• Nenhum resultado encontrado

paulo roberto gauzzi da silva

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "paulo roberto gauzzi da silva"

Copied!
26
0
0

Texto

(1)

ANÁLISE DO PATEO DO COLÉGIO COMO EQUIPAMENTO DE LAZER DA CIDADE

DE SÃO PAULO

ANALYSIS OF THE PÁTEO DO COLÉGIO AS LEISURE EQUIPMENT IN THE CITY

OF SÃO PAULO

Paulo Roberto Gauzzi da Silva

pgauzzi_2@hotmail.com

Orientador: Professor Ms. Leandro Rodrigues Gonzalez Fernandez

RESUMO:

Este estudo teve como objetivo analisar o atrativo turístico “Pátio do

Colégio”, com enfoque tanto do ponto de vista dos visitantes, quanto do técnico. Foram

entrevistadas 100 pessoas que visitavam o atrativo e os resultados dos dados

coletados foram detalhadamente descritos e analisados, com destaque para a

avaliação positiva da maioria dos visitantes nos quesitos “equipamentos e satisfação

das expectativas”, concluindo-se que o atrativo é bem aceito pelo público. Os

resultados da pesquisa permitiram conhecer o funcionamento do local e apontar

sugestões para sua melhoria, uma vez que ficou demonstrado tratar-se de um atrativo

turístico de relevância para o turismo no centro de São Paulo.

Palavras-chave: Pátio do Colégio; Visitantes; Atrativo Turístico.

ABSTRACT: This study aimed to analyze the tourist attraction "of the

Pátio do Colégio”,

with a focus both in terms of visitors, as the coach. We interviewed 100 people who

visited the attraction and the results of data collected were analyzed and described in

detail, with emphasis on the positive evaluation of most visitors in the categories

“equipment and meet the expectations, “concluding that the appeal is well accepted by

public . The survey results used to assess the functioning of the site and point

suggestions for improvement, since it was shown that this is a tourist attraction of

relevance to tourism in downtown Sao Paulo.

(2)

Introdução

Este trabalho é um artigo acadêmico cujo objetivo geral foi o de fazer um diagnóstico do Pátio do Colégio como equipamento de lazer da cidade de São Paulo, e especificamente analisar a estrutura física e organizacional, descrevendo os serviços oferecidos e a demanda atual.

Um dos interesses do estudo foi o de analisar a importância do equipamento e aceitação pelo público visitante por ser o marco inicial do nascimento de São Paulo e por tratar-se de um símbolo da memória paulistana.

Outro motivo para a escolha do estudo deveu-se também a curiosidade do autor em obter conhecimento mais amplo sobre a fundação da cidade que é considerada uma das maiores metrópoles do mundo.

A metodologia utilizada contou com várias visitas técnicas ao equipamento, entrevistas com os funcionários, aplicação de questionários aos visitantes, análise e tratamento dos dados, pesquisas acadêmicas em meios eletrônicos, em bibliotecas, redação final, e, foi distribuída em duas partes.

Na primeira parte foram abordados os conceitos de turismo e de patrimônio histórico cultural de forma genérica, visto que são questões referentes ao atrativo em estudo. Nas visitas técnicas obteve-se o maior número de dados possíveis de observações do equipamento e informações de fontes fidedignas de profissionais que atuam no local.

Na segunda parte, buscou-se registrar os conceitos de demanda através de pesquisas de autores conhecidos na área do turismo e efetuaram-se as entrevistas com os visitantes através de aplicação de 100 questionários composto de 16 questões, sendo uma semiaberta, seguida da tabulação e análise dos resultados.

1. REFERENCIAL TEÓRICO

Entre as definições de turismo, encontrou-se no texto da Carta de Turismo Cultural na biblioteca do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP a declaração, de que o turismo é um fato social, humano, econômico e cultural irreversível. Sua influência no campo dos monumentos e sítios é particularmente importante e só pode aumentar, dados os conhecidos fatores de desenvolvimento de tal atividade.

Segundo a definição da Organização Mundial do Turismo - OMT apontada por Funari (2003) o turismo é o deslocamento de pessoas de seu domicilio cotidiano por no mínimo vinte e

(3)

aos milhões pelas mais diferentes razões, com objetivos diversos e que todas essas movimentações implicam contato humano e cultural.

Para Carvalho (2008) as definições de turismo passam por vários aspectos quando considera que, embora haja diversas definições sobre o que seja turismo, pode-se afirmar que é um fenômeno cujos aspectos econômico, social, cultural e ecológico têm alcançado importância crescente no mundo contemporâneo.

Quanto ao conceito de Patrimônio Histórico Cultural, Funari (2008), explica que é tudo aquilo que constitui um bem apropriado pelo homem, com suas características únicas e particulares.

Na mesma linha de pensamento, Beni (1997), ao se referir às Instituições Culturais de Estudo, Pesquisa e Lazer afirma que os sítios são áreas que por motivos históricos e/ou artísticos representam importantes testemunhas para a cultura nacional, regional ou local. Para ele, os sítios são áreas que, desde a pré-história até a época atual são consideradas testemunhas culturais do homem pela homogeneidade e interesse artístico, histórico, cientifico e lendário desde que permitam a visitação pública.

Neste contexto, observa-se que o atrativo Pátio do Colégio ilustra as definições, uma vez que tem como característica o interesse cultural e histórico em razão de sua estrutura urbana, sua homogeneidade e lembra acontecimentos históricos, além de interesse arqueológico e paleontológico.

