• Nenhum resultado encontrado

Chip implantado no cérebro permite escrever com o pensamento. Novos horários de visitação no Teatro Amazonas neste mês de junho

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Chip implantado no cérebro permite escrever com o pensamento. Novos horários de visitação no Teatro Amazonas neste mês de junho"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

‘Parlaíndio’: Lideranças criam

parlamento para dar voz aos

indígenas do Brasil

‘Parlaíndio’: Lideranças criam

parlamento para dar voz aos

indígenas do Brasil

SEDUC lança

programa ‘Escola Pública

de Trânsito’ em parceria do

Detran-AM

Novos horários de

visitação no Teatro Amazonas

neste mês de junho

Chip

implantado

no cérebro

permite

escrever com

o pensamento

CNP J 28.321.31 5/000 1-50

Economia

Curiosidades

Entretenimento

Educação

7

6

8

4

MANAUS-AM, SEXTA-FEIRA, 4 DE JUNHO DE 2021 * Ano 3 * Nº 996 /jornaloportunidadesenoticias @onjornal @_onjornal

INF

ORME PUBLICIT

ÁRIO

(2)

ON Política

OPORTUNIDADES & NOTÍCIAS

EDIÇÃO DIGITAL MANAUS, SEXTA-FEIRA, 4 DE JUNHO DE 2021

2

FIQUE LIGADO. FIQUE ON.

Vereador Amom pede Lei que projeta pessoas

com doenças autoimunes em Manaus

O vereador Amom Man-del (PODE) apresentou nesta semana, no plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM), Projeto de Lei (PL) que institui a rede de atenção, informação e apoio às pessoas com do-enças autoimunes, que cria Política de Diretrizes e Campanha de Cons-cientização sobre o tema, na capital amazonense. nbAs doenças autoimu-nes podem ser listadas em um grupo de mais de 100 doenças relacionadas en-tre si, que envolvem qual-quer órgão ou sistema do nosso organismo. Inclui doenças que atingem si-multaneamente ou se-quencialmente órgãos ou sistemas do corpo huma-no. O problema é o mes-mo em todas as doenças autoimunes: o sistema

imunitário fica desorien-tado, atacando o próprio corpo e os órgãos que de-veria proteger. Segundo o PL, quando aprovado e promulgado, a nova lei irá

criar uma série de diretri-zes a serem adotadas pelo Poder Público com os se-guintes objetivos, como fomentar informações so-bre as doenças

autoimu-nes, especialmente, sobre os locais de atendimento de saúde básica e espe-cializada na cidade, além de criar rede de apoio psi-cológico.

Câmara Federal aprova MP que facilita

crédito bancário na pandemia

Aleam debate projeto econômico que

agrega Amazonas, Acre e Rondônia

A Câmara dos Deputa-dos aprovou na quarta-fei-ra (2) a Medida Provisória 1028/21, que dispensa os bancos de exigirem docu-mentos de regularidade fiscal na hora de o clien-te contratar ou renegociar empréstimos. A MP será enviada ao Senado.

Foi aprovado o parecer do relator, deputado Ri-cardo Silva (PSB-SP), que ampliou o prazo dessa dis-pensa até 31 de dezembro de 2021. A data inicialmen-te prevista era 30 de junho deste ano. “A extensão é ne-cessária porque ainda per-duram os efeitos perversos da pandemia de Covid-19”, afirmou o parlamentar.

Outra novidade no tex-to do relatex-tor é a

priori-dade a ser concedida às microempresas e empre-sas de pequeno porte e às cooperativas com fatura-mento anual de até R$ 4,8 milhões na concessão do crédito quando envolver recursos públicos. O trata-mento diferenciado deve ser dado ainda aos setores mais atingidos pela pande-mia da Covid-19, conforme regulamento do Poder Exe-cutivo.

