• Nenhum resultado encontrado

O FILHO DE ABRAÃO. William Soto Santiago Domingo, 11 de Janeiro de 2015 Cayey Porto Rico. Reverendo William Soto Santiago, Ph. D.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O FILHO DE ABRAÃO. William Soto Santiago Domingo, 11 de Janeiro de 2015 Cayey Porto Rico. Reverendo William Soto Santiago, Ph. D."

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Reverendo William Soto Santiago, Ph. D.

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

CENTRO DE DIVULGAÇÃO DO EVANGELHO DO REINO http://www.cder.com.br Email: cder@mgconecta.com.br

William Soto Santiago

Domingo, 11 de Janeiro de 2015

(2)

NOTA AO LEITOR

Nossa intenção é fazer uma transcrição fiel e exata desta Mensagem, tal como foi pregada. Portanto, qualquer erro neste livreto é estritamente erro de audição, transcrição e impressão; e não deve ser interpretado como erro da Mensagem.

O texto contido nesta Conferência pode ser verificado com as gravações do áudio ou vídeo no site http://www.carpa.com.

ATENÇÃO: Este livreto só deve ser usado para propósitos de estudos

(3)

Receba Literaturas Gratuitamente:

CENTRO DE DIVULGAÇÃO DO EVANGELHO DO REINO cder@mgconecta.com.br centroder@hotmail.com almirmg@hotmail.com

O FILHO DE ABRAÃO

William Soto Santiago

Domingo, 11 de Janeiro de 2015

Cayey – Porto Rico

Bom dia e boa tarde para os lugares que já é de tarde. Uma saudação muito especial a todos os jovens da Venezuela, da Colômbia, da Argentina e de qualquer outro país que estejam reunidos aí nesse encontro de jovens hoje: “Os jovens ativos na Obra de Cristo.” Uma saudação muito especial também ao missionário Miguel Bermúdez Marín e ao Rev; Francisco Muñoz lá na Venezuela e aos outros ministros também que estão reunidos lá nesta ocasião; também aos que estão em outros países iniciando o ano com metas e planos para cada dia trabalharem mais unidos com seus pais, ministros e congregações na obra evangelística e missionária.

Podem também entrar na página www.jovenesdefe.com

Durante o ano 2014 a Embaixada Mundial de Ativistas pela Paz deu um lugar importante às campanhas de doação de sangue com o apoio dos ativistas em diferentes países, levando esperança, felicidade e paz para milhares de famílias que se viram beneficiadas com esta doação. Para o ano 2015 estaremos desenvolvendo um programa educativo para incutir nas pessoas das diferentes idades uma consciência solidária, para que, além de verem a doação de sangue como uma responsabilidade social, que entendam que é um ato de amor e de generosidade através da qual, como seres humanos, nós podemos dar aos outros o maior presente: A VIDA.

(4)

Quero lhes apresentar um vídeo em seguida, que resume o trabalho realizado nas campanhas de doação de sangue durante as jornadas realizadas no ano de 2014. Adiante com o vídeo.

[Apresentação do vídeo-documentário]

Minhas felicitações a todos as pessoas que participaram destas maratonas de doação de sangue e dos demais trabalhos da Embaixada Mundial de Ativistas pela Paz.

Para esta ocasião leiamos em Gálatas, no capítulo 3, versículos 6-9 e também nos versículos 13-16, diz assim:

“Assim como Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado como

justiça.

7 Sabei, pois, que os que são da fé são filhos de Abraão.

8 Ora, tendo a Escritura previsto que Deus havia de justificar pela fé os gentios, anunciou primeiro o evangelho a Abraão, dizendo: Todas as nações serão benditas em ti.

9 De sorte que os que são da fé são benditos com o crente Abraão.”

E continuando no versículo 13:

“Cristo nos resgatou da maldição da lei fazendo-se maldição por nós, porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro;

14 Para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios por Jesus Cristo, e para que pela fé nós recebamos a promessa do Espírito.

