• Nenhum resultado encontrado

Manual Sketchup Pro Completíssimo Em Português

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Manual Sketchup Pro Completíssimo Em Português"

Copied!
256
0
0

Texto

(1)

1

Bem-vindo ao SketchUp (Microsoft Windows)

Desenvolvido para as etapas conceituais do projeto, o SketchUp é um software 3D eficiente, porém fácil de usar. Nós o consideramos como o lápis do desenho digital. Este software premiado combina um conjunto de ferramentas ao mesmo tempo simples e robusto, capaz de organizar e simplificar os projetos 3D no seu computador. O SketchUp está sendo usado por todos que desejam Sonhar, Desenhar e Comunicar em 3D! A equipe do SketchUp agradece a sua vontade de experimentar o SketchUp e lhe oferece as boas-vindas à comunidade de usuários do SketchUp.

Versões do SketchUp

O SketchUp está disponível nas versões pessoal e profissional. O Google SketchUp (gratuito) está disponível gratuitamente em sketchup.google.com.

O Google SketchUp Pro está disponível para compra em http://sketchup.google.com/gsu6/buy.html. Você precisa do Google SketchUp Pro se quiser:

 Exportar modelos nos formatos de arquivo 3DS, DWG, DXF, OBJ, XSI, VRML e FBX.

 Usar as ferramentas do LayOut para criar apresentações em página e em tela dos seus modelos.

 Receber suporte técnico gratuito por e-mail por dois anos após a compra. Documentação do Google SketchUp (gratuito) e do Google SketchUp Pro 6

Esta documentação representa toda a funcionalidade, tanto do Google SketchUp (gratuito) como do Google SketchUp Pro 6. A funcionalidade específica do Google SketchUp Pro 6 está identificada com o ícone Pro ( ) nesta documentação.

Como usar este guia

Estar familiarizado com o uso básico do computador é tudo o que você precisa para usar o SketchUp. Prossiga com a seção Aprendizagem do SketchUp deste guia, para obter auxílio com a aprendizagem do SketchUp. Ou leia a seção O que há de novo nesta versão para familiarizar-se com os novos recursos do SketchUp.

(2)

2

Conceitos

Esta seção do guia do usuário abrange diversos conceitos de design em 3D e do SketchUp, adotados no produto e na comunidade de usuários. Esta seção foi elaborada visando principalmente aos usuários sem conhecimento prévio de modelagem 3D ou do SketchUp.

Observação: Esta seção não explica como fazer algo no SketchUp, mas examina conceitos importantes, necessários para a modelagem em 3D.

Esta seção está organizada nos seguintes tópicos:

 Desenho no SketchUp: Introdução aos conceitos básicos necessários para o desenho preciso no SketchUp.

 Desenho rápido: Introdução às ferramentas e conceitos do SketchUp necessários para o desenho rápido.

 Exibição de modelos em 3D: Apresenta o conceito da câmera e a manipulação de um modelo no espaço 3D.

 Adição de detalhes aos modelos: Apresenta mecanismos para a rápida adição de realismo aos seus modelos do SketchUp.

 Como apresentar os seus modelos: Introdução aos conceitos relativos à apresentação dos seus modelos a clientes.

 Modelagem de terrenos e formas orgânicas: Apresenta conceitos relativos ao trabalho com ferramentas de malha, para a criação de formas de terreno e orgânicas.

Desenho no SketchUp

Os modelos do SketchUp são criados basicamente através da união de linhas como as arestas do modelo. As faces são criadas automaticamente quando três ou mais linhas ou arestas estiverem no mesmo plano (um espaço 2D plano e infinito), ou forem coplanares, e formarem uma figura geométrica fechada. Essas combinações de arestas e faces compõem a criação dos modelos 3D. A imagem a seguir mostra três linhas coplanares não conectadas. Elas foram desenhadas com a ferramenta Linha (a ferramenta que se parece com um lápis).

(3)

3

Observação: Tudo o que você desenha no SketchUp geralmente é chamado de geometria.

Para criar um modelo 3D, desenhe para cima ou para baixo na direção azul (paralela aos eixos azuis). O sistema de coordenadas (eixos) está descrito posteriormente nesta seção. A imagem a seguir mostra a primeira linha criada no espaço 3D.

À medida que você continua a desenhar linhas, seguindo os eixos coloridos, as faces são criadas. A imagem abaixo mostra três faces criadas simplesmente por meio do desenho de linhas paralelas às três direções de eixos (vermelho, verde e azul).

Falta desenhar uma linha para completar uma caixa tridimensional. Observe que, quando essa linha é desenhada, duas faces são criadas (a superior e a frontal).

(4)

4

Você pode fazer muitas coisas no SketchUp simplesmente desenhando linhas para formar faces com a

ferramenta Linha. Você pode desenhar linhas começando em qualquer lugar (em outra linha, em uma face, em um ponto, etc.). Você consegue distinguir a caixa 3D anterior dentro do modelo desta casa?

Olhe ao redor da sala onde você se encontra. Observe como tudo tem faces. Algumas faces são arredondadas, outras planas. Além disso, tudo tem arestas delimitando as faces, por exemplo, o canto da prateleira de uma estante.

Observação: O SketchUp não é igual ao Desenho Assistido por Computador, ou CAD. Os aplicativos de CAD são projetados especificamente para representarem informações concretas, enquanto o SketchUp serve para explorar e projetar conceitos e idéias (embora você possa projetar modelos concretos e precisos, como os projetados em CAD).

Os arquivos do SketchUp podem ser importados em diversos aplicativos CAD para o pós-processamento e vários tipos de arquivos de CAD podem ser importados no SketchUp, para a criação rápida de modelos 3D.

(5)

5

Introdução às entidades

Conforme mencionado anteriormente, no SketchUp a criação de faces se faz por meio da combinação de linhas. As linhas (também chamadas de arestas) e as faces são apenas dois dos vários blocos de estrutura (chamados de entidades) usados para a criação de modelos no SketchUp. A seguir, você pode ver a lista completa de entidades do SketchUp.

Nome Observações

Linha As linhas no SketchUp são retas. As linhas, também chamadas de arestas, são o bloco de estrutura mais básico em todos os modelos do SketchUp.

Face As faces são criadas automaticamente quando três ou mais arestas coplanares formam uma figura geométrica fechada. As faces têm um lado frontal e um lado posterior. O SketchUp tenta colocar o lado frontal de todas as faces no exterior (virado para fora) de todos os modelos, mas às vezes é preciso indicar ao SketchUp a direção das faces.

Círculo Círculos, arcos e curvas são compostos por várias linhas ou arestas.

Arco

Polígono

Curva

Polilinha

Grupo Entidades de grupo são usadas para combinar duas ou mais entidades no modelo a fim de utilizá-las em operações rápidas, tais como copiar.

Componente Entidades de componente são como grupos, mas podem ser reutilizadas em todos os modelos do SketchUp. Componentes são modelos do SketchUp, usados em outros modelos do SketchUp.

Linha guia A entidade Linha guia é uma linha temporária usada como guia para o desenho.

Dimensão Uma notação que indica o comprimento de uma aresta ou um raio.

Superfície Entidades de superfície resultam da combinação de várias faces para dar a impressão de suavidade.

Plano de seção

Imagem Uma imagem raster (baseada em pixels) importada.

Texto O texto pode ser desvinculado (flutuante) ou vinculado a uma entidade específica por meio de uma linha guia.

(6)

6

Os sistemas de coordenadas do SketchUp

O SketchUp usa um sistema de coordenadas 3D no qual os pontos são identificados no espaço pela sua posição em três eixos de desenho: valores positivos ou negativos X, Y e Z (acima/abaixo do solo). No SketchUp, o X positivo ou negativo é representado, respectivamente, por linhas vermelhas sólidas e pontilhadas; o Y positivo ou negativo é representado, respectivamente, por linhas de eixo verdes sólidas e pontilhadas; o Z positivo ou negativo (acima e abaixo do plano do solo) é representado, respectivamente, por linhas azuis sólidas e pontilhadas. O plano onde ficam as linhas de eixo vermelhas e verdes chama-se plano de solo. Por fim, o termo origem é usado para definir o local onde todas as linhas de eixos iniciam ou se originam.

