• Nenhum resultado encontrado

Exercícios Delegado de Serviços Notariais e Registro de TJ/MG - Fase 4. Sumário

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Exercícios Delegado de Serviços Notariais e Registro de TJ/MG - Fase 4. Sumário"

Copied!
79
0
0

Texto

(1)

Exercícios

Delegado de Serviços Notariais e Registro de TJ/MG

Intensivo Fase 4

Período 2018

(2)

Sumário

Direito Empresarial ... 3

Teoria Geral ... 3

Societário ... 24

Propriedade Industrial ... 60

Direito Processual Civil ... 61

Teoria geral da execução... 61

Da Ação Rescisória ... 69

Juizados Especiais Cíveis... 71

Direito Tributário ... 72

Administração tributária ... 72

(3)

Direito Empresarial

Teoria Geral

Questão 1: VUNESP - NeR (TJ SP)/TJ SP/Remoção/2018

Assunto: Empresa e Empresário

Segundo o Código Civil, é correto afirmar que

a) o empresário individual casado só precisa de anuência do cônjuge para alienar bens imóveis empregados na atividade empresarial, caso o capital não esteja integralizado. b) é necessário examinar o contrato social para verificar se o empresário individual casado necessita de anuência do cônjuge para alienar bens integrantes do ativo imobilizado. c) o empresário individual casado pode alienar bens imóveis que integrem o patrimônio da empresa sem outorga conjugal.

d) o empresário individual casado só precisa de anuência do cônjuge para alienar bens móveis empregados na atividade empresarial se o regime for de comunhão.

Questão 2: CONSULPLAN - NeR (TJ MG)/TJ MG/Provimento/2017

Assunto: Empresa e Empresário

De acordo com o Código Civil, assinale a afirmativa correta sobre a constituição do empresário e da sociedade empresária:

a) É facultativa a inscrição do empresário no Registro Público de Empresas Mercantis da respectiva sede antes do início de suas atividades.

b) Decai em cinco anos o direito de anular a constituição das pessoas jurídicas de direito privado, por defeito do ato respectivo, contado o prazo da publicação de sua inscrição no registro.

c) O processo de abertura, registro, alteração e baixa do microempreendedor individual, bem como qualquer exigência para o início de seu funcionamento deverão ter trâmite especial e simplificado.

d) O empresário que instituir sucursal, filial ou agência em lugar sujeito à jurisdição de outro Registro de Empresas Mercantis, deverá inscrevê-la apenas no Registro da empresa sede.

Questão 3: CONSULPLAN - NeR (TJ MG)/TJ MG/Provimento/2015

Assunto: Empresa e Empresário

Sobre o empresário e com base no Código Civil (Lei 10.406, de 10 de janeiro de 2002), assinale a alternativa correta:

a) Considera-se empresário quem exerce, mesmo que esporadicamente, atividade econômica organizada para produção ou circulação de bens ou serviços.

(4)

b) Não é obrigatória a inscrição do empresário no Registro Público de Empresas Mercantis da respectiva sede, antes do início de sua atividade.

c) A inscrição do empresário far-se-á mediante requerimento que contenha: o seu nome, nacionalidade, domicílio, estado civil e, se casado, o regime de bens; a firma, com a respectiva assinatura autógrafa; o capital; o objeto e a sede da empresa.

d) O empresário que instituir sucursal, filial ou agência, em lugar sujeito à jurisdição de outro Registro Público de Empresas Mercantis, neste não precisa também inscrevê-la, pois é suficiente a inscrição averbada no Registro Público de Empresas Mercantis da respectiva sede.

Questão 4: CONSULPLAN - NeR (TJ MG)/TJ MG/Provimento/2015

Assunto: Empresa e Empresário

Com base no Código Civil (Lei 10.406, de 10 de janeiro de 2002), considera-se empresário a) quem exerce profissão de natureza intelectual, de natureza científica, literária ou artística, ainda com o concurso de auxiliares ou colaboradores, com fins lucrativos, mesmo se o exercício da profissão constituir elemento de empresa.

b) quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços.

c) o preposto permanente no exercício da empresa, mesmo que esta não seja uma atividade econômica organizada.

d) toda pessoa física ou jurídica que tenha feito a sua inscrição no Registro Público de Empresas Mercantis depois do início de sua atividade.

Questão 5: IBFC - NeR (TJ PR)/TJ PR/Remoção/2014

Assunto: Empresa e Empresário

Sobre empresário, assinale a correta:

a) Equipara-se à empresário quem exerce profissão intelectual de natureza literária ou artística.

b) Não é obrigatória a inscrição do empresário no Registro Público de Empresas Mercantis, antes do início de sua atividade.

c) A inscrição do empresário poderá ser feita alternativamente ao registro Público de Empresas Mercantis ou no registro de Títulos e Documentos, porque possuem a mesma finalidade, que é dar publicidade dos atos.

d) A pessoa legalmente impedida de exercer a atividade própria de empresário, mas mesmo assim a exerce responderá pelas obrigações contraídas.

(5)

Assunto: Empresa e Empresário

Em relação à capacidade para exercício de empresa e ao registro empresarial, assinale a opção correta.

a) O registro de empresário rural na junta comercial, de natureza declaratória, sujeita-o ao regime jurídico empresarial.

b) Caso o empresário seja casado no regime da separação obrigatória, estará vedada a participação do cônjuge na constituição da sociedade, mas não sua participação derivada. c) A exigência de integralização do capital social não se aplica à participação de incapaz em sociedades anônimas e em sociedades com sócios de responsabilidade ilimitada nas quais a integralização do capital social não influa na proteção do incapaz.

d) A sentença que declarar ou homologar a separação judicial do empresário deve ser oposta por terceiros antes de seu arquivamento na junta comercial, sob pena de preclusão. e) Pessoa considerada incapaz pode, se autorizada judicialmente, iniciar o exercício de atividade mercantil.

Questão 7: IESES - NeR (TJ RS)/TJ RS/Provimento/2013

Assunto: Empresa e Empresário

Assinale a alternativa correta:

a) A sociedade de natureza simples tem seu objeto restrito às atividades intelectuais. b) Os profissionais liberais não são considerados empresários mesmos se a organização dos fatores de produção for mais importante que a atividade pessoal desenvolvida.

c) A expressão “elemento de empresa” demanda interpretação econômica, devendo ser analisada sob a égide da absorção da atividade intelectual, de natureza científica, literária ou artística, como um dos fatores da organização empresarial.

d) O exercício das atividades de natureza exclusivamente intelectual está incluído no conceito de empresa.

Questão 8: IESES - NeR (TJ RS)/TJ RS/Provimento/2013

Assunto: Empresa e Empresário

Assinale a alternativa INCORRETA.

a) Faculta-se aos cônjuges contratar sociedade, entre si ou com terceiros, desde que não tenham casado no regime da comunhão universal de bens, ou no da separação obrigatória. b) Sem a outorga conjugal, o empresário casado não pode alienar os imóveis que integrem o patrimônio da empresa ou gravá-los de ônus real, qualquer que seja o regime de bens. c) A vedação contida no artigo 977, do Código Civil, quanto à participação de cônjuges casados numa mesma sociedade, abrange tanto a participação originária quanto a derivada.

(6)

d) A proibição de sociedade entre pessoas casadas sob o regime da comunhão universal ou da separação obrigatória só atinge as sociedades constituídas após a vigência do Código Civil de 2002.

Questão 9: CESPE - NeR (TJ ES)/TJ ES/Remoção/2013

Assunto: Empresa e Empresário

Assinale a opção correta no que se refere a empresário, operações societárias e dissolução, liquidação e extinção das sociedades.

a) Cisão é o processo pelo qual a sociedade transfere parcelas de seu patrimônio para duas ou mais sociedades preexistentes ou constituídas para tal fim.

b) A incorporação, fusão e cisão só podem ser operadas entre tipos societários iguais. c) Embora o Código Civil determine a dissolução, de pleno direito, das sociedades limitadas pela decretação da falência, tal norma não condiz com a natureza da quebra que representa, apenas e tão somente, sua liquidação, sendo possível a continuação dos negócios uma vez pagos os credores.

d) A absorção de empresa individual por parte de sociedade implica típico processo de incorporação.

e) A personalidade jurídica do empresário individual e da sociedade empresária decorre da inscrição de seus atos no órgão de registro.

