• Nenhum resultado encontrado

Amebíase INTRODUÇÃO AMEBAS DE PARASITISMO OBRIGATÓRIO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Amebíase INTRODUÇÃO AMEBAS DE PARASITISMO OBRIGATÓRIO"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Amebíase

INTRODUÇÃO

As parasitoses intestinais representam inúmeros e grandes problemas médico-sanitários a sociedade em geral, pela freqüência com que ocorre e, especialmente, pela possibilidade, às vezes, de incapacitarem os indivíduos atingidos, ou mesmo leva-los a óbito. Tal situação é bastante conhecida em nosso país onde as inter-relações entre o agente da doença, o hospedeiro e os fatores ambientais e socioeconômicos contribuem para a disseminação de doenças. Assim os grupos sociais economicamente privilegiados são pouco sujeitos a certos tipos de doenças cuja incidência é acintosamente elevada nos grupos economicamente desprivilegiados. Neste trabalho procura-se dar ênfase as

amebas de um modo geral, detalhando suas características principais, seus habitas, ciclo biológico e em especial a patogenia que pode ser causada por determinadas espécies. É de grande valia ressaltar que o mesmo estar direcionado as amebas que de uma forma ou de outra podem parasitar o homem.

Ameba - [Do gr. amoibé, 'que muda'.]

Protozoário, rizópode, da ordem dos amebinos, gêneros Amoeba Ehremb., Endamoeba Leidy e outros. Locomove-se e alimenta-se por meio de pseudópodes. As amebas são de vida livre, comensais ou parasitas.

AMEBAS DE PARASITISMO OBRIGATÓRIO

CLASSIFICAÇÃO

Segundo o Comitê de Sistemática da Sociedade Internacional de Protozoologia, as amebas intestinais são:

Sub-reino Protozoa, Philum Sarcomastigophora, Subphilum Sarcodina, Superclasse Rhizopoda, Classe Lobozia, Ordem Aemoebida, Família Entamoebida e Gêneros

Entamoeba, Iodamoeba, Endolimax. O Gênero Dientamoeba, que antes pertencia à família Entamoebidae, hoje pertence à família Dientamoebidae.

Dentre estes destacaremos o gênero Entamoeba, por se tratar do mais comum e possuir espécies patogênicas. Este gênero é classificado de acordo com o número de núcleos dos cistos maduros ou pelo desconhecimento de cistos. Estão descritos abaixo a espécies que podem ser encontradas no homem:

Entamoeba gingivalis – Não possui ou não são conhecidos os cistos. Entamoeba polecki – Cisto com 1 núcleo;

Entamoeba histolytica, Entamoeba díspar, Entamoeba hartmani – Cistos com 4 núcleos; Entamoeba coli – Cistos com 8 núcleos;

Dentre essas somente a Entamoeba histolytica é patogênica para o homem e a Entamoeba gingivalis é a única que não vive no intestino grosso do homem.

MORFOLOGIA

Há grande semelhança as espécies, por isso a distinção é dificultada, principalmente no trofozóito a fresco, por tanto para um diagnostico diferencial preciso, se faz necessário a analise de vários exemplares e várias estruturas. Assim são distintas de acordo com: - Número e forma das inclusões citoplasmáticas;

- Tamanho do trofozóito e do cisto, - Número de núcleos no cisto; Entamoeba histolytica

(2)

- Trofozóito de 20 a 40?m podendo chegar a 60 ?m na forma invasiva; - Possui endo e ectocitoplasma;

- Geralmente um só núcleo;

- A fresco: pleomórfico, ativo, alongado, com emissão continua a rápida de pseudopodes;

- Pré-cisto, oval e ligeiramente arredondado e menor que o trofozóito; - Cisto de 8 a 20 ?m de diâmetro;

- Metacisto, multinucleado onde depois de divisões da origem ao trofozóito; - Cariossoma pequeno e no centro do núcleo.

