• Nenhum resultado encontrado

Edital para provas Fundamental II 9º ANO Edital de Provas do 4º Bimestre Fundamental II

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Edital para provas Fundamental II 9º ANO Edital de Provas do 4º Bimestre Fundamental II"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

Edital para provas Fundamental II – 9º ANO

Edital de Provas do 4º Bimestre Fundamental II

DISCIPLINAS

MATERIAIS

DE

ESTUDO

CONTEÚDOS

OBJETIVOS DE

APRENDIZAGEM (O

QUE O ALUNO

DEVERÁ SABER)

PROCEDIMENTOS

DE ESTUDO

(COMO O ALUNO

DEVERÁ

ESTUDAR)

Língua

Portuguesa

 caderno : teoria, sistemat izações, esquem as, exercíci os e resumo s;  listas de exercíci os;  livros didático s: Para Viver Juntos e Gramáti ca Nova;  registro s de aula sobre Brás, Bexiga e Barra Funda (leitura do bimestr e).  concordância verbal e concordância nominal;  regência verbal e regência nominal;  crase;  leitura do bimestre: Brás, Bexiga e Barra Funda;  redação: conto. Gramática 1. Concordância Espera-se que o aluno:

a) compreenda as principais regras de concordância, que envolvem o sujeito e o verbo (concordância verbal) e o nome e suas flexões (concordância nominal); b) compreenda a importância da concordância no processo de especificação de informações; c) conheça os principais casos e exceções que envolvem gênero e número. 2. Regência

Espera-se que o aluno: a) compreenda a ideia principal de regência: a relação com as preposições e o significado adquirido; b) aprenda os principais casos relativos a verbos ou nomes que podem ter significados alterados dependendo do uso de a) verificar se o caderno e a pasta estão completos e reler os registros teóricos e esquematizaç ões de aula; b) reler as definições e teorias apresentadas no caderno e nos livros didáticos: - Para Viver Juntos; - Gramática Nova; c) fazer um resumo dos quadros teóricos apresentados; d) refazer exercícios considerados mais difíceis ou que trouxeram dúvidas; e) retomar redações e fichas teóricas sobre o gênero conto; f) anotar as principais dúvidas e levá-las à monitoria ou ao professor.

(2)

determinadas preposições.

3. Crase

Espera-se que o aluno: a) entenda a principal regra: junção entre preposição e artigo; b) conheça casos específicos de uso do acento grave – obrigatórios e facultativos. Redação

Espera-se que o aluno: a) reconheça as características e a estrutura do gênero narrativo conto e a importância da construção narrativa enxuta e direta; b) entenda a relação entre contar uma história e os elementos que deverão ser utilizados nesse processo; c) utilize diferentes tipos de recursos narrativos para enriquecer sua expressividade literária; d) produza textos coerentes e coesos, que apresentem verossimilhança devidamente estruturada. Livro paradidático:

(3)

Brás, Bexiga e Barra Funda

Ao ler a obra, o aluno será levado a: a) conhecer o estilo literário modernista de Alcântara Machado e os principais modos de narrar dos autores dessa época; b) ambientar-se em cenários urbanos de São Paulo dos imigrantes italianos; c) envolver-se com questões sociais brasileiras e multiculturais.

Matemática

Livro Caderno Caderno de atividades Listas de Estudos Listas extras de classe Exercícios de fixação Exercícios no Moodle Mangahigh Estatística, Combinatória e Probabilidade. (Capítulo 9 ) 1. Estatística. 2. Combinatória: métodos de contagem. 3. Probabilidade. Introdução à Trigonometria. (Capítulo 7 ) 1. Razões trigonométricas para ângulos de 30º, 45º e 60º. 2. Tabela das razões

trigonométricas. 3. Relações trigonométricas em polígonos regulares inscritos em uma circunferência. Perímetros, Áreas e Volumes. (Capítulo 8) 1. Retomando e aprofundando o  Identificar e classificar variáveis estatísticas em qualitativas (ordinal/nominal) ou quantitativas (discreta/contínua).  Calcular a frequência absoluta e a frequência relativa de uma ou mais variáveis e organizá-las numa tabela.  Coletar, organizar, ler e analisar informações de tabelas de frequências e gráficos.  Interpretar uma tabela de frequências e a partir desta construir gráficos (gráfico de segmentos, gráfico de barras ou gráfico de setores).  Interpretar informações por meio de dados apresentados em histogramas.  Resolver situações-problemas de contagem  Refazer os exercícios do caderno  Refazer as Listas de Estudos  Refazer as provas mensais  Refazer os exercícios extras  Trabalhar os testes de revisão cumulativa do seu livro texto  Refazer os exercícios do caderno de atividades  Trabalhar a série Praticando um pouco mais, do livro texto