15 Irmãos, como homem falo; se o testamento de um homem for confirmado, ninguém o anula nem o acrescenta.

16 Ora, as promessas foram feitas a Abraão e à sua descendência. Não diz: E às descendências como falando de muitas, mas como de uma só: E à tua descendência que é Cristo.”

(5)

ressuscitando para uma nova vida: à vida eterna com Cristo no Seu Reino eterno. Tão simples assim é o simbolismo do batismo na água no Nome do Senhor Jesus Cristo.

Pelo qual, todos os que vieram aos Pés de Cristo nesta ocasião podem ser batizados; que Cristo lhes batize com o Espírito Santo e Fogo, que produza o novo nascimento em vocês e continuaremos nos vendo eternamente no Reino de Cristo o nosso Salvador.

Que todos continuem desfrutando de uma tarde feliz; deixo com vocês aqui o Rev. José Benjamim Pérez, e em cada nação deixo o ministro correspondente para que indique às pessoas que receberam Cristo como Salvador nestes momentos, como fazer para se batizarem na água no Nome do Senhor Jesus Cristo.

Todos continuem desfrutando de uma tarde feliz, repleta das bênçãos de Cristo o nosso Salvador e nos veremos aqui no próximo domingo com a ajuda de Deus, para continuarmos com esta série de estudos bíblicos sobre os quatro nomes de “Filho”, do Messias.

Que Deus continue abençoando a todos. E continuem desfrutando de uma tarde feliz e repleta das bênçãos de Cristo o nosso Salvador.

“OS QUATRO TÍTULOS DE FILHO DE JESUS: O FILHO DE ABRAÃO.”

Em São Mateus, no capítulo 3, versículo 9, diz:

“E não presumais de vós mesmos, dizendo: Temos por pai a

Abraão; porque eu vos digo que, mesmo destas pedras, Deus pode suscitar filhos a Abraão.”

João o Batista disse assim nessa ocasião. Que Deus abençoe as nossas almas, nos fale por meio de Sua Palavra, assim, nos abençoando e nos abra o coração e o entendimento para compreendê-la.

“O FILHO DE ABRAÃO.”

O Senhor Jesus Cristo tem quatro títulos de “Filho”, isto corresponde ao Messias Príncipe e destes quatro títulos de “Filho” o título de “Filho de Abraão” será o primeiro do qual falaremos e os outros são: “Filho de Davi, “Filho do Homem” e “Filho de Deus.”

Por meio de cada um destes títulos na manifestação do Messias Príncipe em cada um destes títulos há uma herança. Como “Filho de Davi” Ele é o herdeiro do Trono e do Reino de Davi, do qual falaremos em outra ocasião sob o tema: “O Filho de Davi.” Como “Filho do Homem” há uma herança que lhe corresponde: é a herança que Adão e Eva perderam quando eles pecaram no Jardim do Éden, ou seja, a herança do planeta Terra. Como “Filho de Deus” a herança é os Céus e a Terra, toda a Criação. E como “Filho de Abraão” a herança é a terra de Canaã com tudo o que tem e com tudo o que terá no futuro.

Deus deu a Abraão a promessa sobre a Terra no capítulo 15 do Gênesis, desde o versículo 5, e podemos ler um pouquinho antes, porque esta passagem é muita, mas muito interessante. No capítulo 15 do Gênesis, nos versículos 1-21, diz:

“DEPOIS destas coisas veio a palavra do SENHOR a Abrão em visão, dizendo: Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, o teu grandíssimo galardão.

(6)

2 Então disse Abrão: Senhor DEUS, que me hás de dar, pois ando sem filhos, e o mordomo da minha casa é o damasceno Eliezer?

3 Disse mais Abrão: Eis que não me tens dado filhos, e eis que um nascido na minha casa será o meu herdeiro.

4 E eis que veio a palavra do SENHOR a ele dizendo: Este não será o teu herdeiro; mas aquele que de tuas entranhas sair, este será o teu herdeiro.

5 Então o levou fora, e disse: Olha agora para os céus, e conta as estrelas, se as podes contar. E disse-lhe: Assim será a tua descendência.

