• Nenhum resultado encontrado

DATA: 18/07/2010 HORÁRIO: 08h às 12h DURAÇÃO: 4 horas NÚMERO DE QUESTÕES: 40

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DATA: 18/07/2010 HORÁRIO: 08h às 12h DURAÇÃO: 4 horas NÚMERO DE QUESTÕES: 40"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Concurso público para provimento de cargos de

Eletricista

DATA: 18/07/2010

HORÁRIO: 08h às 12h

DURAÇÃO: 4 horas

NÚMERO DE QUESTÕES: 40

LÍNGUA PORTUGUESA...10

CONHECIMENTOS ESPECÍFICO ...20

MATEMÁTICA ...05

CONHECIMENTOS LOCAIS ...05

ESTADO DO PIAUÍ

PREFEITURA MUNICIPAL DE BOQUEIRÃO DO PIAUÍ

CONCURSO PÚBLICO Nº. 01/2010

(2)

——————— PORTUGUÊS —————————

Texto para as questões 1 a 4:

“Vamos admitir que o estudante se encontre diante da “página em branco”, de lápis e papel em punho, a esperar que as idéias lhe jorrem da mente com ímpeto proporcional à sua ansiedade. É um momento de transe em que estão sujeitos todos os que ainda não adquiriram o desembaraço natural advindo da prática diuturna de escrever (transe e aflição traduzidos em mordiscar a ponta do lápis). O assunto sobre o qual se propõe a escrever é vago, não depende de pesquisa, mas apenas da experiência e das vivências. E agora? Vejamos como resolver isso, mediante a sábia lição do professor Júlio Nogueira: “O assunto é um desses temas abstratos, que nos aparecem áridos, avaros de idéias: a amizade, por exemplo.”

Que dizer sobre a amizade? Como encher tantas linhas, formando períodos sobre períodos, se as idéias nos escapam, se a imaginação está inerte, se nada encontramos no cérebro que nos pareça digno de ser expresso de forma agradável e, sobretudo, correta? Antes de tudo, se nosso estado de espírito é de perplexidade, se nos domina essa preocupação

pungente, esse desânimo de chegar a um resultado

satisfatório, o que devemos fazer é não começar a tarefa imediatamente. Em vez de lançar a esmo algumas frases inexpressivas no papel, devemos refletir, devemos nos concentrar. Uma quarta parte do tempo de que dispomos deve ser destinada a metodizar o assunto, a dividi-lo nos pontos que comporta.

(Othon Garcia. Comunicação em Prosa Moderna)

01. A idéia que encerra o texto traduz que:

a) Escrever é uma prática comum e só depende de habilidade.

b) O ato de escrever está diretamente ligado às experiências do homem vivenciadas em seu meio.

c) É necessário um momento de reflexão diante do assunto.

d) É somente deixar fluir naturalmente.

02. As palavras em destaque no texto acima se classificam morfologicamente como:

a) advérbio, substantivo, substantivo b) substantivo, adjetivo, advérbio c) adjetivo, adjetivo, substantivo d) adjetivo, adjetivo, advérbio

03. “... a esperar que as idéias lhe jorrem da mente...”. A expressão grifada refere-se semanticamente a: a) sair calmamente

b) sair de forma organizada c) sair com grande força d) sair piedosamente

04. “Em vez de lançar a esmo algumas frases inexpressivas no papel...”. A expressão em destaque pode ser substituída sem alteração semântica por:

a) ao acaso b) com violência c) sistematicamente d) coerentemente

05. “Estima-se que cerca de 50 milhões de dólares

seriam necessários/ para reformar os estádios no Brasil antes do início da Copa do Mundo de 2014.”

O período acima apresenta orações que se classificam, respectivamente, como:

a) Oração Subordinada Substantiva Predicativa e Oração Subordinada Adverbial Temporal. b) Oração Subordinada Substantiva Subjetiva e

Oração Subordinada Adverbial Final

c) Oração Coordenada Sindética Adversativa e Oração Coordenada Assindética.

d) Oração Subordinada Substantiva Objetiva Direta e Oração Subordinada Adverbial Comparativa. 06. Identifique a assertiva em que as regras de

concordância verbal foram rigorosamente obedecidas:

a) De fato, existe, atualmente, homens e mulheres pouco confiáveis.

b) Atualmente, chegam notícias que não têm nenhum fundamento e só provocam especulações ilógicas.

c) Devem haver, certamente, informações ainda bastante confiáveis.

d) O alcance das informações emitidas pela mídia eletrônica são infinitamente maiores.