(4)

cálculo de perímetros. 2. Retomando e aprofundando o cálculo de áreas. 3. Retomando e aprofundando o cálculo da medida de volume. (combinatória) utilizando o diagrama de árvores ou o princípio fundamental da contagem (princípio multiplicativo).  Resolver situações-problemas de probabilidade e probabilidade condicional.

História

- Livro: capítulos 9 (texto II), 10 (Textos I e II) e 11 (Textos I, II, III e IV) - Caderno e fichas: todos os registros referentes ao 3º e 4º bimestre. - 3º Bimestre: Nazismo e Segunda Guerra Mundial - 4º Bimestre: Era Vargas - Identificar as rupturas do governo Vargas com a República Oligárquica durante a Revolução de 1930. - Contextualizar a Revolução de 1932 dentro da perspectiva da história da cidade de São Paulo.

- Caracterizar o governo democrático de Vargas entre 1930 e 1934. - Contextualizar o Estado Novo como um governo ditatorial alinhado ideologicamente aos Estados Totalitários europeus. - Compreender o processo de industrialização nacional ao longo da década de 30 como parte da política de diversificação econômica varguista e a aproximação entre sindicatos e governo caracterizando uma política trabalhista. PROCEDIMENTOS DE ESTUDO 1. Inicie os seus estudos com antecedência. 2. Releia os textos do livro didático utilizando os procedimentos de leitura apresentados e explicados em sala de aula: 2.1. Sublinhado 2.2. Palavras-chave 2.3. Nomeação de parágrafos. 3. Reestruture seu conhecimento selecionando um dos procedimentos de registro apresentados e explicados em sala de aula ao longo da sua formação: 3.1. Resumo (6° ano) 3.2. Esquema gráfico (7° ano) 3.3. Esquema com dígitos (8° ano)

(5)

3.4. Mapa conceitual (9° ano)

4. Releia os registros e fichas do seu caderno, comparando com os procedimentos de leitura e escrita realizados, fazendo eventuais correções. 5. Reelabore as lições de casa e as provas e, caso tenha alguma dúvida, procure o professor ou o monitor de História.

Geografia

-Lista de procedimentos de estudo -Material do bimestre disponível no Moodle (se houver). -Matéria referente ao bimestre no caderno. -Livro didático (p.162 a 182 / p 200 a 204.); -Diversidade regional na Ásia. - Distribuição da população pelo continente - O crescimento populacional - Diferenças socioeconômicas e culturais - Diversidade étnica e cultural -Regiões da Ásia -Oriente Médio - Conflito árabe-israelense - Consequências do ataque de 11 de setembro -Conflitos no Afeganistão -Conflitos no Iraque e Estado Islâmico -Analisar os significados históricos da geopolítica considerando as relações de poder entre as nações. -Identificar os envolvidos nos principais conflitos atuais do Oriente Médio.

-Reconhecer as

características

demográficas e culturais do continente asiático.

- Fazer leitura do livro didáticos entre as páginas; - Fazer leitura de todas as anotações no caderno referentes ao conteúdo da prova; - Elaborar resumos no caderno referentes ao conteúdo; - Elaborar mapas conceituais e esquemas gráficos que ajudem no processo de estudo; - refazer os exercícios do livro didático (págs.-183 a 185)

(6)

-Primavera Árabe -China

-Do império milenar ao "socialismo de mercado"

