• Nenhum resultado encontrado

Informativo nº 199. De 26/10/2017 à 02/11/2017

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Informativo nº 199. De 26/10/2017 à 02/11/2017"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Informativo nº 199

De 26/10/2017 à 02/11/2017

AMÉRICA/EUROPA OCIDENTAL

ESTADOS UNIDOS PEDE POSICIONAMENTO EUROPEU EM RELAÇÃO AO HEZBOLLAH

Na última semana do mês de outubro, o governo dos Estados Unidos pediu à União Europeia que reconhecesse o grupo Hezbollah como uma organização terrorista. Alega-se que, nos últimos Alega-seis anos, o grupo foi a maior força militar ao lado do presidente sírio Bashar al Assad em sua campanha para “destruir seu país e matar seu povo”. A organização, que tem milhares de combatentes e comandantes militares no território sírio, é diretamente responsável por uma guerra que deixou meio milhão de mortos e 11 milhões de pessoas deslocadas. A Resolução diz ainda para a União Europeia seguir os passos da França e dos Países Baixos e reconhecer o grupo todo como terrorista. Isso uniria todos em uma coalização global que lutaria contra o Hezbollah.

Fonte: https://elpais.com/elpais/2017/10/29/opinion/1509265237_302657.html

ELN E GOVERNO COLOMBIANO AVANÇAM NO DIÁLOGO DE PAZ

Recentemente, o governo colombiano avançou no acordo de paz em andamento com o Exército de Liberação Nacional (ELN), última guerrilha ativa da Colômbia, dando início ao que foi chamado de “quarto passo”, que ocorreu após o cessar-fogo entre as

(2)

partes, estabelecido em setembro. A nova etapa do processo de paz tem se apresentado como positiva e foi elogiada pelo diplomata equatoriano Juan Meriguet, sendo seu país o local de onde as negociações começaram.

Fonte:COLOMBIA, ELN begin fourth round of peace dialogue. The Gulf Today, Sangolqui, p. 12, 27 out. 2017.

ÁSIA/LESTE EUROPEU

IRÃ CONTINUARÁ A DESENVOLVER PROGRAMA DE MÍSSEIS BALÍSTICOS

O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos divulgou uma lista negra de entidades e indivíduos sujeitos a sanções, incluindo a Guarda Revolucionária do Irã. Segundo o Departamento, essa seria uma alternativa para acabar com o terrorismo no Oriente Médio. Em resposta ao governo estadunidense, Teerã advertiu que responderá adequadamente à repreensão e considera que o que Washington faz é apoiar grupos terroristas. O país alegou ainda que essas sanções são um pretexto para que a administração de Donald Trump possa prejudicar o acordo nuclear, visando sua economia para enfraquecê-lo. Assim, o Irã vai continuar a desenvolver seu programa armamentista, incluindo o balístico, conforme necessário, disse o presidente iraniano, Hassan Rouhani. O presidente acredita que a construção de mísseis não viola nenhuma regra internacional, nem mesmo a Resolução 2231 do Conselho de Segurança das Nações Unidas, na qual há a proibição de envolvimento com as armas pelo Irã durante oito anos.

Fontes:

http://g1.globo.com/mundo/noticia/ira-continuara-a-desenvolver-programa-de-misseis-balisticos.ghtml e https://elpais.com/internacional/2017/10/31/actualidad/1509478468_206083.html

NOVOS ATAQUES E QUEDA DE HELICÓPTERO DEIXAM MAIS MORTOS E FERIDOS NO AFEGANISTÃO

No último dia do mês de outubro, uma explosão deixou ao menos três pessoas mortas e 14 feridas em Cabul, capital do Afeganistão. O incidente ocorreu ao lado de fora do Ministério da Defesa afegão, sendo que nenhum grupo reivindicou o ataque até o

