• Nenhum resultado encontrado

LISTA DE RECUPERAÇÃO TERCEIRO ANO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "LISTA DE RECUPERAÇÃO TERCEIRO ANO"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

LISTA DE RECUPERAÇÃO – TERCEIRO ANO

Questão 01)

O vírus da gripe que ataca os seres humanos tem uma proteína HA que se liga à molécula da glicoforina, uma proteína abundante nas hemácias. No entanto, o vírus da gripe não consegue replicar-se nas hemácias.

Explique por que o vírus da gripe não consegue replicar-se nas hemácias.

Questão 02)

Vírus é um microrganismo parasita obrigatório que afeta várias plantas e animais.

a) Descreva a diferença do genoma (material genético) de um vírus e de uma célula animal ou vegetal.

b) Recentemente ocorreu, na Inglaterra, uma doença que ficou conhecida como a "doença da vaca louca", causada por um parasita obrigatório chamado prion. Descreva a diferença fundamental na constituição bioquímica do vírus e do prion.

Questão 03)

A maioria dos pesquisadores da área biológica considera complexa a tarefa de definir se os vírus são seres vivos ou seres não-vivos. Apresente dois argumentos a favor e dois contra a inclusão dos vírus na categoria dos seres vivos.

Questão 04)

Normalmente, os vírus são descobertos e estudados a partir de doenças que causam em seus hospedeiros.

Com base nessa informação e nos seus conhecimentos, responda ao que se pede.

a) A hipótese mais aceita sobre a origem dos vírus afirma que eles podem ter surgido a partir de segmentos do material genético dos hospedeiros, que escaparam e adquiriram a capacidade de se replicar dentro de outras células desses mesmos hospedeiros. Qual a principal evidência que justifica essa hipótese?

b) O vírus da AIDS (ou SIDA) é denominado de retrovírus. Qual a diferença apresentada por esse tipo de vírus, quando comparado às células que ele infecta, em relação ao fluxo da informação genética?

c) Qual o principal vetor natural de transmissão de vírus de uma planta infectada para uma planta sadia?

(2)

Questão 05)

Após um surto de uma doença misteriosa (início com febre, coriza, mal-estar, dores abdominais, diarréia, manchas avermelhadas espalhadas pelo corpo) que acometeu crianças com até cinco anos de idade em uma creche, os pesquisadores da UNICAMP conseguiram seqüenciar o material genético do agente causador da doença e concluíram que se tratava de um vírus. Um segmento dessa seqüência era UACCCGUUAAAG.

a) Explique por que os pesquisadores concluíram que o agente infeccioso era um vírus. b) Dê duas características que expliquem por que os vírus não são considerados seres vivos. c) Sabendo-se que a seqüência mostrada acima (UACCCGUUAAAG) dará origem a uma fita de

DNA, escreva a seqüência dessa fita complementar.

Questão 06)

Os vírus já mataram milhões de pessoas e continuam sendo uma ameaça para a humanidade. Os antibióticos, considerados como a grande conquista na cura de doenças, não têm qualquer efeito sobre os vírus, porque estes organismos apresentam características bastante peculiares. Descreva as características dos vírus, quanto a sua estrutura e reprodução.

Questão 07)

Cientistas conseguiram isolar o vírus causador de uma determinada doença. Objetivando entender melhor seu mecanismo de ação, eles decidiram cultivar esse vírus no laboratório. Para isso, prepararam meio de cultura adequado com todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento do vírus e mantiveram a cultura sob condição de temperatura, umidade e luminosidade adequadas. Após um certo tempo, ao observarem a cultura, os cientistas perceberam que não houve desenvolvimento dos vírus que haviam sido inoculados.

Explique por que os vírus não se desenvolveram no meio de cultura.

Questão 08)

O vírus da herpes humana pode ser cultivado em laboratório, utilizando-se culturas de células vivas de rim de macaco, previamente preparadas em tubos de ensaio ou outros frascos. Para o cultivo prévio dessas células vivas, utiliza-se uma solução de nutrientes e também de sais, cuja concentração é exatamente igual àquela dos líquidos celulares.

a) Justifique o procedimento técnico descrito no preparo prévio da cultura das células vivas. b) Caso o procedimento técnico não estiver como indicado no texto, a cultura de célula poderá

afetar a replicação dos vírus? Por quê?

(3)

Os gráficos a seguir apresentam o crescimento de uma espécie de bactéria e de um vírus bacteriófago em ciclo lítico, ambos em ambientes sem limitação de recursos.

