• Nenhum resultado encontrado

10. Na elaboração de um mapa de risco, o Risco Biológico será representado pela cor: a) marrom; b) verde; c) azul; d) amarela; e) vermelha.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "10. Na elaboração de um mapa de risco, o Risco Biológico será representado pela cor: a) marrom; b) verde; c) azul; d) amarela; e) vermelha."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

01. Em caso de empate na eleição para representantes dos empregados titulares e/ou suplentes na CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, qual é o critério para o desempate?

a) Aquele que possuir maior conhecimento em segurança do trabalho. b) O funcionário que tiver a maior idade.

c) O que se inscreveu primeiro para a eleição para membro da CIPA. d) Aquele que tiver maior tempo de serviço no estabelecimento. e) Aquele que o empregador escolher para o desempate.

02. Assinale as alternativas sobre a NR 05 CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, de acordo com o processo eleitoral.

I. Nos estabelecimentos onde não houver CIPA, a Comissão Eleitoral será constituída pela empresa. II. Compete à CIPA convocar eleições para escolha dos representantes dos empregados na CIPA, no

prazo mínimo de 45 (quarenta e cinco) dias antes do término do mandato em curso.

III. Em caso de anulação, a empresa convocará nova eleição no prazo de 20 (vinte) dias, a contar da data de ciência, garantidas as inscrições anteriores.

Que afirmativa(s) está(ão) correta(s): a) Somente I.

b) Somente II. c) Somente I e III. d) Somente I e II. e) Todas.

03. Conforme o item 5.30 da NR 05 CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, quando o membro titular perderá o mandato, sendo substituído por suplente?

a) Faltar a três reuniões ordinárias sem justificativa.

b) Faltar a mais de cinco reuniões ordinárias sem justificativa. c) Faltar a seis reuniões ordinárias sem justificativa.

d) Faltar a mais de quatro reuniões ordinárias sem justificativa. e) Faltar a duas reuniões ordinárias sem justificativa.

04. No item 5.32.1 da NR 05 CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, quando será realizado o treinamento de CIPA em primeiro mandato?

a) No prazo máximo de trinta dias, contados a partir da data da posse. b) No prazo máximo quarenta dias, contados a partir da data da posse. c) No mínimo quinze dias antes da data de posse.

d) No prazo máximo de vinte dias, contados a partir da data da posse. e) Antes da posse da gestão da CIPA.

05. Quanto aos Equipamentos de Proteção Individual – EPI, qual opção NÃO é de responsabilidade do empregador?

a) Registrar o seu fornecimento ao trabalhador. b) Exigir seu uso.

c) Responsabilizar-se pela higienização e manutenção periódica.

d) Orientar e treinar o trabalhador sobre o uso adequado, guarda e conservação. e) Fazer constar do EPI o número do lote de fabricação.

06. Para cada exame médico realizado e previsto conforme a NR 7 – PCMSO - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, o médico emitirá o Atestado de Saúde Ocupacional - ASO, em 02 (duas) vias. A primeira e a segunda vias pertencem, respectivamente, a quem?

a) Trabalhador e Sindicato do trabalhador. b) Local de trabalho e trabalhador.

c) INSS e local de trabalho. d) Empregador e ao INSS. e) INSS e trabalhador.

07. Para efeito da NR 09 - Programa de Prevenção de Riscos Ambientais são considerados riscos ambientais somente quais agentes?

a) Físicos, Químicos, Biológicos, Mecânicos e Ergonômicos. b) Físicos, Químicos, Biológicos, Mecânicos e de Acidentes. c) Físicos, Químicos e Biológicos.

d) Químicos, Físicos, Biológicos, Ergonômicos e Acidentes. e) Físicos, Ergonômico e Mecânicos.

(2)

08. Deverá ser mantido pelo empregador ou instituição um registro de dados, estruturado de forma a constituir um histórico técnico e administrativo do desenvolvimento do PPRA – Programa de Prevenção a Riscos Ambientais. Esse registro de dados deverá ser mantido por um período mínimo de:

a) 02 anos; b) 05 anos; c) 10 anos; d) 20 anos; e) 30 anos.

