• Nenhum resultado encontrado

FICHA DA UNIDADE CURRICULAR PRODUÇÃO DE MONOGÁSTRICOS I

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FICHA DA UNIDADE CURRICULAR PRODUÇÃO DE MONOGÁSTRICOS I"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Licenciatura em Engenharia Agro-pecuária

Ref.ª

:

1522001

Ano letivo: 2016-17

F

ICHA DA

U

NIDADE

C

URRICULAR

PRODUÇÃO DE MONOGÁSTRICOS I

1. Caraterização

1.1 - Área científica: 2 - Agricultura, Silvicultura e Pescas 1.2 - Tipo (Duração): Semestral

1.3 - Ano/Semestre: 2º A / 4º S 1.4 - Tempo de trabalho (horas):

Horas de Contacto

Projetos Trabalhos

no terreno Estudo Totais

T TP P S E OT Avaliação Total

60,0 9,0 6,0 75,0 14,0 98,0 187,0

1.5 - ECTS: 7

1.6 - Docente Responsável

Maria Antónia P. Conceição

1.7 - Outros Docentes

MARIA ROSA REBORDÃO SIMÕES LUISA CHAMBEL MARTIN

2. Objetivos de aprendizagem

O objectivo desta unidade curricular é promover, no estudante que a complete com sucesso, as seguintes competências abaixo identificadas:

1. Conhecer todo o processo produtivo, maneio, indices de produção e sistemas em avicultura.

2. Conhecer todo o processo produtivo e os constrangimentos em cunicultura para produção de carne. 3. Compreender o mecanismo e as operações de produção de alimentos concentrados.

3. Conteúdos programáticos

Os conteúdos programáticos estão organizados em três módulos, tal como o processo de avaliação:

Módulo 1: As diferentes espécies avícolas e objectivos produtivos. Actividade de reprodução, incubação e produção de carne; actividades de cria, recria e produção de ovos comerciais. Características construtivas, ambiente e controlo dos factores ambientais; equipamentos e alojamento para cada fase produtiva; maneio. Indices técnicos económicos e avaliação de bem-estar em reprodutoras, produção de carne e produção de ovos. Manutenção da saúde e biossegurança. Matadouro e abate de aves.

Módulo 2: Diferentes raças de coelhos e respectivos objectivos produtivos. Diferentes actividades cunícolas para produção de carne: selecção, multiplicação e produção. Caracterização dos diferentes sistemas de alojamento,equipamento, alimentação, reprodução, maneio e controle sanitário em cunicultura industrial. Índices técnico-económicos. Matadouros, abate e qualidade da carne.

(2)

Módulo 3: Apresentação da conjuntura socioeconómica bem como da legislação específica para a indústria dos alimentos compostos para animais (ACA) em Portugal, fase ao mercado comunitário e mundial. Caracterização das principais matérias-primas usadas nos ACA, descrição do seu potencial nutritivo e complementaridades. Formulação de misturas nutritivamente equilibradas otimizando custos e outros impactes na exploração. Descrição dos processos tecnológicos mais utilizados no fabrico de ACA e da sua acção sobre o valor nutritivo dos alimentos. Apresentação dos diferentes sectores da fábrica de ACA e planificação dos ciclos de produção mais comuns, contingências da espécie e do modo de produção.

4. Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de

aprendizagem da unidade curricular

Os conteúdos programáticos da unidade curricular estão alinhados com os objetivos de aprendizagem e demonstram-se pelas seguintes competências, para cada módulo da UC:

Módulo 1:

1. Conhece as diferentes actividades avícolas, produtoras de alimento (reprodução e produção: carne e ovos), cinegética e lazer.

2. Explica a estrutura geral de produção/comercialização da indústria avícola de ovos e de carne.

3. Integra para cada actividade avícola o manual de boas práticas avícolas em todas as vertentes: bem-estar animal sensus latu, tal como maneio, alimentação, alojamento, condições ambientais, saúde e expressão de comportamentos naturais e, ainda a legislação vigente aplicável.

4. Reconhece factores ligados à produção e influentes na qualidade e segurança dos produtos avícolas na perspectiva da higiene dos produtos, tracibilidade e certificação.

5. Explica a importância dos registos técnicos, sanitários e controlo da rentabilidade de uma exploração avícola.

Módulo 2:

1. Explica a estrutura geral e o processo de integração da indústia cunícola nacional. 2. Descreve as diferentes actividades cunícolas: selecção, multiplicação e produção.

3. Selecciona sistemas de alojamento, alimentação, reprodução, maneio e controle sanitário, nos diferentes sistemas de produção industrial.