Questão 10: FUNDEP - NeR (TJ MG)/TJ MG/Provimento/2011

Assunto: Empresa e Empresário

Analise as seguintes afirmativas e assinale a alternativa CORRETA.

a) Os cônjuges podem contratar sociedade entre si ou com terceiros independentemente do regime de bens adotado para o casamento.

b) O empresário casado pode alienar os imóveis que integrem o patrimônio da empresa ou gravá-los de ônus real, sem necessidade de outorga conjugal desde que o regime de bens do casamento seja o da comunhão universal.

c) Os pactos e declarações antenupciais do empresário, a título de doação, herança ou legado de bens clausulados de incomunicabilidade ou inalienabilidade, serão arquivados apenas no Serviço de Registro Civil das Pessoas Jurídicas.

d) Os cônjuges podem contratar sociedade entre si ou com terceiros desde que casados pelo regime de comunhão parcial de bens ou tenham optado pelo regime de separação de bens.

Questão 11: VUNESP - NeR (TJ SP)/TJ SP/Remoção/2018

(7)

Para o Código Civil, o empresário é

a) equiparado à pessoa jurídica que pratica a atividade econômica organizada para a produção de bens e serviços.

b) um indivíduo a quem a lei atribui responsabilidade limitada se tiver integralizado o capital social empregado na produção.

c) o sócio de qualquer sociedade empresária, desde que exerça o cargo de administrador. d) o agente que exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção e circulação de bens e serviços.

Questão 12: CONSULPLAN - NeR (TJ MG)/TJ MG/Provimento/2017

Assunto: Conceitos de Empresa e Empresário

Segundo o Código Civil, considera-se Empresário,

a) quem exerce profissionalmente atividade com fins lucrativos, independentemente da atividade.

b) quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços.

c) quem seja sócio controlador de Sociedades Anônimas.

d) quem exerce, ainda que não profissionalmente, atividade com fins lucrativos, organizada, para a execução de serviços, produção de produtos industrializados ou participando da cadeia de circulação destes produtos.

Questão 13: CONSULPLAN - NeR (TJ MG)/TJ MG/Remoção/2017

Assunto: Conceitos de Empresa e Empresário

O Código Civil brasileiro adotou, de forma indireta, uma definição para o termo jurídico “empresa”. Levando em conta, esta definição, amplamente aceita e adotada pela doutrina pátria, a palavra-chave que está presente nesta definição é

a) atividade. b) pessoa. c) coisa. d) instituição.

Questão 14: CONSULPLAN - NeR (TJ MG)/TJ MG/Remoção/2017

Assunto: Conceitos de Empresa e Empresário

Nos termos do Código Civil marque a afirmativa INCORRETA acerca da definição de empresário:

(8)

a) É aquele que exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços.

b) É aquele que exerce profissionalmente atividades em cooperativas sendo um dos cooperados.

c) É aquele cuja atividade rural constitua sua principal profissão, desde que seja inscrito no Registro Público de Empresas Mercantis da respectiva sede.

d) É aquele que exerce atividade empresarial individual de responsabilidade limitada, por uma única pessoa titular da totalidade do capital social.

Questão 15: IESES - NeR (TJ RO)/TJ RO/Remoção/2017

Assunto: Conceitos de Empresa e Empresário

Considera-se ____________ quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços.

a) Empresário. b) Vendedor. c) Empresa. d) Sociedade.

Questão 16: IESES - NeR (TJ RS)/TJ RS/Remoção/2013

Assunto: Conceitos de Empresa e Empresário

Sobre o empresário:

I. Ao empresário individual regularmente inscrito é permitido alienar ou gravar de

ônus real o imóvel incorporado à empresa, desde que exista, se for o caso, prévio registro de autorização conjugal no Cartório de Imóveis, devendo tais requisitos constar do instrumento de alienação ou de instituição do ônus real, com a consequente averbação do ato à margem de sua inscrição no Registro Público de Empresas Mercantis.

II. Quanto às obrigações decorrentes de sua atividade, o empresário individual

responderá primeiramente com os bens vinculados à exploração de sua atividade econômica.

III. O registro do empresário ou sociedade rural na Junta Comercial é facultativo e de

natureza constitutiva, sujeitando-o ao regime jurídico empresarial.

IV. Não estão sujeitos à falência o empresário rural e a sociedade empresária rural,

ainda que inscritos no registro público de empresas mercantis. Estão corretas as afirmativas:

(9)

b) II e III, somente. c) I, II e III, apenas. d) I e II, apenas.

Questão 17: VUNESP - NeR (TJ SP)/TJ SP/Provimento/2011

Assunto: Conceitos de Empresa e Empresário

Leia as afirmações e assinale a alternativa incorreta.

a) O empresário casado, exceto no caso de regime de separação de bens, não pode alienar bens imóveis que integram o patrimônio da empresa sem autorização do cônjuge.

b) É obrigatória a inscrição do empresário no Registro Público de Empresas Mercantis. c) É possível ao empresário individual solicitar a transformação do seu registro para registro de sociedade empresária, caso venha a admitir sócios.

d) Pode ser considerado empresário aquele que exerce profissão artística, conquanto o exercício da profissão constitua elemento de empresa.

Questão 18: VUNESP - NeR (TJ SP)/TJ SP/Provimento/2011

Assunto: Conceitos de Empresa e Empresário

A consequência da interdição do empresário é a) extinção da empresa.

b) suspensão da atividade até obtenção de novo sócio capaz. c) dissolução parcial da empresa, com exclusão do interditado.

d) continuação da empresa por meio de representante, com necessária autorização judicial.

Questão 19: VUNESP - NeR (TJ SP)/TJ SP/Remoção/2011

Assunto: Conceitos de Empresa e Empresário

A sociedade entre cônjuges é

a) válida em qualquer regime de bens, ressalvada aos terceiros a possibilidade de demonstrar a simulação do ato.

b) juridicamente impossível.

c) válida se o regime de bens for comunhão universal. d) válida se o regime de casamento for comunhão parcial.

(10)

Questão 20: CONSULPLAN - NeR (TJ MG)/TJ MG/Provimento/2017

Assunto: Nome Empresarial

A respeito do nome empresarial, assinale a alternativa correta:

a) O empresário individual, a sociedade em nome coletivo e a comandita simples podem adotar em seu nome, a firma ou a denominação.

b) A sociedade comandita por ações somente poderá adotar em seu nome a denominação. c) A sociedade empresária de qualquer tipo que tenha ingressado em juízo com a medida de recuperação judicial deve acrescer ao seu nome, em todos os atos, contratos e documentos, a expressão “em Recuperação Judicial”.

d) A empresa individual de responsabilidade limitada adotará em seu nome apenas a firma.

Questão 21: CONSULPLAN - NeR (TJ MG)/TJ MG/Provimento/2015

Assunto: Nome Empresarial

A respeito do nome empresarial e com base no Código Civil (Lei n.º 10.406, de 10 de janeiro de 2002), assinale a afirmativa correta:

a) Pode a sociedade limitada adotar firma ou denominação, integradas pela palavra final “limitada” ou a sua abreviatura.

b) O empresário opera somente sob denominação constituída por seu nome, completo ou abreviado, aditando-lhe, se quiser, designação mais precisa da sua pessoa ou do gênero de atividade.

c) A sociedade em que houver sócios de responsabilidade ilimitada somente operará sob denominação, na qual poderão figurar também os nomes dos sócios de responsabilidade limitada, bastando para formá-la aditar ao nome de um deles a expressão “e companhia” ou sua abreviatura.

d) A omissão da palavra “limitada” é irrelevante para determinar a responsabilidade solidária e ilimitada dos administradores que assim empregarem a firma ou denominação da sociedade.

Questão 22: FAURGS - NeR (TJ RS)/TJ RS/Provimento/2015

Assunto: Nome Empresarial

Assinale a alternativa que contém afirmativa INCORRETA quanto ao regime jurídico do estabelecimento empresarial.

a) Em matéria de nome empresarial, não são exclusivas, para fins de proteção, palavras ou expressões que denotem termos técnicos, científicos, literários e artísticos do vernáculo nacional ou estrangeiro.

b) O princípio da veracidade garante, ao primeiro a registrar o nome empresarial, o direito de utilizá-lo, impedindo que terceiros o façam sem o seu consentimento.

