• Nenhum resultado encontrado

O ENCONTRO ENTRE A EDUCAÇÃO FORMAL E A EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL NO PROGRAMA ESCOLA INTEGRADA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O ENCONTRO ENTRE A EDUCAÇÃO FORMAL E A EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL NO PROGRAMA ESCOLA INTEGRADA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

O ENCONTRO ENTRE A EDUCAÇÃO FORMAL E A EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL NO PROGRAMA ESCOLA INTEGRADA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS

A concepção de que a educação formal diz respeito à educação escolar e a educação não-formal refere-se à educação popular é uma leitura que está posta na história brasileira. Porém, é difícil falar em educação não-formal hoje no contexto da educação integral em que estamos vivendo, onde esses pontos se borram inclusive no campo institucional. Os programas educacionais atuais acabam por quebrar esse paradigma de que o formal é o escolar, pois, institucionalmente falando, agora a atuação das ONGs encontra-se no campo da educação formal.

O Brasil é um exemplo, conforme afirmam Ghanem e Trilla (2008), dentre os muitos países no qual a separação entre educação formal e não-formal é estanque e nítida: a educação não-formal, associada à ideia de cultura, sempre aconteceu muito distante da escola e, na maioria das vezes, desenvolvida por organizações não governamentais (ONGs). Nesse mesmo sentido, Gouveia, Nilson e Ferreira (2011) expõem que as ações educativas desenvolvidas por essas organizações foram frequentemente nomeadas como complementares à escola, de tal forma que, durante a década de 1990, houve uma proliferação dos projetos sociais desenvolvidos por elas no contra turno escolar, ligados à política de assistência social. Essa época foi marcada por uma intensa transformação da sua relação com o Estado e com o setor de responsabilidade social empresarial que se instituía; essas organizações estavam agora do lado do Estado, e não mais em oposição a ele. Reconhecidas por suas ações com o foco na proteção social de crianças e adolescentes e na educação a partir das vivências dos sujeitos, hoje essas instituições podem ser consideradas importantes parceiras, do ponto de vista social e político, no desenvolvimento da Educação Integral, que busca romper com as barreiras existentes entre as diferentes instâncias educacionais (GOUVEIA, NILSON E FERREIRA, 2011).

Esta discussão sobre Educação Integral está presente na pauta das secretarias de educação de todo o país, de tal forma que o objetivo do Plano Nacional de Educação (PNE) é chegar a 2020 com metade das escolas e um quarto dos alunos da rede pública nesse regime. Face à magnitude da proposta de uma Educação Integral no país, é possível notar que o que, até então, eram dois projetos distintos, tornam práticas educativas em processo de interação, evidenciada a partir do momento em que há um incômodo quando educação formal e não-formal encontram-se frente a frente. Torna-se, assim, necessário estender as reflexões e abrir um debate a respeito das organizações sociais que estão inseridas nessa

(2)

proposta, de forma a discutir em que bases suas práticas educativas estão fundamentadas. Dada esta centralidade do assunto no MEC e em muitas escolas e redes municipais e estaduais, a Educação Integral torna-se palco para uma série de pesquisas que vêm qualificando o debate dessa política com o foco em diferentes recortes. O recorte que fazemos aqui diz respeito a uma questão que considero crucial para a compreensão da proposta da Educação Integral: “como se relacionam as práticas de educação formal e não-formal na perspectiva da Educação Integral? Seriam essas práticas possíveis de serem dissociadas?”.

Diante deste cenário, investigamos como se deu a entrada das ONGs no Programa Escola Integrada e se isso provocou alguma mudança no processo de formação vivido pelos participantes da experiência e na relação dessas ONGs com a escola, os educandos e com a comunidade. Ficaram elas mais fechadas e atreladas ao modelo formal? Ou as escolas abriram os olhos e as portas para as experiências de educação não-formal?