(3)

momento. As autoridades ainda não têm certeza se ocorrido teve origem em um homem bomba ou se explosivos foram plantados no local anteriormente. Paralelamente, um militar dos Estados Unidos foi morto e outros seis ficaram feridos em um acidente de helicóptero ao sul de Cabul, capital do Afeganistão, de acordo com um comunicado das forças militares estadunidenses no país. Os militares forneceram poucos detalhes sobre as circunstâncias do acidente, que aconteceu na província afegã de Logar. Em episódio seguinte, o grupo rebelde Talibã afirmou que seus combatentes derrubaram um helicóptero estadunidense no distrito de Kharwar, também em Logar. O exército dos Estados Unidos confirmou um incidente poucas horas depois, mas disse que não era resultado de ação do inimigo. Ainda mais tarde, o exército enviou outra declaração anunciando a morte do militar e dizendo que as circunstâncias do acidente ainda estavam sob investigação.

Fontes: https://exame.abril.com.br/mundo/capital-do-afeganistao-e-alvo-de-explosao-diz-al-jazeera/# e

HELICOPTER crash kills U.S. service member. The Buffalo News, Nova York, p. A14, 29 out. 2017.

COREIA DO NORTE PODE TER CAUSADO DESMORONAMENTO, COREIA DO SUL SE MANTÉM EM ACORDO NUCLEAR INTERNACIONAL

Segundo fontes internacionais, a Coreia do Norte pode ter causado uma catástrofe após o sexto teste nuclear do país, realizado em setembro. A especulação é de que tenha acontecido um desmoronamento de um túnel das instalações nucleares sete dias após o teste, visto que a explosão deixou o terreno do local instável. Cerca de 100 pessoas teriam sido soterradas. Em seguida, houve um novo desmoronamento durante as operações de resgate, o que colocou as estimativas de mortos em torno de 200 pessoas. Ainda na última semana do mês de outubro, o presidente sul-coreano Moon Jae-in pronunciou-se sobre o possível status da Coreia do Norte como uma potência nuclear. A declaração foi de que seu país deve manter um compromisso de não desenvolver ou possuir armas nucleares.

Fontes: http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKBN1D01AS-OBRWD e

(4)

RÚSSIA PRETENDE ESTABILIZAR O ORIENTE MÉDIO

Em sua visita ao Irã, o atual presidente da Rússia, Vladmir Putin, se reuniu com líderes políticos iranianos para tentar uma maior aproximação, com o objetivo de enfraquecer ainda mais as relações entre os Estados Unidos e os países do Oriente Médio para que a Rússia e seus aliados possam agir e melhorar a situação da região. Por outro lado, o presidente estadunidense, Donald Trump, tem atacado veementemente seu acordo nuclear com o Irã, chamando o país de terrorista. Ainda no sentido de estabilizar o Oriente Médio, a Rússia convidou líderes curdos sírios para conversas de paz acerca da guerra civil na Síria. A investigação acerca do suposto envolvimento da Rússia nas eleições americanas rendeu indiciados, que teriam trabalhado para o governo russo, porém o Porta-Voz do Kremlin nega, dizendo que os indiciados trabalharam para a Ucrânia e não para a Rússia. Nesse mesmo sentido, o presidente Trump alegou que a Rússia também vem atrapalhando as questões com a Coreia do Norte.

Fontes: http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKBN1D15TM-OBRWD;

http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKBN1D02FS-OBRWD;

http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKBN1D02WO-OBRWD e http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKBN1CV27L-OBRWD

COREIA DO NORTE INSTIGA VIZINHOS A RECONSIDERAR QUESTÃO DAS ARMAS NUCLEARES

Em meio às discussões e testes nucleares que estão sendo movidos por Estados Unidos e Coreia do Norte, seus vizinhos asiáticos estão debatendo se precisam de seus próprios arsenais nucleares. Pela primeira vez em muito tempo, há fortes argumentações diárias na Coreia do Sul e no Japão sobre a opção nuclear, impulsionada pela preocupação de que os Estados Unidos possam hesitar em defender os países aliados. Na Coreia do Sul, as pesquisas mostram que 60% da população é a favor de armas nucleares, enquanto quase 70% querem que os Estados Unidos reintroduzam armas nucleares táticas para o uso no campo de batalha, feitas há quase 25 anos.