(11)

c) A proteção ao nome empresarial decorre, automaticamente, do ato de inscrição de empresário ou do arquivamento de ato constitutivo de sociedade empresária, bem como de sua alteração nesse sentido, e circunscreve-se à unidade federativa de jurisdição da junta comercial que o tiver procedido.

d) Caso o estabelecimento empresarial venha a ser alienado, o adquirente pode utilizar o nome do alienante, observados os seguintes requisitos: o contrato deve permitir a utilização do nome do alienante pelo adquirente; o nome do alienante deve ser precedido do nome do adquirente; e deve constar a qualificação do adquirente na condição de sucessor do alienante.

Questão 23: FAURGS - NeR (TJ RS)/TJ RS/Remoção/2015

Assunto: Nome Empresarial

Assinale a alternativa que contém afirmativa correta quanto ao nome empresarial.

a) O direito brasileiro erige à condição de princípio norteador do regime jurídico do nome empresarial o princípio da veracidade, que apresenta como uma de suas projeções normativas a necessidade de que a firma individual deva ser constituída sob o patronímico do empresário individual.

b) Nome empresarial e título do estabelecimento são conceitos distintos, referindo-se o primeiro à forma como o empresário é conhecido no espaço empresarial em que realiza seus negócios, ao passo que o segundo relaciona-se com a limitação da responsabilidade do empresário.

c) A sociedade anônima opera mediante a adoção de firma ou razão social, que deve designar o objeto social e ser integrada, alternativamente, pelas expressões sociedade anônima ou companhia, por extenso ou abreviadamente.

d) Os livros e fichas dos empresários e sociedades não fazem prova senão depois de autenticados pela Junta Comercial.

Questão 24: IESES - NeR (TJ RS)/TJ RS/Provimento/2013

Assunto: Nome Empresarial

Assinale a alternativa correta.

a) A firma e a denominação são espécies de nome empresarial.

b) Título de estabelecimento e nome empresarial são expressões sinônimas.

c) O nome empresarial pode ser objeto de alienação, pois compõe o pleno universal do estabelecimento comercial.

d) O nome empresarial e a marca se reportam aos mesmos objetos semânticos.

Questão 25: IESES - NeR (TJ RS)/TJ RS/Remoção/2013

(12)

Quanto ao nome empresarial, assinale a alternativa correta.

a) O nome empresarial obedecerá aos princípios da veracidade e novidade.

b) A proteção ao nome empresarial decorrerá do seu registro no Instituto Nacional de Propriedade Industrial.

c) O nome empresarial pode ser objeto de alienação.

d) A sociedade em conta de participação pode ter firma ou denominação.

Questão 26: FGV - NeR (TJ AM)/TJ AM/2005

Assunto: Nome Empresarial

Assinale a alternativa incorreta.

a) Nas sociedades limitadas, a denominação deve designar o objeto da sociedade, sendo permitido nela figurar o nome de um ou mais sócios.

b) Nas sociedades limitadas, a firma será composta com o nome de um ou mais sócios, desde que pessoas físicas, de modo indicativo da relação social.

c) A sociedade em conta de participação e a sociedade limitada podem adotar firma ou denominação.

d) A omissão da palavra “limitada” determina a responsabilidade solidária e ilimitada dos administradores que assim empregarem a firma ou a denominação da sociedade limitada. e) O nome de empresário deve distinguir-se de qualquer outro já inscrito no mesmo registro.

Questão 27: CETRO - NeR (TJ RJ)/TJ RJ/Remoção/2017

Assunto: Estabelecimento

Acerca do estabelecimento empresarial, de acordo com o Código Civil e a jurisprudência do STJ, assinale a alternativa correta.

a) Considera-se estabelecimento empresarial o ponto, bem imaterial, em que o empresário exerce sua atividade.

b) A sede de uma sociedade empresarial não só pertence ao patrimônio da sociedade como também sempre integra o estabelecimento empresarial, dado que está afetada ao exercício de sua atividade-fim.

c) É composto por patrimônio material (bens corpóreos essenciais à exploração comercial) e imaterial (bens e direitos industriais).

d) Mercadorias em estoque não constituem elemento material de um estabelecimento empresarial, haja vista que não são consideradas parte do patrimônio de afetação.

e) A filial de uma sociedade empresarial não constitui parte do acervo patrimonial de uma empresa, sendo entendida, portanto, como estabelecimento empresarial distinto e independente para qualquer efeito.

(13)

Questão 28: CONSULPLAN - NeR (TJ MG)/TJ MG/Provimento/2015

Assunto: Estabelecimento

Sobre o estabelecimento empresarial e com base no Código Civil (Lei 10.406, de 10 de janeiro de 2002), assinale a alternativa correta.

a) Considera-se estabelecimento todo complexo de bens organizado, para exercício da empresa, por empresário, ou por sociedade empresária.

b) O estabelecimento não pode ser objeto unitário de direitos e tampouco de negócios jurídicos, translativos ou constitutivos, que sejam compatíveis com sua natureza.

c) O contrato que tenha por objeto a alienação, o usufruto ou arrendamento do estabelecimento, não produzirá efeitos quanto a terceiros mesmo depois de averbado à margem da inscrição do empresário, ou da sociedade empresária, no Registro Público de Empresas Mercantis.

d) Se ao alienante não restarem bens suficientes para solver o seu passivo, a eficácia da alienação do estabelecimento dependerá somente do consentimento dos credores com garantia real, mas desde que seja apenas de modo expresso e no prazo de 60 (sessenta) dias a partir da alienação.

Questão 29: IESES - NeR (TJ RS)/TJ RS/Provimento/2013

Assunto: Estabelecimento

Assinale a alternativa correta:

a) O nome de domínio não integra o estabelecimento empresarial.

b) O estabelecimento empresarial é integrado por bens corpóreos e incorpóreos do patrimônio da empresa e de seus sócios.

c) Estabelecimento empresarial é definido como o local em que o empresário exerce seu comércio.

d) Estabelecimento empresarial é sinônimo de fundo de comércio e se caracteriza como conjunto de bens de que se utiliza o empresário para exercer sua atividade.

Questão 30: FUMARC - NeR (TJ MG)/TJ MG/Remoção/2012

Assunto: Estabelecimento

Sobre estabelecimento e observado o que determina o Código Civil, NÃO é correto o que se afirma em

a) O contrato que tenha por objeto a alienação, o usufruto ou o arrendamento do estabelecimento somente produzirá efeito perante terceiros após o seu registro junto ao cartório de títulos e documentos.

b) Em caso de alienação do estabelecimento, para a sua eficácia, é necessária a existência de patrimônio do alienante suficiente para solver seu passivo ou consentimento de todos os seus credores, que deverão ser notificados a respeito dessa transação.

(14)

c) Sendo omisso o contrato de alienação do estabelecimento, não poderá o alienante fazer concorrência ao adquirente nos 5 (cinco) anos subsequentes à transferência. Já nas hipóteses de arrendamento ou usufruto, fica proibida a concorrência por prazo igual ao do contrato.

d) Mesmo ocorrendo a alienação, o vendedor permanece obrigado solidariamente pelo pagamento dos débitos, pelo prazo de 1 (um) ano, a partir, quanto aos créditos vencidos, da publicação do contrato respectivo na imprensa oficial, e, quanto aos outros, da data do vencimento.

Questão 31: VUNESP - NeR (TJ SP)/TJ SP/Provimento/2008

Assunto: Estabelecimento

Dentre as teorias do estabelecimento empresarial, destacou-se inicialmente, na doutrina, aquela que não lhe conferia o caráter de um novo bem, muito embora reconhecesse que, no momento da sua alienação, as coisas que o compunham eram transferidas em conjunto. Denomina-se essa teoria

a) universalista. b) atomista. c) divisionista. d) unitária.

Questão 32: VUNESP - NeR (TJ SP)/TJ SP/Remoção/2008

Assunto: Estabelecimento

A regulação do regime de circulação do estabelecimento empresarial é uma novidade no ordenamento jurídico brasileiro, trazida pelo Código Civil de 2002. O ato negocial relativo à transferência do estabelecimento é denominado

a) cessão a título universal. b) compra e venda.

c) transação. d) trespasse.