A imagem a seguir mostra os eixos de desenho no SketchUp (as linhas estão mais grossas para facilitar a leitura dos eixos). O círculo preto representa a origem. O eixo azul vai para cima e para baixo. O eixo verde vai do canto inferior esquerdo ao canto superior direito. O eixo vermelho vai do canto inferior direito ao canto superior esquerdo.

É importante entender o sistema de coordenadas do SketchUp, pois o mecanismo de inferência do SketchUp (explicado a seguir) ajuda a desenhar de maneira precisa.

Como seguir o mecanismo de inferência

O SketchUp tem um mecanismo de inferência invisível que ajuda a desenhar modelos precisos e realísticos. O mecanismo de inferência localiza ou indica pontos no seu modelo, como o centro de um círculo, o ponto mediano de uma linha, uma linha que seja perpendicular ao plano de solo, um ponto em uma face, um ponto em uma aresta, e assim por diante.

O SketchUp indica esses pontos através de sinalizadores coloridos e dicas de ferramenta, mensagens na tela que indicam a localização do cursor à medida que você desenha uma entidade. Por exemplo, o SketchUp exibe as palavras "Na face" quando o cursor toca em uma face. A imagem a seguir contém cinco dicas de ferramenta de inferência habituais.

Você pode encontrar mais informações sobre o mecanismo de inferência e os tipos de inferência na seção Interface do Usuário deste guia.

O primeiro passo para desenhar no SketchUp é aprender como desenhar precisamente seguindo as indicações do mecanismo de inferência. Selecione a ferramenta Linha (a que se parece com um lápis, na barra de ferramentas) e comece a desenhar. Fique atento às dicas de ferramenta do mecanismo de inferência enquanto você desenha. Quase tudo o que se cria no SketchUp pode ser executado por inferência com a ferramenta Linha. Após dominar o funcionamento do mecanismo de inferência, você poderá aprender a fazer desenhos rápidos.

(7)

7

Desenho rápido

Conforme mencionado no tópico Desenho no SketchUp, você pode usar a ferramenta Linha e o mecanismo de inferência para desenhar praticamente qualquer coisa no SketchUp. Recomendamos o uso da ferramenta Linha e do mecanismo de inferência para a criação dos primeiros modelos.

Dica: Aprenda a desenhar precisamente antes de aprender o desenho rápido, para você dominar o SketchUp em um tempo menor.

O SketchUp apresenta diversos conceitos para ajudá-lo no desenho rápido. São eles: dividir e juntar geometrias, empurrar e puxar, geometria vinculada, dobra automática e interseções.

Dividir e juntar geometria

Algumas ferramentas tornam o desenho mais fácil, possibilitando modificações na geometria existente. Com a ferramenta Linha, por exemplo, você pode dividir faces e arestas para criar outras faces e arestas independentes. É só dividir a face ou a aresta com outra aresta. É o mesmo conceito de cortar um pedaço de papel ao meio, obtendo duas partes separadas. A imagem a seguir mostra como são criadas duas faces quando se divide uma face com uma linha. Observe que a imagem à esquerda tem uma face superior sólida, enquanto a imagem à direita fica com duas faces independentes ao ser dividida com uma linha. E veja que a linha divisória não corta o modelo do alto para baixo; ela só corta a face superior ao meio.

A imagem abaixo mostra como as arestas de cada extremidade da face foram divididas para a criação de arestas adicionais. Veja as quatro arestas delimitando a face da imagem à esquerda e as quatro arestas delimitando cada uma das duas faces da imagem à direita (a aresta do meio é comum a ambas as faces superiores).

(8)

8

Se você remover a linha que é compartilhada pelas duas faces da imagem à direita, as duas faces serão coladas novamente em uma só face É comum realizar essas operações de divisão e junção de modelo no SketchUp.

Empurrar e puxar

Com a ferramenta Empurrar/Puxar, qualquer face no SketchUp que não seja curva pode ser empurrada ou puxada para um ponto inicial (essas operações também são chamadas de extrusões). Empurrar é o processo de remodelar uma parte do modelo, encolhendo e distanciando-a de seu ponto inicial ao longo de um único eixo. A imagem abaixo mostra a face mais à direita da face dividida (mostrada anteriormente), empurrada para baixo em direção ao plano de solo.

Na imagem acima, oito faces podem ser empurradas. Você consegue encontrá-las? Algumas estão escondidas. Puxar é o processo de expandir uma parte do modelo, distanciando-a do seu ponto inicial ao longo de um único eixo. A imagem a seguir mostra a mesma face, após ter sido puxada em direção ao céu. No SketchUp, qualquer face pode ser empurrada e puxada (com pequenas limitações).

Em ambas as imagens, o lado esquerdo do cubo permaneceu do mesmo tamanho, enquanto o lado direito foi empurrado e puxado (encolhido e expandido) independentemente. A ferramenta Empurrar/Puxar é uma das mais usadas no SketchUp para dar mais impressão de volume ao seu modelo.

Manipulação de faces conectadas

No Sketchup, a geometria é vinculada, ou seja, pode ser manipulada (inclinada, distorcida ou dobrada) selecionando-se uma aresta ou face e movendo-a com a ferramenta Mover (fazendo com que todas as entidades vinculadas ou "grudadas" na aresta ou face também se desloquem). A seguir, três exemplos de geometria vinculada no SketchUp:

1. A imagem abaixo mostra uma linha que divide a face superior de uma caixa que está sendo movida com a ferramenta Mover. As faces que estavam conectadas à linha do meio seguiram a linha, como se ela tivesse sido movida para criar um efeito de telhado.

(9)

9

2. A imagem abaixo mostra a face superior, mais à esquerda, sendo deslocada para baixo na direção azul. Essa ação faz a face superior, mais à direita, inclinar-se e criar um declive em um dos lados.

3. Por fim, a imagem abaixo mostra a face superior, mais à esquerda, sendo deslocada para a esquerda. O modelo se transforma em uma figura trapezoidal.

Use sempre a ferramenta Mover para pegar e deslocar arestas e faces em suas primeiras experiências de modelagem no SketchUp.

Dica: Experimentar e brincar são atividades que ajudarão você a aprender como desenhar no SketchUp! Primeiro aprenda a desenhar precisamente e depois aprenda o desenho rápido, adotando os conceitos desta parte do guia do usuário.

Dobra automática

As faces devem sempre permanecer planas no SketchUp. Por isso, o SketchUp faz a Dobra automática das faces para permitir as operações que resultam em faces dobradas.

(10)

10

Na imagem acima, mais à esquerda, a face superior de um polígono de seis lados (criada com a ferramenta

Polígono e com a ferramenta Empurrar/Puxar) foi girada com a ferramenta Rotar. Devido à natureza vinculativa do SketchUp, os lados da forma, que compartilham arestas comuns com a face superior, foram torcidos e dobrados com a operação de rotação (a imagem mais à direita).

O que você não está vendo é que o SketchUp criou uma geometria oculta quando a operação de Dobra automática foi executada. A imagem abaixo mostra a forma tridimensional, exibindo a geometria oculta (linhas pontilhadas). Observe que cada face torcida é composta de duas faces triangulares.

Interseções (operações booleanas)

O SketchUp possibilita a criação fácil de geometria complexa com a interseção de duas formas geométricas, como uma caixa e um tubo, criando novas arestas onde os elementos interseccionam, unindo a geometria e subtraindo partes da geometria combinada.