07. Obedecendo ao novo acordo ortográfico da Língua Portuguesa, identifique a assertiva correta: a) A palavra exceção deve ser grafada com ç; e a

palavra repercussão com ss.

b) As palavras pretencioso e ancioso estão grafadas corretamente.

c) As palavras rúbrica e púdica são acentuadas por serem proparoxítonas.

d) As palavras distinguir e quero perderam o trema com o novo acordo ortográfico.

08. Observe o trecho e identifique a alternativa correta: “No entanto, verifica-se que as pessoas de classe alta têm mais prestígio no Brasil como um todo que os outros.” O conectivo em destaque indica uma:

a) conclusão b) oposição c) hipótese d) explicação

(3)

09. A alternativa que apresenta o emprego da regência verbal de forma INCORRETA é:

a) Deus perdoa aos pecados ao pecador.

b) Chamei todos os amigos, para participarem da comemoração.

c) Sua irresponsabilidade custou sofrimento a todos.

d) Ele namorava a filha da amiga.

10. Quanto às palavras médico/medico, líquido/liquido, analise as assertivas e informe o que for correto:

I. Não há mudança de classe de palavras, pois todas são substantivos.

II. Não há mudança de classe de palavras, pois todas são verbos.

III. Há mudança na classe de palavras devido à mudança na posição da sílaba tônica. a) apenas I

b) apenas III c) apenas I e III d) apenas II

———— CONHECIMENTO ESPECÍFICO ————

11. Assinale a alternativa CORRETA:

O equipamento que apresenta maior consumo de energia elétrica é:

a) geladeira de 250 litros. b) ferro elétrico.

c) TV 42 polegadas. d) chuveiro elétrico.

12. Na distribuição secundária da rede elétrica da ELETROBRÁS Distribuição Piauí a 4 (quatro) fios estão disponíveis:

a) Três Fases e um Neutro, com tensões de 380 Volts entre fases e 220 Volts entre fase e neutro. b) Três Fases e um Neutro, com tensões de 220 Volts entre fases e 127 Volts entre fase e neutro. c) Três Fases e um Neutro, com tensões de 220 Volts entre fases e 110 Volts entre fase e neutro. d) Três Fases e um Neutro, com tensões de 220 Volts entre fases e 380 Volts entre fase e neutro. 13. Na ligação de uma Tomada de 3 (três) pólos vista de frente, os fios do circuito da tomada da instalação elétrica devem ser ligados da seguinte forma:

a) Condutor Fase – deve ser ligado ao lado esquerdo da Tomada, Condutor Neutro – deve ser ligado do lado direito da Tomada, Condutor de Proteção (PE) – deve ser ligado na parte inferior da Tomada.

b) Condutor Neutro – deve ser ligado ao lado direito da Tomada, Condutor Fase – deve ser ligado do lado esquerdo da Tomada, Condutor de Proteção (PE) – deve ser ligado na parte inferior da Tomada.

c) Condutor Fase – deve ser ligado ao lado direito da Tomada, Condutor Neutro – deve ser ligado do lado esquerdo da Tomada, Condutor de Proteção (PE) – deve ser ligado na parte inferior da Tomada.

d) Condutor Fase – deve ser ligado ao lado direito da Tomada, Condutor de Proteção (PE) – deve ser ligado do lado esquerdo da Tomada, Condutor Neutro) – deve ser ligado na parte inferior da Tomada.

14. Esta Norma Regulamentadora – NR, estabelece os requisitos e condições mínimas objetivando a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade. A norma a que aqui se refere é:

a) Norma Regulamentadora – NR 7 b) Norma Regulamentadora – NR 8 c) Norma Regulamentadora – NR 9 d) Norma Regulamentadora – NR 10

15. É muito importante a necessidade de controlar uma ou várias lâmpadas situadas no mesmo ponto, de mais de um local diferente, tais como salas, quartos, corredores, cozinhas e iluminação externa. Os dispositivos que executam esta função são:

a) Interruptores paralelo Three Way.” b) Disjuntores.

c) Fusíveis. d) Relés.