2. O Sítio Arqueológico

No que se refere à história do Pátio de Colégio, Onuma (2007) em sua monografia do curso de turismo aborda trechos do relatório do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico e Turístico de São Paulo - CONDEPHAAT 1sobre a reconstrução do complexo de edifícios do Pátio do Colégio onde estão depositados os restos físicos dos padres jesuítas que aqui viveram, trabalharam e fundaram a cidade de São Paulo. Esse fato tem um interesse histórico muito abrangente, o que justifica a definição técnica de sitio arqueológico, histórico, merecedor de proteção legal competente, uma vez que esses restos de ocupação humana são de significação histórica de caráter excepcional por tratar-se do ponto de partida da cidade de São Paulo.

Quanto às transformações pelas quais o prédio passou, as pesquisas eletrônicas (sites oficiais do Pátio do Colégio) revelam que a primeira construção abrigava um seminário e

1

(4)

uma escola onde se iniciou a catequese dos índios, tendo sido ampliada em 1556 com 8 cubículos que serviram de moradia para os padres jesuítas

Em 1640, devido a uma disputa entre colonos e religiosos, os jesuítas foram expulsos e retornaram em 1653 quando construíram outro conjunto que consistia em comprimir barro em fôrmas de madeira.

Entre 1932 e 1953, o local foi transformado em Secretária de Educação e, em 1954 a Companhia de Jesus efetuou a reconstrução do Colégio que terminou em 1979 com a fundação do Museu Padre Anchieta e a Igreja Beato Anchieta.

Segundo estudos de Onuma (2007), o local como conhecemos hoje não é a construção original, mas possui características, vestígios de épocas passadas. Em sua análise relata que:

O Pátio do Colégio é sitio arqueológico muito adequado à visitação e, portanto firma-se como um atrativo turístico relevante. Apesar de não se tratar de uma construção original, situa-se geograficamente no mesmo local em que surgiu a pequena capela construída por jesuítas e índios, dando início ao povoamento da São Paulo de Piratininga, hoje uma metrópole.

Explica que, no Brasil, a inexistência de sítios arqueológicos monumentais como os encontrados no Egito, em Roma ou no México não desestimula as pesquisas e foram observados resultados surpreendentes, como no caso do sitio pré-histórico de São Raimundo Nonato.

Considera que, alguns vestígios os quais nos remetem a um tempo passado, a um modo de vida que não mais existe, e que não estão necessariamente enterrados, podem ser tratados como vestígios arqueológicos.

O Pátio do Colégio abriga o Museu Anchieta, a cripta Tibiriçá, o Café do Pátio, Igreja, Biblioteca e um auditório para eventos.

O Museu Anchieta possui coleções de imagens sacras em espaço monitorado por câmeras de tv e placa de sinalização com o titulo: “Origem e Evolução da Imagem Sacra”. No local encontram-se peças de oratórios, mesas de altar, imagens, trono eucarístico, castiçais, crucifixos, entre outras num total de 73 peças, sendo que a mais antiga é a pia batismal. Todos os objetos são datados dos séculos XVII, XVIII, XIX, XX. A exposição é permanente e possui monitores, material informativo e uma Pinacoteca com pinturas de diversos artistas brasileiros e uma loja de souvenir localizada no piso térreo do prédio.

A cripta Tibiriçá está localizada no subsolo da Igreja, possui uma entrada com placas de textos alusivos à forma como foram realizadas as disposições finais dos restos mortais dos jesuítas. No local encontra-se, além das estruturas de concreto que abrigam os restos

(5)

mortais, uma parede com fotos antigas, gravuras e folhas de jornais com artigos que relatam acontecimentos da época.

O Café do Pátio é constituído de restaurante e cafeteria localizada numa área coberta do jardim interno do prédio, próximo à parede de taipa de pilão 2remanescente da época dos jesuítas.

Vista do jardim, restaurante e parede de taipa de pilão

Foto do autor - 2011

A Igreja é um espaço amplo com capacidade para aproximadamente 60 pessoas em pé e 300 sentadas. Na entrada, encontra-se a Capela Beato José de Anchieta com um oratório e uma placa com um texto que resume a vida do jesuíta desde seu nascimento até sua morte. Fazendo parte do acervo, encontra-se também um manto protegido por uma estrutura de vidro, um osso (fêmur), uma imagem de Nossa Senhora das Canárias doada pelo governo das Ilhas Canárias no século XX e uma placa com estrutura de vidro protegendo um artigo de jornal datado de 21 de Junho de 1736. Na igreja são feitas celebrações de casamentos, missas e é aberta a visitação.

A Biblioteca, denominada “Sala memorial Companhia de Jesus", localiza-se no subsolo e seu acervo é especializado em História de São Paulo e História da Companhia de Jesus, incluindo também Arte, Filosofia, Igreja Católica e Literatura. Disponibilizam para consultas livros, folhetos, jornais, revistas, manuscritos. O horário de atendimento é de terça a sexta feira das 9h00 as 13h00 e das 14h00 as 17h00.

O Auditório de Eventos é um espaço relativamente amplo que comporta eventos culturais e empresariais. Há um estacionamento com 140 vagas, e não é adaptado. Possui áreas de descanso, sanitários, um centro de recepção, um posto de informações e uma portaria parcialmente adaptada.