6 E creu ele no SENHOR, e imputou-lhe isto por justiça.

7 Disse-lhe mais: Eu sou o SENHOR, que te tirei de Ur dos caldeus, para dar-te a ti esta terra, para herdá-la.

8 E disse ele: Senhor DEUS, como saberei que hei de herdá-la?

(Vejam o que a Abraão correspondeu fazer lá por Ordem Divina).

9 E disse-lhe: Toma-me uma bezerra de três anos, e uma cabra de três anos, e um carneiro de três anos, uma rola e um pombinho.

10 E trouxe-lhe todos estes, e partiu-os pelo meio, e pôs cada parte deles em frente da outra; mas as aves não partiu.

11 E as aves desciam sobre os cadáveres; Abrão, porém, as enxotava.”

Assim se fazia um pacto: uma parte do animal de um lado e a outra parte do lado outro e se colocavam no meio as pessoas que estavam fazendo o pacto.

“E as aves desciam sobre os cadáveres; Abrão, porém, as enxotava.

12 E pondo-se o sol, um profundo sono caiu sobre Abrão; e eis que grande espanto e grande escuridão caiu sobre ele.

13 Então disse a Abrão: Sabes, de certo, que peregrina será a tua descendência em terra alheia, e será reduzida à escravidão, e será afligida por quatrocentos anos,

14 Mas também eu julgarei a nação, à qual ela tem de servir, e depois sairá com grande riqueza.

salvos e creio na Tua morte na Cruz do Calvário como o Sacrifício de Expiação pelos nossos pecados.

Reconheço que sou pecador e necessito um Salvador, um Redentor. Dou testemunho público da minha fé em Ti, da Tua fé em mim e Te recebo como meu único e suficiente Salvador.

Rogo-Te que perdoes os meus pecados, que me limpes de todo pecado com o Teu Sangue, que me batizes com o Espírito Santo e Fogo logo depois que eu seja batizado na água no Teu nome e produzas o novo nascimento em mim.

Quero nascer de novo, quero nascer no Teu Reino, quero viver eternamente Contigo no Teu Reino. Senhor, que faças da salvação que ganhaste para mim na Cruz do Calvário uma realidade na minha vida; eu Te rogo no Teu Nome Eterno e glorioso: Senhor Jesus Cristo. Amém.

E agora, os que receberam Cristo como Salvador nestes momentos nas diferentes nações, me perguntarão: “Quando podem me batizar?”

Porquanto vocês creram e receberam a Cristo de todo coração, podem ser batizados; que Cristo lhes batize com Espírito Santo e Fogo, e produza o novo nascimento em vocês.

O batismo na água não tira os pecados, o Sangue do Cristo é que nos limpa de todo pecado. Mas o batismo na água é um mandamento do Senhor Jesus Cristo e até Ele mesmo foi batizado por João o Batista para cumprir toda a justiça. E se Cristo precisou ser batizado, nós muito mais precisamos ser batizados!

O batismo na água é tipológico. No batismo na água nos identificamos com Cristo na Sua morte, sepultamento e ressurreição. Por isso, quando a pessoa recebe Cristo como Salvador, morre para o mundo; quando é submersa nas águas batismais, simbolicamente está sendo sepultada e quando é levantada das águas batismais está

(7)

Vocês que estão em outras nações também podem vir aos Pés de Cristo: Crianças, jovens, adultos e anciãos que ainda não receberam Cristo, podem recebê-Lo, para que assim Cristo os coloque no Seu Reino e, por conseguinte, na Sua herança; serão herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo Jesus nosso Senhor, como São Paulo nos disse em Romanos, no capítulo 8, do versículo 14 em diante. Porque de tudo o que Cristo o Messias é herdeiro, todos os da fé em Cristo também são co-herdeiros com Cristo, porque também são filhos de Abraão.

Vamos ficar em pé para orarmos pelas pessoas que estão chegando aos Pés de Cristo nesta ocasião nos diferentes países. E continuaremos com este estudo bíblico dos quatro nomes de Filho que o Messias Príncipe tem, para usá-los nas diferentes etapas correspondentes.