Questão 33: FAURGS - NeR (TJ RS)/TJ RS/Remoção/2015

Assunto: Prepostos

Assinale a alternativa que contém afirmativa correta relativamente ao estabelecimento empresarial, aos livros empresariais e auxiliadores do empresário.

a) O adquirente de estabelecimento empresarial, por ato entre vivos, é legalmente impedido de usar o nome do alienante, mesmo tendo sido observados os seguintes requisitos: o contrato deve permitir a utilização do nome do alienante pelo adquirente; o nome do

(15)

alienante deve ser precedido do nome do adquirente; e deve constar a qualificação do adquirente na condição de sucessor do alienante.

b) O preponente responde com o gerente pelos atos que este pratique em seu próprio nome, mas à conta daquele.

c) Os livros empresariais possuem as funções administrativa, documental e fiscal, sendo o diário livro empresarial especial obrigatório.

d) O preposto pode, independentemente de autorização escrita, fazer-se substituir no desempenho da preposição, não respondendo pessoalmente pelos atos do substituto e pelas obrigações por ele contraídas.

Questão 34: FAURGS - NeR (TJ RS)/TJ RS/Provimento/2015

Assunto: Escrituração

Assinale a alternativa que contém afirmativa correta quanto aos livros empresariais.

a) Atualmente, os livros empresariais possuem as funções administrativa, documental e fiscal, sendo o Diário e Livro de Registro de Duplicatas os únicos livros empresariais comuns obrigatórios.

b) O arquivamento do contrato social de uma sociedade por quotas de responsabilidade limitada perante a Junta Comercial competente, dentro de 45 (quarenta e cinco) dias contados de sua assinatura, produzirá eficácia retroativa.

c) Há, contra o empresário, uma presunção relativa decorrente de sua escrituração, a qual admite prova em contrário a ser produzida pelo próprio empresário, por qualquer meio admitido em direito.

d) O Livro de Registro de Duplicatas é um exemplo de livro empresarial facultativo.

Questão 35: VUNESP - NeR (TJ SP)/TJ SP/Provimento/2018

Assunto: Registro

Os atos relativos às promessas, cessões, compra e venda e outra qualquer modalidade de transferência de embarcação sujeita a registro, serão feitos por

a) escritura pública; o registro é obrigatório, quando a embarcação possuir arqueação bruta superior a 50 (cinquenta) toneladas.

b) escritura pública ou instrumento particular; o registro é obrigatório, quando a embarcação possuir arqueação bruta superior a 100 (cem) toneladas.

c) escritura pública ou instrumento particular; o registro é obrigatório, quando a embarcação possuir arqueação bruta superior a 50 (cinquenta) toneladas.

d) escritura pública; o registro é obrigatório, quando a embarcação possuir arqueação bruta superior a 100 (cem) toneladas.

(16)

Assunto: Registro

No Registro Público Empresarial,

a) as alterações contratuais poderão ser efetuadas por escritura pública ou instrumento particular, independentemente da forma adotada no ato constitutivo.

b) a sociedade que não proceder a qualquer arquivamento no período de 05 (cinco) anos consecutivos, deverá comunicar à Junta Comercial que deseja se manter em funcionamento. c) as procurações e os atos levados a arquivamento nas Juntas Comerciais são dispensados de reconhecimento de firma.

d) expirado o prazo da sociedade celebrada por tempo determinado, a proteção ao nome empresarial caducará no prazo de 05 (cinco) anos.

Questão 37: CONSULPLAN - NeR (TJ MG)/TJ MG/Provimento/2017

Assunto: Registro

Devem, por regra, fazer o registro de seus atos constitutivos no Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas, EXCETO:

a) Sociedades Empresárias cujo objeto for serviços. b) Associações, inclusive esportivas.

c) Fundações privadas, inclusive educacionais.

d) Sociedades simples, não se aplicando a sociedades dvocatícias, cujo registro é junto à OAB.

Questão 38: IESES - NeR (TJ PA)/TJ PA/Remoção/2016

Assunto: Registro

NÃO compete a junta comercial o registro relativo ao arquivamento:

a) Das declarações de microempresa.

b) Dos documentos relativos à constituição, alteração, dissolução e extinção de sociedade de advogados.

c) Dos atos concernentes a empresas mercantis estrangeiras autorizadas a funcionar no Brasil.

d) Dos documentos relativos à constituição, alteração, dissolução e extinção de firmas mercantis individuais, sociedades mercantis e cooperativas.

Questão 39: FAURGS - NeR (TJ RS)/TJ RS/Provimento/2015

(17)

Assinale a alternativa que contém afirmativa correta quanto ao registro público do empresário.

a) O arquivamento é ato submetido à decisão colegiada no âmbito do Registro Público de Empresas.

b) Incumbe às juntas comerciais, em seu conjunto, estabelecer e consolidar as normas e diretrizes gerais do Registro Público de Empresas.

c) No âmbito das Juntas Comerciais, o Pedido de Reconsideração é cabível para o fim de obter a revisão de despachos, singulares ou do Plenário, que formulem exigências para o deferimento do arquivamento e será apresentado no prazo para cumprimento da exigência para apreciação pela autoridade recorrida em 3 (três) dias úteis ou 5 (cinco) dias úteis, respectivamente.

d) De acordo com o ordenamento jurídico brasileiro vigente, o arquivamento dos livros empresariais é um dos atos praticados pelo Registro Público de Empresas.

Questão 40: CESPE - NeR (TJ RR)/TJ RR/2013

Assunto: Registro

De acordo com o entendimento do STJ acerca do registro de empresa, assinale a opção correta.

a) As exigências documentais para o arquivamento dos atos no registro de comércio, elencadas na Lei de Registro de Empresa, não são taxativas, cabendo à junta comercial requerer a inclusão de outros documentos que julgue necessários.

b) É ilegal o ato de exoneração de vogal da junta comercial de um estado expedido pelo governador com base em decreto estadual que preveja, em seus artigos, a substituição do vogal nas vagas destinadas aos estados-membros antes do término do mandato, ainda que o referido membro não tenha praticado conduta incompatível com a dignidade do cargo ou em razão de ausências injustificadas.

c) As juntas comerciais não têm competência para impor multas ou destituir cargo de preposto de leiloeiro público oficial, conforme o disposto na Lei de Registro de Empresas. d) O julgamento do crime de falsidade ideológica configurado na utilização indevida de nome como sócio de pessoa jurídica, sem qualquer relação com a empresa, é de competência da justiça federal, visto que os serviços prestados pelas juntas comerciais, apesar de mantidas e criadas pelos estados, são de natureza federal, estando elas vinculadas ao Ministério da Indústria e Comércio.

e) A lei de registro de empresa prevê a possibilidade de o regimento interno da junta comercial de um estado ser aprovado pelo respectivo governador, podendo, assim, um decreto estadual modificá-lo e alterar os requisitos para a nomeação de vogais.

Questão 41: IESES - NeR (TJ RS)/TJ RS/Provimento/2013

Assunto: Registro

(18)

a) A inscrição do empresário na Junta Comercial é requisito para a sua caracterização, não se admitindo o exercício da empresa sem tal providência.

b) O Sistema Nacional de Registro do Comércio é formado pela Junta Comercial e pelo Registro Civil de Pessoa Jurídica.

c) A inscrição do empresário ou sociedade empresária no Registro Público de Empresas Mercantis é requisito delineador de sua regularidade, e não de sua caracterização.

d) A inscrição do empresário individual no Registro Público de Empresas Mercantis é facultativa.

Questão 42: CESPE - NeR (TJ PI)/TJ PI/Provimento/2013

Assunto: Registro

No que se refere ao registro público de empresas mercantis, assinale a opção correta. a) A junta comercial não pode negar arquivamento a documento mercantil que contrarie os bons costumes, visto que lhe cabe tão somente o exame da regularidade e formalidade dos documentos.

b) O ato de constituição de sociedade apresentado a registro trinta dias depois de sua assinatura passa a ter eficácia a partir da data do despacho que o conceder.

c) O registro de sociedades anônimas pode ser deferido por decisão singular do presidente da junta comercial.

d) O Departamento Nacional do Registro do Comércio tem função primordial de natureza administrativa relativa aos serviços de registro público de empresas mercantis.

e) As juntas comerciais têm função coordenadora e normativa dos serviços de registro público de empresas mercantis.