Física

caderno, apresentações e vídeos disponibilizados no moodle, fichas de exercícios, prova mensal, livro (cap. 9) . 1 - cosmogonias a) o que é uma cosmogonia. b) relacionar histórias míticas com cosmogonias e civilizações antigas.. 2- modelos de mundo a) geocentrismo e heliocentrismo. b) principais argumentos de aristóteles para o geocentrismo. c) principais argumentos de galileu para o heliocentrismo. d) a importância de homens como copérnico e giordano bruno. e) motivações relacionadas à defesa de um determinado sistema de mundo. 3- estruturas do universo a) identificar estruturas básicas do universo. b) galáxias, grupos de galáxias, sistemas estelares. c) noções da grandeza e estrutura do universo. compreender como as antigas visões a respeito do universo eram influenciadas pelo pensamento mítico e religioso. 2. compreender a influência de estruturas sociais e das visões de mundo vigentes no desenvolvimento de teorias científicas. 3. reconhecer o desenvolvimento científico como sendo parte de um processo que se estende por muitos anos. 4. compreender nosso lugar na imensidão do universo. 5. compreender a importância do referencial na definição de um movimento. 6. expressar números astronômicos em notação científica.

7. fazer cálculos com números em notação científica. 8. conhecer o conceito de velocidade. 9. expressar valores de grandezas físicas em diferentes unidades.

Não deixe para

estudar na última hora. Forme grupos de estudos. Procure o monitor com antecedência. Comece estudando suas anotações de sala, principalmente as dicas que foram dadas durante as aulas. Faça um resumo simples com o conteúdo estudado, certifique-se que sabe ou memorizou

equações, que compreende as relações, que sabe das unidades de medida e as

transformações entre elas

Garanta que saiba fazer os exercícios discutidos em classe, os exercícios das listas Refaça os exercícios até compreendê-los. Seja organizado: Pratique nos exercícios o reconhecimento de dados em figuras, gráficos e texto. Associe estes dados às grandezas das equações, verifique a compatibilidade das unidades de medida.

(7)

4- movimento a) principais unidades. anos-luz, unidades astronômica, metros, quilômetros, segundos, minutos, horas. b) conversões entre unidades. c) cálculo de velocidade, deslocamento e tempo a partir do conceito de velocidade média. d) utilização de notação científica. e) o conceito de referencial relacionado a um movimento. f) o papel do observador na determinação de um movimento. 5- big bang a) no que consiste a teoria do big-bang. b) como as observações de edwin hubble influenciaram nesta proposta. Identifique a pergunta, e então associe ao conteúdo estudado e as equações/relações que abordam

Quando possível faça uma figura (se não houver) que descreva o fenômeno físico e anote todas as informações relevantes para resolução do exercício.

Faça uso do seu livro. Está repleto de exercícios resolvidos que favorecem a compreensão do conteúdo. Refaça a prova mensal. (verifique a correção feita em classe). estude o relatório de laboratório. refaça o simulado.

Filosofia

Registros no caderno, conteúdos postados no Moodle em formato de PDF, fichas de leituras e atividades, vídeos. Temas: Liberdade; Felicidade. - Sartre e o existencialismo; a liberdade de fazer-se em Sartre; liberdade enquanto escolha. - A felicidade segundo os filósofos estoicos; Epicuro e o discernimento dos prazeres como caminho para a vida feliz;

Compreender, descrever, explicar, analisar e comparar: os diversos modos de compreensão sobre o conceito de liberdade, a influência do contexto e as mudanças de perspectivas sobre o tema no decorrer da história, conforme trabalhado e orientado nas aulas pelo professor ao longo do bimestre.

Refazer a leitura e análise dos materiais propostos (listados acima), em aula e para casa; refazer e estudar os exercícios correspondentes a cada assunto, assim como a prova mensal, atividades e demais tarefas, procurando avaliar os erros e acertos cometidos;

(8)

Bauman e a felicidade no contexto atual.

utilizar seus registros, feitos ao longo do bimestre, e orientações do professor.

Química

Anotações do caderno, livro didático, slides e outros materiais do Moodle, listas de exercícios, apostilas de laboratório, prova mensal. 1. Estrutura atômica - Número atômico. - Número de massa. - Partículas subatômicas: prótons, nêutrons e elétrons. - Íons: cátions e ânions. 2. Semelhanças atômicas - Isótopos - Isóbaros - Isótonos - Isoeletrônicos 3. Distribuição eletrônica em subníveis - Distribuição eletrônica de átomos e íons em subníveis de energia - Localização de um elemento na Tabela Periódica a partir da sua distribuição eletrônica - Subnível mais energético x Camada mais externa Estrutura atômica: - Reconhecer as partículas subatômicas; - Calcular a quantidade de cada uma das partículas subatômicas;

- Número atômico e número de massa;

- Diferenças entre átomos e íons.