09. O LTCAT serve como base de informações para a emissão do PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário quando o trabalhador está exposto a agentes nocivos. O que a sigla LTCAT significa?

a) Laudo Técnico de Causa de Acidente do Trabalho. b) Lei Trabalhista de Causa de Acidente do Trabalho. c) Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho.

d) Laudo Técnico de Comunicado de Acidente de Trabalho.Lei Técnica das Condições do Ambiente do Trabalho.

e)

10. Na elaboração de um mapa de risco, o Risco Biológico será representado pela cor: a) marrom;

b) verde; c) azul; d) amarela; e) vermelha.

11. Conforme o item 10.2.7 da NR 10 - Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade, os documentos técnicos previstos no Prontuário de Instalações Elétricas devem ser elaborados por quem?

a) Empregador ou pessoa formalmente designada pela empresa. b) Trabalhador capacitado.

c) Trabalhadores autorizados a trabalhar em instalações elétricas. d) Profissional legalmente habilitado.

e) Trabalhador qualificado.

12. Com relação às Normas Regulamentadoras relacione a primeira coluna com a segunda.

I. NR - 08 A. Explosivos

II. NR - 14 B. Trabalho a Céu Aberto

III. NR - 19 C. Proteção contra incêndios

IV. NR - 21 D. Edificações

V. NR - 23 E. Fornos

Assinale a alternativa que indica a sequência correta. a) I-A, II-B, III-C, IV-D, V-E.

b) I-D, II-E, III-A, IV-B, V-C. c) I-E, II-D, III-C, IV-B, V-A. d) I-D, II-C, III-A, IV-E, V-B. e) I-B, II-A, III-E, IV-C, V-D.

13. Em determinada empresa aconteceu um acidente de trabalho com um funcionário do setor de produção durante o expediente normal de trabalho. Qual é o prazo que a empresa terá para comunicar o acidente de trabalho (CAT) à Previdência Social?

a) Até o segundo dia útil após a ocorrência. b) Até sete dias úteis após a ocorrência. c) Até quinze dias úteis após a ocorrência.

d) Até o terceiro dia útil e, em caso de morte, em vinte quatro horas.

e) Até o primeiro dia útil após ao da ocorrência e, em caso de morte, de imediato.

14. Conforme a NR 24 - Condições Sanitárias e de Conforto nos Locais de Trabalho, nas atividades ou operações insalubres, ou nos trabalhos com exposição a substâncias tóxicas, irritantes, infectantes, alergizantes, poeiras ou substâncias que provoquem sujidade, e nos casos em que estejam expostos a calor intenso, qual é a correlação da exigência do número de chuveiro para o número de trabalhadores? a) 01(um) chuveiro para cada 05 (cinco) trabalhadores.

(3)

b) 01(um) chuveiro para cada 30 (trinta) trabalhadores. c) 01(um) chuveiro para cada 10 (dez) trabalhadores. d) 01(um) chuveiro para cada 15 (quinze) trabalhadores. e) 01(um) chuveiro para cada 20 (vinte) trabalhadores.

15. De acordo com a NR-24 – Condições Sanitárias e de Conforto nos Locais de Trabalho – os alojamentos deverão ter a capacidade máxima de dormitório para quantos operários?

a) 100 (cem). b) 50 (cinqüenta). c) 25 (Vinte e cinco). d) 200 (duzentos). e) 80 (oitenta).

16. Sobre a NR 15 - Atividades e Operações Insalubres - o percentual do adicional de Insalubridade de grau mínimo, médio e máximo será, respectivamente, de:

a) 10%, 30% e 40% b) 10%, 20% e 30% c) 20%, 40% e 60% d) 20%, 30% e 40% e) 10%, 20% e 40%

17. Com base no anexo n°1 da NR 15 - Atividades e Operações Insalubres, a máxima exposição diária permissível para um nível de ruído de 90 decibéis será de:

a) 08 horas; b) 01 hora; c) 03 horas; d) 06 horas; e) 04 horas.

18. A FISPQ refere-se a um documento que fornece informações sobre vários aspectos dos produtos químicos quanto à proteção, segurança, saúde e ao meio ambiente. Nesse prisma, que significa a sigla FISPQ? a) Formulário de Identificação Sobre Preparo Químico.

b) Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos. c) Formulário Internacional Sobre Produtos Químicos. d) Ficha de Investigação de Segurança de Preparo Químico. e) Ficha de Inspeção de Segurança de Procedimento Químico.