4. Caracteriza os produtos resultantes de sistemas de produção.

5. Explica a importância do controlo da rentabilidade de uma explorção cunícola. Módulo 3:

1. Descreve a conjuntura sócio-económica bem como a legislaçlão específica para o sector dos alimentos compostos em Portugal, fase ao mercado comunitário e mundial.

2. Caracteriza as principais matérias-primas usadas nas rações, conhece o seu potencial nutritivo e complementaridades.

3. Formula misturas nutritivamente equilibradas aos mais baixos custos.

4. Reconhece os processos tecnológicos mais utilizados no fabrico de rações e entende o seu modo de acção sobre os alimentos.

5. Conhece os diferentes sectores da fábrica de rações e planifica o ciclo de produção adequado para os principais alimentos compostos comercializados.

(3)

5. Metodologias de Ensino e de Avaliação

5.1 – Metodologias de Ensino

Para a concretização dos objectivos da unidade curricular e a conferência das competências previstas aos estudantes, o processo de ensino aprendizagem assenta em:

1. Aulas teórico-práticas são de metodologia expositiva para a apresentação dos conteúdos teóricos, exemplificando com situações concretas no caso do fabrico de ACA recorrendo a vídeos, fotografias, apresentações em “power point” ou exercícios de cálculo.

2. Aulas práticas de campo nas unidades pedagógicas da ESAC, nas matérias relativas à produção cunícola e avícola e de fabrico de rações.

2. Na pesquisa bibliográfica e na análise de artigos e relatórios sobre métodos de produção de aves e coelhos, sistemas de abate e tecnologia de rações.

3. Ilustração de unidades de produção/transformação através de meios audiovisuais.

4. Utilização de software aplicado à formulação de alimentos compostos: recurso a diversos programas informáticos para formulação de dietas e optimização de funções.

5. Visita de estudo integradora das diferentes componentes (aves, coelhos e tecnologia de rações), com elaboração e discussão de relatório.

5.2 – Metodologias de Avaliação Avaliação contínua

Os instrumentos de avaliação são os seguintes: Módulo 1: AVICULTURA

Peso: 30%

1. Trabalho de pesquisa ou projecto sobre produção de aves, com apresentação e discussão. [30%] 2. Um teste escrito [70%]

Módulo 2: CUNICULTURA Peso: 30%

1. Elaboração de relatório demonstrativo da capacidade para interpretar e criticar resultados zootécnicos obtidos na exploração cunícola da ESAC [30 %];

2. Teste escrito de resposta curta e/ou escolha múltipla [70%]. Módulo 3: ALIMENTOS COMPOSTOS PARA ANIMAIS Peso: 40%

1. Teste escrito [70%].

2. Relatório da visita de estudo à fábrica de ACA [30 %] . A nota final (NF) é calculada pela seguinte fórmula: NF = 0,30* M1 + 0,30*M2 + 0,4*M3)

(4)

Quando não é obtida aprovação por avaliação contínua, o estudante tem acesso a exame final, mantendo-se a ponderação percentual dos módulos para a obtenção da classificação final. As condições de avaliação em exame, época normal, recurso e especial, encontram-se descritas no regulamento de avaliação do aproveitamento dos estudantes da Escola Superior Agrária de Coimbra, ref: RG_RAAE, de 26-07-2013 e demais legislação aplicável. Condições para aproveitamento na UC:

.

6. Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de

aprendizagem da unidade curricular

As metodologias de ensino estão em coerência com os objetivos da unidade curricular, dado que a metodologia expositiva utilizada para fundamentar a matéria, será de imediato bem suportada pela demonstração e execução prática possibilitando atingir especificamente todos os objetivos da UC. Será utilizada uma metodologia expositiva para a apresentação da matéria teórica, exemplificando com situações concretas no fabrico de ACA e no maneio das aves e colhos, recorrendo a vídeos, fotografias, apresentações em “power point” ou exercícios de cálculo. Para as aulas práticas, haverá ainda recurso a diversos programas informáticos para formulação de dietas e optimização de funções. A execução de tarefas nas unidades pedagógicas da ESAC de aves e de coelhos permite ao aluno a aquisição de competências práticas e conhecimento das espécies animais e do seu maneio. A resolução de exercícios com recurso à utilização de programas informáticos adequados e a exemplificação com situações concretas na fábrica permitirá aos estudantes perceber como se concretiza a matéria leccionada num contexto real de produção de ACA. A visita de estudo permite ao aluno ter a noção uma noção da realidade produtiva e da sua dimensão no contexto empresarial da produção animal, nas diferentes vertentes da UC e, na fábrica de ração pela observação do equipamento de armazenagem, fabrico e controlo de qualidade.

