• Nenhum resultado encontrado

3. Em conformidade com o artigo 13.º do RJEC o júri do concurso tem a seguinte composição: Claudio Sunkel (Presidente) Didier Cabanes Sandra Sousa

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "3. Em conformidade com o artigo 13.º do RJEC o júri do concurso tem a seguinte composição: Claudio Sunkel (Presidente) Didier Cabanes Sandra Sousa"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

AVISO DE ABERTURA DE PROCEDIMENTO CONCURSAL DE SELEÇÃO INTERNACIONAL PARA A CONTRATAÇÃO DE DOUTORADO(A)

AO ABRIGO DO ARTIGO 23.º DO DECRETO-LEI N.º 57/2016, DE 29 DE AGOSTO

Referência Interna: DC_57_2017_V

1. Em reunião da Direção IBMC foi deliberado abrir concurso de seleção internacional para 1 lugar de doutorado(a) para o exercício de atividades de investigação científica na área científica de “Host Interaction & Response” em regime de contrato de trabalho a termo incerto ao abrigo do Código do Trabalho e com vista ao exercício de funções de investigação em Microbiologia Molecular e Celular no grupo de Microbiologia Molecular. Pretende-se estudar a relação entre o patogénico intracelular humano Listeria monocytogenes e a actina/tubulina do hospedeiro durante a infeção. Este tudo deverá ser concretizado pela escrita e publicação de um artigo cientifico.

2. Legislação aplicável

Decreto n.º 57/2016, de 29 de agosto, que aprova um regime de contratação de doutorados destinado a estimular o emprego científico e tecnológico em todas as áreas do conhecimento (RJEC).

Código do trabalho, aprovado Lei n.º 7/2009, de 12 de Fevereiro, na sua redação atual. 3. Em conformidade com o artigo 13.º do RJEC o júri do concurso tem a seguinte composição:

Claudio Sunkel (Presidente) Didier Cabanes

Sandra Sousa 4. Local de trabalho

i3S – Rua de Alfredo Allen, 208, Porto.

5. A remuneração mensal a atribuir é a prevista no n.º 3 do artigo 23.º do RJEC, correspondente ao nível 28 da tabela remuneratória única, aprovada pela Portaria n.º 1553-C/2008, 31 de dezembro, sendo de 1.870,88 Euros.

6. Ao concurso podem ser opositores(as) candidatos(as) nacionais, estrangeiros(as) e apátridas que sejam titulares do grau de doutor(a) em Biomedicina ou área científica afim e detentores(as) de um currículo científico e profissional que revele um perfil adequado à atividade a desenvolver. Caso o doutoramento tenha sido conferido por instituição de ensino superior estrangeira, o mesmo tem de obedecer ao disposto no Decreto-Lei n.º 341/2007, de 12 de outubro, devendo quaisquer formalidades aí

(2)

7. São requisitos de admissão a concurso: Gerais: Grau de Doutor.

Específicos: Os candidatos deverão demonstrar interesse e conhecimentos nas áreas de Interação hospedeiro-patogénio e em Microbiologia Celular, em particular no que se relaciona com a usurpação do citoesqueleto do hospedeiro por patogénicos intracelulares. Será dada preferência aos candidatos com experiência em técnicas de Microbiologia e Biologia Celular, microscopia e análise de imagens usando softwares específicos.

8. Nos termos do artigo 5.º do RJEC a seleção realiza-se através da avaliação do percurso científico e curricular dos candidatos.

9. A avaliação do percurso científico e curricular incide sobre a relevância, qualidade e atualidade:

a) Da produção científica e tecnológica dos últimos cinco anos considerada mais relevante pelo candidato;

b) Das atividades de investigação aplicada, ou baseada na prática, desenvolvidas nos últimos cinco anos e consideradas de maior impacto pelo candidato;

c) Das atividades de extensão e de disseminação do conhecimento desenvolvidas nos últimos cinco anos, designadamente no contexto da promoção da cultura e das práticas científicas, consideradas de maior relevância pelo candidato;

10. O período de cinco anos a que se refere o número anterior pode ser aumentado pelo júri, a pedido do candidato, quando fundamentado em suspensão da atividade científica por razões socialmente protegidas, nomeadamente, por motivos de licença de parentalidade, doença grave prolongada, e outras situações de indisponibilidade para o trabalho legalmente tuteladas.

