• Nenhum resultado encontrado

NCE/20/ Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "NCE/20/ Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

NCE/20/2000114 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos

NCE/20/2000114 Decisão de apresentação

de pronúncia - Novo ciclo de estudos

Decisão de Apresentação de Pronúncia ao Relatório da

Comissão de Avaliação Externa

1. Tendo recebido o Relatório de Avaliação/Acreditação elaborado pela Comissão de Avaliação Externa relativamente ao novo ciclo de estudos Game Design e Media Jogáveis

2. conferente do grau de Mestre

3. a ser lecionado na(s) Unidade(s) Orgânica(s) (faculdade, escola, instituto, etc.) Escola De Comunicação, Arquitetura, Artes E Tecnologias Da Informação (ULusofona) 4. a(s) Instituição(ões) de Ensino Superior

Universidade Lusófona De Humanidades E Tecnologia 5. decide: Apresentar pronúncia

6. Pronúncia (Português): Exmos. Senhores,

Junto segue o nosso texto de pronúncia. Atenciosamente,

7. Pronúncia (Português e Inglês, PDF, máx. 150kB): (impresso na página seguinte)

(2)
(3)

ULHT – Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Pronúncia ao Relatório da CAE Processo nº NCE/20/2000114 2º Ciclo de Estudos em Design de Jogos e Média Jogáveis

- 1 -

[PT]

A equipa da Universidade Lusófona que desenvolveu esta proposta de CE gostaria desde já de agradecer a cuidadosa análise por parte da CAE a este nosso novo projeto. Devido ao seu grau de novidade, o processo pede uma reflexão ponderada e especializada. Tendo recebido o relatório preliminar, vimos por este meio procurar responder às questões levantadas. É a nossa convicção que os esclarecimentos que constam deste documento mostram que o projeto educativo desta proposta de CE justifica uma avaliação muito meritória.

1. Dos vários pontos elencados, a primeira sugestão da CAE de rever a nomenclatura do CE para “Game Design and Playable Media” será implementada de imediato. Aceitamos de bom grado esta expressão mais adequada visto que a expressão internacional mais consensual é “Playable Media”. Consequentemente, mantém-se a nomenclatura em português “Design de Jogos e Média Jogáveis” que já constava da proposta de CE, sendo coerente com a nomenclatura revista em inglês.

2. A CAE salienta a necessidade de “continuar a investir na frente científica, promovendo o alargamento a mais corpo docente da importância desta área”. Reconhecemos este alerta, que dá foco aos nossos objetivos de contratações a curto prazo, sendo um facto que a IES procura especializar e complementar o corpo docente. Destacamos a recente contratação a Tempo Integral do doutorado Phil Lopes (ver Anexo I), cujo perfil de investigação potencia sinergias entre a área alargada do Cinema Volumétrico e a investigação em Jogos através do novo laboratório XR da Universidade Lusófona, em alinhamento com as atividades do mestrado em Design de Jogos e Média Jogáveis e com os centros de investigação que lhe estão associados. Importa ainda referir que este CE irá contar com uma participação alargada de docentes convidados com experiência prática ou de investigação no setor. Esta participação terá lugar através iniciativas no CE como sessões de mostra de projectos, Game Jams, ciclos de conferências, entre outras, bem como no âmbito das unidades curriculares de Atelier de Especialização I, II e III. No entanto, cientes da necessidade de propulsionar os resultados científicos deste CE, estão já alinhadas novas contratações de docentes com perfil de investigação para também poderem fazer face ao expectável aumento de alunos inscritos no novo CE e o continuado crescimento do Departamento de Cinema e Artes dos Media da IES. De igual modo, seguindo as indicações da CAE, prevemos apresentar um maior enfoque do CE na produção de investigação aplicada em teses de mestrado, por precisamente poder incrementar os resultados científicos deste CE, seja por via de artigos científicos, como também por projetos aplicados em contexto de centros de investigação, do qual resultam novas teses de mestrado. Sendo muito pertinente o comentário da CAE relativamente à importância do maior enfoque no aspecto da investigação da tese de mestrado, iremos ter esta questão em conta na articulação entre a tese de final de mestrado dos alunos e os projectos de aplicação mais prática.

