• Nenhum resultado encontrado

RELATÓRIO DA COMISSÃO SOBRE OS TRABALHOS DOS COMITÉS EM {SWD(2012) 394 final}

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RELATÓRIO DA COMISSÃO SOBRE OS TRABALHOS DOS COMITÉS EM {SWD(2012) 394 final}"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

COMISSÃO EUROPEIA Bruxelas, 23.11.2012 COM(2012) 685 final

RELATÓRIO DA COMISSÃO

SOBRE OS TRABALHOS DOS COMITÉS EM 2011

(2)

RELATÓRIO DA COMISSÃO

SOBRE OS TRABALHOS DOS COMITÉS EM 2011

Em conformidade com o artigo 10.º, n.º 2, do Regulamento (UE) n.º 182/2011, que estabelece as regras e os princípios gerais relativos aos mecanismos de controlo pelos Estados-Membros do exercício das competências de execução pela Comissão1 (o «Regulamento Comitologia»), a Comissão apresenta o relatório anual sobre os trabalhos dos comités durante o ano de 2011. O presente relatório inclui uma panorâmica da evolução verificada no sistema de comitologia em 2011 e um resumo das atividades dos comités. É acompanhado por um documento de trabalho dos serviços da Comissão com estatísticas pormenorizadas sobre os trabalhos de cada comité.

1. PANORÂMICA DA EVOLUÇÃO DO SISTEMA DE COMITOLOGIA EM 2011

O Regulamento Comitologia foi adotado pelo Parlamento Europeu e pelo Conselho em 16 de fevereiro de 2011, tendo entrado em vigor em 1 de março de 2011. Revogou a Decisão Comitologia de 19992 e substituiu os procedimentos previstos nessa decisão por apenas dois procedimentos (procedimento consultivo e procedimento de exame).

1.1. Novos procedimentos de comitologia

Nos termos do artigo 2.º do Regulamento Comitologia, o procedimento de exame é utilizado nomeadamente para (i) medidas de alcance geral e (ii) medidas com implicações significativas (por exemplo, em matéria de fiscalidade ou de política agrícola da UE), sendo que o procedimento consultivo é geralmente utilizado para todas as outras medidas de execução.

1.1.1 Procedimento de exame (artigo 5.º do Regulamento Comitologia)

Caso o ato de base se refira ao procedimento de exame, o comité dá parecer sobre um projeto de ato de execução por maioria qualificada:

• Quando existir uma maioria qualificada favorável ao projeto de ato de execução (parecer favorável), a Comissão adota-o.

• Quando existir uma maioria qualificada contra o projeto de ato de execução (parecer negativo), a Comissão não o pode adotar3. Nesses casos, a Comissão pode:

(1) Se não for considerado necessário, retirar o projeto de ato de execução no seu conjunto; (2) Se for considerado necessário, alterar o projeto de ato de execução e apresentar a versão revista ao (mesmo) comité no prazo de dois meses a contar da data de emissão do parecer negativo; ou,

1

JO L 55 de 28.2.2011, p. 13. 2

Decisão do Conselho 1999/468/CE, de 28 de junho de 1999 (JO L 184 de 17.7.1999, p. 23), alterada pela Decisão 2006/512/CE (JO C 255 de 21.10.2006, p. 4).

(3)

(3) Se for considerado necessário, remeter o mesmo projeto ao comité de recurso (ver infra) no prazo de um mês a contar da data de emissão do parecer negativo.

• Sempre que não exista uma maioria qualificada a favor ou contra o projeto de ato de execução («falta de parecer»), a Comissão pode optar por adotar o projeto de ato de execução, retirar o projeto de ato de execução, ou alterá-lo e voltar a apresentá-lo ao (mesmo) Comité. No entanto, há casos em que a Comissão não pode adotar o projeto de ato de execução4, nomeadamente:

(1) respeito a qualquer das seguintes áreas sensíveis: tributação, serviços financeiros, proteção da saúde ou da segurança das pessoas, dos animais ou das plantas ou medidas de salvaguarda multilaterais definitivas; ou,

(2) quando o ato de base preveja que o projeto de ato de execução possa não ser adotado na falta de parecer; ou,

(3) quando a maioria simples dos membros que compõem o comité a tal se oponha. Nestes três casos, a Comissão tem as mesmas opções que para um parecer negativo.

1.1.2 Procedimento consultivo (artigo 4.º do Regulamento Comitologia)

No âmbito do procedimento consultivo, o comité dá o seu parecer sobre um projeto de ato de execução, se necessário, procedendo a votação por maioria simples dos membros que o compõem. O parecer do comité no âmbito do procedimento consultivo não é juridicamente vinculativo, mas a Comissão deve ter na devida consideração as conclusões das discussões no comité e o parecer emitido antes de decidir sobre o projeto de ato de execução.