11. São critérios de avaliação:

a) Cumprimento dos requisitos gerais e específicos listados no ponto 7.(5)

b) Relevância das publicações na área de interesse. As publicações serão consideradas consoante o seu impacto assim como no que diz respeito à qualidade intrínseca dos resultados reportados. (5)

c) Coerência e adequação do percurso científico (5) d) Cartas de Referência e motivação (5)

(3)

13. O júri delibera através de votação nominal fundamentada de acordo com os critérios de seleção adotados e divulgados, não sendo permitidas abstenções.

14. Das reuniões do júri são lavradas atas, que contêm um resumo do que nelas houver ocorrido, bem como os votos emitidos por cada um dos membros e respetiva fundamentação, sendo facultadas aos candidatos sempre que solicitadas.

15. Após conclusão da aplicação dos critérios de seleção, o júri procede à elaboração da lista ordenada dos candidatos aprovados com a respetiva classificação.

16. A deliberação final do júri é homologada pelo dirigente máximo da instituição a quem compete também decidir da contratação.

17. Formalização das candidaturas:

17.1 As candidaturas são formalizadas mediante requerimento dirigido ao Presidente do Júri, onde conste a referência interna, nome completo, filiação, número e data do bilhete de identidade, do Cartão de Cidadão, ou número de identificação civil, número de identificação fiscal, data e localidade de nascimento, estado civil, profissão, residência e endereço de contacto, incluindo endereço eletrónico e contacto telefónico.

17.2 A candidatura é acompanhada dos documentos comprovativos das condições previstas no ponto 6 e 7 para admissão a este concurso, nomeadamente:

a) Cópia de certificado ou diploma; b) Carta de motivação

c) Carta (s) de Referência

d) Curriculum vitae detalhado, e estruturado de acordo com os itens dos pontos 9 e 11; e) Outros documentos relevantes para a avaliação da habilitação em área científica afim; f) Breve descrição das atividades científicas mais relevantes dos últimos 5 anos (máx. 1 pág.), de acordo com o nº 2 do artº 5 RJEC e o ponto 9 deste edital.

17.3 Os candidatos apresentam os seus requerimentos e documentos comprovativos, obrigatoriamente em suporte digital, em formato de PDF, no link http://www.ibmc.up.pt/gestaocandidaturas/index.php?codigo=DC_57_2017_V de dia 30 de janeiro de 2017 a dia 10 de março de 2017.

18. São excluídos da admissão ao concurso os candidatos que formalizem incorretamente a sua candidatura ou que não comprovem os requisitos exigidos no presente concurso. Assiste ao júri a faculdade de exigir a qualquer candidato, em caso de dúvida, a apresentação de documentos comprovativos das suas declarações.

(4)

20. A lista de candidatos admitidos e excluídos bem como a lista de classificação final são publicitadas na página eletrónica do instituto respetivo, sendo o candidato seleccionado notificados por e-mail.

21. Audiência Prévia e prazo para Decisão Final

Após publicação dos resultados, os candidatos têm 10 dias úteis para se pronunciar. Nos 2 dias úteis seguintes, contados a partir da data limite para a apresentação de reclamações, são proferidas as decisões finais do júri, a publicar no site do Instituto de Biologia Molecular e Celular (IBMC), www.ibmc.up.pt.

22. O presente concurso destina-se, exclusivamente, ao preenchimento da vaga indicada, podendo ser feito cessar até a homologação da lista de ordenação final dos candidatos e caducando com a respetiva ocupação do posto de trabalho em oferta. 23. Política de não discriminação e de igualdade de acesso: O IBMC promove ativamente uma política de não discriminação e de igualdade de acesso, pelo que nenhum candidato/a pode ser privilegiado/a, beneficiado/a, prejudicado/a ou privado/a de qualquer direito ou isento/a de qualquer dever em razão, nomeadamente, de ascendência, idade, sexo, orientação sexual, estado civil, situação familiar, situação económica, instrução, origem ou condição social, património genético, capacidade de trabalho reduzida, deficiência, doença crónica, nacionalidade, origem étnica ou raça, território de origem, língua, religião, convicções políticas ou ideológicas e filiação sindical.

