• Nenhum resultado encontrado

Resumindo as palavras de Mr. Cléber, chegamos a esse denominador:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Resumindo as palavras de Mr. Cléber, chegamos a esse denominador:"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Resposta da CO do 37º Enepe ao Sr. Cléber Jesus

Sobre palavras e fatos

1. Sobre as palavras:

"Palavras, palavras, palavras..." (Shakespeare, Hamlet) "Uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade." (Goebels, ministro da comunicação de Hitler). A estratégia da mentira repetida de maneira "sofisticada" e "simbólica" foi uma das formas mais utilizadas pela máquina de propaganda nazista. Essa propaganda foi utilizada para criar uma opinião pública favorável ao governo hitlerista, ao mesmo tempo, que buscava ocultar as atrocidades cometidas pelo regime. No entanto, as palavras nazistas foram desmentidas pelos fatos: quando o Exército Vermelho da URSS libertou os prisioneiros de guerra judeus, no campo de concentração de Auwschvitz, na Polônia, o mundo inteiro ficou sabendo do genocídio praticado pelos nazistas. A propaganda mentirosa nazi-fascista de "unidade nacional" foi desmoralizada pelos fatos que revelavam a natureza imperialista e genocida do regime hitlerista. Goebels e Hitler se suicidaram juntos num bunker no momento exato em que o exército soviético libertava Berlim, no dia 1º de maio de 1945.

Mas essa forma de propagar uma ideia ou posição baseada na repetição de uma mentira, não é exclusividade dos nazistas. É o modo usual de propaganda dos Estados reacionários e dos fascistas em geral. E não é preciso de um Departamento de Informação e Propaganda para se propagar mil vezes uma mesma mentira. As chamadas redes sociais, muitas vezes tem se tornado, o meio aonde se consegue se fazer repetir uma mentira por milhares de pessoas. Quem não se lembra da mulher em São Paulo que foi linchada até a morte depois de um boato ter se espalhado no whatszap? As pessoas ouviram uma palavra, passaram a frente, e o único crime foi justamente o linchamento de uma inocente. Quanto aos fatos? Só foram averiguados tarde demais.

A nota do Sr. Cléber Jesus segue o mesmo mecanismo: apresenta palavras, que se sustentam em outras palavras, na qual se "comprova" a condenação e o linchamento virtual da Comissão de Organização do 37º ENEPe. É um lógica tautológica: eu acuso e justifico minha acusação em outro que está acusando; "o céu é o tao, porque o tao é o céu". No entanto, se pegarmos a nota, por ele postada, e a espremermos bem, das palavras restarão muitos poucos fatos. Como nos diz o príncipe Hamlet, de Shakespaere, citado acima: são apenas palavras - as quais preferimos responder com fatos.

2. Sobre fatos e fotos

"Os fatos são teimosos." (V.I. Lenin, Imperialismo fase

superior do capitalismo)

Resumindo as palavras de Mr. Cléber, chegamos a esse denominador:

A C.O. do 37º ENEPe sonega informações sobre o evento, não constrói coletivamente o encontro, é autoritária, antidemocrática e se furta ao diálogo; a UPE não tem estrutura física para receber esse

(2)

encontro nacional; o preço está muito caro; tudo porque a "infantil" C.O. quer na verdade esvaziar o encontro porque quer com pouca gente aprovar um outro estatuto para a Executiva Nacional dos Estudantes de Pedagogia. É uma lógica longa, mas bastante simplória, que pode ser assim sintetizada: a CO faz de tudo para esvaziar o encontro - para sozinha aprovar um novo estatuto. É um raciocínio meio obtuso, mas ainda assim procuraremos respondê-lo. Acompanhemos a teimosia dos fatos:

1. A realização do 37º ENEPe em Petrolina, bem como o tema do referido encontro, foram aprovados no ano passado, por amplíssima maioria no 36ª ENEPe realizado em Porto Velho - Rondônia. Ou seja, o tema de nosso encontro foi aprovado pela instância máxima da organização estudantil da pedagogia. Mr. Cléber tem todo o direito de organizar um próximo Enepe com o tema que ele quiser, para isso basta ele escrever um projeto, ter a carta de aceite da universidade que sediará o evento e, principalmente, conseguir a aprovação na plenária final do Encontro Nacional. 2. Quanto a acusação de sermos antidemocráticos e nos furtarmos ao diálogo, a verdade é justamente o contrário: nunca se discutiu tanto coletivamente um ENEPe como o 37º. Em dezembro, houve reunião nacional da ExNEPe (entidade que representa nacionalmente os estudantes da pedagogia) em Maceió - Alagoas; em março houve outra reunião da ExNEPe dessa vez em Petrolina. Em abril, outra reunião da Executiva Nacional em Belo Horizonte, em meio ao 21º Fonepe. Nessas reuniões se discutiu basicamente: infraestrutura, programação e lista de convidados para palestrar.

3. Mr. Cléber cobra que a C.O. não realiza reuniões virtuais. Realmente, de acordo com o Estatuto da ExNEPe não existe nenhuma instância deliberativa dos estudantes da pedagogia que seja virtual, e nós acreditamos que a luta estudantil se constrói em reuniões reais e concretas, pois somente estas podem converter as ideias em fatos.