Entamoeba coli

- Trofozoíto de 20 a 50 ?m;

- Citoplasma não diferenciado em endo e ectocitoplasma; - Núcleo de cromatina irregular e grosseira;

- Cariossoma grande e excêntrico; - Corpos cromatóides finos. Entamoeba gingivalis

- Trofozóito de 5 a 35 ?m;

- Comum no tártaro dentário e processos inflamatórios da gengiva; - Transmissão ocorre pelo contato direto (beijo).

- Não patogênica; Entamoeba hartmanni

- Trofozóitos de 7 a 12?m; - Cisto de 5 a 10 ?m de diâmetro; - Citoplasma diferenciado;

- A estrutura nuclear, freqüentemente semelhante a E. histolytica; - Vive como comensal na luz do intestino grosso.

Iodamoeba butschlii

- De 10 a 15 ?m, cisto ou trofozóito; - Não apresenta cromatina periférica; - Cariossoma grande e central; - Um só núcleo no cisto. Endolimax nana

- Trofozóito de 10 a 12 ?m é a menor das amebas que vivem no homem; - Cisto oval de 8?m;

- Membrana celular fina e sem grãos de cromatina; Dientamoeba fragilis

- Trofozóito de 8 a 22 ?m, com dois núcleos; - Não possui cistos;

- Cromatina se condensa em 4 a 6 grânulos.

- Para alguns indivíduos apresenta-se não patogênica.

CICLO BIOLÓGICO

TROFOZÓITO – PRÉ-CISTO – CISTO – METACISTO.

Em seqüência, ocorrem a partir da ingestão dos cistos maduros, estes passam pelo estômago e resistem a ação do sulco gástrico daí vão para o intestino grosso onde ocorre o desencistamento, surge o metacisto que sofre sucessivas divisões do núcleo e do citoplasma, dando origem a 4 e depois 8 trofozóitos metacísticos. Estes trofozóitos colonizam-se no intestino grosso vivendo como comensais.

CICLO PATOGÊNICO

Se houver desequilíbrio parasito-hospedeiro os trofozóitos invadem a submucosa intestinal, multiplicando-se de forma ativa no interior das ulceras. Podem chegar a entrar na corrente sangüínea e atingir outros órgãos como fígado, pulmão, rim, cérebro ou pele, esta infestação é caracterizada como amebíase extra-intestinal.

(3)

Ocorre com a ingestão de cistos maduros, encontrados na água não tratada, em frutas contaminadas mal lavadas e qualquer outro utensílio levado a boca, que esteja contaminado pelo cisto. Há uma outra possibilidade onde insetos serviriam como pontes e levariam as amebas para alimentos e outro.

PATOGENIA E VIRULÊNCIA

Para o homem, como dito antes, só a Entamoeba histolytica causa patogenia, a infecção é de amebíase, esta com ou sem manifestação clínica. A infecção dar-se com a invasão dos trofozóitos nos tecidos do hospedeiro. Há diferentes virulências e grande variedade de potencial patogênico. A virulência esta diretamente ligada a fatores do hospedeiro como: resposta imune, idade, peso, resistência, sexo, estado nutricional, dentre outros.

MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS

Pelos dados do Comitê de Peritos da OMS, em 1969, estas manifestações são de classificação difícil e arbitrária:

- Formas as sintomáticas; - Formas sintomáticas;

- Amebíase intestinal: a) disentérica; b) colites não disentéricas; c) amebomas; d) apendicite amebiana. Complicações e seqüelas da amebíase intestinal: perfurações, peritonite, hemorragia, invaginação, colites pós-disentéricas e estenoses.

- Amebíase extra-intestinal

Amebíase hepática: a) aguda não supurativa; b) abscesso hepático ou necrose coliquativa. - Amebíase cutânea;

- Amebíase em outros órgãos: pulmão, cérebro, baço, rim e etc.