Identifique qual gráfico (A ou B) representa o crescimento das bactérias e qual representa o crescimento dos bacteriófagos. Justifique sua resposta.

Questão 10)

Os vírus apresentam-se como agentes infecciosos que causam diversas doenças entre animais e plantas. Mediante sua importância, pesquisadores no mundo todo estudam os vírus, sua organização, reprodução, genética e evolução. Tendo como base as informações geradas a partir dessas pesquisas para caracterizar os vírus, responda ao que se pede:

a) Os vírus podem ser considerados organismos vivos? Justifique a sua resposta. b) Cite duas doenças causadas por vírus.

Questão 11)

Os seres vivos são descendentes de um ancestral unicelular que surgiu há, aproximadamente, 4 bilhões de anos. Devido a sua ancestralidade comum, os organismos, com exceção dos vírus, compartilham algumas características não encontradas no mundo inanimado.

a) Descreva as características compartilhadas pelos organismos.

b) Quais são as exceções que levam os cientistas a terem dúvidas se os vírus podem ser classificados como seres vivos?

(4)

Questão 12)

A AIDS ou SIDA (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) é hoje um problema pandêmico, isto é, atinge em proporções epidêmicas um número significativo de países em todo o mundo. Segundo informações coletadas via Internet (http://www.applicom.com/tcrs/wwwpg6.htm), até janeiro deste ano os casos de AIDS notificados à OMS (Organização Mundial da Saúde) foram de 1.291.810, sendo os países com maior número de casos: Estados Unidos (501.310), Brasil (71.111), Quênia (56.573), Uganda (46.120) e Tanzânia (53.247). Este triste quadro poderia ser modificado se as populações pudessem ter acesso às informações, se se conscientizassem da gravidade do problema e se praticassem as medidas de prevenção desse mal.

Quanto à transmissão e à prevenção da AIDS:

a) cite 3 fluidos biológicos que, reconhecidamente, transmitem o HIV; b) cite 3 medidas preventivas contra a AIDS.

Questão 13)

Morcegos Vampiros ameaçam rebanhos do Rio.

A vida do gado no norte fluminense está cada vez mais difícil. Uma colônia gigante de morcegos hematófa-gos - também conhecidos como vampiros - se tornou uma terrível ameaça para a população bovina local, que repre-senta 90% da pecuária do Estado.

... Os tratadores também correm riscos. A contaminação humana também acontece...

(ROCHA, Carlos. In: O Globo em 28.07.96)

Considere a doença a cujos riscos o trecho faz referência e informe: a) Qual é a doença em questão e qual o seu agente etiológico.

b) Duas espécies de animais de convívio doméstico que apresentam importância epidemiológica na transmissão dessa doença para o homem.

(5)

c) Que medidas são necessárias para prevenir a doença tanto no gado quanto no homem. d) Como se pode evitar que o gado contaminado contamine o homem.

e) Se há ou não possibilidade de cura para a doença, indicando, em caso afirmativo, os métodos disponíveis.

Questão 14)

A dengue é uma doença infecciosa aguda, de origem virótica, transmitida por mosquito. Apresenta surtos epidêmicos, caracterizando-se por quadro febril súbito, moleza, dores musculares, dor de cabeça e falta de apetite. O desapareci-mento dos sintomas ocorre, aproximadamente, em uma semana.

Cite cinco medidas adequadas ao combate do agente transmissor.

Questão 15)

“O cinegrafista alemão que retornou ao seu país, vindo da África com uma grave doença infecciosa, morreu no dia 6 de agosto. Os médicos do hospital onde ele estava internado informaram que a causa da morte foi febre amarela, e não uma infecção pelo vírus Ebola, como havia sido cogitado na semana passada. Foi a primeira vez em 53 anos que ocorreu um caso de febre amarela na Alemanha.” ( O Globo, 07/08/99)

a) Especifique o agente etiológico da febre amarela.

b) Na área urbana, o vetor da febre amarela também transmite outra infecção muito comum nas grandes cidades brasileiras. Identifique este vetor e esta outra doença.

c) Mencione os procedimentos de prevenção contra a febre amarela.

Questão 16)

Palavras semelhantes com fonemas comuns, como malária, febre amarela e amarelão, geralmente levam as pessoas a confundir estas doenças, seus respectivos agentes causadores e transmissores. a) Cite as diferenças entre malária e febre amarela, quanto aos seus agentes transmissores e

agentes etiológicos ou causadores.

b) Dê o nome de um dos agentes etiológicos do amarelão e, pelo menos, uma das possíveis formas de transmissão da doença.