16. O Reator no funcionamento de uma Lâmpada Fluorescente tem a função de:

a) Provocar uma sobre tensão durante a partida e depois evitar que a corrente atinja valores elevados.

b) Provocar uma baixa tensão durante a partida e depois evitar que a corrente atinja valores baixos. c) Provocar uma sobre tensão durante a partida e depois permitir que a corrente atinja valores elevados.

d) Provocar uma baixa tensão durante a partida e depois permitir que a corrente atinja valores elevados.

17. Conforme a Norma Técnica Brasileira, o fornecimento secundário de energia elétrica em baixa tensão à unidade consumidora será feita de acordo com a classificação a seguir:

a) Tipo A (monofásico): fornecimento a 2 fios (fase e neutro) potência instalada máxima = 150W, Tipo B (bifásico): fornecimento a 3 fios (2 fases e neutro) potência instalada entre 150W e 22kW, Tipo C (trifásico): fornecimento a 4 fios (3 fases e neutro) potência instalada entre 220W e 75kW.

(4)

b) Tipo A (monofásico): fornecimento a 2 fios (fase e neutro) potência instalada máxima = 150kW, Tipo B (bifásico): fornecimento a 3 fios (2 fases e neutro) potência instalada entre 150kW e 220kW, Tipo C (trifásico): fornecimento a 4 fios (3 fases e neutro) potência instalada entre 220kW e 750kW.

c) Tipo A (monofásico): fornecimento a 2 fios (fase e neutro) potência instalada máxima = 15kW, Tipo B (bifásico): fornecimento a 3 fios (2 fases e neutro) potência instalada entre 15 kW e 22kW, Tipo C (trifásico): fornecimento a 4 fios (3 fases e neutro) potência instalada entre 22 kW e 75kW.

d) Tipo A (monofásico): fornecimento a 2 fios (fase e neutro) potência instalada máxima = 15 mW, Tipo B (bifásico): fornecimento a 3 fios (2 fases e neutro) potência instalada entre 15 mW e 22mW, Tipo C (trifásico): fornecimento a 4 fios (3 fases e neutro) potência instalada entre 22 mW e 75mW.

18. Calcular a corrente, resistência e a energia elétrica consumida de um chuveiro elétrico com uma potência de 4.400 Watts, 127 Volts, funcionando durante 15 minutos.

a) 3,46 A (Ampères), 370 Ù (Ohms) e 110 Wh. b) 34,6 A (Ampères), 3,7 Ù (Ohms) e 1.100 Wh. c) 346 A (Ampères), 37 Ù (Ohms) e 11.000 Wh. d) 346 A (Ampères), 370 Ù (Ohms) e 11.100 Wh. 19. O instrumento utilizado para medir a corrente elétrica de um circuito e que deve ser ligado em série com a carga e outro utilizado para medir a tensão elétrica de um circuito e que deve ser ligado em paralelo com a carga são, respectivamente: a) Wattímetro e Ohmímetro.

b) Ohmímetro e Amperímetro. c) Wattímetro e Amperímetro. d) Amperímetro e Voltímetro.

20. São interruptores que, através de um circuito (geralmente eletrônico), variam a intensidade luminosa da lâmpada instalada em seu circuito, podendo proporcionar economia de energia elétrica.

a) Interruptores Dimmers. b) Interruptores Simples. c) Interruptores Paralelos. d) Interruptores Bipolares. 21. Assinale a alternativa CORRETA:

As correntes elétricas máximas para as Tomadas nas instalações elétricas, geralmente são: a) 10mA, 15mA ou 20mA.

b) 10kA, 15kA ou 20kA. c) 10A, 15A ou 20A. d) 10uA, 15uA ou 20uA.

22. Dispositivo eletrônico que permite manter as lâmpadas acesas temporariamente ao detectar movimento no ambiente. Basta entrar no ambiente que a luz se acende.

a) Sensor de Luz. b) Sensor de Presença. c) Sensor de Freqüência. d) Sensor de Tensão.