24. O júri aprovou este aviso na reunião realizada a 25/01/2017.

25. Nos termos do D.L. nº 29/2001, de 3 de fevereiro, o candidato com deficiência tem preferência em igualdade de classificação, a qual prevalece sobre qualquer outra preferência legal. Os candidatos devem declarar no formulário de candidatura, sob compromisso de honra, o respetivo grau de incapacidade, o tipo de deficiência e os meios de comunicação/expressão a utilizar no processo de seleção, nos termos do diploma supramencionado.

(5)

ANNOUNCEMENT FOR THE OPENING OF AN INTERNATIONAL SELECTION TENDER

PROCEDURE FOR DOCTORATE HIRING PURSUANT TO ARTICLE 23 OF DECREE-LAW NO.

57/2016 OF 29 AUGUST.

Internal Reference: DC_57_2017_V

1. The meeting of the Board of Directors of IBMC deliberated the opening of an international

selection tender for 1 vacancy of doctorate to perform duties of scientific research in the

scientific area of Host Interaction & Response, under a work contract with non-fixed term, in

order to develop research activities of Molecular and Cellular Microbiology in the Group of

Molecular Microbiology. Activities will address the interplay between the human intracellular

pathogen Listeria monocytogenes and host actin/tubulin at different stages of the infection, and

will be concretized by the writing and publication of a scientific manuscript.

2. Applicable Legislation.

Decree-Law no. 57/2016 of 29 August, which approved the doctorate hiring regime destined to

stimulate scientific and technological employment for all knowledge areas (RJEC).

3. Pursuant to article 13 of RJEC, the tender selection panel shall be formed by:

Claudio Sunkel (President)

Didier Cabanes

Sandra Sousa

4. Workplace shall be at i3S, Rua de Alfredo Allen, 208, Porto.

5. Monthly remuneration to be paid is the remuneration set by article 23 (3) of RJEC,

corresponding to level 8 of the Single Salary Table, approved by Order no. 1553-C/2008 of

December 31st, i.e. 1,870.88 Euros.

6. Any national, foreign and stateless candidate(s) who hold a doctorate degree in Biomedicine

or related scientific area and a scientific and professional curriculum whose profile is suited for

the activity to be performed can submit their applications. In the event the doctorate degree was

awarded by a foreign higher education institution, said degree must comply with the provisions

of Decree-Law no. 341/2007 of 12 October, and all formalities established therein must be

complied with at the application deadline.

7. The tender admission requirements are:

General: PhD Degree

Specific: Candidates should demonstrate great interest and knowledges in the area of

host-pathogen interactions and cellular Microbiology, in particular regarding cytoskeleton usurpation

by intracellular pathogens. Preference will be given to candidates with expertise in Microbiology

and Cell Biology techniques, state of the art Microscopy techniques and image analysis using

(6)

8. Pursuant to article 5 of RJEC, selection is to be made based on candidate scientific and

curricular career evaluation.

9. Scientific and curricular career evaluation focuses on relevance, quality and up-to-dateness:

a) of scientific, technological, cultural or artistic production in the last five years, deemed most

relevant by the candidate;

b) of research activities, applied or based on practical work, developed in the last five years,

deemed most impactful by the candidate;

c) of knowledge extension and dissemination activities developed in the last five years, namely

under the scope of the promotion of culture and scientific practices, deemed most relevant by

the candidate.

10. The five-year period mentioned above can be extended by the panel, if requested by the

candidate, whenever the suspension of scientific activities is reasoned by socially protected

grounds like paternity leave, long-term serious illness, and other legal situations of unavailability

to work.

11. Evaluation criteria are the following:

a. Compliment of the general and specific requirements listed in the point 7 (5).

b. Relevance of publications in the area of interest (5). Publications will be considered not only

regarding their impact, but also regarding the intrinsic quality of the reported findings.

c. Coherence and adequacy of the scientific path (5).

d. Reference letters and motivation statements (5).

12. Candidate final classification system shall be given based on a scale 0-20.

13. The panel shall deliberate by means of roll-call vote justified under adopted and disclosed

selection criteria, with no abstentions allowed.

14. Minutes of panel meetings shall be executed and shall include a summary of all occurrences

of said meeting, as well as of all votes casted by the members and respective reasoning, and shall

be provided to candidates whenever required.

15. After selection criteria application, the panel shall prepare a sorted list of approved

candidates and respective classification.

16. Panel’s final decision shall be validated by the leader of the institution, who is also in charge

of deciding about the hiring.