Semelhança atômica: - Observar que átomos diferentes podem apresentar características semelhantes;

- Deduzir a semelhança existente entre diferentes átomos; - Classificar átomos a partir da semelhança entre eles. Distribuição eletrônica em subníveis de energia: - Reconhecer como é feita a distribuição dos elétrons em niveis e subniveis;

- Fazer antecipações sobre a maneira correta da distribuição dos elétrons de um determinado átomo; - Apresentar conclusões sobre as distribuições eletrônicas de elementos químicos diferentes, Releia os capítulos do livro e suas anotações de caderno - Leia os slides disponibilizados no moodle - Refaça os exercícios do livro - Refaça as listas de exercícios - Refaça a prova mensal

(9)

reconhecendo

semelhanças e

diferenças.

Inglês Básico

Student’s book; Workbook; Notebook (registros no caderno); Reviews (fichas de revisão); Units 5, 6, 7 and 8 Grammar:

Question Tags with Be (Simple Present and Simple past);

Question Tags (Other tenses and Modals); The Passive : Simple Present / simple Past Affirmative, negative and interrogative forms By agent

Reported speech Verb changes, / say and tell Pronouns: possessive adjectives Time expressions VOCABULARY Materials The media Book: Life of Pi  OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM – Inferir significados tomando o contexto geral como parâmetro de leitura, identificando sentenças falsas ou verdadeiras; utilização de vocabulário e estruturas adequadas para narrar eventos no futuro;  Perguntar / responder e falar sobre temas relacionados ao amor, casamentos no próprio país e em outros países e lendas urbanas utilizando vocabulário e estruturas adequadas;  Utilizar vocabulário e estruturas adequadas para perguntar e responder, sobre relacionamentos;  Pedir informações utilizando vocabulário e estruturas adequadas  Observar modelos, reproduzir e recriar situações sociais de uso da língua no cotidiano do aluno.  Produzir textos Orais e Escritos

Participar das aulas, tirar dúvidas com o professor e ou monitor; fazer os exercícios propostos e as tarefas de casa; reelaborar provas;

(10)

Inglês Intermediário Student’s book; Workbook; Notebook (registros no caderno); Reviews (fichas de revisão); CONTEÚDOS – Units 5, 6, 7 and 8 Vocabulary: Home-related words; Collocations; Expressions and prepositions; Sport-related words; Phrasal verbs; Word formation; Words related to extreme situations; Collocations; Expressions and prepositions;

Words related to free time.

Grammar: Future simple; Be Going to; Future Continuous; Future Perfect Simple; Conditionals;

Wish & If Only; Past Perfect Simple Past Perfect Continuous Question Tags

Subject and Object Questions

Negative Questions Modals & Semi-modals Modals Perfect

Book: Steve Jobs

 Relatar os próprios hábitos e os hábitos de outras pessoas.  Narrar situações cotidianas no presente, passado.  Falar sobre situações que estão ocorrendo no momento da fala.  Dar e receber ordens de acordo com diferentes situações.  Fazer perguntas e responder.  Ler textos descritivos.  Reconhecer e produzir adequadamente conteúdos gramaticais e lexicais (fichas e exercícios do livro didático).

Falar sobre situações de uso da língua inglesa no cotidiano.

Participar das aulas, tirar dúvidas com o professor e ou monitor; fazer os exercícios propostos e as tarefas de casa; reelaborar provas;

IFY- Morumbi e

Perdizes

Book: Longman Keystone D and notebook. Longman Keystone D Unit 6 – What makes animals so amazing?

Longman Keystone D – Unit 6

- Re-read the texts in each subject handout or book

(11)

Study and Communication Skills booklet. Reading comprehension. Vocabulary: - Literary Terms - Academic words - Keywords Grammar: - Reduction of adjective clauses to adjective phrases - Relative pronouns as subjects

- Typical and atypical word order

- Gerunds and infinitives Writing:

- Write an introductory paragraph

- Write classifying paragraphs

- Support the main idea - Include quotations and citations

- Write a research report Study and

Communication Skills

Topic 2 – Reading Textbooks and Note Taking

Lessons 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 and 8

- Reading a textbook and note taking skills - Using notes to write summaries

- Be able to understand and apply vocabulary and grammar topics.

