• Nenhum resultado encontrado

A Mazda no 43º Salão de Tóquio O avanço do Zoom-Zoom Sustentável

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A Mazda no 43º Salão de Tóquio O avanço do Zoom-Zoom Sustentável"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

A Mazda no 43º Salão de Tóquio

O avanço do Zoom-Zoom Sustentável

• Mazda3 SKYACTIV-Hybrid em estreia mundial

• A alternativa energética SKYACTIV-CNG com duplo combustível

• Mazda6 ASV-5 Advanced Safety Vehicle demonstra a segurança no tráfego citadino

Tóquio (Japão), 20 Novembro 2013. A diversidade energética e a segurança terão lugar de destaque no stand da Mazda no Salão Automóvel de Tóquio de 2013, nelas incluindo-se a estreia mundial do Mazda3 SKYACTIV-Hybrid. O novo compacto da Mazda torna-se, portanto, no primeiro modelo disponível no Japão com motores a gasolina, gasóleo e em versão híbrida. Em palco estará, também, uma outra alternativa energética, com o anúncio do ‘concept’ Mazda3 SKYACTIV-CNG. Finalmente, através do Mazda6 ASV-5, a Mazda apresentará um dos mais avançados conceitos em termos de soluções de segurança de tráfego do mundo. Inovação é o futuro e o futuro é aqui.

Mazda3 SKYACTIV-Hybrid

O primeiro híbrido de sempre da Mazda: é um novo marco importante do Zoom-Zoom Sustentável, a visão da Mazda que visa proporcionar o melhor de todos os mundos no sector automóvel. O bloco a gasolina e eléctrico irá estar inicialmente disponível para o novo Mazda3*, modelo que também faz a sua estreia em solo japonês no Salão de Tóquio de 2013. O SKYACTIV-Hybrid é o mais recente membro da família SKYACTIV, traduzindo-se num motor eléctrico em complemento ao bloco a gasolina SKYACTIV-G, especialmente eficaz em baixos regimes de motor e durante operações de carga reduzidas. O motor, um bloco 2.0 SKYACTIV-G especialmente modificado, aproveita as características únicas de ultra-alta compressão de 14:1, um sistema de escape 4-1 e um sistema de gestão único para uma combustão mais eficiente numa faixa mais ampla de rotações. Tira, igualmente, partido da recirculação dos gases de escape, aproveitando o calor do escape para reduzir os tempos de aquecimento do motor e permitir uma maior economia de combustível nos tempos de paragem do motor.

(2)

2 / 7 Mazda Motor de Portugal, Lda

Av. José Malhoa nº 16 - Piso 3, Fracção B2 | 1070-159 Lisboa Tel: +351 21 351 27 70 | Fax: +351 21 351 27 71

sferro@mazdaeur.com | www.mazda-press.pt

www.mazda-press.com | www.mazda.pt

Efectivamente tanto para uma eficiente produção de energia. Um veio divide o potencial do bloco SKYACTIV-G em potência e energia do gerador, direccionando-as às rodas dianteiras. Ao fazê-lo, transfere de modo eficaz a potência gerada pelo motor a gasolina e a obtida a partir do motor eléctrico. Resultado: uma aceleração linear, sem quaisquer cortes. Por seu turno, uma unidade de controlo de energia aumenta e diminui a potência da bateria para suportar o motor eléctrico, os equipamentos auxiliares e a bateria auxiliar, no processo de optimização da electricidade como fonte de alimentação do motor e de outros elementos. A gestão computorizada da corrente da bateria de níquel-hidreto metálico, da tensão e da temperatura, entre outras, ajuda a manter ideal o estado da bateria e a aumentar a sua durabilidade.

Como destaque: o novo Mazda3 SKYACTIV-Hybrid é surpreendentemente frugal, apenas consumindo 3,2 litros/100 km, de acordo com o ciclo de testes japonês JC08. E como uma potência total de 100 kW (136 cv), torna a condução também excepcionalmente fantástica.

Em detalhe

Um híbrido intransigente de um construtor com essa mesma característica. A própria sonoridade do motor foi ajustada para coincidir com a velocidade e a aceleração, de modo a atingir-se uma experiência de condução Jinba Ittai (cavaleiro e cavalo como um só), genuinamente Mazda. Outro destaque é o potencial do sistema de recuperação da energia da travagem nesta configuração SKYACTIV-Hybrid, que consiste de uma travagem regenerativa, com recurso a um motor eléctricoe a travões hidráulicos. O trabalho conjunto dos dois sistemas garante, não só, uma excelente travagem linear, como também maximiza a recuperação da energia produzida, convertendo-a em electricidade, contribuindo para uma melhoria ainda mais visível dos consumos.

