• Nenhum resultado encontrado

«Ai de mim se não evangelizar! (I Cor.9,6)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "«Ai de mim se não evangelizar! (I Cor.9,6)"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

FESTA DO ENVIO 2009

«Ai de mim se não evangelizar”! (I Cor.9,6)

(2)

Festa do Envio – Pentecostes 2009 2 I. RITOS INICIAIS

♫ ♫ ♫

♫ Entrada: Vinde, vinde Espírito Santo. Vinde, vinde! Saudação Inicial:

P- Hoje a Igreja celebra a grande Festa do Pentecostes. O Pentecostes, 50 dias depois da Páscoa, é a Festa do Espírito Santo. O Espírito Santo é o fruto mais precioso da Páscoa de Jesus. Connosco estão estes adolescentes do 10º ano; eles apresentam-se diante da comunidade, para, a partir dela, serem enviados e admitidos ao Crisma. Invoquemos então o Espírito Santo, ao receber a água aspergida sobre nós. Pois, o próprio Jesus disse, referindo-se ao Espírito Santo: «daquele que crer em Mim, brotarão rios de água viva». E que a água derramada sobre nós, nos regenere para a vida, a que somos chamados e enviados.

Aspersão com água benta

♫ Vós que fostes baptizados em Cristo estais revestidos da Luz. Aleluia. Aleluia. ORAÇÃO COLECTA

P- Enviai, Senhor, o vosso Espírito Santo sobre cada um de nós como outrora o destes aos vossos discípulos, para que nos tornemos fortes na fé, firmes na esperança e activos na caridade fraterna. Por Nosso Senhor.

II- LITURGIA DA PALAVRA

Leitura dos Actos dos Apóstolos

Quando chegou, o dia de Pentecostes, os Apóstolos estavam todos reunidos no mesmo lugar. Subitamente, fez-se ouvir, vindo do Céu, um rumôr semelhante a forte rajada de vento, que encheu toda a casa onde se encontravam Viram então aparecer uma espécie de línguas de fogo, que se iam dividindo, e poisou uma sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar outras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que se exprimissem”.

Palavra do Senhor. Graças a Deus.

♫ ♫ ♫

(3)

Festa do Envio – Pentecostes 2009 3 Leitura da Primeira Epístola do apóstolo S. Paulo aos Coríntios

Irmãos: Ninguém pode dizer «Jesus é o Senhor» a não ser pela acção do Espírito Santo. De facto, há diversidade de dons espirituais, mas o Espírito é o mesmo. Há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. Há diversas operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos. Em cada um se manifestam os dons do Espírito para o bem comum. Assim como o corpo é um só e tem muitos membros e todos os membros, apesar de numerosos, constituem um só corpo, assim também sucede com Cristo. Na verdade, todos nós – judeus e gregos, escravos e homens livres – fomos baptizados num só Espírito, para constituirmos um só Corpo. E a todos nos foi dado a beber um único Espírito.

Palavra do Senhor

Aclamação ao Evangelho (própria do Pentecostes)

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João

Na tarde daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas as portas da casa onde os discípulos se encontravam, com medo dos judeus, veio Jesus, colocou-Se no meio deles e disse-lhes: "A paz esteja convosco". Dito isto, mostrou-lhes as mãos e o lado. Os discípulos ficaram cheios de alegria ao verem o Senhor. Jesus disse-lhes de novo: "A paz esteja convosco. Assim como o Pai Me enviou, também

Eu vos envio a vós". Dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: "Recebei o Espírito Santo: àqueles a quem perdoardes os pecados ser-lhes-ão perdoados; e àqueles a

quem os retiverdes serão retidos". Palavra da Salvação.