Fonte: SANGER, David E.; SANG-HUN, Choe; RICH, Motoko. North Korea rouses neighbors to

(5)

POLÍCIA DETÉM SUSPEITOS DE SEREM LIGADOS AO EI NA INDONÉSIA

Recentemente, as autoridades indonésias prenderam nove homens suspeitos de terem vínculos com a Jemaah Asharut Daulah (JAD), uma rede militante leal ao grupo terrorista Estado Islâmico (EI), e de terem planejando uma série de ataques contra postos policiais. A polícia antiterrorista tem lutado contra um recente ressurgimento no radicalismo local no maior país muçulmano do mundo, inspirado pelo EI. A polícia disse que oito homens foram presos na província de Riau e um homem na província de South Sulawes, acrescentando que os homens são suspeitos de se juntarem a um campo de treinamento em uma província vizinha, onde aprenderam a atirar e a montar bombas. Fonte: POLICE nab 9 with alleged Islamic State links. Bangkok Post, Jacarta, p. 1, 26 out. 2017.

CATAR E RÚSSIA ASSINAM ACORDO PARA AUMENTAR COOPERAÇÃO MILITAR

O Catar assinou um acordo de defesa com a Rússia, junto com um "memorando de entendimento" relativo à defesa aérea e material militar. Nos quase 150 dias da crise do Golfo, o Catar anunciou um acordo de 12 bilhões de dólares para comprar jatos F-15 dos Estados Unidos, um acordo de cinco bilhões de euros com a Itália para sete navios da Marinha e um acordo para comprar 24 jatos de combate Typhoon da Grã-Bretanha. A crise do Golfo é a pior a atingir a região desde o estabelecimento do Conselho de Cooperação do Golfo (CCG), em 1981. Com o apoio dos Emirados Árabes Unidos, Egito e Bahrein, a Arábia Saudita anunciou, em 5 de junho deste ano, que romperia todos os laços com o governo do Catar.

Fonte: QATAR, Russia sign deal to boost military cooperation. Daily Sabah (Turkey), Ancara, p. 10, 27

out. 2017.

ATAQUES A GRANADA DEIXAM FERIDOS NA CAXEMIRA

Militantes realizaram dois ataques de granadas contra forças de segurança na região da Caxemira, resultando em quatro pessoas feridas, incluindo um oficial das Forças Policias da Reserva Central (FPRC) e um agente da polícia. No primeiro incidente, os militantes lançaram uma granada em direção à delegacia de polícia de Damhal Hanjipora, em Kulgam. A granada explodiu dentro do complexo, resultando em um agente, um policial e um civil feridos, que foram levados para um hospital enquanto

(6)

uma caçada foi lançada para localizar os atacantes. Já no segundo ataque, os militantes lançaram uma granada em um campo das FPRC na região de Tral, no distrito de Pulwama, onde apenas um policial ficou ferido na explosão.

Fonte: FOUR including CRPF jawan injured in 2 grenade attacks in Kashmir. The Northlines, Leh, p. 1,

27 out. 2017.

POLICIAIS SÃO MORTOS EM MÚLTIPLOS ATAQUES NO AFEGANISTÃO

Insurgentes do grupo rebelde Talibã mataram 22 policiais afegãos em ataques separados em pontos de controle durante o último fim de semana do mês de outubro. No primeiro deles, os combatentes do Talibã mataram nove policiais e feriram outros dois que estavam nos postos de controle em Ghazni. Em seguida, militantes que usavam óculos de visão noturna lançaram um ataque antes do amanhecer em um posto policial no distrito de Khan Abad, localizado na província do norte de Kunduz, e mataram 13 policiais, disse o chefe da polícia provincial, Abdul Hamid Hamidi. Apenas um policial sobreviveu ao ataque. O Talibã reivindicou os ataques em declarações à mídia.