Igual regra valerá para empréstimos a aposenta-dos e pensionistas quando envolver recursos públi-cos, segundo regulamen-to. Todas essas prioridades valerão até 31 de dezembro de 2021.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

O deputado Adjuto Afon-so (PDT) destacou, esta semana, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o projeto da Zona de Desenvolvimento Sus-tentável dos Estados do Amazonas, Acre e Rondô-nia (Amacro), que visa o desenvolvimento socioe-conômico nos estados rela-cionados, a partir de ações multisetoriais, promoven-do a sustentabilidade am-biental. “Faço questão de destacar esse projeto en-cabeçado pela Suframa. Todo o Sul do Amazonas confronta com o Leste do Acre e Noroeste de Rondô-nia, trata-se de uma região que pode ser desenvolvida, mas precisa ter uma polí-tica de desenvolvimento e infraestrutura adequa-da. Hoje, nós temos plano

de manejo e aquela área é rica em madeira, mas não se pode fazer esse plano.

A ausência de políticas públicas ocasiona no des-matamento irregular, en-tão eu vejo que esse proje-to possibilita a exploração da região de uma forma ra-cional, que gere renda, que possa ter plano de manejo aprovado de forma susten-tável “, destaca o deputado. O Amacro visa aliar a ne-cessidade de proteger a floresta ao direito dos ha-bitantes da região às mes-mas oportunidades de in-clusão social e cidadania, promovendo infraestrutu-ra, mobilidade, saúde, edu-cação e desenvolvimento econômico.

Ao todo, 32 municípios dos três estados poderão ser beneficiados.

(3)

ON Política

EDIÇÃO DIGITAL MANAUS, SEXTA-FEIRA, 4 DE JUNHO DE 2021

3

FIQUE LIGADO. FIQUE ON.

‘Parlaíndio’: Lideranças criam parlamento

para dar voz aos indígenas do Brasil

Lideranças indígenas bra-sileiras lançaram no fim do mês de maio, o “Parlaíndio Brasil”, um parlamento indí-gena aberto, que visa dar voz e visibilidade política aos 305 povos originários do país, se-gundo um comunicado ofi-cial divulgado na quarta-fei-ra.

O presidente de honra do “Parlaíndio” é o Cacique Ra-oni Metuktire, um importan-te líder indígena brasileiro, conhecido em todo o mundo pela sua luta pela preserva-ção da Amazónia e dos povos nativos.

Já a coordenação executi-va deste Parlamento indígena ficará a cargo do cacique Al-mir Narayamoga Suruí, prin-cipal liderança do povo Paiter Suruí de Rondônia e também reconhecido

internacional-mente pelos seus projetos de sustentabilidade em terras indígenas.

Entre as principais ques-tões que este movimento abordará estão a desfloresta-ção e invasões das terras in-dígenas, projetos de minera-ção e hidroelétricas em terras dos povos nativos, garimpo ilegal, poluição dos rios por mercúrio e contaminação das populações originárias e

ribeirinhas, entre outros.

A primeira assembleia do “Parlaíndio Brasil” foi realiza-da virtualmente, na semana passada. Nela, as lideranças discutiram os objetivos do movimento, as questões que serão abordadas, assim como a estruturação e periodicida-de das assembleias, que serão mensais.

O primeiro ato político acordado pelo movimento é

a entrada com uma ação na justiça pedindo a exoneração do presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), órgão tutelado pelo Governo brasileiro, que deve coorde-nar e implementar políticas de proteção dos povos nati-vos. Segundo eles, a Funai é um órgão que deveria pro-mover assistência, proteção e garantias dos direitos dos povos indígenas brasileiros e, atualmente, faz o inverso.

Almir Suruí destacou ain-da a importância deste movi-mento como um importante espaço para a construção de uma política de defesa dos povos indígenas.

Atualmente, vivem mais de 900 mil indígenas no Brasil, de 305 povos distintos, que falam mais de 180 línguas, se-gundo dados do “Parlaíndio”.

Secretário da Receita confirma

reunião na casa de Flávio Bolsonaro

Bolsonaro diz a apoiadores que

filiação ao Patriota está ‘quase certa’

O secretário da Recei-ta Federal, José Barroso Tostes Neto, confirmou à Câmara que teve uma reu-nião no apartamento de Flávio Bolsonaro em tembro, a pedido do se-nador. O encontro, como mostrou a coluna em abril, tratou de suspeitas do se-nador sobre a origem do caso Queiroz.