2

Taipa de Pilão é uma técnica de construção que consiste na mistura de terra umedecida, areia, estrume, fibras vegetais e sangue de boi, colocada em duas pranchas verticais onde permanece até secar.

(6)

Vista aérea do Pátio do Colégio

Fonte: www.servidorpublico.net/noticias

2.1 -

Análise da Infraestrutura

Como parâmetro para analisar a infraestrutura turística ofertada pelo Pátio do Colégio optou-se pelo padrão oficialmente instituído pelo Ministério do Turismo que disponibiliza formulários para consulta de profissionais que desejam elaborar inventários de oferta turística.

Os formulários utilizados para esta pesquisa foram: “Projeto de Inventário da Oferta Turística”: - Formulário 16, - Categoria C 2, - Atrativos Culturais e Formulário 14 - Categoria B 7- Outros Serviços e Equipamentos Turísticos.

Observou-se que o Pátio do Colégio tem todas as suas áreas em pleno funcionamento. Com o nome oficial de Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social-ANEAS e com o nome popular Pátio do Colégio, localiza-se na Praça Pátio do Colégio número dois, tendo como referência a Praça da Sé, centro de São Paulo e sua organização mantenedora/gestora é a Companhia de Jesus.

As vias de comunicação são por telefone e fax (11) 3105-6898 e 3105-6864; endereços eletrônicos (www.pateodocollegio.com.br/museu), e (pateodocollegio@pateodocollegio)

Seu período histórico data de 1554 a 1979 e sua utilização original serviu de alojamento para os jesuítas e catequese, sendo que, atualmente é Museu Histórico Cultural e Igreja, segundo informações colhidas com funcionários do setor administrativo e site oficial do Pátio do Colégio.

Os meios de acesso são possíveis por via terrestre, veículos motorizados, metrô, e a pé. A via é totalmente pavimentada e o acesso mais utilizado é através da Praça da Sé, atendendo parcialmente as necessidades atuais e permitindo a expansão dos visitantes, apesar de não estar adaptado para pessoas com necessidades especiais. Nesse trajeto,

(7)

observou-se a presença de pessoas em situação de rua e as condições de limpeza das calçadas não são adequadas.

A localidade mais próxima é a Praça da Sé e o percurso até o atrativo tem um tempo estimado de aproximadamente de 5 minutos e pode ser feito a pé. Os meios de transporte que oferecem acesso ao atrativo estão relacionados na tabela 23. É 12 o número de linhas de ônibus que atendem o local, algumas adaptadas e duas de metrô (Norte-Sul e Leste-Oeste) adaptadas.

Os serviços de equipamentos e apoio contam com um restaurante com capacidade para 78 pessoas e está parcialmente adaptado. Há duas escadarias sendo que uma delas dá acesso ao piso superior onde se encontram as salas do museu e outra para o subsolo que fornece o acesso para a biblioteca e para a cripta. Uma sala exibe uma maquete do Pátio do Colégio no século XVI. Não há elevadores ou rampas, o que dificulta o acesso para pessoas com mobilidade reduzida, como demonstra a foto abaixo.

Escada de acesso à cripta e a biblioteca

Foto do autor - 2011

Há dois sanitários, masculino e feminino que se encontram em boas condições de higiene, porem relativamente pequenos para o uso dos visitantes, e um sanitário adaptado para cadeirantes adequado para esse fim.

O estacionamento com 140 vagas não reserva vagas para idosos ou deficientes. Conta com loja de venda de souvenires alusiva ao Pátio do Colégio. A sinalização turística é extensiva a todas as áreas observadas e, os serviços de segurança estão presentes em vários pontos do atrativo com monitores de tv e profissionais de segurança uniformizados.

As principais atividades são as comerciais, religiosas e culturais. As culturais englobam concertos com orquestra e coral, cursos de guias de turismo, ciclos de debates e de preservação cultural. As atividades religiosas são as missas que acontecem diariamente e aos domingos na Igreja do Pátio, benção das rosas, casamentos, cursos de temáticas

3

(8)

religiosas, Bíblia no Pátio, Quaresma e demais eventos referentes á temática. No espaço do Museu são oferecidas Cursos de Formação sobre a História do Pátio do Colégio, ciclo de debates sobre o Patrimônio e Preservação Cultural, além de projetos na cidade de Embu como concertos, festa de Nossa Senhora do Rosário, Museu de Artes Sacras dos jesuítas entre outros.

As visitas acontecem de terça a sexta feira, das 9 às 16 horas e sábados e domingos das 9 às 16.30 horas. Essas visitas são guiadas e autoguiadas. Os valores cobrados são em forma de ingressos vendidos no ato da chegada do visitante: Para adultos o valor cobrado é de R$ 5,00; estudantes de escola pública R$ 1,00, universitários R$ 2,50, aposentados, menores de 7 anos e idosos, são isentos. Para grupos de visitantes é necessário agendamento prévio. A duração média da visita é de aproximadamente 1h 30min.

2.2- Análise da Demanda

Por demanda turística entende-se uma relação direta com o mercado, uma vez que, segundo o artigo de Poliana (2008), o mercado turístico é um ambiente onde a oferta e a demanda se encontram havendo comercio, ou troca de produtos, bens e serviços. A autora citando vários autores, entre eles Lemos (2001) explica que o mercado turístico “é o conjunto de relações de trocas e de contatos entre aqueles que querem vender e os que querem comprar bens e serviços turísticos”, onde se inserem oferta e demanda.