Na imagem acima, mais à esquerda, uma forma cilíndrica foi movida até tornar-se uma forma cúbica. Observe que nenhuma linha aparece onde as duas formas interseccionam, indicando que as formas não se uniram de fato. Uma ferramenta especial, a ferramenta Interseccionar com o modelo, é usada para criar linhas de interseção (a imagem do meio), unindo as duas formas para criar uma nova forma. Para finalizar, a forma cilíndrica é excluída (aplicando a ferramenta Borracha nas arestas do cilindro) e, como foram criadas linhas de interseção, a face curvada resultante fica dentro do cubo, criando uma nova forma geométrica complexa (imagem à direita).

Ferramentas do SketchUp

No SketchUp, a maioria das entidades, inclusive arcos e círculos, são na verdade uma combinação de pequenas linhas ou arestas. Felizmente não é apenas com a ferramenta Linha que você pode desenhar seus modelos. O SketchUp traz muitas outras ferramentas, que ajudam a desenhar com rapidez. Algumas dessas ferramentas servem para criar entidades comuns, como um círculo, um arco, um polígono ou uma linha de desenho à mão

(11)

11

livre. Outras ferramentas possibilitam o desenho rápido de modelos complexos, modificando os seus modelos (dividindo, torcendo e até mesmo unindo geometrias).

As ferramentas do SketchUp dividem-se em seis categorias: ferramentas principais (as ferramentas mais usadas para selecionar e modificar geometrias), ferramentas de desenho (ferramentas usadas para criar geometrias), ferramentas de modificação (ferramentas usadas para modificar geometrias existentes), ferramentas de construção (ferramentas usadas para criar linhas ou pontos de construção e documentar o seu modelo), ferramentas de câmera (ferramentas usadas para exibir geometrias; examinadas mais adiante) e ferramentas de visita (ferramentas para explorar o seu modelo). A tabela abaixo relaciona todas as ferramentas de Desenho e Modificação:

Ferramenta Tipo Observações

Linha Desenho Para criar, interseccionar ou dividir uma face ou outra linha (aresta)

Arco Desenho Para criar, interseccionar ou dividir uma face ou outra linha (aresta)

Desenho à mão livre

Desenho Para criar, interseccionar ou dividir uma face ou outra linha (aresta)

Retângulo Desenho Para criar, interseccionar ou dividir uma face ou outra linha (aresta)

Círculo Desenho Para criar, interseccionar ou dividir uma face ou outra linha (aresta)

Polígono Desenho Para criar, interseccionar ou dividir uma face ou outra linha (aresta)

Selecionar Principal Para selecionar entidades

Borracha Principal Para excluir uma geometria e juntar faces

Pintura Principal Usada para aplicar materiais (combinações de cores e textura)

Posicionar textura*

Modificação Para manipular materiais aplicados a uma superfície.

Mover Modificação Para mover, distorcer (dobra automática) e copiar entidades

Rotar Modificação

Escala Modificação

Empurrar/Puxar Modificação Para expandir e encolher geometrias

Siga-me Modificação Para duplicar um perfil ao longo de um caminho

Interseccionar com o modelo*

Modificação Para criar uma geometria complexa, juntando geometrias separadas

Eqüidistância Modificação

Texto 3D Construção Para desenhar uma geometria de texto tridimensional

Fita métrica Construção Para obter uma medida e criar entidades de linha de construção

Transferidor Construção Para definir ângulos

Eixos Construção

Dimensões Construção Para calcular e exibir uma dimensão

Texto Construção

Plano de seção Construção Para criar efeitos de corte de seção

*Esses itens de menu estão disponíveis nos menus, não na barra de ferramentas, e são examinados nas seções de ferramentas deste guia do usuário.

(12)

12

Cada uma destas ferramentas é examinada mais adiante neste guia. Porém, recomendamos que você aprenda primeiro a usar as ferramentas Linha e Borracha, depois a ferramenta Orbitar (examinada na próxima seção) e as ferramentas Empurrar/Puxar e Mover.

Observação: As ferramentas de desenho, em sua maioria, também fazem modificações. A ferramenta Linha, por exemplo, pode ser usada para desenhar uma linha que divida uma face.

Exibição de modelos em 3 dimensões

O SketchUp apresenta o conceito de câmera para representar o seu ponto de vista do modelo. Você (como usuário) é tratado como se fosse uma câmera olhando para o seu modelo enquanto trabalha. Esse conceito é importante nas ocasiões em que o seu modelo pode ser visitado, como uma casa, como se você estivesse percorrendo a casa no mundo real. Nesse caso, o SketchUp permite que você mude o seu ponto de vista para uma altura e um ângulo específicos do modelo e percorra o modelo como se fosse real.

Manipulação da câmera

O SketchUp inicia em um ângulo de câmera (o ângulo no qual você visualiza o modelo) que aponta diretamente para o chão, como se você estivesse olhando a partir do céu ao longo do eixo azul, para o plano de solo. Esse ângulo de câmera é o padrão porque a maioria dos modelos do SketchUp, por exemplo, casas e paisagens, começa no plano de solo, ou vermelho/verde. Observe que somente o plano de solo na figura a seguir é visível. A figura sugere que você está olhando de cima para a imagem, como se estivesse olhando ao longo do eixo azul (você, a câmera, pendurada no céu, olhando diretamente para o chão).

Porém, você não vai ter a sensação de modelagem em um espaço 3D até orbitar a câmera, usando a ferramenta

(13)

13

Ferramentas de câmera

Há outras maneiras de se manipular a câmera (o seu ponto de vista) no SketchUp, como aplicar mais ou menos zoom e fazer uma panorâmica. A tabela abaixo relaciona todas as ferramentas de câmera do SketchUp:

Ferramenta Tipo

Orbitar Câmera

Panorâmica Câmera

Zoom Câmera

Janela de zoom Câmera

Modelo centralizado Câmera

Posicionar a câmera Visita

Percorrer Visita

Girar Visita

Projeções de perspectiva e axonométrica

Além do seu ponto de vista, você pode exibir itens no SketchUp em projeção de linhas paralelas (também chamada de axonométrica) ou em projeção de perspectiva. Axonométrico significa "que pode ser medido pelos eixos" e projeção axonométrica é a visualização de um modelo em que as linhas aparecem paralelas, tanto no espaço tridimensional como no espaço bidimensional. Além disso, as linhas têm um comprimento relativo a uma escala em uma projeção axonométrica, quando impressas (por exemplo, 1 m no SketchUp = 1 cm no papel). A imagem a seguir mostra uma projeção axonométrica, ou de linhas paralelas. Observe como o teto e as linhas da parede aparecem de forma paralela entre si.

No entanto, a perspectiva distorce a visão de maneira a representar o modelo como se as linhas desaparecessem em um horizonte (certos itens aparecem mais próximos, enquanto outros itens parecem distantes; as entidades não estão em escala). A imagem a seguir mostra uma projeção de perspectiva.

A visualização padrão do SketchUp é de perspectiva. Ela pode ser alternada para a visualização de linhas paralelas para quem prefere um ponto de vista similar ao da visualização de objetos 3D em um espaço 2D (por exemplo, quando se desenha um cubo em um papel plano).

(14)

14

Observação: A visualização de câmera iso no SketchUp não é igual à projeção isométrica, onde tudo o que estiver ao longo dos eixos x, y ou z fica em proporção. Essa visualização mostra apenas ¾ do modelo. É o padrão de ângulo de câmera para a visualização de modelos em um espaço 3D.

Camadas

As camadas do SketchUp são usadas para controlar a visibilidade da geometria contida em modelos grandes. Uma camada do SketchUp é um atributo com um nome, tal como "Camada0", "Camada9" ou "Cadeiras". Os elementos podem ter atribuições de diversas camadas. Por exemplo, todas as entidades de Componente que forem cadeiras podem ser atribuídas à camada "Cadeiras". Essa camada pode ser temporariamente oculta, para ocultar a visualização de tudo o que estiver nela.

Observação: A geometria de uma camada não é separada da geometria de outra camada. Por exemplo, ambas as faces que compartilham uma aresta comum serão afetadas por uma modificação efetuada nessa aresta, não importando em que camada as faces estiverem.