19. Foi publicado no Diário Oficial da União do dia 08/11/2011, o Decreto N. 7.602, que tem por objetivos a promoção da saúde e a melhoria da qualidade de vida do trabalhador e a prevenção de acidentes e de danos à saúde advindos e relacionados ao trabalho, ou que ocorram no curso dele, por meio da eliminação ou redução dos riscos nos ambientes de trabalho. Com base nestas informações este decreto refere-se a: a) PAT – Programa de Alimentação do Trabalhador;

b) PNSST - Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho; c) PAC – Programa de Aceleração do Crescimento;

d) PNMA – Política Nacional do Meio Ambiente;

e) PNDPD – Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

20. Conforme a NR 11 - Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais - o item 11.2.2. estabelece a distância máxima para o transporte manual de um saco, que será de quantos metros?

a) 40 b) 50 c) 60 d) 70 e) 90

21. Os extintores de incêndio do tipo água só devem ser utilizados diretamente nas classes de fogo de qual tipo?

(4)

b) A, B, C e D. c) B, C e D. d) D. e) A.

22. Com base na Lei Federal nº 3807/60, no caso do Auxílio-doença, a empresa é incumbida de pagar ao segurado o respectivo salário durante quanto tempo de afastamento do trabalho?

a) Primeiros 10 dias. b) Primeiros 05 dias. c) Primeiros 30 dias. d) Primeiros 15 dias. e) Primeiros 20 dias.

23. Conforme a NR 28 - Fiscalização e penalidades - o agente da inspeção do trabalho, com base em critérios técnicos, poderá notificar os empregadores concedendo prazos para a correção das irregularidades encontradas. O prazo para cumprimento dos itens notificados deverá ser limitado a no máximo quantos dias? a) 60 dias. b) 90 dias. c) 30 dias. d) 120 dias. e) 45 dias.

24. A OIT - Organização Internacional do Trabalho - tem como vocação promover a justiça social e, em particular, fazer respeitar os direitos humanos no mundo do trabalho. Foi criada pela Conferência da Paz, assinada em Versalhes, na França, logo após a primeira guerra mundial.

Assinale a alternativa que corresponda ao ano da criação da OIT. a) 1895

b) 1919 c) 1925 d) 1946 e) 1978

25. Na NR 18, o item 18.1.1 estabelece diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e organização, que objetivam a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de trabalho. Diante desse prisma, assinale a alternativa que corresponda à indústria de aplicação desta norma regulamentadora.

a) Reparo Naval. b) Construção. c) Trabalho Portuário. d) Trabalho Aquaviário. e) Alimentícia.

TEXTO I: para as questões 26 e 27. FUGA

Mal o pai colocou o papel na máquina, o menino começou a empurrar uma cadeira pela sala, fazendo um barulho infernal.

- Para com esse barulho, meu filho – falou, sem se voltar.

Com três anos já sabia reagir como homem ao impacto das grandes injustiças paternas: não estava fazendo barulho, estava só empurrando uma cadeira.

- Pois então para de empurrar a cadeira. - Eu vou embora – foi a resposta.

Distraído, o pai não reparou que ele juntava ação às palavras, no ato de juntar do chão suas coisinhas, enrolando-as num pedaço de pano. Era a sua bagagem: um caminhão de plástico com apenas três rodas, um resto de biscoito, uma chave (onde diabo meteram a chave da dispensa? – a mãe mais tarde irá dizer), metade de uma tesourinha enferrujada, sua única arma para a grande aventura, um botão amarrado num barbante. A calma que baixou então na sala era vagamente inquietante. De repente, o pai olhou ao redor e não viu o menino. Deu com a porta da rua aberta, correu até o portão:

- Viu um menino saindo desta casa? – gritou para o operário que descansava diante da obra do outro lado da rua, sentado no meio-fio.

(5)

Correu até a esquina e teve tempo de vê-lo ao longe, caminhando cabisbaixo ao longo do muro. A trouxa, arrastada no chão, ia deixando pelo caminho alguns de seus pertences: o botão, o pedaço de biscoito e – saíra de casa prevenido – uma moeda de 1 cruzeiro. Chamou-o, mas ele apertou o passinho, abriu a correr em direção à Avenida, como disposto a atirar-se diante do ônibus que surgia a distância.