Fonte: TWENTY-TWO Afghan cops killed in multiple attacks. The Gulf Today, Cabul, p. 16, 30 out.

2017.

TURQUIA E RAQUE REJEITAM PROPOSTA CURDA PARA CONGELAR RESULTADOS DE REFERENDO

Enquanto forças do governo iraquiano e combatentes curdos enfrentavam-se nas proximidades da fronteira turco-iraquiana, a Turquia, juntamente com o Iraque e outros países vizinhos, se opôs fortemente ao voto não vinculativo dos curdos iraquianos sobre a independência, entendendo que o congelamento dos resultados não seja “o suficiente", apoiando que haja cancelamento do mesmo. Após se declarar contra o referendo que daria mais autonomia para os curdos iraquianos, a Turquia agora classifica o convite russo aos curdos para diálogos como “inaceitável”, mesmo que o convite tenha sido feito para os curdos sírios, pois também os considera terroristas. A Turquia também deixou claro que novas tentativas de paz pela Rússia não serão bem-vindas e se mostrou animada quanto ao Iraque, que tomou o controle da região da fronteira com a Turquia, onde os curdos tinham posse desde 2003. No último final de semana do mês de outubro, a Turquia prendeu 143 pessoas por suspeitas de ligação com o Estado Islâmico, em operações antiterrorismo.

(7)

Fontes: http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKBN1CY0LJ-OBRWD; ‘KURDS must cancel, not

freeze, referendum results’: Both Iraq and Turkey reject Kurdish offer to freeze the vote results. Gulf

News, Dubai, p. 12, 27 out. 2017; http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKBN1CY0OH-OBRWD;

http://www.reuters.com/article/us-mideast-crisis-iraq-turkey/iraqi-authorities-gain-first-foothold-at-kurdish-frontier-with-turkey-idUSKBN1D00SQ?il=0 e http://www.arabnews.com/node/1186586/middle-east

ORIENTE MÉDIO

COMBATE ENTRE FORÇAS GOVERNO E ESTADO ISLÂMICO DEIXA MAIS MORTOS NA SÍRIA

Pelo menos 23 soldados das forças governamentais sírias e 50 combatentes do grupo terrorista Estado Islâmico (EI) morreram devido a um novo combate na cidade de Deir Ezzor, no nordeste sírio, conforme informou o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH). Os enfrentamentos começaram de madrugada na região de Huiya Saqr, uma ilha no rio Eufrates que está sob o controle das forças leais ao presidente Bashar al Assad. As forças governamentais já controlam cerca de 90% do território de Deir Ezzor, que no passado foi um dos principais redutos do EI no país, junto com a cidade síria de Raqqa, recentemente conquistada pelas Forças da Síria Democrática (FSD), uma aliança de milícias liderada por curdos.

Fontes: SYRIAN army, Islamic State clashes kill 73. Muscat Daily, Mascate, p. 6, 30 out. 2017; http://g1.globo.com/mundo/noticia/reatamento-de-combates-em-reduto-do-ei-deixa-dezenas-de-mortos-na-siria.ghtml e http://g1.globo.com/mundo/noticia/confronto-entre-exercito-sirio-e-estado-islamico-deixa-dezenas-de-mortos.ghtml

CHEFE DE SEGURANÇA DO HAMAS É FERIDO EM BOMBARDEIO NA FAIXA DE GAZA

Em meio a tentativas de efetivar um delicado acordo de reconciliação entre o Hamas e uma facção rival palestina, um carro-bomba feriu o chefe das forças de segurança daquele grupo na Faixa de Gaza. A explosão – que acometeu Tawfiq Abu Naim – foi imediatamente apontada por instituições do Hamas enquanto "uma tentativa de

(8)

assassinato fracassada". De acordo com o porta-voz do Hamas, Lyad Al Bozum, o dirigente teve ferimentos leves e que os serviços de segurança iniciaram imediatamente uma investigação para averiguar as circunstâncias e capturar aos autores.