1.1.3 Atos de execução imediatamente aplicáveis («procedimento de urgência»)

O Regulamento Comitologia prevê que um ato de base pode dar à Comissão a possibilidade de adotar atos de execução de aplicação imediata por imperativos de urgência. Este «procedimento de urgência» não é uma forma específica do procedimento de comitologia, mas sim uma «variante» do procedimento de exame ou do procedimento consultivo.

Ao abrigo do procedimento de urgência, a Comissão pode, sem consultar previamente um comité, adotar um ato de execução que se aplica imediatamente e se mantém em vigor durante um período que, geralmente, não excede seis meses. Só após a adoção (o mais tardar 14 dias após a adoção), pode a Comissão apresentar o ato adotado ao Comité competente, a fim de obter o seu parecer, em conformidade com o procedimento de comitologia aplicável (procedimento consultivo ou de exame). Caso se aplique o procedimento de exame, a Comissão deve revogar imediatamente o ato de execução em causa se o Comité emitir um parecer negativo.

1.2 Referências aos antigos procedimentos de comitologia

A fim de assegurar uma transição harmoniosa entre o regime previsto na Decisão Comitologia e o novo regime de comitologia, o Regulamento Comitologia prevê a adaptação dos antigos procedimentos aos novos procedimentos (artigo 13.º). Consequentemente, todas as referências aos procedimentos previstos na Decisão Comitologia (consultivo, de gestão, de

(4)

regulamentação e de salvaguarda) devem ser entendidas como referências aos procedimentos correspondentes do Regulamento (a partir de 1 de março de 2011, o antigo procedimento consultivo tornou-se o novo procedimento consultivo, o antigo procedimentos de gestão e de regulamentação tornou-se o procedimento de exame e o antigo procedimento de salvaguarda tornou-se o procedimento de urgência).

A única exceção é o procedimento de regulamentação com controlo. Este procedimento continua a aplicar-se provisoriamente (em conformidade com o artigo 5.º-A da Decisão Comitologia) aos atos de base que a este fazem referência, até esses atos estarem formalmente alterados e adaptados ao Tratado de Lisboa.

Desde 1 de março de 2011, por conseguinte, os comités da comitologia têm funcionado em conformidade com os procedimentos previstos no Regulamento Comitologia: procedimento consultivo (artigo 4.º do regulamento) e de exame (artigo 5.º do regulamento) e procedimento de regulamentação com controlo (artigo 5.º-A da «antiga» Decisão Comitologia).

1.3 Papel do comité de recurso

No âmbito do procedimento de exame, o mecanismo de controlo estabelecido pelo Regulamento Comitologia inclui a possibilidade de submeter a questão a um comité de recurso. O comité de recurso é igualmente um comité de comitologia, ou seja, é composto por representantes dos Estados-Membros e presidido pela Comissão e aplica as mesmas disposições em matéria de votação (maioria qualificada). Contudo, ao contrário dos outros comités da comitologia, este não é um organismo permanente; é, na verdade, um instrumento processual, que dá aos Estados-Membros a possibilidade de um segundo debate a um nível superior de representação. As consequências de votação no comité de recurso são as seguintes:

(1) se for dado um parecer favorável, a Comissão adota o ato de execução; (2) na falta de parecer, a Comissão pode adotar o ato5;

(3) se for dado um parecer negativo, a Comissão não pode adotar o ato. 1.4 Papel do Parlamento Europeu e do Conselho

Os legisladores devem estar correta e permanentemente informados sobre os trabalhos do Comité através do Registo de Comitologia, que foi adaptado aos novos procedimentos. O artigo 10.° do Regulamento especifica quais os documentos de comitologia que devem ser enviados ao Parlamento Europeu e ao Conselho, ao mesmo tempo que são enviados aos membros do Comité.

O Parlamento e o Conselho também dispõem de um direito de controlo sobre os projetos de atos de execução baseados nos atos adotados segundo o procedimento de co-decisão. Tal significa que, em qualquer fase do procedimento, podem indicar à Comissão que consideram que o projeto excede as competências de execução previstas no ato de base. Nesse caso, a

5

(5)

Comissão deve rever o projeto e informar o Parlamento Europeu e o Conselho se tenciona manter, alterar ou retirar o projeto (artigo 11.º do Regulamento).