Para responder a essas questões, iremos descrever como foi o processo de inserção das ONGs no PEI, caracterizar as oficinas e seu funcionamento, localizar como está o diálogo da ONG com a escola e identificar quais as mudanças que os coordenadores, educadores e educandos das ONGs explicitam com relação ao trabalho desenvolvido antes e depois da adesão ao PEI e quais as tensões existentes.

Trata-se de uma pesquisa qualitativa com a realização de um estudo de caso1 de caráter descritivo2 em uma ONG que desenvolve um trabalho em parceria com o Programa Escola Integrada da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. Após uma revisão bibliográfica sistematizada, fizemos uma pesquisa de campo exploratória para a escolha de uma organização não-governamental na qual seria realizada a pesquisa. Buscamos uma instituição em que o programa estivesse funcionando há mais de dois anos e consolidado e que já atuasse antes da parceria com o Programa. A pesquisa de campo teve início em março deste ano. Atualmente estamos no momento de observação e, no mês de maio, daremos início às entrevistas. Serão entrevistados: coordenadores, assistente de coordenação, educadores da ONG e a professora comunitária da escola. Considero a entrevista apropriada, pois a voz dos sujeitos deve ser evidenciada como fonte privilegiada. Ademais, esse tipo de entrevista possibilita aos sujeitos a expressão de seu pensar e sentir 1 Especificamente, o estudo de caso é adequado para responder às questões "como" e "por que", questões explicativas e as quais tratam de relações operacionais que ocorrem ao longo do tempo, enfocando mais do que freqüências ou incidências (Yin, 1994).

2 De acordo com seus objetivos, este estudo pode ser caracterizado como descritivo, desenvolvendo-se a partir de levantamentos e/ou obdesenvolvendo-servações sistemáticas do fato, fenômeno ou processo que constitui seu objeto de estudo (Santos, 2004).

(3)

um determinado fenômeno, sem cerceamento e sem indução de idéias. Nesse caso, as fontes utilizadas para gerar os itens serão a teoria e as conversas informais com os participantes. Ressalta-se a relevância dessas estratégias para captar o não-verbal, o subjetivo presente em todo processo de comunicação. Com o objetivo de se fazer um levantamento de informações que possam contribuir para a caracterização do objeto empírico escolhido, realizamos uma pesquisa documental que tem como base: o estatuto e a proposta educativa da ONG, documentos referentes ao trabalho desenvolvido pelos educadores da instituição (planos de aula, relatórios em geral, dentre outros), bem como os registros feitos por eles.

Além disso, as técnicas e instrumentos de trabalho, como anotações de campo, diários de bordo, relatórios, registros de vivências, registros de momentos de reflexão, acompanhamento escolar e familiar, situações cotidianas, rodas de discussão, fotos e vídeos, são utilizados não apenas como requerimentos cotidianos. Estes meios e técnicas, aliados a uma fundamentação teórica seguida de uma reflexão constituirão a base deste estudo.

Posteriormente, combinaremos a observação com o diário de campo, as entrevistas e as análises de documentos. Ressalto que a análise e interpretação dos dados serão feitas durante todo o processo de investigação, em um processo interativo com a coleta de dados. A EXPERIÊNCIA ESCOLHIDA: O PROGRAMA ESCOLA INTEGRADA

No município de Belo Horizonte, a política de ampliação da jornada escolar municipal recebe o nome de Programa Escola Integrada (PEI). Iniciado no ano de 2006 com um projeto piloto, nos dias atuais está implantado em aproximadamente 150 escolas, que representam a quase totalidade das escolas municipais de Belo Horizonte.

O programa tem por objetivo a formação integral dos alunos de 6 a 15 anos da rede pública de ensino fundamental por meio da ampliação da jornada escolar para 9 horas diárias e, além disso, define como concepção a ampliação da função social da escola através da incorporação de novos saberes e, consequentemente, de novos profissionais, do desenvolvimento de ações intersetoriais e de uma escola que dialogue com a cidade. Nesta perspectiva, a proposta não se prende a um modelo escolar, buscando transformar os espaços da comunidade em espaços de formação.