Ainda segundo ela, de forma genérica, o conceito de demanda é ligado à quantidade de serviços e produtos que a pessoa deseja obter por um determinado preço e tempo.

Beni (1998) afirma sobre a demanda turística:

Compósita de bens e serviços, e não uma demanda de simples elementos ou de serviços específicos isoladamente considerados; em suma, são demandados bens e serviços que se complementam entre si.

A demanda está ligada também a decisão e ao comportamento do consumidor que são objetos de estudo da teoria da demanda, de acordo com Lage e Milone (1991). Observam que, além de ser influenciada por outros fatores como preços dos produtos turísticos, nível de renda e preferência dos turistas, a demanda turística é heterogênea, pois os dois últimos fatores são aspectos decisivos para a escolha.

Lemos (2001) classifica a demanda turística quanto ao espaço, meios de transporte utilizado, motivação, tempo de permanência, faixa etária, organização e quantidade de pessoas, visto que esses fatores podem criar padrões de comportamento nos turistas. Petrocchi (2002), citado na revista do site pesquisado, tratando da demanda turística explica que:

(9)

É necessário satisfazê-la para a sobrevivência da destinação, pois, segundo ele, demanda significa mercado, e, se tudo depende do mercado há

necessidade de estudá-lo, conhece-lo, saber seus desejos e movimentos [...]

2.3 - Participantes

Os participantes foram os próprios visitantes do Pátio do Colégio, pessoas de ambos os sexos, com idade a partir de 16 anos. A pesquisa foi realizada em dias e horários alternados durante a semana, aos sábados e domingos, nos períodos matutino e vespertino nos meses de novembro e dezembro de 2011. Nos finais de semana o percentual foi de 67% dos entrevistados, contra 33% durante os dias de semana.

TABELA 1

-

Aplicação de Questionários

DATA DIAS DA SEMANA INICIO TÉRMINO ENTREVISTADOS

12 / nov. Sábado 11.30 horas 12.30 horas 7

15/ nov. Terça feira 10.30 11.40 horas 6

20/ nov. Domingo 11.00 13.00 16

22/ nov. Terça feira 11.45 14.00 10

26/ nov. Sábado 13.00 16.00 15

27/ nov. Domingo 12.30 14.00 13

30/ nov. Quarta-feira 11.50 15.30 11

01/ dezembro Quinta feira 14.00 16.00 6

03/ dez Sábado 12.50 14.00 9

04/ dez Domingo 10.40 13.00 7

Total 100

A abordagem aos visitantes foi realizada na porta do atrativo. Os dias e horários escolhidos para aplicação dos questionários tiveram o objetivo de atingir uma variedade de perfis diferentes com relação ao gênero, faixa etária, ocupação, renda, escolaridade, entre outros.

(10)

2.4 - Análises das Entrevistas

Gráfico 1- Gênero

De acordo com o gráfico, o público masculino representa 64% dos entrevistados, sendo que 37% são do feminino indicando que a predominância do sexo masculino atinge um pouco mais da metade do total.

Gráfico- 2 Faixa Etária

O público predominante é de adultos entre 26 a 35 anos que é de 30%. As faixas etárias entre 36 e 45 anos, 46 a 55 anos e acima de 56 anos atingem 59%, abrangendo um pouco mais da metade do total e 11% representado pela idade entre 16 e 25 anos é a menos expressiva.

(11)

Gráfico 3 - Região de Residência

O gráfico revela que é possível perceber que o percentual mais significativo é o de entrevistados que residem na zona sul (31 %), região de fácil acesso ao Pátio do Colégio que oferece o metrô e outros meios de transporte. A segunda região que mais apresenta visitantes ao atrativo foi informada como “outros” (27%) que também é representativo procedente das cidades de Santos, Praia Grande, Rio de Janeiro, Itu-SP e estados (Rondônia, Paraíba, Rio Grande do Norte, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul). A Zona Oeste é a terceira região que aparece com um percentual de 13%, e, os residentes da Zona Norte (4%) e da zona Leste apresentam percentuais equivalentes (4%.). O centro da cidade é representado por 10% dos visitantes. Da Grande São Paulo com 11% os visitantes são de Guarulhos, Barueri e cidades do ABC.

O item 17 do Inventário da Oferta Turística, formulário 16 que menciona qual a origem dos turistas internacionais que visitam a localidade, foi fruto da observação direta do autor que constatou que são oriundos da América do Sul, América do Norte, Europa e Ásia.

(12)

No gráfico 4, a motivação da visita é representada por 90% dos visitantes que vão a lazer e 10% por interesse em pesquisa, indicando que o lazer é motivação principal dos visitantes, uma vez que, segundo Dumazedier (2008), o lazer é um conjunto de ocupações às quais o indivíduo pode entregar-se de livre vontade, seja para repousar, para divertir-se, recrear-se e entreter-se ou, ainda para desenvolver sua informação ou formação desinteressada, sua participação social voluntária ou sua livre capacidade criadora após livrar-se ou desembaraçar-se das obrigações profissionais, familiares e sociais.

Gráfico - 5 Meios de Transporte

O gráfico mostra os meios de transporte utilizado pelos visitantes para chegarem até o Pátio do Colégio. O automóvel é utilizado por 41% dos entrevistados, 44% o metrô (somatório dos que utilizam somente o metrô e os que fazem uso do metrô e ônibus). Os usuários de ônibus atingem um percentual de 11% e 4% outros meios. De acordo com o resultado, é possível constatar que o meio de transporte mais utilizado é o metrô, seguido do automóvel, e outros (bicicleta, a pé, motos).

