• Nenhum resultado encontrado

O PODER QUE DO ALTO VEM SOBRE OS FILHOS DO ALTÍSSIMO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O PODER QUE DO ALTO VEM SOBRE OS FILHOS DO ALTÍSSIMO"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Vítor Quinta Agosto 2005; revisto em Fevereiro 2015

O PODER QUE DO ALTO VEM SOBRE OS FILHOS DO ALTÍSSIMO

O que é que, biblicamente, nos é ensinado sobre “O Espírito Santo”? Pela Palavra podemos entender que O Espírito Santo é o poder de YHWH e do Filho, revelado a nós como O Consolador, O qual foi prometido que seria enviado após a partida de Yeshua

HaMashiach sobre os Seus discípulos e sobre todos os que abraçam o concerto com

YHWH através do Filho, mas que já Se manifestava no mundo desde a criação de todas as coisas e que era derramado também sobre os filhos do Altíssimo, como, por exemplo, os Seus profetas. Yeshua fez esta promessa no momento da Sua partida:

Actos 1:8 – “Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há-de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria, e até aos confins da terra”.

Como sabemos, esta promessa concretizou-se e foi mais testemunhado no Dia de Pentecostes quando os discípulos estavam reunidos no Templo, em Jerusalém, como era hábito de todos os Judeus crentes no dia daquela solenidade do Altíssimo, e que iam obrigatoriamente ao Templo três vezes no ano (Deuteronómio 16:16), a cumprir o mandamento de YHWH dado na Torá.

O poder do Espírito Santo do Pai que estava no Filho, foi sendo então transmitido de geração em geração a todos os que se chegam ao Elohim de Israel para abraçar o Seu concerto, através da aceitação do Filho Yeshua, por Quem e para Quem são todas as coisas. Isto mesmo é afirmado por Pedro, a todos os que se baptizam no Nome do Salvador Yeshua. Ao anunciá-Lo, Pedro tem estas palavras:

(2)

Actos 2:36-39 – “Saiba, pois com certeza toda a casa de Israel que a esse Jesus, a quem vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo. E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, homens irmãos? E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de [Yeshua HaMashiach] (Jesus Cristo), para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo; porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe [aos da Casa de Efraim/Israel, os do reino do Norte que foram espalhados pelas nações em 722 a.C. pelos exércitos assírios], a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar”.

Pelas palavras de Pedro (que tinha O Espírito Santo), vemos claramente que O Espírito Santo do Altíssimo é derramado, para perdão dos pecados de todos/as os/as que se deixam baptizar no Nome do Filho Yeshua e que abraçam o concerto de vida que YHWH propôs a todo o ser humano, e para que, pela presença desse mesmo Espírito, toda a alma que se arrependeu dos seus caminhos de erro do passado, passe a viver em novidade de vida, i.e. nos caminhos santos do Elohim de Israel, a Sua Lei/Torá, para que assim, se santifique e seja aperfeiçoada e se torne apta para o reino eterno. Este mesmo Espírito Santo foi também derramado sobre Yeshua no momento do Seu baptismo nas águas, na presença de João, o que baptizava no Rio Jordão. Este mesmo Espírito manifestou-Se ali sob a forma de uma pomba – Mateus 3:16; Marcos 1:10; Lucas 3:22; João 1:32. Pedro diz-nos:

Actos 10:36-38 – “A palavra que ele enviou aos filhos de Israel, anunciando a paz por Jesus Cristo (este é o Senhor de todos); esta palavra, vós bem sabeis, veio por toda a Judeia, começando pela Galileia, depois do baptismo que João pregou; como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude; o qual andou fazendo bem, e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele”.

E esta é a grande verdade: que todas as obras, curas e maravilhas que Yeshua realizou, Ele mesmo as fez pelo poder do Pai que estava Nele, como Ele mesmo nos diz em João 14:10. Este é O Espírito de Verdade que depois veio a repousar sobre todos os filhos do Altíssimo:

João 14:16-17 – “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; O Espírito de verdade [que é O Espírito da Torá, cf. Salmo 119:142], que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós”.

Sim. Este mesmo Espírito de Verdade que provém do Pai, veio para testificar do Filho e da Sua obra redentora: João 15:26; 16:13; 1:João 2:27.

Este é também O mesmo Espírito que era derramado pelo Alto e Sublime sobre todos os servos de YHWH, os profetas, e sobre todos os que trilhavam os Seus caminhos

(3)

Isaías 57:15 – “Porque assim diz o Alto e o Sublime, que habita na eternidade, e cujo nome é Santo: Num alto e santo lugar habito; como também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos, e para vivificar o coração dos contritos”.

