• Nenhum resultado encontrado

mundo da leitura Momento é de alerta

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "mundo da leitura Momento é de alerta"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Uma viagem ao

mundo da leitura

Biblioteca Pública Castro

Alves possui cerca de 11 mil

associados, que utilizam os

mais de 31 mil exemplares

disponíveis na estrutura. O

livro ‘A Cabana’, do autor

William P. Young, foi o

segundo mais lido em 2020

Página 8

Da estante para as mãos

Covid-19

Momento

é de

alerta

Vacinação é tema de

cobrança na Câmara

Desde sexta-feira, 26 de fevereiro, número de leitos disponíveis na UTI Adulto passa dos 100% no município. Manutenção dos cuidados é primordial para evitar o contágio. Páginas 4 e 5

Vereadores questionaram secretária da Saúde, Tatiane Fiorio, sobre como é o processo de definição dos grupos prioritários para receber a imunização contra o coronavírus. Página 6 www.jornalsemanario.com.br R$3,50

BENTO GONÇALVES|Quarta-feira | 3 DE MARÇO DE 2021

ANO 54 N°3720

Política

(2)

Quarta-feira, 3 de março de 2021

2

Circulação

Quartas-feiras e sábados. Somos fi liados à ADJORI / RS Este jornal não se responsabiliza por conceitos emitidos em artigos assinados.

REPRESENTANTE EM PORTO ALEGRE Grupo de Diários

Rua Garibaldi, 659, Conjunto 102 Centro - POA - Fone: (51) 3272.9595 e-mail: sandra@grupodediarios.com.br SEDE

Wolsir A. Antonini, 451

Bairro Fenavinho - Caixa Postal 126 95 703.362 - Bento Gonçalves - RS DIRETOR PRESIDENTE

HENRIQUE ALFREDO CAPRARA DIRETORES

ANA INÊS FACCHIN

HENRIQUE ANTÔNIO FRANCIO JORNALISTA RESPONSÁVEL HENRIQUE ALFREDO CAPRARA Registro Prof. DRT 3321 Contatos: Central/Fax: (54) 3455.4500 Rádio - Coordenação: (54) 3455.4530 Classifi cados - (54) 3455.4599 Atendimento ao assinante: (54) 3455.4500 WhatsApp: (54) 99971.6364 classifi cados@jornalsemanario.com.br jornalsemanario@jornalsemanario.com.br editoria@jornalsemanario.com.br radio@radiorainha.fm.br www.jornalsemanario.com.br www.radiorainha.fm.br @jsemanario jornalsemanario jornalsemanario Fonte: horoscopovirtual.uol.com.br

Horóscopo

O que mais pode ser possível, querido ariano? Você já se perguntou o que mais pode conquistar e fazer? Isso só é possível se você perder o medo que te limita. Quais são seus medos? Encare de frente essas questões, pois elas estão te limitando.

Suas relações estão satisfatórias, querido tauri-no? Se sim, é um dia de muita cumplicidade e amor, além de profundidade e entrega. Se não, é hora de transformar essa área da vida. Até rompimentos podem acontecer!

Sua saúde precisa da sua atenção. Desde a ali-mentação até os seus hábitos devem ser analisados por você, querido geminiano. Qual atitude estou alimentando e está me fazendo mal? Pergunte-se isso e mude sua rotina.

Por que você perdeu a espontaneidade e o olhar positivo para a vida? Sabemos que não está nada fácil, mas sua missão é colaborar com a vida e o renascimento, com tudo o que é fresco, não com luto e tragédias.

Já parou para pensar na sua existência e nos seus talentos ocultos que você ainda não está usando? Sempre existe algo mais para dar, porque a alma nunca é pequena, Fernando Pessoa escre-veu isso.

Silenciar hoje é necessário. Não se fechar, mas refl etir e trazer boas palavras. Já reparou em como anda esbravejando e falando coisas negativas? Que tal trocar o disco, queridos vir-ginianos?

Autoestima, autocuidado, preservação e li-mites. Quatro palavrinhas mágicas para você refl etir e colocar em prática de hoje em diante, queridos librianos!

A Lua Cheia passa pelo seu signo hoje e faz opo-sição com Urano. Portanto é importante dissolver os nós que impedem as relações de fl uir, além de temperar com seu dom sedutor e libertar, porque ciúme e controle não vão te levar a lugar nenhum.

Que tal se lançar ao desconhecido? Controle é uma ilusão e só vai deixar vocês doentes, que-ridos sagitarianos. Inspirem-se e se renovem!

Use bem o seu poder pessoal. Tome cuidado para não impor sua visão sobre as coisas. Você está com bastante energia criativa, mas precisa ouvir os outros também. É um bom dia para se inspirar e criar.

Talvez a sua carreira precise da sua energia para uma regeneração, uma retomada ou uma transformação. Seja qual for o seu caso, é hora de mergulhar e trazer novidades para o mundo sobre quem é você.

Abandonar as verdades absolutas é necessário. Se não conseguir transformar suas crenças, você poderá perder a chance de sonhar grande e de ser merecedor de uma grande sorte abundante que está chegando para você, querido pisciano.

Áries

• (21/3 a 20/4)

Touro

• (21/4 a 20/5)

Gêmeos

• (21/5 a 20/6)

Câncer

• (21/6 a 20/7)

Leão

• (21/7 a 22/8)

Escorpião

• (23/10 a 21/11)

Virgem

• (23/8 a 22/9)

Libra

• (23/9 a 22/10)

Sagitário

• (22/11 a 21/12)

Capricórnio

• (22/12 a 20/1)

Aquário

• (21/1 a 19/2)

Peixes

• (20/02 a 20/03) NOVELAS

Haja Coração (19h)

HOJE

Tancinha não acredita na história que Guido lhe conta. Teodora fica furiosa com Safira. Os policiais chegam ao local onde Fedora e Leozinho estão. Tancinha pede para Guido não procurar Francesca ou seus irmãos. Leozinho e Fedora fogem da polícia. Adônis e Leonora não conseguem contar a verdade um para o outro. Tamara pede perdão à família de Apolo. Tancinha afirma a Beto que não contará para a família que seu pai está vivo. Shirlei e Felipe se encontram no apartamento de Henrique. Bruna pensa em usar Enéas em seu plano contra Camila e Giovanni. Rebeca decide ir embora.

QUINTA

Fedora fica transtornada ao ver Leozinho sendo preso. Aparício diz a Guido que Fedora precisa de seus cuidados. Ariovaldo avisa a Teodora que Fedora foi encontrada. Tancinha pede desculpas a Aparício por tê-lo acusado de assassinato e diz que não pode perdoar Guido. Giovanni e Camila armam para que Shirlei e Felipe se encontrem. Felipe pede Shirlei em casamento. Tamara pergunta a Apolo se ele desistirá do casamento se não conseguir a guarda das crianças. Fedora e Teodora se reencontram. Nair revela a Apolo a sua preocupação com a instabilidade emocional de Tamara.