"Camada0" padrão

No SketchUp, existe uma camada padrão, chamada Camada0. Todas as entidades são colocadas automaticamente nessa camada, a não ser que você crie outra camada, designe a nova camada como a camada ativa e crie entidades na nova camada.

Como adicionar detalhes aos modelos

Você vai querer criar modelos cada vez mais detalhados à medida que adquirir mais experiência com o SketchUp. O SketchUp dispõe de diversos recursos para a criação rápida de modelos detalhados ou realísticos. Esses recursos incluem componentes, materiais, sombras e estilos.

Materiais

Com o SketchUp você pode aplicar materiais em faces, para detalhar e dar mais realismo aos seus modelos. Materiais são, essencialmente, tintas que possuem cor e textura opcional (definida em um arquivo de imagem). Por exemplo, um material de partes laterais em cinza, com aparência ou textura que simula laterais compostas sobrepostas. A seguir, um edifício cujas paredes foram pintadas com um revestimento de cor cinza e cuja cobertura foi pintada com telhas acinzentadas. Também foi usado um material de grama no solo.

(15)

15

Assim como os componentes, o SketchUp vem com uma biblioteca de materiais. Para aplicar esses materiais aos modelos, usa-se a ferramenta Pintura. Você também pode criar seus próprios materiais no SketchUp, usando a roda de cores, ou importando imagens que se parecem com texturas (como a imagem de um piso de madeira). Na verdade, você pode importar uma imagem inteira de um objeto do mundo real (como a foto de um carro) e manipular a imagem sobre o modelo 3D, conferindo uma aparência realística ao seu modelo.

Material padrão

Ao ser criada no SketchUp, uma geometria recebe um material padrão. O material padrão pode ser alterado, aplicando-se um material diferente à geometria.

Transparência do material

Os materiais também têm a propriedade de opacidade (que pode ir de 0 a 100%), para permitir a criação de materiais que se comportam como o vidro. Você pode aplicar esses materiais em faces para, por exemplo, criar janelas.

As faces têm dois lados. Os materiais do SketchUp são aplicados normalmente a um único lado de uma face. Se você pintar um lado colorido padrão com um material transparente, ambos os lados dessa face serão tratados como transparentes, para a superfície ser transparente quando for vista de ambos os lados. Se no lado posterior de uma face já tiver sido aplicado algum material não-transparente, a aplicação de um material transparente no lado frontal não fará com que o lado posterior também seja exibido como transparente. Da mesma maneira, se você pintar o lado posterior de uma face com um material transparente diferente, ele não afetará o lado frontal. Portanto, ao aplicar um material em ambos os lados, você pode obter faces transparentes com cores e níveis de transparência distintos em cada lado.

Grupos e componentes

Grupos e componentes são entidades que podem conter outras entidades. Os grupos geralmente são usados para combinar diversas entidades em uma única entidade, com a finalidade de executar uma operação rápida no grupo (como cópia ou deslocamento). Por exemplo, você pode desenhar um modelo, agrupar as entidades que o compõem e deslocar o modelo inteiro. São características dos grupos:

 Seleção rápida. Quando você seleciona um grupo, todos os elementos desse grupo também são selecionados.

 Isolamento da geometria. As entidades contidas em grupos estão protegidas do resto do modelo. A geometria que está fora do grupo não afeta a geometria contida no grupo.

 Organização do modelo. Os grupos podem ser aninhados dentro de outros grupos, criando uma coleção hierárquica de subgrupos.

 Material do grupo. O grupo como um todo pode receber um material próprio, que é separado dos materiais aplicados em entidades individuais contidas no grupo. Veja a seção Materiais neste tópico para obter mais informações.

 Eixos de desenho. Os grupos mantêm seus próprios eixos de desenho internos.

 Alinhamento e perfuração. Os grupos têm um comportamento especial: a capacidade de alinhar-se e vincular-se adequadamente às faces nas quais são colocados (assim como perfurar essas faces).

Os componentes são simplesmente um grupo com comportamentos especiais, ou seja, podem ser inseridos em outros modelos. Por exemplo, você cria um modelo de carro que pretende colocar em outros modelos do SketchUp, como o modelo de uma casa. Qualquer modelo que você criar poderá atuar como um componente.

(16)

16

Os componentes possuem as seguintes características, adicionais às características dos grupos:

 Comportamento de instância. Cada cópia de um componente que você insere em um modelo é considerada uma instância de uma definição de componente. A definição do componente é o projeto que define a aparência e comportamento de todas as instâncias de componentes (criadas ao inserir o componente no modelo). Ao editar uma instância de componente, a definição e todas as instâncias são editadas de maneira correspondente. No entanto, algumas ações, como ajustar a escala em uma instância, só afetam a instância em si.

 Melhor desempenho. Com os componentes, o SketchUp utiliza os recursos do computador de maneira mais eficiente, pois as informações necessárias para descrever um componente são armazenadas somente uma vez, na definição do componente. A partir daí, são referenciadas para todas as instâncias de componentes.

 Eixos de desenho. Os componentes exibem seus próprios eixos de desenho internos quando você edita o componente.

 Alinhamento e perfuração. Você pode definir o comportamento de alinhamento e perfuração quando cria componentes (é definido automaticamente para os grupos).

Observação: Você pode definir as características do componente durante a sua criação. Contexto de grupo e componente

As entidades contidas em um grupo ou componente existem no escopo ou contexto do grupo. Você pode modificar um grupo ou componente como um todo (afetando todas as entidades do grupo ou componente), ou editar as entidades individuais do grupo ou componente (no contexto do grupo ou componente). Também é possível aninhar componentes dentro de outros componentes, grupos dentro de componentes, componentes dentro de grupos, etc. A imagem abaixo mostra um componente de prateleira que foi selecionado (conforme indicado pela cor de seleção amarela) com a ferramenta Selecionar. A prateleira é composta por diversos subcomponentes, como ripas.

A imagem a seguir mostra a edição do componente de prateleira. Observe que há uma caixa delimitadora tracejada, indicando que você está no contexto do componente. Neste caso, um subcomponente, uma das ripas da prateleira, foi selecionado. Essa ripa está no contexto da prateleira. Observe também que os eixos do componente são exibidos no canto inferior esquerdo.

(17)

17

Finalmente, a imagem a seguir mostra a edição do componente de ripa. Observe que agora há uma caixa delimitadora tracejada em torno do componente e em torno da ripa que está sendo editada. As entidades que compõem essa ripa específica, como as linhas e a face, estão, portanto, no contexto da ripa.

Bibliotecas de componentes

Bibliotecas de componentes foram criadas e incluídas no SketchUp para facilitar a aplicação de detalhes aos modelos. Esses componentes variam de componentes padrão de arquitetura (portas, janelas, etc.) a pessoas, carros, árvores e formas geométricas. Você também pode criar suas próprias bibliotecas de componentes, a partir de componentes pré-existentes ou de componentes que você criar.

(18)

18

Observação: Bibliotecas adicionais, com conteúdo específico para cada ramo da indústria, estão disponíveis no site do SketchUp, na seção de downloads (www.sketchup.com).

Eixos do componente

Os componentes têm seus próprios eixos, os quais, por padrão, são alinhados aos eixos globais na área de desenho. Esses eixos podem ser deslocados, afetando a disposição do componente no modelo.

Comportamento de corte e fixação

Componentes como portas e janelas podem ser projetados para serem colocados em superfícies com uma orientação específica, como a superfície vertical de uma parede. Esse comportamento é denominado como o comportamento de fixação de um componente.

Além disso, os componentes podem ser projetados para perfurar as superfícies automaticamente, como no caso de um componente de janela que faz um buraco em uma parede. Esse comportamento é denominado como o comportamento de corte de um componente.

Camadas, grupos e componentes

Camadas são um mecanismo de controle de visibilidade de entidades dentro de um modelo. As entidades podem ser designadas a diferentes camadas de um modelo e essas camadas, e seu conteúdo, podem ser exibidas de maneira independente. Grupos e componentes são usados para isolar geometrias como submodelos dentro de um modelo geral, como o componente de uma cadeira dentro do modelo de um quarto.