INFECÇÃO ASSINTOMÁTICA

Quase 90% dos casos são assintomáticos e a infecção é detectada pelo encontro de cistos no exame de fezes.

INFECÇÃO SINTOMÁTICA

É detectada uma colite disentérica que se manifesta de 2 a 4 evacuações, diarréicas ou não, por dia, com fezes pastosas ou moles, podendo conter sangue ou mucos. Cólicas e desconforto abdominal podem surgir e dificilmente febre. Esta infecção é caracterizada por alternância entre períodos silenciosos e manifestação clínica.

DIAGNÓSTICO CLÍNICO

Os sintomas são comuns a outros tipos de doenças, portanto é incerto. Na grande maioria dos casso, especialmente na fase aguda, a amebíase pode ser facilmente confundida como disenteria bacilar, salmoneloses, síndrome de cólon irritado e esquistossomose.

LABORATORIAL

É mais preciso e tem o objetivo de encontra cisto e/ou trofozóitos nas fezes, este pode ser a fresco, direto ou indireto. Outros exames como o de soro e exsudatos podem determinar a infecção por E. histolytica.

IMUNOLÓGICO

Freqüentemente é mais usado para o diagnostico da amebíase extra-intestinal. Os métodos mais usados são: ELISA, imunofluorescência indireta, hemaglutinação indireta, contra-imunoeletrofores. Estes métodos consistem na obtenção de antígenos mais puros, sensíveis.

EPIDIMIOLOGIA

Cerca de 10% da população mundial infectada por Entamoeba histolytica

apresentam formas invasoras do parasito. Entretanto o índice de incidência dos casos de infecção é muito variado, isto devido a inúmeros fatores como: condições socioeconômicas

(4)

e outras. No Brasil a região amazônica tem o maior índice de casos patogênicos. No entanto o estes não apresentam tamanha gravidade que se verifica no México, e em alguns países da África e Ásia. Entretanto alguns aspectos são comuns entre os países, no que se diz respeito a amebíase:

- A E. histolytica não causa epidemia;

- A contaminação dar-se por ingestão de cistos nos alimentos e água contaminados; - Maior freqüência de casos nos adultos;

- Os cistos permanecem viáveis (ao abrigo da luz solar e em condições de umidade) durante cerca de 20 dias.

PROFILAXIA

Está em torno da educação sanitária, onde simples medidas podem pelo menos amenizar a contaminação. Outra forma seria estimular a população para fazer exames preventivos, com fins de identificar os casos assintomáticos e trata-los, evitando assim a transmissão dos parasitos. Uma vacina tem sido testada, os experimentos, ainda feitos em animais, mas ainda se esta longe da perfeição.

TRATAMENTO

São três grupos de medicamentos:

I. Amebicidas que atuam na luz intestinal, tendo ação direta e por contato sobre a E.histolytica aderida na luz intestinal. Os medicamentos são: derivados da quinoleína, paramomicina e eritromicina, furoato de diloxamina, cloroibetamida, clorofenoxamida e etofamida;

II. Amebicidas tissulares atuam na parede intestinal e no fígado; são compostos de cloridato de emetina, cloridrato diidroemetina e cloroquina, sendo esta ultima atuante apenas no fígado;

III. Amebicidas que atuam tanto na luz intestinal quanto nos tecidos, antibióticos são usados de forma isolada ou na maioria das vezes em combinação com outros amebicidas: tetracíclicas e derivados, clorotetraciclina e oxitetraciclinas; eritromicina, espiramicina e paramomicina.

AMEBAS DE VIDA LIVRE

Das dezenas de espécies de amebas de vida livre existentes, poucas são as que podem atingir o homem:

a) Família Schizopyrenidae – de seus 14 gêneros, massó a Naegleria fowleri é patogênica;

b) Família Hartmanellidae – com 23 gêneros, dentre eles o Acanthamoeba apresentando 8 espécies: A. cullbertsoni, A. castellanii, A. polyphaga, A. royreba, A. astrontyxis, A. hatchetti, A. rhysodes e A. palestinensis.

c) Balamuthia mandrilaris, Valkampfia sp e Hartmanella sp – não há comprovação de patogenia.