Estaremos desenvolvendo estes temas nos domingos, um em cada domingo até que completemos os quatro títulos de filhos, do Messias.

Vamos orar pelas pessoas que vieram aos Pés de Cristo nesta ocasião nos diferentes países. Com nossos rostos inclinados e nossos olhos fechados:

Pai celestial, eu venho a Ti no Nome do Senhor Jesus Cristo com todas estas pessoas que estão recebendo Cristo como Salvador nos diferentes países. Senhor, Pai celestial, eu Te rogo que as receba no Teu Reino e as abençoe grandemente, no Nome do Senhor Jesus Cristo.

E, agora, repitam comigo a oração que estaremos fazendo pelos que vieram aos Pés de Cristo nesta ocasião:

Senhor Jesus Cristo, escutei a pregação do Teu Evangelho e a Tua fé nasceu na minha alma, no meu coração. Creio em Ti com toda a minha alma. Creio na Tua Primeira Vinda, creio no Teu Nome como o único Nome debaixo do Céu, dado aos homens, em que podemos ser

15 E tu irás a teus pais em paz; em boa velhice serás sepultado. 16 E a quarta geração tornará para cá; porque a medida da injustiça dos amorreus não está ainda cheia.

17 E sucedeu que, posto o sol, houve escuridão, e eis um forno de fumaça, e uma tocha de fogo, que passou por aquelas metades.

18 Naquele mesmo dia o SENHOR fez um pacto com Abrão, dizendo: À tua descendência tenho dado esta terra, desde o rio do Egito até ao grande rio Eufrates;

19 E o queneu, e o quenezeu, e o cadmoneu, 20 E o heteu, e o perizeu, e os refains,

21 E o amorreu, e o cananeu, e o girgaseu, e o jebuseu.”

Esta é a promessa de Deus nesse Pacto sobre a herança que dará a Abraão e a sua descendência: daria toda a terra mencionada aqui à descendência de Abraão. Essa é a herança dada a Abraão e sua descendência, a qual corresponderá ao Filho de Abraão receber na reclamação que fará no tempo final, onde se estabelecerá o Reino do Messias. Portanto, o Messias como “Filho de Abraão” receberá a herança para compartilhá-la com Israel, tanto com o Israel terreno como também com o Israel espiritual.

O Israel espiritual está composto por todos os crentes em Cristo que são os da fé de Abraão. Têm o mesmo Deus de Abraão, são crentes no Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, portanto, estarão ali também desfrutando dessa herança que foi oferecida a Abraão e a sua descendência. Essa herança será reclamada no Último Dia e aí se estabelecerá o Reino do Messias.

O Messias como “Filho de Abraão” herdará esse território para Ele, o povo hebreu e a Igreja do Senhor Jesus Cristo, porque os crentes em Cristo são filhos e filhas de Abraão por serem da fé de Abraão, por serem da fé em Cristo o nosso Salvador. A herança é a terra de Canaã.

Cada título de Filho tem uma herança, e será reclamada a herança desses títulos no tempo correspondente.

(8)

Nos dias de Abraão, nos dias de Moisés e de Josué, Deus lhes disse que a terra e que todo terreno que pisasse a planta dos seus pés, seria deles, por isso, vocês encontram que tanto Abraão como a descendência de Abraão caminharam muito por todo aquele território.

Até mesmo no meio dos crentes em Cristo, entre alguns também há o costume de que, quando querem comprar um terreno ou uma casa, como sempre se vai ver o que se deseja comprar, então, eles também pisam nesse terreno crendo que tudo o que pise a planta dos seus pés será deles e pela fé obtêm muitas coisas que pareciam impossíveis.

Olhem outra promessa que há em Romanos, capítulo 4, versículo 13, diz:

“Porque a promessa de que havia de ser herdeiro do mundo não foi feita pela lei a Abraão, ou à sua posteridade, mas pela justiça da fé.”