4. Quanto ao atraso na divulgação do preço das inscrições o fato foi o seguinte: até abril contávamos com a perspectiva de poder utilizar o RU da Univasf para a alimentação do 37º ENEPe. Em função da greve do ano passado, de acordo com o calendário de reposição de aula não haverá férias na Univasf no mês de julho, o que inviabilizou a utilização do restaurante universitário. Isso exigiu da C.O. um grande esforço para readequar o planejamento. A readequação foi feita com muita brevidade, garantimos a infraeestrutra da UPE e do Colégio Aplicação, que ao contrário do que difunde Mr. Cléber é um estrutura extremamente adequada para garantir a realização do 37º ENEPe. É uma estrutura simples, mas muito boa; na verdade, ao difundir a inverdade de que a UPE não seria capaz de sediar um encontro nacional o que faz Mr. Cléber é reproduzir o preconceito que ainda existe no sul do país e no litoral, contra as cidades do interior, particularmente do Nordeste. Os fatos comprovarão a capacidade de realização de um excelente ENEPe no sertão!

5. Quanto à acusação de querer esvaziar o Encontro para aprovarmos um novo estatuto, essa mentira é a mais descabida de todas. Nunca a C.O. colocou em nossas propostas de programação a discussão estatutária. Apesar da plenária final do 36º ter deliberado que caberia ao 37º a reformulação do estatuto, sempre foi do entendimento da C.O. que deveríamos manter o critério de se realizar Enepes estatutários de dois em dois anos e que se não foi possível a apreciação do estatuto no 36º essa discussão deveria ser feita no 38º. Palavras, palavras, palavras - não há uma única proposta da C.O. de programação do 37º que incluísse a discussão estatutária.

Quem na verdade parece querer esvaziar o 37º ENEPe é Mr. Cléber incansável em sua difamação e no linchamento virtual da Comissão Organizadora. E o tom de xingamento de suas postagens vai se elevando cada vez mais quanto mais ele vai percebendo o sucesso que será a realização do 37º ENEPe. Ele que sempre chamou a C.O. de "infantil", "leviana", que faz discussões que não

(3)

importam para a pedagogia ficou muito incomodado com os pré-ENEPes realizados na UPE e na Uneb e que reuniram 180 estudantes. As fotos, essas são ainda mais teimosas:

Pré-ENEPe na UNEB-Juazeiro (22/05)

Pré-ENEPe na UNEB-Juazeiro (22/05)

(4)

Pré-ENEPe na UPE-Petrolina (23/05)

Pré-ENEPe na UPE-Petrolina (23/05) 3. O 37º ENEPe é um fato!

"A teoria é cinza, verde é a árvore da vida"

(Goethe, Fausto, Livro I) Apesar de toda a calúnia e linchamento virtual vanguardeado por Mr. Cléber, o 37º ENEPe é já um fato e será, sem sombra de dúvidas, o encontro educacional mais importante no país, neste ano de 2017. Nele debateremos questões fundamentais para a pedagogia como: a Base Nacional Comum Curricular, a reforma no currículo das licenciaturas, a concepção de formação do pedagogo e regulamentação de nossa profissão. Debateremos também os impactos da reforma trabalhista e da previdência no exercício da profissão do pedagogo; bem como a tendência de privatização das universidades públicas, recentemente fortalecida com a decisão do STF que autoriza a cobrança de mensalidades em cursos de pós-graduação lato sensus.

(5)

A mobilização para o 37º está crescendo muito, e a cada dia aumenta o número de inscritos. A perspectiva é que sejam realizados mais de 30 pré-Enepes em todo o Brasil, e a C.O. já produziu uma cartilha que ajuda a orientar a discussão dos estudantes que chegarão preparados para os debates que irão ocorrer. Nas mesas estamos confirmando a participação tanto de especialistas nacionais nos diferentes temas, como professores do sertão que também tem grandes conhecimentos na área.

O que demandamos é fortalecer a união na luta para barrar os ataques em curso contra a educação no país. Em recente comentário, Cléber Jesus tomou posição pela consigna do "fora Temer e sua quadrilha", sinceramente, o saudamos por isso, companheiro. Foi a primeira vez que o vimos falar contra Temer e isso nos alegra muito. Temos que unir a pedagogia, combater o divisionismo, e derrotar esse governo decrépito e ilegítimo. Por isso convocamos todos os democratas e progressistas do Vale do São Francisco a somarmos esforços na construção do 37º ENEPe que será um marco na luta em defesa do ensino público, gratuito e a serviço de nosso povo! Venham todos os estudantes da pedagogia, das licenciaturas em geral, profissionais da educação, venham participar do 37º ENEPe, na UPE, Petrolina - Pernambuco!

Site: 37-enepe.webnode.com Email: 37enepe2017@mail.com

Referências

Documentos relacionados

2.1 A proposta comercial e os documentos de habilitação deverão ser entregues em envelopes fechados e separados, no endereço, data e horário especificados no ANEXO

No caso de espécies de sementes menores , que resultam em plântulas mais frágeis ou que são de estabelecimento mais lento, um número mínimo maior delas (40-50 pl â ntulas/rn ' )

O objetivo do presente trabalho foi avaliar a variabilidade nas medidas de produtividade de grãos e de produção de palhada, no monitoramento de um campo demonstrativo

[r]

Portanto, os objetivos do trabalho foram: otimizar técnicas de detecção para as diferentes espécies de allexivirus em alho; verificar a incidência das diferentes

Na avaliação de comprimento da parte aérea e número de entrenós, não houve diferenças significativas para o fator ambiente de incubação e para a interação entre genótipos

Primeiramente, um conhecimento, tanto do “livro da natureza” quanto uma releitura bíblico- teológica a partir da teologia da criação; em segundo lugar, o cuidado

 O desempenho na Tarefa de reconhecimento de palavras com interferência semântica teve uma baixa correlação com os desempenhos nas tarefas que avaliaram a