• Nenhum resultado encontrado

RESIDÊNCIA EM ENGENHARIA DE SOFTWARE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RESIDÊNCIA EM ENGENHARIA DE SOFTWARE"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

RESIDÊNCIA EM ENGENHARIA DE SOFTWARE

Proposta de Programa de Pós-Graduação Lato Sensu,

em Nível de Especialização

Identificação do Programa

Denominação: Programa de Residência em Engenharia de Software Natureza: presencial

Unidade executora: Instituto Metrópole Digital

Justificativa e Objetivos

Em diversos estados do Brasil, programas de residência em software são desenvolvidos visando a capacitação e inserção no mercado de profissionais na área de desenvolvimento de software. Inspirada nos programas de residência médica, os programas de residência em engenharia de software inserem seus residentes em ambientes e projetos reais de empresas de desenvolvimento de software, ao mesmo tempo em que promovem a capacitação dos mesmos, usualmente em nível de pós-graduação latu senso.

Esta proposta tem como objetivo implantar um programa de residência em engenharia de software na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), objetivando preparar mão de obra capacitada através da inserção dos alunos residentes em ambientes e projetos reais de desenvolvimento de software. O fluxo contínuo deste programa e a inclusão de atividades de inovação tecnológica irá ainda fomentar as empresas da área de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), já que promove o desenvolvimento de mão de obra qualificada, sendo assim um importante mecanismo para o fortalecimento do polo de Tecnologia da Informação do Rio Grande do Norte.

Por fim, a proposta está de acordo com os interesses da UFRN, pois aumenta a atuação da formação de profissionais em nível de pós-graduação e permite uma maior aproximação entre universidade e empresas de software. Esta aproximação com empresas facilita tanto os processos de transferência de tecnologias desenvolvidas pela universidade, como permite um melhor entendimento dos problemas enfrentados pelas empresas da região, permitindo um melhor alinhamento das pesquisas realizadas pelos pesquisadores da universidade.

(2)

Dados Gerais do Programa

Público alvo: profissionais da área de TI recém-formados ou que estejam interessados em

reciclagem tecnológica.

Número de vagas: 30

Local de funcionamento: Laboratórios de aula do IMD e ambientes de trabalho das empresas

de software participantes.

Duração: 12 meses

Periodicidade de abertura de turmas: Anual Mês de início das turmas: Fevereiro. Horários e dias de funcionamento:

Atividades teóricas (aulas, pesquisa, reuniões de acompanhamento, trabalho de conclusão do curso, etc.):

Preferencialmente nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 8h às 11h20min, podendo haver ajustes de acordo com a disponibilidade do corpo docente e necessidades das empresas.

Atividades práticas nas empresas:

Preferencialmente nos horários de expediente usuais de cada empresa, desde que não prejudique as atividades teóricas do programa.

Carga horária:

Aproximadamente 2016 horas (considerando 8 feriados em dias úteis ao longo de 12 meses), estruturadas da seguinte forma:

Aulas teóricas: 360h

Atividades práticas nas empresas: 1512h Trabalho de conclusão de curso: 144h Dedicação dos residentes: 40h semanais Coordenação:

Prof. Dr. Eduardo Aranha, DIMAP (coordenador) Prof. Dr. Gláucio Brandão, DEB (vice-coordenador)

(3)

Colegiado:

Prof. Dr. Charles Madeira, IMD Prof. Dr. Eduardo Aranha, DIMAP Prof. Dr. Gibeon Aquino, DIMAP Prof. Dr. Gláucio Brandão, DEB Prof. Dr. Jair Leite, DIMAP Prof. Dr. Uirá Kulesza, DIMAP

Demais membros do corpo docente, além dos pertencentes ao colegiado:

Prof. Ms. Aluizio Ferreira Da Rocha Neto, SINFO Prof. Dr. Aquiles Medeiros Filgueira Burlamaqui, ECT Prof. Dr. Carlos Eduardo Da Silva, ECT

Profa. Dra. Caroline Thennecy De Medeiros Rocha, ECT

Prof. Dr. Charles Andrye Galvao Madeira, IMD

Prof. Dr. David Boris Paul Deharbe, DIMAP

Prof. Dr. Frederico Araujo Da Silva Lopes, ECT Prof. Mr. Galileu Batista De Sousa, Polícia Federal

Prof. Mr. Gleydson De Azevedo Ferreira Lima, SIG Software Profa. Dra. Idalmis Milian Sardina, ECT

Profa. Dra. Lyrene Silva, DIMAP Prof. Dr. Marcel Oliveira, DIMAP Profa. Dra. Márcia Lucena, DIMAP Prof. Dr. Nélio Cacho, DIMAP