O documento com a con-firmação de Tostes Neto foi enviado nesta terça-feira à Câmara por Paulo Guedes, em resposta a um requeri-mento de informações da deputada Natália Bonavi-des, do PT do Rio Grande do Norte.

Até então, Tostes Neto havia confirmado apenas uma reunião com Flávio, sem especificar o local ou de quem havia partido o pedido do encontro. Essas informações haviam sido encaminhadas à

Câma-ra em abril, em resposta a questionamentos da ban-cada do Novo.

Agora, depois de ser co-brada novamente por par-lamentares, a Receita Fe-deral também deu mais detalhes sobre o tema da reunião. Acrescentou que as pautas “dizem respeito à situação fiscal de pessoas físicas e jurídicas relacio-nadas ao senador Flávio Nantes Bolsonaro”, além de “notícias sobre suposta atuação irregular de servi-dores da Receita Federal”. O presidente Jair

Bolso-naro disse na noite des-ta terça-feira, dia 1º, que o processo de filiação ao Patriota está “quase cer-to”, mas ainda depende de alguns detalhes. Bolsona-ro fez as afirmações horas depois de se reunir com o presidente do Patriota, Adilson Barroso, no Pla-nalto.

“Todo mundo é Patrio-ta agora?”, perguntou um apoiador ao presidente, na portaria do Palácio da Alvorada. “Está quase cer-to, estamos negociando. É como um casamento: tem de ser programado, plane-jado, senão dá problema”, respondeu Bolsonaro.

Uma eleitora se identi-ficou como integrante do Patriota Mulher do Distrito Federal e disse que gostaria de “somar” com Bolsona-ro. “Não casei ainda, não”, respondeu ele, numa

refe-rência ao partido. “Quando vai ser esse casamento?”, insistiu a apoiadora. “Eu acho que a mulher marca o dia do casamento, para ser democrático, e o ho-mem marca o ano”, disse o presidente, rindo.

Bolsonaro foi eleito pre-sidente em 2018 pelo Par-tido Social Liberal (PSL), sigla que deixou em no-vembro de 2019 após sentendimentos com o de-putado Luciano Bivar (PE), presidente da legenda.

(4)

ON Educação

EDIÇÃO DIGITAL MANAUS, SEXTA-FEIRA, 4 DE JUNHO DE 2021

4

FIQUE LIGADO. FIQUE ON.

SEDUC lança programa ‘Escola Pública de

Trânsito’ em parceria do Detran-AM

O Governo do Ama-zonas, por meio do De-partamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) deu início, nesta terça-feira (1º/06), à implantação da Esco-la Pública de Trânsito do Amazonas (Eptran-AM). A escola vai iniciar suas ati-vidades a partir de uma parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto, firmada por meio de um termo de co-operação técnica assina-do entre os representan-tes das duas instituições.

A expectativa é que essa parceria permita a trans-missão de teleaulas sobre trânsito para aproximada-mente 300 mil alunos da rede estadual de ensino, por meio do projeto “Aula

em Casa”. Atualmente, o projeto é transmitido por sinal aberto da TV Encon-tro das Águas para Ma-naus e os municípios de Rio Preto da Eva, Irandu-ba, Manaquiri e Careiro da Várzea. A Eptran-AM vai focar em três programas

fundamentais: o “Educar para o Trânsito” e o “Mi-nha CNH”, para alunos da rede estadual de Ensino Fundamental e Médio, e um programa de cursos especializados para a po-pulação em geral, como a formação de mototaxistas

ou instrutores de auto es-cola, por exemplo.

O Detran-AM foi o pri-meiro órgão de trânsito do país a implementar a Escola Pública de Trânsito com um programa volta-do para crianças e avolta-doles- adoles-centes.

Unicef lança guia voltado para a

educação infantil e a alfabetização

Enem Digital vai ofertar mais de 100

mil vagas em 2021

O Fundo das Nações Uni-das para a Infância (Uni-cef) lançou, esta semana, o Guia de Possibilidades Pedagógicas, voltado para a educação infantil e a al-fabetização. A proposta, em tempos de pandemia, é auxiliar educadores e fa-mílias com crianças por meio de histórias e brin-cadeiras de, em média, 30 minutos.