1.5 Novo modelo de regulamento interno para os comités

O Regulamento Comitologia prevê a adoção pela Comissão de um modelo de regulamento interno (artigo 9.º). A Comissão adotou um novo modelo de regulamento interno para os comités da comitologia, em 8 de julho de 20116. Nesta base, cada comité deve adotar o seu próprio regulamento interno, por maioria simples dos seus membros, sob proposta do seu presidente. Os comités já existentes devem, na medida do necessário, adaptar o seu regulamento interno ao novo modelo.

2. PANORAMA DAS ATIVIDADES 2.1 Número de comités e de reuniões

É importante distinguir os comités da comitologia das outras entidades, em particular os «grupos de peritos» criados pela própria Comissão. Estes últimos proporcionam conhecimentos à Comissão para elaborar e aplicar as políticas7, enquanto os comités da comitologia ajudam a Comissão no exercício das competências de execução que lhe são conferidas pelos atos legislativos de base. O presente relatório diz respeito exclusivamente aos comités da comitologia. Em 31 de dezembro de 2011 o número de comités da comitologia foi calculado por setor de intervenção (ver Quadro I). os dados relativos ao ano anterior (em 31 de dezembro de 2010).

QUADRO I-NÚMERO TOTAL DE COMITÉS (2011)

Setor de intervenção 2010 2011

Agricultura e Desenvolvimento Rural (AGRI) 14 14

Organismo Europeu de Luta Antifraude (OLAF) 1 1

Orçamento (BUDG) 2 2

Ação Climática (CLIMA) 4 4

Comunicação (COMM) 1 1

Desenvolvimento e Cooperação – EuropeAid (DEVCO) 6 6

Assuntos Económicos e Financeiros (ECFIN) 1 1

Educação e Cultura (EAC) 7 7

Emprego, Assuntos Sociais e Inclusão (EMPL) 4 4

Energia (ENER) 14 15

Alargamento (ELARG) 4 4

Empresas e Indústria (ENTR) 30 31

6

JO C 206 de 12.07.11, p. 11. 7

(6)

Ambiente (ENV) 32 30

Serviço dos Instrumentos de Política Externa (FPI) 4 4

Saúde e Consumidores (SANCO) 22 24

Assuntos Internos (HOME) 10 11

Ajuda Humanitária e Proteção Civil (ECHO) 2 2

Informática (DIGIT) 1 1

Sociedade da Informação e Media (INFSO) 6 7

Mercado Interno (MARKT) 13 13

Justiça (JUST) 13 13

Assuntos Marítimos e Pescas (MARE) 4 5

Mobilidade e Transportes (MOVE) 29 29

Política Regional (REGIO) 1 1

Investigação (RTD) 6 6

Secretariado-Geral (SG) 0 2*

Estatísticas (ESTAT) 8 8

Fiscalidade e União Aduaneira (TAXUD) 10 11

Comércio (TRADE) 10 11

TOTAL: 259 268

* Incluindo o comité de recurso (para as necessidades do Registo de Comitologia, o comité

de recurso é registado como comité sob a responsabilidade do SG; na prática, é gerido por todos os serviços em causa).

Em 2011, os comités da comitologia podiam, em geral, ser repartidos de acordo com o tipo de procedimento sob o qual operavam (procedimento consultivo, procedimento de exame, procedimento de regulamentação com controlo — ver Quadro II). Alguns comités que aplicavam procedimentos múltiplos foram separados dos comités que utilizam um único procedimento.

QUADROII- NÚMERO DE COMITÉS POR PROCEDIMENTO (2011)

Tipo de procedimento

Consultivo Exame Regulamentação

com controlo Vários procedimentos TOTAL: AGRI 11 3 14 BUDG 1 1 2 CLIMA 4 4 COMM 1 1

(7)

DEVCO 5 1 6 DIGIT 1 1 EAC 1 2 4 7 ECFIN 1 1 ECHO 1 1 2 ELARG 1 3 4 EMPL 1 2 1 4 ENER 1 8 1 5 14 ENTR 7 4 5 15 31 ENV 5 4 21 30 ESTAT 2 6 8 FPI 4 4 HOME 1 4 6 11 INFSO 3 4 7 JUST 2 1 4 6 13 MARE 5 5 MARKT 1 4 8 13 MOVE 3 4 4 18 29 OLAF 1 1 REGIO 1 1 RTD 5 1 6 SANCO 1 10 1 12 24 SG 2 2* TAXUD 1 9 1 11 TRADE 2 6 3 11 TOTAL: 23 99 25 121 268

* Incluindo o comité de recurso.