SEXTA

Tamara se sente culpada quando o Juiz declara que ela e Apolo não poderão ter a guarda das crianças. Shirlei conta a Francesca que Felipe a pediu em casamento, e Carmela ouve. Carmela conta a Jéssica que Felipe e Shirlei estão juntos. Tancinha e Beto conseguem a guarda provisória de Carol e seus irmãos. Leozinho diz a Agilson que não irá entregá-lo à polícia. Penélope diz a Aparício que Rebeca está decidida a retomar o plano de conseguir um marido rico. Larissa comenta com Apolo que Nair planeja dar o automóvel que ganhou para Adônis, como presente pela formatura.

SÁBADO

Giovanni fica ansioso para saber o que aconteceu com Guido e avisa a Tancinha que deseja ver o pai. Leozinho confessa a Fedora que pensava em tirar sua vida, mas aca-bou se apaixonando por ela. Aparício enfrenta Teodora e avisa que lutará pelo Grand Bazzar. Nair tenta fazer com que Apolo desista de investigar o que aconteceu na noite da véspera de seu casamento com Tancinha. Beto emociona Penélope e Henrique ao convidá-los para serem padrinhos do seu casamento. Felipe avisa a Shirlei que ela deverá ser indiciada por roubo e agressão. Dulce procura Tancinha para falar de Bia.

SEGUNDA

Apolo decide continuar o namoro com Tamara. Dulce avisa a Tancinha que lutará para ficar com a guarda de Bia. Giovanni não consegue se entender com Guido. Giovanni se desculpa com Aparício. Felipe suspeita que Carmela seja cúmplice de Jéssica. Tancinha conta para Isabel sobre a visita de Dulce. Apolo comenta com Tancinha ter encontrado a mulher que supostamente esteve com ele na noite anterior a seu casamento. Felipe e Shirlei confirmam o envolvimento de Carmela e Jéssica. Giovanni conta para Camila sobre Guido. Rebeca procura Aparício. Shirlei confronta Carmela.

TERÇA

Carmela tenta se afastar de Shirlei. Vitória se preocupa com a possibilidade de ser des-coberta. Carmela se descontrola e revela por que sente raiva de Shirlei. Francesca conta para os filhos tudo sobre o trauma de Carmela. Apolo comunica a Nair que não irá ao casamento de Tancinha com Beto. Carol questiona Isabel sobre a guarda definitiva de sua família. Bruna decide levar Giovanni para seu chalé após o casamento de Tancinha. Shirlei pede para falar com Carmela antes de denunciá-la. Apolo pressiona Flávia para descobrir a verdade sobre a noite que passaram juntos.

HOJE

Ritinha concede uma entrevista para a TV para conseguir reaver Ruyzinho. Jeiza aceita testemunhar em favor de Zeca. Bibi descobre que Rubinho deu seu carro para Carine. Sabiá aconselha Rubinho a não confrontar Bibi. Bibi cobra o dinheiro que deixou com Silvana, que se desespera. Bibi agride Carine, e um policial a alerta.

QUINTA

Ritinha aparece de surpresa em tribunal. Abel responsabiliza Ritinha pelos problemas na vida de Zeca. Mira se assusta com Irene. Zeca mente em depoimento para ajudar Ritinha. Rubinho provoca e acaba sendo humilhado por Bibi, que revela traição com Caio. Ivan afirma que sentimento de Ritinha por Ruy é sincero. Bibi afirma para Aurora que seu casamento com Rubinho acabou. Cibele entrega exame de DNA para Ruy e diz

que ele não é o pai do filho de Ritinha.

SEXTA

Ruy insiste que é pai de Ruyzinho e pede que Cibele não mostre o exame para ninguém. Após discussão com Irene, Mira teme por sua segurança. Bibi é despejada de casa por Rubinho, que se vangloria pelo ato. Bibi fica chocada ao descobrir que o dinheiro que deixou com Silvana foi gasto pela arquiteta em jogo.

SÁBADO

Irene espezinha Eugênio. Mira entrega para Dantas tudo o que sabe sobre Irene. Eugê-nio conforta Ivan e diz que a família estará ao lado dele na retirada dos seios. Dantas, Silvana, Garcia e Elvira estão atrás de Irene na garagem do seu apartamento. Irene

morre ao cair no fosso do elevador.

SEGUNDA

Bibi pede roupas a Heleninha para seu brechó e se assusta com as contas para pagar. Rubinho avisa a Carine que vai sair durante um indulto e afirma que dará o barraco de Bibi para ela. Mira é presa. O agiota ameaça Silvana. Bibi é absolvida do processo de associação ao tráfico. Bibi encontra Rubinho no morro e o manda sair de seu caminho.

TERÇA

Sabiá oferece outro morro para Bibi gerenciar, mas ela não aceita. Zeca descobre que é pai de Ruyzinho. Ivan vê Claudio na praia e fica nervoso, mas não é visto. A família de Ruy fica atônita com a notícia de que Ruy não é pai de Ruyzinho.

(3)

Infelizmente muitos preferem fi car nesse jogo de fecha tudo e insistir na falácia de que o retorno das aulas será um genocídio. La-mentável!

Nunca fomos feitos de tão palhaços, em meio a uma pandemia, eleições, comemora-ções sem máscaras, sem distanciamento, e agora tudo isso. Era de se esperar...Faltava palhaços para o grande circo que montaram

Pais precisam trabalhar! Crianças não têm onde fi car... Resultado: pais gastando o que não têm para pagar alguém que cuide de seus fi lhos! Ou seja, todos fora de casa do mesmo jeito! Escolas de volta, por favor! Beto Cardoso

Suelen Benites Savian Cassi Dani Lari

Liminar suspende volta

às aulas presenciais

na rede municipal de

ensino de Bento

Fala,

Leitor!

Quarta-feira, 3 de março de 2021

da redação

3

Use a hashtag #jornalsemanario no Instagram e compartilhe suas fotos conosco

Nossa leitora, Isete Copat, fez este belo registro de um dos pontos turísticos de Bento Gonçalves. Este é o Monumento ao Imigrante Italiano, na Praç a Achyles Mincarone (mais conhecida como Praç a Sã o Bento)

Do Leitor

Festa de Santo Antônio

Bento In Concert

Novo aumento

Estava agendado para hoje, 3 de março, o lançamento oficial da 143ª Festa de Santo Antô-nio, tradicionalmente realizada na data do santo, 13 de junho. Entretanto, em decorrência da bandeira preta, das novas re-gras, a realidade dos números da pandemia da Covid-19 e a ocupação dos leitos e UTIs em toda a Serra Gaúcha, fez com que a equipe adiasse o encontro com a imprensa. A previsão é de que uma nova data seja

di-vulgada em breve.

A nota finaliza com uma mensagem: “Rogamos a Deus, por intercessão de San-to Antônio, nosso Padroeiro, que possamos nos ver livres o quanto antes desta pandemia e pedimos ao Espírito Santo, dom de Deus, o discernimen-to para podermos criar uma consciência cada vez mais so-lidária com nossos irmãos e irmãs, sobretudo os mais ne-cessitados”.