Homilia

III. COMPROMISSO

Pároco: Hoje, Dia de Pentecostes, celebramos o nascimento da Igreja. Cristo, fazendo descer o seu Espírito Santo sobre os Apóstolos, enviou-os a anunciar a Boa Nova. Durante os anos da vossa catequese, vós tomastes consciência da responsabilidade de ser Igreja e do compromisso de ser no mundo depositários do mesmo Espírito e continuadores do esforço de tantos cristãos do passado, desde os primórdios da pregação do Evangelho, em fazer crescer o Reino de Deus. Hoje é para vós o dia de mais uma partida. A vossa fé foi amadurecendo e o vosso pároco, os vossos catequistas, os vossos pais e a vossa paróquia alegram-se de saber que estais dispostos a prosseguir sem desânimo a vossa dedicação à Igreja. Manifestai, então, diante de todos nós, o vosso compromisso:

Cel. - Estais dispostos a guardar a fé que no dia do vosso baptismo a Igreja depôs no vosso coração, mediante o testemunho dos vossos pais e padrinhos?

(4)

Festa do Envio – Pentecostes 2009 4 R. SIM, ESTOU!

Cel. - Aceitais a missão de a comunicar a todos os homens, sem distinção, pelo testemunho da vossa vida e pelo fervor da vossa dedicação à Igreja e ao próximo? R. SIM, ACEITO!

Cel. - Quereis receber o Espírito Santo, o dom de Deus, garante da presença do Senhor ressuscitado até ao fim dos tempos, que vos há-de guiar em sabedoria e verdade até atingirdes a plena liberdade dos filhos de Deus?

R. SIM, QUERO!

INVOCAÇÃO DO ESPÍRITO

Cel. - Então invocai o Espírito Santo, manifestai-lhe o desejo de o receber com alegria e responsabilidade.

Todos: Espírito Santo hálito fresco de Deus

leveza invisível de Jesus ressuscitado, respiração suavíssima do mundo.

Vem, Espírito Santo,

eleva-nos à tua estatura alta e próxima; enche a nossa alma com o teu ardor e acende nela a chama dos teus dons.

Espírito Santo

sabedoria maior do que todos os saberes, fortaleza maior do que todas as forças, virtude maior do que todas as virtudes.

Vem, Espírito Santo

e acende em nós o fogo inextinguível do teu Amor.

Cel. - Olhai, Senhor, com bondade para estes jovens e renovai, hoje e aqui, os prodígios da manhã de Pentecostes: enviai sobre eles o vosso Espírito. Assim eles se tomarão mais fortes na fé, mais firmes na esperança e mais activos e fecundos no amor ao próximo. Por nosso Senhor Jesus Cristo Vosso Filho que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

(5)

Festa do Envio – Pentecostes 2009 5

ENTREGA DO TESTEMUNHO

Cel - A Igreja, assistida pelo Espírito Santo, tem por missão transmitir a Boa Nova do Evangelho. Num gesto simbólico, ides agora transmitir a alguns dos mais pequeninos da comunidade o património da fé recebido e desenvolvido durante os 10 anos da vossa catequese. Entregai-lhes, pois, esse testemunho de fé e compromisso com a Igreja de Cristo

(Entrega do testemunho)

PROFISSÃO DE FÉ

Cel. Na certeza de que é desta forma que a fé se transmite e se renova, professai com todos nós a vossa fé, que é a fé da Igreja, recebida no Baptismo pela água e pelo Espírito Santo:

Credes em Deus Pai, criador do Céu e da Terra, que já no princípio do mundo fazia o seu Espírito pairar sobre as águas e no decurso da História o derramou no coração dos homens para ar fazer a sua morada?

Todos - SIM, CREIO!

Credes em Jesus Cristo, seu único Filho muito amado, que nos enviou o Defensor e nos chama a anunciar o Reino de Deus?

Todos - SIM, CREIO!

Credes no Espírito Santo que, tal como no dia de Pentecostes, também hoje congrega os homens na unidade e clama no coração dos cristãos espalhados por todo o mundo, chamando-os à profissão duma só fé?

Todos - SIM, CREIO!