Observação: As entidades contidas em um grupo ou componente podem estar em diversas camadas diferentes.

Estilos

Um estilo é um conjunto pré-definido de configurações de exibição, que pode ser aplicado a um modelo e à área de desenho, para dar-lhes uma aparência específica. Um estilo pode consistir de tipos específicos de aresta, face, cor do fundo e do céu, marca d'água, e outros efeitos para a área de desenho (como a cor usada para representar a geometria selecionada). O SketchUp tem múltiplos estilos; alguns são melhores para ser usados em desenhos de modelo (pois não usam efeitos de renderização intensa), outros são melhores para imprimir ou apresentar um modelo (porque usam efeitos de renderização que conferem ao modelo uma aparência de desenho à mão livre). Por exemplo, um estilo pré-definido pode ter um tipo de aresta com tremulação, um tipo de face de linha oculta, cor de fundo branca, cor do céu azul, cor do solo marrom, e assim por diante.

Arestas desenhadas à mão

Com o SketchUp você pode aplicar diversos tipos de aresta, inclusive arestas desenhadas à mão, ao seu modelo. As arestas desenhadas à mão podem ser distintas de todos os outros estilos de aresta do SketchUp, pois, diferentemente dos outros tipos pré-definidos de aresta, você pode criar a sua própria aresta desenhada à mão em um programa de desenho, como o PhotoShop. As arestas desenhadas à mão são simplesmente uma coleção de traços desenhados à mão que, quando combinados e aplicados ao modelo, conferem-lhe uma aparência exclusiva de desenho à mão.

Marcas d'água

Marcas d'água são imagens colocadas no fundo ou no primeiro plano da área de desenho e cobrem toda a área, como o céu e o solo. As marcas d'água são excelentes para a criação de fundos, como a simulação de texturas de papel sob um modelo. Também podem ser usadas para a colocação de logotipos e outros gráficos diretamente na tela.

Sombras

Com o SketchUp você pode projetar sombras no modelo, como se o modelo estivesse em um ambiente do mundo real. As sombras podem ser projetadas com base na hora do dia e localização virtual do modelo no mundo real. Por exemplo, você pode projetar sombras para ver a aparência exata do modelo de uma casa às 10h20 da manhã do dia 10 de dezembro em São Paulo. As sombras do SketchUp proporcionam uma resposta dinâmica à medida que você altera a geometria e o ponto de vista da câmera. O recurso de projeção de sombras do SketchUp é uma ótima maneira de dar aos modelos uma melhor impressão de profundidade e realismo.

(19)

19

Observação: Embora os ângulos de projeção de sombra do SketchUp sejam precisos, o efeito de renderização não deve ser considerado fotorrealista. O SketchUp conta com um recurso de exportação de modelos para diversos aplicativos que são excelentes para fazer renderizações fotorrealistas.

Sombras de solo

As sombras de solo usam as faces do modelo para criar um conjunto aplainado de faces no plano de solo. Essas faces são coloridas e posicionadas com base na cor de fundo e no ângulo do sol. Embora sejam mais rápidas do que as sombras de face, a ilusão proporcionada pelas sombras de solo só funciona no plano de solo. A figura abaixo mostra um modelo cuja geometria se encontra inteiramente no plano de solo, ou acima dele.

Observação: As sombras de solo criam geometrias inesperadas, chamadas de artefatos, quando o modelo contém geometria sob o plano de solo. As sombras de solo funcionam bem em modelos com fundos de cor sólida, com toda a geometria acima do plano de solo.

Sombras de face

As sombras de face usam o ângulo do sol para projetar sombras com base na localização das faces em relação às outras faces. Por exemplo, na figura abaixo, uma sombra é projetada nas escadas, baseada na face do retângulo 3D vertical. O cálculo usado para criar sombras de face exige processamento intenso e reduz o desempenho com o uso de modelos grandes.

(20)

20

Observação: Faces com opacidade inferior a 70 por cento são consideradas transparentes e não projetam sombras. Faces com opacidade de 70 por cento ou superior projetam sombras. Faces transparentes não podem receber sombras. A imagem a seguir mostra um retângulo transparente (opacidade inferior a 70%) que não projeta sombra (à esquerda) e um retângulo opaco (opacidade de 70% ou superior) que projeta uma sombra (à direita).

Os dois sistemas de sombras foram projetados para o uso complementar. É comum utilizar ambos os tipos simultaneamente.

Apresentação de modelos

Você pode fazer muitas coisas depois de criar um modelo. Por exemplo:

 Adicionar dimensões, efeitos de corte de seção e outras entidades ao modelo, para usar na documentação do item físico.

 Apresentar o modelo no SketchUp como animação.

 Imprimir o modelo.

 Exportar o modelo inteiro, ou partes dele (como uma linha de seção), para o pós-processamento em outro aplicativo.

Efeitos de corte de seção

No SketchUp é possível criar efeitos de corte de seção, que são o resultado de cortes através do modelo, para ver e trabalhar em seu interior. A imagem a seguir mostra um modelo de uma construção com um efeito ativo de corte de seção, possibilitando que o designer trabalhe dentro do modelo, ou apresente detalhes do interior ao cliente.

(21)

21

O modelo a seguir mostra o efeito de corte de seção resultante do corte do modelo de uma xícara.

Planos de seção

Os efeitos de corte de seção são criados por planos de seção, que são entidades especiais usadas para controlar a seleção, posicionamento, orientação e direção do corte de seção. Os planos de seção são gerados com a ferramenta Plano de seção.

(22)

22

A imagem anterior mostra uma entidade de plano de seção em interseção com a xícara, criando uma linha de seção através da xícara.

Linhas de seção

O termo linha de seção refere-se às arestas que são destacadas após a interseção da geometria com um plano de seção. A imagem a seguir mostra uma linha de seção em vermelho.

Essas arestas agem como arestas virtuais dinâmicas, mudando continuamente à medida que o plano de seção é movido ao longo do modelo com a ferramenta Mover. Você pode criar um grupo a partir dessas arestas, por exemplo, quando faz uma seção horizontal em uma casa, para criar uma grade de linhas do modelo (como o croqui de uma planta baixa). Em seguida, você pode exportar essa linha de seção para usá-la em um programa de CAD e adicionar detalhes (como os detalhes da construção de uma parede).

Animações

Com o SketchUp você pode criar diversas cenas, similares aos slides de um software de apresentação, cada uma com configurações diferentes do modelo (ponto de vista, efeitos de corte de seção, etc.). As cenas podem ser combinadas e executadas seqüencialmente como uma animação. O mecanismo de animação pode ser configurado para fazer a transição gradual entre efeitos em cenas diferentes, criando uma apresentação realmente dinâmica.

Modelagem de terrenos e formas orgânicas

O SketchUp introduz o conceito de caixa de areia, referindo-se a uma superfície que pode ser gerada e manipulada com as ferramentas de caixa de areia. Uma caixa de areia no SketchUp (assim como em outras ferramentas de modelagem 3D) costuma ser denominada rede triangulada irregular , ou RTI, em terminologia de modelagem de terrenos. A imagem a seguir mostra uma RTI (caixa de areia) no SketchUp.

Observação: Esta documentação adota os termos RTI, caixa de areia e terreno alternadamente. Uma RTI assemelha-se a uma caixa de areia porque tem uma delimitação e contém uma superfície esculpida (areia). As ferramentas de caixa de areia são aquelas incluídas no SketchUp para a criação e manipulação de RTIs.

(23)

23

A imagem a seguir mostra uma RTI no SketchUp com a geometria oculta exibida (para você poder ver os triângulos que são a base da RTI).

Não há nada de especial em uma RTI. Ela é composta por diversas faces triangulares conectadas que, quando suavizadas, aparecem como uma superfície contínua. Mas as ferramentas de caixa de areia não se limitam apenas à criação de terrenos. É possível criar outras formas orgânicas (formas que parecem ser criadas à mão) com essas ferramentas. Por exemplo, você pode criar o rosto de uma pessoa, uma tigela ou uma piscina usando as ferramentas de caixa de areia.