Fonte: HAMAS security chief hurt in Gaza bombing. Arab News, Jidá, p. 4, 28 out. 2017.

ATAQUE DE DRONES MATA MILITANTES SUSPEITOS DO ESTADO ISLÂMICO

Segundo fontes de segurança, um ataque de drones pelos Estados Unidos matou 13 suspeitos de pertencerem ao Estado Islâmico no centro do Iêmen, sendo esse o segundo ataque das forças do país contra o grupo. Com Donald Trump assumindo o poder, a guerra de drones contra os militantes no Iêmen foi intensificada. De acordo com as Nações Unidas, a guerra no país matou pelo menos 10 mil pessoas e feriu 58 mil desde 2015, incluindo civis e militares.

Fonte: U.S. drone strike kills 13 Daesh fighters in Yemen. The Daily Star, Beirute, p. 8, 26 out. 2017.

ISRAEL DESTRÓI TÚNEL CAVADO SOB A FAIXA DE GAZA

Recentemente, o governo de Israel afirmou ter explodido um túnel que estava sendo cavado sob a fronteira da Faixa de Gaza, causando a morte de sete militantes palestinos. No entanto, o país frisou que sua ação contra o túnel foi realizada em seu próprio lado da fronteira, sob justificativa de que esse túnel não seria o único que organizações palestinas terroristas estariam tentando cavar. Uma fonte do grupo Jihad Islâmica disse que o chefe do braço armado da facção na Gaza central foi morto, ao lado de um associado sênior e outro atirador. O grupo prometeu se vingar, falando que “todas as opções estão abertas para resposta”.

(9)

ÁFRICA

BOKO HARAM CONTINUA AGINDO NA NIGÉRIA

Militantes do grupo terrorista Boko Haram sequestraram três jovens garotas da vila de Magar, localizada no estado de Adamawa, na Nigéria. Magar é uma vila remota que era controlada pelo grupo antes dos militares recuperarem seu controle, em 2015. Segundo informações do governo local, as mulheres foram capturadas enquanto estavam trabalhando em suas fazendas e as autoridades estão tomando as medidas necessárias para recuperá-las. O governo nigeriano também informou que membros do grupo extremista estão fugindo em direção a Madagali, já que faz fronteira com a cidade de Gwoza, no estado de Borno, localidade em que outros grupos terroristas se fazem bastante presente no país. Ainda nessa mesma região, duas mulheres-bomba se explodiram, ferindo somente uma pessoa. De acordo com o relato de testemunhas, as mulheres adentraram a vila de Magar e detonaram os explosivos perto de uma casa.

Fontes: ANWAR, Kabiru R. Boko Haram abducts 3 women from farms. Weekly Trust, Yola, p. 05, 21

out. 2017; BOKO Haram terrorists relocating to Adamawa. Thisday, Maiduguri, p. 51, 27 out. 2017 e ANWAR, Kabiru R. Two female bombers kill selves in Adamawa. Weekly Trust, Yola, p. 03, 30 out. 2017.

SOMÁLIA É VÍTIMA DE MAIS UM ATAQUE TERRORISTA

Um ataque a um hotel em Mogadíscio, na Somália, se encerrou após cerca 12 horas de embates, em que pelo menos 29 pessoas morreram, entre elas 12 policiais. O ataque mostrou mais uma vez a capacidade dos grupos islâmicos insurgentes em suas ações após o último ocorrido no país, que se mostra cada vez mais fragilizado. Três terroristas foram capturados vivos e dois se explodiram após serem atingidos por tiros. Militantes do grupo Al Shabaab assumiram responsabilidade pelo ataque, que se realizou quando um carro-bomba se aproximou dos portões do hotel Nasahablod Two. O Al Shabaab afirma que pelo menos 40 pessoas foram mortas, incluindo três de seus militantes.