Apesar de as escolas terem autonomia em sua organização, a matriz curricular do PEI:

(4)

“...deve contemplar 45 horas semanais e nove horas diárias de atendimento aos estudantes, sendo 4h20 min. com atividades ministradas por docentes da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte; 3h com atividades de diferentes áreas do conhecimento (oficinas e cursos), realizadas por monitores de instituições de ensino superior e agentes culturais e 1h40 min. destinadas à alimentação, mobilidade e atividades de relaxamento. As oficinas e cursos oferecidos são organizadas conforme a seguinte classificação: Acompanhamento pedagógico/Conhecimentos específicos, Meio Ambiente, Esporte e Lazer, Direitos Humanos e Cidadania, Cultura e Artes, Inclusão Digital e Saúde, Alimentação e Prevenção” (MEC, 2010)

Com a proposta de integrar as diversas dimensões formadoras, sempre ressaltando a dimensão da cultura, o PEI procura também fazer articulações com instituições que já desenvolvem algum projeto. Recentemente, é possível notar um crescimento acelerado das parcerias entre as organizações não governamentais e a Escola Integrada. Este é um ponto crucial para esta discussão. O fato de as ações do PEI não serem restritas à instituição escolar e o fato de o Programa atuar em parceria com organizações não-governamentais, são pontos que trazem à tona uma concepção de educação para além dos moldes formal/não-formal, característica esta extremamente relevante para a escolha do PEI no desenvolvimento desta pesquisa. Embora essas parcerias tenham crescido aceleradamente, o relatório de pesquisa do MEC – 2010, já citado anteriormente, afirma que elas apresentam-se como um dos grandes desafios do Programa.

Diante do panorama apresentado, o PEI parece ser um exemplo de uma ação educacional com características híbridas das ações educativas formais e não-formais, o que dificulta a separação entre essas duas categorias. Nesta perspectiva, questiona-se: como acontece essa relação entre o que, até então, era considerada educação não-formal e a educação formal? As oficinas desenvolvidas pelas ONGs no PEI podem ser denominadas como educação não-formal? Quais as proximidades e distanciamentos entre essas práticas educativas? A aproximação entre as práticas modifica o trabalho dessas duas instituições? Educação formal x Educação não-formal

O termo educação não-formal começou a aparecer em 1967, quando aconteceu a Conferência Internacional sobre educação nos Estados Unidos, onde foi elaborado um

(5)

documento indicando a necessidade de outros meios educativos, que não fossem os escolares (LIMA, DIAS, 2008 p.144). No Brasil, a educação não-formal consolidou uma tradição que se iniciou no início da década de 1960 com os movimentos de educação ou de cultura popular3. Naquele momento, os elementos ético-políticos das práticas eram mais fortes e visíveis, traduzidos muitas vezes na idéia da conscientização das massas populares. Mas, na contemporaneidade, as propostas de educação não-formal, influenciadas em parte pelo debate europeu, incluem o reconhecimento das necessidades contínuas de educação, que vão além da escola (SPOSITO, 2008).

Essa categoria passou então a ser muito utilizada na educação para se referir às experiências distintas das que acontecem nas escolas, que são conhecidas como formais.

Nessa perspectiva, Gohn (2006) discute a educação desenvolvida em espaços não-escolares e suas contribuições para os sujeitos envolvidos nesse processo, mostrando as diferenças entre a educação praticada pela escola - espaço normatizado - e os programas sociais (ONGs), espaço de liberdade. Para a autora “(...) a educação formal é aquela que se aprende na escola, com conteúdos demarcados, enquanto a não-formal é aquela que se aprende “no mundo da vida”, via os processos de compartilhamento de experiências, principalmente em espaços e ações coletivos cotidianos” (GOHN, 2006, p. 28). Ela diz ainda que a educação não-formal aborda processos educativos que ocorrem fora das escolas, em processos educativos da sociedade civil, ao redor de ações coletivas do chamado terceiro setor da sociedade, abrangendo movimentos sociais, organizações não governamentais e outras entidades sem fins lucrativos que atuam na área.

