65 t ha-1. Segundo o autor, isso pode ter ocorrido em função da reserva nutricional que o solo possui no primeiro ciclo, podendo vir a reduzir nos ciclos subsequentes se não houver o complemento com os fertilizantes.

CONCLUSÕES

O crescimento vegetativo e a produção do gergelim BRS Seda não são influenciados estatisticamente pelos níveis de potássio entre 20 e 80 t ha-1.

A altura máxima de planta é obtida com a aplicação de 44,8 t de N ha-1. A aplicação de 70 t de N ha-1 promove os maiores incrementos para peso de 100 sementes e número de cápsulas por planta.

Níveis de N no solo entre 40 e 70 t ha-1 não interferem de forma negativa na produção do gergelim BRS Seda sob as condições de ambiente protegido.

Os níveis recomendados de N e K para maximizar a produção e a economia dos adubos são 20 t ha-1 e 40 t ha-1, respectivamente.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ARRIEL, N.H.C.; ARAÚJO, A.E.; SOARES, J.J.; BELTRÃO, N.E.M.; FIRMINO, P.T. Cultura do Gergelim. EMBRAPA: Sistema de produção, 6 (Versão eletrônica), Campina Grande, 2006.

BELOW, F.E. Fisiologia, nutrição e adubação nitrogenada do milho. Informações agronômicas, n.99, 2002. CAVALCANTI, F.J.A. (Coord.). Recomendações de adubação para o Estado de Pernambuco. 2ª Aproximação. 2ª ed. rev. Recife: IPA, 1998. 198 p.

EPSTEIN, L. (2000). Cultura - Gergelim SDA / DDA - SEAGRI. Secretaria de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária. Salvador, BA.

ROSOLEM, C.A. Adubação potássica em semeadura direta. In: Simpósio sobre fertilidade do solo em plantio direto. Resumos e Palestras. Dourados, p. 1-12, 1997.

PERIN, A.; CRUVINEL, D.J.; SILVA, J.W. Desempenho do gergelim em função da adubação NPK e do nível de fertilidade do solo. Acta Scientiarum, Agronomy, Maringá, v.32, n.1, p.93-98, 2010.

(5)

Tabela 1. Resumo da análise de variância para altura de planta (APL), diâmetro da haste (DHA), número de cápsula por planta (NCP), número de sementes por cápsula (NSC), peso de 100 sementes (PCS), ciclo de cultivo (CCU) e produção por planta (PRO), em função dos níveis de nitrogênio. Campina Grande, 2011.

FV Pr > Fc

APL (cm) DHA (mm) NCP NSC PCS (g) CCU (dias) PRO (g)

N 0,0086** 0,0667 0,0239* 0,1013 0,0498* 0,6651 0,1134

K 0,5025 0,0835 0,9579 0,4561 0,5343 0,4771 0,8111

N x K 0,6821 0,5373 0,5486 0,9195 0,8598 0,2367 0,6286

Média 93,4 6,89 13,54 40,98 0,242 96,81 1,375

CV (%) 14,68 13,34 30,9 33,71 16,19 7,19 48,66

** e * significativo a 1% e 5% de probabilidade pelo teste F

Figura 1 - Altura de planta em função de níveis de nitrogênio. Campina Grande, 2011.

Figura 2 - Peso de 100 sementes (a) e número de cápsulas por planta (b) do gergelim cultivar BRS Seda em função de doses de nitrogênio. Campina Grande, 2011.

y = -0,0291N2+ 2,6073N + 41,552 R² = 0,9577** 0 30 60 90 120 40 50 60 70 A lt u ra d e p la n ta ( cm ) Nitrogênio (t ha-1) y = 0,000152N2- 0,01639N + 0,666 R² = 0,8764* 0 0,1 0,2 0,3 0,4 40 50 60 70 P eso d e 1 0 0 se m en te s (g ) Nitrogênio (t ha-1) y = 0,0129N2- 1,3475N + 46,967 R² = 0,5931* 0 5 10 15 20 40 50 60 70 N º d e cá p su la s p o r p la n ta Nitrogênio (t ha-1) a) b)

Referências

Documentos relacionados

Assim, propusemos que o processo criado pelo PPC é um processo de natureza iterativa e que esta iteração veiculada pelo PPC, contrariamente ao que é proposto em Cunha (2006)

PROPRIEDADES DE COMPÓSITO CIMENTÍCIO COM FIBRAS DE COCO BABAÇU NA REGIÃO DO CARIRI CEARENSE APROVADO ENTRADA DO BLOCO K - PAINEL 013 RESUMO EXPANDIDO 119 Ciências Exatas, Tecnológicas

Através da revisão de literatura e a análise crítica do autor, este trabalho apresenta uma proposta de “estrutura conceitual” para a integração dos “fatores humanos” ao

22 Tabela 5: Resultados de rendimento de grãos (RG), peso do hectolitro (PH), para cultivares de trigo recomendadas para o cultivo no Estado do Rio Grande do Sul.. 24 Tabela 6:

O documentário também foi o veículo cada vez mais escolhido durante os anos 1990 na Argentina para estudar eventos do passado histórico e do presente social, eventualmente

Considerando que as atividades de apontar canetas de raio laser contra aeronaves e o ato de soltar balões, conhecido no meio aeronáutico como risco baloeiro, refletem na segurança

A orientação da prática de Ensino Supervisionada é realizada por um docente da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, adiante denominado orientador

São essas vias paralelas que permitem ao indivíduo processar as principais submodalidades visuais, como a localização espacial dos estímulos luminosos, a identificação da forma