(10)

BOKO HARAM REALIZA ATAQUE EM CAMARÕES E CORTE DO PAÍS CONDENA LÍDER DA OPOSIÇÃO

Pelo menos 10 aldeões foram mortos durante um ataque que acredita-se ter sido realizado pelo grupo terrorista Boko Haram, em Camarões. O exército e as autoridades locais disseram que o ataque provavelmente foi motivado por vingança pelos ataques do exército camaronês aos militantes. O presidente do principal partido de oposição do norte de Camarões, Aboubakar Siddiki, foi condenado por um tribunal militar do país a 25 anos de prisão. A Anistia Internacional afirmou que a condenação tem motivações políticas, enquanto o governo negou a acusação.

Fontes:

http://www.reuters.com/article/us-nigeria-security-cameroon/suspected-boko-haram-raid-kills-at-least-10-in-cameroon-village-idUSKBN1CZ1FZ e http://www.reuters.com/article/us-cameroon-justice/cameroon-court-sentences-opposition-leader-to-25-years-in-prison-idUSKBN1CZ2JL

CONFRONTOS NO LESTE DO CONGO RESULTAM EM NOVAS MORTES

Durante a última semana do mês de outubro, ocorreram confrontos na República Democrática do Congo entre manifestantes que exigiam a saída do atual presidente do país, Joseph Kabila, e as forças de segurança nacionais, onde quatro civis e um policial foram mortos. Além disso, a Missão de Estabilização das Nações Unidas na República Democrática do Congo (MONUSCO) informou que 37 pessoas foram presas durante o ocorrido. Apresentando um fator agravante ao atual conflito político no país, foi anunciado recentemente que as eleições congolesas ocorreriam apenas em abril de 2018, apesar do mandato de Kabila expirar já em dezembro de 2017.

Fonte: http://www.reuters.com/article/us-congo-violence/at-least-five-killed-in-east-congo-clashes-human-rights-watch-idUSKBN1CZ0XJ

ARGÉLIA TOMA MEDIDAS DE SEGURANÇA CONTRA TERRORISTAS

Em resposta aos ataques e ameaças recebidas por terroristas nos últimos meses, a Argélia tomou medidas militares, enviando 50 mil soldados para a fronteira com a Líbia. Segundo avaliações do vice-Ministro de Defesa argelino, Ahmed Gaid Salah, membros de grupos salafistas e jihadistas da Líbia poderiam estar infiltrados em nações vizinhas com o objetivo de realizar ataques nesses países, como forma de vingança pela

(11)

colaboração dos mesmos com a Argélia na luta contra o terrorismo. As atividades criminosas e o tráfico de armas cresceram significativamente na Argélia em 2017, devido à instabilidade na região, principalmente nas fronteiras com a Tunísia e a Líbia.

Fonte: http://www.verdade.co.mz/africa/63841-argelia-envia-50-mil-soldados-a-fronteira-com-a-libia-por-risco-de-atentados

ESTADO ISLÂMICO REALIZA ATAQUE NA LÍBIA

Pelo menos três pessoas morreram em decorrência de um ataque do ramo líbio da organização jihadista Estado Islâmico em Ajdabiya, na Líbia. Um comboio composto por sete veículos armados com canhões médios entrou em uma área conhecida como “Porta 60” e realizou o ataque, em que muitos ficaram feridos. As três vítimas fatais foram encontradas com o pescoço cortado.

