• Nenhum resultado encontrado

Palavras-Chave: Reflexão-crítica; Estágio Curricular Supervisionado; Formação inicial de professores de LE; Pesquisa de colaboração crítica.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Palavras-Chave: Reflexão-crítica; Estágio Curricular Supervisionado; Formação inicial de professores de LE; Pesquisa de colaboração crítica."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

[1]

ORGANIZAÇÃO DO ESTAGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA

PRÁTICA DE OBSERVAÇÃO POSSIBILITA ARTICULAÇÃO

TEORIA-PRÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL CRITICO REFLEXIVA DO

EDUCADOR DE ELE

Leonor Nora Fabián Bráñez

1

Iris Anita Fabián Ramirez

2

Palavras-Chave: Reflexão-crítica; Estágio Curricular Supervisionado; Formação inicial de professores de LE; Pesquisa de colaboração crítica.

INTRODUÇÃO

O presente estudo trata-se da Organização da Prática de Ensino/Estágio Curricular Supervisionado em Língua Estrangeira (PE/ECS em LE) em um curso de Licenciatura em Letras: Português-Espanhol na perspectiva da articulação teoria-prática e a formação crítico- reflexiva do estudante-estagiário futuro professor de língua espanhola, como língua estrangeira (E/LE). O interesse nessa questão teve início com as experiências como docentes de língua espanhola no Ensino Médio e no Ensino Superior (ES), em um espaço multicultural fronteiriço da Região Estremo Norte do país, na cidade de Boa Vista-RR, que permitiram-nos identificar questões complexas em relação à formação inicial do docente de ELE. Essa complexidade está relacionada à compreensão do currículo que embasa o curso, assim como, de forma específica, ao componente curricular formado pelas disciplinas sequenciais de 7° e 8° semestres: Prática de Ensino/Estágio Curricular Supervisionado, PE/ECS I - Observação em Língua Espanhola e Prática de Ensino/Estágio Curricular Supervisionado, PE/ECS II - Regência em Língua Espanhola, conforme o Projeto Político Pedagógico (PPP, 2009).

Todavia, considera-se a complexidade que representa para o futuro docente a competência comunicativa de uma segunda língua, que envolve não só o conhecimento linguístico, mas também outros aspectos, tais como: psicológicos - motivação, afetividade, identidades; sociológicos - sociedade; educacionais - metodologia e didática; antropológicos - cultura. Além disso, é fundamental a efetivação do diálogo intercultural: “o aprender a conviver” (DELORS: 1998, p.29) com as culturas envolvidas, baseado em valores, práticas de cidadania e alteridade. A (PE/ECS) em Língua Espanhola, foco deste estudo, constitui-se na formação inicial do futuro docente de ensino de LE como um componente curricular de relevância, já que fornece, por meio da experiência na regência de sala de aula, subsídios para a prática pedagógica do estagiário dado seu caráter formador e articulador da teoria e da prática no campo de ação, no seu agir reflexivo-crítico. É assim, um componente curricular que fixa os alicerces da profissão na práxis profissional e cuja relevância é

1 Universidade Federal de Roraima- UFRR- Curso de Letras. Português-Espanhol leobranez@hotmail.com 2 Universidade Estadual de Roraima-UERR-Curso de Letras. Português-Espanhol anitaramirez83@hotmail.com

(2)

[2]

fundamental na formação linguística e pedagógica do estudante-estagiário, futuro professor de E/LE.