BIOLOGIA E PATOGENIA

São encontradas, na sua maioria, no solo e nas águas dos rios e lagos. Seus trofozoítos são ativos e alimentam-se de bactérias, desenvolvendo-se por divisão binária simples. Os cistos são encontrados no solo seco ou na poeira, desenvolvendo-se em ambientes úmidos, principalmente na presença de Escherichia e outras bactérias.

Em alguns casos estas amebas de vida livre podem causar: Meningoencefalite, encefalite granulomatosa e ceratite (úlcera de córnea), variando muito de acordo com a espécie.

DIAGNÓSTICO CLÍNICO

Difícil, devido o seu inicio confunde-se com uma rinite inespecífica, mas que pode levar rapidamente a falência do individuo, isto faz com que a maioria dos casos o diagnóstico é feito por post-mortem.

LABORATORIAL

(5)

do órgão afetado, podendo ser feito cultura do material que foi coletado. O

imunodiagnóstico ainda não é eficaz, porém a imunoeletroforese, a imunofluorescência, a imunodifusão em gel e o imunoblot têm sido úteis na identificação dos casos e das espécies de Naegleria.

TERAPÊUTICA

É grande a variedade de drogas testadas, mas ainda não se encontrou medicação realmente eficiente para o combate das manifestações parasitórias. Alguns medicamentos que apresentaram resultados foram: afotericina B, o miconazol e a rifampicina.

CONCLUSÃO

Estes parasitas estão sempre associados a locais sujos, como os esgotos,

córregos, lagoas e riachos contaminados, pois esses podem acumular grande quantidade de dejetos e fezes eliminados por pessoas enfermas, bem como o lixo que costuma atrair numerosos insetos e roedores, o que facilita a proliferação desses parasitas. Mesmo com medida profiláticas eficazes, será muito difícil, ou até impossível, extinguir as amebas de um modo geral, em especial a E. histolytica, do cotidiano humano. Mas, contudo é questão nossa, como cidadão e principalmente como membros da área de saúde, não medir esforços para o melhoramento das condições de profilaxia e tratamento em particular da amebíase.

BIBLIOGRAFIA

NEVES, David Pereira. Parasitologia Humana. 10 ed. São Paulo: Ed. Atheneu, 200; 114 a 127 pg.

Referências

Documentos relacionados

A chegada ao ocidente cristão desta parcela da produção de conhecimento do império árabe foi uma das maneiras através das quais a civilização cristã retomou o

O objetivo deste estudo é identifi car evidências do gerenciamento de resultados contábeis mediante decisões operacionais nas indústrias brasileiras abertas do setor de Siderurgia

Drawings, paintings and installations in which line paths delimit and question what makes an artwork figurative or abstract underpin the oeuvre of Riccardo Baruzzi, whom the

Considerando que está fora do escopo dos estudos antropológicos a descrição sobre como o jeitinho é cons- truído na fala-em-interação pelos participantes e também que a

Eles deverão ser repassados para a Instituição de Origem, gestora da proposta e esta deverá aplicá-lo na Instituição de Destino, como parte da execução da

Na apresentação dos dados estatísticos, ficou demonstrada à todos os participantes a dimensão da pesquisa, abrangendo o setor produtivo como um todo, enfocando a produção

Por esta razão, objetivamos analisar a política de expansão da Igreja Católica na Bahia, na década de 1950, e sua correlação com a criação do Primeiro Bispado em Vitória

cabinets cabinets 5220 instruments cabinet 5200 wall cabinet 5240 instruments cabinet with locker 5230 instruments cabinet 5260 drugs cabinet 5250 instruments cabinet with