A canção composta por Tom Jobim e imortalizada em sua voz e de Elis Regina, Águas de Março’, ganha uma versão com arranjos do maestro da Orquestra de Câmara de Bento Gonçalves, Gilberto Salvagni, e executada instrumentalmente pelos seus integrantes e foi lan-çada no dia 2 de março.

O secretário de Cultura e presidente da Fundação Casa das Artes, Evandro Soares, ressalta que o vídeo é a repre-sentação de um momento úni-co. “Temos nomes que estão na vanguarda musical de Ben-to Gonçalves e que, mesmo

neste momento tão delicado, seguem com suas carreiras”, considera.

Artistas convidados, na or-dem em que aparecerão no ví-deo, são: Ines Rizzardo, André Seben, Viviane Mello, Rodrigo Soltton, Cristiane Eckhardt, Vinícius Antoniazzi Brandelli, Lu Ferreira, Evandro Ricardo de Souza, Cris Tomasini, Mau-rício Tusset, Cláudia Marchioro dos Santos, Jeve Carelli, Marco Antônio, Bruna Borges, Kelvin Alves e Grupo Metamorfose: Cibele Tedesco, Denise Genari, Iomara Troian, Renata Todes-chini e Samantha Pecce.

A Petrobras anunciou na segunda-feira, 1º de março, mais uma alta nos preços dos combustíveis e do gás de cozinha vendido nas refinarias. Desde ontem, dia 2, a gasolina está 4,8% mais cara, o equivalente a R$ 0,12 por litro. Já o preço do diesel subiu 5%, ou seja R$ 0,13 por litro. A partir de hoje, 4, o gás liquefeito de petróleo sofre alta de 5,2%.

De acordo com a Petrobras, os aumentos ocorrem por diver-sos fatores, entre eles, a valorização do dólar, desvalorização do real, mediante a moeda norte-americana, além da taxa de câmbio. Segundo a estatal, o valor praticado nas bombas para consumi-dor final difere dos preços praticados nas refinarias. “Até chegar ao consumidor são acrescidos tributos federais e estaduais, cus-tos para aquisição e mistura obrigatória de biocombustíveis pelas distribuidoras, no caso da gasolina e do diesel, além dos custos e margens das companhias distribuidoras e dos revendedores de combustíveis”, destaca a nota divulgada pela empresa.

Festival do Suco de Uva

em formato virtual

O Festival do Suco de Uva, organizado pela Se-cretaria de Turismo, está chegando na segunda edição em um formato diferente. Em decorrência de um dos períodos mais delicados

acer-ca da pandemia da Covid-19, e pensando na segurança e bem-estar de todos, a atividade deste ano ocorre no formato virtual.

Desde a última semana, a prefeitura está publicando imagens ilustrativas com dicas re-ferentes aos benefícios do suco de uva, gerando engajamento entre usuários na publicação do Facebook. De acordo com o secretário de Tu-rismo, Rodrigo Parisotto, a participação das pessoas irá culminar em um sorteio de duas cai-xas de suco no domingo, 7 de março. O sorteio ocorre entre os indivíduos que participaram in-teragindo no Instagram e Facebook.

Novo

telefone para

agendamento

do PCR

A Secretaria da Saúde informa que, visando dar mais agilidade ao atendimento de pacientes com suspeita de coronavírus, desde a segunda--feira, 1º de março, o agendamento de PCR (Pro-jeto Testar RS), está sendo realizado no setor do teleagendamento pelo telefone (54) 3771-4251.

Após consulta e requisição médica, o paciente ou familiar poderá agendar o PCR pelo conta-to disponibilizado, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30min. O serviço de coleta do exame permanecerá com os atendimentos para os gru-pos prioritários como gestantes, puérperas, defi-cientes e idosos, os quais não precisarão realizar agendamento.

As salas de coleta do PCR funcionam todos os dias da semana, das 7h30min às 17h30min, in-clusive aos finais de semana, no Complexo Hos-pitalar de Saúde (no prédio do antigo Gallassi).

Inscrições

para o Conselho

Tutelar

Foram abertas, na segunda-feira, 1º de março, as inscrições para a eleição de suplentes para o Con-selho Tutelar de Bento Gonçalves. Serão cinco vagas para o quadriênio 2020/2024. O prazo para participar do certame vai até 31 de março. A prova escrita está prevista para o dia 16 de maio. Conforme o edital, a inscrição deverá ser efetuada pessoalmente na sede do Conselho, junto ao Complexo Administrativo, de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 11h e das 13h30min às 17h.

O Festival do Suco de Uva, organizado pela Se-cretaria de Turismo, está chegando na segunda edição em um formato diferente. Em decorrência de um dos períodos mais delicados

(4)

acer-Até o momento, a cidade recebeu cinco remessas de imunizantes do Ministério da Saúde Franciele Zanon geral4@jornalsemanario.com.br Quarta-feira, 3 de março de 2021

geral

4

Até o momento, quase

sete mil vacinas foram

aplicadas no município,

segundo a Secretaria

Estadual de Saúde

O

fim de semana foi de vacinação para pessoas acima de 81 anos em Bento Gonçalves. Em forma de drive-thru, cerca de 600 idosos receberam a primeira dose contra a Covid-19, na Funda-parque. Esse número ainda foi contabilizado no sistema da Sec-retaria Estadual de Saúde (SES).

A secretária Municipal de Saúde, Tatiane Misturini Fio-rio, ressaltou o bom resultado da campanha. “Mais um dia de vacinação em Bento Gonçalves. É muito importante nossos idosos receberem essa dose de imunização. Conforme forem chegando novas, vamos am-pliando nas idades dos grupos prioritários”, destaca.

Até o momento, a cidade recebeu cinco remessas da imu-nização contra a doença infec-tocontagiosa. De acordo com a SES, 9.830 vacinas foram dis-ponibilizadas. Dessas, 6.944 foram aplicadas, entre primeira e segunda doses.

No próximo domingo, 7 de março, será realizada a aplicação da segunda dose para os acima de 85 anos, vacinados nos dias

Vacinação

Covid-19

Bento Gonçalves: 9.887 confirmados, 8.858 cura-dos e 175 óbitos Carlos Barbosa: 2.335 confirmados, 2.206 cura-dos e 21 óbitos Caxias do Sul: 29.925 confirmados, 26.214 curados e 454 óbitos Cotiporã: 348 confirma-dos, 329 curados e 3 óbitos Farroupilha: 4.536 con-firmados, 4.060 curados e 55 óbitos Garibaldi: 3.129 confir-mados, 2.945 curados e 24 óbitos

Monte Belo do Sul: 150 confirmados, 140 cura-dos e 3 óbitos

Pinto Bandeira: 126 confirmados, 114 cura-dos e 3 óbitos

Santa Tereza: 161 confir-mados, 158 curados e 3 óbitos

Veranópolis: 2.188 con-firmados, 2.001 curados e 16 óbitos

*Atualização feita até o fecha-mento desta edição

12 e 13 de fevereiro. A vacinação ocorre das 8h às 12h. É necessário apresentar o cartão entregue no dia da imunização e documento. Capacidade hospitalar

A taxa de ocupação de leitos no Hospital Tacchini está em alerta máximo. Desde a última sexta-feira, 26 de fevereiro, passa de 100%. O gráfico vem crescendo há, pelo menos, uma semana. No fim de semana, 27 e 28, o índice chegou a 106,7% e 104,4%, respectivamente. Nos dias seguintes, o percen-tual caiu 4,4.