Profa. Ms. Raphaela Galhardo Fernandes, SIG Software

Profa. Dra. Roberta Coelho, DIMAP Prof. Dr. Rummenigge Rudson Dantas, ECT Profa. Dra. Thaís Batista, DIMAP

Secretário:

(4)

Formação de Turmas

Devido ao perfil atual das empresas de software do Rio Grande do Norte, composta em sua maioria por microempresas que não possuem projetos de inovação de grande porte e que não possuem condições para absorver uma turma completa de residentes, a formação de turmas no Programa proposto será realizada através de parcerias com múltiplas empresas. Nessas parcerias, cada empresa participante oferecerá à residência um ou mais projetos inovadores de desenvolvimento de software. Os residentes serão selecionados e alocados nos projetos oferecidos pelas empresas, de acordo com critérios estabelecidos em processo seletivo realizado através de edital.

Processo Seletivo

O processo seletivo das turmas da residência se dará através de edital próprio, com o objetivo de realizar a seleção dos residentes e das empresas participantes. Através deste edital, candidatos a residentes se inscreverão, apresentando seus documentos e um plano de trabalho e carta de aceitação de uma empresa de software que o acompanhará durante todo o período de residência, sendo esta empresa também responsável pelo custeio da especialização do residente. Dentre os critérios a serem utilizados na seleção, estão:

1. Sobre a empresa e o plano de trabalho:

• Análise de portfólio, estabilidade e situação financeira;

• Disponibilidade de ambiente e projeto de TI com aspectos de inovação tecnológica e, preferencialmente, impacto social, econômico e financeiro; • Disponibilidade de quadro de profissionais e projetos de TI com potencial de

contribuição para a formação dos residentes;

• Possibilidade de incorporação dos residentes em seu quadro de profissionais; • Comprovada capacidade de contrapartida financeira e de instalações físicas.

2. Sobre o candidato a residente:

• Histórico escolar, carta de intenções e cartas de recomendação; • Curso superior na área de computação ou em áreas afins;

• Compromisso demonstrado explicitamente de permanecer em regime de dedicação exclusiva durante todo o período da residência.

Tanto as empresas como os alunos selecionados deverão assinar termos de compromisso com o Programa, o qual irá indicar os direitos e deveres de cada um, inclusive as penalidades impostas em caso de desistência.

(5)

Metodologia de Ensino-Aprendizagem

O residente participará da residência em um regime de 40h semanais, dividindo-se em atividades de:

• Qualificação em nível de pós-graduação, através de aulas, palestras convidadas e trabalho de conclusão de curso.

• Vivência prática em empresas e projetos reais, realizando atividades de desenvolvimento de software supervisionadas por profissionais do mercado.

A estruturação de horários do residente sugerida é mostrada na figura a seguir, com horários de aula no início da manhã em dias alternados (10h semanais), permitindo assim turnos para estudo intercalados entre as aulas. Além disso, atividades práticas em projetos em ambientes reais serão realizadas no período da tarde (30h semanais), sob a supervisão e acompanhamento de preceptores (gerentes de projetos ou outros profissionais indicados pelas empresas parceiras). Ajustes nos horários de trabalho poderão ser acordados diretamente com a empresa participante. Entretanto, o uso dos ambientes de trabalho das empresas durante apenas um turno permite que as mesmas possam alocar esses ambientes para outros usos pela manhã (ex: uso por estagiários).

Como mostrado na figura a seguir, durante os primeiros 9 meses da residência, haverão aulas teóricas-aplicadas e atividades práticas (desenvolvimento de software, etc.) exercidas nas empresas de software participantes. Palestras convidadas poderão ser utilizadas para complementar a formação dos residentes, de acordo com as necessidades das empresas. Já nos últimos 3 meses da residência, os alunos irão fazer uso dos ambientes das empresas durante 40h semanais de atividades, utilizando 30h semanais para atividades práticas e 10h semanais para desenvolvimento de trabalho de conclusão de curso. O trabalho de conclusão deve ser necessariamente uma inovação tecnológica em processo, produto ou serviço da empresa participante. Para este programa de residência, considera-se o conceito de inovação definido na 3ª edição do Manual de Oslo, editado pela FINEP: “Uma inovação é a implementação de um produto (bem ou serviço) novo ou significativamente melhorado, ou um processo, ou um novo método de marketing, ou um novo método organizacional nas práticas de negócios, na organização do local de trabalho ou nas relações externas”.