Outra superfície do tipo RTI, que pode ser manipulada com as ferramentas de caixa de areia, é a chamada malha de polígonos. Uma malha de polígonos assemelha-se a uma RTI, mas contém faces com mais de três vértices.

Observação: As ferramentas Caixa de areia a partir de zero e Caixa de areia a partir de contornos do SketchUp apenas criam RTIs, mas você pode importar uma malha de polígonos ou criar manualmente uma malha de polígonos usando outras ferramentas do SketchUp.

Triangulação

Os triângulos de uma RTI podem ser orientados em direções diferentes. A orientação de triângulos é chamada de triangulação. Observe na imagem anterior que alguns triângulos estão orientados verticalmente, enquanto outros estão orientados horizontalmente. Esse conceito é importante, já que algumas ferramentas de caixa de areia possibilitam a mudança de direção dos triângulos como forma de dar mais suavidade às RTIs.

Como criar uma RTI

Há varias maneiras de se obter uma RTI inicial para servir de base ao seu modelo. São elas:

 Criar ou importar linhas de contorno e usar a ferramenta Caixa de areia a partir de contornos para criar uma RTI.

 Importar a imagem da planta de um local, ou de um mapa de contorno, e traçar seus contornos com a ferramenta Desenho à mão livre. Em seguida, ajustar os contornos até a elevação adequada e usar a ferramenta Caixa de areia a partir de contornos para criar uma RTI.

 Importar uma RTI usando o plug-in SketchUp ArcGIS, disponível em http://www.sketchup.com/markets/gis.php. O ArcGIS é um conjunto de aplicativos de padrão industrial, ou Sistema de Informação Geográfica, para trabalhar com informações geográficas, como a localização de prédios em um sistema mundial de coordenadas globais.

 Importar um arquivo de modelo de terreno digital (DTM).

(24)

24

Como modificar uma RTI

O SketchUp contém várias ferramentas para modificar RTIs. A tabela abaixo relaciona todas as ferramentas de caixa de areia do SketchUp.

Ferramenta Tipo Observações

Caixa de areia a partir de zero

Criar RTI Cria uma RTI plana, de formato retangular, ou uma caixa de areia, que podem ser modificadas por outras ferramentas de caixa de areia.

Caixa de areia a partir de contornos

Criar RTI Cria uma RTI ou uma caixa de areia a partir de linhas de contorno, em diversas elevações.

Modelar Grandes modificações

Para esculpir ou fazer grandes modificações em uma RTI, movendo agrupamentos de vértices para criar morros, muros ou outros elementos.

Estampar Grandes modificações

Para esculpir ou fazer grandes modificações em uma RTI, estampando áreas de ocupação na RTI, como a área ocupada por uma construção.

Projetar Grandes modificações

Para projetar contornos de ruas, caminhos e construções, desenhados em um plano reto, em uma RTI.

Adicionar detalhe

Modificações pequenas e detalhadas

Para esculpir ou fazer modificações pequenas e detalhadas em uma RTI, adicionando triângulos à RTI.

Virar a aresta

Modificações pequenas e detalhadas

Para esculpir ou fazer modificações pequenas e detalhadas em uma RTI, adicionando a triangulação da RTI.

Observação: As ferramentas de caixa de areia também podem ser usadas para criar geometria orgânica, ou geometria com aparência de feita à mão.

Terreno funcional

O termo terreno funcional é usado para descrever um terreno que não possui partes que se voltam, criando saliências, depressões ou cavernas. Quando você desenha uma linha vertical que passa pelo terreno em qualquer ponto, e a linha só toca o terreno em um ponto, o terreno é funcional.

Este conceito é importante, pois certas ferramentas, como a ferramenta Modelar, podem gerar resultados inesperados ao trabalharem em terrenos não funcionais (os pontos vizinhos que são incluídos na operação de escultura com a ferramenta Modelar geralmente são indesejados).

(25)

25

A interface do usuário do SketchUp

Esta seção do guia do usuário aborda a interface do usuário do SketchUp, inclusive os menus, as barras de ferramentas, as caixas de diálogo e a área de desenho.

Introdução à interface do SketchUp

A interface do usuário do SketchUp foi projetada para ser simples e fácil de usar. As partes principais da interface do usuário do SketchUp são a barra de título, os menus, as barras de ferramentas, a área de desenho, a barra de

(26)

26

Observação: A imagem anterior contém uma foto de tela do aplicativo Google SketchUp Pro. A versão gratuita do aplicativo Google SketchUp tem a mesma aparência.

Barra de título

A barra de título (na parte superior do SketchUp) contém os controles padrão do Microsoft Windows (fechar, minimizar e maximizar) no lado direito e o nome do arquivo atualmente aberto.

Uma área de desenho em branco é exibida quando você inicia o SketchUp e o nome do arquivo atualmente aberto aparece como "Sem nome" na barra de título, indicando que você ainda não salvou o seu trabalho.

Menus

Os menus aparecem abaixo da barra de título. Quase todas as ferramentas, comandos e configurações do SketchUp estão disponíveis dentro desses menus. Os menus que aparecem por padrão são: Arquivo, Editar, Visualizar, Câmera, Desenho, Ferramentas, Janela e Ajuda.

Barras de ferramentas

As barras de ferramentas, que aparecem embaixo dos menus e ao longo do lado esquerdo do aplicativo contêm um conjunto de ferramentas e controles definido pelo usuário. A visibilidade das barras de ferramentas pode ser ativada/desativada sob o item de menu Visualizar > Barras de ferramentas.

Área de desenho

A área de desenho é o local reservado para a criação do seu modelo. O espaço tridimensional (3D) da área de desenho pode ser visualmente identificado pelos eixos de desenho.

Barra de status

A barra de status é a área prolongada e cinza que se vê na parte inferior da área de desenho.

O lado esquerdo da barra de status exibe dicas para as ferramentas de desenho que estão sendo atualmente utilizadas, inclusive funções especiais às quais você pode ter acesso por meio de atalhos de teclado. Observe a barra de status para descobrir os recursos avançados de cada uma das ferramentas do SketchUp.

Observação: Utilize a alça de redimensionamento para aumentar a área de desenho a fim de poder ver a totalidade da mensagem que aparece na barra de status.

Caixa de Controle de Valores (CCV)

A caixa de controle de valores (CCV) está localizada no lado direito da barra de status. A CCV exibe informações sobre as dimensões enquanto você desenha. Você também pode digitar valores dentro da CCV para manipular as entidades selecionadas, por exemplo criando elementos com dimensões específicas. Veja abaixo outros comportamentos da CCV:

 Você pode digitar um valor na CCV antes ou após completar uma operação, desde que o valor seja digitado antes do início de uma nova operação. Você pode ver informações detalhadas sobre os valores de CCV aceitos para cada ferramenta nas seções Ferramentas de desenho e Ferramentas de modificação deste guia do usuário.

 Você deve pressionar a tecla Enter ou Return para aceitar um valor digitado.

 Você pode alterar o valor da geometria quantas vezes desejar antes de iniciar uma nova operação.

 A CCV não poderá voltar a ser usada para digitar valores para uma ferramenta depois que você tiver saído da ferramenta.

 O SketchUp exibirá um til (~) na frente de um número para indicar que tal número é impreciso (ou seja, que não está de acordo com as configurações de precisão definidas no painel Unidades da caixa de

(27)

27

 Não é necessário clicar na CCV antes de digitar. A CCV está sempre aguardando a entrada dos dados digitados em seu teclado.

 Você pode digitar valores na CCV usando um sistema de medidas diferente do sistema padrão. O SketchUp converterá o valor ao sistema padrão. Por exemplo, você pode digitar 3' 6" mesmo que estiver usando um sistema métrico como o seu sistema padrão. As unidades de medida estão definidas dentro do

painel Unidades da caixa de diálogo Informações do modelo. Alça de redimensionamento da janela

À direita da CCV se encontra a alça de redimensionamento da janela, que é usada para mudar o tamanho da área de desenho.