7. Bibliografia

7.1

Bibliografia de base

Apontamentos elaborados pelas docentes.

AVIAGEN. Reprodutoras. Manual de Maneio Ross. AVIAGEN. Broiler Management Manual, 2009.

CORREIA, M.J.A. Bem-estar das galinhas poedeiras. Workshop Novas regras de bem-estar. SPAMCA. Pombal, 12 de Maio de 2006.

Decreto-Lei nº 72-F/2003, de 14 de Abril. DR, 1ª série A, nº 88 de 15 de Abril de 2003. p 97-102. Decreto-Lei nº 79/2010 de 25 de Junho. DR. 1ª série nº 122 de 25 de junho de 2010.

DIRECTIVA 2007/43/CE DO CONSELHO de 28 de Junho de 2007. Relativa ao estabelecimento de regras mínimas para a protecção dos frangos de carne.

Hy-Line UK Ltd. Management Guide, 2016.

(http://www.hyline.com/UserDocs/Pages/36_COM_ENG.pdf)

LEBAS, F.; Coudert, P.; Rouvier, R. e Rochambeau, H. _ O Coelho – Criação e Patologia. Lisboa: Publicações Europa-América, 2001.

Lewis, T.R. Poultry Lighting: The Theory and Practice. 2006. ISBN-13: 978-0955210402 MPAFER, I. - Applied Animal Feed Science and Technology. Upfront Publishers, 2004.

(5)

POND, W.C.; D.C. CHURCH e K.R. POND – Basic Animal Nutrition and Feeding. John Wiley & Sons Publishers, 4th Ed. 2005.

REGULAMENTO (CE) N.o 1099/2009 DO CONSELHO de 24 de Setembro de 2009 relativo à protecção dos animais no momento da occisão.

ROSELL, J. M. _ Enfermidades del conejo. Madrid: Edições Mundi-Prensa, 2000. ROSS.MANUAL DE MANEJO DE MATRIZES ROSS, 2013.

7.2

Bibliografia complementar

Consulta das seguintes revistas:

• Alimentação Animal. Revista da APIACA. Represse – Edições Especializadas, Lda. DL nº 26599/89, Registo nº 113 810 no ICS (s/ ISSN).

• Animal Feed Science and Technology. Thompson Scientific Publishers. Imprint Elsevier. ISSN: 0377-8401. Online access: Science Direct.

• Aves e Ovos. FEPASA. DL nº 56299/92, Nº Título 117785/ICS.(s/ ISSN). • Feed International. Watt Publishing Company. ISSN: 0274-5771.

• Filières Avicoles. Éditions du Boisbaundry SA. ISSN 1260-5646.

• Journal of the World Rabbit Science Association _ World Rabbit Science. Spain: Universidad Politécnica de Valencia, 2001-2007. ISSN 1257-5011.

• World´s Poultry Science Journal. The World´s Poultry Science Association. CABI Publishers. ISSN: 0043-9339

.

Nos Serviços Académicos consta lista de movimentos, via Gestão Documental, realizados sequencial-mente pelo Responsável da UC/UF, Director/Coordenador de Curso, Conselho Técnico-Científico e Presidente da ESAC, de acordo com o disposto no Regulamento de Avaliação do Aproveitamento dos Estudantes.

____________________________________

(O Responsável pelos Serviços Académicos) ESAC, ___ /___ /_______ A PRESENTE FICHA SÓ É VÁLIDA APÓS CARIMBO DOS SERVIÇOS DA ESAC, DEPOIS DE CUMPRIDOS TODOS OS PROCEDIMENTOS INTERNOS.

Referências

Documentos relacionados

“Embora o casamento continuasse a ser uma instituição importante para a procriação dos filhos, que se tornariam os cidadãos do Estado, há razão para se crer

Em relação aos segmentos de listagem, observou-se que existem diversos estudos que usam como base de dados as demonstrações dos segmentos mercado diferenciado e novo

Os conteúdos programáticos que constituem esta unidade curricular semestral enquadram-se no desenvolvimento de competências de desenvolvimento de programas de

Ao final do curso, o aluno poderá compreender e utilizar as principais abordagens de Marketing na Internet e E-Promotion, entender e aplicar estratégias e ferramentas e

Considerando estes aspectos iniciais, o presente texto tem como objetivo refletir a respeito das mudanças desta sociedade de moda que passa a questionar os padrões de consumo

Após os debates a empresa Bunge apresentou como proposta o pagamento a título de estadias o valor de R$ 0,90 por tonelada/hora, após as 10 horas da chegada do veículo

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular Esta unidade curricular pretende contribuir para a aprendizagem orientada

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular Em relação ao projeto de dissertação, os estudantes precisam de