Sim, O Eterno habita no seio dos contritos e abatidos de espírito, todos os que não se conformam com a maldade deste mundo e que anseiam pela sua redenção. Ele, O Eterno pelo Seu poder maravilhoso e incomensurável, habita simultaneamente num alto e santo lugar, como também habita, ao mesmo tempo, no interior daqueles que O buscam para O amar e servir em verdade e em justiça, i.e. nos Seus preceitos, a Sua Lei/Torá e nas palavras que nos foram transmitidas pelos Seus profetas.

A realidade da presença do Espírito Santo de YHWH no coração/mente dos fiéis será uma realidade plena nos dias do reino milenar de Yeshua, quando a Lei/Torá estiver gravada no coração/mente de todos os filhos de Jacob – O Seu Espírito fará isto: Jeremias 31:31-34; Hebreus 8:10; 10:16. Este é o “novo concerto” que Ele fará: “gravarei as minhas leis no seu interior”.

Ezequiel 36:26-27 – “E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne. E porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis”. Dias maravilhosos serão estes, quando toda a Casa de Jacob (Efraim e Judá) andar segundo os preceitos de vida do Altíssimo YHWH. Então, e só então, eles cumprirão a tarefa para que foram chamados desde o princípio: serem um povo santo e uma luz para as nações. Isto será obra do Espírito Santo de YHWH.

A promessa da presença do Espírito Santo do Pai foi sempre uma constante para com todos os que Lhe são fiéis e obedientes. Vejamos:

Romanos 8:10-11, 14; 15:13 – “E, se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça [por causa da Lei/Torá]. E, se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita… Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus… Ora o Deus de esperança vos encha de todo o gozo e paz em crença, para que abundeis em esperança pela virtude do Espírito Santo”.

Pelas palavras de Paulo (que também tinha O Espírito Santo para poder anunciar as maravilhas da riqueza do evangelho do Messias – ler 1.Timóteo 1:14) podemos ver que O Espírito Santo de YHWH habita com os que caminham pelas veredas da justiça, a Lei/Torá de YHWH e têm a fé/testemunho de Yeshua. É nestes que O Espírito Santo faz morada, o que Paulo também confirma em:

(4)

1.Coríntios 3:16-17 – “Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo”.

O Espírito Santo só pode habitar em nós, i.e. no nosso tabernáculo/corpo, se ele mesmo estiver limpo. Limpo da mentira e do erro doutrinal em que anda a maioria dos que dizem ser religiosos e purificado das fraquezas da carne. O Espírito Santo não pactua com a mentira ou com o que anda desviado dos preceitos de vida do Pai, a Sua Lei/Torá. Tomemos como exemplo de vida O próprio Adonai Yeshua e Seus apóstolos, que entregaram a suas vidas por amor da Verdade, desviando-se do mundo e das suas concupiscências. Assim, deixemo-nos guiar pelo Espírito de Verdade, para que possamos achar graça aos olhos do Altíssimo.

Sim, nós somos edificados para morada de Elohim em Espírito como também nos é dito por Paulo em Efésios 2:22. A presença do Espírito Santo de YHWH em cada um dos Seus filhos fiéis é a unção que sobre os mesmos foi derramada, como nos é ensinado em:

1.João 2:27; 29 – “E a unção que vós recebestes dele [de Yeshua], fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim nele permanecereis… Se sabeis que ele é justo, sabeis que todo aquele que pratica a justiça [que guarda a Lei/Torá do Pai] é nascido dele”.

E, se somos filhos do Elohim Altíssimo, O Elohim de Abraão, Isaac e Jacob, então recebemos do mesmo Espírito Santo que estava no Filho Yeshua: Gálatas 4:6-7.

1.João 3:24 – “E aquele que guarda os seus mandamentos [a Sua Lei/Torá] nele está, e ele nele. E nisto conhecemos que ele está em nós, pelo Espírito que nos tem dado”.

Sim. Conhecemos que estamos em Yeshua quando guardamos toda a Lei/Torá do Pai e as palavras dos profetas, porque foi nesse mesmo caminho que O Filho andou… e nós devemos andar como Ele andou. Por isso João nos diz em 1.João 3:18, que não devemos amar de palavra, nem de língua…mas por obra e em verdade (a Tua Palava/Lei é a Verdade – Salmo 119:142).

Ora, se andamos por Verdade, fé e obediência nos preceitos de vida do Pai (e em os guardar há grande recompensa, como nos é dito em Salmo 19:7-11) e temos a fé e o testemunho de Yeshua, então estamos no caminho da vida eterna, e é O Espírito Santo que fala por nós nos momentos em que nos convém falar: Mateus 10:19-20. Por tudo o que já biblicamente provámos, sabemos e temos confiança que O Espírito Santo do Pai está em nós, se vivermos por fé e obediência nos Seus preceitos de vida, e mantivermos viva a esperança e a confiança no poder resgatador do sangue do Cordeiro que veio para nos resgatar da nossa vã maneira de viver.