Ghanem e Trilla (2008), ao invés de diferenciar essas duas categorias pelo seu caráter escolar ou não-escolar, distinguem a educação formal da não-formal segundo um critério estrutural, ou seja, por sua inclusão ou exclusão do sistema educativo regrado, assim o não-formal seria aquilo que permanece à margem do organograma do sistema educacional graduado e hierarquizado. Para Ghanem e Trilla (2008):

“...a educação não-formal é o conjunto de processos, meios e instituições específica e diferenciadamente concebidos em função de objetivos explícitos de formação ou instrução não diretamente voltados à outorga dos graus próprios do sistema educacional regrado” (GHANEM; TRILLA, 2008.p.42 )

3 Apesar de Sposito fazer esta afirmação, há estudiosos que contradizem afirmando que a educação não-formal já existia, com os preceptores.

(6)

É esse o critério que optamos por utilizar como base nesta pesquisa, sempre destacando o fato que a educação não-formal não é uma solução, nem uma oposição à educação-formal, mas uma complementação às demais formas de educação. Além disso, o rigor pedagógico e a formalidade não estão presentes necessariamente apenas na escola; as outras educações chamadas não-formais e informais4 podem ser tão formais quanto à escola.

Os autores Ghanem e Trilla (2008) continuam explicando que um dos âmbitos da educação não-formal que tem crescido muito em nossa sociedade é o composto por instituições e programas destinados àqueles que se encontram em alguma situação de conflito social. Porém, é inevitável destacar também as inúmeras propostas educacionais surgidas do setor não-formal ou apresentadas em formato de educação não-regrada, mas que se localizam na própria escola ou servem de reforço para sua atuação e são desenvolvidas, por exemplo, por organizações não governamentais.

Educação Integral

Hoje, quando se fala em educação integral, percebem-se diferentes concepções e práticas, alicerçadas em visões sociais de mundo, por vezes complementares, por vezes contraditórias. Para que possamos entender essas diversas visões, faz-se necessária uma contextualização histórica.

Para Moll (2008) a Educação Integral se insere como possibilidade de reinvenção da prática educativa escolar “no sentido de seu desenclausuramento, de seu reencontro com a vida, do desenrijecimento de seus tempos, da interlocução entre os campos do conhecimento em função da compreensão e da inserção qualificada no mundo” (MOLL, 2008, p.13). Nesta proposta de Educação Integral, os conteúdos devem dialogar organicamente com temas que falam do que é estrutural para a vida.

4 Não podemos confundir educação não-formal com educação informal. Os autores Fraga (2009) e Gohn (2010) convergem na definição dos termos afirmando que a educação informal seria aquela que não possui grau de organização algum e se dá de forma inconsciente, não planejada. É desenvolvida pelos indivíduos em seu processo de socialização de forma espontânea, enquanto a educação não-formal tem uma intencionalidade e algum nível de organização. Destaco aqui que, tomando como base o critério metodológico, todos os processos intencionalmente educacionais enquadram-se nas categorias formal e não-formal, enquanto os não-intencionais ficariam na do informal. Além disso, de acordo com Ghanem e Trilla (2008), a educação formal e não-formal se realizam de forma metódica, enquanto a informal é assitemática.