Gráfico 6- Grau de Escolaridade

Quanto ao grau de escolaridade, o gráfico apresenta um percentual de 38% de visitantes com curso superior completo indicando que este índice representa a maioria, seguido dos entrevistados com pós-graduação 17% e ensino médio completo 14%. Os entrevistados

(13)

do total. Os que possuem o ensino médio incompleto são (3%) e ensino fundamental (1%). Os percentuais mostram que grande parte do público visitante (70%) possui um alto nível de escolaridade (superior completo, pós-graduação, mestrado e doutorado). Os visitantes de menor frequência no atrativo são os que têm nível de escolaridade relacionado ao ensino médio incompleto e o fundamental.

Gráfico – 7 Áreas de Atuação

Em relação á área de atuação, o gráfico n° 7 demonstra que 41% dos entrevistados atuam como empregados em regime de CLT, seguido de autônomos 30%, estudantes 10%, funcionário publico 8%, aposentados 8 % e empresários 3%. Esses percentuais indicam que grande parte dos visitantes do Pátio do Colégio são assalariados. Os aposentados e os funcionários públicos apresentam uma equivalência na frequência ao atrativo, e os empresários são os que menos frequentam o Pátio do Colégio.

Gráfico – 8 Satisfação das Expectativas

O gráfico n° 8 avalia a questão sobre as expectativas dos visitantes. Cerca de 86% responderam que o equipamento satisfez suas expectativas, contra 14% dos visitantes que ficaram mais ou menos satisfeitos. Não houve respostas negativas. Esses resultados sugerem que o grau de satisfação dos visitantes com relação ao atrativo foi positivo.

(14)

Gráfico – 9 Quantas vezes já visitou o Pátio do Colégio

No que se refere á quantidade de vezes que os entrevistados visitaram o Pátio do Colégio, 66% responderam que foram pela primeira vez, seguido de 34% que foram duas ou mais vezes, 70% responderam que vão aos finais de semana e 30% visitam durante a semana.

Gráfico 10 – Faixa de Renda

Em relação à faixa de renda individual, a pesquisa demonstra que 40% dos entrevistados recebem entre 2 a 5 salários mínimos, 34% recebem de 6 a 10 (classe média), 8% recebem acima de 20 salários, 7% de 11 á 15, 7% até 1 salario mínimo e 4% de 16 á 20. Isso demonstra que a frequência de visitantes com faixa de renda relativamente menor, comparada aos que recebem acima de 20 salários é significativa. Os usuários que têm renda mais alta apresentam percentuais de frequência menor dos que tem renda até um

(15)

Gráfico 11 – Como soube do Pátio do Colégio

O modo como o visitante soube do Pátio do Colégio indica que 40% relataram que foi por indicação de amigos e/ou conhecidos, seguido de 34% que responderam “outros” (ouviram falar) Através da Internet o percentual foi de 23% e apenas 1 % por tv, rádio, revista ou jornal, sugerindo que a divulgação nesses meios de comunicação é quase inexistente.

Tabela 3- Avaliação dos Serviços e Equipamentos

SERVIÇOS E EQUIPAMENTOS

ÓTIMO BOM REGULAR RUIM N/S AVALIAÇÃO POSITIVA Recepção 19% 49% 6% O% 0% 68% Restaurante 8% 37% 5% 5% 15% 45% Sanitários 6% 30% 20% 1% 13% 36% Segurança 11% 43% 12% 0% 7% 54% Acessibilidade 5% 34% 13% 14% 4% 39% Sinalização 10% 41% 12% 8% 1% 51% Informação 17% 42% 11% 0% 2% 59%

Os itens desta tabela tiveram avaliações positivas com o somatório dos percentuais “ótimo e bom”. A questão contou também com a avaliação N/S (não sei) para aqueles que não conhecem ou não expressaram opinião a respeito. O maior percentual de avaliação positiva foi o item Recepção (68%) provavelmente pela qualidade do atendimento aos visitantes seguidos dos itens Informação com 59%, Segurança 54%, Sinalização 51% e Restaurante 45%. Os menores índices foram Acessibilidade (39%) e Sanitários (36%). Os dados obtidos indicam que os serviços e equipamentos do Pátio do Colégio, de forma geral satisfazem as necessidades dos visitantes.

(16)

A possibilidade dos visitantes retornarem ao Pátio do Colégio atingiu um percentual de 84% contra 16% dos que responderam que não retornariam. Destes, 40% algo em torno de 6 pessoas, fizeram comentários explicando que, como já haviam conhecido o atrativo, não haveria necessidade de retornar, lembrando que a questão do “não retorno” não está contemplada no questionário.

Quanto à sugestão de melhoria para o atrativo somente 6% dos visitantes apontaram a falta de elevadores e/ou rampas.

3 - Estrutura Organizacional

A legislação de proteção ao atrativo revela que o Pátio do Colégio é tombado de acordo com a lei n/10.236/86 do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico Cultural e Ambiental da cidade de São Paulo, resolução n°/ 17- 2007 - Conresp que considera os valores históricos, simbólicos e afetivos da área central da cidade de São Paulo conhecida como Centro Velho que abriga o marco da fundação (Pátio do Colégio) e espaço original de ocupação (O triangulo da cidade)...