23. Os materiais mais usados para condução de energia elétrica são:

a) Carvão Mineral; Borracha; Ouro. b) Sódio; Água Destilada; Areia Fina. c) Diamante; Manganês; Opala. d) Prata; Cobre; Alumínio. 24. Assinale a alternativa CORRETA.

Considerando as diversas etapas de vida de uma instalação elétrica, ou seja, Projeto, Instalação, Operação, Produção, Manutenção, Reformas e Ampliações, melhor fase para se aplicar as Técnicas de Análises de Risco é:

a) Fase de Operação embora o principal seja evitar a tempo a ocorrência dos acidentes.

b) Fase de Instalação embora o principal seja evitar a tempo a ocorrência dos acidentes. c) Fase de Projeto embora o principal seja evitar a

tempo a ocorrência dos acidentes.

d) Fase de Manutenção embora o principal seja evitar a tempo a ocorrência dos acidentes. 25. Assinale a alternativa CORRETA.

Dentre as lâmpadas comumente utilizadas, a que apresenta menor rendimento é a:

a) incandescente.

b) lâmpada de sódio, alta pressão. c) fluorescente

d) mercúrio.

26. Dispositivo bastante utilizado para ligar lâmpadas ao anoitecer e desligar ao amanhecer em áreas externas, automaticamente.

a) Interruptor. b) Relé fotoelétrico. c) Fusível.

d) Disjuntor termomagnético.

27. Dispositivo eletrônico que permite manter acesas, por período definido de tempo, as lâmpadas dos ambientes em que foi instalado.

a) Sensor elétrico de freqüência. b) Sensor elétrico de corrente baixa. c) Sensor elétrico de tensão baixa d) Minuteria.

(5)

28. Norma vigente – “Instalações Elétricas de Baixa Tensão”, determina que sejam separados os circuitos elétricos de Tomadas de Uso Geral e o de Iluminação. Trata-se da Norma Regulamentadora:

a) NBR 5410/97 b) NBR 5420/97 c) NBR 5430/97 d) NBR 5440/97

29. Na instalação elétrica monofásica, o interruptor simples utilizado para acionar uma lâmpada, deverá ser ligado corretamente em:

a) Série com o fio Neutro.

b) Paralelo entre os fios Neutro e Fase.

c) Série nos fios neutro e fase, simultaneamente. d) Em série com fio fase.

30. Num circuito trifásico com Neutro as correntes são consideradas equilibradas, quando:

a) As correntes de fases são nulas. b) A tensão de fase é zero Volt. c) A tensão de linha é zero Volt. d) A corrente do fio neutro é nula.

———————— MATEMÁTICA ————————

31. No último concurso público realizado em um município do Piauí, verificou-se que numa turma que era composta de 35 candidatos com 22 homens e 13 mulheres; na prova de Matemática a nota média dos homens foi de 4,8 e das mulheres foi 4,0. Considerando esses dados, pode-se afirmar que nesse concurso, a média da turma é de aproximadamente:

a) 5,2 b) 4,6 c) 5,8 d) 4,5

32. Após o resultado do concurso público de um determinado município, os candidatos que não residiam nesse município e foram aprovados, tiveram que se adaptar e adquirir residência própria. Supondo que a partir desse fato, a população para daqui a x anos, seja estimada em:

 

x 1 f x 20 • 1000 2      habitantes, pode-se

afirmar que durante o 3º ano, essa população estará na seguinte condição:

a) Será diminuída de até 125 habitantes. b) Será aumentada em até 255 habitantes. c) Será aumentada em até 125 habitantes. d) Será diminuída de até 250 habitantes.