Guias de cena

Clique em uma guia de cena para alternar entre as cenas de seu arquivo. Uma guia de cena adicional é criada para cada uma das cenas à medida que elas vão sendo criadas por meio do Gerenciador de cenas.

Itens do menu contextual das guias de cena

As guias de cena contém seus próprios menus contextuais. Faça um clique contextual na guia de uma cena para ter acesso ao seu menu contextual.

Mover para a esquerda/Mover para a direita

Os itens de menu Mover para a esquerda e Mover para a direita são usados para reposicionar uma cena dentro de uma seqüência de cenas.

Adicionar

O item de menu Adicionar é usado para adicionar uma nova cena ao arquivo atual. Atualizar

O item de menu Atualizar é usado para atualizar uma cena após tê-la modificado. Excluir

O item de menu Excluir é usado para excluir a cena atualmente selecionada. Reproduzir animação

O item de menu Reproduzir animação é usado para iniciar uma animação. Consulte o tópico Cenas e animações para obter informações adicionais.

Gerenciador de cena

O item de menu Gerenciador de cena abre a caixa de diálogo Gerenciador de cena.

Menu Arquivo

O menu Arquivo contém itens relacionados com arquivos de modelo do SketchUp, inclusive comandos para criar, abrir, salvar, imprimir, importar e exportar arquivos de modelo.

Novo

O item de menu Novo é usado para fechar o documento atual e criar uma área de desenho em branco para iniciar um novo modelo do SketchUp. Aparecerá uma mensagem solicitando que você salve as suas alterações, caso não tenha salvado as alterações do modelo atual antes de selecionar o item de menu Novo. O SketchUp usará as configurações do arquivo de modelo para definir o estado inicial do modelo, caso você tenha selecionado um arquivo de modelo no painel de modelos que pode ser acessado em Janela > Preferências.

Atalho de teclado: Ctrl+N

Dica: Se você deseja manter várias áreas de desenho abertas ao mesmo tempo, abra outra instância do SketchUp.

(28)

28

Abrir

Utilize o item de menu Abrir para ter acesso a caixa de diálogo Abrir, a qual permite que você abra um arquivo do SketchUp que tenha sido salvo anteriormente. Se um modelo não-salvo ainda estiver aberto, aparecerá uma mensagem solicitando que você salve as suas alterações, porque somente um arquivo pode ser aberto por vez em cada instância do SketchUp.

Atalho de teclado: Ctrl+O Detecção de problemas

Pequenos problemas podem ocorrer com o seu modelo, dada a infinita flexibilidade que o SketchUp oferece ao desenhar em 3D. Provavelmente você não perceberá nada de diferente em seu modelo, exceto que ele funcionará melhor depois que esses problemas forem corrigidos.

O SketchUp verificará todos os problemas dos arquivos quando eles forem abertos e salvos se a caixa de seleção Verificar automaticamente se há problemas nos modelos estiver marcada no painel Geral das Preferências de

aplicativo. O SketchUp exibe uma caixa de diálogo que permite a você corrigir os problemas porventura encontrados. Essa caixa de diálogo tem três opções: Corrigir sempre os meus modelos, Corrigir agora e Corrigir depois. O Google recomenda que você clique no botão Corrigir sempre os meus modelos, que aparece nessa caixa de diálogo, para corrigir o problema. Ao clicar nesse botão, também é marcada a caixa de seleção Corrigir automaticamente os problemas encontrados do painel Geral das Preferências de aplicativo. Essa opção das preferências faz que o SketchUp corrija automaticamente os problemas sem a intervenção do usuário. Consulte a opção Corrigir automaticamente os problemas encontrados para obter informações adicionais.

O SketchUp verificará se o seu modelo tem erros irrecuperáveis durante a sua abertura, evitando que um arquivo sem erros que tenha sido salvo automaticamente seja substituído por outro que contenha erros irrecuperáveis. O SketchUp exibirá uma caixa de diálogo no improvável caso de que sejam encontrados erros irrecuperáveis em seu modelo. Essa caixa de diálogo contém a opção que permite sair do SketchUp e enviar um relatório. O Google recomenda que você clique no botão Sair do SketchUp e enviar relatório para fechar o SketchUp e preservar o seu arquivo anterior válido que foi salvo automaticamente. Esse relatório contém informações importantes relacionadas com os erros irrecuperáveis.

Salvar

Utilize o item de menu Salvar para salvar o modelo atualmente ativo do SketchUp em seu sistema de arquivos. Quando você fecha um documento que não foi salvo ou quando tenta fechar o SketchUp enquanto documentos que não foram salvos estão abertos, o SketchUp solicitará que você salve o seu trabalho antes de prosseguir. Atalho de teclado: Ctrl+S

Dica: Se a opção Criar backup estiver ativada dentro do painel Geral da caixa de diálogo de

preferências, o arquivo existente será convertido em um arquivo de backup (.skb) e o novo desenho será salvo no lugar daquele arquivo atualmente existente (.skp). A opção Criar backup pode ajudar você a preservar os seus dados no caso de que um arquivo .skp seja acidentalmente eliminado.

Dica: É recomendável salvar os seus arquivos freqüentemente. Para que o SketchUp salve automaticamente os arquivos para você em intervalos de tempo específicos, basta ativar a opção Salvar automaticamente que está dentro do painel Geral da caixa de diálogo Preferências.

Detecção de problemas

Pequenos problemas podem ocorrer com o seu modelo, dada a infinita flexibilidade que o SketchUp oferece ao desenhar em 3D. Provavelmente você não perceberá nada de diferente em seu modelo, exceto que ele funcionará melhor depois que esses problemas forem corrigidos.

O SketchUp verificará todos os problemas dos arquivos quando eles forem abertos e salvos se a caixa de seleção Verificar automaticamente se há problemas nos modelos estiver marcada no painel Geral das Preferências de

aplicativo. O SketchUp exibe uma caixa de diálogo que permite a você corrigir os problemas porventura encontrados. Essa caixa de diálogo tem três opções: Corrigir sempre os meus modelos, Corrigir agora e Corrigir depois. O Google recomenda que você clique no botão Corrigir sempre os meus modelos, que aparece nessa caixa de diálogo, para corrigir o problema. Ao clicar nesse botão, também é marcada a caixa de seleção Corrigir automaticamente os problemas encontrados do painel Geral das Preferências de aplicativo. Essa opção das preferências faz que o SketchUp corrija automaticamente os problemas sem a intervenção do usuário. Consulte a opção Corrigir automaticamente os problemas encontrados para obter informações adicionais.

O SketchUp verificará se o seu modelo tem erros irrecuperáveis enquanto é salvo, evitando que um arquivo sem erros que tenha sido salvo automaticamente seja substituído por outro que contenha erros irrecuperáveis. O

(29)

29

SketchUp exibirá uma caixa de diálogo no improvável caso de que sejam encontrados erros irrecuperáveis em seu modelo. Essa caixa de diálogo contém a opção que permite sair do SketchUp e enviar um relatório. O Google recomenda que você clique no botão Sair do SketchUp e enviar relatório para fechar o SketchUp e preservar o seu arquivo anterior válido que foi salvo automaticamente. Esse relatório contém informações importantes relacionadas com os erros irrecuperáveis.

Salvar como

Utilize o menu Salvar como para abrir a caixa de diálogo Salvar como, a qual, por padrão, salva o arquivo na pasta do documento atual. Você pode usar essa caixa de diálogo para salvar o desenho atual como um novo documento. Você pode dar um novo nome e uma nova localização a esse arquivo, assim como salvá-lo em uma versão anterior do SketchUp. O novo arquivo torna-se o arquivo atual na janela de desenho.