De acordo com o documento pesquisado (Resolução/ 17/ CONRESP/ 2007), a proteção estende-se á área do Centro Velho sendo especificada através de uma tabela com o número, o setor, a identificação e a referência das áreas, e que o Pátio do Colégio se encontra no setor dois e sua referência está na área entre as quadras 59, 60,61, 62 e 63, e, a proteção incide sobre todo o espaço público, encostas da colina, vegetação arbórea e esculturas existentes 4.

Quanto à administração o atrativo é de responsabilidade da Companhia de Jesus. Os recursos financeiros são provenientes de vendas de ingressos, do restaurante e da loja. Os recursos humanos são compostos de funcionários em regime de CLT5.

Todas as áreas do atrativo apresentam adequado estado de conservação e limpeza.

(17)

3-1- Promoção e Distribuição

Feita através de Website e folders distribuídos no local.

Nesta pesquisa algumas informações não foram registradas devido à negativa dos gestores do atrativo em atender a solicitação do autor em recebê-lo, apesar de terem sido contatados algumas vezes.

Também não foi autorizada a documentação fotográfica no interior do museu, da cripta e da biblioteca. No entanto, no decorrer das entrevistas com os visitantes e funcionários foi obtida a maioria dos dados referentes às informações solicitadas (atividades oferecidas, agendamento prévio de visitas, visitas guiadas ou não, propriedade, tombamento, regime de contratação dos funcionários, organização mantenedora/gestora, número anual de visitantes, material promocional impresso). Esses dados encontram-se no corpo do trabalho.

Observou-se que os materiais impressos são bem variados e, além das informações pertinentes aos horários e aos dias de funcionamento trazem também sugestões e informações sobre os eventos com temas religiosos, culturais, bem como as facilidades que o atrativo oferece como, por exemplo, dicas para uso do restaurante e da loja de souvenires que comercializa produtos relacionados ao atrativo. Esses materiais impressos são distribuídos na recepção para todos os visitantes.

O serviço de monitoria, segundo informações de funcionários, preocupa-se em acompanhar grupos de visitantes e fornecer informações detalhadas sobre o Pátio do Colégio e são realizadas mediante agendamento prévio.

O acesso à Internet também auxilia na divulgação, segundo informações dos recepcionistas.

3.2 – RESUMO DA PESQUISA

Constatou-se que o perfil dos visitantes do Pátio do Colégio é formado por um público predominante adulto, do sexo masculino, com faixa etária entre 26 e 35 anos.

Os que possuem curso superior completo estão entre a maioria dos que frequentam o atrativo mais vezes.

Os perfis econômicos de maior frequência apontados pela pesquisa são de pessoas empregadas em regime de CLT e possuem faixa de renda de 2 a 5 salários mínimos.

Quanto ao local de residência, os visitantes oriundos da zona sul são os de maior frequência, provavelmente em função de um maior grau de escolaridade e interesses culturais.

(18)

Os dias mais visitados pelos entrevistados ocorrem nos finais de semana, possivelmente em função do tempo livre e, pelo fato do atrativo permanecer aberto nos finais de semana o que pode contribuir para atrair turistas de várias regiões e provocar o funcionamento dos equipamentos de apoio no seu entorno, como por exemplo, bares, restaurantes, estacionamentos e outros que provavelmente ajudam a atender a demanda do atrativo.

No que diz respeito à divulgação, além do material impresso, 23% dos turistas acessaram a Internet para conhecer o atrativo no período da pesquisa, sugerindo que é o canal de comunicação bastante utilizado pelos visitantes.

Chamou à atenção a questão do atendimento dos guias que acompanham os visitantes, uma vez que não se observou o uso de outros idiomas que não o português.

Com relação aos serviços e equipamentos, de um modo geral, o atrativo tem a aprovação da maioria do público visitante.

Os meios de transportes usados pelos visitantes que oferecem acesso ao Pátio do Colégio também foram considerados satisfatórios, pois, de qualquer ponto da capital em que a pessoa estiver, encontrará um meio de transporte disponível. No entanto, observa-se que poderia aumentar o numero de ônibus e trens do metrô nos finais de semana, o que poderia incentivar mais as pessoas a visitarem os atrativos do centro da cidade.

Em relação à motivação, a pesquisa demonstrou que a maioria dos visitantes vai ao Pátio do Colégio com a finalidade de lazer.

Do ponto de vista deste autor, no trajeto da Praça da Sé até o atrativo observou-se vários trechos com buracos e rachaduras e sujeira nas calçadas e, esse aspecto pode inibir uma maior visitação ao atrativo, visto que já existe uma imagem negativa devido à presença de pessoas em situação de rua, constatado também nos dias da pesquisa. No entanto, observou-se que, apesar desses aspectos, o fluxo de pessoas que transitam nesse entorno é significativo.

Outro aspecto que chamou atenção foi a exposição permanente do Museu, com objetos antigos e o clima de harmonia reinante no espaço, convidando as pessoas à reflexão, o que ficou evidenciado pela expressão de admiração e respeito dos visitantes durante o período que ali permaneceram. Nesse sentido, notou-se a inexistência de um sistema de som ambiente com músicas alusivas ao local, como, por exemplo, música sacra que, do ponto de vista religioso é considerada musica cristã, da fraternidade, da comunidade deve ser pensada não só como um espetáculo artístico, mas também como cultura. Por esses mesmos motivos, observou-se também que a musica clássica poderia fazer parte de outros locais do atrativo, como por exemplo, o restaurante.