Questão 43: CESPE - NeR (TJ PI)/TJ PI/Remoção/2013

Assunto: Registro

A respeito do registro de empresas mercantis, assinale a opção correta.

a) O arquivamento de documentos relativos às atividades de leiloeiro, tradutores públicos, intérpretes comerciais, trapicheiros e administradores de armazéns gerais é um dos atos do registro público de empresas mercantis.

b) O cancelamento de registro de empresa, por inatividade, verificável após cinco anos sem qualquer arquivamento por parte do empresário, não acarreta a perda da proteção do nome empresarial.

c) A sociedade empresarial pode adotar o modelo das sociedades simples, caso em que o respectivo registro deverá ser feito no registro civil das pessoas jurídicas.

d) É desnecessário o reconhecimento de firmas dos sócios apostas no contrato social levado a registro no registro público de empresas mercantis.

(19)

e) Para a obtenção de certidões relativas aos assentamentos do registro público do registro de empresas, é necessária a demonstração, pelo requerente, de legítimo interesse.

Questão 44: VUNESP - NeR (TJ SP)/TJ SP/Remoção/2012

Assunto: Registro

Incumbe ao Registro Público de Empresas Mercantis a matrícula, dentre outros, dos a) leiloeiros, tradutores públicos, intérpretes comerciais e corretores de imóveis.

b) tradutores públicos, intérpretes comerciais, corretores de imóveis, trapicheiros e administradores de armazéns gerais.

c) leiloeiros, corretores de imóveis, trapicheiros e administradores de armazéns gerais. d) leiloeiros, tradutores públicos, intérpretes comerciais, trapicheiros e administradores de armazéns gerais.

Questão 45: FUNDEP - NeR (TJ MG)/TJ MG/Provimento/2011

Assunto: Registro

Serão inscritos no Registro Civil das Pessoas Jurídicas, entre outros,

a) os atos constitutivos e os estatutos dos partidos políticos, das sociedades anônimas e associações com fins religiosos.

b) os contratos, os atos constitutivos das fundações, das associações de utilidade pública, das sociedades de advogados e das empresas de radiodifusão.

c) os contratos, os atos constitutivos, o estatuto ou compromissos das sociedades civis bem como os das fundações e das associações de utilidade pública.

d) os contratos, os atos constitutivos, o estatuto ou compromissos das sociedades civis bem como das associações com objetivo de promoção de sorteios de números para premiação em dinheiro.

Questão 46: FUNDEP - NeR (TJ MG)/TJ MG/Provimento/2011

Assunto: Registro

O prazo para requerimento de registro das sociedades determinado pelo Código Civil deverá ocorrer

a) nos 30 dias subsequentes à assinatura do contrato pelos sócios em que conste a participação de cada um nos lucros e nas perdas.

b) nos 15 dias após o início da atividade comercial ou prestação de serviços objeto da sociedade.

c) nos 30 dias anteriores à assinatura do contrato pelos sócios em que conste a participação de cada sócio nos lucros e nas perdas.

(20)

d) nos 15 dias anteriores ao início do funcionamento das atividades empresárias objeto do contrato.

Questão 47: FUNDEP - NeR (TJ MG)/TJ MG/Provimento/2011

Assunto: Registro

Para constituir uma fundação, o instituidor deve destinar bens livres suficientes para a consecução de seus objetivos. Diante dessa afirmativa, assinale a alternativa INCORRETA. a) O estatuto deverá ser submetido ao órgão do Ministério Público, que verificará se foram observadas as bases da fundação e se os bens são suficientes ao fim a que ela se destina. b) O Ministério Público poderá denegar a aprovação do estatuto da fundação.

c) Ao Ministério Público incumbirá elaborar o estatuto quando o instituidor não o elaborar nem nomear quem o faça.

d) Caberá ao Ministério Público elaborar o estatuto quando a pessoa indicada não o fizer no prazo estipulado pelo instituidor ou, na falta de prazo previsto, em três meses.

Questão 48: VUNESP - NeR (TJ SP)/TJ SP/Provimento/2008

Assunto: Registro

Reza a lei regente que é obrigatória a inscrição do empresário no Registro Público de

Empresas Mercantis da respectiva sede, antes do início de sua atividade (artigo 967, CC) e dispõe, outrossim, que a sociedade adquire personalidade jurídica com a inscrição, no registro próprio e na forma da lei, dos seus atos constitutivos (artigo 985, CC).

Presentes esses conceitos, a inscrição do empresário, ou da sociedade empresária, no Registro Público de Empresas Mercantis, não é requisito essencial para delinear a sua a) regularidade e possibilidade de contratar com o Poder Público.

b) eficácia inter partes e erga omnes e presunção, juris tantum, de autenticidade dos atos praticados e submetidos ao registro.

c) caracterização, pois se admite o exercício da empresa sem tal providência.

d) regularidade e a sua legitimidade ativa para pedir a falência de outro devedor empresário.

Questão 49: IESES - NeR (TJ RS)/TJ RS/Remoção/2013

Assunto: Desconsideração da personalidade jurídica

Em relação à teoria da desconsideração da personalidade jurídica, assinale a proposição correta.

a) A teoria pode ser aplicada em caso de abuso da personalidade jurídica, caracterizado pelo inadimplemento obrigacional, desvio de finalidade ou confusão patrimonial.

(21)

b) A desconsideração da personalidade jurídica não será aplicada quando houver falência ou estado de insolvência do devedor.

c) Pode o juiz, a requerimento da parte, ou pelo Ministério Público, quando lhe couber, aplicar a teoria para estender aos bens particulares dos sócios ou administradores da pessoa jurídica os efeitos de certas e determinadas relações de obrigações.

d) As sociedades integrantes de grupos societários e as consorciadas são subsidiariamente responsáveis pelas obrigações decorrentes de relações de consumo.

Questão 50: VUNESP - NeR (TJ SP)/TJ SP/Provimento/2018

Assunto: EIRELI - Empresa Individual de Responsabilidade Limitada

A empresa individual de responsabilidade limitada será constituída por uma única pessoa titular da totalidade do capital social, devidamente integralizado, que não será inferior a a) 10 (dez) vezes o maior salário-mínimo vigente no país.

b) 40 (quarenta) vezes o maior salário-mínimo vigente no país. c) 100 (cem) vezes o maior salário-mínimo vigente no país. d) 20 (vinte) vezes o maior salário-mínimo vigente no país.

Questão 51: CETRO - NeR (TJ RJ)/TJ RJ/Admissão/2017

Assunto: EIRELI - Empresa Individual de Responsabilidade Limitada

Em avaliando documentação referente a uma Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI), o Tabelião deparou-se com as situações apresentadas nas assertivas abaixo. Analise-as.

I. A imagem, o nome ou a voz não podem ser utilizados para a integralização do capital

da EIRELI.

II. De acordo com a lei que institui a EIRELI, a subscrição e integralização de seu

capital social não podem ser atreladas ao salário mínimo vigente no país.

III. Somente o patrimônio social da EIRELI responde pelas suas dívidas, não se

confundindo, em qualquer situação, com o patrimônio da pessoa natural que a constitui, conforme descrito em sua declaração anual de bens.

É correto o que se afirma em a) III, apenas.

b) II, apenas. c) I e II, apenas. d) I, apenas. e) I e III, apenas.

(22)

Questão 52: CONSULPLAN - NeR (TJ MG)/TJ MG/Provimento/2015

Assunto: EIRELI - Empresa Individual de Responsabilidade Limitada

Sobre as empresas individuais de responsabilidade limitada e com base no Código Civil (Lei 10.406, de 10 de janeiro de 2002), assinale a afirmativa INCORRETA:

a) A empresa individual de responsabilidade limitada também poderá resultar da concentração das quotas de outra modalidade societária num único sócio, independentemente das razões que motivaram tal concentração.

b) A pessoa natural que constituir empresa individual de responsabilidade limitada somente poderá figurar em uma única empresa dessa modalidade.

c) A empresa individual de responsabilidade limitada será constituída por pelo menos duas pessoas, ambas titulares da totalidade do capital social, devidamente integralizado, que não será inferior a 100 (cem) vezes o maior salário-mínimo vigente no País.

d) Poderá ser atribuída à empresa individual de responsabilidade limitada constituída para a prestação de serviços de qualquer natureza a remuneração decorrente da cessão de direitos patrimoniais de autor ou de imagem, nome, marca ou voz de que seja detentor o titular da pessoa jurídica, vinculados à atividade profissional.