- Meu filho, cuidado!

O ônibus deu uma freada brusca, uma guinada para a esquerda, os pneus cantaram no asfalto. O menino, assustado, arrepiou carreira. O pai precipitou-se e o arrebanhou com o braço como a um animalzinho:

- Que susto que você me passou meu filho – e apertava-o contra o peito, comovido. - Deixa eu descer, papai. Você está me machucando.

Irresoluto, o pai pensava agora se não seria o caso de lhe dar umas palmadas: - Machucando, é? Fazer uma coisa dessas com seu pai.

- Me larga. Eu quero ir embora.

Trouxe-o para casa e o largou novamente na sala – tendo antes o cuidado de fechar a porta da rua e retirar a chave, como ele fizera com a da dispensa.

- Fique aí quietinho, está ouvindo? Papai está trabalhando. - Fico, mas vou empurrar esta cadeira.

E o barulho recomeçou.

( Fernando Sabino )

26. Quando o menino junta as suas coisinhas e monta sua trouxinha, mostra: a) uma arma para a grande aventura;

b) cuidado extremo as escolher suas coisinhas; c) a certeza de que a mãe irá atrás dele; d) a indiferença e o sofrimento do pai; e) a falta de noção da realidade.

27. Analise as considerações sobre o período “Deixa eu descer, papai”. I. Os verbos deixar e descer têm o mesmo sujeito.

II. A palavra papai exerce a função de vocativo.

III. Na linguagem formal deveria ser Me deixa-me descer, papai. IV. É própria da linguagem coloquial.

V. Está em desacordo com a gramática. VI. O sujeito do verbo deixar é oculto (você).

Estão corretas apenas as considerações: a) I, II e III

b) I, IV e V c) II, III e IV d) II, IV e V e) III, IV e V

28. Analise os períodos abaixo.

I. É precaríssima as condições do prédio. II. Se não chegar os parentes, como faremos? III. Cerca de sessenta pedidos foi feito.

IV. De hoje em diante, fica suspensas as licenças mensais. Quais estão gramaticalmente corretos?

a) Todos. b) Nenhum.

c) Apenas os três últimos. d) Apenas os dois primeiros. e) Apenas o último.

TEXTO II: para as questões 29 a 30.

Neste 20 de novembro,

a Schincariol

homenageia todos

aqueles que querem

um Brasil mais

igual para todos.

(6)

29. Assinale a alternativa INCORRETA sobre as palavras presentes no texto. a) Brasil e Schincariol são dois substantivos.

b) Há apenas um verbo, homenagear.

c) As palavras aqueles é um pronome demonstrativo. d) Todos é um pronome indefinido.

e) A palavra igual é o único adjetivo do texto.

30. Assinale a alternativa correta para a classificação do termo destacado em “a Schincariol”. a) Artigo definido.

b) Flexão do verbo haver. c) Artigo indefinido. d) Preposição.

Referências

Documentos relacionados

Reuniões ordinárias trimestrais, conforme plano anual de trabalho e reuniões extraordinárias sempre que houver solicitação de um membro do Comitê ou do

renovados em 2017 (1 quarto principal com 2 camas ou cama de casal, sala com sofá cama, casa de banho com secador, TV satélite e cofre); estúdios 1/2 pessoas (cama de

Cartografia do grafite carioca : transgressão, cooptação e mercado na Zona Sul do Rio de Janeiro / Hely Geraldo Costa Júnior ; orientadora: Denise Berruezo Portinari.. Rio

interpretar dados de natureza diversa (laboratoriais, bibliográficos, internet...) sobre estratégias de obtenção de matéria por diferentes seres heterotróficos.. -

Seja unida à criação de banco de dados de modelos, ou como uma ferramenta visual de construção livre, a modelagem em 3D já é há décadas uma ferramenta para visualização, estudo

um país é fixa em relação à outra moeda, que pode ser considerada uma âncora. Portanto, adotar um regime de taxas fixas significa ancorar o valor de uma moeda ao valor de outra,

No 1T19 o caixa gerado nas atividades operacionais de R$247,6 milhões foi destinado para: investimentos em imobilizados e intangíveis no valor de R$14,6

a) em 18 g de água existem 2 átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio. c) em 18 g de água existe um número de átomos igual ao de Avogadro. d) a partir de 18 g de água podem