• Nenhum resultado encontrado

QUIZ Edição Joca 135 Versão professor

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "QUIZ Edição Joca 135 Versão professor"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

QUIZ

(2)

Matriz de referência – BNCC

Quiz – edição 135 – Joca

EF08LP16 - Explicar os efeitos de sentido do uso, em textos, de estratégias de modalização e argumentatividade (sinais de pontuação, adjetivos, substantivos, expressões de grau, verbos e perífrases verbais, advérbios etc.).

Nível: Difícil Anos: 5º ao 7º

1. Leia o texto e responda ao que é pedido.

Jornal Joca. Edição 135, 2ª quinzena agosto/2019.

A vírgula usada em “Querido jornal Joca,” foi utilizada para A) indicar a quem o leitor se dirige.

B) mostrar carinho do leitor com o Joca. C) explicar quem o leitor chama de querido. D) modificar o sentido do adjetivo “querido”.

Gabarito: A

Comentário do item:

Este item avalia a habilidade de explicar os efeitos de sentido do uso, em textos, de estratégias de modalização e argumentatividade (sinais de pontuação, adjetivos, substantivos, expressões

(3)

de grau, verbos e perífrases verbais, advérbios etc.). Aqui, é analisado se o estudante reconhece o sentido provocado pela utilização de recursos da pontuação ou de outras formas de notação (tais como tamanho de letra, parênteses, caixa alta, itálico, negrito entre outros), os quais contribuem para a compreensão textual, bem como para a progressão temática e a coesão textual. O estudante também pode ser solicitado a identificar o porquê do uso de um recurso de pontuação no texto, como exclamação, aspas, parênteses etc. Desse modo, ao fazer uma leitura atenta da notícia, espera-se que o estudante perceba que a vírgula usada em “Querido jornal Joca,” foi utilizada para indicar a quem o leitor se dirige. Note que por ser um vocativo, palavra usada para nomear a pessoa ou objeto ao qual alguém se dirige (neste caso, ao jornal Joca), a vírgula é exigida para isolá-lo do restante da oração (alternativa A, CORRETA). O estudante erra se entender que a vírgula usada em “Querido jornal Joca,” foi utilizada para mostrar carinho do leitor com o Joca. Muito provavelmente o fato de haver a presença do adjetivo querido na frase levou o estudante à tal compreensão, ainda que não haja suporte textual e nem gramatical para isso (alternativa B). Ele também se engana ao acreditar que a vírgula usada em “Querido jornal Joca,” foi utilizada para explicar quem o leitor chama de querido. Isso ocorre quando, no meio de uma oração, é introduzida uma explicação, como no exemplo a seguir: “O meu querido jornal, o Joca, atualmente está na edição 135”. Talvez uma dificuldade do aluno em diferenciar vocativo de aposto pode tê-lo induzido a marcar essa resposta (alternativa C). Por fim, o estudante comete equívoco se entender que a vírgula usada em “Querido jornal Joca,” foi utilizada para modificar o sentido do adjetivo “querido”. Isso ocorre quando há o isolamento de um adjunto adverbial na oração, como em: “Ontem de manhã [adjunto adverbial de tempo], ela me ligou”. Possivelmente uma dificuldade do aluno nos usos da vírgula induziu-a a optar por essa resposta (alternativa D).

(4)

EF07LP14 - Identificar, em textos, os efeitos de sentido do uso de estratégias de modalização e argumentatividade.

Nível: Difícil Anos: 5º ao 7º

2. Leia o texto e depois responda ao que se pede.

Jornal Joca. Edição 135, 2ª quinzena agosto/2019.

O trecho “Eles estavam tão determinados” é um argumento usado para sustentar a ideia de que A) o restaurante foi invadido duas vezes pelos pinguins.

B) uma dupla de pinguins invadiu um restaurante de comida japonesa. C) os pinguins estavam decididos a encontrar um local para fazer ninho.

D) foi necessário o dono do restaurante chamar a polícia para retirar os pinguins do local.