Detecção de problemas

Pequenos problemas podem ocorrer com o seu modelo, dada a infinita flexibilidade que o SketchUp oferece ao desenhar em 3D. Provavelmente você não perceberá nada de diferente em seu modelo, exceto que ele funcionará melhor depois que esses problemas forem corrigidos.

O SketchUp verificará todos os problemas dos arquivos quando eles forem abertos e salvos se a caixa de seleção Verificar automaticamente se há problemas nos modelos estiver marcada no painel Geral das Preferências de

aplicativo. O SketchUp exibe uma caixa de diálogo que permite a você corrigir os problemas porventura encontrados. Essa caixa de diálogo tem três opções: Corrigir sempre os meus modelos, Corrigir agora e Corrigir depois. O Google recomenda que você clique no botão Corrigir sempre os meus modelos, que aparece nessa caixa de diálogo, para corrigir o problema. Ao clicar nesse botão, também é marcada a caixa de seleção Corrigir automaticamente os problemas encontrados do painel Geral das Preferências de aplicativo. Essa opção das preferências faz que o SketchUp corrija automaticamente os problemas sem a intervenção do usuário. Consulte a opção Corrigir automaticamente os problemas encontrados para obter informações adicionais.

O SketchUp verificará se o seu modelo tem erros irrecuperáveis durante a operação de salvar como, evitando que um arquivo sem erros que tenha sido salvo automaticamente seja substituído por outro que contenha erros irrecuperáveis. O SketchUp exibirá uma caixa de diálogo no improvável caso de que sejam encontrados erros irrecuperáveis em seu modelo. Essa caixa de diálogo contém a opção que permite sair do SketchUp e enviar um relatório. O Google recomenda que você clique no botão Sair do SketchUp e enviar relatório para fechar o SketchUp e preservar o seu arquivo anterior válido que foi salvo automaticamente. Esse relatório contém informações importantes relacionadas com os erros irrecuperáveis.

Salvar uma cópia como

Utilize o item de menu Salvar uma cópia como para salvar um novo arquivo com base em seu modelo atual. Esse item de menu não substitui nem fecha o arquivo atual, sendo útil para salvar cópias em diferentes etapas do processo de criação ou diferentes variantes a partir de uma idéia de trabalho básica.

Detecção de problemas

Pequenos problemas podem ocorrer com o seu modelo, dada a infinita flexibilidade que o SketchUp oferece ao desenhar em 3D. Provavelmente você não perceberá nada de diferente em seu modelo, exceto que ele funcionará melhor depois que esses problemas forem corrigidos.

O SketchUp verificará todos os problemas dos arquivos quando eles forem abertos e salvos se a caixa de seleção Verificar automaticamente se há problemas nos modelos estiver marcada no painel Geral das Preferências de

aplicativo. O SketchUp exibe uma caixa de diálogo que permite a você corrigir os problemas porventura encontrados. Essa caixa de diálogo tem três opções: Corrigir sempre os meus modelos, Corrigir agora e Corrigir depois. O Google recomenda que você clique no botão Corrigir sempre os meus modelos, que aparece nessa caixa de diálogo, para corrigir o problema. Ao clicar nesse botão, também é marcada a caixa de seleção Corrigir automaticamente os problemas encontrados do painel Geral das Preferências de aplicativo. Essa opção das preferências faz que o SketchUp corrija automaticamente os problemas sem a intervenção do usuário. Consulte a opção Corrigir automaticamente os problemas encontrados para obter informações adicionais.

O SketchUp verificará se o seu modelo tem erros irrecuperáveis durante a operação de salvar uma cópia como, evitando que um arquivo sem erros que tenha sido salvo automaticamente seja substituído por outro que contenha erros irrecuperáveis. O SketchUp exibirá uma caixa de diálogo no improvável caso de que sejam encontrados erros irrecuperáveis em seu modelo. Essa caixa de diálogo contém a opção que permite sair do SketchUp e enviar um relatório. O Google recomenda que você clique no botão Sair do SketchUp e enviar relatório para fechar o SketchUp e preservar o seu arquivo anterior válido que foi salvo automaticamente. Esse relatório contém informações importantes relacionadas com os erros irrecuperáveis.

(30)

30

Utilize o item de menu Reverter para fazer que o documento atual seja revertido à sua última versão salva.

Enviar para o LayOut

Utilize o item de menu Enviar para o LayOut para enviar o modelo atual para o LayOut.

Armazém 3D

O submenu Armazém 3D contém itens de menu que oferecem acesso ao Armazém 3D, um espaço virtual ou galeria de modelos tridimensionais.

Obter modelos

Utilize o item de menu Obter modelos para fazer o download de um modelo do Armazém 3D do Google. Compartilhar modelo

Utilize o item de menu Compartilhar modelo para publicar o arquivo de seu modelo do SketchUp e seu correspondente arquivo KML no Armazém 3D do Google. O Armazém 3D do Google é um espaço de armazenamento virtual pelo qual os modelos podem ser compartilhados com outros usuários do Google Earth ou do SketchUp.

Exportar

Utilize o submenu Exportar para ter acesso à funcionalidade de exportação do SketchUp, cuja utilidade reside em poder compartilhar o seu trabalho com outros usuários ou exportar os seus desenhos de forma que possam ser usados em outros aplicativos. Você pode exportar o seu modelo do SketchUp como um modelo 3D, um gráfico 2D, uma linha de seção ou uma animação.

Google Earth

Utilize o item de menu Google Earth para exportar o seu modelo do SketchUp como um arquivo KMZ a fim de poder usá-lo no Google Earth. Consulte o tópico Exportação de modelos 3D (KMZ) para obter informações adicionais sobre esse item de menu.

Modelo 3D

Utilize o item de menu Modelo 3D para exportar o seu arquivo do SketchUp para formatos 3D, tais como os arquivos KMZ.

A versão Google SketchUp Pro oferece formatos adicionais para a exportação. Gráfico 2D

Utilize o item de menu Gráfico 2D para exportar desenhos de mapa de bits 2D e desenhos vetoriais 2D de resolução independente e dimensões precisas. Imagens baseadas em pixels podem ser exportadas para os formatos de arquivo JPEG, PNG, Epix, BMP, TGA, e TIFF.

As imagens vetoriais podem ser exportadas para os formatos de arquivo PDF, EPS, DWG e DXF. Essa opção torna fácil enviar seus arquivos do SketchUp a uma plotadora, integrá-los rapidamente à documentação da construção ou fazer modificações adicionais em seus modelos usando programas vetoriais de ilustração. Observe que os formatos de saída vetoriais talvez não sejam compatíveis com certas opções de exibição, tais como sombras, transparência e texturas.

Linha de seção

Utilize o item de menu Exportar linha de seção 2D para produzir linhas de seção 2D de dimensões precisas em formatos vetoriais padrão.

Animação

Utilize o item de menu Animação para exportar um arquivo de animação pré-renderizado que contenha uma seqüência de cenas criadas por você. Essa opção torna fácil arquivar suas animações em um CD ou em um DVD e criar animações de boa qualidade a partir de modelos complexos.

Importar

Referências

Documentos relacionados

Para a construção de uma aplicação gráfica se faz necessário conceber a interface de aplicação, identificando-se quais serão os componentes utilizados e os objetivos de

  2 Discente do Programa de Pós‐Graduação em Ciências da Saúde da Faculdade de Medicina do  ABC.   

Notas Explicativas do Conselho de Administração às Demonstrações Contábeis Consolidadas Semestres Findos em 30 de Junho de 2001 e

Não deveríamos esperar conservação da energia cinética, embora a força externa resultante e o torque resultante sejam nulos, porque existem forças internas

Modelagem e simulação numérica do fluxo bifásico e do transporte multicomponente em meios porosos com interação termo-química/ Júlio César da Silva; orientador: Prof.. Eurípedes

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

Ninguém quer essa vida assim não Zambi.. Eu não quero as crianças

PLANO NACIONAL DE PREVENÇÃO E ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL E PROTEÇÃO AO ADOLESCENTE TRABALHADOR Elaborado pela comissão Nacional de Erradicação do Trabalho