17. Application formalization:

17.1 Applications are formalized upon application sent to the President of the Panel, including

internal reference, full name, parents’ names, ID card, or Citizen Card number and date, or civil

(7)

identification number, taxpayer ID number, date and place of birth, marital status, occupation,

residence and contact address, including email address and telephone.

17.2 Applications shall include all supported documents encompassed by section 6 and 7 for

tender admission, namely:

a) Certificate or diploma copy;

b) Motivation letter

c) Reference letter(s)

d) Curriculum vitae, detailed and structured pursuant to sections 9 and 11;

e) Other documentation relevant for the evaluation of qualifications in a related scientific area;

f) Brief description of the most relevant scientific activities of the last 5 years (1 page maximum),

according to article 5(2) of RJEC and point 9 of this announcement.

17.3 Candidates shall submit their application files and supporting documentation, in a digital

form, in PDF format,

link

http://www.ibmc.up.pt/gestaocandidaturas/index.php?codigo=DC_57_2017_V, from the 30

January 2017 to 10

th

March 2017.

18. All candidates who formalize their applications in an improper way or fail to prove the

requirements imposed by this tender are excluded from admission. In case of doubt, the panel is

entitled to request any candidate to present further documentation supporting their statements.

19. False statements provided by the candidates shall be punished by law.

20. Both admitted and excluded candidate list and final classification list shall be published in the

website of the Institute and the selected candidate shall be notified by email.

21. Preliminary Hearing and Final Decision Deadline

After publication, all candidates have 10 working days to respond. Panel’s final decisions are

pronounced within a period of 2 working days, from response period deadline.

22. This tender is exclusively destined to fill this specify vacancy and can be terminated at any

time until approval of final candidate list, expiring with the respective occupation of said

vacancy.

23. Non-discrimination and equal access policy: IBMC actively promotes a non-discrimination

and equal access policy, wherefore no candidate can be privileged, benefited, impaired or

deprived of any rights whatsoever, or be exempt of any duties based on their ancestry, age, sex,

sexual preference, marital status, family and economic conditions, instruction, origin or social

conditions, genetic heritage, reduced work capacity, disability, chronic illness, nationality, ethnic

origin or race, origin territory, language, religion, political or ideological convictions and union

membership.

(8)

25. Pursuant to Decree-Law no. 29/2001 of 3 February, disabled candidates shall be preferred in

a situation of equal classification, and said preference supersedes any legal preferences.

Candidates must declare, on their honor, their respective disability degree, type of disability and

communication/expression means to be used during selection period on their application form,

under the regulations above.

Referências

Documentos relacionados

Nome do Fundo Segmento(Tipo) Gestor % Alocado Gerdau Previdência Fundo de Investimento Renda Fixa CP 1 Renda Fixa BNP 13,83% Gerdau Previdência Fundo de Investimento Renda

Gerdau Previdência Fundo de Investimento Renda Fixa CP 1 Renda Fixa BNP 14,43% Gerdau Previdência Fundo de Investimento Renda Fixa CP 2 Renda Fixa HSBC (BRAM) 14,43%

Almoço 13:00 28 Fevereiro SÁBADO SALA FÉNIX 2 SALA FÉNIX 2 SALA NEPTUNO SALA NEPTUNO SALA FÉNIX 2 SALA NEPTUNO SALA FÉNIX 2 Coffee Break 15:30 17:00 14:30 SIMPÓSIO SATÉLITE

Coffee Break Almoço | Lunch SIMPÓSIO SATÉLITE SIMPÓSIO LUSO-HÚNGARO - - MESA REDONDA - - CONFERÊNCIA SIMPÓSIO BRASIL-MOÇAMBIQUE-PORTUGAL ASSEMBLEIA GERAL DA SPH JANTAR

d.3) quanto ao atestado emitido por Dika Assessoria em Marketing, comprovar o conteúdo desenvolvido e a carga horária. d.4) quanto ao atestado emitido por Microlins - Centro

NAWS & NA Brasil Displays Program Office ACS Literature Sales W ORKSHOPS W ORKSHOPS. XIV maps

Até 31/12/2010 foram efectuados pagamentos aos beneficiários no montante FEDER de 59,7 milhões de euros, correspondendo a uma taxa de pagamento de 32% do aprovado.. Foram

a) Proponha um modelo de regress˜ ao log´ıstica para representar a associa¸c˜ ao entre as trˆ es vari´ aveis e interprete os seus parˆ ametros... b) Calcule a chance de um homem