Gabarito: C

Comentário do item:

Este item avalia a habilidade de identificar, em textos, os efeitos de sentido do uso de estratégias de modalização e argumentatividade. Aqui, é analisado se o estudante identifica a relação entre a ponto de vista defendido pelo autor do texto e os argumentos utilizados por ele para comprovar esse posicionamento. Assim, ao fazer uma leitura atenta da notícia, espera-se que o estudante reconheça que o trecho “Eles estavam tão determinados” é um argumento usado para sustentar a ideia de que os pinguins estavam decididos a encontrar um local para fazer ninho, como é possível perceber em: “Eles estavam tão determinados a procurar um local para

(5)

construir um ninho para seus futuros filhotes que, [...]”. Logo, a alternativa C é a CORRETA. O

estudante erra se entender que o trecho “Eles estavam tão determinados” é um argumento usado para sustentar a ideia de que o restaurante foi invadido duas vezes pelos pinguins, pois isso é consequência da determinação da dupla de pinguins em encontrar um local para formar ninho. Talvez uma leitura superficial do trecho onde o argumento está localizado levou o estudante a optar por essa resposta (alternativa A). Ele também se engana ao acreditar que o trecho “Eles estavam tão determinados” é um argumento utilizado para sustentar a ideia de que uma dupla de pinguins invadiu um restaurante de comida japonesa. Note que isso é o fato noticiado, não um argumento válido para sustentar a tese de determinação dos pinguins. Possivelmente uma dificuldade em identificar, em textos da ordem de argumentar, os argumentos usados para sustentar a posição defendida no texto fez com que o estudante marcasse essa resposta (alternativa B). Por fim, o estudante comete equívoco se entender que o trecho “Eles estavam tão determinados” é um argumento usado para sustentar a ideia de que foi necessário o dono do restaurante chamar a polícia para retirar os pinguins do local, uma vez que esta informação está localizada no parágrafo seguinte ao argumento analisado no comando do item, não estabelecendo qualquer relação com ele, apenas indicando o que o proprietário do estabelecimento comercial fez ao se deparar com os bichos no restaurante dele. Ao marcar essa resposta, o estudante indica que provavelmente tem dificuldade de estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la (alternativa D).

(6)

EF67LP04 - Distinguir, em segmentos descontínuos de textos, fato da opinião enunciada em relação a esse mesmo fato.

Nível: Médio Anos: 5º ao 7º

3. Leia o texto e responda ao que se pede.

Esculturas de orelha ganham as ruas de São Paulo

Sessenta esculturas em formato de orelha estão em exibição nas ruas da cidade de São Paulo desde o fim de julho. As peças pertencem à Ear Parade, iniciativa com o objetivo de conscientizar a população sobre os cuidados necessários para preservar a audição. A mostra ficará na capital paulista até o dia 22 de agosto.

Cada obra, criada por artistas diferentes, pode ser vista em pontos movimentados da cidade, como as avenidas Paulista e Brigadeiro Faria Lima. Segundo o publicitário André de Barros, um dos idealizadores da exposição, a ideia é que, no futuro, a mostra seja levada para outras cidades e países, com novas orelhas — as peças que estão na capital paulista serão leiloadas quando a exibição acabar e o dinheiro será destinado a pesquisas relacionadas à audição e compra de aparelhos e acessórios auditivos para pessoas carentes.

André explica que a ideia da Ear Parade surgiu depois que ele sofreu um acidente e teve que passar por uma operação para voltar a escutar. “Eu disse para o doutor Ricardo Bento [outro idealizador da Ear Parade]: ‘Nós temos que fazer um projeto que mostre como as pessoas podem cuidar da audição’”, conta. “Os problemas auditivos são doenças invisíveis e as pessoas ficam tímidas para falar sobre essa questão.”

A partir da ideia, os dois se uniram aos responsáveis pela Elephant Parade e pela Cow Parade, outras iniciativas de esculturas com exposição pública, para criar a mostra.

Jornal Joca. Edição 135, 2ª quinzena agosto/2019.