Etapa imuniza 600 idosos

EMANUELE NICOLA, DIVULGAÇÃO

Bento Gonçalves recebeu a primeira remessa no dia 20 de janeiro, com 1.900 imunizantes.

Doses recebidas: 9.830 Aplicadas: 7.686 (78%) 1ª dose: 6.322

2ª dose: 1.364

Profissionais de saúde (1ª dose): 4.108 Idosos (1ª dose): 252

Indígenas (1ª dose): 40

Profissionais de saúde (2ª dose): 1.072 Idosos (2ª dose): 252 Indígenas (2ª dose): 40 77,8%82,2% 80% 84,4% 84,4% 84,4% 93,3% 88,9% 93,3% 93,3% 100% 100% 102,2% 106,7% 104,4%

Vacinas em Bento

Na última atualização feita ontem, 2 de março, dos 45 espaços disponíveis, 46 estão ocupados. Dos 23 leitos SUS, 17 (73,9%) tem pacientes in-ternados, e da rede privada, 29 (131,8%) estão lotados, acima do previsto. São 33 positivados para o coronavírus, 12 pessoas não Covid e um suspeito para a doença ou outras Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG).

Estado libera R$ 39 milhões para saúde

A Secretaria da Saúde (SES)

anunciou, na segunda-feira, 1° de março, o investimento de R$ 39 milhões no enfrenta-mento à pandemia no estado.

Serão destinados R$ 32 milhões a hospitais que atuam em Gestão Plena de Saúde e também para a Gestão Estadual, que servirão ao custeio de serviços de saúde, assistência farmacêutica, insumos, leitos e outros. O parâmetro da distribuição é o número de leitos Covid em operação. Os R$ 7 milhões restantes vão ser investidos na estruturação de dez ambulatórios pós-Covid.

(5)

geral

5

Quarta-feira, 3 de março de 2021

• Comércio não essencial: permite tele--entrega e teleatendimento, com presença de um trabalhador, com máscara, para cada 8m² de área de circulação. O aten-dimento na porta fica proibido. O comér-cio essencial pode funcomér-cionar com atendi-mento ao público até as 20h, quando deve fechar para atender a suspensão geral e temporária de atividades.

• Construção civil: obras de construção de edifícios, infraestrutura e serviços de constru-ção podem operar com 75% dos trabalhado-res. O mesmo vale para reformas particulares em apartamentos ou casas. Serviços de ma-nutenção e reparo também estão permitidos (por exemplo, conserto de elevadores). Lojas de materiais de construção são consideradas serviço essencial e podem funcionar até as

20h, com atendimento presencial ou tele-en-trega, pague e leve e drive-thru.

• Competições esportivas: as partidas de futebol profissional só poderão ser re-alizadas após as 20h. Outras competições esportivas terão de passar por avaliação e autorização prévia do Gabinete de Crise para serem realizadas.

• Serviços domésticos: permitido o tra-balho de faxineiros, cozinheiros, motoris-tas, babás, jardineiros e similares. Os pres-tadores desses tipos de serviço doméstico poderão atuar, desde que respeitado o li-mite de até 50% de trabalhadores.

• Missas e cultos: templos religiosos vão poder funcionar com limite de até 10% do teto de ocupação ou máximo de 30 pes-soas.

O que muda?

Pela primeira vez, todo o Rio Grande do Sul foi clas-sificado em bandeira preta e, desde sábado, 27 de fevereiro, todas as regiões Covid terão de obedecer aos protocolos

Governo anuncia

ajustes nos protocolos

determinados pelo Estado.

A partir de demandas de setores e entidades, o governo anunciou alguns ajustes nos protocolos de bandeira preta foram efetuados. O novo

de-creto foi publicado na noite de sexta-feira, 26, no Diário Oficial do Estado, com vigên-cia das bandeiras e das medi-das até este domingo, 7 de março.

Tacchini registra

recorde de atendimento

O Hospital Tacchini regis-trou recorde de casos em sua es-trutura fast track, responsável pelo atendimento de pacientes com sintomas respiratórios, na quinta-feira, 25 de fever-eiro. Apesar dos dias seguintes apontarem pequenas quedas neste número, sugerindo uma estabilização do quadro, eles permanecem superiores à mé-dia de atendimento registrada em outros momentos de pico.

Reflexo da alta de casos, o Tacchini registra também o maior número de pacientes internados, desde o início da pandemia. Nos últimos dias, a ocupação da Unidade de Tera-pia Intensiva (UTI) Adulto da instituição tem chegado ao máximo e até ultrapassado os 100% em alguns momentos. Abastecimento em dia

Desde o início da pande-mia, o hospital manteve um gerenciamento rigoroso dos es-toques, antecipando possíveis

necessidades. Atualizações de cenário são repassadas periodi-camente pelas equipes respon-sáveis e em nenhum momento foi apontada qualquer dificul-dade de abastecimento, tanto de materiais quanto de medi-camentos.

Aumento de leitos

De acordo com a casa de saúde, não há previsão para aumento de leitos de UTI, pois não há profissionais de saúde habilitados no mercado para suprir a necessidade de atendimento que esses leitos a mais demandam. Quanto às unidades de internação, fora da UTI, o Tacchini aponta que há uma capacidade de expan-são. Teve uma ampliação de 42 para 58.

A orientação sobre o que fazer permanece a mesma há um ano: usar máscara, distan-ciamento social, álcool gel. Caso sinta falta de ar ou febre con-tínua, procure atendimento.

4,99

sardinha Coqueiro 125g

10,99

açúcar cristal Mixçúcar 5kg filé de tilápia Bem Brasil 400g

17,95

pescada espalmada Dipefal 500g

12,99

tomate embalado kg

1,99

Ofertas válidas dia 03/03/2021 ou enquanto durarem os estoques. Estoque de 1.000 un/kg por produto. Limite de 6un ou 6kg por cliente. Fotos meramente ilustrativas. Proibida a venda de bebida alcoólica para menores de 18 anos.