No guia, são apresen-tadas orientações para o uso de podcasts com his-tórias e brincadeiras em sala de aula e em casa. O documento traz ativida-des divididas por faixa etá-ria e o conteúdo é voltado para crianças com idade de frequentar a educação infantil (0 a 5 anos) e em processo de alfabetização (anos iniciais do ensino fundamental). “Em um momento de pandemia e necessidade de isolamento social, as histórias e experiências educacionais em áudio convocam as crianças à cocriação e à imaginação, trazendo-as para serem protagonistas do seu de-senvolvimento e aprendi-zagem”, destacou o Unicef. São mais de 180 progra-mas com atividades cor-respondentes, que incen-tivam diálogos, desenhos, jogos, danças e músicas para serem feitas coletiva-mente. A partir da próxima segunda-feira (7), todo o conteúdo estará disponí-vel também no site da ini-ciativa Deixa que Eu Con-to. Todos os conteúdos podem ser baixados de forma gratuita. Cada pro-grama está dividido em quadros (contação de his-tórias, músicas e brinca-deiras, entre outros).

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Edu-cacionais Anísio Teixei-ra (Inep) informou, que a versão digital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano ofer-tará 101.100 vagas e terá novos recursos disponí-veis como prova amplia-da, prova superampliaamplia-da, prova com contraste e lo-cais de prova com acessi-bilidade para pessoas com deficiência.

o Inep anunciou a reali-zação das provas do Enem 2021 para os dias 21 e 28

de novembro. Segundo o instituto, os editais das duas versões do exame – impressa e digital – estão prontos e serão publica-dos nesta semana. O pe-ríodo de inscrições para o Enem 2021 será de 30 de junho a 14 de julho.

De acordo com a insti-tuição, nesta edição, as provas da modalidade im-pressa e digital serão apli-cadas no mesmo dia. Ain-da de acordo com o Inep, a participação dos “trei-neiros” na versão impres-sa está garantida.

(5)

ON Informe Publicitário

EDIÇÃO DIGITAL MANAUS, SEXTA-FEIRA, 4 DE JUNHO DE 2021

5

FIQUE LIGADO. FIQUE ON.

Mapa de Manaus: mapeando toda a

cidade para desenvolver o futuro

Por: Secretaria

Muni-cipal de Comunicação

conteúdo de

responsa-bilidade do anunciante

V

ocê conhece o

projeto Mapa

de Manaus?

Trata-se de um

am-plo levantamento de

informações sobre

a cidade, idealizado

para ser uma

ferra-menta de

planeja-mento de políticas

públicas no

municí-pio. A partir do Mapa

será possível fazer um

diagnóstico preciso,

trabalhando-se

me-lhorias para o cidadão

em diversas áreas.

Realizado desde

2019, o projeto teve

suas visitas porta a

porta suspensas em

março de 2020, em

razão da pandemia

do coronavírus,

sen-do retomasen-do na

úl-tima semana deste

mês de maio, com

os cadastradores nas

ruas. Em cada

bair-ro, estes profissionais

estão abordando os

moradores, fazendo

perguntas com o

ob-jetivo de realizar a

atualização cadastral

dos proprietários e

de seus imóveis. Para

que o projeto seja fiel

à realidade, é

impor-tante que todas as

in-formações sejam

pas-sadas corretamente.

Antes da visita dos

cadastradores o

pro-jeto teve outras duas

fases: a captação de

imagens por meio de

uma aeronave

pre-parada com câmera

especial e, na

sequ-ência, um veículo

ter-restre percorreu 4,1

quilômetros de vias

da cidade para a

ge-ração de um mapa

detalhado. Ambas as

estruturas captaram

imagens em alta

re-solução.

A retomada do

pro-jeto inclui agora

vi-sitas em três bairros:

Flores, Parque 10 de

Novembro e parte da

Cidade Nova, onde

serão avaliadas 18.829

inscrições

imobiliá-rias.