(5)

1.João 4:1-5 – “Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo. Nisto conhecereis o Espírito de Deus: Todo o espírito que confessa que Jesus Cristo [MarYAH – Senhor YAH, cf. a Peshitta] veio em carne é de Deus; e todo o espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus; mas este é o espírito do anticristo, do qual já ouvistes que há-de vir, e eis que já está no mundo. Filhinhos, sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo”.

Sim. Maior é Aquele que está em nós do que aquele que está no mundo. Pelo Espírito do Pai, os Seus servos fizeram e fazem actualmente obras maravilhosas no mundo, para chamar ao arrependimento aqueles que estão destinados à salvação:

2.Tessalonicenses 2:13-14 – “Mas devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados do Senhor, por vos ter Deus elegido desde o princípio para a salvação, em santificação do Espírito, e fé da verdade; para o que pelo nosso evangelho vos chamou, para alcançardes a glória de nosso Senhor Jesus Cristo”.

Todos os que estudam a Palavra de Elohim sabem que os verdadeiros adoradores, O servem em Espírito e em Verdade – João 4:23 (Verdade = Lei/Torá, cf. a Salmo 119:142). O Filho do Altíssimo era e é essa mesma Verdade, a Lei/Torá viva, pois Ele mesmo disse acerca de Si: “Eu Sou o Caminho, a Verdade e a Vida”, tudo sinónimos da Lei perfeita da liberdade… a Lei/Torá do Pai.

Ao adorarmos O Altíssimo através de uma fé viva que gera obras dignas de arrependimento, e caminhando em obediência, humildade e sinceridade de coração, estamos a prosseguir para o alvo, que é a perfeição em Yeshua HaMashiach. Mas, ainda não é revelado em nós o que haveremos de ser – seres perfeitos, à Sua verdadeira imagem e semelhança, porque assim como Ele é o veremos – 1.João 3:2. Até que chegue esse dia glorioso na presença do Todo-Poderoso YHWH, já hoje somos revestidos do poder que Ele nos concede através do Seu Espírito Santo, se para isso também nos prepararmos com fidelidade à Sua Palavra. Essa força e esse poder de Elohim em nós só nos poderá advir se caminharmos de acordo com a Sua vontade, i.e. nos Seus mandamentos e na fé de Yeshua. Eis alguns exemplos do poder que é derramado sobre os filhos obedientes:

Efésios 3:16-21 – “Para que, segundo as riquezas da sua glória, vos conceda que sejais corroborados com poder pelo seu Espírito no homem interior; para que Cristo habite pela fé nos vossos corações; a fim de, estando arraigados e fundados em amor, poderdes perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus.

(6)

Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera [O Espírito Santo], a esse glória na igreja [a “kahal”, a assembleia dos santos], por Jesus Cristo, em todas as gerações, para todo o sempre. Amém”.

É O Elohim YHWH que ao reinar nos nossos corações através do Consolador que O Filho nos enviou, que somos possuídos por esse poder maravilhoso, que nos leva a tudo compreendermos, para assim vivermos segundo a Sua Vontade (a Lei/Torá), pelo Espírito Santo que em nós opera. Sim, é pelo Espirito Santo de YHWH que nos são reveladas as Escrituras e todo o verdadeiro conhecimento para a vida verdadeira, aquele que prepara o servo para se encontrar com O seu Senhor.

Este é o modo de vida que em nós tem que ser revelado se quisermos manter a Sua presença em nós:

2.Pedro 1:3-7 – “Visto como o seu divino poder nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade, pelo conhecimento daquele que nos chamou pela sua glória e virtude [Yeshua HaMashiach]; pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo. E vós também, pondo nisto mesmo toda a diligência, acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude a ciência [do conhecimento de YHWH e do Seu Messias], e à ciência a temperança, e à temperança a paciência, e à paciência a piedade, e à piedade o amor fraternal, e ao amor fraternal a caridade. Porque, se em vós houver e abundarem estas coisas, não vos deixarão ociosos nem estéreis no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo”.

Que palavras maravilhosas e que plano de vida nos é aqui proposto para que Ele seja tudo em cada um de nós.