Questão 17)

Recentemente, diversos casos de febre amarela foram confirmados em pacientes que residiam nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro e haviam viajado para regiões de florestas no interior do país.

(6)

A forma silvestre da doença é endêmica em algumas regiões, mas a febre amarela urbana foi erradicada do Brasil desde 1927.

Identifique o agente transmissor de febre amarela urbana e aponte uma forma de combate desta doença nas grandes cidades.

Questão 18)

O gráfico abaixo demonstra, no organismo humano, a relação entre os linfócitos T e o vírus da imunodeficiência humana (HIV), ao longo de dez anos de curso da síndrome da deficiência imunológica adquirida (AIDS).

co n ce n tr aç ão n o o rg an is m o HIV Linfócito T 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 tempo em anos

Explique as razões das quedas das concentrações de: a) linfócitos T;

b) HIV.

Questão 19)

(7)

O quadro “O Triunfo da Morte” (1562), do pintor belga Pieter Brueghel (1525–1569), retrata o horror de uma epidemia na Idade Média. Essa mesma doença causou uma epidemia, embora de menor proporção, no início do século XX na cidade do Rio de Janeiro. A charge faz referência à campanha de combate a essa doença, coordenada pelo médico sanitarista Osvaldo Cruz.

a) A que epidemia essas duas ilustrações se referem? A charge que traz a caricatura de Osvaldo Cruz faz ainda referência a uma outra doença que assolou o Rio de Janeiro no início do século passado, também combatida por esse médico sanitarista. Que doença é essa?

b) Nos bairros populares ponho vários “homens da corneta” para comprar ratos mortos a 300 réis a cabeça. Ao controle de qual das duas doenças esta frase se relaciona? Explique por quê.

Questão 20)

Uma equipe de futebol iria disputar uma partida em uma cidade atingida por epidemia de dengue. A diretoria do clube, após uma breve visita às dependências do hotel da cidade, tomou algumas providências para preservar a saúde dos membros da delegação, que iria se instalar dois dias antes do jogo naquela cidade. As instruções previamente transmitidas à gerência do hotel foram:

1. instalação de telas em todas as janelas. 2. desinfecção de todos os vasos sanitários.

3. instalação de ventiladores nos quartos, para dispersar os agentes patogênicos da dengue. 4. remoção dos vasos de bromélias da área verde e dos corredores do hotel.

5. colocação de flúor nos reservatórios de água.

a) Quais foram as instruções corretas para a prevenção da dengue? Justifique.

b) Que outras doenças, além da dengue, poderiam ser evitadas com as medidas indicadas na resposta a?

(8)

GABARITO:

1) Gab: As hemácias não têm núcleo nem ADN cromossomial e portanto não podem replicar-se. Assim, na falta de ADN e outras organelas acessórias à replicação, um vírus não poderia replicar-se.

2) Gab:

a) O vírus possui material genético na forma de DNA ou RNA (nunca os dois ao mesmo tempo), que pode ser em fita simples ou dupla. A célula animal ou vegetal possui sempre DNA de fita dupla como material genético.

b) O vírus é constituído de DNA ou RNA envolto em uma cápsula proteica, enquanto que o príon é constituído apenas por um peptídeo (cadeia de aminoácidos).

3) Gab:

Poderão ser escolhidas dois destes argumentos em cada opção, entre outras: A favor:

1. O fato de os vírus apresentarem autoreprodução, embora necessitem de célula hospedeira para se reproduzirem.

2. O fato de os vírus apresentarem capacidade de mutabilidade. 3. O fato de os vírus apresentarem capacidade de adaptação. Contra:

1. O fato de os vírus serem acelulares.

2. O fato de os vírus não possuírem metabolismo próprio, necessitando portanto, de constituintes celulares de outro organismo.

3. O fato de os vírus serem considerados parasitas obrigatórios, embora possam se reproduzir quando dentro de célula hospedeira.

4) Gab:

a) A hipótese que afirma terem os vírus surgido a partir de segmentos do material genético dos hospedeiros é sustentada pela grande similaridade existente entre o material genético dos vírus e o das células que eles infectam. Essa similaridade é maior que aquela apresentada entre os diferentes tipos de vírus.

b) Os retrovírus, como o vírus da AIDS, invertem o fluxo normal da informação genética, apresentado pelas células em geral, ao produzir uma molécula de DNA usando como molde

(9)

uma molécula de RNA, graças à presença (em seu conteúdo) de uma enzima denominada transcriptase reversa.

c) Os insetos são os principais vetores transmissores de infecções virais entre as plantas, principalmente aqueles parasitas que sugam a sua seiva.