(6)

O aprendizado de conhecimentos práticos e relevantes de Engenharia de Software e de Inovação Tecnológica serão reforçados através da seguinte metodologia de ensino:

• O primeiro módulo a ser cursado será o de Inovação Tecnológica, permitindo com que aspectos de inovação sejam explorados ao longo de todo o período de residência; • Antes dos demais módulos, os alunos serão instruídos a aplicar questionários e realizar

entrevistas nas empresas participantes para identificar quais os projetos, processos e tecnologias utilizadas nas empresas participantes, bem como os maiores problemas e dificuldades encontradas nesses ambientes. Essas informações serão coletadas e organizadas de maneira a guiar e fomentar as discussões em sala de aula.

o Para isto, os professores responsáveis por cada disciplina deverão encaminhar seus planos de aula e as perguntas relacionadas ao seu plano que devem ser incluídas no questionário a ser aplicado pelos residentes nas empresas. • Em seguida, os alunos cursarão módulos relacionados à área de Engenharia de

Software. Nesses módulos, os professores estruturarão as suas aulas de forma contextualizada, como da seguinte forma:

o Visão geral sobre o assunto a ser estudado;

o Estudos de caso, nos quais serão apresentados os problemas enfrentados em ambientes e projetos reais. Serão trazidos à discussão não só problemas de conhecimento dos professores, mas também problemas enfrentados pelas empresas participantes que relacionados aos assuntos do módulo em curso. o Fundamentação teórica, apresentando os assuntos do módulo de forma

contextualizada, procurando focalizar questões práticas de mercado, geralmente não vistos na graduação ou que precisam ser complementados para melhor formação do residente. Preferencialmente, os professores devem utilizar exemplos comuns entre os módulos do curso vinculado à residência. o Práticas de mercado e casos de inovações tecnológicas, apresentando

métodos, ferramentas e tecnologias voltadas para o mercado, preferencialmente que possam ser utilizadas para atender demandas das empresas participantes da residência.

Por fim, após cursar todos os módulos, o aluno utilizará as 10h semanais antes dedicada aos módulos para assistir palestras convidadas ou para realizar atividades de inovação tecnológica na empresa ao qual ele está vinculado, referente ao seu trabalho de conclusão de curso. Esse

(7)

trabalho será orientado por um professor pertencente ao corpo docente do Programa e por um profissional das empresas participantes (preceptor).

Sistema de Avaliação

Durante o curso de residência em software, os residentes serão avaliados através de:

• Notas individuais para cada um dos módulos a serem cursados, informadas pelos professores responsáveis de cada módulo;

• Avaliação de desempenho nas atividades práticas dentro das empresas. Esta avaliação será de responsabilidade do preceptor, e será realizada através de critérios (cumprimento de tarefas e horários, etc.) e conceitos (satisfatório, muito satisfatório, regular, insatisfatório, etc.) definidos pela coordenação do programa;

• Entrega e defesa perante banca do trabalho de conclusão de curso relacionado à Engenharia de Software e Inovação Tecnológica.

As empresas participantes também serão avaliadas, através de aspectos como:

• Avaliação por parte do residente sobre ambiente de trabalho e qualidade de acompanhamento pelo seu preceptor;

• Cumprimento de suas obrigações de contrapartida junto ao Programa.

Poderá ser realizado um workshop ao final de cada turma da residência, visando a apresentação dos resultados obtidos na residência para a comunidade acadêmica e empresarial.

Módulos do Curso e Docentes Responsáveis

Ver formulário da proposta.

Fontes de Recursos

O custeio da residência será realizado por diferentes fontes de recursos:

• Custeio operacional de R$500,00 mensais relativos ao curso de especialização da residência: empresas de software selecionadas;

Referências

Documentos relacionados

Já o Ministério do Turismo (2010), divulga não apenas as atribuições gerais que o guia deve cumprir, mas também as atribuições específicas de acordo com a

Para a obtenção dos isolados bacterianos foram utilizados dois acessos de feijão-fava como planta isca, sendo uma de crescimento indeterminado denominada popularmente de “cearense”,

Neste contexto, este trabalho visa apresentar uma contribuição para aprofundar a discussão da relação entre parâmetros físico-químicos e ecotoxicológicos de

É verdade que a demissão sem justa causa não obriga o empregador a revelar o moti- vo, ou melhor, a justificativa, enquanto aquela por justa causa sim, porque ele está obrigado a

Tese apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Direito da PUC-Rio.. Aprovada pela Comissão Examinadora abaixo

Observando o perfil de TPR do catalisador RuKL (figura 88), onde as temperaturas da primeira análise de TPR alcançaram valores de 222°C e 262°C e comparando com os

Figura 2 - Expositor de alimentos in natura ou minimamente processados, alimentos processados e ultraprocessados baseado no Guia Alimentar para a População

Além das espécies selvagens, existem também algumas variedades de tomate da espécie Solanum lycopersicum que podem ser utilizadas como fontes de resistência a algumas pragas, entre