Aqui nos disse que seria herdeiro do quê? Do mundo. E não explicaremos isso, porque isso corresponde ao tema: “Filho do Homem”. Aproveitaremos todos estes domingos seguintes (estando em Porto Rico ou não) para continuarmos com este estudo dos quatro títulos de “Filho” que correspondem ao Messias como “Filho de Abraão”. E recordem que os que são da fé em Cristo têm a fé de Abraão e, por conseguinte, como São Paulo disse são também filhos de Abraão. São aqueles de quem João o Batista dizia que Deus poderia levantar filhos a Abraão até mesmo destas pedras: de todas aquelas pessoas que estavam sendo batizadas, que eram pecadores e pecadoras, mas que creram na Mensagem de Deus e receberam o precursor da Primeira Vinda do Messias.

Vimos através da história da Igreja, do Cristianismo como essa Palavra profética de João o Batista esteve se cumprindo: Deus levantando filhos a Abraão até mesmo de pessoas e de nações gentias,

as quais estiveram entrando no Reino de Deus, através da trajetória do Cristianismo, da Igreja do Senhor Jesus Cristo.

Não deve haver ciúmes entre os judeus e cristãos, porque cada um terá a parte que lhe corresponda na Herança Divina. Ambos estarão se complementando no Reino do Messias na terra de Israel.

“O FILHO DE ABRAÃO.” Esse é o Messias Príncipe como “Filho de Abraão”, descendente de Abraão que está prometido que tomará a herança para governar sobre Israel e sobre todas as pessoas que estarão vivendo no Reino do Messias. Isto é o Messias como “Filho de

Abraão”.

É importante que toda pessoa saiba que os crentes em Cristo também são filhos de Abraão pela fé, são da fé de Abraão e, por conseguinte, são filhos de Abraão. E não somente isso, mas a Escritura também diz que esses são filhos de Deus, o que significa: são descendentes de Deus por meio de sua fé em Cristo.

Em Gálatas 3:9, diz:

“De sorte que os que são da fé são benditos com o crente Abraão.”

Nesse mesmo capítulo 3, versículo 7, diz:

“Sabei, pois, que os que são da fé são filhos de Abraão.”

Se houver alguma pessoa que ainda não recebeu Cristo como Salvador, pode fazer isso nestes momentos e estaremos orando por você para que Cristo lhe receba no Seu Reino, lhe perdoe, lhe batize com o Espírito Santo e Fogo, produza o novo nascimento em você logo depois de você ser batizado na água no Nome do Senhor Jesus Cristo; para o qual você pode passar até aqui na frente e estaremos orando por você.

Referências

Documentos relacionados

Esse é o Aposento Alto do Templo espiritual de Cristo, essa é a parte mais alta, esse é o Aposento onde estarão os escolhidos de Deus que serão chamados com a Mensagem

Essa é a maior promessa para este tempo final, que trará grandes bênçãos para a Igreja-noiva do Senhor Jesus Cristo, trará a revelação divina da Vinda do Messias e de todo

palmente dependentes da textura e da matéria orgânica do solo (MARCOLIN, 2006), fatores que nesse estudo não diferiram entre os distintos usos e

Ou seja, que aquilo foi uma amostra do que Deus fará neste tempo final e isso será no cumprimento da Terceira Etapa, que será em uma Grande Tenda Catedral, portanto,

Por isso, quando Cristo falava de Si mesmo dizia que era o “Filho do Homem” e esse é o maior sinal que estava sendo mostrado lá na terra de Israel: um sinal do Céu materializado

E neste tempo final, na cristalização, na materialização ou no cumprimento da Festa das Trombetas do capítulo 23 de Levítico, nos versículos 24 e 25, surgirá

Isto foi o que sucedeu no Céu, quando esse Anjo Forte que é Cristo tomou o Livro da mão direita do Pai que está ali assentado, o abriu no Céu, logo o trouxe

João viu Jesus como Cordeiro de Deus, o Ancião O viu como Leão da tribo de Judá, porque vem como Rei, terminou a Sua Obra de Intercessão de Cordeiro e de Sumo Sacerdote e, agora,