(7)

A partir de uma pesquisa bibliográfica e leitura de diversos autores que discorrem sobre a educação integral, considero aqui que, para pensarmos em uma educação integral, é necessário considerar o desenvolvimento de todas as potencialidades humanas, identidades culturais, contextos sociais e compreender o ser humano em suas múltiplas dimensões e saberes, ressaltando sempre a dimensão da cultura e seus aspectos sociais e políticos. É fato que a Educação Integral é um projeto em disputa e, nas palavras de Paulo Freire:

“...não há, finalmente, educação neutra nem qualidade por que lutar no sentido de reorientar a educação que não implique uma opção política e não demande uma decisão, também política de materializá-la” (FREIRE, 1993, p.44)

Nesse sentido, é possível dizer que a articulação entre espaços da comunidade e instituições têm sido uma alternativa para o “tempo integral”, inclusive através de uma ação em parceria entre organizações da sociedade civil e escola, objeto de estudo desta pesquisa. Segundo Esteffanio (2008):

“o debate fica mais acirrado quando se trata de uma execução em parceria, congregando Estado e organizações da sociedade civil. Os que defendem a educação pública oferecida única e exclusivamente pelo Estado, dentro da escola, não aprovam tais modelos. O viés econômico é sempre um componente importante que, mais ou menos explícito, acaba desenhando ou definindo soluções e propostas. Por outro lado uma diretriz como a ampliação do tempo na escola, que consegue agregar um grande consenso, por motivos diversos, congrega também concepções diferentes sobre educação, sobre educação integral, ou mesmo sobre o papel do Estado e da sociedade civil” (ESTEFFANIO, 2008, p.82).

ONGs e escolas públicas

Segundo Silva (2010), a parceria entre ONGs e as escolas parece estar se estreitando no Brasil e tem se tornado cada vez mais frequente a constatação de participação direta ou indireta daquelas organizações nas escolas públicas de nível básico. O poder público entendeu que, para respeitar o direito à educação, não precisava necessariamente ser o executor de políticas educacionais. E ele encontra apoio na própria legislação que tem, por exemplo, como marco de referência a Constituição Federal de 1988, na qual é posto que, ao promover a descentralização, determina que o atendimento às

(8)

crianças e adolescentes deverá ser feito por meio de organizações representativas. Mas será que as ONGs se interessam pelo que acontece na escola? Elas se preocupam em saber? Se sim, isso altera as práticas educativas dessas ONGs?

Silva (2010) expõe que a atuação das ONGs junto às escolas públicas pode assumir duas modalidades, uma definida como ação conjunta “em que a instituição atua diretamente no espaço escolar e tem por finalidade transformá-lo” e outra, mais comum, definida como ação paralela, isto é, sua atuação acontece à margem dos problemas enfrentados pela instituição escolar, com a qual não mantém vínculo direto. Ele continua dizendo que as atuações paralelas à escola realizadas pelas ONGs não visam efetivamente um relacionamento com a escola, a fim de propor inovações curriculares, intercâmbio de práticas, ou mesmo a troca de informações entre os profissionais de ambos os campos. Estão muito mais focadas nos alunos e alunas, ignorando, por assim dizer, os gestores, docentes e a própria instituição. Isso nos faz pensar em qual dessas modalidades poderíamos inserir o PEI e se há de fato uma relação entre essas instituições.

Considerações Finais

Apesar de ser uma pesquisa ainda em andamento, é possível perceber, dialogando com os autores pesquisados, que os conceitos de educação formal e não-formal são flexíveis e estão diretamente relacionados ao contexto histórico e político que estão envolvidos, de tal forma que o que era não-formal pode passar a ser formal, assim como o que é formal em uma localidade pode não ser em outra. Essa é uma questão que se abre como um vasto campo de possibilidades para explorarmos nesta pesquisa, no contexto da educação integral, na perspectiva de uma educação que, além da ampliação da jornada escolar, caracteriza-se pela compreensão do ser humano em suas múltiplas dimensões e saberes (ressaltando sempre a dimensão da cultura), propondo uma aproximação das escolas à comunidade e a todo o seu entorno.

Por fim, ressalto que, além de serem escassos os trabalhos nessa área, quando trazem essa discussão da relação ONG/educação, o foco é a tensão existente entre o público e o privado e o papel do Estado; pouco se discute a respeito do encontro entre o formal e não-formal e quais as reconfigurações que acontecem quando uma ONG se insere na proposta escolar. Considero este o ponto crucial no trabalho que apresento.