Questão 53: FAURGS - NeR (TJ RS)/TJ RS/Provimento/2015

Assunto: EIRELI - Empresa Individual de Responsabilidade Limitada

Assinale a alternativa que apresenta afirmação correta a respeito da disciplina da empresa individual de responsabilidade limitada no Código Civil.

a) O capital social mínimo é de 20 (vinte) vezes o salário-mínimo vigente no País.

b) O capital social mínimo é de 25 (vinte e cinco) vezes o salário-mínimo vigente no País. c) O capital social mínimo é de 50 (cinquenta) vezes o salário-mínimo vigente no País. d) O capital social mínimo é de 100 (cem) vezes o salário-mínimo vigente no País.

Questão 54: FAURGS - NeR (TJ RS)/TJ RS/Remoção/2015

Assunto: EIRELI - Empresa Individual de Responsabilidade Limitada

De acordo com o Código Civil, aplicam-se, à empresa individual de responsabilidade limitada, no que couber, as regras previstas para as

a) sociedades simples. b) sociedades limitadas.

c) sociedades em nome coletivo. d) sociedades anônimas.

(23)

Questão 55: VUNESP - NeR (TJ SP)/TJ SP/Provimento/2014

Assunto: EIRELI - Empresa Individual de Responsabilidade Limitada

Consideram-se requisitos para o registro de uma “EIRELI”, no Oficial de Registro Civil de Pessoas Jurídicas:

a) ser constituída por uma única pessoa, ter capital social não inferior a 100 vezes ao maior salário mínimo vigente no País, podendo o capital social ser integralizado no prazo máximo de 180 dias de sua constituição.

b) ser constituída por uma única pessoa e estar com o capital social, totalmente integralizado, não inferior a 100 vezes ao maior salário mínimo vigente no País, devendo ser utilizado o termo “EIRELI” após a denominação social da empresa.

c) ser constituída por uma ou mais pessoas e estar com o capital social, totalmente integralizado, não inferior a 100 vezes ao maior salário mínimo vigente no País, devendo ser utilizado o termo “EIRELI” após a denominação social da empresa.

d) ser constituída por uma única pessoa e estar com o capital social, totalmente integralizado, não inferior a 50 vezes ao maior salário mínimo vigente no País, devendo ser utilizado o termo “EIRELI” após a denominação social da empresa.

Questão 56: VUNESP - NeR (TJ SP)/TJ SP/Remoção/2014

Assunto: EIRELI - Empresa Individual de Responsabilidade Limitada

Segundo a legislação civil em vigor, no que diz respeito à empresa individual de responsabilidade limitada (EIRELI), é incorreto afirmar:

a) ela pode usar tanto de firma quanto de denominação social, seguida da designação EIRELI.

b) tem o capital subscrito inteiramente por uma única pessoa e a responsabilidade dela vai até o limite do capital social.

c) a pessoa natural que constituir EIRELI somente poderá ter duas empresas dessa modalidade.

d) aplicam-se à EIRELI, subsidiariamente, as regras da sociedade limitada.

Questão 57: IESES - NeR (TJ RS)/TJ RS/Provimento/2013

Assunto: EIRELI - Empresa Individual de Responsabilidade Limitada

A respeito da empresa individual de responsabilidade limitada, assinale a opção

INCORRETA.

a) A empresa individual de responsabilidade limitada será constituída por uma única pessoa titular da totalidade do capital social, devidamente integralizado, cujo valor não pode ser superior a cem vezes o maior salário-mínimo vigente no país.

(24)

b) O patrimônio da empresa individual de responsabilidade limitada responderá pelas dívidas da pessoa jurídica, não se confundindo com o patrimônio da pessoa natural que a constituiu, sem prejuízo da aplicação do instituto da desconsideração da personalidade jurídica.

c) A empresa individual de responsabilidade limitada não é sociedade unipessoal, mas um novo ente, distinto da pessoa do empresário e da sociedade empresária.

d) A empresa individual de responsabilidade limitada só poderá ser constituída por pessoa natural.

Societário

Questão 58: IESES - NeR (TJ PA)/TJ PA/Remoção/2016

Assunto: Sociedades (Direito Comercial)

São consideradas obras intelectuais protegidas pela legislação sobre direitos autorais,

EXCETO:

a) As obras dramáticas e dramático-musicais.

b) Os esquemas, planos ou regras para realizar atos mentais, jogos ou negócios. c) As ilustrações, cartas geográficas e outras obras da mesma natureza.

d) As obras audiovisuais, sonorizadas ou não, inclusive as cinematográficas.

Questão 59: CONSULPLAN - NeR (TJ MG)/TJ MG/Provimento/2015

Assunto: Sociedades (Direito Comercial)

Sobre a sociedade estrangeira e com base no Código Civil (Lei n.º 10.406, de 10 de janeiro de 2002), assinale a alternativa correta.

a) A sociedade estrangeira, qualquer que seja o seu objeto, não pode, sem autorização do Poder Executivo, funcionar no País, ainda que por estabelecimentos subordinados, podendo, todavia, ressalvados os casos expressos em lei, ser acionista de sociedade anônima brasileira.

b) É facultado ao Poder Legislativo, em especial à Câmara dos Deputados, para conceder autorização para a sociedade estrangeira funcionar no País, estabelecer condições convenientes à defesa dos interesses nacionais.

c) A sociedade estrangeira autorizada a funcionar no País pode iniciar sua atividade mesmo antes de inscrita no registro próprio do lugar em que se deva estabelecer.

d) A sociedade estrangeira autorizada a funcionar ficará sujeita apenas às leis do seu país de origem, não se sujeitando às leis e aos tribunais brasileiros, quanto aos atos ou operações praticados no Brasil.

(25)

Assunto: Sociedades (Direito Comercial)

À luz do Código Civil (Lei 10.406, de 10 de janeiro de 2002), são sociedades personificadas,

EXCETO:

a) Sociedade em comandita simples. b) Sociedade em conta de participação. c) Sociedade em comandita por ações. d) Sociedade anônima.

Questão 61: CONSULPLAN - NeR (TJ MG)/TJ MG/Remoção/2015

Assunto: Sociedades (Direito Comercial)

Sobre a capacidade do empresário e com base no Código Civil (Lei n.º 10.406, de 10 de janeiro de 2002), é correto afirmar, EXCETO:

a) Podem exercer a atividade de empresário os que estiverem em pleno gozo da capacidade civil e não forem legalmente impedidos.

b) A pessoa legalmente impedida de exercer atividade própria de empresário, se a exercer, não responderá pelas obrigações contraídas.

c) O empresário casado pode, sem necessidade de outorga conjugal, qualquer que seja o regime de bens, alienar os imóveis que integrem o patrimônio da empresa ou graválos de ônus real.

d) A sentença que decretar ou homologar a separação judicial do empresário e o ato de reconciliação não podem ser opostos a terceiros, antes de arquivados e averbados no Registro Público de Empresas Mercantis.

Questão 62: CONSULPLAN - NeR (TJ MG)/TJ MG/Provimento/2015

Assunto: Sociedades (Direito Comercial)

Analise as assertivas abaixo:

I. Podem os cônjuges celebrar sociedade entre si, desde que o regime de bens do

casamento não seja o da separação facultativa ou da participação final nos aquestos.

II. Quanto à alienação de um estabelecimento comercial, é correto afirmar que o

adquirente do estabelecimento não ficará sub-rogado no pagamento das dívidas anteriores à alienação.

III. Os efeitos do arquivamento de documentos no registro de comércio retroagem à

data de sua assinatura, desde que apresentados à Junta Comercial no prazo de 30 (trinta) dias.