Esta pesquisa está inserida na Linguística Aplicada (LA), área que, nos últimos anos, tem centralizado muitas pesquisas sobre o ensino de línguas materna (LM) e (LE) com foco em diversos aspectos, desde problemas do uso da linguagem no processo de ensino-aprendizagem em sala de aula aos problemas relativos à formação do educador de línguas e de suas vivências pedagógicas. Essas questões são discutidas, a partir de bases teórico- práticas muitas vezes distintas, por pesquisadores como: Celani (1997); Magalhães, Liberali (2006); Moita Lopes (2006); Magalhães (2007, 2011); Ninin (2010); Liberali (2009, 2012); dentre outros. Neste estudo, “não há atividade humana na qual o linguista aplicado não tenha um papel a desempenhar por estar diretamente empenhado na solução de problemas humanos” (CELANI, 2002). Inúmeras pesquisas analisaram o ensino de LE no curso de Licenciatura em Letras com foco na formação inicial de professores e/ou no Estágio Supervisionado. De forma similar às pesquisas realizadas, o presente trabalho focaliza a formação inicial do docente de LE; no entanto, diferentemente daquelas, esta pesquisa aponta um contexto geográfico bastante particular, da Região Extremo Norte do país, em uma cidade próxima da Venezuela país de fala hispânica.

Considera-se, assim, um espaço multicultural e, desse modo, esta pesquisa é desenvolvida tal como aponta a legislação em vigência, sendo necessário, portanto, contemplar, o conhecimento da LE no contexto da sua realidade. No que tange ao ensino-aprendizagem da LE, assinala a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB 9394/96), Seção IV, Art. 36, III: será incluída uma língua estrangeira moderna, como disciplina obrigatória, escolhida pela comunidade escolar, e uma segunda, em caráter optativo, dentro das disponibilidades da instituição. No mesmo sentido, o ensino-aprendizagem de uma LE deve ser priorizado de acordo com o contexto geográfico da região fronteiriça do país, indicando uma justificativa social para a inclusão de LE no currículo de Ensino Fundamental, conforme os PCN (Brasil,1998).

Desse modo, como apontado nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN, 1998), explicitam-se, de um lado, respeitar diversidades regionais, culturais, políticas existentes no país e, de outro, considerar-se a necessidade de construir referências nacionais comuns ao processo educativo em todas as regiões brasileiras. Considerando-se, ao mesmo tempo, que o ensino de línguas estrangeiras além da língua materna é apontado como central tanto pela Legislação Brasileira, Carta Magna da Nação, 1988, quanto pela Declaração Universal dos Direitos Linguísticos, publicada pelo Centro Internacional Escarré para Minorias Étnicas e Nações (CIEMEN), que salientam: “a aprendizagem de uma língua estrangeira, juntamente com a língua materna, é um direito de todo cidadão” (CIEMEN:1996, p.19).

A (IES) e o curso de Licenciatura em Letras (CLL) com três habilitações, sendo uma delas a habilitação Português-Espanhol, na área específica de Língua Espanhola, contexto desta pesquisa, iniciaram suas atividades acadêmicas conforme Resolução 025/91/CUNI-IES, caracterizando, juntamente com a instituição, atividades novas se as compararmos com suas similares na região e no país em geral. Desde então, a IES vem oferecendo essa habilitação voltada às necessidades educativas da zona e da cidade em que está localizada. Um dos objetivos do CLL é "priorizar o respeito à pluralidade e à diversidade cultural, dedicando-se aos estudos das línguas e literaturas locais, visando à articulação desses conhecimentos com o global” (PPP: 2009, p.3).

A rapidez dos avanços tecnológicos, propiciam mudanças nas sociedades e as suas legislações em todos os aspectos, para atender as diversas necessidades humanas,

(3)

[3]

que por sua vez impulsionam transformações educativas na sociedade moderna. As PE/ECS I e II em E/LE, focos desta pesquisa são concebidas no curso como um eixo articulador de produção de conhecimento, numa perspectiva de interação entre ensino, pesquisa e extensão. Assim, é necessário que o estudante-estagiário, ainda no processo de formação, participe da construção de conhecimento de forma crítica- reflexiva em relação à sua própria prática, pois a pesquisa é um caminho que nos permitiria criticar nosso próprio trabalho a fim de reavaliar a nossa prática (DCL, 2002).