3. A CAE aponta que o tempo dos estudantes para desenvolver trabalhos curriculares e de investigação poderá ser limitado pelo facto de a criação de média ser intensiva em termos do tempo investido. Dado este facto, apontamos que a experiência acumulada pela direção do CE em produção de media (Cinema, Animação Digital e Design) permite o desenho de um programa educativo equilibrado que possibilite aos alunos o grau de foco e investimento nos seus trabalhos para que constituam uma clara evidência em Game Design e se destaquem quer em termos de inovação conceptual, quer como desafios de investigação. Salientamos que, no que respeita aos trabalhos dos alunos, este CE afasta-se de um registo gráfico mais apurado ou com estilização mais desenvolvida, estando por sua vez mais orientado para desafios na inovação que se possam evidenciar no estudo de jogos. Os protótipos de média jogáveis a desenvolver pelos alunos do CE serão menos vertical slices com um acabamento visual num registo de proposição de valor de jogos comerciais, e mais instrumentos e objetos de investigação em Game Design.

O Departamento de Cinema e Artes dos Media tem uma forte tradição em produção aplicada, tanto a nível de cinema, televisão, design e animação, como de jogos e artes performativas. Através desta experiência, e no seguimento do alerta do CAE neste ponto, dar-se-á aos alunos o espaço e tempo necessários para alcançarem o tipo de resultados esperados no quadro específico do CE.

4. Um dos pontos mais importantes do desenho deste CE foi como lidar com o risco de redundância de conteúdos com a IES a passar a acolher um 1º e 2º ciclos em jogos. Os alunos de mestrado da IES provêm maioritariamente de outras universidades. Tomámos como missão criar um plano de estudos que fosse relevante para os interesses destes alunos das mais diversas áreas, bem como dos alunos da IES das licenciaturas em Videojogos, Animação, Engenharia Informática,

(4)

- 2 -

entre outras. Este CE foi desenhado para ser uma oferta competitiva para os licenciados da IES prosseguirem os seus estudos em 2º ciclo – daí o programa e foco do CE terem sido definidos por forma a não criar redundâncias com o 1º ciclo em Videojogos na IES. Uma evidência destas condições que fizeram parte do desenho do CE é a ligação do mestrado à rede internacional do Departamento de Cinema e Artes dos Média e também aos seus centros de investigação. Estas ligações permitem uma gama alargada de oportunidades de diversificação com que evitar a redundância com o 1º ciclo em Videojogos. Os alunos do CE estarão em estreita ligação com os projetos de internacionalização do departamento graças a iniciativas da IES como a participação num EMJMD em jogos, o projeto FilmEU, o alinhamento com ELIA e HEVGA. A diversificação de oportunidades e de vias de desenvolvimento dos alunos passarão ainda por sinergias aos nível projetos Erasmus/Erasmus+ e pela colaboração projetual em jogos e média jogáveis.

5. Relativamente à necessidade de uma melhor integração com o fluxo global do programa das unidades curriculares do CE de Metodologias de Investigação e de Análise de Jogos, assinalamos que as sinergias com unidades de investigação da IES e com parceiros internacionais com componentes de investigação fazem parte do desenho do CE. Este tipo de sinergias ao nível de unidades curriculares específicas tem vindo a ser desenvolvida e aperfeiçoada em unidades curriculares do 1º ciclo em Videojogos (nomeadamente nas UC de Interfaces Tangíveis e UX para Jogos Digitais), tendo já produzido resultados científicos, e continuando o seu processo evolutivo. Num quadro de 2º Ciclo estas sinergias poderão ser desenvolvidas com maior profundidade, garantindo a interligação com as UCs presentes no ciclo de estudos.

6. A questão de como nivelar os conhecimentos relativamente à unidade curricular de Game Design e Prototipagem por forma a ser relevante para todos os alunos passa pela importância do conceito de agência nesta unidade curricular. Como este conceito permite uma grande variedade de expressões e é central na criação de jogos, o desenvolvimento dos alunos nesta UC prender-se-á com o desenvolver projetos com um balanceado nível de ambição do ponto de vista da exploração do conceito de agência. A proposta do CE pretende englobar duas perspectivas respeitantes à diversidade dos perfis dos alunos: (i) abordagem teórico-conceptual e, (ii) perspectiva prática para os alunos que apresentem uma maior experiência profissional no âmbito do Game Design. Embora este conceito apenas figure, formalmente, como o último módulo da lista de conteúdos programáticos da Ficha de Unidade Curricular, todos os demais módulos serão lecionados nesta ótica. O conciliar da componente experimental e teórica nas metodologias de ensino na UC permite que os alunos desenvolvam a sua própria via de exploração dos conceitos e técnicas dados, de acordo com o seu nível de conhecimentos.