Para facilitar a

iden-tificação dos

cadas-tradores nos bairros,

eles estão usando

boné, colete verde

e crachá. E como a

pandemia continua,

é importante lembrar

de receber estes

pro-fissionais fazendo uso

de máscaras.

Para mais

informa-ções sobre o Mapa de

Manaus, o cidadão

poderá acessar o site

w w w . m a p a d e m a

-naus.org ou entrar em

contato com a equipe

do projeto, por meio

do WhatsApp (92)

98421-7828. Sua

par-ticipação é

importan-te para que possamos

trabalhar ainda mais

por Manaus.

(6)

ON Curiosidades

EDIÇÃO DIGITAL MANAUS, SEXTA-FEIRA, 4 DE JUNHO DE 2021

6

FIQUE LIGADO. FIQUE ON.

Chip implantado no cérebro permite

escrever com o pensamento

Um homem tetraplégi-co, paralisado do pescoço para baixo, foi capaz de gerar letras em uma tela de computador em tempo real ao imaginar estar es-crevendo com uma cane-ta na mão.

Para realizar a façanha, os cientistas usaram chips implantados no cérebro do paciente para detectar os padrões cerebrais en-volvidos na escrita de cada letra. Eletrodos transferi-ram esses padrões a um algoritmo capaz de ler e traduzir a atividade cere-bral –o movimento detec-tado no cérebro corres-pondente a uma letra se tornava a versão digitada em uma tela. A escrita re-alizada com ajuda da in-terface marcou acerto de

94%.

Esta é a primeira vez que cientistas identificam os padrões cerebrais rela-cionados à escrita manual e os transformam em tex-to. O trabalho foi realiza-do por pesquisarealiza-dores das universidades Stanford, Brown e Harvard, todas nos Estados Unidos.

O estudo relatado na Nature é um grande avan-ço para a área das BCIs, mas os cientistas afirmam que este é apenas o come-ço. “São necessários novos experimentos, em mais participantes, e melhorias no sistema. Mesmo assim, acreditamos que o futu-ro das interfaces cérebfutu-ro- cérebro-máquina intracorticais é brilhante”, escrevem os pesquisadores.

18 anos desaparecida: o intrigante

vídeo do Tiktok que pode ter

solucionado mistério

‘Autópsia’ de Alien é leiloada com

lance inicial de R$ 5 milhões nos EUA

No início de maio deste ano, um vídeo foi ampla-mente repercutido no Tik-Tok, trazendo à tona novas pistas sobre o desapareci-mento de Sofia Juarez. De acordo com o Canaltech, a menina foi sequestrada em 2003, um dia antes de com-pletar 5 anos, nos Estados Unidos. Ao longo desses 18 anos, o caso tornou-se um grande mistério. Contudo, segundo as autoridades lo-cais, a jovem pode ter sido localizada de forma aciden-tal. Conforme as investiga-ções da época, acredita-se que a garota tenha sido se-questrada e colocada den-tro de uma van sem janelas laterais.

A mãe da vítima, por sua vez, veio a óbito em 2009, sem nunca saber o para-deiro da filha. Já os demais membros da família, ainda

hoje, mantêm contato com as autoridades, que acredi-tam ter novas pistas sobre o caso.

Nas filmagens é possível ver uma jovem conversan-do em espanhol, com uma personalidade da rede so-cial TikTok. No vídeo, a mu-lher afirma ter 22 anos e ale-ga odiar fazer aniversário. Quando questionada sobre a sua família, a jovem res-salta que não tem notícias, pois teria sido sequestrada ainda na infância.

A polícia de Kennewick foi acionada e o caso rece-beu atenção. O Investigador Especial da Polícia de Ken-newick, Al Wehner, infor-mou que as autoridades já conseguiram contatar o au-tor do vídeo, que está cola-borando com a polícia para localizar o paradeiro da jo-vem.

Uma famosa imagem constantemente ligada ao famoso caso de Roswell, no estado de Novo Méxi-co, EUA, será leiloada em plataforma NFT, como in-forma o portal UOL. A nota acrescenta o impressio-nante valor inicial para obter a cópia digital au-tenticada da obra: US$ 1 milhão (aproximadamente R$ 5,1 milhões na cotação atual).