Estes números indicam que cerca de 37 % dos comités (99 em 268) trabalharam exclusivamente no âmbito do procedimento de exame, ao passo que apenas cerca de 8 % dos comités (23 em 268) trabalharam exclusivamente ao abrigo do procedimento consultivo. No entanto, a maior parte dos comités (121 em 268, ou seja, 45 %), operou no quadro de vários procedimentos. A repartição por setor de intervenção revela que a utilização dos diferentes tipos de procedimento varia de setor para setor.

(8)

O número de comités não é o único indicador de atividade ao nível da comitologia. O número

de reuniões realizadas, bem como o número de procedimentos escritos8 utilizados em 2011 também reflete a intensidade dos trabalhos dos comités, quer a nível do setor em geral quer a nível de cada comité (Quadro III).

QUADRO III-NÚMERO DE REUNIÕES E DE PROCEDIMENTOS ESCRITOS (2011)

Reuniões Procedimentos escritos

Número de comités 2010 2011 2010 2011 AGRI 14 148 142 1 3 BUDG 2 4 4 0 0 CLIMA 4 15 14 3 0 COMM 1 2 1 3 4 DEVCO 6 28 17 44 55 DIGIT 1 1 2 0 0 EAC 7 17 18 50 52 ECFIN 1 1 0 0 0 ECHO 2 5 5 29 12 ELARG 4 5 8 15 12 EMPL 4 4 3 10 9 ENER 14 19 13 3 2 ENTR 31 56 56 35 32 ENV 30 48 41 18 16 ESTAT 8 16 14 8 6 FPI 4 5 4 2 3 HOME 11 23 24 23 27 INFSO 7 24 20 13 20 JUST 13 6 6 16 15 MARE 5 11 9 6 11 MARKT 13 34 18 14 12 MOVE 30 60 53 13 12 OLAF 1 2 3 1 1 8

(9)

REGIO 1 9 5 0 5 RTD 6 60 61 174 201 SANCO 24 131 146 278 314 SG 2 - 6* - 1 TAXUD 11 107 81 0 7 TRADE 11 18 15 7 6 TOTAL: 268 859 783 766 838

* Incluindo 5 reuniões do comité de recurso.

2.2 Número de pareceres e de atos/medidas de execução

À semelhança dos relatórios anteriores, o presente relatório apresenta os dados globais dos

pareceres formais emitidos pelos comités e os subsequentes atos/medidas de execução

adotados pela Comissão9. Estes dados quantificam os trabalhos concretos dos comités (ver Quadro IV). Os comités emitiram um total de 1 868 pareceres em 2011 (contra 1 904 em 2010); um total de 1 788 atos/medidas de execução (em comparação com 1 812 em 2010).

QUADROIV— NÚMERO DE PARECERES E DE ATOS/MEDIDAS DE EXECUÇÃO ADOTADOS (2011)

Pareceres Atos adotados

Medidas adotadas segundo o procedimento de regulamentação com controlo

AGRI 271 271 1 BUDG 1 1 0 CLIMA 10 6 10 COMM 6 5 0 DEVCO 128 128 0 DIGIT 1 1 0 EAC 100 85 0 ECFIN 0 0 0 ECHO 15 16 0 ELARG 58 58 0 EMPL 11 3 0 ENER 15 7 5 9

Note-se que podem verificar-se discrepâncias entre o número de pareceres e o número de atos/medidas de execução num determinado ano. As razões para estas discrepâncias são explicadas na introdução do

(10)

ENTR 59 34 25 ENV 55 14 35 ESTAT 11 7 12 FPI 2 1 0 HOME 33 15 1 INFSO 41 40 1 JUST 14 4 0 MARE 23 22 0 MARKT 13 3 3 MOVE 65 49 24 OLAF 0 0 0 REGIO 6 6 0 RTD 206 200 0 SANCO 625 574 46 SG 9* 1 0 TAXUD 84 69 0 TRADE 6 5 0 TOTAL: 1 868 1 625 163

* Incluindo 8 pareceres emitidos pelo comité de recurso.

2.3 Reuniões do comité de recurso

Em 29 de março de 2011, o comité de recurso reuniu-se pela primeira vez a fim de adotar o seu regulamento interno10, em conformidade com artigo 3.º, n.º 7 do Regulamento Comitologia. O comité de recurso reuniu quatro vezes em 2011 e discutiu 8 projetos de atos de execução no total (no domínio da Saúde e Consumidores – SANCO), que foram encaminhados pela Comissão. O comité de recurso emitiu um parecer positivo para dois casos; nenhum parecer para cinco casos; e parecer negativo em um caso. Nos cinco casos em que não foi emitido qualquer parecer, a Comissão decidiu adotar os atos de execução.