(19)

Um dos fatores que também foi apontado por uma pequena porcentagem de visitantes, mas que merecem uma análise é a falta de elevadores e rampas que dão acesso ao piso superior onde estão as salas do Museu, e ao subsolo onde estão a cripta e a biblioteca, dificultando a acessibilidade de pessoas com mobilidade reduzida e outros portadores de deficiências.

Observou-se também a falta de sinalização do sistema BRAILLE para pessoas portadoras de deficiência visual, apesar de não ter sido entrevistada nenhuma pessoa nessa condição. Neste contexto, percebeu-se que o equipamento não oferece estrutura totalmente adaptada para os visitantes especiais. Ainda nesse aspecto, notou-se a necessidade de se elaborar uma reforma (instalação de rampas e/ou elevadores, pisos táteis e sinalização em Braille) que atenda as necessidades desse público, considerando que o direito de ir e vir são o mais básico da nossa sociedade, incluindo-se aí o direito de acesso aos bens culturais. Segundo Carvalho (2008), o correto planejamento e execução da atividade turística podem colaborar na recuperação e preservação do patrimônio histórico e cultural, na utilização dos

recursos naturais, em oportunidades para empreendimentos locais, dentre outros. Tomando como base o texto do Ministério do Turismo, a entrada do atrativo deve estar livre

de obstáculos, um desnível superior a 15 mm e tratado como degrau e deve ser substituído por rampa com inclinação adequada para acesso a cadeirantes. As dimensões corretas para a construção de rampas podem ser consultadas na NBR 9050:2004. Havendo espaço suficiente para a construção de rampas pode ser utilizado equipamento eletromecânico, como plataforma elevatória ou elevador de uso específico ou mobilidade reduzida. Os Símbolos Internacionais de Acesso (Elevador, Escada Rolante com Degrau para Cadeira de Rodas, Escada Rolante, Escada, Escada com plataforma móvel, Rampa e Esteira Rolante) devem estar visíveis em todos os acessos para as pessoas com deficiência, bem como placas de regulamentação para estacionamento em via pública e sinalização vertical em espaço interno.

Para as pessoas com deficiência visual deveriam ser colocadas placas em Braille nos sanitários e corrimãos e pisos táteis de borracha e cimento.

A sinalização em inglês em vários pontos do atrativo também está indicada, bem como a construção de um espaço para a realização de atividades pedagógicas com as crianças e adolescentes que visitam o local.

4-Considerações Finais

Durante esta pesquisa, percebeu-se o quanto é fundamental o papel do turismo quanto ao patrimônio histórico, não apenas do Pátio do Colégio como nos demais equipamentos existentes no país, que deve ser feito de forma responsável, uma vez que contribui para a

(20)

divulgação do conhecimento cultural, arqueológico, lazer e pode ser adquirido através de visitações a museus e sítios arqueológicos.

Apesar dos problemas levantados neste estudo sobre o Pátio do Colégio, concluiu-se que a avaliação geral foi positiva como mostrou a pesquisa, o que indica uma boa aceitação dos visitantes pelo atrativo como um espaço turístico histórico cultural do centro da cidade.

Os objetivos deste trabalho foram cumpridos e, espera-se que os resultados encontrados possam encorajar outros estudantes a efetuar novos estudos deste atrativo que poderão contribuir para o desenvolvimento do turismo no Centro da cidade de São Paulo.

(21)

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BENI, M.C. Análise estrutural do Turismo. São Paulo: SENAC São Paulo, 2003

CARVALHO, CAIO LUIZ e Colaboradores: Plano de Desenvolvimento Turístico do Centro de São

Paulo- 1ª edição- São Paulo: São Paulo Turismo, 2008

O Sítio Urbano Original de São Paulo - O Páteo do Colégio- (Condephaat) Publicação

n/1-Abril-1977- Governo do Estado de São Paulo- Secretaria de Cultura Ciência e Tecnologia.

Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (CONRESP) - Resolução nº17/ CONRESP/2007.

DUMAZEDIER, JOFFRE – Lazer e Cultura Popular – São Paulo – Perspectiva 2008

FUNARI, PEDRO P; PINSKY, JAIME: Turismo E Patrimônio Cultural-São Paulo. 3ª edição, Contexto-2003.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) Turismo e Espaços

Culturais - Carta de Turismo Cultural - ICOMOS, 1976 – Profs. Eduardo Mosaner Jr. e Maria

Hermínia O. Andrade -Turismo 2009 - 4º Semestre-Tex 13.

Instituto de Pesquisa do Projeto Inventário da Oferta Turística, Formulários 14 – categoria B7 e

16 – categorias C2, Ministério do Turismo, D.F. Brasil.

LEMOS L: Turismo: que negócio é este?- Campinas: Papirus, 1991 LAGE, B.; MILONE, C. Economia do Turismo; Campinas, Papirus, 1991

ONUMA, Renata Mayumi Soares: Turismo Arqueológico na cidade de São Paulo: O Pátio do Colégio: Monografia do Curso de Turismo pela UNESP-São Paulo- 2007

Revista Virtual Partes – Turismo – Metodologia de Estudo da Demanda Turística p.2 2011

Turismo Acessível. Bem Atender no Turismo Acessível Vol. III – Brasília: Ministério do Turismo 2009, 60p. 1 Turismo . 2 Acessibilidade . 3 Deficiência

www.metro.sp.gov.br/trajeto

www.partes.com.br/turismo/poliana/metodologiadademanda.asp www.revistaturismo.com/artigos

(22)

APÊNDICE – A QUESTIONÁRIO

Esta pesquisa tem com objetivo um Trabalho de Conclusão do Curso Superior em Gestão de Turismo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP sobre o Pátio do Colégio.