[EN]

The Lusófona University team behind the Game Master’s proposal would like to thank the External Review Board’s careful analysis of this new educational project. Given the Master’s novel aspects, it begs careful, informed reflection. Having received the board’s preliminary report, we would like to provide clarifications regarding certain issues raised in that report. It is our belief that the clarifications in this document will show that the educational project in this Master’s proposal warrants a highly-positive evaluation.

1. Out of multiple issues raised, the board’s first suggestion of revising the Master’s designation to ‘Game Design and Playable Media’ will be implemented immediately. We gladly accept this designation as more suitable, since the better-recognized term is indeed “Playable Media”. The portuguese-language designation of “Design de Jogos e Média Jogáveis” already present in the Master’s proposal will be retained, since it is consistent with the revised english-language designation.

2. The board highlighted the need to “continue to invest on the scientific front, promoting the enlargement to more teaching staff of the importance of this area”. We acknowledge this issue which gives focus to our efforts in short-term hiring, since the Host Institution (ULHT) is continually seeking to expand and complement teaching staff. We would like to note the recent hiring to a full-time position of PhD Phil Lopes (see annex I). Lopes’ research profile opens up synergies between the expanded field of Volumetric Film and games research, namely through Lusófona University’s new XR Laboratory,

(5)

ULHT – Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Pronúncia ao Relatório da CAE Processo nº NCE/20/2000114 2º Ciclo de Estudos em Design de Jogos e Média Jogáveis

- 3 -

while aligned with the activities of the Game Design and Playable Media Master’s and its associated Research Centres. It is also worth mentioning that the Master’s will feature extensive participation by guest lectures with practical or research experience in the field. This participation will take place though initiatives in the Master’s such as Showcases, Game Jams, Conferences, among others, as well as through the Specialization Seminar I, II, and III units in the curriculum. Nevertheless, given the need to strengthen the Master’s scientific outputs, new teaching staff hires are already planned. The research profile for these new hires will also serve to answer the foreseeable increase in enrolled students and the future expansion of the Film and Media Arts department at the Master’s host institution. Following the board’s recommendations, we also plan for greater focus in the Master’s regarding applied research in the form of students’ master’s theses, precisely because of how the theses can strengthen the Master’s scientific outputs. This can happen at the level of scientific publications from thesis research, as well as applied research projects in research centres yielding new master’s theses. The board made highly-relevant observations regarding the importance of improving focus on the research aspect of the master’s theses. We will take these observations on-board in articulating the students’ master’s theses with more practical projects.

3. The board remarked that the time available to students for carrying out coursework and conducting research may be limited due to media-creation being highly time-consuming. Given this issue, we would like to point out that the Master’s coordination has the requisite experience in media production (namely in Cinema, Digital Animation and Design) to design a balanced educational program which lets students invest in their work so that their outputs are relevant in terms of Game Design, standing out both in terms of conceptual innovation and as research challenges. We would furthermore point out that this Master’s – regarding intended student outputs – moves away from the visual impressiveness of the games industry and is rather more focused on challenges of innovation that can stand out as games research. The playable media prototypes to be developed by the Master’s students are not so much vertical slices where visuals are a commercial value proposition, and more instruments and objects of Game Design research. The Film and Media Arts department has a strong tradition of applied development, not only in film, television, design, and animation, but also in games and the performance arts. Through this experience, and following the board’s recommendations, the students will be given the necessary time and space to achieve the kind of results that are expected given the master’s focus.

4. A crucial aspect in designing the Master’s was how to deal with the possibility of redundancy in learning contents after the host institution starts offering both a games bachelor’s and a games master’s. Master’s students at ULHT are largely graduates of other universities. We made it our goal to design a study program relevant to the interests of these students from a range of fields, as well as students from bachelor's at the host institution, including Games, Animation, Software Engineering, and others. This Master’s was designed as a competitive avenue for ULHT bachelor’s students to further their education at the master’s level – which is why certain features were built into the Master’s program to avoid generating redundancies with the Videogames Bachelor’s at the host institution. One such feature is the Master’s connections with the Film and Media Arts department’s international network of contacts, as well as those of the department’s Research Centres. These connections allow an expanded range of opportunities for diversification as to avoid redundancies with the Videogames Bachelor’s degree. The Master’s students will be involved with the department’s internationalization initiatives thanks to ULHT initiatives such as taking part in a games EMJMD, the FilmEU project, and alignment with ELIA and HEVGA. Diversification in opportunities and studies development paths for students will also include synergies in Erasmus/Erasmus+ projects and collaborations in creating games and playable media.