IV. Devem ser mantidos por qualquer sociedade anônima, obrigatoriamente, os livros

(26)

V. João, José e Manoel são sócios da sociedade denominada “João e José Comércio

de Alimentos Ltda”. O fato de o nome de Manoel não constar do nome empresarial é compatível com o regime aplicável à sociedade limitada, em que a firma pode ser composta pelo nome de um ou mais sócios.

A partir da análise, está correto o que se afirma em: a) I, III e V, apenas.

b) III, IV e V, apenas. c) IV e V, apenas. d) I, II, III, IV e V.

Questão 63: CONSULPLAN - NeR (TJ MG)/TJ MG/Provimento/2015

Assunto: Sociedades (Direito Comercial)

Em relação à sociedade dependente de autorização, e de acordo com o disposto do Código Civil, é correto afirmar, EXCETO:

a) A competência para autorização será sempre do Poder Executivo Federal.

b) Na falta de prazo estipulado em lei ou em ato do poder público, será considerada caduca a autorização se a sociedade não entrar em funcionamento nos doze meses seguintes à respectiva publicação.

c) É nacional a sociedade organizada de conformidade com a lei brasileira e que tenha no País a sede de sua administração.

d) As modificações no contrato ou no estatuto da sociedade estrangeira não dependem da aprovação do Poder Executivo para produzir efeitos em território nacional.

Questão 64: VUNESP - NeR (TJ SP)/TJ SP/Provimento/2014

Assunto: Sociedades (Direito Comercial)

No tocante às sociedades empresárias, é correto afirmar que:

a) o contrato social deve designar quem é o acionista controlador em cada sociedade. b) os administradores da sociedade limitada podem ser pessoas que não sejam sócios. c) a desconsideração da pessoa jurídica não pode ser aplicada às sociedades anônimas em face do grande número de acionistas.

d) a sociedade em conta de participação não existe mais no Direito brasileiro.

Questão 65: VUNESP - NeR (TJ SP)/TJ SP/Remoção/2014

(27)

As sociedades empresariais regulares, no Direito Brasileiro, podem adotar os seguintes tipos: a) sociedade simples, sociedade em nome coletivo, sociedade em comandita simples e por ações, sociedade limitada, sociedade por ações.

b) sociedade em nome coletivo, sociedade em comandita simples e comandita por ações, sociedade limitada, sociedade por ações.

c) sociedade em nome coletivo, sociedade em comum, sociedade cooperativa, sociedade limitada, sociedade por ações.

d) sociedade em nome coletivo, sociedade em comandita por ações, sociedade limitada, sociedade de propósito específico, sociedade por ações.

Questão 66: IBFC - NeR (TJ PR)/TJ PR/Remoção/2014

Assunto: Sociedades (Direito Comercial)

Acerca das Sociedades assinale a proposição incorreta:

a) O ato de transformação independe da dissolução ou da liquidação e obedecerá aos preceitos reguladores da constituição e inscrição próprios do tipo em que vai converter-se. b) A transformação depende do consentimento de todos os sócios, salvo se prevista no ato constitutivo, caso em que o dissidente poderá retirar-se da sociedade, aplicando-se no silêncio do estatuto ou do contrato social, o disposto no artigo 1031 do Código Civil.

c) A transformação não modificará nem prejudicará, em qualquer caso, os direitos dos credores.

d) A falência da sociedade transformada produzirá efeitos em relação a todos os sócios, independentemente do tipo anterior a que estariam sujeitos, se a pedirem os titulares de créditos anteriores à transformação.

Questão 67: IBFC - NeR (TJ PR)/TJ PR/Remoção/2014

Assunto: Sociedades (Direito Comercial)

Em relação à incorporação da sociedade, assinale a incorreta:

a) Na incorporação, uma ou várias sociedades são absorvidas por outra, que lhes sucede em todos os direitos e obrigações, devendo todos aprová-la na forma estabelecida para os respectivos tipos.

b) A deliberação dos sócios da sociedade incorporada deverá aprovar as bases da operação e o projeto de reforma do ato constitutivo.

c) A sociedade que houver de ser incorporada tomará conhecimento desse ato e, se o aprovar, autorizará os administradores a praticar o necessário à incorporação, inclusive a subscrição de bens pelo valor da diferença que se verificar entre o ativo e o passivo.

d) A deliberação dos sócios da sociedade incorporadora compreenderá a nomeação dos peritos para a avaliação do patrimônio bruto da sociedade, que tenha de ser incorporada.

(28)

Questão 68: IBFC - NeR (TJ PR)/TJ PR/Remoção/2014

Assunto: Sociedades (Direito Comercial)

Assinale a incorreta:

a) Celebram contrato de sociedade as pessoas que reciprocamente se obrigam a contribuir, com bens ou serviços, para o exercício de atividade econômica e a partilhar entre si os resultados.

b) A atividade empresarial deve ser duradoura, não podendo se restringir à realização de um ou mais negócios determinados.

c) Considera-se sociedade empresária aquela que tem por objetivo o exercício de atividade própria de empresário, sujeito a registro, e sociedade simples as demais.

d) Independentemente de seu objeto, considera-se empresária a sociedade por ações e simples a cooperativa.

Questão 69: IESES - NeR (TJ RS)/TJ RS/Provimento/2013

Assunto: Sociedades (Direito Comercial)

Segundo a doutrina, os princípios do direito comercial podem ser classificados segundo critérios de hierarquia, abrangência ou positivação. De acordo com o critério da hierarquia, os princípios podem ser constitucionais ou legais. Conforme o critério da abrangência, os princípios podem ser gerais ou especiais. Por fim, em função do critério da positivação, os princípios podem ser explícitos (diretos ou positivados) ou implícitos (indiretos ou não positivados). Considerando essa classificação, assinale a alternativa correta.

a) O princípio da autonomia patrimonial da sociedade empresária é legal, geral e explícito, da mesma forma que o princípio da proteção do sócio minoritário.

b) Os princípios da liberdade de iniciativa, da liberdade de concorrência e da função social da empresa são constitucionais, especiais e explícitos.

c) O princípio da liberdade de associação e da preservação da empresa são constitucionais, gerais e explícitos.

d) O princípio majoritário nas deliberações sociais é legal, especial e explícito.

Questão 70: CESPE - NeR (TJ ES)/TJ ES/Provimento/2013

Assunto: Sociedades (Direito Comercial)

No que se refere à regulamentação geral das empresas, inclusive das sociedades anônimas do Código Civil, assinale a opção correta.

a) Na denominação da sociedade anônima, pode constar expressão de fantasia ou nome de acionista, fundador ou terceiro que tenha concorrido para o êxito da empresa, além do nome companhia ou da expressão sociedade anônima, empregados no início ou no final. b) O ordenamento jurídico brasileiro não admite sociedade unipessoal.

(29)

c) A inscrição do empresário no registro público de empresas mercantis é condição necessária para a aquisição da qualidade de empresário.

d) Embora haja, no Código Civil de 2002, seções dedicadas às sociedades em nome coletivo, em conta de participação e comandita simples, nele não é prevista a regulamentação das sociedades de capital e indústria, anteriormente reguladas no Código Comercial, não sendo possível, portanto, sua constituição.

e) Dada a responsabilização solidária dos sócios de sociedades limitadas pela integralização do capital social, verificada a inadimplência de qualquer dos sócios, pode o que já integralizou suas cotas ser compelido ao pagamento da divida do sócio remisso, independentemente de decretação de falência da sociedade.

Questão 71: CESPE - NeR (TJ PI)/TJ PI/Provimento/2013

Assunto: Sociedades (Direito Comercial)

Assinale a opção correta a respeito do empresário.

a) A cooperativa é, por força de lei, considerada empresária.

b) O empresário deve registrar-se no registro público de empresas mercantis, para o exercício regular da atividade econômica a que se propõe.

c) O sócio da sociedade empresária é considerado empresário.

d) Considera-se empresário aquele que pratica atos com finalidade lucrativa de natureza intelectual, científica, literária ou artística.

e) A sociedade simples é, por força de lei, considerada empresária.