Neste trabalho, a relação entre os sistemas culturais Escola e Universidade se estabeleceu nas disciplinas PE/ECS I - Observação e PE/ECS II - Regência em LE. Segundo Alarcão (2004), o Estágio deve ser considerado tão importante quanto os demais componentes do currículo. Consideramos que a prática na formação inicial do estudante-estagiário de E/LE possibilitaria sua preparação tanto linguística como pedagógica, entre outros aspectos, em busca de alicerces sólidos em sua formação inicial, haja vista que Escola e IES são dois sistemas educativos diferentes ainda num contexto educativo local, portanto, a relação de mediação nos componentes PE/ECS- I e II em LE torna-se abrangente.

Como já mencionado, as PE/ECS I e II em LE como instrumento de articulação teórico-prático na práxis organizaram um trabalho de planejamento que abrangesse os dos sistemas educativos na busca de seu efeito integrador e totalizador, na formação inicial do estudante-estagiário. Cabe lembrar que cada sistema, escola e universidade, tem uma estrutura organizada, isto é, currículos, programas, calendários escolares, quadros de pessoal diretivo, pedagógico, administrativo, etc. Desse modo, coube ao docente orientador das disciplinas PE/ECS em LE elaborar lineamentos de planejamento para os momentos das Práticas de Observação e Regência, convocando os professores envolvidos (professor da Escola Pública e/ou da Escola de Aplicação da IES) para o trabalho de organização das ações com o intuito de desenvolver os diferentes momentos da PE/ECS tais como: organização, coordenação e execução das ações das PE/ECS.

O objetivo geral desta pesquisa é compreender de forma crítica de que modo a Organização da Prática de Ensino/Estágio curricular supervisionado em Língua Estrangeira (PE/ECS em LE) no curso de Licenciatura em Letras: Português-Espanhol de uma Instituição de Ensino Superior (IES), possibilita à articulação teoria-prática e a formação crítico- reflexiva do estudante estagiário em formação inicial, em um contexto multicultural da Região Estremo Norte do país. Essa complexidade está relacionada à compreensão do Currículo do curso, assim como ao componente curricular das disciplinas: Pratica de Ensino/Estágio de Observação- I e Prática de Ensino/Estágio Regência II, disciplinas do 7º e 8º semestre, contempladas no PPP do Curso. Os objetivos específicos: Compreender reflexivamente: a) O contexto escolar, como espaço interacional para a compreensão dos modos de produção de conhecimento b) Os modos como, na prática de Observação crítica-reflexiva, do agir docente em desenvolvimento da aula, o estágio de Regência é construído c) A organização e condução dos projetos didáticos que surgiram no momento das observações cujo impacto possibilitará ao aprendiz a organização do Estágio de Regência, mediados pelos Gêneros do discurso na interação Universidade - Escola.

METODOLOGIA

A fundamentação teórico-discursiva que orientará a discussão linguística dos dados da pesquisa, foram coletados em áudio vídeo durante o desenvolvimento do Estágio

(4)

[4]

Regência, nas atividades de ensino-aprendizagem, no quadro da teoria da Atividade social TASHC (Liberali, 2009) está apoiada nos conceitos dos sentidos e significados da linguagem, e a mediação cujo objeto é o estudo das ações da linguagem oral e escrita dos interactantes, no contexto escolar, nas práticas sociais; e nos gêneros do discurso conforme Dolz e Schenewly (2004). Um complexo quadro de ações, como aponta Smyth (1992), de acordo com Freyre (1996/2007), expõe o conceito de reflexão, nas interações no quadro da formação de professores em formação continua, como expressado por Magalhães, Liberali e Lessa (2006); adaptados para a formação inicial do estudante-estagiário e cujo papel fundamental encontra-se na compreensão, análise e questionamento dos conceitos de ensino-aprendizagem, valores, normas e direitos, para superar a compreensão dos acontecimentos e resultados da escola como de sua responsabilidade, analisados sob o Princípio crítico de colaboração (Magalhães, 2011)