(9)

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ESTEFFANIO, M. B. As organizações da sociedade civil de Belo Horizonte em parceria com

a escola: reproduções, confrontos e convergências. 04/11 de 2008. 203fls. Dissertação.

Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Educação. 2008.

FRAGA, N. S. Educação formal, não-formal e informal. Dispositivo digital. 2009. Disponível em: http://www.slideshare.net/nfraga/educao-formal-noformal-e-informal. Acesso em: 4 de junho de 2013.

FREIRE, Paulo. Política e Educação. São Paulo: Cortez, 1993. (Questões da nossa época, 23)

GHANEM, Elie; TRILLA, Jaume. Educação formal e não-formal: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus Editorial, 2008.

GOHN, Maria da Glória. Educação não-formal, participação da sociedade civil e estruturas colegiadas nas escolas. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v.14, n.50, p. 27-38,

jan./mar. 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ensaio/v14n50/30405.pdf. Acesso em 8 de maio de 2013.

_________. Educação não-formal e o educador social: atuação no desenvolvimento de projetos sociais. São Paulo: Cortez, 2010.

GOUVEIA, Maria Julia Azevedo; NILSON; Lucia Helena; FERREIRA, Stela. As contribuições

das organizações não-governamentais para o debate da educação integral. In: MOLL,

Jaqueline (Org.). Caminhos da educação integral no Brasil: direito a outros tempos e espaços educativos. Porto Alegre: Penso, 2011, v. 1, p. 484-493.

LIMA, P. G./DIAS, I.C.G. Educação não formal: um intertexto sobre sua caracterização in: Revista de ciências da educação – UNISAL – Americana/ SP – Ano X – nº19 – 2º semestre / 2008 Educação não-formal: um intertexto sobre sua caracterização – p. 141-173

MEC. Educação integral/educação integrada e(m) tempo integral: concepções e práticas da

educação brasileira: mapeamento das experiências de jornada escolar ampliada no Brasil.

Brasília, 2010. Disponível em:<http://cenpec.org.br/ > acesso em: 17 de junho de 2013. MOLL, J. Caderno Educação Integral: Série Mais Educação. Brasília: MEC, SECAD, 2008.

(10)

SANTOS, Antônio Raimundo. Metodologia científica: a construção do conhecimento. 6. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2004. 167p.

SILVA, D. M. ONGs e escolas públicas básicas: os pontos de vista de docentes e

“educadores(as) sociais”. 2010. 154 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de

Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.

SPOSITO, Marília Pontes. Juventude e Educação: interações entre a educação escolar e a

educação não formal. Educação e Realidade, v.33, p.83-97, 2008.

YIN, Robert K. Case Study Research: design and methods. 2. ed. London: Sage Publications Inc., 1994. 171p.

Referências

Documentos relacionados

Com a proposta de melhorar a qualidade da educação nas escolas municipais, em 2006 a Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte, em parceria com a

Assim, considerando que as políticas públicas sociais e educacionais são instituídas seguindo princípios de democratização, equidade e igualdade, que se tornaram

A família, assim como o Estado, tem o dever de responsabilizar-se pela educação e pleno desenvolvimento da pessoa que dela faz parte. Nessa perspectiva, é importante

com o Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas

Para Chizzotti (1991), esse instrumento possibilita ao estudioso obter as informações desejadas sobre o seu tema de pesquisa. Nesse sentido, como a proposta deste

Mesmo quem diz que não sabe ler e escrever sabe muitas coisas sobre a escrita, e esses saberes são importantes para aprender como traduzir os sinais no papel em significados. Quer

O primeiro componente é o alternante, na medida em que a Pedagogia da Alternância requer que esta pessoa em formação tenha condições e capacidades de se assumir como

Partindo da compreensão de Educação como “processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de