- Be able to write a research report

- Review questions of each topic and correct answers

- Re-read

class notebook notes - Review any extra materials (sheets)

Re-read the texts in each subject handout or book

(12)

- Public speaking skills and peer assessment - Learner diaries and study skills self assessment

Study and

Communication Skills

Topic 2 – Reading Textbooks and Note Taking

Lessons 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 and 8

- Become more aware of their own note taking skills and habits - Develop an

understanding of note taking strategies and their personal preferences - Reflect on their summary writing skills - Be able to analyse the strategies they use to organize notes and write summaries

- Become familiar with the criteria or rubric that defines good information organization practices - Be able to practice reorganizing notes to make a summary for future reference

- Be able to consider what makes a good

presentation and how presentation software can help

- Be able to identify ways to improve their

presentation technique

- Review questions of each topic and correct answers

- Re-read

class notebook notes - Review any extra materials (sheets)

(13)

- Reflect on the learner diaries and study skills self-assessment

High School-

Alphaville

USHIST 1- Book ENG9A:Book, Romeo and Juliet , Notebook ENG9B: Book USHIST 1- Unit 6 pages 140 – 155 ENG9A: Lessons 5 and 6, English 9A, ‘Romeo and Juliet’ Act 2, 3 and 4 ENG9B: Lesson 4, Lesson 5, Lesson 6 up to page 182 USHIST 1: - understand the 13th, 14,th and 15th amendments - look at the process of Reconstruction after the civil war - review the battles

conflicts between the native Americans and the new nation as they moved West. - what factors

helped expand West and the new inventions that helped this process. ENG9A: - identify basic character information about Romeo & Juliet

- explain the elements of Shakespeare’s tragedies, including tragic flaw, tragic hero, enlightenment and moral code - analyze sonnet form, including stanza, meter, rhyme, quatrain, and couplet - identify, characterize, and compare-contrast major and minor characters in ‘Romeo and Juliet’

- recognize and analyze comic relief, pun, theme, and irony in a scene - define and

recognize the use of punctuation and grammar as highlighted in lessons 4, 5 and 6. USHIST 1- Book ENG9A:Book, Romeo and Juliet , Notebook ENG9B: Book

(14)

ENG9B: - Explain why planets are named as they are - Compare myths of explanation from different cultures - Recognize similarities in teaching myths from different cultures - Identify mythological characters and their actions that teach life lessons - Recognize mythological themes and characters that are reflected in modern culture - List the traits of a

mythological hero - Relate the adventures of the mythological heroes - Explain how certain geographic names are related to characters from the tales of the heroes/ myths - Comprehend the

writing process - Identify the

characteristics of epics and epic heroes - Define and recognize the literary terms associated with epic poetry - Explain how Odysseus and Beowulf exemplify the epic hero - Identify and explain the importance of the different characters in Odyssey and Beowulf

(15)

- Summarize the plots of Odyssey and Beowulf

Espanhol

Libro Contraseña 4; cuaderno, fichas de ejercicios, fichas en Moodle, enlaces en Moodle. Unidad 6, 7 y 8 Gramatical: -Pronombres complemento directo e indirecto. Págs. 75 y 76 -Colocación de los pronombres complemento directo e indirecto. págs. 77 y 78 - Los heterogenéricos. Pág. 86

- El artículo neutro LO. Págs. 87, 88, 89 y 90 -Estilo indirecto. Págs. 99, 100, 101 y 102 Vocabulario y lecturas: - Utilizar vocabulario relacionado con las nuevas carreras y profesiones. págs. 72, 73 y 74 -Utilizar vocabulario relacionado con el medioambiente. Págs. 81, 82, 83, 84 y 85 -Entretextos – Top 5 animales en peligro de extinción. Pág. 92 -Utilizar vocabulario relacionado con el -Reconocer y utilizar vocabulario relacionado con las profesiones y las ocupaciones.

- Reconocer y utilizar vocabulario relacionado con las nuevas carreras y profesiones. - Reconocer y utilizar vocabulario relacionado con el medioambiente. - Reconocer y utilizar vocabulario relacionado con el teatro.