5,98

óleo de soja Soya 900ml

super

quarta

abóbora Cabotiá kg

1,29

maçã embalada kg

1,29

maçã importada kg

3,99

banana Caturra kg

2,99

ovos vermelho bandeja com 20 unidades

9,49

Caitá

Bento Gonçalves - RS Av. Osvaldo Aranha, 667, Bairro Juventude da Enologia Fone 54 2124-1800 batata embalada kg

super

oferta

super

oferta

super

oferta

super

oferta

super

oferta

super

oferta

1,79

(6)

Quarta-feira, 3 de março de 2021

geral

6

Política

Vereadores criticam

governador e sabatinam

a secretária da Saúde

Em sessão que teve

como convidada a

secretária municipal da

Saúde, Tatiane Misturini

Fiorio, parlamentares

de Bento não pouparam

críticas o governador,

Eduardo Leite, pelas

restrições que atingem o

setor produtivo

Silvestre Santos

silvestre@jornalsemanario.com.br

N

a mais longa sessão ordinária dos últimos tempos no Legislativo de Bento Gonçalves, com quase três horas e meia de duração, o assunto predominante ficou em torno do coronavírus, da doen-ça que ele causa e do processo de imunização por meio da aplicação de vacinas na popula-ção. A maioria dos vereadores também não economizou nas críticas ao governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), que endureceu as re-gras visando o distanciamento entre pessoas como forma de evitar o contágio e fazer cair os índices de incidência da Co-vid-19 no estado.

A secretária Municipal da Saúde, Tatiane Misturini Fio-rio, esteve na sessão a convite do vereador Rafael Fantin, o Dentinho (PSD), e por cerca de uma hora e meia foi sabatinada pelos parlamentares, principal-mente sobre como é o proces-so de definição de quem deve receber, prioritariamente, a va-cina contra o coronavírus. Este foi o principal assunto da sessão de segunda-feira, 1º de março. Tatiane enfatizou que a prio-rização segue o regramento do Plano Nacional de Imunização (PNI) estabelecido pelo Minis-tério da Saúde e que deve ser observado por todos os estados e municípios.

Ela explicou que o decreto federal garante aos profissionais

FOTOS SILVESTRE SANTOS

Presidente do CIC, Rogério Capoani, esteve na sessão de segunda-feira

Tatiane Fiorio, secretária da Saúde na Prefeitura de Bento, esteve na Câmara e foi questionada pelos parlamentares sobre as regras que defi nem a ordem de vacinação contra o coronavírus

da área de saúde, especialmente aos que trabalham na chamada “linha de frente” de combate ao coronavírus e no tratamento dos pacientes positivados para a Covid-19, o direito de serem vacinados primeiro. Nesta “li-nha de frente” estavam inicial-mente, 10 categorias profissio-nais, a começar pelos médicos e equipes de enfermagem. “A de-finição de quem faz parte deste grupo se deu por ordenamento do governo do estado”, disse a secretária da saúde.

Lembrando que Bento havia recebido até segunda-feira cin-co remessas de vacinas cin-contra o vírus causador da Covid-19, Tatiane assegurou que o pro-cesso de imunização, que agora já beneficia os idosos, “tem sido muito positivo. Não há casos de longas filas de espera e estamos observando rigorosamente o que determinam os decretos e resoluções a respeito”, afirmou. Conforme ela, em Bento já está sendo aplicada a segunda dose da vacina nas primeiras pesso-as que recebaram a imunização inicial contra o coronavírus, e todos os procedimentos relati-vos à vacinação são registrados por meio da internet no Minis-tério da Saúde.

O governador, Eduardo Lei-te, foi duramente criticado na sessão de segunda-feira na Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves pela adoção da bandeira preta (de risco de contágio altís-simo para o coronavírus) desde o sábado passado, 27 de fevereiro. O vereador, José Antônio Gava (PDT), chegou a sugerir que cada integrante do legislativo local acionasse seus repre-sentantes na Assembleia Legislativa gaúcha para que fosse instaurado o processo de impeachment de Eduardo Leite. “Nós, aqui (na esfera municipal) não temos esse poder. Mas os deputados estaduais para quem a gente fez campanha podem, sim, entrar com esse proces-so”, disse. A reclamação principal é a restrição de horários de funcionamento do comércio considerado não essencial. Anderson Zanella (PP), argumentou que “os comerciantes estão implorando às autoridades para poderem trabalhar. Caso contrário, vão ter que fechar (empresas) e muita gente vai ficar sem ter onde trabalhar”.

Para saber

“Não adianta ter hospital de campa-nha se não houver equipes para dar atendimento aos pacientes”

“Aprovar uma lei aqui na Câmara incluindo os profes-sores no grupo priori-tário para vacinação de nada adianta se o Ministério da Saúde não alterar as regras”

“Se Bento Gonçal-ves fosse separada da macrorregião de Caxias do Sul, ainda assim estaria na bandeira preta, pelo que dizem os indica-dores no dia de hoje (segunda-feira, 1°)”.

Respostas da se-cretária Tatiane Fio-rio a três perguntas do presidente da Câ-mara, vereador Rafa-el Pasqualotto (PP)

As respostas

O que a

secretária falou:

Se não houvesse a habilitação das UTI’s pelo governo federal para atendimento dos pacientes Covid, o sistema de saúde teria colapsado ainda no primeiro

semestre do ano passado A expectativa que

tínhamos para o mês de fevereiro quanto ao recebimento de mais vacinas, não se confirmou. Bento recebeu apenas 30% das doses que eram esperadas, até agora A gente está recebendo as vacinas a conta-gotas. Esperamos que a partir de agosto possamos vacinar todas as pessoas, depois de imunizar as que estão nos grupos prioritários Não tem como ‘abrir’ mais leitos de UTI se não tivermos mais gente para trabalhar, para atender quem chega com sintomas ou quem está internado com a Covid-19. Precisamos, principalmente, de médicos intensivistas e assistentes Antes de pensar em disponibilizar mais leitos é preciso considerar a importância da prevenção e, depois, o fato de as instituições apresentarem limitações físicas

O movimento para tentar comprar a vacina Sputinik é a alternativa mais viável, mas que ainda depende da Anvisa, já que as outras que estão sendo liberadas pela agência já estão comprometidas para atender à demanda do governo federal

(7)

geral

7

Quarta-feira, 3 de março de 2021

Câmara

Vereadores votam R$ 1

milhão, para compra de

vacinas, nesta quinta

Projeto do prefeito, Diogo

Siqueira, prevê abertura

de crédito especial de R$

1 milhão para compra de

vacinas contra a Covid-19

Silvestre Santos

silvestre@jornalsemanario.com.br

O

s vereadores de Bento vão analisar e votar, em sessão extraordinária convocada para as 15h de ama-nhã, 4 de março, o projeto de Lei protocolado no começo da semana pelo Executivo propon-do a abertura de crédito especial de R$ 1 milhão. O dinheiro se destina à aquisição de vacinas

contra o coronavirus, pela Pre-feitura, com a finalidade de agi-lizar a imunização da população e frear os números de pessoas com a Covid-19 no município.

Na semana passada, depois que o Supremo Tribunal Fede-ral (STF) emitiu parecer favo-rável à compra de imunizantes pelos estados e municípios, o prefeito de Bento, Diogo Se-gabinazzi Siqueira (PSDB), se reuniu virtualmente com os vereadores para debater a possi-bilidade de a Prefeitura realizar a compra direta de vacinas para imunizar a população contra o coronavírus. Ainda na segun-da-feira, o prefeito se reuniu com representantes de setores produtivos de Bento para

ava-liar o avanço da Covid-19 e as regras para bandeira preta.