DATA: 1- SEXO

( ) MASCULINO ( ) FEMININO

2- EM QUAL FAIXA ETÁRIA VOCÊ SE ENCONTRA?

( ) ENTRE 16 E 25 ANOS ( ) ENTRE 26 E 35 ANOS ( ) ENTRE 36 E 45 ANOS ( ) ENTRE 46 E 55 ANOS ( ) ACIMA DE 56 ANOS 3- ESTADO CIVIL ( ) SOLTEIRO(A) ( ) CASADO(A) ( ) VIUVO(A) ( ) DIVORCIADO(A)

4- QUAL SUA REGIÃO DE MORADIA?

( ) CENTRO ( ) ZONA LESTE ( ) ZONA OESTE ( ) ZONA SUL ( ) ZONA NORTE

(23)

( ) OUTROS

5- QUAL FOI SUA MOTIVAÇÃO EM CONHECER O PÁTEO DO COLÉGIO?

( ) PESQUISA ( ) LAZER

6- QUANTAS VEZES JÁ VISITOU O PÁTEO DO COLÉGIO?

( ) PRIMEIRA VEZ ( ) VEZES

( ) DURANTE A SEMANA ( ) FINAL DE SEMANA

7- QUAL O MEIO DE TRANSPORTE QUE VOCÊ UTILIZOU?

( ) AUTOMÓVEL ( ) ÔNIBUS ( ) METRÔ ( ) OUTROS

8- QUAL SEU GRAU DE ESCOLARIDADE?

( ) ENSINO FUNDAMENTAL ( ) COMPLETO ( ) INCOMPELTO ( ) ENSINO MÉDIO ( ) COMPLETO ( ) INCOMPELTO ( ) ENSINO SUPERIOR ( ) COMPLETO ( ) INCOMPLETO ( ) PÓS-GRADUAÇÃO

( ) MESTRADO ( ) DOUTORADO

9- QUAL SUA ÁREA DE ATUAÇÃO?

(24)

( ) AUTÔNOMO ( ) EMPREGADO EM REGIME CLT ( ) APOSENTADO ( ) ESTUDANTE ( ) EMPRESÁRIO ( ) DO LAR

10- QUAL SUA FAIXA DE RENDA? (SALÁRIO MÍNIMO R$ 545,00)

( ) ATÉ 1 SALÁRIO MÍNIMO ( ) DE 2 A 5 SALÁRIOS MÍNIMOS ( ) DE 6 A 10 SALÁRIOS MÍNIMOS ( ) DE 11 A 15 SALÁRIOS MÍNIMOS ( ) DE 16 A 20 SALÁRIOS MÍNIMOS ( ) ACIMA DE 20 SALÁRIOS MÍNIMOS

11- COMO SOUBE DO PATEO DO COLÉGIO?

( ) INTERNET ( ) TV ( ) REVISTA ( ) JORNAIS ( ) INDICAÇÃO DE AMIGOS/CONHECIDOS ( ) OUTROS

12- O PÁTEO DO COLÉGIO SATISFEZ SUAS EXPECTATIVAS?

(25)

13- QUAIS FORAM SUAS IMPRESSÕES SOBRE OS SEGUINTES ITENS:

EQUIPAMENTOS

E SERVIÇOS ÓTIMO BOM REGULAR RUIM N/S

RECEPÇÃO RESTAURANTE SANITÁRIOS SEGURANÇA ACESSIBILIDADE SINALIZAÇÃO INFORMAÇÕES

14- COMO VOCÊ CLASSIFICA O PÁTEO DO COLÉGIO DE UMA FORMA GERAL?

( ) ÓTIMO ( ) BOM ( ) REGULAR ( ) RUIM

15- O SR (A) RETORNARIA? ( ) SIM ( ) NÃO

(26)

Referências

Documentos relacionados

As informações básicas sobre a forma de acesso às referências bibliográficas e ao material de apoio, as propostas de atividades, bem como os aplicativos necessários para

Nas últimas décadas, os estudos sobre a fortificação alimentar com ferro no país têm sido conduzidos na tentativa de encontrar uma maneira viável para controle da anemia

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

Além disso, a percepção de fadiga ele- vada obteve associação estatisticamente significante com a capacidade inadequada para o trabalho, uma vez que a prevalência da

Apothéloz (2003) também aponta concepção semelhante ao afirmar que a anáfora associativa é constituída, em geral, por sintagmas nominais definidos dotados de certa

A abertura de inscrições para o Processo Seletivo de provas e títulos para contratação e/ou formação de cadastro de reserva para PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR

Esta concordância impli- ca não haver interferências significativas da matriz; como, em ge- ral, os níveis de glifosato no ambiente são pequenos, é proposto o uso do método da

Nossos parâmetros de rating levam em consideração o potencial de valorização da ação, do mercado, aqui refletido pelo Índice Bovespa, e um prêmio, adotado neste caso como a taxa