2.4 Recurso ao procedimento de regulamentação com controlo

Como referido no ponto 1.2, o procedimento de regulamentação com controlo não foi afetado pela reforma da comitologia de 2011. Este procedimento já não pode ser utilizado na nova legislação, mas continua a aparecer em diversos atos de base existentes e continuará a ser aplicado ao abrigo desses atos até serem formalmente alterados.

10

(11)

O número de medidas de execução adotadas em 2011 segundo o procedimento de regulamentação com controlo eleva-se a 163 (ver Quadro IV).

Em 2011, o direito de veto foi usado em dois casos:

– Em maio de 2011, o Conselho opôs-se à adoção de um projeto de diretiva da Comissão que alterava a Diretiva 98/79/CE do Parlamento Europeu e do Conselho relativa aos dispositivos médicos de diagnóstico in vitro. Consequentemente, este projeto de medidas não foi adotado. A Comissão adotou uma medida revista em 20 de dezembro de 2011 (JO L 341 de 22.12.2011, p. 50).

– Em outubro de 2011, o Conselho opôs-se à adoção de um projeto de Diretiva da Comissão que alterava a Diretiva 2009/43/CE do Parlamento Europeu e do Conselho no que respeita à lista de produtos relacionados com a defesa. Consequentemente, este projeto de medidas não foi adotado. Em 22 de março de 2012, a Comissão adotou uma medida revista (JO L 85 de 24.3.2012, p. 3).

Comparativamente, em 2010, o Parlamento Europeu exerceu o seu direito de veto opondo-se à adoção de projetos de medidas num caso e o Conselho em dois casos.

QUADRO V–NÚMERO DE MEDIDAS DE EXECUÇÃO ADOTADAS SEGUNDO O PROCEDIMENTO DE REGULAMENTAÇÃO COM CONTROLO (2011)

Medidas adotadas segundo o procedimento de regulamentação com controlo

Oposição do PE à adoção de projetos de medidas segundo

o procedimento de regulamentação com controlo

Oposição do Conselho à adoção de projetos de

medidas segundo o procedimento de regulamentação com controlo

AGRI 1 0 0 BUDG 0 0 0 CLIMA 10 0 0 COMM 0 0 0 DEVCO 0 0 0 DIGIT 0 0 0 EAC 0 0 0 ECFIN 0 0 0 ECHO 0 0 0 ELARG 0 0 0 EMPL 0 0 0 ENER 5 0 0 ENTR 25 0 1 ENV 35 0 0 ESTAT 12 0 0

(12)

FPI 0 0 0 HOME 1 0 0 INFSO 1 0 0 JUST 0 0 0 MARE 0 0 0 MARKT 3 0 0 MOVE 24 0 0 OLAF 0 0 0 REGIO 0 0 0 RTD 0 0 0 SANCO 46 0 1 SG 0 0 0 TAXUD 0 0 0 TRADE 0 0 0 TOTAL: 163 0 2

3. INFORMAÇÕES PORMENORIZADAS SOBRE AS ATIVIDADES DOS COMITÉS

O documento de trabalho que acompanha o presente relatório contém informações pormenorizadas sobre as atividades de cada comité em 2011, discriminadas por Direção-Geral.

Referências

Documentos relacionados

A Requerente pretende pronúncia arbitral sobre os atos de liquidação de Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Coletivas (doravante “IRC”) n.º..., referente ao período de 2015, e

O presente relatório corresponde também às obrigações nos termos do artigo 122.º do Regulamento Financeiro e do artigo 185.º das Regras de Execução e dá uma perspectiva da

Em conseqüência desta nova sistemática tributária, um tanto complicada é a necessária a toda e qualquer empresa a realização de um planejamento tributário, a

Sempre que a consolidação das contas do organismo PPP seja exigida pelas regras contabilísticas referidas no artigo 143.º do Regulamento (UE, Euratom) n.º 966/2012, o organismo

Bens de experiˆ encia costumam ter menos competi¸c˜ ao por pre¸ cos e a demanda ´ e menos el´ astica.. A constru¸c˜ ao da marca de um bem de experiˆ encia costuma depender

Adoptar as Recomendações da Assembleia Parlamentar, do Congresso dos Poderes Locais e Regionais da Europa sobre as orientações a seguir pelos Estados membros (que são livres de

Nestas duas obras, que ainda hoje são referências sobre o estudo da literatura, Aristóteles expõe alguns conceitos que são fundamentais para o entendimento do processo e

Sensibilização respiratória: Não classificado com base nas informações disponíveis. Mutagenicidade em