Na Câmara, o presidente, vereador Rafael Pasqualotto (PP), disse que “a compra de vacinas para combater o co-ronavírus tem atenção total e absoluta do Poder Legislativo. Estamos seguindo os trâmites internos e em ritmo de urgên-cia a matéria será votada nesta quinta. Em um momento difí-cil como o que estamos passan-do, o caminho é a imunização de nossa gente para vislumbrar uma retomada das atividades com segurança”, afirmou. Não foi comentado sobre qual fa-bricante seria o fornecedor das vacinas a serem compradas pela Prefeitura.

Reunião

Entidades se mobilizam

contra o coronavírus

O prefeito Diogo Siqueira esteve reunido na segunda-fei-ra, 1º de março, com represen-tantes de entidades que con-gregam os setores produtivos de Bento Gonçalves para tratar questões relacionadas à Co-vid-19 e ao decreto de bandeira preta para todo o Rio Grande do Sul, a contar de sábado, 27 de fevereiro, pelo governador do estado, Eduardo Leite. Na ocasião, a secretária de Saúde, Tatiane Misturini Fiorio, re-latou a situação de avanço dos números da doença na cidade, com aumento de atendimentos no ambulatório fast track e a iminência do esgotamento da capacidade de atendimento do sistema de saúde. Tatiane deu ênfase ao fato de que, somente em 2020, o número de leitos de UTI’s foi ampliado de 20 para 45.

Em suas manifestações, os empresários destacaram a pre-ocupação com o fechamento

de setores importantes para a movimentação da economia no município, como comércio, res-taurantes, hotéis e escolas, e so-licitaram o retorno da cogestão como forma de flexibilizar as atividades nestas áreas, evitan-do perdas financeiras. “Estamos aqui para trabalhar junto com o poder público na busca de soluções, e de ações conjuntas para divulgar as formas de pre-venção, vacina, que realmente irão auxiliar a saída desse mo-mento”, destaca o presidente do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), Rogério Capoani.

Já a representante do Sin-dicato Empresarial de Gas-tronomia e Hotelaria (Segh), Márcia Ferronato, ressaltou que “o momento não é de bus-car culpados, mas de trabalhar unificados nas ações para que os setores permaneçam funcio-nando com todas as regras de prevenção”, disse.

(8)

Quarta-feira, 3 de março de 2021

cultura

8

As 10 obras mais lidas em 2020

10. Presentes da vida, de Emily Giffin 1. A menina que roubava livros, de Markus Zusak

2. A cabana, de William P. Young 3. Querido John, de Nicholas Sparks 4. O Continente I, de Erico Veríssimo 5. A sombra do vento, de Carlos Ruiz Zafón

6. Dom Casmurro, de Machado de Assis

7. A escolha: até onde devemos ir em nome do amor?, de Nicholas Sparks

8. Vidas secas, de Graciliano Ramos

9. Um amor para recor-dar, de Nicholas Sparks

Biblioteca

Pública possui 11

mil associados

Leitura

O acervo físico possui

31.038 títulos físicos

e mais de 30 mil

e-books

Thamires Bispo

redacao@jornalsemanario.com.br

A

leitura desperta a ima-ginação e pode nos le-var a qualquer lugar. Parte dos bento-gonçalvenses compreenderam isso ao se as-sociarem à Biblioteca Pública Castro Alves. Ao todo, são 11 mil pessoas inscritas.

Antes da pandemia, a quan-tidade de usuários ativos era cerca de um mil. “Com o ce-nário pandêmico, as matrículas venceram e não foram renova-das, ocasionando redução de 50% do público. Assim sendo, o total de usuários em 2021, é de 540”, afirma a bibliotecária, Paula Porto.

O acervo físico da Biblio-teca possui 31.038 obras lite-rárias, segundo Paula. “Além disso, também contamos com a Biblioteca Digital, que, por sua vez, também possui mais de 30 mil títulos em formato e-book”, ressalta.

Os livros são das mais varia-das áreas e buscam atender a

to-Agora você pode ler onde quer que esteja! Para fazer parte da Biblioteca Digital é muito simples.

Envie um e-mail para bibliotecadigitalbg@ gmail.com com a solicitação de acesso à plata-forma e anexe o documento de identidade com foto e um comprovante de residência.

Em caso de dúvidas, entre em contato pelo do telefone (54) 3452-5344.

E-books

A Castro Alves está localizada na rua Barão do Rio Branco, 123

Livro mais antigo da

Biblioteca Castro Alves

O bobo, de Alexandre Herculano, foi lançado em 1843.

Na obra, o autor situa a narração no ano de 1128, dias antes da batalha de S. Mamede, que opôs o exército de D. Afonso Henriques ao da sua mãe, D. Teresa.

dos os tipos de leitores. “Ficção, autoajuda, romance, espírita, suspense, terror, poesia, lite-ratura brasileira e estrangeira, entre outros. Além dos livros, a Biblioteca também possui ou-tros formatos de leitura em seu acervo”, esclarece.

E-book ou livro físico? De acordo com a bibliote-cária, as pessoas ainda estão resistentes em aderir aos livros virtuais. Apesar de terem lan-çado, em 2020, a primeira

bi-blioteca digital do estado por meio da plataforma Árvore de Livros, o total de usuários ain-da é um pouco mais de 200, enquanto o número de pes-soas que retira livros físicos soma quase cinco vezes mais. “Ressaltamos que o cadastro na Biblioteca Digital é muito simples: basta enviar um do-cumento com foto e um com-provante de residência para o e-mail bibliotecadigitalbg@ gmail.com solicitando o aces-so. O login será liberado em até um dia útil”, explica. Salas de estudo

Além de ser um espaço de imersão ao conhecimento e ao imaginário, a Biblioteca Pú-blica possui três salas para es-tudos. “Esses espaços possuem mesa para livre utilização, boa circulação de ar e wi-fi gratui-ta”, garante Paula.

Gibis: 592 CDs: 260 DVDs: 96 Periódicos (Jornais): 5

Outros formatos

REPRODUÇÃO

(9)

geral

9

(10)

esporte

10

Quarta-feira, 3 de março de 2021

Esportivo vence

na estreia do

Gauchão

Futebol

Novos uniformes do time bento-gonççalvense foram apresentados recentemente

No Montanha dos

Vinhedos, Alviazul

venceu o São José,

de Porto Alegre, pelo

placar de 1 a 0

O

apito inicial do Cam-peonato Gaúcho foi no final de semana. No sábado, 27 de fevereiro, e no domingo, 28, oito equipes en-traram em campo para as dis-putas da competição. Uma de-las foi o Esportivo que, jogando no Montanha dos Vinhedos, venceu o São José pelo placar de 1 a 0. A rodada encerrou com mais um jogo na segunda, 1º de março.