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Os resultados revelaram que as PE/ECS oportunizaram os objetivos propostos, as reflexões foram voltadas para aspectos sociais, a observação inicial crítica reflexiva possibilita a relação teoria-prática. Uma das prospecções desta pesquisa seria, portanto, a ampliação da parceria entre a universidade e a escola pública no tratamento do estágio curricular supervisionado. Além de efetivar a carga horária das Disciplinas PE/ECS I e II conforme as Resoluções do CNE, em vigência. Assim como na grade curricular da Área de ELE a Pratica de Ensino/Estagio Curricular Supervisionado em Leitura e produção textual. CONCLUSÃO

Como se apontou, a compreensão da necessidade de criar contexto para a relação teoria-prática, como espaço formativo do estudante-estagiário aprendiz de professor, visando à sua formação inicial como um profissional crítico-reflexivo nos levou a esta pesquisa, cujos resultados revelaram que as PE/ECS oportunizaram os objetivos específicos propostos retornamos a cada uma das perguntas de pesquisa.

a) Quais os focos das questões pedagógicas e didáticas presentes nos diários e relatórios de observação das estudantes-estagiárias? Como contribuem para o estabelecimento da relação teoria-prática e para o seu desenvolvimento crítico-reflexivo sobre o ensino de LE?

Alguns dos focos das questões presentes nos diários e relatórios de observação pedagógica das estudantes-estagiárias permitiram o estabelecimento da relação teoria e prática para seu desenvolvimento crítico-reflexivo, apontando as aprendizagens do contexto, local em que a escola está situada, O destaque ao PPP da escola, como documento orientador e que abrange todas as áreas foi perceptível na observação das estudantes-estagiárias, favorecendo também a concretização do projeto didático. A ideia de projeto como ação está ligada a dois componentes essenciais: a questão educativa e o trabalho realizado em conjunto. As relações de ensino-aprendizagem foram decorrentes da dinâmica interativa estabelecida entre docentes do Curso da IES e docentes da escola pública local de Ensino Básico. As aprendizagens sobre a organização escolar, história da escola foram destacadas na observação das estudantes-estagiárias como um elemento que merece atenção, justamente para favorecer a compreensão do contexto educativo. Conhecimentos sobre quais teorias estudadas na universidade circulam nas práticas da escola também foram destacados.

(5)

[5]

No que se refere à observação didática, também os diários e relatórios de observação revelaram que as estudantes-estagiárias demonstram preocupação com o ambiente escolar e com as relações sociais nele desenvolvidas. Tal aspecto é relevante para o desenvolvimento das estudantes, por constituir-se em momento de reflexão sobre o papel do contexto escolar no desenvolvimento da aprendizagem. A análise revelou que os estudantes-estagiários descrevem o contexto escolar, aspecto de grande relevância quando pensamos no papel que as descrições têm no desenvolvimento reflexivo de um futuro docente.

Os projetos didáticos das estudantes-estagiárias revelam o impacto das observações didáticas encontradas em sala de aula.

b) Os diários e planos de aula presentes nos relatórios de regência dos estudantes-estagiários revelam a presença dos conceitos teóricos trabalhados nas disciplinas de PE/ECS?

As discussões foram realizadas no espaço interacional in loco no contexto IES - Escola, na perspectiva da reflexão crítica, para a compreensão dos modos de produção do conhecimento, articulando teoria e prática. Assim, destaca-se o impacto das observações, dos modos como, na prática de observação de situações de ensino-aprendizagem realizadas em sala de aula da escola, surgiram os temas/assuntos problematizadores que levaram à investigação e à análise, para posterior desenvolvimento do projeto de intervenção (projeto didático), que considerava o ensino-aprendizagem na perspectiva dos gêneros textuais diversos. Os projetos permitiram o desenvolvimento das aulas que caracterizaram as primeiras experiências das estudantes-estagiárias, como se comprovou nos diários presentes nos relatórios de regência, revelando a presença dos conceitos teóricos trabalhados nas disciplinas da PE/ECS. É relevante mencionar que se constatou in loco a existência, na escola pública, do interesse dos docentes de trabalhar interagindo com estudantes-estagiários do Curso de Letras na área de E/LE da IES.