Credes na Igreja, santa e pecadora, que pela efusão do Espírito Santo é chamada à unidade pela nossa conversão a Deus e pelo nosso compromisso com os homens, sobretudo aqueles que vivem torturados por alguma forma de sofrimento, miséria ou abandono?

(6)

Festa do Envio – Pentecostes 2009 6 Esta é a nossa fé que hoje alegremente professamos em comunhão com todos aqueles que acreditam em Deus e na fecundidade imensa do seu Espírito. Por Nosso Senhor Jesus Cristo...

IV. LITURGIA EUCARÍSTICA

♫ ♫ ♫

♫ Ofertório (cântico mariano)

Monitor: Neste dia de Pentecostes, dia em que celebramos o dom por excelência, o Espírito Santo, dom de Deus, estes adolescentes trazem ao altar, como os 12 apóstolos, 12 belos frutos. Estes frutos recordam-nos os 12 frutos do Espírito Santo.

Monitor lê e adolescentes trazem os frutos

1. O amor, que nos é lembrado pela forma de coração do precioso morango. 2. A alegria, que nos trazem as uvas depois transformadas em vinho, que é essencial à Eucaristia;

3. A paz, cuja notícia nos foi trazida no ramo da oliveira, da qual nasce a azeitona. 4. A paciência, que o saborear das nozes nos exige!

5. A Bondade, que o pelo macio do pêssego nos provoca.

6. A Longanimidade, que é a grandeza do coração, que o Ananás representa. 7. A benignidade ou o bem-fazer que o sumo da laranja nos ensina.

8. A mansidão que a cereja comida pelos passarinhos testemunha. 9. A fidelidade, que a maçã antiga tenta e apetece.

10. A amêndoa, que tem a modéstia de quem esconde o melhor. 11. O limão, cuja temperança amarga e doce é necessária.

12. E a castanha, que agasalha o fruto, protegendo-o na sua pureza.

♫ ♫ ♫

♫ Ofertório: Quando o Espírito de Deus habita em mim, eu canto como David. Quando o Espírito de Deus habita em mim, eu canto como David. Eu canto, eu canto, eu canto como David. Eu canto, eu canto, eu canto como David.

Prefácio do Pentecostes. Oração Eucarística II… Santo… Ritos da Comunhão:

♫ ♫ ♫

(7)

Festa do Envio – Pentecostes 2009 7 ACÇÃO DE GRAÇAS

O Hálito de Deus nos inebria, o seu Espírito é força e alegria. Cristo nos tomou o coração nele depôs a fé, o maior dom.

O Espírito se derrama e a nós desce, o nosso olhar levantado é uma prece. Inunda o mundo, a terra ressequida, e dela faz brotar o pão, a vida!

Hoje partimos tocados pelo fogo, gritamos que é urgente um mundo novo. Recebemos de graça o que nos foi dado, queremos retribui-lo acrescentado.

V. RITOS FINAIS

RITO DO ENVIO

P- A vós me dirijo agora, caros crismandos. Os vossos padrinhos e catequistas deram bom testemunho a vosso respeito. Confiando nesse testemunho, a Igreja, em nome de Cristo, chama-vos ao sacramento da Confirmação. Desde há muito que tendes escutado a voz de Cristo. Respondei agora perante a Igreja e manifestai os vossos sentimentos e vontade. Quereis receber o Sacramento da Confirmação?

Crismandos: Sim, queremos.

Celebrante: Os crismandos põem-se de pé.

O celebrante, depois da entrega, volta-se para os candidatos e diz:

P- Todos vós que respondestes à chamada, fostes admitidos, para receber o sacramento da Confirmação e assim chamados à sua conveniente preparação próxima.