Fomos chamados para uma tarefa que Ele nos confiou – a de levar as Boas Novas aos corações/mentes que andam em trevas e que estão presos pelo engano de Satanás. É essa a nossa missão, a qual é auxiliada e guiada pelo Espírito Santo. Para que a possamos concretizar (“Ide e ensinai toda a criatura”), temos de dar primeiro “uma volta nas nossas vidas” e colocarmo-nos inteiramente à disposição do Altíssimo, em entrega completa. Então, e só então, Ele nos ajudará.

2.Coríntios 10:3-6 – “Porque, andando na carne, não militamos segundo a carne. Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas [do mal]; destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo; e estando prontos para vingar toda a desobediência, quando for cumprida a vossa obediência”.

(7)

Sim. Só estaremos à altura deste grande desafio quando for cumprida, em primeiro lugar, a nossa obediência, pois como poderemos ensinar se primeiro não nos prepararmos a nós? Mas, obediência a quê e a Quem? Obediência à Lei/Tora de YHWH e ao exemplo de Yeshua e dos apóstolos fiéis. Tal só é possível quando nos entregamos verdadeiramente! Para que essa missão se possa cumprir em nós, Ele fortaleceu-nos no poder do Seu Espírito Santo. Vejamos os seguintes ensinamentos:

 Mateus 5:17-19 – quando formos obedientes à Sua Lei eterna (a Torá)

 Lucas 10:19; Efésios 6:12.17 – Ele prepara-nos para a grande batalha espiritual  Tiago 4:4 – a amizade com o mundo é inimizade para com O Elohim YHWH  2.Timóteo 2:21 – apartar-nos da iniquidade (quebra ou violação da Lei/Torá),

purificando os nossos corações/mentes, para nos tornarmos vasos santificados, idóneos para toda a boa obra

 2.Coríntios 2:16 – purificando as nossas mentes, para podermos adquirir a

mente do Messias

 Isaías 54:17 – O Elohim YHWH combaterá ao nosso lado e anulará todo o ardil dos nossos inimigos

 1.Coríntios 13:13; 1.João 4:11-21 – combatendo pelo e com o amor

 2.Timóteo 3:16-17 – preparados para a perfeição na verdade e nas boas obras  1.Timóteo 4:4-6 – toda a criatura de Elohim é boa, devendo ser santificada e

lavada pela Palavra e pela oração

 2.Timóteo 2:3-4 – devemos sofrer as aflições desta vida como bons soldados do Messias; não olhando para trás, porque o obreiro que deita a mão ao arado e depois volta para trás não é apto para o reino do Altíssimo – Lucas 9:62.

Estes são alguns conselhos que O Todo-Poderoso Elohim YHVH nos dá para que vivamos com Ele eternamente. Atenção pois à advertência que se encontra em:

Apocalipse 3:15-16 – “Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente! Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca”.

Não queiramos que Ele nos ache nesta condição! Deixamos uma nota final: a de que O Espírito Santo de YHWH não é uma “pessoa” da chamada “santíssima trindade”. Esta é uma doutrina falsa que continua a proliferar um pouco pelo mundo das religiões ditas cristãs e que radicam este ensinamento de mentira nas velhas religiões pagãs, como Babilónia...mantida por Roma e por muitas das suas filhas evangélicas A este respeito aconselhamos a leitura do trabalho que se encontra publicado em:

http://www.kol-shofar.org/estudos/219_A%20doutrina%20da%20trindade.pdf AlleluYAH

Vem ó Espírito de YHWH, vem já hoje abrir o nosso entendimento à força da Tua Palavra/Verdade.

Referências

Documentos relacionados

Esta carroçaria garante uma grande resistência à pressão interna (para as cargas mais pesadas), estanquicidade para impedir fugas de carga (em transportes líquidos ou

atenda as necessidades do setor, ou não possua perfil adequado à vaga, deverá informar ao departamento de Recursos Humanos do projeto antes de seu Término

planeta com dimens˜ ao semelhante ` a da Terra este acaba por ser rapidamente catapultado para outras paragens (mais para o interior ou para o exterior do Sistema Solar)..

Marque a alternativa CORRETA: a) As duas afirmativas são verdadeiras. d) As duas afirmativas são falsas... Um comportamento que não deve ser adotado por um servidor público municipal

O produto não apresenta risco particular para o ambiente, desde que respeitadas as recomendações do ponto 13, relativas à sua eliminação, assim como a

Se a pessoa do marketing corporativo não usar a tarefa Assinatura, todos as pessoas do marketing de campo que possuem acesso a todos os registros na lista de alvos originais

Este notável processo de identificação foi lançado em 1891 e instituído oficialmente no Brasil em 1902/1903, convertendo-se no método exclusivo e mais eficiente da ciência

Mesmo assim, estas deveriam ser suficientes para revelar uma verdade de grande importância: Embora disfarçada como ciência, a Teoria da Evolução nada mais é do que um