5. Regarding the need for improved integration of the units of “Research Methods & Games” and “Game Analytics” with the rest of the curriculum, we would like to point out that sinergies with ULHT research centres and with international partners with a research aspect are part of the design of the Master’s. This kind of sinergies at the level of specific units in the curriculum have already been carried out and refined in the Videogames Bachelor’s degree (namely in the Tangible Interfaces and UX for Digital Games units), and have already yielded scientific results, with their further development presently ongoing. At a master’s level these synergies can be deepened, ensuring the connection with the rest of the units in the curriculum.

6. The issue of how to level the playing field for students in the Game Design and Prototyping unit so that it can be relevant across student backgrounds is related to the importance of the concept of agency in this unit. Since agency affords a broad range of expressions and is crucial to game creation, student progression in the Game Design and Prototyping unit will

(6)

- 4 -

pertain to developing projects for exploring the concept of agency with a balanced degree of ambition. The Master’s proposal holds two different perspectives relative to diversity in student profiles: (i) theoretical-conceptual approach and (ii) practical-experimental approach for students who already hold relevant professional experience in terms of Game Design. Though the concept of agency formally is the fourth and last module in the list of learning contents for the unit syllabus, all the preceding modules will be taught from an agency perspective. The articulation of experimental and theory aspects in learning methodologies for the unit will allow students to develop their own avenues in exploration of the unit’s concepts and techniques, according to their expertise profile.

Anexo I - Nova Contratação a Tempo Integral (Professor Auxiliar)

Louis-Philippe Lopes foi recentemente contratado pela IES para ficar responsável pelo novo laboratório XR da universidade Lusófona, com a missão de incrementar a produção científica de áreas expandidas dos videojogos em estreita ligação com o departamento de Cinema e Artes dos Media. No 2º semestre do presente ano lectivo iniciou a sua actividade de leccionação no 1º CE em Videojogos (Unidade curricular de Fundamentos de Programação) e será docente no 2º CE em Design de Jogos e Média Jogáveis, dando um importante contributo nas UCs de Atelier de Especialização, Metodologias de Investigação Aplicada e em “Game Design Experimental”.

Louis-Philippe Lopes (Ph.D.)

https://www.cienciavitae.pt/portal/8018-E267-2165 https://orcid.org/0000-0002-9567-5806

Annex I - New Full-Time Contract

Louis-Philippe Lopes was recently hired by IES to be responsible for the new XR Lab of Lusófona University, with the mission of increasing the scientific production of expanded areas of video games in close connection with the department of Film and Media Arts. In the second semester of the present academic year, he began his lecturing activity at the 1st SC in Video Games (curricular unit of Programming Fundamentals) and will be a lecturer at the 2nd SC in Game Design and Playable Media, giving an important contribution in the “Seminars”, “Research Methodologies & Games” and “Experimental Game Design” units.

Louis-Philippe Lopes (Ph.D.)

https://www.cienciavitae.pt/portal/8018-E267-2165 https://orcid.org/0000-0002-9567-5806

Referências

Documentos relacionados

Once the learning objectives relate to knowledge, skills and attitudes necessary to implement rehabilitation nursing interventions and the care itself, the teaching

Este investimento em recursos laboratoriais, associado aos aspetos positivos expostos ao longo de todo o relatório preliminar da CAE, referentes à qualidade das UCs que compõem o CE

Analisemos agora as sugestões de melhoria entre as quais se destaca o nome do CE; na realidade o CE proposto não é de Manutenção Aeronáutica, como afirmado em 2.2.2, designação

Capa Patrocinador Organização Minicursos Palestras Painél Autores Títulos Áreas Imprimir

2- Compreender o processo de desenvolvimento profissional como resultado da sua vida pessoal e profissional, das políticas educativas e dos contextos escolares onde trabalham;

E assim, por estarem as partes justas e contratadas, foi o presente instrumento em 02 (duas) vias de igual teor e forma que lido e conforme pelas partes, vai por

No espaço entre os cotos do nervo tibial delimitado pelo lúmen do tubo de silicone, foi injetada a fração de células mononucleares autólogas de medula óssea em um volume

O terceiro artigo (Artigo Original 3), com o título “Ultrassom terapêutico pulsado potencializa a ação da terapia celular na regeneração nervosa periférica após