Naturalmente, o novo Mazda3 SKYACTIV-Hybrid integra a mesma tecnologia ímpar no domínio da segurança, conectividade, design interior e ambiente presentes em qualquer outro Mazda3. Mas também o mesmo atractivo design exterior KODO – A Alma do Movimento, a carroçaria de reduzido peso SKYACTIV-Body a e excelente maneabilidade permitida pelo SKYACTIV-Chassis. É, por isso, tão seguro, tão agradável e ainda mais eficiente em termos de consumos. A Mazda continua a

desafiar as convenções e isso é simplesmente fantástico.

(3)

Mazda: A construir o amanhã

O Zoom-Zoom Sustentável traduz a visão da Mazda rumo a um futuro sustentável. Baseia-se na introdução gradual de novas tecnologias em prol do ambiente e da segurança de toda a sua gama de modelos, mas sem comprometer o prazer de condução patenteado Mazda. O SKYACTIV-Hybrid marca o próximo passo em frente, seguindo-se a tecnologias como o i-stop, o sistema de paragem em cidade, com o reinício de motor mais rápido do mundo, e o i-ELOOP, o original sistema de regeneração de energia de travagem da Mazda

.

Especificações: Mazda3 SKYACTIV-Hybrid

Motor de combustão Cilindrada 1.997 cm3 Diâmetro x curso 83,5mm x 91,2 mm Taxa de compressão 14.0:1 Potência máxima 73 kW (99 cv) às 5.200 rpm Binário máximo 142 Nm at 4.000 rpm Motor eléctrico

Tipo Motor síncrono AC

(motor síncrono do tipo magnetização permanente)

Potência máxima 60 kW / 82 cv

Binário máximo 207 Nm

(4)

4 / 7 Mazda Motor de Portugal, Lda

Av. José Malhoa nº 16 - Piso 3, Fracção B2 | 1070-159 Lisboa Tel: +351 21 351 27 70 | Fax: +351 21 351 27 71

sferro@mazdaeur.com | www.mazda-press.pt

www.mazda-press.com | www.mazda.pt

Mazda3 SKYACTIV-CNG concept

Trata-se do espírito do Zoom-Zoom Sustentável: Ter os modelos adequados à mais ampla gama possível de clientes. É a razão porque, conjuntamente com o SKYACTIV-Hybrid, a Mazda está também a lançar o ‘concept’ Mazda3 SKYACTIV-CNG em Tóquio.

Como acontece com todos os modelos da nova geração Mazda e respectivas variantes, a tecnologia SKYACTIV fornece a base de partida para este modelo compacto de duplo combustível. Trata-se de um novo elemento na cadeia de necessidades potenciais dos clientes, contando o ‘concept’ Mazda3 SKYACTIV-CNG com um bloco SKYACTIV-G 2.0 que opera separadamente a partir de um depósito de gasolina e de um tanque de gás natural comprimido (GNC). Tal solução proporciona, assim, uma excelente flexibilidade, ao mesmo tempo que também aumenta a autonomia. Como sempre, mantém 100 por cento de prazer de condução Mazda.

Com a sua taxa de compressão de 14:1, o impar bloco SKYACTIV-G mostra-se ideal para operar com combustíveis alternativos, como o gás natural e o etanol, que têm valores de octanas mais elevados do que a gasolina, requerendo poucos desenvolvimento adicionais ou mesmo acertos. Capacidade de adaptação é o termo chave neste contexto para a Mazda. Desde que todos os seus modelos principais se tornaram propostas globais, a empresa está a adoptar uma abordagem de múltiplas soluções para estar apta a responder aos diferentes mercados, com diferentes condições e preferências em termos de combustível.

Zoom-Zoom flexível

Depois da gasolina, do gasóleo e da tecnologia híbrida, o GNC foi o próximo e lógico passo. Com a exploração de fontes não convencionais como o gás de xisto, que gradualmente se está a tornar comercialmente viável em todo o mundo, o gás natural é uma alternativa real à gasolina e ao gasóleo. É-o particularmente na forma comprimida, com uma maior densidade de energia do que, digamos, o gás natural liquefeito e sem quaisquer reticências, uma vez que um motor a GNC produz

(5)

Actualmente, o GNC é mais popular em países como o Irão, América do Sul, Índia e Paquistão. Mas também está a crescer em popularidade na Europa, com a Itália a liderar o processo, tanto em número de automóveis nas estradas como nas infra-estruturas de GNC.