Há opinião expressa no texto em

A) “A mostra ficará na capital paulista até o dia 22 de agosto”.

B) “André explica que a ideia da Ear Parade surgiu depois que ele sofreu um acidente”.

C) “Os problemas auditivos são doenças invisíveis e as pessoas ficam tímidas para falar sobre essa questão”.

D) “Sessenta esculturas em formato de orelha estão em exibição nas ruas da cidade de São Paulo desde o fim de julho”.

Gabarito: C

Comentário do item:

Este item avalia a habilidade de distinguir, em segmentos descontínuos de textos, fato da opinião enunciada em relação a esse mesmo fato. O objetivo aqui é avaliar a capacidade de o aluno diferenciar o que é um fato e o que é uma opinião relacionada a ele. Essa diferença pode estar marcada no texto de diferentes maneiras, seja por meio do discurso direto (transcrição

(7)

exata de uma fala, caracterizada pelo uso das aspas) ou indireto (reprodução da fala de alguém, não exatamente com as mesmas palavras ditas pela pessoa) ou ainda pela integração de informações de diversas partes do texto e/ou pela inferência delas, o que eleva o grau de dificuldade do item. Desse modo, ao realizar uma leitura atenta da notícia, o estudante deve identificar que há opinião expressa no texto em “Os problemas auditivos são doenças invisíveis e as pessoas ficam tímidas para falar sobre essa questão”. Note que esse trecho reproduz, via discurso direto, a opinião do publicitário André de Barros, um dos idealizadores da exposição Ear Parade, sobre os problemas relacionados à audição e do tabu que essa questão enfrenta na sociedade (alternativa C, CORRETA). O aluno se equivoca se entender que há opinião expressa no texto em “A mostra ficará na capital paulista até o dia 22 de agosto.”, pois se trata de um fato. Possivelmente uma dificuldade de diferenciar fato de opinião induziu o estudante ao erro (alternativa A). Ele também se equivoca ao compreender que há opinião expressa no texto em “André explica que a ideia da Ear Parade surgiu depois que ele sofreu um acidente”. Talvez o fato deste trecho estar no discurso indireto e conter o nome de um dos idealizadores da exposição Ear Parade tenha feito com que o aluno entendesse isso como uma opinião, não como um fato (alternativa B). Por fim, o aluno comete engano ao acreditar que há opinião expressa no texto em “Sessenta esculturas em formato de orelha estão em exibição nas ruas da cidade de São Paulo desde o fim de julho”. Ao marcar essa resposta, o estudante demonstra que provavelmente não distingue fato de opinião e/ou foi influenciado por uma leitura superficial da notícia (alternativa D).

(8)

EF35LP04 - Inferir informações implícitas nos textos lidos.

Nível: Médio Anos: 4º ao 7º

4. Leia o texto e depois responda ao que é pedido.

Obesidade no Brasil atinge maior índice em 13 anos

Dados divulgados em 25 de julho, pelo Ministério da Saúde, mostraram que a quantidade de obesos voltou a crescer no Brasil após três anos. Em 2018 (ano de realização da pesquisa), 19,8% dos entrevistados estavam obesos — número que permanecia estável, em 18,9%, desde 2015. Este é o maior índice de obesos no país em 13 anos. A quantidade de brasileiros com excesso de peso também aumentou, de 54% em 2017 para 55,7% no ano passado.

De acordo com declaração de Wanderson Oliveira, secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, o alto consumo de gordura, açúcar e alimentos ultraprocessados (como refrigerantes e biscoitos recheados) contribui para os resultados.

A pesquisa é feita anualmente desde 2006. Na última edição, foram entrevistadas 52.395 pessoas acima de 18 anos, em todas as capitais do país e no Distrito Federal.

Jornal Joca. Edição 135, 2ª quinzena agosto/2019.

Pode-se concluir do texto que

A) o brasileiro tem se alimentado mal.

B) o número de obesos no Brasil voltou a crescer.

C) a pesquisa do Ministério da Saúde acontece desde 2006.