O Alviazul, comandado pelo técnico, Luiz Carlos Win-ck, entrou em campo pelo sis-tema 4-4-2. Após um primeiro tempo com chances para ambas equipes, foi somente na segun-da etapa que a rede balançou. Aos 37 minutos, Daniel Cruz marcou para o time bento--gonçalvense, após cruzamento de Warlei. Com o resultado, o Tivo marca seus três primeiros pontos na competição e ocupa

Cleunice Pellenz

geral5@jornalsemanario.com.br

Confrontos da segunda rodada

Tabela de classificação

X

X

X

X

X

X

Arena do Grêmio, 3 de março, 20h Colosso da Lagoa, 3 de março, 20h

Boca do Lobo, 4 de março, 20h

Francisco Noveletto, 4 de março, 20h Cristo Rei, 3 de março, 20h

Homero Soldatelli, 4 de março, 21h30min a segunda colocação da tabela,

com três pontos conquistados. Agora, os jogadores se pre-param para um novo confron-to fora de casa. A partida com o Aimoré está agendada para hoje, 3 de março, às 20h, em confronto no estádio Cristo Rei. Na sequência, o Esportivo recebe o Brasil de Pelotas. Primeira rodada

Além do Alviazul, outros jogos foram disputados no sá-bado, 27. Na Arena União Fre-deriquense, o São Luiz recebeu o Ypiranga de Erechim. No confronto, os visitantes vence-ram pelo placar de 3 a 0, com gols de Jean Silva, Luís Eduar-do e Caprini.

Já no Estádio do Vale, Novo Hamburgo e Pelotas empata-ram em 1 a 1. Os gols foempata-ram anotados por Marcelo, do Lobo, e Marcão para os donos da casa. No Bento Freitas, o Aimoré levou a melhor sobre o Brasil de Pelotas, e venceu por 1 a 0. Luis Soares anotou o gol da vi-tória aos 30 do segundo tempo. No início da semana, Iner-nacional e Juventude se enfren-taram no Beira-Rio. Os Colo-rados venceram o Jaconero pelo placar de 1 a 0.

A segunda rodada da

com-petição inicia hoje, 3, e segue amanhã, 4. Os jogos desta noite, que incluem o Espor-tivo, serão realizados às 20h. Na Arena, o Grêmio recebe o Brasil de Pelotas. Já no Colos-so da Lagoa, o Ypiranga encara o Novo Hamburgo. Amanhã, 4 de março, o Pelotas enfren-ta o Internacional, na Boca do Lobo, às 20h. Neste mesmo ho-rário, no Francisco Novelletto, a disputa é entre São José e Ca-xias. Às 21h30min, Juventude e São Luiz se encontram no Ho-mero Soldatelli.

Novos uniformes

Pelas redes sociais, no dia 25 de fevereiro, a equipe ben-to-gonçalvense apresentou os novos uniformes para a tem-porada 2021. Camisa, jaqueta e abrigo de passeio são alguns dos itens disponíveis para compra.

REPRODUÇÃO

Equipes Pontos Ganhos Jogos Vitória Empate Derrota

1º - Ypiranga 3 1 1 0 0 2º - Esportivo 3 1 1 0 0 3º - Internacional 3 1 1 0 0 4º - Aimoré 3 1 1 0 0 5º - Pelotas 1 1 0 1 0 6º - Novo Hamburgo 1 1 0 1 0 7º - Grêmio 0 0 0 0 0 8º - Caxias 0 0 0 0 0 9º - São José 0 1 0 0 1 10º - Juventude 0 1 0 0 1 11º - Brasil 0 1 0 0 1 12º São Luiz 0 1 0 0 1

(11)

segurança/publicações legais

11

Quarta-feira, 3 de março de 2021

Atividades foram

acentuadas desde

a quinta-feira, 25

de fevereiro, como

forma de cumprir as

recomendações do

decreto estadual

Fiscalização segue

intensa no município

PRF prende homem embriagado

D

e forma a combater a aglomeração, em cum-primento à bandeira preta no Estado, os órgãos de segurança do município visto-riaram, em um período de cin-co dias, 80 estabelecimentos, 20 aglomerações e emitiram 20 autos de infração. A atividade faz parte da Operação Te Cui-da RS. As ações contam com o auxílio da Secretaria de Segu-rança, Guarda Civil Municipal, Departamento de Trânsito, 3º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas de Bento Gon-çalves (Bpat), Polícia Civil e

Na noite de domingo, 28 de fevereiro, a Polícia Rodo-viária Federal (PRF) prendeu, por embriaguez ao volante, o condutor de um Gol, após cau-sar um acidente de trânsito na Serra do Rio das Antas, na BR 470, em Bento Gonçalves. Após recebimento de ligações telefô-nicas denunciando que um Gol vermelho estava transitando em direção perigosa, a PRF moni-torou os veículos na rodovia e localizou o condutor, depois de ele ter saído de pista e colidido o carro contra um barranco.

O homem, 44 anos, de Ca-xias do Sul, informou aos po-liciais que se dirigia a Nova Prata. Ele não possui Carteira Nacional de Habilitação e o veículo estava com o licencia-mento vencido desde 2019. Ele

Bandeira Preta

Órgãos de segurança realizam abordagens em diferentes locais de Bento

Condutor foi autuado por dirigir sob o efeito de álcool

Cleunice Pellenz

geral5@jornalsemanario.com.br

Franciele Zanon

geral4@jornalsemanario.com.br

realizou o teste de bafômetro, que confirmou índice alcoólico de 1,51mg/l, valor quase cinco vezes maior que o necessário para a configuração de crime de trânsito, que é de 0,34mg/l.

O condutor foi autuado por

PRF, REPRODUÇÃO REPRODUÇÃO

fiscalização.

Os ajuntamentos foram registrados no Centro, nos bairros Cohab, Cidade Alta, Barracão, Botafogo, Fátima, Humaitá, Juventude, Licorsul, Maria Goreti, Panazzolo, Pla-nalto, Progresso, Santa Marta, São Bento, São Roque, Univer-sitário, Vila Nova. Além disso, Linha Eulália, Faria Lemos e Vale dos Vinhedos também fo-ram fiscalizados.

Linha Eulália

Uma das aglomerações com maior número de pessoas foi

re-gistrada na quinta-feira, 25 de fevereiro. A Guarda Civil Mu-nicipal (GCM) dispersou uma junção de aproximadamente 20 jovens, que ocorria nas pro-ximidades da Igreja da Linha Eulália, em Bento Gonçalves. A guarnição da GCM foi deslo-cada por volta das 23h15min, pelo Centro Integrado de Ope-rações (CIOp), para atender denúncia de que haveria uma reunião de jovens com som alto e realizando perturbações. No local, a equipe abordou todos os envolvidos.

dirigir sob efeito de álcool, com multa no valor de R$ 2.934,70, teve o automóvel recolhido ao pátio credenciado, foi preso e le-vado à área judiciária de Bento Gonçalves. Ele não pagou fiança, e foi recolhido ao Presídio.