5) Gab:

A base U (Uracila) ocorre exclusivamente no RNA e o único agente infeccioso que tem Uracila em seu material genético é o VÍRUS. Os vírus não são considerados vivos pelo fato de não terem estrutura celular; não se reproduzirem fora da célula hospedeira em função de não terem determinadas enzimas essenciais a este processo e, portanto, usam as estruturas da célula hospedeira; por serem parasitas intracelulares obrigatórios, e quando fora da célula hospedeira, não apresentam nenhum tipo de atividade metabólica. Com relação ao item c da questão, os candidatos devem escrever que a fita complementar deverá ter a seqüência: ATGGGCAATTTC.

6) Gab:

Os vírus são compostos de material genético (DNA e RNA) e uma cápsula protéica denominada capsídeo (estruturas que juntas são denominados de nucleocapsídeo), alguns são encapsulados( a cápsula é geralmente derivada da membrana plasmática do hospedeiro), a reprodução do vírus pode ser de 2 tipo: ciclo lítico(rápido, que destrói a célula, com o vírus comandando o metabolismo hospedeiro) e o lisogênico (o material genético viral incorpora–se ao hospedeiro, mas não interfere no metabolismo)

7) Gab:

Os vírus são parasitas obrigatórios; portanto, um meio de cultura apenas com nutrientes é insuficiente para o desenvolvimento deles. Eles necessitam de um hospedeiro para que possam reproduzir-se, portanto, faltou no meio de cultura uma forma de vida.

8) Gab:

a) Esse procedimento técnico de deixar a solução isotônica com os líquidos celulares é pra evitar que a célula perda (meio hipertônico) ou receba (meio hipotônico).

b) Caso o meio não esteja isotônico, a cultura de células poderá restaurar ou mucha afetando a replicação do vírus.

9) Gab:

Bactéria, B; bacteriófago, A. As bactérias possuem divisão binária, por isso seu número dobra a cada ciclo. Os bacteriófagos são vírus que infectam as bactérias e utilizam seu metabolismo para formar novos vírus. A cada ciclo lítico, um único bacteriófago gera muitos outros.

(10)

10) Gab:

a) Se a resposta for SIM, a justificativa deve ser baseada no fato de que os vírus são seres vivos extremamente simples, que no curso da evolução teriam perdido a estrutura celular, ficando restritos ao que era essencialmente necessário para a reprodução, característica fundamental para a perpetuação da espécie. Se a resposta for NÃO, justificar pelo fato de os vírus não apresentarem organização celular, não possuírem metabolismo próprio e por não serem capazes de se reproduzir sem estar dentro de uma célula hospedeira. Podendo ser considerados, portanto, parasitas intracelulares obrigatórios (partículas infecciosas), e não seres vivos, já que fora da célula hospedeira não manifestam propriedades vitais.

b) Dengue, ebola, febre amarela, gripe, Aids, varíola, catapora, rubéola, hepatite, sarampo, caxumba, raiva, entre outras.

11) Gab:

a) Consistem em uma ou mais células; contêm informação genética: usam a informação genética para se reproduzir; são geneticamente relacionados e evoluem; podem converter moléculas obtidas a partir do seu ambiente em novas moléculas orgânicas; podem extrair energia do ambiente e usá-la para o trabalho biológico; podem regular seu ambiente interno.

b) Não são formados por células. São formados por cápsulas de proteína ou outras substâncias (ex: lipídios e glicídios) que contém material genético. Não realizam funções fisiológicas por si só, mas parasitam para que o maquinário das células hospedeiras faça essas funções por eles, incluindo reprodução.

12) Gab: A questão aborda tema de saúde, enfocando o problema da AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida), doença grave para a qual até o momento não há cura, sendo fatal. Não existem ainda vacinas que previnam sua ocorrência. É provocada por um vírus (HIV) que penetra nos glóbulos brancos do sangue, reproduzindo-se no interior dessas células, destruindo-as. Com isso, a pessoa torna-se imunodeficiente, transformando-se em alvo fácil de diversas doenças infecciosas, que terminam por levá-la a morte. A transmissão do vírus da AIDS é feita principalmente por relações sexuais, transfusões de sangue e, entre os drogados, pelo uso de agulhas não descartáveis ou não esterilizadas. Os fluidos biológicos que, reconhecidamente, podem transmitir o HIV são o sangue e seus derivados (soro e plasma), o sêmen, as secreções vaginais e o leite materno. Não existem evidências, até o momento, de que outros fluidos, tais como saliva e suor, possam transmitir o vírus. Como exemplos de medidas preventivas podemos citar o uso de preservativos ("camisa de Vênus" ou "camisinha"), o controle do sangue e seus derivados a serem utilizados nas transfusões, o uso de seringas descartáveis ou esterilizadas, esterilização cuidadosa de instrumental cirúrgico, odontológico ou médico, dentre outros.