Questão 72: CESPE - NeR (TJ PI)/TJ PI/Remoção/2013

Assunto: Sociedades (Direito Comercial)

Com relação à disciplina jurídica do empresário no direito brasileiro, assinale a opção correta.

a) Limitam-se a duas o número de empresas individuais de responsabilidade limitada que podem ser constituídas por uma única pessoal natural.

b) Dada a natureza civil da atividade rural, não se admite a inscrição daquele que a exerce profissionalmente no registro público de empresas mercantis.

c) No interesse do incapaz que obtiver autorização judicial para continuar o exercício de empresa, poderá o juiz autorizar, também, o respectivo curador ou tutor, que seja impedido legalmente de exercer atividade empresarial, para representá-lo nos atos respectivos. d) É cabível o registro, como empresário, do menor com mais de dezesseis anos de idade que se tenha emancipado com fundamento na obtenção de economia própria pelo exercício de atividade comercial.

e) A contratação de sociedade empresarial entre cônjuges é admitida, salvo nos casos de o regime de casamento ser o de comunhão parcial.

(30)

Questão 73: VUNESP - NeR (TJ SP)/TJ SP/Remoção/2008

Assunto: Sociedades (Direito Comercial)

Na falta de prazo estipulado em lei, ou em ato do poder público, a autorização dada pelo Poder Executivo para o funcionamento de sociedade que dela dependa, será considerada a) caduca, se a sociedade não entrar em funcionamento, nem iniciar suas atividades, nos 12 meses seguintes à respectiva publicação na imprensa oficial e não poderá ser revalidada, devendo a interessada cumprir novamente todos os requisitos necessários para obter a concessão de nova autorização governamental para funcionar.

b) caduca, se a sociedade não entrar em funcionamento nos 06 meses seguintes à respectiva publicação na imprensa oficial, mas poderá ser revalidada por igual período, dispensada a interessada do cumprimento das exigências à concessão de uma nova autorização.

c) concedida para utilização por prazo indeterminado.

d) prescrita dentro do prazo de 05 anos, contado da publicação na imprensa oficial, sem possibilidade da sua revalidação.

Questão 74: FCC - NeR (TJ PE)/TJ PE/Provimento/2013

Assunto: Conceito de Sociedade

A sociedade empresária que não proceder a qualquer arquivamento no período de dez anos e não comunicar à Junta Comercial que deseja manter-se em funcionamento será considerada a) irregular. b) inativa. c) de fato. d) anulável. e) ilegal.

Questão 75: VUNESP - NeR (TJ SP)/TJ SP/Remoção/2011

Assunto: Conceito de Sociedade

Assinale a alternativa incorreta.

a) O empresário, cuja atividade rural constitua sua principal profissão, pode requerer inscrição no Registro Público de Empresas Mercantis.

b) A cooperativa que tenha por objeto a construção e alienação de imóveis aos seus cooperados é sociedade empresária.

c) Independentemente de seu objeto, a sociedade por ações é sempre sociedade empresária.

(31)

d) Na sociedade em comum, a responsabilidade dos sócios é solidária e ilimitada pelas obrigações sociais.

Questão 76: CETRO - NeR (TJ RJ)/TJ RJ/Admissão/2017

Assunto: Contrato de Sociedade

Um casal de idosos, casados sob o regime de comunhão universal de bens, procura o Cartório de Notas com o intuito de obter cópias autenticadas do contrato social de uma empresa limitada em que constam como sócios, esta constituída ainda na década de 1990. Acerca do tema, assinale a alternativa correta.

a) O contrato social apresentado pelos idosos, casados sob o regime de comunhão universal de bens, configura ato jurídico perfeito, uma vez que foi constituído antes do Código Civil de 2002, portanto, válido, ajustando-se às normas deste último no que se refere às formalidades contábeis, por exemplo.

b) O contrato social apresentado pelos idosos, casados sob o regime de comunhão universal de bens, configura ato jurídico perfeito, uma vez que foi constituído antes do Código Civil de 2002; com isso, tanto para a constituição da sociedade quanto para as formalidades contábeis, por exemplo, continuam a obedecer à legislação anterior em sua integralidade. c) O contrato social apresentado pelos idosos, constituído antes do Código Civil de 2002, somente seria considerado ato jurídico perfeito se eles fossem casados sob a modalidade de separação obrigatória de bens.

d) O contrato social é irregular, dado que, com o advento do Código Civil de 2002, o casal tinha de ter alterado o seu regime de bens para o regime de comunhão parcial de bens. e) O contrato social é nulo, uma vez que com o Código Civil de 2002, a empresa deveria ter sido dissolvida.

Questão 77: IESES - NeR (TJ RS)/TJ RS/Remoção/2013

Assunto: Sociedades não personificadas

Classificam-se como sociedade não personificada: a) a simples.

b) a cooperativa e a sociedade em conta de participação.

c) a sociedade em comum e a sociedade em conta de participação. d) a cooperativa e a em comandita simples.

Questão 78: FUNDEP - NeR (TJ MG)/TJ MG/Remoção/2011

Assunto: Sociedades não personificadas

Assinale a alternativa que completa corretamente a proposição. Nas sociedades não personificadas,

(32)

a) os bens sociais não respondem pelos atos de gestão praticados pelos sócios.

b) os bens e dívidas sociais constituem patrimônio especial, do qual os sócios são titulares em comum.

c) os sócios respondem subsidiária e ilimitadamente pelas obrigações sociais.

d) os sócios fazem prova da existência da sociedade por qualquer meio permitido em direito.

Questão 79: FAURGS - NeR (TJ RS)/TJ RS/Provimento/2015

Assunto: Sociedade em Comum

Assinale a alternativa que apresenta afirmação correta a respeito da disciplina das sociedades em comum no Código Civil.

a) A sociedade adquire personalidade jurídica com a assinatura de seus atos constitutivos. b) Enquanto não inscritos os atos constitutivos, a sociedade se rege pelas normas da sociedade simples e subsidiariamente pelas normas da sociedade em comum.

c) Os sócios da sociedade em comum respondem solidária e limitadamente pelas obrigações sociais.

d) Os bens e dívidas sociais constituem patrimônio especial, do qual os sócios são titulares em comum.

Questão 80: FUMARC - NeR (TJ MG)/TJ MG/Provimento/2012

Assunto: Sociedade em Comum

A respeito das sociedades em comum e de acordo com o disposto no Código Civil, NÃO é correto o que se afirma em

a) Os bens e as dívidas sociais constituem patrimônio especial, do qual os sócios são titulares em comum.

b) As sociedades em comum, apesar de terem natureza de sociedade, não possuem personalidade jurídica.

c) A prova da existência da sociedade em comum entre os sócios poderá ser realizada por todos os meios em direito admitidos, especialmente testemunhal.

d) Como regra geral e salvo exceção expressa em lei, os bens sociais da sociedade em comum respondem pelos atos de gestão praticados por qualquer dos sócios.

Questão 81: CONSULPLAN - NeR (TJ MG)/TJ MG/Provimento/2015

Assunto: Sociedade em Conta de Participação

A respeito da sociedade não personificada e de acordo com o disposto no Código Civil, marque a alternativa INCORRETA:

Referências

Documentos relacionados

2º BATALHÃO DE AVIAÇÃO DO EXÉRCITO.. O COMANDANTE DO EXÉRCITO, no uso da atribuição que lhe confere o art. 4º da Lei Complementar nº 97, de 9 de junho de 1999, alterada pela

After this matching phase, the displacements field between the two contours is simulated using the dynamic equilibrium equation that bal- ances the internal

Quero ir com o avô Markus buscar a Boneca-Mais-Linda-do-Mundo, quero andar de trenó, comer maçãs assadas e pão escuro com geleia (17) de framboesa (18).... – Porque é tão

Para Tagiuri; Davis (1996), uma empresa familiar se dá quando membros da família controlam a direção do negócio em cargos gerenciais ou direito de propriedade;

Depois da abordagem teórica e empírica à problemática da utilização das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação em contexto de sala de aula, pelos professores do

Com a investigação propusemo-nos conhecer o alcance real da tipologia dos conflitos, onde ocorrem com maior frequência, como é que os alunos resolvem esses conflitos, a

Rhizopus-associated soft ti ssue infecti on in an immunocompetent air-conditi oning technician aft er a road traffi c accident: a case report and review of the literature.

 Local da prova objetiva seletiva para o mestrado e prova subjetiva seletiva para o doutorado em Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, Departamento de