Fonte: https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/efe/2017/10/25/estado-islamico-decapita-3-pessoas-durante-ataque-em-cidade-na-libia.htm

ONU

RELATÓRIO DA ONU CULPA REGIME DE ASSAD POR ATAQUE COM GÁS SARIN

Os investigadores da Organização das Nações Unidas (ONU) culparam, de fato, o regime do presidente sírio, Bashar al Assad, por um massacre de gás Sarin ocorrido em abril de 2017, que matou mais de 80 pessoas. O relatório do painel de especialistas também contém observações feitas pelo Secretário de Estado dos Estados Unidos, Rex Tillerson, que acabaram ofuscando o anúncio de que as negociações de paz apoiadas pela ONU no país serão retomadas no mês de novembro. Ainda sobre o ataque, a Síria e sua aliada Rússia sugeriram que uma arma rebelde poderia ter detonado no chão, mas o painel da ONU confirmou relatórios de inteligência ocidentais que culparam o regime sírio. O ocorrido tendo a aumentar a pressão sobre Assad, intensificando os pedidos para que ele se afaste da presidência da Síria.

Fonte: REPORT by United Nations blames sarin gas attack on Syrian regime. Hindustan Times

(12)

SOLDADOS DA ONU SÃO MORTOS NO MALI

Três membros da missão de paz foram mortos recentemente no norte do Mali e outros dois foram feridos quando o veículo em que estavam atingiu uma mina ou dispositivo explosivo improvisado, disse a Missão das Nações Unidas no Mali (MINUSMA). Em uma visita no último domingo do mês de outubro, dos 15 embaixadores dos membros do Conselho de Segurança da ONU foi prometido apoio aos esforços para trazer a paz ao Mali.

Fonte: THREE UN peacekeepers killed by landmine in Mali. The New Indian Express, Chennai, p. 01,

28 out. 2017.

CONSELHO DE SEGURANÇA DA ONU ALERTA SOBRE ABUSOS COM CRIANÇAS EM PERÍODOS DE CONFLITO

Em um debate em Nova Iorque, o Conselho de Segurança das Nações Unidas, profundamente preocupado com o abuso de crianças em zonas de guerra, obrigou países a fornecer o acesso à educação e cuidados com a saúde às crianças, durante períodos pós-guerra em cada um deles. O Conselho afirmou estar gravemente preocupado pela grande escala e gravidade dos abusos dos direitos humanos e violações do direito humanitário internacional contra crianças cometidas por alguns países, incluindo terrorismo, sequestros em massa e abusos sexuais. O Secretário-Geral das Nações Unidas, Antônio Guterres, solicitou a todas as partes dos conflitos para que trabalhem com a Organização para garantir proteção de todos os civis, especialmente das crianças.

Referências

Documentos relacionados

Com base nos achados obtidos durante a realização desta pesquisa, pode-se afirmar que os jovens possuem noção dos riscos que alguns hábitos podem trazer para

Para tanto, nossa proposta de trabalho está em pesquisar algumas ações do Museu Histórico de Campos dos Goytacazes (MHCG) e perceber se há ou não intenções de Educação

a) Inspecione cuidadosamente o estado das embalagens que chegarão até sua casa. Em caso de danos nas mesmas, tal que danifique quaisquer uma das peças componentes do produto, não

Em pacientes usando outras drogas que não induzem ou inibem significativamente a glicuronidação da lamotrigina (ver Interações medicamentosas), a dose inicial de lamotrigina e 25

Aviões turcos conduziram o primeiro ataque do país contra o grupo extremista Estado Islâmico no âmbito da coalizão liderada pelos Estados Unidos.. Após meses de hesitação o

Segundo as fontes oficiais, as forças de segurança conjuntas também detiveram três militantes e entre os mortos estavam 13 combatentes do grupo rebelde Estado

* Verifique se a sua escola se encontra abrangida por protocolo com a União de Freguesias Almada, Cova da Piedade, Pragal e

Uma destas áreas é a de Relações Sindicais, que envolve trabalhos e estudos de assessoria ao movimento sindical, voltados para a negociação coletiva; atividades de