A aprendizagem a partir da (re)ação e do impacto causado pela observação, para o estudante-estagiário, torna-se para ele a possibilidade de traduzir a em espaço de discussão. Dessa maneira, a PE/ECS possibilita o desenvolvimento, não só da habilidade de pensar crítica e reflexivamente, mas também a capacidade de transferir o resultado da reflexão à prática, na pesquisa de sua própria ação. Isso me leva a acreditar que o estudante-estagiário se encontraria mais bem preparado para o aperfeiçoamento em sua futura vida profissional.

REFERÊNCIAS

ALARCÃO, I. (Org.) Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão. Porto: Porto Editora, 2004.

BAKHTIN, M./VOLOCHINOV, V.N. Marxismo e Filosofia da linguagem. Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Trad. Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira, 6a ed. São Paulo: Hucitec, 1929/2010.

(6)

[6]

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua estrangeira. Brasília: MEC, 1998.

CELANI, M.A.A (Org.) Ensino de segunda língua: redescobrindo as origens. São Paulo: EDUC, 1997.

CENTRO INTERNACIONAL ESCARRÉ PARA MINORIAS ÉTNICAS E NAÇÕES,(CIEMEN), 1996

DELORS, J. Educação. Um tesouro a descobrir. Informe UNESCO da Comissão Internacional para a educação s. XXI, 1998.

DOLZ, J.; SCHENEUWLY, B. Gêneros orais e escritos na escola. Trad. Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004.

FIDALGO, SS; MAGALHÃES, M.C.C. (Orgs.) Questões de método e de Linguagem na Formação Docente. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2011.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 3ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996/ 2007.

LIBERALI. (Org.) A reflexão e a prática no ensino. São Paulo: Blucher, (Série a reflexão e a prática no ensino; v.2/ coordenador Márcio Rogério de Oliveira Cano) 2012.

______. Atividade social nas aulas de Língua estrangeira, São Paulo: Moderna, 2009 SMYTH, J. Teachers Work and the Politics of Reflection. In: American Educational Research Journal. 1 992, V.29, nº 2, p. 267-300

Referências

Documentos relacionados

2) Merece especial atenção a questão relacionada à interrupção do prazo prescricional pelo ajuizamento do pedido de falência da empresa ora embargante, já que

O presente trabalho tem como objetivo apresentar o projeto para organização da disciplina Estágio Curricular Supervisionado para a formação de professores da Educação Básica,

Desse modo, a expectativa é de que o futuro professor, a partir da reflexão crítica, possa experienciar o estágio supervisionado como fonte de conhecimentos e de

O que me inte- ressa é o que Hume pensa da história, como as coisas se afiguram para ele, como o seu juízo flui de sua representação, como ele imagina os eventos e os povos para

A frequência de crianças classificadas como tendo nenhuma dificuldade alimentar, dificuldade leve, moderada e severa pela Escala de Alimentação do

Este estudo objetivou analisar os motivos dos sentimentos de bem e mal-estar docente dos acadêmicos no Estágio Curricular Supervisionado (ECS) da Licenciatura em Educação

Uma cópia do parecer datado e assinado pelos três membros da Banca – com nome completo e as- sinatura de todos os professores - deverá ser entregue pelo forman- do ao

Caberá ao fornecedor beneficiário da Ala de Registro de Preços, observadas as condições nela estabelecidas, optar pela aceitação ou não do fornecimento, desde que este