13) Gab:

a) Raiva - vírus da raiva.

(11)

c) Vacinação do gado da região afetada (Campanha de Vacinação) e de outros animais, especialmente os domésticos. Orientação dos criadores.

d) O gado contaminado é considerado impróprio para consumo e deve ser sacrificado. O homem deve evitar contato com a saliva dos animais contaminados e não comer seus miolos.

e) Atualmente não existe cura para a raiva.

14) Gab:

Nas Residências:

- Limpar calhas dos telhados; - Vedar caixas-d'água;

- Manter os vasilhames invertidos, após lavagem, para evitar acúmulo de água. - Trocar regularmente a água dos recipientes que contiverem plantas.

- Eliminar todo e qualquer recipiente, sem uso, que possa acumular água.

- Perfurar todo e qualquer recipiente, porventura em uso, exposto ao tempo, capaz de acumular água.

- Aplicar creolina nos ralos, semanalmente. Nos Jardins:

- Evitar o crescimento exagerado de mato que possa vir a dificultar a livre circulação da água; - Encher de areia as depressões do terreno para evitar a formação de poças;

- Colocar peixes nos lagos, pois se alimentam das larvas dos mosquitos. No Prédio:

- Remover toda água parada das marquises e calhas;

- Aplicar inseticida, creolina ou querosene nos ralos das garagens, subsolos e outras áreas do condomínio que acumulem água.

15) Gab: a) Vírus

b) Mosquito Aedes aegypti. Dengue c) - Destruir os mosquitos e larvas

(12)

16) Gab:

b) Os agentes etiológicos do amarelão podem ser dois: Ancylostoma duodenale e Necator americanus . Uma das possíveis formas de transmissão é através da penetração de larvas terrestres pela pele, principalmente a dos pés.

17) Gab:

Mosquito Aedes Aegypti. Uma dentre as formas: • uso de inseticidas

• eliminação de depósitos de água parada

18) Gab:

a) Os linfócitos T são infectados pelos vírus e destruídos após os primeiros meses da doença. b) Grande parte dos vírus são destruídos pela produção e atuação de linfócitos e outras células de

defesa, ainda em grande número durante o primeiro ano de desenvolvimento da doença.

19) Gab:

a) A epidemia em questão é a peste bubônica. A outra epidemia combatida por Oswaldo Cruz que está representada na charge é a febre amarela, que é transmitida pela picada do mosquitoAedes aegypti .

b) A frase relaciona-se à peste bubônica, que é transmitida pelas pulgas dos ratos.

20) Gab:

a) Instruções 1 e 4, porque impedem a dispersão e proliferação dos mosquitos vetores. b) Febre amarela e malária.

Referências

Documentos relacionados

Resfriado Comum: causado por vírus, Clamydia ou Micoplasma – causa coriza, faringite, cefaleia, febre, mal-estar, espirros e tosse. Otite média: usualmente purulenta,

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

Roteiro e Figurinos, e indicações a Melhor Filme, Diretor, Ator Coadjuvante, Fotografia, Direção de Arte e Edição. Festival de Veneza 1953: Indicado ao Leão de Ouro

Com o objetivo de avaliar a influência da oferta de sombra e da fonte orgânica de cromo sobre o ganho em peso total e consumo de suplemento mineral de novilhos em pastejo intensivo,

Neste capítulo, será apresentada a Gestão Pública no município de Telêmaco Borba e a Instituição Privada de Ensino, onde será descrito como ocorre à relação entre

Neste trabalho, foram estudadas as plântulas e plantas jovens de Erythrina speciosa (Phaseoleae), Holocalyx balansae e Sophora tomentosa (Sophoreae), Swartzia langsdorffii

Assim em vez de usar a escala de B maior imaginei este B maior sendo o tal 5º Grau da Escala de Em

Diretor-Presidente, para que possam ser tomadas as medidas corretivas que eventualmente couberem, cientes de que, nos termos da regulamentação aplicável, caso tenham