(8)

Festa do Envio – Pentecostes 2009 8 RITO DO ENVIO – Ano Paulino

P- Vamos proceder ao rito do envio, entregando a cada um, um cartão, com o formato de um telemóvel e uma mensagem de São Paulo, reencaminhada a partir das exortações finais de cada uma das suas 13 Cartas. Pedimos aos jovens que as leiam e as reencaminhem aos seus amigos

1. Sede sábios quanto ao bem, e sem mancha quanto ao mal (Rom.16,19)! 2. Quer comais, quer bebais, quer façais qualquer outra coisa, fazei-o para a

glória de Deus (I Cor.10,31)!

3. Sede alegres, tendei para a perfeição, confortai-vos uns aos outros! 4. Não nos cansemos de fazer o bem! (Gal.6,9)

5. Tornai-vos fortes no Senhor e na sua ponderosa força! (Ef.6,10) 6. Permanecei firmes no Senhor! (Fil.4,1)

7. Que a vossa palavra seja sempre amável! (Col.4,6)

8. Sede sempre alegres. Orai sem cessar! Em tudo dai graças (I Tes.5,16-17) 9. Se alguém não quer trabalhar também não coma! (II Tes.3,10)

10. Evita as vás conversas! (I Tim.6,20)

11. Dedica-te ao trabalho do Evangelho. (II Tim.4,5)

12. Apresenta-te em tudo, como um exemplo de boas obras! (Tit.2,7) 13. Reconforta o meu coração em Cristo! (Film 1,20)

14. Ai de mim, se eu não evangelizar (I Cor.9,16)

(colocamos 14 frases, por serem 14 adolescentes; podem acrescentar-se outras frases) Cântico

:

O amor de Deus repousa em mim, o amor de Deus me consagrou, o amor de Deus me envio a anunciar a Paz e o Bem. O amor de Deus me enviou a anunciar a Paz e o bem.

Bênção Final: P- Eu vos abençoo em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo…”Após a bênção solene um adolescente acende um facho no círio Pascal e caminha à frente da procissão!

Monitor: As palavras «Ide em paz e o Senhor vos acompanhe», identificam uma relação entre a Missa celebrada e a Missão cristã no mundo. Na antiguidade, o termo «missa» significava simplesmente «despedida»; mas, no uso cristão, essa palavra foi ganhando um sentido cada vez mais profundo, tendo o termo «despedir» evoluído para «expedir em missão». Deste modo, a saudação final do Sacerdote exprime a natureza missionária da Igreja» (Sacr. Carit.51). Da Missa, partimos para a Missão.

Despedida: P- Ide em Paz e o Senhor vos acompanhe. Aleluia. Aleluia. R. Graças a Deus. Aleluia. Aleluia.

♫ ♫ ♫

Referências

Documentos relacionados

As categorias são rubricas ou classes, as quais reúnem um grupo de elementos (unidades de registro, no caso da análise de conteúdo) sob um título genérico, agrupamento

O Scribus é o responsável por posicionar os outros elementos da composição, já que nele existe a possibilidade de se criar uma cor específica, que é reproduzida em todas as

O processo de transformação bacteriana utilizada na Biologia Molecular ocorre in vitro, e pode ser afetado pelo tamanho e conformação da molécula de DNA a ser introduzida na

Para caracterizar aquilo que definíramos como da ordem do erótico, fez-se necessário anteriormente recorrer ao regime da união, buscando dar conta da dimensão estésica da

Desse modo, cada fato sucedido deve ser considerado salutar para a estruturação do conceito hoje conhecido como trabalho imaterial, pois propõe uma visão humanizada do trabalho,

● Peça aos fornecedores de software de otimização de rotas de legado para definir a sua estratégia móvel e o mais provável é que ouça que eles têm um "Módulo

¢ll', ™pe• oÙ m£qon œrga qalassopÒrwn ¡li»wn ka• buq…hj oÙk o‧da dolorrafšoj dÒlon ¥grhj, Leukoqšhj œce dîma baqÚrroon, e„sÒke pÒntou ka• s ka•

Como eles não são caracteres que possam ser impressos normalmente com a função print(), então utilizamos alguns comandos simples para utilizá-los em modo texto 2.. Outros