-Escribir pequeños textos entre 100 y 120 palabras.

- Leer e interpretar textos informativos relativos a los temas. - Aplicar la gramática y el vocabulario. - Revisa el contenido en todo el material de estudio (libro, fichas, pruebas, Moodle) - Haz un guía de estudio chequeando cada ítem y haciendo anotaciones. - Reelabora ejercicios hechos en el libro, fichas y pruebas. - Memoriza las estructuras gramaticales y vocabulario.

(16)

teatro. Págs. 93, 94, 95, 96, 97 y 98 -Entretextos – Noche de Reyes. Pág. 104

Educação

Física

Anotações realizadas no decorrer das aulas, conceitos postados na plataforma moodle e as informações sobre jogos pré-desportivos e propriamente ditos realizados na prática. 1) Relacionar as porcentagens da frequência cardíaca para determinado objetivo, aeróbio e anaeróbio. 2) Conhecer procedimentos de primeiros socorros para desmaio e convulsões. 3) Conhecer os esteroides anabolizantes e suplementos alimentares; 4) Comparar os riscos da utilização dos esteroides anabolizantes x suplementação alimentar; 5) Conhecer/Identificar políticas públicas de lazer, esporte e saúde; 6) Identificar e reconhecer os aspectos socioculturais, comportamentais e biodinâmicos do jogo da cultura do movimento – Badminton; 7) Vivenciar as modalidades futsal, vôlei, basquete e handebol; 8) Vivenciar jogos pré-desportivos (listar todos

1) Identificar e reconhecer as porcentagens da frequência cardíaca para determinado objetivo, aeróbio

e anaeróbio;

2) Identificar/Reconhecer os procedimentos de primeiros socorros para desmaio e convulsões; 3) Identificar/ Reconhecer os esteroides anabolizantes e suplementos alimentares; 4) Relacionar os riscos da utilização dos esteroides anabolizantes x

suplementação alimentar; 5) Conhecer/ Identificar o que são Políticas

Públicas de lazer, esporte e saúde; 6) Relacionar os aspectos socioculturais, comportamentais e biodinâmicos do jogo da cultura do movimento – Badminton; 7) Aplicar/Transferir técnicas básicas das modalidades futsal, vôlei, basquete e handebol; 8) Conhecer as regras básicas e práticas dos esportes coletivos de

Revisão dos conceitos estudados de 3º e 4º bimestre disponíveis na plataforma moodle; anotações

registradas durante as aulas teórico práticas.

(17)

os jogos pré-desportivos trabalhados na prática). 9) Associar regras básicas e práticas de jogo dos esportes coletivos de quadra das modalidades,

futsal, vôlei, basquete e handebol.

quadra das modalidades, futsal, vôlei, basquete e handebol; 9) Relacionar o jogo pré-desportivo com as modalidades esportivas apresentadas no bimestre.

Referências

Documentos relacionados

Interpretação de texto; Tema e Assunto; Ideias principais e Palavras-chave; Nomeação de Parágrafos; Identificar o tema de um texto; Identificar as ideias principais de cada

Procure explicar (para você mesmo ou para um colega) o que foi feito. Neste momento, aproveite para fazer um levantamento das dúvidas – anotando- as. c) faça um resumo dos

7. ampliação de repertório pessoal e conhecimento do mundo por meio do eixo temático. resumo dos conteúdos estudados; 3. refazer os exercícios e reelaborar as provas

Enfim, Mercúrio salva-se de morrer pela mão dos homens (porque as pessoas desta época, segundo ele mesmo, matariam os deuses) fingindo-se de homem, mas ao invés de parar por aí,

Um dos mais eminentes historiadores brasileiros chama a atenção para a possibilidade de que alguns navegadores franceses, espanhóis, italianos e alemães – e mesmo

A metodologia de Busca do Futuro foi aplicada em reunião da Comissão Tripartite Permanente Nacional da Norma Regulamentadora de Segurança e Saúde no Trabalho em

Como pode adaptar esta atividade ou clube para garantir que todas as crianças da escola possam participar, se

Com 15 anos de experiência em fundição, a empresa possui os processos de moldagem em areia verde e Cold-Box, denominados respectivamente neste trabalho como