33. Durante o período da Copa do Mundo, três amigos resolveram colecionar figurinhas dos jogadores das mais variadas seleções. André, Jorge e Fábio tinham, juntos, 97 figurinhas. André deu a metade de suas figurinhas a Jorge e este ficou com 13 figurinhas a mais que Fábio. Em seguida, Fábio deu a metade de suas figurinhas a André, que ficou então com 9 figurinhas a menos que Jorge. Considerando essas trocas, pode-se afirmar que o número de figurinhas que Jorge tinha inicialmente era:

a) 18 b) 35 c) 40 d) 25

34. Numa turma de 10 estudantes do curso de Biomedicina, um grupo de 4 será selecionado para uma viagem, com o propósito de participar de um Congresso. Assinale a alternativa que apresenta quantas maneiras o grupo poderá ser formado, se dentre os estudantes existe um casal que não pode ser separado.

a) 98 b) 78 c) 88 d) 68

35. Determinando a soma dos sete primeiros termos de uma progressão aritmética (PA) em que o 5º termo é 17 e o 3º é 11, obtêm-se nessa soma o número: a) 64 b) 98 c) 86 d) 93 ————— CONHECIMENTOS LOCAL —————

36. Observe o mapa abaixo e indique o território de desenvolvimento em que fica situado o município de Boqueirão do Piauí:

MAPA:Nº 01

(6)

a) No território Entre Rios, situado entre a Bacia do Longá e a do Maratoan.

b) No vale do Sambito;

c) No território dos Carnaubais d) No vale do rio Guaribas

37. Com relação a cultura urbana de Boqueirão do Piauí é correto afirmar;

a) Embora seja de formação política recente , a comunidade local apresenta-se bastante integrada ao padrão de vida urbano, o que fica evidenciado na distribuição de 75% da população nesse perímetro;

b) Encontra-se em fase de constituição, apresentando forte presença de elementos típicos de uma cultura rural;

c) É dentro da macrorregião do Meio-Norte o município que melhor desenvolveu esse tipo cultural;

d) Foi totalmente inviabilizada pela tradição rural da comunidade local.

38. O futebol é uma das modalidades esportivas que integrou o gosto do povo brasileiro, independente de cor, sexo e condição social. Sobre essa prática o município de Boqueirão do Piauí, nos últimos anos, tem sediado um campeonato que recebe o nome de:

a) Copa dos Carnaubais b) Copa Boqueirãoense c) Copa do Meio- Norte d) Copa Rio Longá

39. Fazem limite com o município de Boqueirão do Piauí :

a) Boa Hora e Domingos Mourão,

b) Cocal de Telha e Nossa Senhora de Nazaré, c) Capitão de Campos e Campo Maior

d) Nossa Senhora de Nazaré e Novo Santo Antonio 40. Sobre o município de Boqueirão do Piauí é correto

afirmar:

a) Possui uma população inferior a 10.000 habitantes;

b) Foi criado pela Lei nº 4.640 de 26/01/1998 c) Apresenta a menor densidade demográfica do

Piauí

d) Antes da emancipação política pertencia ao município de Boa Hora.

(7)
(8)

Referências

Documentos relacionados

O objetivo deste trabalho foi determinar a presença de estômatos nas faces foliares (adaxial e abaxial), analisar as diferenças no número e na distribuição de estômatos na

contratação de empresa especializada com fins às futuras aquisições de artigos de armarinho, troca de Gás Liquefeito de Petróleo - GLP botijão 13 kg, material gráfico

As divisões Chlorophyta, Cyanophyta, Euglenophyta e Pirrophyta atingiram maiores densidades fitoplanctônica nos viveiros e Bacillariophyta no abastecimento (Tabela 1).

A ZAMMI, mesmo recomendando a necessidade de cumprir rigorosamente as instruções deste manual e de se adotar todas as precauções requeridas para a utilização

O objetivo desse trabalho foi realizar uma análise exploratória utilizando a técnica de infravermelho próximo e PCA (Principal Component Analysis), no intuito de

Para efeitos estatísticos, os registos destes países inactivos foram alocados a outras federações: dessa forma, todos os jogos da União Soviética são atribuídos à Rússia; todos

VP2 = Exelon Solução Oral_Bula_Paciente 6 Algumas reações adversas são mais frequentes em pacientes com demência associada à doença de Parkinson: tremores, quedas

Neste livro, mais do que a análise de um jogador (embora isso também entre em jogo), Benoît Melançon perfaz a anatomia de um mito.. O crítico (também canadense) Northrop Frye define