A criação da imagem é datada de 1947 e estampa o que seria o cadáver de um extraterrestre deitado em uma mesa de cirurgia, dando a entender que a criatura passou por uma autópsia.

A plataforma Rarible, que organizará o leilão, di-vulgou um depoimento do atual proprietário da ima-gem, o produtor britânico Ray Santili, que enalteceu

a importância cultural da obra: “Um documentá-rio da Fox investigando o rolo de filme (da autópsia) atraiu dezenas de milhões de espectadores e essas imagens foram menciona-das até mesmo em episó-dios de Arquivo X e Sein-feld”.

Santili afirmou que ob-teve o rolo de filme de 16 mm com a suposta autóp-sia em 1992, quando com-prou o conteúdo de um cinegrafista militar norte -americano aposentado.

(7)

ON Justiça

OPORTUNIDADES & NOTÍCIAS

EDIÇÃO DIGITAL MANAUS, SEXTA-FEIRA, 4 DE JUNHO DE 2021

7

FIQUE LIGADO. FIQUE ON.

Receita Federal rastreou investigações

contra Bolsonaro, primeira-dama,

ex-mulheres, filhos e Queiroz

A Receita Federal solici-tou uma devassa em seus sistemas para tentar iden-tificar investigações em dados fiscais do presiden-te Jair Bolsonaro, de seus três filhos políticos, de suas duas ex-mulheres e da pri-meira-dama, Michelle.

O levantamento foi so-licitado pelo fisco no ano passado ao Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados), órgão respon-sável pela guarda das in-formações dos sistemas da Receita Federal.

A devassa também abran-geu acessos aos dados fis-cais de Fabrício Queiroz, amigo de Bolsonaro e

ex-as-sessor de Flávio Bolsona-ro (Patriota-RJ) apontado como operador financeiro do esquema da “rachadi-nha” no antigo gabinete do senador na Assembleia Le-gislativa.

O levantamento foi muito mais amplo do que aponta-do meses atrás como um movimento apenas da de-fesa de Flávio contra a in-vestigação da “rachadinha” tocada pelo Ministério

Pú-blico do Rio de Janeiro.

Atingiu, na verdade, todo o entorno familiar do presi-dente, incluindo suas duas ex-mulheres com quem dividiu seu patrimônio e que não são alvo da inves-tigação contra o senador. O rastreamento abrangeu 22 sistemas de dados da Re-ceita no período de janei-ro de 2015 a setembjanei-ro de 2020.

A pesquisa custou R$ 490,5 mil à Receita, pagos ao Serpro. O valor, obtido pelo jornal Folha de S.Paulo por meio da Lei de Acesso à Informação, foi publicado nesta quarta-feira (2) pelo site Metrópoles.

MPAM notifica Prefeitura de Manicoré

por superfaturamento na compra de

material esportivo

Justiça investiga fura-filas da vacina

com laudos falsos de doença no

Amazonas

O Ministério Público do Amazonas (MPAM), por meio da Promotoria de Justiça de Manicoré, expediu recomen-dação à Prefeitura desse Mu-nicípio visando suspender os atos referentes ao Pregão Presencial com Registro de Preço nº 042/2021-CPL, que tem como objeto a aquisição de material esportivo desti-nado à Secretaria Municipal de Juventude, Desporto e Lazer. Segundo o Promotor de Justiça Vinícius Ribeiro de Souza, há uma série de ir-regularidades e ilegalidades no procedimento adminis-trativo.

“Entre as principais irre-gularidades encontradas,

temos o possível sobrepre-ço na previsão dos valores constantes na planilha de especificações e quantida-des do Pregão, segundo pes-quisa dos preços correntes no mercado, o que afronta os princípios da legalidade, moralidade administrativa, boa-fé e probidade, além da ausência de publicação do edital e demais documentos iniciais no Portal da Trans-parência e site da Prefeitura do Município de Manicoré”, observou o Promotor de Jus-tiça.

Além das falhas, o Termo de Referência do procedi-mento licitatório em exame está incompleto.