D) os entrevistados têm mais de 18 anos e são de todas as capitais do Brasil.

Gabarito: A

Comentário do item:

Este item avalia a habilidade de inferir informações implícitas nos textos lidos. Aqui, a finalidade é avaliar se o aluno conclui algo que não está evidente (ou seja, que não está na superfície textual), mas que as pistas textuais permitem deduzir, seja uma inferência local (a partir do texto), seja uma inferência global (pelo conhecimento prévio de um assunto). Dessa forma, ao realizar uma leitura atenta da notícia, o estudante deve concluir que o brasileiro tem se alimentado mal. Note que é isso que se pode inferir do trecho “[...] o alto consumo de gordura, açúcar e alimentos ultraprocessados (como refrigerantes e biscoitos recheados) contribui para os resultados.”, o qual permite concluir que o grande consumo de alimentos não saudáveis tem impactado nos hábitos alimentares e, consequente, no aumento do número de obesos no Brasil, indicando que a população tem se alimentado mal (alternativa A, CORRETA). O estudante erra se deduzir que o número de obesos no Brasil voltou a crescer, uma vez que esta informação está na superfície textual. Talvez uma dificuldade de deduzir informações levou o estudante a optar por essa resposta (alternativa B). Ele também se equivoca ao concluir que a pesquisa do Ministério da Saúde acontece desde 2006, pois novamente se trata de uma informação que está

(9)

evidente no texto. Quem marcou essa resposta provavelmente fez uma leitura superficial do texto e/ou da alternativa (alternativa C). Por fim, o estudante comete engano ao deduzir que os entrevistados têm mais de 18 anos e são de todo o Brasil. Note que isto está explícito na notícia (informação explícita). Ao marcar essa resposta, o estudante indica que possivelmente tem dificuldade para fazer uma inferência local (a partir do texto), o que o teria levado a identificar somente a informação que está na superfície textual (alternativa D).

(10)

EF15LP03 - Localizar informações explícitas em textos.

Nível: Fácil Anos: 2º ao 7º

5. Leia o texto e responda ao que é pedido.

Jornal Joca. Edição 135, 2ª quinzena agosto/2019.

De acordo com o texto, o maior problema da viagem foi A) a comida ter acabado.

B) o homem francês ter 72 anos.

C) duas embarcações terem dado comida ao viajante francês.

D) o francês ter atravessado o Oceano Atlântico dentro de um tipo de barril.

Gabarito: A

Comentário do item:

Este item avalia a habilidade de localizar informações explícitas em textos. Aqui, a finalidade do item é examinar se o estudante identifica uma informação solicitada, a qual pode tanto estar evidente (localizada na superfície textual) ou descrita na alternativa correta por meio de uma paráfrase, ou seja, mantida a ideia original de onde ela foi retirada do trecho da notícia, mas escrita de forma distinta daquela presente no texto, o que eleva o grau de dificuldade do item. De fácil percepção, não é esperado que o estudante tenha dificuldade de entender que o maior problema da viagem foi a comida ter acabado, como está evidenciado no trecho “O maior

problema foi que o aventureiro não estava preparado para uma viagem mais longa do que a

prevista: a comida acabou após cerca de três meses.” (alternativa A, CORRETA). Ele comete equívoco se entender que o maior problema da viagem foi o homem francês ter 72 anos. Talvez

(11)

uma ideia de fragilidade relacionada às pessoas idosas tenha levado o estudante a marcar essa alternativa, mas isso é uma inferência pessoal que não conta com suporte textual para tal percepção (alternativa B). O estudante também erra se achar que o maior problema da viagem foi duas embarcações terem dado comida ao viajante francês. Note que isso não foi problema, mas sim solução para o fato de a comida da embarcação ter acabado, já que a viagem durou mais do que o inicialmente previsto. Possivelmente uma leitura pouco atenta da notícia o induziu a essa resposta (alternativa C). Por fim, o estudante equivoca-se ao compreender que o maior problema da viagem foi o francês ter atravessado o Oceano Atlântico dentro de um tipo de barril. Ao marcar essa resposta, o estudante demonstra que provavelmente considerou o meio de transporte utilizado para a travessia algo inseguro, porém ele se esquece de que não se trata de um simples barril (como os normalmente utilizados em desenhos animados para locomoção pelo mar – esta informação externa ao texto pode ter influenciando na resposta), mas sim de uma embarcação mais desenvolvida (como é possível ver na imagem da notícia), a qual tem capacidade para armazenamento de alimentos e de navegação em alto mar, algo que um simples barril não teria (alternativa D).