Especificações: Mazda3 SKYACTIV-CNG concept

Número de lugares 5

Comprimento x largura

x altura totais 4.580 x 1.795 x 1.455 mm

Distância entre eixos 2.700 mm

Tipo de motor Motor de duplo combustível a gasolina e GNC basead

o no bloco SKYACTIV-G 2.0

Cilindrada 1.997 cm3

Capacidade do depósito

Gasolina (tradicional, sem chumbo): 51 litros GNC: 75 litros (20 MPa)

Injecção de combustível

Gasolina: injecção directa nos cilindros GNC: pontos de injecção

Transmissão SKYACTIV-Drive (automática de 6 velocidades)

Diâmetro mínimo de

(6)

6 / 7 Mazda Motor de Portugal, Lda

Av. José Malhoa nº 16 - Piso 3, Fracção B2 | 1070-159 Lisboa Tel: +351 21 351 27 70 | Fax: +351 21 351 27 71

sferro@mazdaeur.com | www.mazda-press.pt

www.mazda-press.com | www.mazda.pt

Mazda6 ASV-5 Advanced Safety Vehicle

Um mundo sem acidentes de automóvel: Alcançar o topo em termos de segurança é um elemento central do Zoom-Zoom Sustentável e Mazda mostra-se incansável nos seus esforços para evoluir de modo contínuo essa característica nos seus veículos. Reforçando a sua posição de líder em tecnologia de segurança a nível mundial, a Mazda irá exibir em Tóquio um dos seus projectos chave, o Mazda6* ASV-5.

Abreviatura de Veículo de Segurança Avançada, o ASV-5 combina o conceito de segurança proactiva Mazda com tecnologias de Sistema de Transporte Inteligentes (ITS). A Segurança Proactiva da Mazda engloba uma ampla matriz tecnológica e de soluções de design, disponíveis nos modelos Mazda, para minimizar os riscos de acidente. Estes vão da avançada gama de soluções i-ACTIVSENSE, sistemas de segurança baseados em sensores disponíveis nos novos Mazda3, Mazda6 e Mazda CX-5, que operam em conjunto com o intuitivo ‘interface’ homem-máquina (HMI) da Mazda, que ajuda o condutor a lidar com todas as informações fornecidas por todos aqueles sistemas de modo eficaz e em segurança.

O ITS dá agora novo passo em frente. Desenvolvido por um consórcio que integra a Mazda, a Universidade de Tóquio, a Hiroshima Electric Railway Co. e o Laboratório de Ambiente e Segurança de Tráfego do Japão, o ITS faz a ligação entre veículos, veículos eléctricos de transporte público e as próprias pessoas de modo a prevenir acidentes ou engarrafamentos. Objectivo: nada menos do que uma sociedade móvel segura.

Estreia tecnológica a nível mundial

Os resultados iniciais são animadores, no decurso dos testes que o ASV-5 realizou nas ruas de Hiroshima, Japão, em Setembro. Este veículo utiliza o primeiro sistema do mundo que permite a partilha de dados entre veículos eléctricos da rede de transporte públicos e os automóveis, incluindo o tipo de veículo, a localização, a direcção da viagem, a travagem e informações de intenção de mudança de direcção, com a activação da respectiva sinalização (vulgo ‘pisca’). Para além das informações obtidas a partir de outros veículos, os sinais de tráfego e os sensores colocados nas estradas, este Mazda6 Sedan especialmente equipado também recorre a radares de elevada sensibilidade, sensores de microondas e câmaras, de modo a dar aos condutores uma visão de 360

(7)

graus em redor da viatura. Como em muitas cidades europeias, os eléctricos são um componente essencial do sistema de transportes públicos de Hiroshima, transportando diariamente cerca de 150 000 pessoas.

Em conjunto, o ASV-5 e as tecnologias inerentes ao ITS representam progressos importantes no estabelecimento de um sistema de transportes seguro e eficaz, colhendo os maiores benefícios do transporte ferroviário e de estrada. Um novo conceito que desafia as convenções e que a Mazda traz até si.

* Mazda Atenza no Japão

Referências

Documentos relacionados

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

esta espécie foi encontrada em borda de mata ciliar, savana graminosa, savana parque e área de transição mata ciliar e savana.. Observações: Esta espécie ocorre

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

Podem treinar tropas (fornecidas pelo cliente) ou levá-las para combate. Geralmente, organizam-se de forma ad-hoc, que respondem a solicitações de Estados; 2)

QUANDO TIVER BANHEIRA LIGADA À CAIXA SIFONADA É CONVENIENTE ADOTAR A SAÍDA DA CAIXA SIFONADA COM DIÂMTRO DE 75 mm, PARA EVITAR O TRANSBORDAMENTO DA ESPUMA FORMADA DENTRO DA