O Ministério Público do Amazonas (MPAM), por meio da 58ª Promotoria de Justi-ça de Defesa dos Direitos Hu-manos à Saúde Pública (PRO-DHSP), está investigando uma modalidade de fura-filas da vacinação contra a covid-19 que emprega declarações mé-dicas falsas, atestando a co-morbidade, para inclusão de pessoas saudáveis em grupos de risco prioritários. A inves-tigação foi instaurada no dia 20/05 e apura o caso de um laudo que atestaria, falsamen-te, diabetes. “Todas as declara-ções apresentadas são de total responsabilidade da pessoa e de quem os emitiu (os laudos). Informações falsas ficarão

su-jeitas às responsabilizações administrativas, civis e penais aplicáveis. Emissão e apresen-tação de falso atestado se con-figuram em crimes de falsida-de ifalsida-deológica e falsificação falsida-de documento, com pena de até seis anos de prisão”, explicou a Promotora de Justiça Luis-sandra Chíxaro, titular da 58ª PRODHSP. A Promotora reque-reu à Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa) có-pia do laudo médico e do his-tórico médico da pessoa que o “comprou”, além de cópias de laudos e receituários médicos de pessoas com comorbida-des vacinadas contra covid-19 nos primeiros 20 dias de maio de 2021.

PUBLICIDADE

EDITORES E JORNALISTAS PROJETO GRÁFICO CORRESPONDENCIA redacao@ojnornal.com comercial@onjornal.com Luiz Alves MT 1169/AM 55 (92) 3020-7514 Enygleuce (92) 99231-3820 Lina Castro (92) 99177-3821 Rua H, nº 10 Cj Eldorado Manaus - AM - Brasil CEP69000-00 CNPJ 28.321.315/0001-50 www.onjornal.com

Ana Caroline Moraes MT 1164/AM

Ítalo Ramos MT 0001172/AM

(8)

ON Entretenimento

EDIÇÃO DIGITAL MANAUS, SEXTA-FEIRA, 4 DE JUNHO DE 2021

8

FIQUE LIGADO. FIQUE ON.

Vejo os novos horários de visitação no

Teatro Amazonas neste mês de junho

No mês de junho, o Te-atro Amazonas passa a funcionar para visitação turística das 9h às 15h. O agendamento pode ser feito pelo Portal da Cultu-ra (cultuCultu-ra.am.gov.br).

As visitas acontecem com grupos de dez pes-soas por horário, confor-me os protocolos de pre-venção contra a Covid-19. Para agendar, o público deve escolher o horário e informar um número de telefone e CPF.

O Teatro Amazonas ado-tou todos os procedimen-tos necessários para evitar o risco de contaminação e garantir a segurança das pessoas. No local é exigido

o uso de máscara, medi-ção da temperatura e dis-tanciamento de 1,5 metro, é proibido ainda o contato físico com elementos dos espaços, como colunas, paredes, vitrines

exposi-toras, esculturas, pintu-ras, demarcadores, portas e maçanetas.

O equipamento cultural passou pelo processo de sanitização e tem totens de álcool em gel em

pon-tos estratégicos. As equi-pes são treinadas para o cumprimento dos proto-colos de segurança e evi-tar qualquer tipo de aglo-meração.

Roteiro – Na visita guia-da, de 30 minutos, o pú-blico tem a oportunidade de conhecer o Salão No-bre do Teatro Amazonas, o Salão de Espetáculos e o Salão Verde, intitulado “Sala de Exposição de Mú-sica e Dança”, que conta com sapatilhas de gran-des nomes do Ballet que se apresentaram na Casa, como Marcelo Mourão Gomes, Ana Botafogo, Mi-khail Baryshnikov e ou-tros.

‘O Corvo’ unirá música e animação no

23º Festival Amazonas de Ópera

Natiruts lança ‘Good Vibration’ e

diz ser o álbum mais colaborativo

da banda

Um clássico em forma de

ópera, uma ópera em forma de animação. O poema “O Corvo”, de 1845, do escritor norte-americano Edgar Allan Poe, foi adaptado para uma ópera de câmara pelo com-positor brasileiro Eduardo Frigatti e estreará no Festival Amazonas de Ópera (FAO), no dia 13 de junho, às 19h, acompanhada de um filme animado.

Realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cul-tura e Economia Criativa e da Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural, o festival está sendo produzido inteiramente com verba da iniciativa privada, por meio do Bradesco e da Motorola, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério do Tu-rismo e Secretaria Especial de Cultura. Conta ainda com parceria do canal Allegro HD e TV Encontro das Águas, e com o apoio do Catavento Museu de Ciências e da

Im-portadora Carioca.

O compositor paranaense, que recentemente concluiu o doutorado em Composição pela Escola de Comunicações e Artes (ECA), na Universida-de Universida-de São Paulo (USP), ba-seou-se na versão do poema de Poe traduzida por Macha-do de Assis. Frigatti compôs e também escreveu o libreto da obra, que vai contar com a Amazonas Filarmônica e o Coral do Amazonas.

“‘O Corvo’ é um clássico. Nesta liquidez do mundo contemporâneo, os clássicos são ancoradouros. A obra é uma reflexão sobre o luto. Há nas sociedades atuais um cul-to à juventude e ao hedonis-mo superficial – Carpe Diem à la fast food. A pandemia nos impôs uma reflexão sobre a morte. Por isso, ‘O Corvo’, um poema clássico, que resgata elementos da cultura clássica em sua técnica formal e tra-ta de um tema universal”, co-menta o compositor, sobre os motivos para adaptar a obra. A banda brasiliense de

re-ggae Natiruts já era “good vi-bes” há 25 anos, antes mes-mo do termes-mo ficar popular no Brasil e perder um pouco do sentido de positividade, paz, amor e resistência que pregava o cantor jamaicano Bob Marley, que popularizou o gênero musical no mundo.

Alexandre Carlo, 46, com-positor e vocalista do Nati-ruts, diz que hoje é normal ver o mundo acabando e ou-vir as pessoas dizendo “good vibe”. Mas o entendimento que ele tem do termo vem da ideia original da África ances-tral que é da saúde mental e de pensar positivo diante das

dificuldades para ter força.

“Good Vibration Vol.1”, novo álbum da banda, com nove músicas, chega nesta sexta-feira (28) às platafor-mas digitais refletindo exata-mente essa ideia original de “good vibes”. “O ‘Good Vibra-tion’ vem fundamentar e rati-ficar o que é o Natiruts mes-mo”, enfatiza Carlo.

Segundo ele, o disco novo vem com canções de estilos completamente diferentes, mas com a mesma lingua-gem da banda. “O conceito de reggae é misturado com a música brasileira, com essa vastidão que é a cultura bra-sileira”, explica.

Referências

Documentos relacionados

após o Beep duplo desloque o trimmer à posição 3 e aguarde a memorização; para verifi car o êxito do procedimento desengrene e torne a engrenar a marcha atrás e verifi que o valor

No período analisado, em todos os países houve uma diminuição no percentual de MAs que corresidiam apenas com seu cônjuge em detrimento de um aumento no percentual

4.1 Serão selecionados 10 projetos nas áreas voltadas para Economia Criativa citadas no item ​1.1C​, usufruindo assim do espaço Cocreation Lab, localizado no mezanino do Museu

Hemorragia, ulceração e perfuração gastrointestinal: têm sido notificados com todos os AINE casos de hemorragia, ulceração e perfuração gastrointestinal potencialmente fatais,

EDIÇÃO DIGITAL MANAUS-AM, DOMINGO, 12 DE SETEMBRO DE 2021 33 FIQUE LIGADO..

EDIÇÃO DIGITAL MANAUS, SÁBADO, 11 DE SETEMBRO DE 2021 44 FIQUE LIGADO..

INFORMAÇÕES SOBRE TRANSPORTE Regulamentações nacionais e internacionais para transportes TERRESTRES: NÃO ESTÁ CLASSIFICADO COMO PRODUTO PERIGOSO PARA TRANSPORTE

Como a comunidade Gameleira possui o desejo de desenvolver o turismo rural, pesquisas e projetos que promovam esse desenvolvimento acabam por contribuir para