(12)

EF35LP05 - Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto.

Nível: Fácil Anos: 2º ao 7º

6. Leia o texto abaixo e depois responda ao que é pedido.

Jornal Joca. Edição 135, 2ª quinzena agosto/2019 (trecho).

No texto, a expressão “colocar a mão na massa” significa A) faça você mesmo.

B) iniciar uma tarefa.

C) obrigação de cumprir uma tarefa.

D) uma forma delicada de pedir que alguém faça algo.

Gabarito: A

Comentário do item:

Este item avalia a habilidade de

analisar os efeitos de inferir o sentido de palavras ou

expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto.

A finalidade do item é avaliar se o estudante compreende o significado de determinada palavra ou expressão, a qual assume um sentido diferente daquele presente no dicionário (denotativo),

(13)

assumindo uma nova acepção (conotativo/figurado) dentro de um determinado contexto discursivo. De fácil percepção, não se espera que o estudante tenha dificuldade de perceber que, no texto, a expressão “colocar a mão na massa” significa faça você mesmo, já que a notícia traz a informação de que a cultura maker está relacionada ao fato de criar e construir algo com as próprias mãos, desenvolvendo as próprias invenções (alternativa A, CORRETA). O estudante erra se acreditar que, no texto, a expressão “colocar a mão na massa” significa iniciar uma tarefa. Embora este também seja um possível significado de tal expressão, não é isso que é possível compreender dento do contexto em que ela foi empregada. Talvez uma dificuldade em analisar os efeitos de sentido obtidos no texto com o emprego de palavras com sentido conotativo tenha levado o estudante a marcar essa resposta (alternativa B). Ele também se equivoca se achar que a expressão “colocar a mão na massa” significa obrigação de cumprir uma tarefa. Ao marcar essa resposta, o estudante indica que possivelmente considerou a habilidade de desenvolver as próprias invenções (hábito presente na cultura maker) como uma obrigação, não como uma oportunidade de desenvolvimento de habilidades pessoais (alternativa C). Por fim, o estudante se engana se compreender que, no texto, a expressão “colocar a mão na massa” significa uma forma delicada de pedir que alguém faça algo. Novamente se trata de um possível sentido da expressão (por exemplo: “Já que você está com a mão na massa, por favor, faça isso por mim.”), mas que não é aquele que considera o contexto em que ela está empregada na notícia. Provavelmente uma leitura superficial do texto levou o aluno a tal compreensão (alternativa D).

Referências

Documentos relacionados

Você não deve tomar BISOLTUSSIN se tiver alergia à substância ativa ou a outros componentes da fórmula; em tratamento concomitante ou tratamento nas 2 semanas anteriores com

De modo a não comprometer a confiabilidade do sistema e contribuir para o atendimento da crescente demanda do mercado de energia do Estado do Amapá, recomenda-se que os serviços

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

O atendimento da pessoa deve ser realizado considerando-a como um todo integrado (e não apenas como um órgão enfermo), e deve haver ações de saúde voltadas para

A elaboração da apresentação em Power Point da Atividade Estruturada (feita pelo(s) autor(es) juntamente com o Professor da disciplina que elegeu a equipe para participar do

Os modelos não lidam com a concorrência, que mais cedo ou mais tarde vai chegar (ex: internet) A estratégia lida com a concorrência, mas pode se dizer que a criação ou

A identificação completa e inspecção da área de intervenção (ver figura 2) foram levadas a efeito por três equipas em domínios diferentes: Arquitectura, Sociologia e