MUNICÍPIO DE CARLOS BARBOSA

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

MUNICÍPIO DE CARLOS BARBOSA

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

MUNICÍPIO DE CARLOS BARBOSA

O MUNICÍPIO DE CARLOS BARBOSA, torna públi-co os seguintes Contratos Prefeitura: Contrato 017/2021 - Irmãos Baldasso & Cia Ltda; Contrato 018/2021 - Wilma LM Baseggio & Cia Ltda; Contrato 019/2021 - Simonag-gio e Cia Ltda; Contrato 020/2021 - Tramontina SA Cute-laria; Contrato 021/2021 - Tramontina Multi SA; Contra-to 022/2021 - Tramontina Eletrik SA; ContraContra-to 023/2021 - Tramontina TEEC SA; Contrato 024/2021 - Salete Ma-ria Gasperin & Cia Ltda-ME; Contrato 025/2021 - Caio Alberto da Silva; Contrato 026/2021 - Cooperativa Santa Clara Ltda(Laticínios); Contrato 027/2021 - Cooperati-va Santa Clara Ltda(Frigorífico); Contrato 028/2021 - Sucos Monegat Ltda ME; Contrato 029/2021 - Herbon Agroindústria Ltda; Contrato 030/2021 - Cooperativa de Suinocultores do Caí Superior Ltda; Contrato 031/2021 - Concresul Engenharia Ltda; Contrato 032/2021 – Brita-mil Mineração e Britagem SA; Contrato 033/2021 – Ex-popedras, Extração Indústria e Comércio de Pedras Ltda; Contrato 034/2021 – Artefatos de Concreto Fiorotto Ltda. Aditivos Prefeitura: Aditivo 01 ao Contrato 050/20, Aditi-vo 01 ao Contrato 173/20, AditiAditi-vo 01 ao Contrato 163/20, Aditivo 01 ao Contrato 060/20, Aditivo 02 ao Contrato 166/20, Aditivo 02 ao Contrato 049/19, Aditivo 02 ao Contrato 094/20, Aditivo 02 ao Contrato 147/20, Aditivo 02 ao Contrato 179/20, Aditivo 02 ao Contrato 041/19, Aditivo 02 ao Contrato 047/19, Aditivo 02 ao Contrato 109/20, Aditivo 02 ao Contrato 055/19, Aditivo 02 ao Contrato 060/19, Aditivo 02 ao Contrato 175/19, Aditivo 02 ao Contrato 174/19, Aditivo 02 ao Contrato 195/19, Aditivo 02 ao Contrato 143/20, Aditivo 02 ao Contrato 169/20, Aditivo 03 ao Contrato 033/19, Aditivo 03 ao Contrato 095/20, Aditivo 03 ao Contrato 036/18, Aditivo 03 ao Contrato 110/20, Aditivo 03 ao Contrato 234/19, Aditivo 03 ao Contrato 043/18, Aditivo 03 ao Contrato 080/20, Aditivo 03 ao Contrato 041/18, Aditivo 03 ao Contrato 042/18, Aditivo 03 ao Contrato 040/18, Aditivo 03 ao Contrato 044/19, Aditivo 03 ao Contrato 094/20, Aditivo 03 ao Contrato 038/18, Aditivo 04 ao Contrato 093/20, Aditivo 04 ao Contrato 016/17, Aditivo 04 ao Contrato 206/19, Aditivo 05 ao Contrato 025/18, Aditivo 05 ao Contrato 033/20, Aditivo 05 ao Contrato 148/18, Aditivo 05 ao Contrato 200/19, Aditivo 05 ao Contrato 085/20, Aditivo 06 ao Contrato 045/11, Aditivo 06 ao Contrato 180/15, Aditivo 06 ao Contrato 181/15, Aditivo 06 ao Contrato 175/18, Aditivo 07 ao Contrato 028/18, Aditivo 07 ao Contrato 053/16. Aditivos Câmara: Aditivo 04 ao Contrato 002/17; Supressivos Prefeitura: Supres-sivo 01 ao Contrato 179/19; SupresSupres-sivo 01 ao Contrato 134/16; Supressivo 01 ao Contrato 156/16; Supressivo 01 ao Contrato 192/19. Aditivos Termos de Colabora-ção: Aditivo 02 ao TC 021/19, Aditivo 02 ao TC 012/19, Aditivo 02 ao TC 029/19; Aditivo 03 ao TC 018/19, Adi-tivo 03 ao TC 022/19, AdiAdi-tivo 03 ao TC 017/19, Aditi-vo 03 ao TC 013/19, AditiAditi-vo 03 ao TC 021/19, AditiAditi-vo 03 ao TC 027/19; Aditivo 04 ao TC 019/19, Aditivo 04 ao TC 017/19, Aditivo 04 ao TC 026/19, Aditivo 04 ao TC 022/19, Aditivo 04 ao TC 018/19; Aditivo 05 ao TC 019/19. Carlos Barbosa, 03 de março de 2021. EVER-SON KIRCH - Prefeito Municipal.

(12)

Fato ocorreu no domingo, 28 de fevereiro. Indivíduo não possui Carteira Nacional de Habilitação e o veículo estava com o licenciamento vencido desde 2019

Edição Quarta-feira BENTO GONÇALVES03/03/2021 www.jornalsemanario.com.br Página 11

Gauchão

Covid-19

Esportivo

estreia com

vitória

Fiscalização

segue

intensa

Jogando em casa, Alviazul

venceu o São José, de Porto

Alegre, pelo placar de 1 a 0.

Próximo confronto da equipe

é hoje, 3 de março, contra o

Aimoré, às 20h,

no estádio Cristo Rei

Página 10

Atividades foram acentuadas desde a

quinta-feira, 25 de fevereiro. Em um

período de cinco dias, foram verifi cados

80 estabelecimentos, 20 aglomerações e

emitidos 20 autos de infração

Página 11

ANO 54 N°3720 PREVISÃO DO TEMPO

Trânsito

PRF prende homem

embriagado na 470

KÉVIN SGANZERLA REPROUÇÃO

Referências

Documentos relacionados

Porém, as narrativas dos diários reflexivos selecionados para essa análise não somente trouxeram a voz do aluno de modo reflexivo para que o professor também possa pensar com

Para criar essa organização, instruções simples do programa – como mudar o valor de uma variável ou desenhar uma imagem na tela do computador –, são interconectadas a

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

A cor “verde” reflecte a luz ultravioleta, porém como as minhocas castanhas são mais parecidas com as minhocas verdadeiras, não se confundem com a vegetação, sendo

destacar que além de fazer parte de um projeto de extensão e do programa do governo Museu da Escola, este trabalho de “tirar os documentos do silêncio e

Cancelamento do estudante após o início do curso As seguintes taxas serão reembolsadas menos $500 de taxas administrativas (por. família se pedidos de reembolso forem recebidos

Por isso temos que conhecer as promessas divinas que há para este tempo final; porque essas são as que Ele cumprirá, e dessas das quais o Espírito Santo estará

Essa mesma preocupação também é expressa por Javier Gafo Fernández que percebe, na possibilidade de criminalização do aborto, um problema que ultrapassa o sentido humano do